• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 64/XII/ 2.ª SL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE SAÚDE ATA NÚMERO 64/XII/ 2.ª SL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aos 17 dias do mês de Outubro de 2012, pelas 10:00 horas, reuniu a Comissão de Saúde, na sala 2 do Palácio de S. Bento, na presença dos Senhores Deputados constantes da folha de presenças que faz parte integrante desta ata, com a seguinte Ordem do Dia:

10:00 Horas

1. Informações:- Informação sobre o art.º 4.º (Disposição Final) do Texto Final referente à Proposta de Lei n.º 67/XII (1.ª), que «Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto, que estabelece o regime jurídico das farmácias de oficina».- Audiências Pendentes;

2. Apreciação e votação da ata n.º 63, referente ao dia 10 de Outubro de 2012;

3. Discussão do PJR n.º 432/XII (1.ª), do PCP, «Pela autonomia do Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães»;

4. Distribuição, para elaboração de parecer, das Grandes Opções do Plano para 2013 – PPL 100/XII (2.ª), da Petição n.º 179/XII (1.ª), que pretende «Assegurar a continuação de cuidados oncológicos pelo Centro Hospitalar Barreiro/Montijo», e da PPL 101/XII (1.ª), sobre o regime de garantia de qualidade e segurança dos órgãos de origem humana destinados à transplantação no corpo humano;

5. Apreciação e votação do Requerimento do PSD, que pretende que a «CNECV, na qualidade de órgão consultivo independente, preste esclarecimentos que a irresponsável desinformação em curso torna cada vez mais exigível, a bem da tranquilidade pública e da indispensável confiança dos cidadãos nas instituições»;

6. Outros Assuntos.

10:30 - Audição do Presidente do Instituto de Emergência Médica (INEM), requerida pelo PS, sobre «O dispositivo de emergência médica do INEM».

12:00 - Audição do Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), requerida pelo BE, sobre o «Processo que visa levar ao encerramento do Banco Público de Células do Cordão Umbilical (BPCCU)».

___________________

1. Informações:

- Informação sobre o art.º 4.º (Disposição Final) do Texto Final referente à Proposta de Lei n.º

67/XII (1.ª), que «Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto, que

estabelece o regime jurídico das farmácias de oficina»

(2)

A Presidente chamou a atenção dos Deputados para o disposto no artigo 4.º do Texto Final relativo à PPL n.º 67/XII (Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto, que estabelece o regime jurídico das farmácias de oficina), que atribui natureza interpretativa à norma revogatória do artigo 3.º e à redação dada aos artigos 14.º, 15.º e 17.º do DL n.º 307/2007.

Considera que só pode tratar-se de um erro e que a Comissão o deve corrigir antes de enviar o Texto Final para o Plenário. Caso a Comissão não tenha este entendimento, dará conta da sua posição à PAR, através de ofício.

O Deputado Miguel Santos disse não compreender porque é que o Texto Final voltou a ser agendado para discussão em Comissão, uma vez que já foi votado, pelo que a Presidente o deveria ter enviado para Plenário mesmo tendo detetado um erro.

O Deputado Filipe Neto Brandão propôs a eliminação do artigo 4.º, uma vez que constitui um erro clamoroso atribuir natureza interpretativa, por exemplo, ao artigo 15.º, que é claramente inovador, não é interpretativo.

A Deputada Paula Santos considerou ser esta a oportunidade para eliminar o erro que foi constatado, propondo também a eliminação do artigo 4.º do Texto Final.

O Deputado Miguel Santos propôs que o Grupo de Trabalho reúna com vista a encontrar uma solução consensual.

A Presidente solicitou então ao Deputado Nuno Reis, coordenador do GT, que convoque uma reunião para discutir a questão. A proposta de solução deverá depois ser trazida à Comissão para que seja tomada uma decisão.

2. Apreciação e votação da ata n.º 63, referente ao dia 10 de Outubro de 2012

A ata n.º 63, relativa ao dia 10 de outubro de 2012, foi aprovada por unanimidade, registando-se a ausência do BE e do PEV.

3. Discussão do PJR n.º 432/XII (1.ª), do PCP, «Pela autonomia do Centro de Genética Médica Dr.

Jacinto Magalhães»

A Deputada Paula Santos apresentou o Projeto de Resolução «Pela autonomia do Centro de

Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães (CGMJM)», chamando a atenção para o importante papel

que esta instituição tem desempenhado ao nível das doenças raras. Recordou que o Centro

perdeu autonomia administrativa e financeira e as suas competências irão ser transferidas para o

Centro Hospitalar do Porto, o que será o golpe final para o seu desmantelamento. A iniciativa

legislativa recomenda ao Governo a suspensão do processo de integração do Centro de Genética

(3)

Médica Jacinto de Magalhães no Centro Hospitalar do Porto, a devolução do quadro de autonomia administrativa e financeira ao CGMJM, com a publicação urgente da respetiva lei orgânica e a recuperação plena das valências e dos equipamentos que lhe têm sido retirados ao longo deste período de tempo, designadamente no âmbito do rastreio neonatal e da realização do diagnóstico precoce.

O Deputado Manuel Pizarro disse acompanhar a preocupação do PCP relativamente ao futuro do Centro de Genética Médica Dr. Jacinto de Magalhães, embora não acompanhe a fundamentação do projeto de resolução. Está preocupado por ainda se desconhecer o plano para o novo Centro.

O Deputado Miguel Santos fez o historial do Instituto de Genética Médica até aos dias de hoje.

Reconhece que presentemente existe alguma indefinição, mas, até ao final do ano, o Governo deverá tomar decisões que salvaguardem o serviço prestado pelo Centro e acautelem a manutenção das equipas médicas.

O Deputado João Serpa Oliva lembrou que a reestruturação dos serviços médicos a nível nacional levou à integração do Centro no INSA, mas o serviço vai manter-se e as equipas não serão desmanteladas.

A Deputada Paula Santos concluiu lembrando que o Governo do PS, em 2006, iniciou o desmantelamento do CGMJM, o que não foi positivo, mas o PSD poderia ter invertido a situação posteriormente. Teme que a sua integração no Centro Hospitalar conduza à desestruturação de equipas e à perda de valências e de competências.

A informação da discussão do PJR 432 será remetida à Presidente da Assembleia da República, nos termos e para os efeitos do n.º 1 do art.º 128.º do Regimento da Assembleia da República.

4. Distribuição, para elaboração de parecer, das Grandes Opções do Plano para 2013 - PPL 100/XII (2.ª), da Petição n.º 179/XII (1.ª), que pretende «Assegurar a continuação de cuidados oncológicos pelo Centro Hospitalar Barreiro/Montijo», e da PPL 101/XII (1.ª), sobre o regime de garantia de qualidade e segurança dos órgãos de origem humana destinados à transplantação no corpo humano

Com vista à elaboração de parecer, a Proposta de Lei n.º 100/XII (2.ª), sobre as Grandes Opções

do Plano para 2013, foi distribuída à Deputada Luísa Salgueiro; a Petição n.º 179/XII (1.ª), que

pretende «Assegurar a continuação de cuidados oncológicos pelo Centro Hospitalar

Barreiro/Montijo», foi distribuída à Deputada Mercês Borges e a Proposta de Lei n.º 101/XII (2.ª),

sobre o regime de garantia de qualidade e segurança dos órgãos de origem humana destinados à

transplantação no corpo humano, foi distribuída à Deputada Teresa Caeiro.

(4)

A Presidente informou ainda que a Proposta de Lei n.º 103/XII (2.ª), sobre o Orçamento do Estado para 2013, tem de ser distribuída para elaboração de parecer, que, juntamente com o relativo às GOP’s terá de ser enviado à COFAP até dia 26 de outubro. A elaboração deste parecer cabe ao PSD.

5. Apreciação e votação do Requerimento do PSD, que pretende que a «CNECV na qualidade de órgão consultivo independente, preste esclarecimentos que a irresponsável desinformação em curso torna cada vez mais exigível, a bem da tranquilidade pública e da indispensável confiança dos cidadãos nas instituições»

O Deputado Nuno Reis apresentou o requerimento a solicitar a audição do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) a fim de obter esclarecimentos deste órgão consultivo independente relativamente ao «Parecer sobre um modelo de deliberação para financiamento do custo dos medicamentos».

A Presidente colocou à votação o requerimento, que foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência do BE e do PEV.

6. Outros Assuntos

A Presidente deu conta de que baixou à Comissão de Saúde, para debate na especialidade, o Projeto de Lei n.º 294/XII que «Altera a Lei n.º 12/97, de 21 de maio, que regula a atividade de transporte de doentes por corpos de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa».

Audição do Presidente do Instituto de Emergência Médica (INEM), requerida pelo PS, sobre «O dispositivo de emergência médica do INEM»

(a audição foi integralmente gravada)

A Presidente deu a palavra à Deputada Luísa Salgueiro para apresentar o requerimento que

pretende esclarecimentos sobre o dispositivo de emergência médica por parte do Presidente do

INEM. Segundo notícias vindas a público, o INEM pretende reorganizar os meios aéreos

disponíveis, para assegurar uma cobertura mais equilibrada e equitativa dos tempos de chegada,

em tempo útil, de meios aéreos de emergência médica e, através da partilha destes meios, reduzir

custos que poderão ser aplicados na continuidade e melhoramento deste Instituto. Assim, o PS

pretende saber como será efetuada essa reafectação, quais os concelhos que passarão a estar

cobertos e qual o fundamento técnico para essa medida.

(5)

Usaram da palavra, para colocar questões, os Deputados Conceição Bessa Ruão, João Serpa Oliva e Paula Santos, que foram esclarecidas pelo Presidente do INEM, Dr. Miguel Oliveira, que se fez acompanhar pelo Dr. Pedro Coelho dos Santos.

