• Nenhum resultado encontrado

TC NúmerodeOuronoDesenhoGeométrico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "TC NúmerodeOuronoDesenhoGeométrico"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

DESENHO GEOMÉTRICO – AULA 4T EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. DIVIDIR O SEGMENTO AB = 5 CM EM MÉDIA E EXTREMA RAZÃO E INDICAR O SEGMENTO ÁUREO DE AB E TAMBÉM O SEGMENTO O QUAL AB É ÁUREO.

Seja o segmento AB = 5 cm pertencente à reta s.

(2)

Centre o compasso em O e com abertura igual à OB trace um arco que corta a hipotenusa em C'. Com a ponta seca do compasso em A e abertura igual a AC' trace um arco que corte AB no ponto C transferindo assim, a medida AC' para o segmento AB.

Para encontrar o ponto D' que divide o segmento AB em extrema razão, passe por AO uma semi-reta (t). Centre a ponta seca do compasso em O e com abertura OB trace um arco que corte a reta (t) em D'. Coloque a ponta seca do compasso em A e com abertura igual a AD' trace um arco que corte a reta (s) no ponto D transferindo assim, a medida AD' para a reta suporte do segmento AB.

O ponto C' divide o segmento AB em média razão pois a medida AC' é igual a AB/2 - AB√5/2.

(3)

O segmento AC' é o segmento áureo de AB. O segmento AB é o segmento áureo de AD'. A proporção áurea é: C'B/AC'=AC'/AB e BD'/AB=AB/AD'. Em outras palavras: "O segmento menor resultante da divisão está para o maior assim como o segmento maior está para o segmento todo"

2. CONSTRUIR UM RETÂNGULO ÁUREO SENDO DADO O LADO MAIOR DO RETÂNGULO 5 CM

(4)

levante por A uma perpendicular (p). Centre o compasso em A e com abertura AC trace um arco que corte a reta (p) em C. Com a ponta seca do compasso em C e abertura AB trace um arco. Depois coloque a ponta seca do compasso em B e com abertura AC trace um arco que corte o arco anterior em D.

Obtemos assim o retângulo áureo ABCD cujo lado menor é o segmento áureo do lado maior AB dado.

3. CONSTRUIR UM RETÂNGULO ÁUREO SENDO DADO O LADO MENOR DO RETÂNGULO L=4 CM

(5)

Levante por B uma perpendicular e com a ponta seca do compasso em B e abertura igual a BA' trace um arco que corte a perpendicular no ponto A. Levante uma perpendicular (r) à reta (s) por A' e encontre o ponto médio de BA' (M). Levante uma perpendicular (t) por A encontrando assim o quadrado de lado AB.

(6)

Veja a resposta: retângulo ABED cujo lado dado AB é o segmento áureo do lado maior encontrado BD.

4. INSCREVER UMA ESPIRAL EM UM RETÂNGULO ÁUREO

(7)

Transporte o segmento FB para o segmento FG encontrando o ponto I. Levante por I uma perpendicular encontrando o ponto H em BD. Com a ponta seca do compasso em I e abertura IF trace o arco FH. Transporte o segmento HD para o segmento IH encontrando ponto L. Levante por L uma perpendicular encontrando o ponto J. Com a ponta seca do compasso em L e abertura LH trace o arco HJ.

(8)

Transporte o segmento UL para o segmento UV encontrando o ponto Y. Levante por Y uma perpendicular encontrando o ponto Z. Com a ponta seca do compasso em Y e abertura igual a YU trace o arco UZ. Para encontrar o pólo da espiral trace os segmentos AD e GB.

5. INSCREVER UM PENTÁGONO ESTRELADO EM UMA CIRCUNFERÊNCIA DE RAIO 5 CM

(9)

Ligue os pontos1 e 2 encontrando M o ponto médio do raio. Com a ponta seca do compasso em M e abertura MC trace um arco que corte o diâmetro AB no ponto E. Ligue CE obtendo assim o lado L5 do pentágono regular inscrito na circunferência.

Para construir o pentágono coloque a ponta seca do compasso em C e com abertura CE (L5) trace um arco que corte a circunferência em G e F. Depois coloque a ponta

seca em G e F e com a mesma abertura (L5) trace mais dois arcos encontrando H e I

respectivamente. Ligando os pontos CHFGIC consecutivamente teremos o pentágono regular estrelado (pentagrama).

