• Nenhum resultado encontrado

XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Os principais desafios enfrentados pelo profissional Enfermeiro no controle da tuberculose na Atenção Primaria a Saúde

Ceilane Lima Araújo

Discente do curso de Enfermagem

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá ceilanelimaaraújo@gmail.com

Rosely Kalil de Freitas Castro Carrari de Amorim Docente do curso de Enfermagem

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá profroselykfc@gmail.com

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee.

Linha de pesquisa: Enfermagem- doenças transmissíveis.

Apresentação:

PÔSTER.

Resumo

Apesar da tuberculose ser uma patologia conhecida há milhares de anos, ainda representa um grave problema de saúde Pública e um desafio, principalmente para os países em desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi identificar os principais problemas enfrentados pelo Enfermeiro no controle da TB na Atenção Primária a saúde. Trata-se de uma pesquisa narrativa descritiva por meio de uma revisão bibliográfica. Para seleção dos artigos foi realizada uma busca na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) com cruzamento dos seguintes descritores DeCS: Tuberculose, enfermeiro, resolução de problemas e atenção primaria a saúde, entre os anos de 2014 a maio de 2019 sendo selecionado 10 artigos.

Conclui-se da análise dos trabalhos encontrados a necessidade do desenvolvimento de capacitações e treinamentos para os profissionais envolvidos no processo de tratamento da TB.

Palavras-chave: Tuberculose; Enfermeiro; Atenção Primária a saúde.

Abstract

Although tuberculosis (TB) has been a known condition for thousands of years, it

still represents a serious public health problem and a challenge, especially for

developing countries. The objective of this study was to identify the main

(2)

problems faced by nurses in the control of TB in Primary Health Care. It is a descriptive narrative research through a literature review. To select the articles, a search was performed in the Virtual Health Library (VHL) with the following DeCS descriptors: Tuberculosis, nurse, problem solving and primary health care, from 2014 to May 2019 and 10 articles were selected. It is concluded from the analysis of the studies found the need for development of training for professionals involved in the process of TB treatment.

Key-words: Tuberculosis; Nurse; P

rimary Health Care.

1. Introdução

Apesar de ser uma patologia conhecida há milhares de anos, a tuberculose (TB) ainda é considerada um grave problema de saúde pública e um desafio, principalmente para os países em desenvolvimento. No Brasil foram registrados, em média, 70 mil casos novos entre os anos de 2005 a 2014. (FURLAN, M.C.R;

JUNIOR A.G.S.; MARCON S.S,2017).

No ano de 2018 no Brasil, foram diagnosticados 72.788 casos novos de TB, e 14.083 casos de retratamento da patologia. O número de óbitos por TB notificados em 2017 foi de 4.534, mantendo a TB entre as 10 principais causas de morte no mundo. No Estado de São Paulo foram registrados 19.794 casos novos de TB dos quais 16,1% era retratamento da doença. (BOLETIM EPIDEMIOLOGICO, 2019).

Justiça-se o trabalho pelo fato de a TB ser uma patologia conhecida há milhares de anos, e mesmo assim apresentar uma alta incidência nos dias atuais, sendo, portanto, um objeto de pesquisa de suma importância para a determinação dos principais desafios envolvidos no seu tratamento.

Justifica-se ainda a escolha deste tema por fazer parte da agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da saúde, no eixo 6 doenças transmissíveis que trata da avaliação de estratégias para o acesso/adesão ao diagnóstico e tratamento da pessoa com tuberculose (BRASIL,2018).

Entre as patologias priorizadas pela política Nacional de Atenção Básica (PNAB), podemos ressaltar que a TB é uma das mais importantes e que o ministério da saúde vem desenvolvendo estratégias que visem o controle por meio de diagnósticos e tratamento da doença na atenção primária a saúde (RODRIGUES D.C.S, et al, 2017).

Dentro da Atenção Básica a estratégia Saúde da família é a principal

responsável pelo tratamento e desenvolvimento de estratégias no controle da

TB, e o Enfermeiro assume o papel primordial, por isso é importante ter

conhecimento dos fatores relacionados a sua atuação no contexto atual, no que

se diz respeito ao desenvolvimento de seu trabalho em relação a patologia,

podendo assim, discutir os principais problemas enfrentados na execução de seu

trabalho frente ao combate a patologia. (CONACIS,2014).

(3)

pessoas que procuram as unidades básicas de saúde (SOUSA, G.P.;

BALDOINO, L.S.; SILVA, M.R.S.,2016p.125)

2. Objetivos

“O objetivo deste trabalho foi identificar os principais problemas enfrentados pelo profissional enfermeiro no controle da TB na Atenção Primária a saúde”.

3. Materiais e Métodos

Trata-se de uma pesquisa narrativa descritiva por meio de uma revisão bibliográfica, para nortear a revisão formulou-se o seguinte questionamento:

sendo a tuberculose uma patologia antiga, quais os principais problemas enfrentados pelos enfermeiros no seu controle atualmente?

Para seleção dos artigos foi realizada uma busca na biblioteca virtual da saúde (BVS) com cruzamento dos seguintes descritores DeCS: Tuberculose, enfermeiro, resolução de problemas e atenção primaria a saúde. Por meio de filtros, foram selecionados os artigos disponíveis em texto completo, publicados nos últimos 5 anos no idioma português. Na pesquisa, foram acessadas as bases de dados de março a maio de 2018, utilizando os seguintes cruzamentos e operador boleano “AND”: “Tuberculose AND Enfermeiro”, “Tuberculose AND resolução de problemas”, “atenção primária a saúde AND Tuberculose”

conforme o quadro 1.

De acordo com Rother: Os artigos de revisão narrativa são publicações amplas apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento ou o

‘estado da arte’ de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou conceitual”. São textos que constituem a análise da literatura científica na interpretação e análise crítica do autor. A despeito de sua força de evidência científica ser considerada baixa devido à impossibilidade de reprodução de sua metodologia, as revisões narrativas podem contribuir no debate de determinadas temáticas, levantando questões e colaborando na aquisição e atualização do conhecimento em curto espaço de tempo (COSTA, et al, 2015 p.397)

Quadro 1 - Critérios de inclusão: artigos científicos, dos últimos 5 anos, texto completo e idioma português

Portal de pesquisa BVS

Critérios de inclusão Descritores de ciências de saúde (DeCS) e Operador

lógico booleano AND

“Tuberculose and

Enfermeiro” 279 Artigos Últimos 5 anos 40.

Artigos científicos 37

Texto completo disponível 33 Idioma português 13.

Continua...

(4)

Portal de pesquisa BVS

Critérios de inclusão Descritores de ciências de saúde (DeCS) e Operador

lógico booleano AND Tuberculose and resolução de problemas

11 Artigos Últimos 5 anos 2.

Artigos científicos 2 Texto completo disponível 2 Idioma português 1

Atenção primária a saúde and

tuberculose

960 Artigos Últimos 5 anos 299

Artigos científicos 239

Texto disponível completo 228 Idioma português 92

TOTAL 1250 artigos 106 artigos

Fonte: Elaborado pelos autores Fim do quadro

Os critérios de exclusão utilizados foram: outros idiomas, teses e dissertações, texto incompletos com mais de 5 anos inferiores a 2014.

Após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão os artigos restantes para serem utilizados no estudo passou por uma leitura criteriosa do texto, após a leitura foram descartados os artigos por não focar o assunto principal do tema abordado, artigos repetidos, não conter a TB como método, após essa etapa foram selecionados 10 artigos para inclusão no texto.

4. Resultados e Discussão

A partir dos cruzamentos realizados entre os descritores foram selecionados 10 artigos relacionados ao Quadro 2, a seguir:

Quadro 2 – cruzamento dos descritores e respectivos artigos encontrados, Guarujá 2019.

Tuberculose AND enfermeiro

Titulo Autor Rev./Vol./pág. Síntese do Artigo O vínculo com o

profissional de

saúde no

tratamento de tuberculose:

percepção dos usuários

(FURLAN, M.C.R;

JUNIOR A.G.S.;

MARCON S.S,2017).

Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro

O objetivo do estudo foi analisar, na visão dos usuários, em serviços centralizados e descentralizados, o vínculo entre os profissionais que atuam no tratamento da tuberculose e os usuários, após o estudo concluiu-se a necessidade de ampliação do vínculo.

O discurso de pessoas

acometidas por tuberculose sobre a adesão ao tratamento

DE SOUZA RODRIGUE S, Débora César et al;2017)

Ciência y

enfermeira XXIII (1): 67-76, 2017

A tuberculose destaca-se como a doença infecciosa que mais mata no mundo, portanto o objetivo do estudo foi identificar por meio de pessoas acometidas, os fatores que favorecem a adesão ao tratamento especifico, após analise identificou-se a necessidade da elaboração dos projetos terapêuticos.

Continua...

(5)

Tuberculose AND resolução de problemas A descoberta da

tuberculose no território:

análise

qualitativa do trabalho do agente

comunitário de saúde

CARDOZO GONZALE S, Roxana Isabel et al, agosto 2015

Ciência y

enfermeira XXI (2): 87-97, 2015.

O objetivo deste estudo foi analisar as ações de busca de casos de tuberculose no território pelo agente comunitário de saúde, bem como a sua articulação com o serviço de saúde para a continuidade das ações de diagnóstico.

Atenção primária a saúde AND tuberculose

Ações de

planejamento e monitoramento para o controle da tuberculose na atenção primária à saúde

ANDRADE, C.R.B.et al, 2017

Rev. APS. 2017 out/dez; 20(4):

493 - 500.

Apesar da tuberculose dispor de um tratamento eficaz, vem crescendo o aumento dos casos e isso pode ter relação com a forma como os serviços de saúde se organizam para detectar e tratar a doença. Portanto o objetivo desse estudo é descrever as ações de planejamento e monitoramento para o controle da Tuberculose na atenção primária.

Acesso ao diagnóstico de tuberculose sob a ótica dos profissionais de saúde

CECILIO, H.P.N.et al.;

2017

Texto Contexto Enferm, 2017;

26(3): e0230014 http://dx.doi.org/

10.1590/010407 0720170002300 14

O profissional de saúde atua como protagonista do sistema e das ações da rede de saúde. Portanto, este estudo teve por objetivo conhecer os aspectos que influenciam o acesso ao diagnóstico da tuberculose na ótica dos profissionais de saúde.

Controle da tuberculose em município fronteiriço:

análise da capacidade institucional dos serviços de saúde

CAMPOS, R. B. et al.;

2018

Cogitare

Enferm. (23)2:

e53251, 2018

No Brasil a Tuberculose é tida como prioridade para o ministério da saúde.

Por isso o objetivo deste estudo é analisar o controle da Tuberculose na atenção Primária a Saúde. Após análise do estudo observa-se a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde.

Acesso ao diagnóstico da tuberculose em município brasileiro de médio porte

DE FREITAS QUINTERO , M. C. et al.;

2018

Rev. Salud Pública. 20 (1):

103-109, 2018 DOI:

https://doi.org/1 0.15446/rsap.V2 0n1.64177

O Acesso aos serviços da rede básica a saúde ainda é considerada um desafio no Brasil, apesar da amplificação, e isso dificulta o diagnóstico precoce da tuberculose, que apresenta muitas fragilidades. Ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para o avanço deste nível de saúde.

Continua...

(6)

Atenção primária a saúde AND tuberculose Detecção da

tuberculose: a estrutura da atenção

primária à saúde

SPAGNOL O, L. M. L.

et al.; 2018

Rev. Gaúcha Enferm.

2018;39:

e20180157 Doi:

https://doi.org/1 0.1590/1983- 1447.2018.2018 0157

O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura da atenção primária à saúde para a detecção de casos de tuberculose em dois municípios do Rio Grande do Sul. Após analise observou-se que há diferentes estruturas entre os municípios, sendo recomendado uma coordenação da tuberculose.

Uso de registro eletrônico na detecção da tuberculose:

potencialidades e dificuldades na visão dos profissionais

TOMBERG, J. et al.;

2018

Cogitare

Enferm. (23)3:

e53918, 2018 http://dx.doi.org/

10.5380/ce.v23i 3.

O uso eletrônico de registros em alguns países tem demonstrado potencial para superar algumas das barreiras no tratamento da tuberculose, portanto, o objetivo deste estudo foi identificar as potencialidades e dificuldades no uso do sistema informatizado para detecção de casos de TB na atenção primária a saúde.

Coordenação e elenco de serviços no controle da tuberculose:

percepção de enfermeiros e médicos

CECILIO, H.P.M.;

FIGUEIRED O, R.M.;

MARCON, S. S., 2018

Cad. Saúde Colet. 2018, Rio de Janeiro, 26 (4): 439-445

O objetivo deste estudo foi comparar a perspectiva de enfermeiros e médicos sobre o desempenho dos serviços de saúde na coordenação e no elenco de serviços oferecidos ao paciente com tuberculose. Após analise notou-se que o serviço disponibilizado não contempla a assistência integral aos pacientes.

Fonte: Elaborado pelos autores Fim do quadro

5.1 Tuberculose

Dentro da Saúde pública a TB é considerada um grave problema, visto os altos índices de morbidade e mortalidade da patologia, necessitando do desenvolvimento de medidas especificas voltadas para o seu combate.

(CARDOZO GONZALES, R. I.; et al, 2015) e (FURLAN, M.C.R; JUNIOR A.G.S.;

MARCON S.S,2017)

Entre as ações consideradas mais importantes para o controle da TB está a detecção precoce dos casos que se destaca como fator essencial no combate à doença, por meio do diagnóstico e tratamento adequado das pessoas acometidas pela patologia com a descentralização do tratamento para atenção primária a saúde nos municípios e a horizontalização das ações de combate à doença. (CECILIO, H.P.M.; TESTON, E.F.; MARCON, S. S., 2017) e (SPAGNOLO, L. M. L.; et al, 2018)

Corroborando, a TB em 2015 foi considerada a doença infecciosa mais letal

no mundo. No Brasil o controle da TB é prioridade para o Ministério da Saúde,

que desenvolveu o plano nacional para o fim da doença, visando estratégias para

melhoria da qualidade do acesso e do atendimento as pessoas acometidas pela

doença. (BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO,2017)

(7)

mesmo a patologia estando evidente. Outro ponto a ser destacado é a dificuldade em identificar os sintomáticos respiratórios na população, que banaliza os próprios sintomas. (CECILIO, H. P.M; TESTON, E. F; MARCON, S.S, 2017)

A educação permanente é uma ferramenta que deve ser utilizada em todos os programas de saúde, e no combate a TB se torna essencial. Infelizmente, existem diversas falhas na assistência que podem ser causadas por falta de preparo dos profissionais além da falta de uma educação permanente constante, pois a maior parte desses profissionais relataram não terem participado de nenhum programa de capacitação ou qualificação. (CECILIO, H. P. M;

FIGUEIREDO, R. M; MARCON, S. S, 2018)

Corroborando, o profissional enfermeiro tem papel fundamental na prevenção e combate a TB, portanto para desenvolver essa função com qualidade é necessário comprometimento e planejamento por meio de um trabalho sistematizado que vise evitar intercorrências no processo de tratamento da patologia. (SOUSA, G.P.; BALDOINO, L.S.; SILVA, M.R.S, 2016)

A tuberculose na visão dos usuários

Uma das estratégias criadas na atenção básica, que é considerada essencial para a adesão ao tratamento da TB, está o vínculo entre profissionais de saúde e os pacientes. Segundo relato de pacientes acometidos pela patologia o enfermeiro é o profissional de escolha para resolver seus problemas, demostrando maior vínculo com este profissional. (FURLAN, M.C.R; JUNIOR A.G.S.; MARCON S.S,2017)

O profissional enfermeiro está diretamente vinculado ao cuidado prestado ao paciente com TB. Na ESF o enfermeiro é visto como o profissional que acompanha o doente em todas as fases da doença, sendo considerado pelos pacientes como o profissional que mais oferece cuidados e atenção durante o tratamento. (RODRIGUES D.C.S, et al, 2017)

Contrariamente, autores afirmam que todos os profissionais de saúde necessitam de comprometimento e envolvimento no controle da TB, e que o ACS é tido como protagonista neste processo, pois detém maior conhecimento em relação a população, sendo por isso de extrema necessidade o treinamento desses profissionais. Nesse contexto, o enfermeiro e o médico devem prepara- los para que exerçam seu trabalho dentro das ações preconizadas. (CECILIO, H. P.M; TESTON, E. F; MARCON, S.S, 2017)

5. Considerações Finais

Após o estudo identificou-se que são muitos os desafios vivenciados pelo profissional enfermeiro frente ao controle da TB. Podemos perceber que o diagnóstico precoce, a adesão ao tratamento, a rotatividade dos profissionais de saúde em conjunto com o desconhecimento e a falta de informações sobre os sinais e sintomas da patologia tanto pelos pacientes como pelos profissionais é um entrave no avanço do controle da doença.

Nesse contexto, o vínculo entre os profissionais de saúde e usuários pode

ser considerado como uma estratégia para fortalecer e potencializar a adesão

ao tratamento, contribuindo assim para melhoria do processo de tratamento da

patologia e, evidentemente, reduzir a mortalidade entre as pessoas acometidas

(8)

pela doença.

