• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEi- TORAL DO DISTRICTO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEi- TORAL DO DISTRICTO FEDERAL "

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

(Decreto n . 21.076, de 24 de fevereiro de 1932)

A N N O I V R I O D E J A N E I R O , 13 D E J U L H O D E 1935 N. 78

TRIBUNAL SUPERIOR DE JUSTIÇA ELEITORAL

J U L G A M E N T O S

O S f . m i n i s t r o - p r e s i d e n t c designou o d i a 15 do corrente para o julgamento dos seguintes processos:

1 — Consulta n . 1.116 (relator o S r . M i n i s t r o P l i n i o C a - gado) sobre o cancellamento da i n s e r i p ç ã o de J o s é A d r i a n o dos Santos n a l f 3 ° zona de Minas Geraes.-, Z •— Consulta n . 1.118 (relator o S r . desembargador C o l -

lares M o r e i r a ) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de Pedro A g u i a r n a 1 1 2a zona, de Minas G e r a e s . 3 — Consulta n . 1.119 (relator o S r . D r . J o ã o Cabral)

sobre o cancellamento' da i n s c r i p ç ã o de F r a n c i s c o Ozanis de Carvalho na 1 1 2a zona de Minas Geraes., í — Consulta n . 1.120 (relator o S r . D r . M i r a n d a V a l -

verde) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de J o s é Domingos de Souza n a 1 1 2a zona de Minas Geraes., C — Consulta n . 1.121 (reiator o S r . m i n i s t r o E d u a r d o E s p i n o l a ) sobre o cancellamento d a i n s c r i p ç ã o de J o ã o Pedro de Souza, n a 112* zona de M i n a s Geraes.

È ' ~ Consulta n . 1.122 (relator o S r .1 M i n i s t r o P l i n i o C a - sado) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de J o s é M a r c e l i n o Soares n a 1 1 2a zona de Minas Geraes.

!J — Consulta n . 1.123 (relator o S r . desembargador J o s é L i n h a r e s ) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de M a r i a d a L u z n a 1 1 2a zona de M i n a s G e r a e s . 8 ~~ Consulta n . 1.124 (relator o S r . desembargador G o l -

lares M o r e i r a ) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de Ricardo Bosiggio u a 1 1 2a zona eleitoral de M i - nas Geraes.

Ç) — Consulta n . 1.125 (relator o D r . J o ã o Cabral) sobre o cancellamento d a i n s c r i p ç ã o de Geraldo A l v e s do Nascimento na 112* zona de Minas G e r a e s .

10 •— Consulta n . 1.126 (relator o S r . D r . M i r a n d a V a l - verde) sobre o cancellanienfo da i n s c r i p ç ã o de J o s é J o a q u i m de Souza n a 1 1 2a zona de Minas Geraes..

}1 — Consulta n . 1.127 (relator o S r . M i n i s t r o E d u a r d o E s p i n o l a ) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de L a u d e l i n o F i r m o B u t t a , n a 1 1 2a zona de M i n a s G e r a e s .

12 — Consulta n . 1.128 (relator o S r . M i n i s t r o P l i n i o C a - s a d o ) , sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de M e r - cedes B a p t i s t a F e r n a n d a n a 112* zona de M i n a s G e r a e s .

13 — Consulta n . 1.120 (relator o S r . desembargador J o s é L i n h a r e s ) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de A d e ü a G o n ç a l v e s Rocha, n a 1 1 2a zona de M i n a s G e r a e s .

11 — Consulta n . 1.130 (relator o S r . desembargador Co!~

lares Moreira) sobre o cancellamento da i n s c r i p ç ã o de V i c e n t e P a u l o do Nascimento, i n s c r i p t o n a 1 1 2a zona de M i n a s G e r a e s .

15 — Consulta n . 1.131 ( r e l a t o r ' o S r . D i ' . j õ ã o Cabral);

sobre o cancellamento da i n s e r i p ç o de L a u r o F o r - tiere, na 1 1 2a zona de Minas G e r a e s .

16 — Consulta n . 1,138 (relator o S rx Dr^. M i r a n d a V a l -

verde) referente ao pedido de providencias do S e - n h o r Presidente do Senado F e d e r a l , para ser c o m - pletada a r e p r e s e n t a ç ã o , nessa Casa do Poder L e - gislativo, do Estado de Santa Catharina, v i s t o n ã o ter â c c e i t a d o o mandato o S r . C â n d i d o de O l i v e i r a R a m o s .

17 -*> C o n s u l t a n . 1.139 (relator o S r . M i n i s t r o E d u a r d o E s p i n o l a ) da Sociedade dos F u n c c i o n a r i o s P ú b l i c o s de J o ã o Pessoa (Parahyba) sobre o seguinte: Io) se a sociedade e s t á sujeita á e x i g ê n c i a do prazo do a r - tigo 2o das i n s t r u e c õ e s - d o T r i b u n a l S u p e r i o r , de 14 de j u n h o , tratando-se da escolha de delegado e l e i t o r p a r a a escolha do seu representante á A s - s e m b l é a L e g i s l a t i v a ; 2o) se s ã o admittidos a votar sócios ingressados em qualquer tempo no quadro s o c i a l .

18 — Consulta n . 1.140 (relator o S r . M i n i s t r o P l i n i o C a - sado) da P r o c u r a d o r i a Regional do P a r a n á , sobre se, para as p r ó x i m a s eleições municipaes, d e v e m prevalecer os casos de inelegibilidades, previstas n a C o n s t i t u i ç ã o F e d e r a l , e reproduzidos no Código E l e i t o r a l , ou se, ao contrario, tem a p p l i c a ç ã o a d i s - p o s i ç ã o i n t e r t e m p o r a l do § 7o, a r t . 3o da D i s p o s i - ções T r a n s i t ó r i a s da referida C o n s t i t u i ç ã o . Secretaria do T r i b u n a l ,

Agnpino Veado, seesetario.

em 12 de j u l h o de 1935«

D E S P A C H O D O S R . M I N I S T R O P R E S I D E N T E N O S A U T O S DO C O N C U R S O D E T Í T U L O S P A R A O P R O V I M E N T O D E C A R G O S D E A U X I L I A R E S D A S E C R E T A R I A D O T R I B U N A L .

Apresentaram-se ao concurso 69 candidatos. Somente l i se h a b i l i t a r a m devidamente e entre esses s e r ã o e s c o l h i - dos os tr&s a u x i l i a r e s .

F a l t a de pagamento do sello de i n s c r i p ç ã o :

O despacho de f l s . 22 determinou que fosse pago essa sello, no prazo de o i t o . d i a s , sob pena de n ã o terem a n d a - mento os papeis dos candidatos, N ã o attenderam a.o c h a - mamento do e d i t a l :

Affonso Moraes G o m e s . A n r i a R o s e n b u r g .

B a c h a r e l Arnaldo- V i e i r a G o u l a r t . B e l m i r o S a m p a i o .

G e r s o n C o r d e i r o . Isaac D e l d u q u e .

M a r i a J o s é Pitombo Barbosa

B a c h a r e l M y r t h e s E t i o n n e Dessaune.

B a c h a r e l Stalíl Salles L a g o e i r o .

Deixo, p o r esse m o t i v o úa despachar-lhes os requeri*

m é r i t o s . .

Exame de sanidade

P a r a a p r i m e i r a i n v e s t i d u r a nos postos de c a r r e i r a &

nos que a l e i determinar, o exame de sanidade, exigido no edital de concurso, é formalidade t ã o essencial que a t é a- C o n s t i t u i ç ã o (art. 170, n . 2) ordena expressamente a s u a o b s e r v â n c i a .

Nestas c o n d i ç õ e s , a p r o v a do exame de sanidade deve' ser fornecida, offieialmento, pelo Departamento Nacional da Saudg P u b l i c a , e n ã o , particularmente, por simples atestado.

C o n f e r e com o O r i g i n a l

(2)

Ifisn Sambado 13 POTFTTM FT.PTTORAK Julho de 1935

medico (gracioso, como o s ã o os attestados, em g e r a l ) , n o sentido de q u « o candidato n ã o soffre de moléstia infecto-' contagiosa,

B tanto :.ssim o compreaenderam alguns concurrentes que, tendo juntado á sua p e t i ç ã o attestado medico* nas c o n - d i ç õ e s expostas, offereceram, depois, a p r o v * r e g u l a r do exame de sanidade pela S a ú d e Publica,, mas, tardiamente, quando j á estava encerrado o prazo de 30 dias, fixado no e d i t a l para a i n s c r i p ç ã o .

Demais, em-se tratando de concurso, somente de t í t u l o s , , m u i t o mais fácil que o de provas, devera aquelles ser. e s c o i m a - dos de qualquer irregularidade, p a r a que possam ser a e c e i - tos, tanto mais quanto os cadidatos t i v e r a m o longo prazo de 30 dias, tempo sufficiente p a r a que. se habilitassem de moda satisfactorio.

N ã o offereceram exame de sanidade dc e s p é c i e r . l g u m a : B a c h a r e l Oswaldo de O l i v e i r a P e r n u u

M a r i o da S i l v a C o u t o .

Offereceram simples attestados medico, como a c i m a se declara •

A d h e r b a l B e z e r r a ( a l i á s o attestado & át 1 9 3 0 ) , A l c h i b a l d o í n d i o do B r a s i l F e r r a z .

A l f r e d o M a r t i n s .

B a c h a r e l A m a ? i l i o L o p e s Salgado.

A r y G o u v é a de S o u z a .

B a c h a r e l A r t h u r Soares de O l i v e i r a . Á u r e a A l b u q u e r q u e do N a s c i m e n t o . ChrisfcKiolino M a t t o s .

Deocleeiano Rocha F i l h o . E r n e s t o E d u a r d o da C o s t üc J a y m e Rocha P o r t e l l a . B a c h a r e l J a i r o C a m p o s . J o ã o Manoel da S i l v a . Jos*5 Caldas.

J o s é Tavares de Souza.

L ú c i o B a l t n a z a r da S i l v e i r a . Moacyr Baptista da S i l v a P a c c a .

M u r i l l o P i n t o R i b e i r o (attestado de 1S33)%

M u r i l l o de S á P e r e i r a . Regina de O l i v e i r a R e i s , Reinaldo Machado.

D r . Reginaldo T o r r e s Q u i n t a n i l n a .

R ' b e m do A m a r a l Soares (attestado de 1934).

Bacharel Suetonio Maciel P e r e i r a {attestaio de 1932).

VValdyr A b r e u .

W a l d e m a r de Andrade M e l l o .

Offereceram p r o v a regular de^exami» de sanidade, mas depois dc encerrado o prazo da i n s c r i p ç ã o ;

A l c e u M i r a n d a .

A r m a n d o D u r v a l M e i r e l l e s .

B a c h a r e l H e r n a n i B i l a e G u i m a r ã e s . I b r a h i m Machado Conf' l e n t i r o . Jai™ Santos de A r a ú j o . Jane Santos B a l b i n o .

D r Marcello da S i l v a J ú n i o r .

Aecresce que, a l é m da falta de ^xame de sanidade, m u i - tos desses mesmos, candidatos d e i x a r a m de observar outras e x i g ê n c i a s do e d i t a l . A s s i m :

Alchibaldo í n d i o do B r a s i l F e r r a z n ã o j u n t o u p r o v a de .idoneidade m o r a l .

A r y G o u v ê a de Souza t a m b é m n ã o j u n t o u essa prova, mas simples a f f i r m a ç ã o de que no c a r t ó r i o da Delegacia d a P o l i c i a nada consta a seu respeito.

Á u r e a Albuquerque do Nascimento n ã o offereceu t i t u l o eleitoral, mas apenas a p r o v a de o haver requerido e, so- mente depois do prazo, j u n t o u attestado da idoneidade m o - r a l .

E r n e s t o E d u a r d o da Costa n ã o offereceu n e n h u m a das outras provas exigidas no e d i t a l .

J a i r Santos de A r a ú j o offereceu attestados de i d o n e i - dade m o r a l por dois funecionarios da Secretaria d& Corte Suprema, estimaveis, sem duvida, mas que n ã o s ã o a u t o r i - dades publicas, nem chefes de s e r v i ç o sob cujas i n s p e e ç õ e s trabalhasse o candidato.

B a c h a r e l J a i r o Campos juntou, apenas, u m a c e r t i d ã o em r e l a t ó r i o de sua i n s c r i p ç ã o e l e i t o r a l .

J a y m e Rocha P o r t e l l a n ã o offereceu t i t u l o de e l e i t o r . D r . Marcello da S i l v a J ú n i o r n ã o j u n t o u caderneta m i - l i t a r . .

M a r i o da S i l v a Couto n ã o offereceu t i t u l o de eleitor, nem qualquer prova referente ao s e r v i ç ^ m i l i t a r .

M u r i l l o de S á P e r e i r a n ã o apresentou t i t u l o de eleitor, mas simples i n s c r i p ç ã o . dependendo de p r o v a a entraga do t i t u l o .

Regina dei O l i v e i r a Reis e s t á nas mesmas c o n d i ç õ e s de Á u r e a A l b u q u e r q u e do'Nascimento, pois n ã o j u n t o u t i t u l o de eleitora, mas somente a^ prova de o ter requerido, arerescentio que dos attestados de idoneidade m o r a l , a l i á s fora do prazo, u m delles foi fornecido por O l y m p i o de Sá Tavares, que n ã o é pessoa c o n h e c i d a .

Reynaldo Machado n ã o j u n t o u p r o v a de q u i t a ç ã o do ser- v i ç o m i l i t a r , nem t i t u l o de eleitor, mas simples c e r t i d ã o de que f o i i n s c r i p t o .

B a c h a r e l Suetonio M a c i e l P e r e i r a n ã o offereceu prova de idoneidade, i n t e l l e c t n a l e m o r a l , n e m j u n t o u t i t u l o de eleitor,

« n a s simplesmente u m a c e r t i d ã o de que e s t á q u a l i f i c a d o . W a l d y r de A b r e u só j u n t o u u m attestado do delegado de P o l i c i a de nada lhe constar em desabono do candidato.

W a l d e m a r de A n d r a d e Mello offereceu attestado de c o n - dueta f i r m a d o por pessoas p a r t i c u l a r e s e desconhecidas.

Occorre, ainda, que n ã o trazem f i r m a reconhecida dos m é d i c o s os attestados, regulares ou n ã o , exhibidos pelos se- guintes candidatos:

Caetano P i n t o de M i r a n d a Montenegro N e t o . D r . Clovis B u l c ã o V i a n n a .

B a c h a r e l E d g a r d V a l e n ç a da C â m a r a . Hamoldo M a u r o .

B a - i i M í -.uni B i l a c G u i m a r ã e s . Jane Santos B a l b i n o .

J u l i e t a R u f i n o A l v e s .

B a c h a r e l F r a n c i s c o Oswaldo de F r e i t a s . L u i z A l v e s C a m e l l o .

B a c h a r e l Lutgardes F l o r e s Neves.

Rubens A m a r a l Soares.

R u v R i h e i r o E s e o n a r .

N ã o é p a r a se desprezar o reconhecimento das firmas dos m é d i c o s , porque alguns attestados trazem data t>mendikla e a n t i g a ; outros ref-erem-se a candidatos, cuja photograp^ia no t i t u l o de eleitor parece i n d i c a i pessoa, que não e de p e r f e i ' a sanidade p h y s i o a : alguns candidatos j u l g a r a m conveniente reconhecer f i r m a em todos os documentos, que a p r o n t a r a m , menos, precisamente a dos attestados m é d i c o s , sendo d e notar que, n u m dos casos, o reeorhefimento da firma do medico se tornava tanto mais n e c e s s á r i o quanto o exame consigna d e f e i - to physico do candidato e a sua incapacidade para o s e r v i ç o do E x e r c i t o .

F a l t a de provas irrecusáveis de idoneidade, inteJIeelual e m o r a l .

Reproduzindo o adjectivo do Regimento da CArte S u p r e - m a , o edita ex g i u que fossem irrecusavis as provas m i n i s - tradas a respeito.

J á se mostrou, na parte referente ao ejrauh» de sanidade, mie, em muito* casos, essas provas n ã o foram offerecidas.

Cabe, ainoa, notar, pariicularmente,- o -seguinte.

A senhorita A r a e y V a z F e r r e i r a de F a r i a provou que nada consta em seu desabono, nos A r c h i v o s C r i m i n a e s e nos c a r t ó - r i o s das delegacias de P o l i c i a de N i c t h e r o y

Não e u m a p r o v a irrecusável dc idoneidade m o r a . , p o r - que fora dos archivos e c a r t ó r i o s " d e N i c t h ü r o y . P<We constar alguma c o s a , embora eu acredite que, de facto, nada conste.

E s t o u , p o r é m , apreciando factos. como j u i z , e tenho presente a j u r i s p r u d ê n c i a da CoQfe S u p r e m a rie que nao constihie p r o v a de exemplar comportamento anterior do aceusade o facto de nada constar-contra elle no r o l dos culpados e nos seus antecedentes j u d i c i á r i o s .

O bacharel E d g a r d V a l e n ç a da C â m a r a apresentou bons documentos de idoneidade, mas em p u b l i c a - f ó r m a , e x t r a n i d a sem as formalidades legaes.

O bacharel Lutgardes F l o r e s Neves apenas e x h i b i u dois attestados de funecionarios da Secretaria do T r i b u n a l Regio- n a l do D i s t r i c t o F e d e r a l , os quaes, embora pessoas r e s p e i t á - veis, n ã o s ã o autoridades publicas, nem chefes de r e p a r t i ç ã o ,

onde o candidato tivesse e x e r c í c i o .

Essa mesma o b s e r v a ç ã o j á f o i feita 2m r e l a ç ã o ao c a n d i - dato J a i r Santos de A r a ú j o .

C o n f e r e com o O r i g i n a l

(3)

T>r\T PTTM FT PTTOR \J} JnTTio 3e 1S35 16S1

F a l t a de a p r e s e n t a ç ã o de t i t u l o de eleitor e de p r o v a r e - ferente ao s e r v i ç o m i l i t a r .

J á ficou, precedentemente, observado que m u i t o s c a n d i - datos d e i x a r a m de observar essa formalidade, a l é m da que ge refere ao exame de sanidade.

Ha outros, p o r é m , que, a l é m de n ã o p o s s u í r e m t i t u l o de eleitor, i n c o r r e r a m em outras o m i s s õ e s .

Aíoysio de A v e l l a r M e l l o n ã o offereceu p r o v a de i d o n e i - dade.

A n t ô n i o Honaiss e s t á nas mesmas c o n d i ç õ e s . P r o m e t t e u iofferecer p r o v a de q u i t a ç ã o m i l i t a r mas n ã o o f e z .

J a y m e Rocha P o r t e l l a j u n t o u somente u m a c e r t i d ã o de i n s c r i p ç ã o e l e i t o r a l .

Nelson F e i t a l V i e i r a n ã o p r o v o u q u i t a ç ã o com o s e r - v i ç o m i l i t a r .

T h e o p h i l o B i t t e n c o u r t P e r e i r a n ã o apresentou t i t u l o de eleitor, mas. somente u m a c e r t i d ã o de que o r e q u e r e r á e d a

que o j u i z o m a n d a r a q u a l i f i c a r . Mas — e esta o b s e r v a ç ã o ee estende aos demais que f i z e r a m a m e s m a a l l e g a ç ã o — i s t o n ã o é bastante, porque p r o v a r á , t ã o somente, que o candidato requereu o t i t u l o , á u l t i m a h o r a , p a r a se h a b i l i - t a r ao concurso, e n ã o p a r a c u m p r i r o dever civieo de c o n - c o r r e r á e l e i ç ã o , de accordo com o pensamento da l e i .

E m c o n s e q ü ê n c i a do que f i c a exposto, i n d e f i r o os r e - querimentos de i n s c r i p ç ã o dos candidatos, que n ã o a p r e - sentaram p r o v a alguma, ou p r o v a , sem defeitos, do exame de sanidade.

Indefiro, igualmente, os requerimentos dos que n ã o apresentaram t i t u l o de eleitor, p r o v a referente ao s e r v i ç o m i l i t a r e provas irrecusáveis de idoneidade, sob q u a l q u e r idos seus aspectos.

Apresentaram os documentos exigidos pelo e d i t a l os candidatos seguintes:

B a c h a r e l A l b e r t o Jeremias da S i l v e i r a Menezes.

A n t ô n i o B e r n a r d o A l v e s . B a c h a r e l A s t e r i o D a r d e a u V i e i r a

B a c h a r e l Carlos P i n h e i r o G u i m a r ã e s F i l h o C a r o l i n a Conceição P e i x o t o

Helena de Souza C o e l h o .

J a n d y r a de C a r v a l h o G o n ç a l v e s . J o a q u i m B o a v e n t a r a da S i l v a M a t t o s . B a c h a r e l L u i z de Campos T o u r i n h o . R a u l Pacheco de M e d e i r o s .

Sylvio- Barbosa S a m p a i o .

E s t ã o todos em s i t u a ç ã o mais ou menos i d ê n t i c a . A p e - nas, alguns, em r e l a ç ã o a outros, apresentaram m a i o r q u a n - tidade de attestados de idoneidade. Isto ;iâo me i m p r e s s i o - na, dada a facilidade com que taes attestados s ã o f o r n e - cidos, conforme tenho observado na m i n h a longa p r a t i c a j u d i c i a r i a .

R e f e r i r e i u m caso, que é expressivo

No Governo W e n c e s l a u B r a z , u m promotor p u b l i c o f o i demittido, por ter prevaricado no e x e r c í c i o do cargo.

Esse promotor intentou a c ç ã o c o n t r a a U n i ã o , da q u a l decahiu, porque os factos de immoralidade, que lhe e r a m attribuidos, f i c a r a m devidamente provados. N ã o obstante, o promotor offereceu, no curso da acção, attestados da b ô a condueta, fornecidos por todos ou q u a s i todos os D e s e m b a r - gadores da Corte de A p p e l l a ç ã o !

Isto mesmo se v e r i f i c o u no processo dos p r e c a t ó r i o s falsos e em outros casos, mais ou menos r u i d o s o s .

Mesmo neste concurso percebe-se a facilidade com que são fornecidos attestados do idoneidade m o r a l .

U m candidato offereceu attestado, concebido nos se- guintes t e r m o s : " D o j o v e n de 18 annos F . . . , f i l h o do s a u - doso F . . . attestamos a b ô a condueta e a idoneidade m o r a l

•e intellectual p a r a o exercicio das f u n e ç õ e s q u e . p l e i t e a , de a u x i l i a r da Secretaria do S u p e r i o r T r i b u n a l E l e i t o r a l " .

Com as mesmas palavras, sem d i f f e r e n ç a de v í r g u l a , f o i offerecido por outras pessoas outro documento ou attesta- do com datas differentes. O r a , essas pessoas n ã o p o d i a m ter o mesmo pensamento, traduzido exactamente pelas mes- mas p a l a v r a s . Isto quer dizer que os attestados foram es- criptos pelo candidato e as autoridades e attestantes se l i - m i t a r a m , displicentemente, a a s s i e n a l - o s .

E n t r e os onze candidatos, devidamente h a b i l i t a d o s 0

em s i t u a ç ã o m a i s ou menos i d ê n t i c a , a escolha dos tres a u x i l i a r e s obedeceu á u m a r a z ã o de ordem e s p e c i a l .

R a u l Pacheco de Medeiros, r e s e r v i s t a do E x e r c i t o n a - c i o n a l , 4o annista de d i r e i t o , demonstrou p o r t í t u l o s e attes- tados ter p r a t i c a do s e r v i ç o eleitoral, "desempenhando todo o s e r v i ç o que lhe f o i confiado com i n t e l l i g e n c i a , p r o m p t i - dão, honestidade e acerto".

Conhece-o, de longa data, o d i r e c l o r desta Secretaria, que i n f o r m a r e u n i r , o candidato, no mais elevado g r á o , t o -

dos os requisitos exigidos p a r a o e x e r c í c i o do cargo.

E como o D i r e c t o r d a Secretaria é. ò p r i n c i p a l respon- s á v e l p e l a d i r e c ç ã o do s e r v i ç o que lhe f o i confiado, é j u s - to, i m p r e s c i n d í v e l mesmo, que tenha u m funecionario dc s u a i m m e d i a t a e absoluta c o n f i a n ç a .

A s e n h o r i t a C a r o l i n a C o n c e i ç ã o P e i x o t o offerece boas p r o v a s de idoneidade i n t e l l e c t u a l e m o r a l , e x c l u í d o o at- testado que l h e offereceu pessoa e g r é g i a , n a verdade, mas que é seu p a r e n t e .

P a r a m i m , a l i á s , bastaria, e m p r o v a d a capacidade m o - r a l d a candidata, o attestado que l h e deu o Desembargador J o s é C o r r e i a de A m o r i m , da Corte de A p p e l l a ç ã o de M i n a s . C o n h e ç o esse j u i z , h a longos annos, desde o tempo e m que trabalhamos juntos na C o m a r c a do U b á , e o reputo i n - capaz de assignar u m attestado gracioso, embora n ã o i g n o - r e as boas r e l a ç õ e s de amizade, que elle m a n t é m com o pae d a m o ç a c a n d i d a t a .

A senhorita H e l e n a de Souza Coelho deve t e r p r a t i c a de f u n e ç õ e s b u r o c r á t i c a s , pois 6 de cinco annos — 1923 a 1934, o seu exercicio, como a u x i l i a r contractada, n a e x - tineta E s c o l a S u p e r i o r de A g r i c u l t u r a e . l e d i c i n a V e t e r i - n á r i a , onde f o i " a s s í d u a , Competente e de optimo e e x e m - p l a r comportamento", conforme attesta o D i r e c t o r da R e - p a r t i ç ã o , a l é m de outros attestados que e x h i b i u .

Ha, p o r é m , u m a r a z ã o especial, que me i n d u z i a a d a r preferencia a essa c a n d i d a t a . E l l a f o i ar.provada em c o n - curso de d a c l y l o g r a p h i a . E m b o r a esse s e r v i ç o n ã o seja p r o - priamente o de a u x i l i a r , pode a candidata prestal-o na S e - c r e t a r i a do T r i b u n a l S u p e r i o r , onde existem, apenas, dois d a c t y l o g r a p h o s .

E n t r e os onze concurrentes, classificados com Helena de Souza Coelho, n e n h u m se mostrou h a b i l i t a d o em d a c t y - l o g r a p h i a , a n ã o ser a sua collega C a r o l i n a Conceição P e i - x o t o .

Nomeio, em c o n c l u s ã o , os t r ê s candidatos referidos, sentindo que os demais n ã o pudessem ser aproveitados nesta o p p o r t u n i d a d e .

Rio dc J a n e i r o , 9 de j u l h o de 1935. — Eermeneaildo de Barros.

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEi- TORAL DO DISTRICTO FEDERAL

ALTAS

á 2a SESSÃO. E M 26 D E J U N H O D E 1935

PRESIDÊNCIA DO S R . DESEMBARGADOR A R T H U R SOARES D E M O U R A , PRESIDENTE

Aos v i n t e e seis dias do mez de j u n h o corrente, p r e - sentes os senhores desembargadores A r t h u r Soares de M o u - ra, V i c e n t e P i r a g i b e , Moraes Sarmento, j u i z federal doutor Castro Nunes, j u i z de d i r e i t o doutor J o s é D u a r t e , j u r i s t a doutor J a y m e P i n h e i r o de A n d r a d e e o procurador r e g i o n a l doutor J o ã o S i l v e i r a Mello, abre-se a s e s s ã o á hora e no l o c a l de costume, servindo de secretario o doutor E v a r i s t o d a V e i g a , que procedeu á l e i t u r a da acta da s e s s ã o anterior, c u j a r e d a c ç ã õ f o i approvada u n a n i m e m e n t e . O senhor P r e - sidente snbmette á c o n s i d e r a ç ã o d o T r i b u n a l u m pedido de licença p o r mais quinze dias, em p r o r r o g a ç ã o , para t r a - tamento de s a ú d e , feito pelo doutor Magarinos Torres, r e - solvendo o T r i b u n a l concedel-o unanimemente, c o n t i n u a n - do a exercer as f u n e ç õ e s de j u i z da d é c i m a zona eleitoral o doutor E u r i c o P a i x ã o , em sua s u b s t i t u i ç ã o . A seguir o senhor Presidente c o m m u n i c a ao T r i b u n a l que, para e v i t a r a d e s i g n a ç ã o de chefe de zona nos c a r t ó r i o s eleitoraes, t o - mou a p r o v i d e n c i a de p e d i r aos e s c r i v ã e s designassem, os

(4)

1682 Sabbado 13 BOT.ETTM FXETTORAE Julho de 1935

escreventes que poderiam subscrever os autos. A s s i m , os senhores Juizes Eleitoraes c o m m u n i c a r a m que e s t ã o a u t o - rizados a subscreverem os autos os seguintes escreventes:

G u i l h e r m e Marcondes Medeiros, p a r a a d é c i m a terceira zona, A r n a l d o A b r e u , p a r a a terceira, J o s é Manoel de F r e i t a s , p a r a a d é c i m a p r i m e i r a , Ivane E v a r i s t o de Moraes, para a s é t i m a , Jefferson P e r r y , para' a nona, C i d Vellez, p a r a a d é c i m a e A l f r e d o F e r r e i r a da S i l v a , para a d é c i m a segunda, sendo taes d e s i g n a ç õ e s approvadas unanimemente pelo T r i - b u n a l . E ' convertido em d i l i g e n c i a o julgamento dos se- guintes processos de i n s c r i p ç ã o : de L u i z P e r e i r a F e r r e i r a de F a r o J ú n i o r e de C â n d i d o J o s é dos Santos, a f i m de se- r e m resalvadas as emendas no requerimento de i n s c r i p ç ã o e nas duas vias do titulo, relatados pelo senhor desembar- gador Vicente P i r a g i b e ; de Carlos S c h m i d t h , para ser l a - vrado no verso do pedido de. i n s c r i p ç ã o a c e r t i d ã o a que se refere o artigo numero tres, paragrapho terceiro, do decreto v i n t e e quatro m i l cento e vinte e nove de dezeseis de a b r i l de m i l novecentos e t r i n t a e quatro; f o i relatado pelo senhor desembargador Moraes Sarmento; S . * E x e i a . p r o p õ e , sendo approvado pelo T r i b u n a l , que o senhor P r e -

sidente officie ao senhor director do s e r v i ç o de i d e n t i f i c a - ç ã o pedindo recommendar aos identificadores que, de hoje em diante, f a ç a m suas r u b r i c a s mais l e g í v e i s . O julgamento dos processos de A r m i n d a L o u r e i r o R a i n h a , Irene B a r r o s de Azevedo, Polydoro E r n a n i de S ã o T h i a g o e F r a n c i s c o Rocha C o r r ê a é convertido em d i l i g e n c i a , a f i m de serem cancelladas as i n s c r i p ç õ e s , visto terem suas q u a l i f i c a ç õ e s indeferidas, e o de J o s é L u i z Cardoso, p a r a ser r e c t i f i ç a d o o anno do nascimento do eleitor relatados pelo senhor d o u - tor Jayme P i n h e i r o do A n d r a d e . F o i approvado.

Tendo sido c u m p r i d o o a c c o r d ã o proferido no' processo de P a u l o Arcoverde de A l b u q u e r q u e M a r a n h ã o o mesmo juiz confirma a e x p e d i ç ã o do t i t u l o .

P o r satisfazerem todos os requisitos legaes foi mandado c u m p r i r o dispsto no Regimento G e r a l nos processos dos seguintes eleitores: Manoel de O l i v e i r a , N o r i v a l de Souza, Z i l d a V i e i r a de L i m a , J o s é A s s i s F i l h o , E d u a r d o de A l m e i d a , Carlos A l m e i d a Paranhos, D i n a h F r e i r e de Souza, W a l d e m a r D i a s Cardoso, A r l i n d o Gomes de A l m e i d a ,o Silva, A r m a n d o F r a n c i s c o da Silva, L a u r i n d a M e i r a da Conceição, L i d i a da Costa O l i v e i r a , M a r i a J o s é Ramalho, A l b e r t o Raboeira, Ângelo B e l l u c i M a r i e l t a C o r r ê a de Menezes, A n g e l i n a A l m e i d a do A m a r a l , L o u r i v a l Rodrigues de A r a ú j o , Rubem Gregory, T o r - quato de Souza, M a r g a r i d a Torres, J o s é Rodrigues de A m o r i m , M a r i a C â n d i d a F r e i t a s de A r a ú j o , Alayde J u l i a Machado, A d u - zindo F e r r e i r a de Sá, O l y m p i o B i s p o dos Santos, Araey P a i v a dos Reis, A r t h u r Gonçalves, Z u l m i r a da S i l v a Sanchez, E u g ê - n i o Francisco de Assis, J o s é Norte Baptista', Alfredo da S i l v a

Meirelles, L u i z J o s é Affonso L e i t e , Pedro Dobrovoosky, J o s é Anselmo de S a n f A n n a , D i n o r a h Gomes da Fonseca, D i o - go Venancio Alves, Paulo G u i m a r ã e s , G e d e ã o P e r e i r a da S i l - v a , Augusto Ramos de Carvalho, A d a c y r M o r e i r a de Sá, Fausto P i n t o de Santa A n n a , W a l d e m a r Affonso de C a r v a - lho, J o ã o B a p t i s t a B o m f i m , E t e l v i n a S i q u e i r a , Affonso de Carvalho, E u r i c o Carvalho de O l i v e i r a , A m é r i c o de A l m e i d a Tavares, E l i s a P i n t o è Sinezio T o u c h o n de A r a ú j o , revistos pelo senhor desembargador Vicente P i r a g i b e ; Maciel Pedro do Nascimento Sobrinho, Odelte T e i x e i r a Coelho, D i l e r m a n - S i l v a » M a r i a D u l c e Peres, Ângelo R i g u e i r a , Onofre P e r e i r a Jorge, Carlos Antunes Peixoto, A n t ô n i o F e l i s m i n o F e r r e i r a , J o s é Gomes de A v e l l a r , J o s é Dias da S i l v a , Rachel R a m i r e s Saldanha, M a r i a Martins A l c a n l a r i n o , J o ã o Alves de J e s u s , . M i l t o n P a r a í s o , Ondina de Souza Andrade, F r a n c i s c o B r a z da S i l v a , M a r i a D u l c e Peres, Ângelo R i g u e i r a , Onofre P e r e i r a dos Santos, Domingos F e r r e i r a G u i m a r ã e s , H e r m i n i o M a - theus F e r r e i r a , Sebastiana Rabello A l m e i d a , F r a n c i s c o M e n - des da Silva, Trajano P e r e i r a de Castro, A p o l o n i o A n t ô n i o de Jesus, A n t ô n i o X a v i e r , Manoel A n t ô n i o dos Santos, B e r - nardiho Ribeiro do Nascimento, J o ã o B a p t i s t a da S i l v a F i - lho, M a r i a E u g e n i a F r e i r e da Costa, Conceição Gaspar P i r e s , A n t ô n i o da O l i v e i r a Mendes, Domingos P i r e s da S i l v a , M a - noel W a l d e m a r Soares, Salvador De Biase, J o s é V i a n n a , E r a s m o de O l i v e i r a , F r a n c i s c o F e r r e i r a , A n t ô n i o J a c i n t h o M a r i n h o , Alberto L a u r i a , C h r i s t i a n o A l v e s de Castro, Isidoro do Nascimento, J o ã o Cruz, J o s é Duque, E r n a n i de A n d r a d e F r a n ç a , V i r g í l i o do M i r a n d a , J o ã o Cascardi P i n t o , A n t ô n i o Soares da S i l v a , Severino V i d a l Barbosa, Herandy de Souza A b r e u , Nelson Soares P i r e s , J o s é A n t ô n i o Sarcone, Carlos Couto S i m õ e s , Epaminondas de A r a ú j o Góes, J o ã o V i c e n t e D i a s e B e l i s i a Cezar da Costa, revistos pelo senhor desem- bargador Moraes Sarmento; A b r a h ã o J o s é Machado, R a y - mundo M i r a n d a , P i o P e r e i r a , J o ã o M a r i a

Dantas, Augusto S i l v a , J o ã o Machado F i l h o , S y l v i o M a n f r e - do, C â n d i d o R i b e i r o de M i r a n d a , V i c t o r E u g ê n i o L e a l , A l t a - m i r o Coelho Duarte, Reyhaklo F r a n c i s c o da S i l v e i r a , E u - clydes Costa Cavalcante, A n t ô n i o J ú l i o de Mendonça, L u i z da S i l v a , H e n r i q u e de Souza G u i m a r ã e s , Orlando Sapucahy da S i l v a , F r a n c i s c o Machado Barcollos, Cacilda de O l i v e i r a R i b e i r o , Isabel Gomes de O l i v e i r a , Cezar A r m e l i m Guanaes, Pasphoal de Jesus, Jorge da S i l v e i r a Mascarenhas, J o s é F r a n c i s c o dos Santos, S e b a s t i ã o J o s é Bossa, L a u d i n o L u i z da Costa, Nancy da S i l v a , Octavio de B a r r o s , B e l a r m i n o A l e - xandre da S i l v a , J o s é C o r r ê a F r a n ç a , A t a u l p h o M o r e i r a d a Costa, A l b e r t o L u i z P e r e i r a , G u b e r Tavares A r a ú j o , J o ã o L y d i o , Jorge Rodrigues da Costa, Carlos Jorge W r e n c h e r , B y r o n F r e i r e de A m o r i m , J o a q u i m Marques .da S i l v a , B o a - v e n t u r a M a l a f a i a C o r r ê a , D a n i e l G l i o c h e , J o ã o L i m a , A l z e - m i r o Pedro Gomes, J o s é P e r e i r a G r i l l o , Domingos Cyllos do Nascimento, Affonso Mendes Soares, Orlando J o s é N o g u e i - ra, W a l d e m a r Soares V i n a g r e , W a l d e m i r o A n t ô n i o F u r t a d o , Jacob de S a n f A n n a , A n t ô n i o ' F e r r e i r a Bittencourt, M a r i o . C o r r ê a Cadilhos e L u c i a n o de F r e i t a s , revistos pelo senhor doutor Castro Nunes e os de A n t ô n i o Rego Passos, O s é a s d a S i l v e i r a , J o a q u i m P e r e i r a da S i l v a , . Manoel C o r r ê a , G o u - t r a n Prazeres, J o s é L u i z de Carvalho, M o a c y r de A r a ú j o Carvalho, V a l e n t i m do Rego B a r r o s , Manoel F r a z â o , Nero de O l i v e i r a , S e r a f i m Godinho, J o s é da S i l v a Sá, H e i t o r D u a r t e J ú n i o r , Á l v a r o Tavares, F r a n c i s c o P r e s i d i o de Macedo, G u s - tavo L i m a , Manoel R i b e i r o , " H e r m e l i n d o Rodrigues, J o a - q u i m D a n i e l Morgado, A n t ô n i o F l o r e n ç o dos Santos, A r n a l - do de P a u l a ' L i m a , G a b r i e l L u i z , A r i s t i d e s E d u a r d o Z u p o , Samuel O l i v e i r a Camargo,* H e n r i q u e Tavares da S i l v a , J o s é V a l e n t i m de F r e i t a s , J o ã o Damasceno da S i l v a Braga, F r e - derico F e r r e i r a Raymundo, Clementino F e r r e i r a da S i l v a , H é l i o B r a g a Soares da Cunha, R ú y Soares P e r e i r a , Noedg de Andrade M u n i z , S e r a f i m Ignacio dos Anjos, Claudino Alonso, H e n r i q u e J o s é Soares, A n t ô n i o F e r r e i r a dos S a n - tos, N i l o J o s é da S i l v e i r a , J o a q u i m G a r c i a , Manoel B a n d e i - r a , J o s é Duarte P i n t o , F r a n c i s c o L a g i n e s t r a Sobrinho, A n - t ô n i o da S i l v a L o u r e i r o , Fernando Narciso de F i g u e i r e d o , e W a l g r a n d F e r r e i r a , revistos pelo senhor doutor Jayme P i - nheiro de A n d r a d e .

O' senhor doutor J o s é D u a r t e pede adiamento do j u l g a - mento dos processos que lhe f o r a m d i s t r i b u í d o s , o que f o i concedido.

Nada mais havendo a tratar, f o i encerrada a sessão á s treze horas e m e i a . E , p a r a constar, eu, E v a r i s t o F e r r e i r a da V e i g a , secretario, mandei l a v r a r a presente acta, que vao por m i m assignada. — Evaristo Ferreira da Veiga. — Ar-

thur Soares.

E D I T A E S

A Secretaria do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do D i s t r i - cto F e d e r a l faz publico, para conhecimento dos interessados que, nos termos do artigo 5t f das I n s t r u c ç õ e s para as e l e i ç õ e s de representantes profissionaes á C â m a r a M u n i c i p a l do D i s - tricto F e d e r a l , pelo prazo de setenta e duas horas, contados da p u b l i c a ç ã o deste edital, a f i m de offerecerem as i m p u g n a - ções que tiverem, se encontram, na Secretaria, os processos seguintes:

Processo n . 43 A s s o c i a ç ã o dos O p e r á r i o s da A m e r i c a F a b r i l (Syndicato Profissional) — Delegado-eleitor, E d g a r d Noronha de F r e i t a s — R e l a t o r : D r . Castro N u n e s .

Processo n . 44 — Instituto da Ordem dos Advogados B r a s i l e i r o s — Delegado-eleitor — J o s é J ú l i o da S i l v e i r a M a r t i n s — R e l a t o r : D r . J o s é D u a r t e .

Processo n . 45 — Syndicato dos Ferragistas do R i o da Janeiro — Delegado-eleitor — Juscelino Barbosa — R e l a - t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo r.. -46 — Centro Beneficente Dr.. P e r e i r a P a s s o s — Delegado-eleitor, Manoel A l v e s P e n h a — R e l a t o r : D r . Moraes Sarmento.

Processo n . 47 — Syndicato dos Commeroantes de L a - d r i l h o s e L o u ç a s S a n i t á r i a s do R i o de Janeiro — Delegado- e l e i t o r : A n t ô n i o F r ó e s Cruz — R e l a t o r : D r . Castro Nunes.

Processo n . 48 Syndicato dos Commerciantes e I n s - talladores de M a t e r i a l E l e c t r i c o — Delegado-eleitor: D r . Salvador F r ó e s .— R e l a t o r : D r . Jayme P i n h e i r o .

Processo n . 49 L i g a de Hygiene D e n t a r i a — D e l e - - g a d o - é l e i t o r : D r . Sylzed J o s é de S a n f A n n a — R e l a t o r : D r .

J o s é D u a r t e ,

(5)

BOLETIM ELFJTOBAC Julho de 1935 1683 SaMmdo 1 3

i-i-ouesso n . 50 — A s s i s t ê n c i a D e n t a r i a I n f a n t i l — D e - legado-eleitor: F r e d e r i c o Carlos E y e r — R e l a t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo n . 51 — A s s o c i a ç ã o Central B r a s i l e i r a de C l - r u r g i õ e s Dentistas — • Delegado-eleitor: Adaucto de Assis

•— R e l a t o r : D r . Moraes S a r m e n t o .

Processo n . 52 — P o l y c l i n i c a de Botafogo ;— Delegado- e l e i t o r : D r . Carlos F í o r e n e i o de A b r e u e S i l v a — R e l a t o r : D r . Castro N u n e s .

Processo n . 53 — Casa dos A r t i s t a s — D e l e g a d o - e l e i - t o r : Jayme Costa — R e l a t o r : D r . J a y m e P i n h e i r o .

Processo n . 54 — . Syndicato dos Officiaes Maohinistas da M a r i n h a Mercante — D e l e g a d o - e l e i t o r : L e o n e l Marques

— R e l a t o r : D r . J o s é D u a r t e .

Processo n . 55 — C a i x a Beneficente dos Motoristas da P r e f e i t u r a do D i s t r i c t o F e d e r a l — D e l e g a d o - e l e i t o r : R a u l Fernandes Machado — R e l a t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo n . 56 — U n i ã o das E m p r c z a s de Omnibus do R i o de J a n e i r o (Syndicato Profissional) — D e l e g a d o - e l e i - t o r : Octavio V a l d e t a r i o C o i m b r a — R e l a t o r : D r . Moraes S a r m e n t o .

Processo n . 57 — A c a d e m i a Nacional de Medicina •—*

Delegado-eleitor: D r . A u g u s t o P a u l i n o — R e l a t o r : D r .

•Castro Nunes.

Processo n . 58 — U n i ã o P r o f i s s i o n a l F e m i n i n a — D e - legado-eleitor: D r a . L u i z a Sapienza — R e l a t o r : D r . Jayme P i n h e i r o .

P r o c e s s o * . . 59 — Syndicato dos Cabineiros de E l e v a d o r do D i s t r i c t o F e d e r a l —. Delegado-eleitor: Ismar Nascimento

— Relator, D r . J o s é D u a r t e .

Processo n . 60 — Soeiedade Beneficente dos Servidores do Estado — Delegado-eleitor: J o a q u i m M o r e i r a de B a r r o s O l i v e i r a L i m a — R e l a t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo n . 61 — Syndicato dos G a r ç o n s do R i o de J a - neiro — Delegado-eleitor: A n t ô n i o Telles M a r t i n s — R e l a - t o r : D r . Castro N u n e s .

Processo n . 62 — Centro Beneficente Conselheiro A n - t ô n i o Prado — D e l e g a d o - e l e i t o r : A l z i r o J o s é A n g i o n i —-

•Relator: D r . V . P i r a g i b e .

Dado e passado na cidade do R i o de Janeiro, ao quarto dia do mez de j u l h o de 1935. —. Pelo director, Modesto Do- natini Dias da Cruz.

A Secretaria do T r i b u n a l Regional do D i s t r i c t o F e d e r a l faz publico, p a r a conhecimento dos interessados que, nos termos do, A r t i g o 5o das I n s t r u c ç õ e s p a r a as e l e i ç õ e s de r e - presentantes profissionaes a C â m a r a M u n i c i p a l do D i s t r i c t o F e d e r a l , pelo praso de setenta e duas horas, contados da p u b l i c a ç ã o deste edital, a f i m de offerecerem as i m p u g n a - eões que tiverem, se encontram, na Secertaria, os proces- sos seguintes:

Processos:

N . 63 — Sociedade U n i ã o dos P r o p r i e t á r i o s de I m m o - veis — Delegado-eleitor, Octavio F e r r e i r a N o v a l ; relator, D r . Moraes Sarmento.

N . 64 — Cooperativa G e r a l do B r a s i l — Delegado-elei- tor, J ú l i o P e r e i r a M a r t i n s ; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 65 — Syndicato dos P r o p r i e t á r i o s de V e h i c u l o s de Carga do R i o de Janeiro — Delegado-eleitor, A m é r i c o P i - mentel Campos; relator, D r . Jayme P i n h e i r o .

N . 66 — Syndicato dos Industriaes Moagciros — D e - legado-eleitor, D r . Manfredo D e i a m a r e ; relator, D r . J o s é D u a r t e .

N . G7 — Instituto Permanente de Defesa dos F u n c c i o - a.-rios P ú b l i c o s — Delegado-eleitor, R a y m u n d o Pennaforte .Pereira; relator-, D r . V . P i r a g i b e .

N . 68 — Syndicat dos Industriaes de L ã , Soda e P è l l o

<— Delegado-eleitor, J ú l i o Pedroso de L i m a J u n i ò r ; relator, D r . Moraes S a r m e n t .

N . 6 9 — Centro dos Empregados do Caes do P o r t o —- Delegado-eleitor, F r a n c i s c o P e r e i r a V i c t o r i o ; relator, D r , Castro N u n e s .

N . 70 — U n i ã o dos Alfaiates e Classes Annexas — D e - legado-eleitor, Manoel L e i t e ; relator, D r . Jayme P i n h e i r o . N . 71 — Syndicato dos Trabalhadores em Transportes ,Terrestres — Delegado-eleitor. V i r i a t o A n t ô n i o Nunes; r e - lator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 72 — Sociedade Beneficente dos Empregados M u - nicipaes •— Delegado-eleitor. J o s é F e r r e i r a de A g u i a r ; r e l a - tor, Vicente P i r a g i b e .

N . 73 — Syndicato dos Mestres e Contra Mestres das Industrias T e x t i s do D . F . — Delegado-eleitor, Ernesto A l v e s de P a u l o ; relator, D r . Moraes S a r m e n t o .

N . 74 — Club dos Advogados — Delegado-eleitor, F r a n - cisco de P a u l a B a l d e s s a r i n i ; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 75 — Syndicato P r o f i s s i o n a l dos Corretores de S e - guro — Delegado-eleitor, H e i t o r L e m o s ; relator, D r . Jayme P i n h e i r o .

N . 7o — Syndicato Nacional de E n g e n h a r i a — Delegado- eleitor, B r a u l i o E u g ê n i o M u l l e r ; relator, D r . - J o s é D u a r t e . Dado e passado na eidade do R i o de Janeiro, em seis de j u l h o de m i l novecentos e t r i n t a e c i n c o . — Pelo d i r e - tor, Modesto Donatini Dias da Cruz.

A Secretaria do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do D i s t r i - cto F e d e r a l faz publico, p a r a conhecimento dos interessados que, nos termos do A r t i g o 5o das I n s t r u c ç õ e s para as e l e i - ções dc representantes profissionaes a Gamara M u n i c i p a l do D i s t r i c t o F e d e r a l , pelo praso de setenta e duas horas, conta- dos d a p u b l i c a ç ã o deste edital, a f i m de offerecerem as i m - p u g n a ç õ e s que t i v e r e m , se encontram, na Secretaria, os p r o - cessos seguintes:

Processos:

N . 77 — Syndicato dos Professores do D i s t r i c t o F e - deral — Delegado-eleitor, Carlos Nogueira B r a n c o ; relator, D r . Vicente P i r a g i b e .

N . 78 — Sociedade M u s i c a l de B e n e f i c ê n c i a — Dele-t gado-eleitor, J o ã o B a p t i s t a M a d u r e i r a da S i l v a ; r e & t o r , D r . Moraes S a r m e n t o .

N . 79 — P r o p r i e t á r i o s de V e h i c u l o s de Transportes de Carnes do D i s t r i c t o F e d e r a l — Delegado-eleitor, G e r a r d R o - cha D u a r t e ; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 80 — Syndicato dos L o g i s t a s — Delegado-eleitor, D r . J o s é de F r e i t a s Bastos; relator, D r . Jayme P i n h e i r o .

N . 81 — Sociedade B r a s i l e i r a de Neurologia, P s y c h i a - t r i a e Medicina L e g a l — Delegado-eleitor, D r . A n t ô n i o do Moraes A u s t r e g e s i l o ; relator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 82 — Syndicato dos Representantes Commerciaes junto . ás R e p a r t i ç õ e s P u b l i c a s — Delegado-eleitor, Á l v a r o Gomes R i b e i r o .

N . 83 — Syndicato dos O p e r á r i o s e Empregados em Cal-*

cados e Annexos — Delegado-eleitor, A n t ô n i o Resende V i - v e i r o s ; relator, D rv Moraes S a r m e n t o .

N . 84 — A s s o c i a ç ã o dos S e r v e n t u á r i o s da P r e f e i t u r a do D i s t r i c t o F e d e r a l — Delegado-eloitpr, D r . J o s é Nunes R a - mos; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 85 — U n i ã o dos Trabalhadores Metallurgieos — D e - legado-eleitor, B a r t h o l o m e u M a u r í c i o W a n d e r l e y ; relator, D r . J a y m e P i n h e i r o .

N . 86 — U n i ã o dos Trabalhadores do L i v r o e do J o r - n a l — Delegado-eleitor, Iguatemy Ramos S i l v a ; relator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 87 — Sociedade U n i ã o dos Foguistas — Delegado- eleitor, Severino' Mendes da' R o c h a ; relator, D r . V . P i r a - g i b e .

N . 88 — U n i ã o dos Funecionarios Civis do B r a s i l — Delegado-eleitor, Pedro M a i a ; relator, D r . Moraes S a r - m e n t o .

N . 89 — Sociedade B r a s i l e i r a de P r o c t o l o g í a — D e - legado-eleitor, D r . . A b d o n L i n s ; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 90 — Centro dos Radiotelegraphistas da M a r i n h a Mercante — Delegado-eleitor, O d i l o n M u n i z B a r r e t o ; r e l a - tor, D r . . Jayme P i n h e i r o .

N . 91 — U n i ã o dos Despachantes Aduaneiros do R i o de Janeiro — Delegado-eleitor, F r a n c i s c o B e r r i n i J ú n i o r ; r e - lator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 92 — Associação Central de B e n e f i c ê n c i a — D e l e g a - do-eleitor, commandante W i g a n d Joppert relator, D r . V . P i r a g i b e .

N . 93 — •Syndicato dos Empregados em Casas de P e - nhores — Delegado-eleitor, S e b a s t i ã o E l p i d i o de Azevedo;

relator, D r . Moraes S a r m e n t o .

Dado e passado na eidade do R i o de Janeiro, em oito de j u l h o de m i l novecentos e t r i n t a e c i n c o . — Pelo d i r e - tor, Modesto DonaUni Dias da Cnts.. .

(6)

Ifi84 Sabbado 13 POT.RTTM FTF.TTORAi: Julho de 1935

A S e c r e t a r i a do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do D i s - t r i c t o F e d e r a l , faz p u b l i c o , para conhecimento dos i n t e r e s - sados que, nos termos do A r t i g o 5o das I n s t r u c ç õ e s p a r a as e l e i ç õ e s de representantes profissionaes a C â m a r a M u n i c i - p a l do D i t r i c t o F e d e r a l , pelo praso de setenta e duas h o - ras, contados da p u b l i c a ç ã o deste e d i t a l , a f i m de offerece- r e m as i m p u g n a ç õ e s que tiverem, se encontram, n a S e c r e - t a r i a , os processos seguintes:

P r o c e s s o s :

N . 94 — Syndicato dos A r m a d o r e s Nacionaes — D e - legado-eleitor, c a p i t ã o N a p o l e ã o de A l c â n t a r a G u i m a r ã e s : relator, D r . Castro N u n e s .

N . 95 — Sociedade B r a s i l e i r a de U r o l o g i a — D e l e g a - do-eleitor, D r . A n t ô n i o G o n ç a l v e s P e r y a s s ú ; relator, D r . J a y m e P i n h e i r o .

N . 96 — A s s o c i a ç ã o Beneficente dos P r a t i c a n t e s d a E s t r a d a de F e r r o C e n t r a l do B r a s i l — Delegado-eleitor, Octavio J o s é dos Santos; relator, D r . J o s é D u a r t e *

N . 97 — Sociedade B r a s i l e i r a de P a d i a t r i a — D e l e - gado-eleitor, D r . L e o n e l Gonzaga; relator, D r . Moraes S a r - m e n t o .

N . 98 — Sociedade B r a s i l e i r a U n i t i v a — Delegado- eleitor, J o s é de P a u l a P i r e s ; relator, D r . Moraes Sarmento.

N . 99 — U n i ã o dos O p e r á r i o s E s t i v a d o r e s — D e l e g a - do-eleitor, L u i z de O l i v e i r a ; relator, D r . Castro N u n e s .

N . 100 — Syndicato dos L e i l o e i r o s P ú b l i c o s — D e l e - gado-eleitor, N i l o Esteves Cardoso; relator, D r . J a y m e P i - n h e i r a .

N . 101 — Syndicato dos Seguradores do R i o de J a - n e i r o — Delegado-eleitor, M a r i o F o s t e r V i d a i da C u n h a Bastos; relator, J o s é D u a r t e .

N . 102 — Caixa Social dos S e r v e n t u á r i o s da B i b l i o - theca M u n i c i p a l — Delegado-eleitor, A d h e m a r de C a r v a l h o ; relator, V . P i r a g i b e .

N . 103 — Syndicato dos O p e r á r i o s e m C e r â m i c a — Delegado-eleitor, A r l i n d o A r n o t ; relator, D r . Moraes S a r - mento .

N . 104 — Instituto B r a s i l e i r o de Contabilidade — D e - legado-eleitor, C o r n e l í o Marcondes da L u z ; relator, D r . Castro Nunes.

N . 105 — Syndicato d03 Industriaes de Productos Pharmaceuticos — Delegado-eleitor, D r , R a u l F e r r e i r a L e i t e ; relator, D r . Jayme P i n h e i r o .

N . 106 — Syndicato dos E l e c t r e c i s t a do. i s t r i c t o F e - deral — Delegado-eleitor, M i l t o n M a g a l h ã e s L y r i o ; r e l a - tor, D r . J o s é D u a r t e .

N . 107 — Sociedade B r a s i l e i r a de O p h t h a l m l o g i a — Delegado-eleitor, D r . Carlos P a i v a G o n ç a l v e s ; relator, D r . V . P i r a g i b e .

N . 108 — A s s o c i a ç ã o dos Médicos de A m b u l a t ó r i o —•

Delegado-eleitor, Affonso Homem de C a r v a l h o ; relator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 109 — Syndicato dos O p e r á r i o s e Empregados nas Industrias F r i g o r í f i c a s do D i s t r i c t o F e d e r a l — Delegado- eleitor, J o s é V i l a ç a ; relator, D r . J o s é D u a r t e .

N . 110 — L i g a B r a s i l e i r a de Hygiene Mental — D e - legado-eleitor, professor J ú l i o P i r e s P o r t o C a r r e r o ; r e l a - tor, D r . Jayme P i n h e i r o .

Dado e passado na cidade do R i o dc Janeiro, aos dez dias do mez de j u l h o de m i l novcentos e t r i n t a e c i n c o .

— Pelo director, Modesto Donatini Dias da' Cruz.

A Secretaria do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do D i s t r i - cto F e d e r a l faz p u b l i c o , para conhecimento dos interessa- dos que, nos t e r m o j do artigo 5o das I n s t r u c ç õ e s para as e l e i ç õ e s de representantes profissionaes á C â m a r a M u n i c i - p a l do D i s t r i c t o F e d e r a l , pelo prazo de setenta e duas h o - ras, contadas da p u b l i c a ç ã o deste edital, a f i m de offerece- r e m as i m p u g n a ç õ e s que t i v e r e m , se encontram, na Secre- t a r i a , os processos seguintes:

Processo n . 111 — Syndicato dos Commerciantes. A t a c a - distas do R i o de Janeiro — Delegado-eleitor: E n n i o Rego J a r d i m — R e l a t o r : D r . Castro N u n e s .

Processo n . 112 — Syndicato dos E n f e r m e i r o s T e r r e s - tres — .Delegado-eleitor: A r i s t i d e s Manoel Fernandes — R e - l a t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo n . 113 — Centro dos P r o p r i e t á r i o s de H o t é i s e Classes Annexas — Delegado-eleitor: L u i z A l v a s R o l i m - R e l a t o r : D r . M . Sarmento.

Processo n . 114 — A s s o c i a ç ã o B r a s i l e i r a de concretos

— D e i e g a d o - e l é i t o r : P r o f . Domingos J o s é da S i l v a C u n h a

— R e i a t o r : D r . Castro N u n e s .

Processo n . 115 — Instituto- B r a s i l e i r o de Es'.omalo- g i a — D e l e g a d o - e l e i t o r : D r . A g r i p p i n o E t h e ~ — Relatora D r . J a y m e P i n h e i r o .

Processo n . 116 — Syndicato dos Empregados Teiegra- phicos e Radiotelegraphicos — D e l e g a d o - e l e i t o r : A l b e r t o D e s i r é e R e y n a u d — R e l a t o r : D r . J o s é D u a r t e .

Processo n . 117 — Syndicato dos Negociantes de C a r - v o a r i a s — D e l e g a d o - e l e i t o r : Manoel Cai-los — R e l a t o r : D r . V . P i r a g i b e .

Processo n . 118 — Syndicato dos P r o p r i e t á r i o s do P h a r m a c i a s , D r o g a r i a s e L a b o r a t ó r i o s — D e l e g a d o - e l e i t o r : A r t h u r B a p t i s t a L o u r e i r o — R e l a t o r : D r . M o r a « s S a r - m e n t o .

Processo n . 119 — Syndicato dos P r o p r i e t á r i o s de P a - darias e Confeitarias do R i o de J a n e i r o — Delegado-eleitor i B r a u l i o R o d r i g u e s — R e l a t o r : D r . Castro N u n e s .

D a d o e passado na cidade do R i o de J a n e i r o , a dez dias do mez de j u l h o de m i l novecentos e t r i n t a e c i n c o . Pelo d i r e c t o r , Modesto Donatini Dias da Cruz.

TRANSFERENCIAS INDEFERIDAS

A Secretaria do T r i b u n a l Regional E l e i t o r a l do D i s t r i c t o F e d e r a l faz publico, p a r a conhecimento dos interessados que, f o r a m indeferidos os pedidos de transferencias dos e l e i - tores seguintes:

N . 3.422 — Oswaldo M o r e i r a de Souza, i n s c r i p . 2.376

— Santo A n t ô n i o .

N . 3.508 — M a r i a das D o r e s M e l i c n i o , i n s c r i p . 351 — A n d a r a h y .

N . 4.014 — Jorge da Conceição G u i m a r ã e s , i n s e r i p . 2.030 — A n d a r a h y .

N . 4.191 — E d g a r d Fernandes, i n s c r i p . 1.491 — Santa A n u a .

N . 4.200 — Carlos J o s é J o a q u i m de A s s u m p ç a o , i n s c r i p .

1.674 — A n d a r a h y . . N . 4.219 — B e n t o M a n o e l da S i l v a , i n s c r i p . 8.785 —

A n d a r a h y . . . . N . 4..268 — W a l d e m a r Hortencio Bastos, i n s c r i p . 2.011

— Realengo. . . N . 4.521 — J o s é G o n ç a l v e s T e i x e i r a , i n s c r i p . 309 — J a c a r e p a g u a . . , „ „ „ ,

N . 4.652 — V i c e n t e D ' U r s o , i n s c r i p . 4.958 — M a d u - Ós t í t u l o s s e r ã o restituidos ao eleitor pessoalmente, ou a quem apresentar o recibo de que trata o numero 3 das I n s t r u c ç õ e s , e disposto no § 5o do A r t . 80 do R e g . G e r a l . R i o de Janeiro, 8 de j u l h o de 1935. — P e l o director, Modesto Donatini Dias da Crv

ED1TAES £ AVISOS

QUALIFICAÇÃO "EX-OKFICIO"

Primeira Circumscripção

Q U A R T A Z O N A E L E I T O R A L

(Districtos municipaes de Ajnda,- Santo Antônio e Ilhas) Juiz — Dr. Fructuoso Moniz Barreto de Aragão Escrivão — Dr Carlos Waldemar de Figueiredo Direciona Geral do Expediente e Contabilidade da Policia

Civil do Districto Federal DESPACHO DE 14 DE J U N H O DE 1935

"Vistos, etc.

D e i x o de q u a l i f i c a r eleitores os alistandos Carlos A l b e r - to Thomaz Brandes, C i v i s M u l l e r da S i l v a P e r e i r a e J a i r o A l v e s de B a r r o s pelo m o t i v o que passo a e x p o r : O chefe da r e p a r t i ç ã o da P o l i c i a d a que perteneem taes funecionarios me remetteu em data de 9 de maio a r e l a ç ã o de f l s . 3 c o n -

Referências

Documentos relacionados

; MARIO JOSE' DA SILVA (1.800), filho de Pedro José da Silva e de Delpíima Rosa de Je3us .nascido a 30 de maio de 1914, no Districto Federal, residente á rua Coronel Agostinho,

Francisco de Miranda Soares votou em Vassouras, no pleito dc 14 de outubro.. (Qua- lificação requerida,

Norberto Lima dos Santos, filho de Joaquim Antônio iSantos e de Silvana Lima Santos, nascido a 13 de setembro de 1912, no Districto Federal, residente i rua São Gabriel n. 18

Emygdio Alves da Costa, filho de Manoel José da Cos- ta e de Altina Alves da Costa, nascido a 28 de ou- tubro de 1913, no Districto Federal, commercio, solteiro, com

José Antônio Alberto, inscripcão n... Ernesto Laurentino da Costa, inscripcão

Francisco de Paula Rocha Lagoa Filho Escrivão — Dr.. — Maurício Teixeira

$.96?• Aristides dos Santos Gonçalves (inscripção n. 5.148), filho de Manoel José Gonçalves e de Fortunata dos Santos Gonçalves, nascido a 4 de janeiro de 1906, cm Cimbjy

Joaquim Nunes, filho de João da Costa e de Maria da Gloria, nascido a 15 de maio de 1911, no Dis- tricto Federal, commercio, solteiro, com domicilio eleitoral no districto