(10)

6. RELACIONAR A CONSTRUÇÃO DO PENTÁGONO, DECÁGONO E PENTAGRAMA COM A PROPORÇÃO ÁUREA.

Seja a circunferência de diâmetros AB e CD. Encontre M o ponto médio do raio OB e com a ponta seca do compasso em M e abertura MC trace um arco que corte o raio OA no ponto E.

O segmento CE é igual ao L5 (lado do pentágono) inscrito na circunferência. O

segmento OE é igual ao L10 (lado do decágono) inscrito na mesma circunferência. O

(11)

Então, a medida OE que é o valor do L10 (lado do decágono) será igual a: R - R√5/2

que é o segmento áureo do raio. Com o valor L5 é possível encontrar os vértices

CFEGH do pentágono e com o valor L10 é possível encontrar os vértices CJIFEKNGH do decágono.

Ligando as diagonais CGEFHC é possível de se traçar o pentagrama.

A relação áurea é a seguinte:

1. O segmento DO = L10 (lado do decágono) é segmento áureo do raio da

circunferência.

(12)

7. CONSTRUIR AS SÉRIES VERMELHA E AZUL DO “LE MODULOR”

SÉRI E AZUL

Seja AB a altura média do homem europeu com o braço totalmente levantado sobre a cabeça. Levante uma perpendicular por A e marque nela a metade de AB. Ligue BC encontrando assim o triângulo ABC de lados AB, AB/2 e hipotenusa ABV5/2.

(13)

SÉRI E V ERM ELH A

Seja AB a altura média do homem europeu com o braço totalmente levantado sobre a cabeça. Divida o segmento AB pela metade encontrando M o ponto médio de AB. Construa dois triângulos retângulos nos quais o lado menor é igual à 1/4 do segmento AB. Têm-se os triângulos ACM e MDB. Siga a mesma construção da série azul, dividindo AM em média razão (Ponto F). Em seguida divida também MB em média razão (ponto H). Continue a divisão áurea, agora para o segmento BH encontrando J. Repita o processo para encontrar mais divisões áureas.

As duas séries azul e vermelha se intercalam da seguinte forma:

1. Os pontos F, M, H, J, .... da série vermelha dividem os segmentos AD, DF, FH... da série azul pela metade.

(14)

8. CONSTRUIR UM TRIÂNGULO ÁUREO DE BASE 8 CM E INSCREVER NELE UMA ESPIRAL

Seja um pentágono inscrito em uma circunferência de diâmetro AB. Considerando as diagonais FHI do pentágono, obtemos um triângulo áureo.

(15)

BIBLIOGRAFIA

BRAGA, Theodoro . Desenho Linear Geom ét rico. São Paulo : Ícone. 13° ed. 230 p.

HUNTLEY, H. E. A Divina Proporção - Um Ensaio sobre a Beleza na M at em át ica. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1985. 178p.

NEUFERT. A Art e de Proj et ar em Arquit et ura.

RIVERA, Félix ; NEVES, Juarenze; GONÇALVES, Dinei (1986). Traçados em Desenho

Referências

Documentos relacionados

Apesar de saber das regras que ficaram bem claras no edital a respeito de qualquer alteração após o prazo de entrega, venho por meio deste pedir a avaliação do nosso projeto

4.2 – A Equipe Liga da Justiça poderá divulgar as tarefas apenas uma vez, devendo as equipes ficar atentas a esta divulgação, que poderá ser realizada via site oficial ou

A interação responsável pela formação de proteínas ocorre entre o grupo ácido , presente em uma molécula de aminoácido, e o grupo básico NH2, presente em outra molécula, com

Trả lời: Theo khoa châm cứu, trên đầu và cột sống lưng của con người có những đại huyệt tác động rất mạnh đến hệ thần kinh, ngũ tạng và lục phủ… kết hợp các luân

Assim que o tempo de agitação de cada erlenmeyer chegou ao fim, os mesmos foram retirados da mesa agitadora, e a mistura água/gasolina/biomassa de cada erlenmeyer foi

Como exemplo de ocorrência da divisão áurea num pentágono regular convexo mencionamos que a interseção de duas de suas diagonais divide qualquer delas em média e extrema

O mercado de juros apresentou forte movimento de achatamento da curva ao longo de todo o período, e que foi potencializado após as primeiras declarações do novo presidente do

As Forças Radiantes da Luz Divina, também chamadas Formas As Forças Radiantes da Luz Divina, também chamadas Formas Angélicas, não têm gênero na mais densa