Na 2.ª ronda, pediram esclarecimentos os Deputados André Figueiredo, Elsa Cordeiro, João Serpa Oliva, Manuel Isaac e Paula Santos, que foram prestados pelo Presidente do INEM.

A Presidente agradeceu a vinda à Comissão do Dr. Miguel Oliveira e a disponibilidade manifestada, bem como as informações prestadas.

Audição do Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), requerida pelo BE, sobre o «Processo que visa levar ao encerramento do Banco Público de Células do Cordão Umbilical (BPCCU)»

(a audição foi integralmente gravada)

A Presidente agradeceu a presença do Presidente do Instituto Português de Sangue e Transplantação, Professor Doutor Bernardo Trindade, que veio acompanhado pela Dr.ª Margarida Amil.

A audição iniciou-se com uma apresentação do requerimento do BE, feita pelo Deputado João Semedo, que enquadrou o assunto e questionou o Presidente do Conselho Diretivo do IPST sobre as verdadeiras razões que levaram à demissão da responsável do Centro Público de Células do Cordão Umbilical (BPCCU) e sobre qual será o destino do Centro. Pretende saber porque é que a responsável do Centro foi nomeada em agosto e demitida no mês seguinte, porque foi demitida antes da conclusão da inspeção e nomeado o responsável técnico que fazia parte da anterior equipa, se as irregularidades justificam a descontinuação do Banco e se foram detetadas apenas no Banco Público do Norte e se foram desenvolvidas diligências para transferir o CPN para criar um Banco Público em Lisboa. Referiu que solicitou informação ao Ministério da Saúde sobre este assunto e que, ao analisar a documentação, não constatou irregularidades tão graves que levem à demissão da responsável do Centro antes da conclusão da inspeção.

Usaram da palavra, para comentar e colocar questões, os Deputados Manuel Pizarro, Miguel Santos, João Serpa Oliva e Paula Santos, que foram esclarecidas pelo Presidente do Instituto Português de Sangue e Transplantação.

Na 2.ª ronda, formularam perguntas os Deputados Manuel Pizarro, João Serpa Oliva, Paula Santos e João Semedo, que foram respondidas pela responsável do IPST.

No final da audição, a Presidente agradeceu a vinda à Comissão do Presidente do IPST e os

esclarecimentos prestados.

(6)

A reunião foi encerrada às 13:50 horas, dela se tendo lavrado a presente ata, a qual, depois de lida e aprovada, será devidamente assinada.

Palácio de São Bento, 18 Outubro 2012.

A PRESIDENTE

(MARIA ANTÓNIA DE ALMEIDA SANTOS)

(7)

Folha de Presenças

Estiveram presentes nesta reunião os seguintes Senhores Deputados:

Conceição Bessa Ruão Cristóvão Simão Ribeiro Elsa Cordeiro

Elza Pais

Filipe Neto Brandão Francisco de Assis Graça Mota

João Semedo Laura Esperança Luísa Salgueiro Manuel Pizarro

Maria Antónia de Almeida Santos Maria Manuela Tender

Miguel Santos

Nuno André Figueiredo Nuno Reis

Paula Santos Ana Oliveira João Prata João Serpa Oliva Manuel Isaac

Maria da Conceição Caldeira

Faltaram os seguintes Senhores Deputados:

Couto dos Santos Cristóvão Simão Ribeiro Isabel Galriça Neto José Luís Ferreira Luís Vales

Ricardo Baptista Leite

Teresa Caeiro

Referências

Documentos relacionados

Discussão e votação dos Requerimentos do BE, que solicitam a «Audição de Luís Cunha Ribeiro, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale

Discussão e votação do Parecer sobre a Petição n.º 367/XII (3.ª) - «Contra a fusão/agregação de cursos das áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica»,

Discussão do Projeto de Resolução n.º 138/XIII 1ª, do PCP, «Pela melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo» e do Projeto de Resolução n.º

Para agradecer a apresentação, comentar os dados e colocar questões intervieram os Deputados Elsa Cordeiro, que reconheceu a carência de profissionais, designadamente na

16:30 Visita ao Centro Hospitalar do Algarve (FARO) e reunião conjunta com as seguintes entidades: - Conselho Administração do CHA (Centro Hospitalar do Algarve), ARS

A Deputada Conceição Bessa Ruão apresentou o Relatório Final da Petição n.º 239/XII (2.ª), na qualidade de Relatora, tendo identificado o objeto da Petição, fazendo

Seguiram-se as intervenções dos grupos parlamentares, tendo usado da palavra a Deputada Carla Rodrigues, que referiu que o PSD considera muito importante o assunto objeto

Discussão do Projeto de Resolução n.º 65/XIII/1ª, do BE, que «Recomenda ao Governo a imediata extinção do Centro Hospitalar do Algarve e a valorização do Hospital