Portanto, torna-se essencial a necessidade do desenvolvimento de capacitações e treinamentos periódicos para os profissionais envolvidos no processo de tratamento da TB, a fim de que estes se sintam seguros e capazes de desenvolver ações eficazes, direcionadas ao controle da doença. O profissional enfermeiro, como ator principal desse processo, precisa estar preparado frente às dificuldades encontradas, por isso a importância e a necessidade de investir na educação permanente destes profissionais.

6. Referências

ANDRADE, C.R.B.et al.; ações de planejamento e monitoramento para o controle da tuberculose na atenção primária à saúde. Revista Atenção primária à saúde. Universidade federal de Juiz de Fora-UFJF. Vol.20 nº 4.out. /Dez:2017

disponível em: disponível em

http://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15865. Acesso em: 12 mai.

2019.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO, secretaria de vigilância em saúde. Ministério da Saúde. Brasil. vol. 48 nº 8. 2017 disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/marco/23/2017-V-48-N-8 Indicadores-prioritarios-para-o-monitoramento-do-Plano-Nacional-pelo-Fim-da- Tuberculose-como-Problema-de-Sa--de-P--blica-no-Brasil.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO, secretaria de vigilância em saúde. Ministério da Saúde. Brasil. vol. 50 nº 9. 2019. Disponível em https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/22/2019-009.pdf.

Acesso em: 12 set.2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Brasília: 2018. Disponível em

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_prioridades_pesquisa_ms.p df. Acesso em: 14 de abr. de 2019.

CAMPOS, Regiane Bezerra, et al. Controle da tuberculose em município fronteiriço: analise da capacidade institucional dos serviços de saúde. Cogitare enferm. Curitiba, v. 23, n. 2, e53251, 2018. Disponível em http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-

85362018000200310&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 mai. 2019. Epub 21-Jan-

(9)

http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95532015000200009.

CECILIO, Hellen Pollyanna Mantelo; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de;

MARCON, Sonia Silva. Coordenação e elenco de serviços no controle da tuberculose: percepção de enfermeiros e médicos. Cad. Saúde colet., Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p. 439-445, Dec. 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-

462X2018000400439&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 mai. 2019. Epub Oct 11, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800040410.

CECILIO, Hellen Pollyanna Mantelo; TESTON, Elen Ferraz; MARCON, Sonia Silva. Acesso ao diagnóstico de tuberculose sob a ótica dos profissionais de saúde. Texto contexto - enferm., v. 26, n. 3, e0230014, 2017 Disponível em http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

07072017000300301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 mai. 2019. Epub 17-Ago- 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017000230014.

CONACIS, I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. ;2014, Paraíba. Anais eletrônicos [...]Paraiba: O processo de trabalho do Enfermeiro nas ações de controle da tuberculose: Desafios e perspectivas,2014. Disponível em:

https://www.editorarealize.com.br/revistas/conacis/trabalhos/Modalidade_2data hora_12_03_2014_14_51_00_idinscrito_1367_29bc45f5ac993e42608456bf31a beb85.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. Desatando a trama das redes assistenciais sobre drogas: uma revisão narrativa da literatura. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 395-406, fev. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

81232015000200395&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mai. 2019.

http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015202.20682013.

DE FREITAS QUINTERO, Maria Celeste et al. Acesso ao diagnóstico da tuberculose em município brasileiro de médio porte. Rev. salud pública, Bogotá, v. 20, n. 1, p. 103-109, fev. 2018. Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-

00642018000100103&lng=en&nrm=iso. Acesso em 07 mai. 2019.

http://dx.doi.org/10.15446/rsap.v20n1.64177.

DE SOUZA RODRIGUES, Débora César et al. o discurso de pessoas acometidas por tuberculose sobre a adesão ao tratamento. Cienc. Enferm., Concepción, v. 23, n. 1, p. 67-76, abr. 2017 Disponível em https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-

95532017000100067&lng=es&nrm=iso. Acesso em 14 abr. 2019.

http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95532017000100067.

FURLAN MCR, JUNIOR AGS, MARCON SS. O vínculo com o profissional de saúde no tratamento de tuberculose: percepção dos usuários. 2017;7: e1934.

Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1934/1798.

Acesso em 14 abr. 2019.

(10)

SOUSA, G.P.; BALDOINO, L.S.; SILVA, M.R.S. Atuação do Enfermeiro no Controle da Tuberculose Pulmonar em Unidades Básicas de Saúde Teresina-PI.

Centro universitário uninovafapi Revista Interdisciplinar. Teresina-PI. Vol 9. Nº

4. