• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR. a narrativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR. a narrativa"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

a narrativa

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

(2)

O presente manual é uma ferramenta de apoio que apresenta a seguinte estrutura:

Justificativa da unidade: trata-se de uma introdução à unidade didática, explicando o que o professor vai trabalhar, como vai trabalhar e por que é relevante abordar esse conteúdo.

Objetivos: apresentam-se os objetivos didáticos que o aluno deve alcançar após finalizar a unidade.

Conteúdos: são os elementos que o aluno vai trabalhar, tanto nas atividades multimídia como nas atividades da sala de aula, para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos.

Competências: diz respeito àquelas habilidades, conhecimentos e atitudes que o aluno vai desenvolver durante a unidade.

Requisitos prévios: identificamos os requisitos prévios que o aluno deve conhecer para alcançar os objetivos de aprendizagem da unidade.

Sequência de aprendizagem: são propostas várias atividades que ajudam o aluno a reforçar e consolidar os conhecimentos linguísticos abordados na unidade didática. As atividades são organizadas da seguinte forma:

Atividades de introdução: um conjunto de atividades para estimular o pensamento e motivar o aluno antes de começar a aprofundar o conteúdo.

Atividades de desenvolvimento: propostas de exercícios e/ou dinâmicas que podem ser realizadas durante a unidade didática para reforçar e ampliar os conteúdos.

Atividades de conclusão: atividades transversais para revisar e refletir que reforçam e consolidam os conteúdos trabalhados na unidade.

Avaliação: atividade de avaliação multimídia tipo teste. Para além desta avaliação, apresentamos um conjunto de itens de avaliação qualitativa com o intuito de que o professor possa avaliar a aquisição dos objetivos de aprendizagem.

Conceitos-chave da unidade: fazem referência aos conceitos básicos e essenciais da unidade.

Unidades relacionadas: são aquelas unidades que estão relacionadas entre si em função do conteúdo trabalhado.

Programação didática: recurso essencial para visualizar e planejar as unidades como o professor julgar pertinente. Esta sequência tem em conta os conteúdos que integram a unidade, as atividades vinculadas aos diferentes conteúdos, as inteligências predominantes em cada atividade e, por último, o tempo estimado para desenvolver os conteúdos e atividades.

Anexos: No final deste manual o professor vai encontrar os documentos necessários para realizar algumas das atividades:

organizadores gráficos, folha de respostas, etc.

É importante usar o manual de apoio ao professor como um material de orientação durante a realização das atividades propostas, tendo em conta as bases pedagógicas do programa, as inteligências múltiplas, a aprendizagem e suas técnicas cooperativas, as rotinas e as estratégias de pensamento aplicadas.

(3)

justificativa da unidade

Nesta unidade será trabalhada a narrativa a partir de sua estrutura básica, passando por seus principais elementos, para que o aluno chegue a uma compreensão global da narrativa como texto cotidiano, básico na comunicação.

Compreender os textos narrativos além da perspectiva literária permitirá que o aluno dimensione o papel social que a narrativa tem nas comunidades humanas desde tempos imemoriais.

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:

- Identificar as características próprias da narrativa.

- Reconhecer a estrutura básica dos textos narrativos.

- Compreender os diferentes tipos de narrativa.

- Diferenciar os personagens principais dos secundários.

- Produzir textos breves de intenção narrativa.

Conteúdos

Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:

1. A narrativa

2. Estrutura da narrativa 3. A introdução

4. O nó e os enredos 5. O desenlace 6. O argumento 7. Os personagens

O professor pode usar uma, várias ou todas as atividades, bem como incluir conteúdo próprio para criar sequências de aprendizagem particulares.

Competências

As competências que o aluno vai desenvolver ao longo desta unidade são as seguintes:

Competência linguística

(4)

Competências para a vida Competências DeSeCo

Usar as ferramentas de forma interativa:

- A habilidade para usar os conhecimentos e informações de forma interativa.

Interatuar em grupos heterogêneos:

- A habilidade para se relacionar com outros.

Competências do século XXI

- Resolver problemas.

- Criar e inovar.

- Apropriar-se das tecnologias digitais.

- Colaborar.

requisitos prévios

Para uma correta compreensão dos conteúdos da unidade e alcance dos objetivos da mesma, é pertinente que o aluno:

- Saiba expressar oralmente anedotas, histórias populares, piadas ou algum outro tipo de história curta.

- Seja capaz de identificar os elementos básicos da narrativa, como os personagens.

- Compreenda a sequência temporal que se desenvolve em qualquer narrativa.

(5)

sequência de aprendizagem

1. ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO 1.1 A NARRATIVA

Antes de começar a unidade, e a fim de apresentar a mesma aos alunos, são ativados seus conhecimentos prévios em relação à narrativa. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

Este recurso digital introdutório visa apresentar a unidade aos alunos, testando seus conhecimentos prévios através da identificação do espaço típico de uma narrativa específica e ordenando uma história de acordo com a estrutura básica da narrativa.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Chuva de ideias.

Descrição: Para apresentar a unidade aos alunos, fazemos uma chuva de ideias para saber quais são seus conhecimentos prévios sobre a narrativa. Pode ajudá-los a refletir com perguntas como:

O que é uma narrativa?

Para que serve?

Quais tipos de narrativa você conhece?

Você conhece quais são as partes de uma narrativa?

Duração: 40 minutos.

Material: Não é necessário.

Título: Vídeo: O nó e as ações.

Descrição: Para apresentar o conteúdo relativo ao nó e os enredos ou ações da narrativa, os alunos dispõem do vídeo proposto. Assistir ao vídeo antes de realizar as atividades multimídia e da sala de aula permite aos alunos uma aprendizagem autônoma, onde resolvem os exercícios aplicando os conhecimentos que adquiriram visualmente.

Duração: 4 minutos.

Material: Não é necessário.

(6)

2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO 2.1 A NARRATIVA

A partir deste conteúdo, os alunos conhecerão o propósito de uma narrativa, os elementos que a compõem (personagens, enredos, espaço e tempo) e a estrutura que a história segue. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão completar uma narrativa com as palavras propostas para dar sentido ao texto, classificar os elementos destacados de acordo com o ambiente, os personagens ou os enredos e analisarão diversas afirmações sobre a narrativa indicando quais são as corretas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Orquestra narrativa.

Descrição: Para iniciar a atividade, pode dividir os alunos em grupos de 4 pessoas. Leia de maneira pausada a história proposta abaixo e peça aos alunos que ouçam com atenção. A seguir, antes de reler a história, dê-lhes as seguintes indicações: “Devem identificar os personagens, o espaço e o tempo da história. Quando aparecer um personagem, batam na mesa; quando aparecerem os espaços onde acontece a história, batam com os pés no chão; e, finalmente, assobiem quando reconhecerem o tempo da história”. No final da atividade, seria interessante que revisassem de forma conjunta os elementos identificados e verificassem as respostas.

“Uma noite estrelada, enquanto os pais do Ploc dormiam profundamente, ele acendeu a luz de seu quarto, tirou os pincéis e as tintas e começou a pintar um belo quadro de pássaros para o Drip.

Passou a noite toda pintando e, quando chegou a hora de ir à escola, embrulhou seu quadro e saiu de casa sem sequer tomar o café da manhã. Estava com tanto sono que seus olhos fechavam enquanto caminhava!

Ao chegar na escola, ele entregou seu desenho ao Drip com muito entusiasmo. O Drip ficou tão feliz que pulava de alegria, mas quando abriu, viu apenas uma grande mancha de tinta. O Ploc ficou triste porque percebeu que não deixou o quadro secar antes de embrulhá-lo e por isso não havia nem sinal dos belos pássaros que pintou para seu amigo”.

Duração: 40 minutos.

Material: Não é necessário.

(7)

2.2 ESTRUTURA DA NARRATIVA

O objetivo deste conteúdo é fazer os alunos analisar a fundo a estrutura da narrativa (introdução, nó e desenlace) através de uma história sobre o Ploc. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos têm a oportunidade de ordenar cronologicamente os fatos da narrativa O Ploc e os biscoitos (ver Anexos), classificar os fatos de acordo com a estrutura da narrativa e selecionar a opção que resume o desenlace da história. Além disso, na seção Boh_blinotas conhecerão o Poema de Gilgamesh, a história mais antiga do mundo.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Ordene a desordem.

Descrição: Agrupe os alunos em pares para que escrevam uma narrativa curta (máximo de 6 a 7 frases). A seguir, eles deverão escrevê-la novamente, mas desta vez de forma desordenada. Após escrever a narrativa sem ordem, eles trocam com outra dupla e devem resolver a narrativa recebida. Para terminar a atividade, cada dupla irá ler a narrativa que ordenou e, o par que criou a narrativa, confirmará se a ordem está correta.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.3 A INTRODUÇÃO

Através deste conteúdo, os alunos saberão o que é e qual a função da introdução de uma narrativa. Também conhecerão quais são suas principais características. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital permite que os alunos apliquem a teoria indicando as afirmações corretas sobre a narrativa, localizando vários elementos em uma narrativa incompleta e classificando os elementos de uma narrativa.

(8)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Mude a introdução da história.

Descrição: Organize seus alunos em pares ou, no máximo, em grupos de 4 pessoas. Leia uma história para os alunos, de preferência uma que eles já conheçam. Após a leitura, os alunos deverão escrever outra introdução diferente para a história lida. Para terminar a atividade, cada grupo irá ler em voz alta sua nova introdução, compartilhando com o resto da turma.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.4 O NÓ E OS ENREDOS

A partir deste conteúdo, que é apresentado através de um vídeo, os alunos aprenderão qual é o nó da narrativa a partir de uma história protagonizada pela Boh. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

Através das atividades digitais, os alunos terão que identificar as imagens correspondentes ao nó da história O Ploc e os biscoitos, ordenar cronologicamente os enredos ou ações de uma história e decidir quais opções propostas estão corretas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Mapa mental.

Descrição: Para colocar em comum os conteúdos relativos ao nó e os enredos, propomos elaborar um mapa mental, o qual facilita, estrutura e consolida a aprendizagem dos conceitos trabalhados de uma forma gráfica. É importante compreender que existem certas diferenças entre mapas mentais e mapas conceituais. Os mapas mentais têm uma estrutura que parte de um núcleo ou tema central, onde as ideias ou conceitos estão relacionados através de linhas, símbolos, imagens, desenhos ou cores, enquanto os mapas conceituais têm uma estrutura sequencial e lógica, que abrange os conceitos tanto gerais como particulares, onde estes se vinculam com linhas interrompidas por preposições e outras palavras.

É possível realizar esta atividade em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo elaborará um mapa mental a partir de seus conhecimentos prévios e dos recém-adquiridos. Ao concluir o exercício, todos os grupos apresentarão seu mapa mental ao resto da turma. Além de explicar a estrutura do mapa mental, devem explicar como foi o processo de elaboração (papéis, funções, organização...).

É fundamental que o professor acompanhe os alunos no processo de elaboração e esclareça as dúvidas que possam aparecer. Cada aluno e/ou equipe representará os conceitos de forma única, mas todas as representações serão válidas, sempre e quando integrem os conceitos principais da unidade e estejam devidamente relacionados.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

(9)

2.5 O DESENLACE

Através deste conteúdo, os alunos poderão conhecer a função do desenlace e quais os tipos de desenlace que uma história pode ter. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

Através do recurso digital, os alunos irão colocar em prática a teoria trabalhada selecionando o final mais apropriado para a história proposta, analisando e escolhendo as afirmações verdadeiras sobre o desenlace de uma história e completando um texto sobre a definição do desenlace.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Estratégia de pensamento: Penso e decido.

Descrição: Para realizar esta estratégia de pensamento, os alunos devem ouvir atentamente a história que será lida. Ao final da leitura da história, individualmente ou em pares, os alunos deverão escolher uma das duas opções de desenlace apresentadas na estratégia. Disponibilizamos um modelo para organizar a tomada de decisão dos alunos (ver Anexos). Pode orientar esse processo fazendo perguntas como:

Que personagens aparecem?

Eles são os protagonistas ou são personagens secundários?

Qual é o tipo de final?

Perguntas para justificar

Qual final você mais gostou?

Por que você escolheu essa opção?

Perguntas para avaliar as consequências

O que aconteceria na história se escolhêssemos esta opção?

Finalmente, eles devem justificar por que não escolheram a outra opção. No final deste manual você encontrará uma possível resolução da estratégia (ver Anexos). A história a ser lida será a seguinte:

“A Nam caminhava lentamente sob um sol radiante enquanto lia seu novo livro de aventura. Ela estava tão imersa na leitura que não percebeu que estava perdida em ruas desconhecidas e solitárias. Não fazia ideia de como voltar para casa!

Começou a dar voltas e voltas, mas não conseguia reconhecer caminho algum, então gritou bem alto para que alguém pudesse ajudá-la. ”

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

(10)

2.6 O ARGUMENTO

Neste conteúdo os alunos aprenderão o que é o argumento de uma narrativa e como reconhecê-lo em qualquer história. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos completando argumentos de diversas narrativas, selecionando as afirmações corretas sobre o argumento da narrativa e ordenando um texto para que o argumento faça sentido. Os alunos também terão a oportunidade de compartilhar narrativas tradicionais a partir do texto O desafio do Ploc.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Encontre o argumento.

Descrição: Para reforçar esse conteúdo, os alunos observarão individualmente o meio envolvente e selecionarão um objeto para escrever uma breve narrativa em torno dele, enfatizando a introdução, o nó e o desenlace. Em seguida, os alunos formarão pares e, por turnos, cada um contará sua história ao outro.

O aluno que ouviu deve verbalizar o argumento da narrativa de seu colega. A seguir, o autor da narrativa confirmará o argumento levando em consideração os elementos essenciais da narrativa.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.7 OS PERSONAGENS

Através deste conteúdo, os alunos poderão saber qual a função que os personagens desempenham dentro de uma narrativa e compreender as características particulares dos personagens principais, secundários e figurantes. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos através de atividades que permitem identificar as funções do personagem principal, classificar as ações de acordo com o personagem secundário ou figurante e, finalmente, classificar as frases de acordo com o personagem principal, secundário ou figurante.

(11)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Narrativa ilustrada.

Descrição: Os alunos são divididos em pares e desenham um ou dois personagens em um lugar específico (montanha, mercado, casa,...). Ao terminar o desenho, os membros das duplas trocam seus desenhos. Assim, as duplas devem inventar uma história curta (história, conto, piada,...), dependendo de como o desenho foi interpretado. Para encerrar a atividade, eles podem representar para seus colegas a narrativa criada.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

3. ATIVIDADES DE CONCLUSÃO

As atividades de conclusão permitem aos alunos revisar e consolidar os conteúdos trabalhados. Portanto, propomos as seguintes:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Compartilhe e narre.

Descrição: Para iniciar a atividade, divida os alunos em equipes de 4 pessoas. Dê a cada equipe um tema para criar uma história curta. Cada aluno dentro da equipe assumirá uma função (ver Manual de apoio ao professor). Por alguns minutos, os alunos, individualmente, vão pensar em um possível argumento para a história. Em seguida, todos os membros da equipe compartilharão suas ideias e decidirão os personagens, suas ações, o espaço e o tempo em que a história acontecerá. Escreverão a narrativa seguindo a estrutura básica (introdução, nó e desenlace). No final da sessão, poderão compartilhar seu texto com as outras equipes.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

Título: Siga a roda.

Descrição: Todos os alunos são colocados em círculo para que juntos construam uma narrativa. O primeiro aluno dá uma frase para iniciar, o seguinte aluno segue a narrativa com uma nova e assim por diante até criar uma narrativa conjunta.

Duração: 30 minutos.

Material: Não é necessário.

Título: Grave seu argumento.

Descrição: Individualmente, os alunos escolhem uma narrativa (em jornais, revistas, livros,...). Após ler e decidir o argumento da narrativa, deverão procurar um colega para gravá-lo com o tablet digital enquanto explica o argumento. Para encerrar a atividade, poderão assistir às gravações com o resto da turma.

Duração: 60 minutos.

(12)

4. AVALIAÇÃO

A avaliação da unidade didática é fundamental para a valorização, o diagnóstico e a melhoria da aprendizagem do aluno e do processo de ensino e prática docente.

Os alunos, ao finalizar a unidade, podem se pôr à prova através de uma atividade multimídia de tipo teste (Coloque-se à prova!). Esta oferece um resultado que permite identificar os conteúdos e objetivos da unidade alcançados, assim como aqueles que precisam ser reforçados.

É importante, em relação ao exposto no manual de apoio ao professor sobre a avaliação, compreender que a avaliação é um processo de diálogo, compreensão e melhoria que deve dar resposta à aprendizagem do século XXI.

Por essa razão, além desta atividade, é importante realizar uma avaliação contínua e geral que considere a observação sistemática da consecução dos objetivos; a integração das valorizações em todos os âmbitos; uma visão global do processo de aprendizagem ao longo da etapa e que se centre no desenvolvimento; e a consolidação de competências tanto básicas como técnicas e transversais. Lembre-se que a avaliação das atividades da sala de aula deve implicar uma reflexão por parte do aluno, tanto a nível individual (autoavaliação) como de grupo (coavaliação).

Em seguida, apresentamos os itens de avaliação a serem considerados ao finalizar esta unidade didática:

Itens de competência linguística:

O aluno:

- É capaz de explicar as características próprias da narrativa.

- Identifica com habilidade a estrutura básica dos textos narrativos.

- Compreende diferentes tipos de narrativa.

- Diferencia os personagens principais dos secundários.

- Produz com habilidade textos narrativos curtos.

Itens das competências para a vida:

O aluno:

- Utiliza o recurso digital para obter informações e conhecimento.

- Mostra respeito diante as ideias de seus colegas.

- Mostra disposição para colaborar em equipe.

- Aplica seus conhecimentos para resolver problemas.

- Mostra interesse em ser criativo e original na resolução das atividades.

conceitos-chave da unidade

Narrativa: história do que acontece com alguns personagens em determinado tempo e lugar.

Estrutura básica: é composta pela introdução (início), o nó (desenvolvimento) e o desenlace (final).

A introdução: geralmente coincide com o início da narrativa. É onde os personagens são apresentados e descreve-se o momento e o local onde os fatos acontecem.

O nó: é onde se expõe o conflito e todas as ações ou enredos dos personagens para resolvê-lo, portanto, o nó é também a parte mais extensa da narrativa.

O desenlace: o conflito é resolvido de forma favorável ou desfavorável para os personagens principais, portanto, é o final da narrativa.

- Final aberto: o leitor não sabe realmente como a história termina, mas pode supor.

- Final fechado: o leitor sabe com certeza como a narrativa termina, pois tem todas as informações.

(13)

O argumento: é o resumo esquemático dos fatos da narrativa. Geralmente tem menos de três linhas. É possível reconhecê-lo perguntando: Sobre o que é a história?

Os personagens: são as pessoas, animais ou objetos que realizam as ações ou enredos desenvolvidos na narrativa.

- O personagem principal: é essencial na narrativa, pois a história gira em torno dele. Pode haver um ou dois.

- Os personagens secundários: participam menos que o personagem principal, mas sua presença ajuda o desenvolvimento do protagonista e a resolução do conflito.

- Os personagens figurantes: aparecem esporadicamente, portanto, suas ações não têm relevância para o desenvolvimento da história.

unidades relacionadas

- Unidade: Os gêneros literários - Unidade: A novela

- Unidade: Os contos

(14)

programação didática

ATIVIDADES CONTEÚDO TIPOLOGIA DA ATIVIDADE INTELIGÊNCIAS

MÚLTIPLAS TEMPO

INTRODUÇÃO Atividades prévias

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Indique o lugar Visual-espacial

2 Ordene os fatos Lógico-matemática 45’

ATIVIDADES NA SALA DE AULA 1 Chuva de ideias Visual-espacial 2 Vídeo: O nó e as ações Visual-espacial

DESENVOLVIMENTO 1

A narrativa ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Complete a narrativa Linguístico-verbal

65’

2 Classifique os elementos Linguístico-verbal 3 Escolha a opção correta Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Orquestra narrativa Musical

2

Estrutura da narrativa

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Ordene de forma cronológica Lógico-matemática

80’

2 Classifique os fatos Linguístico-verbal

3 Boh_blinotas Linguístico-verbal

4 Selecione o desenlace correto Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Ordene a desordem Linguístico-verbal

3

A introdução

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

80’

2 Complete os espaços Linguístico-verbal 3 Classifique as palavras Visual-espacial ATIVIDADES NA SALA DE AULA Mude a introdução da história Interpessoal

4

O nó e os enredos ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Escolha as opções do nó Linguístico-verbal

2 Ordene de forma cronológica Lógico-matemática 80’

3 Selecione as opções corretas Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Mapa mental Visual-espacial

5

O desenlace

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Selecione a imagem correta Visual-espacial

80’

2 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal 3 Complete os espaços Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Estratégia de pensamento: Penso e

decido Intrapessoal

6

O argumento

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Complete os argumentos Linguístico-verbal

85’

2 O desafio do Ploc Linguístico-verbal 3 Selecione as opções corretas Linguístico-verbal

4 Ordene o texto Linguístico-verbal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Encontre o argumento Interpessoal

7

Os personagens ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Selecione as afirmações corretas Linguístico-verbal

80’

2 Afirmação verdadeira ou falsa? Linguístico-verbal 3 Principal, secundário ou

figurante? Linguístico-verbal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Narrativa ilustrada Visual-espacial 8

A narrativa COLOQUE-SE À PROVA Atividade de avaliação Linguístico-verbal 40’

(15)

CONCLUSÃO 9

Encerramento da unidade

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Resumo: a narrativa Linguístico-verbal

155’

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Compartilhe e narre Interpessoal

Siga a roda Interpessoal

Grave seu argumento Linguístico-verbal

(16)

anexos

(17)

PENSO E DECIDO

Opção A

O Kap chegou voando rapidamente e ofereceu à Nam que subisse em cima dele para levá-la para casa. A Nam subiu lentamente sobre o Kap, segurando-se em suas asas e ficou impressionada com as belas vistas da cidade de lá de cima.

Chegou em casa muito feliz e decidiu que adoraria ter asas como as do Kap para passear voando.

Opção B

Ninguém veio ajudá-la, então a Nam decidiu resolver o problema sozinha. Pensou que seria melhor voltar a pé pelo mesmo caminho. Começou a caminhar e caminhar, até que a lua começou a brilhar. A Nam, sob a luz da lua, tinha certeza de que encontraria o caminho certo para sua casa.

ESCOLHO A OPÇÃO: A

Características Justificativa Consequências

- A opção A é um desenlace com final fechado.

- No desenlace, o protagonista recebe a ajuda do Kap.

- O problema da Nam se resolve favoravelmente para a protagonista.

Escolho a opção A porque aparece um personagem secundário que oferece ajuda a Nam para resolver seu problema. Eu acho que a solução do Kap é muito bonita, pois voam juntos até chegarem em casa.

Finalmente, escolho essa opção porque o final é positivo para a Nam, a protagonista da história.

Ao escolher a opção A, a história termina com um final fechado e favorável para a protagonista, então não há opção para o leitor imaginar outro desenlace.

(18)

PENSO E DECIDO

Opção A Opção B

ESCOLHO A OPÇÃO:

Características Justificativa Consequências

POR QUE VOCÊ DESCARTOU A OUTRA OPÇÃO?

(19)

O Ploc e os biscoitos

O Ploc adora fazer biscoitos. Um sábado chuvoso decidiu experimentar uma receita nova.

Primeiro, leu com atenção todos os ingredientes e utensílios

necessários. Quando já tinha tudo o que precisava, começou a ler o procedimento. Tudo ia bem, mas quando foi ligar o forno percebeu que não funcionava.

Desesperado, o Ploc ligou para a Beep para que o ajudasse a resolver o problema. A Beep veio correndo, preocupada, e perguntou o que estava acontecendo. O Ploc contou para a Beep, que sorriu com ternura.

—Está tudo bem, Ploc — disse a Beep —. O forno não liga porque a torneira do gás está fechada. Abra a torneira e poderá assar os biscoitos.

O Ploc seguiu o conselho da Beep e colocou os biscoitos no forno.

Quando finalmente estavam prontos, ele tirou do forno e deixou que esfriassem. Experimentou e... Que delícia!

O Ploc ficou feliz porque todos seus esforços valeram a pena.

(20)

PRINCIPAIS

São os personagens mais

importantes.

a Narrativa

HISTÓRIA

É composta pelas ações ou enredos executados pelos personagens.

ESPAÇO PERSONAGENS

Pessoas, animais ou coisas que intervêm na história.

INTRODUÇÃO

Apresentação dos personagens e do

enredo.

Desenvolvime

nto da história.

DESENLACE

Conclusão da

história.

SECUNDÁRIOS

Ajudam o personagem principal a realizar suas ações.

FIGURANTES

Quase não intervêm

na história.

é estruturada em:

AMBIENTAÇÃO

Lugar e momento em que a

história acontece.

TEMPO

Referências

Documentos relacionados

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA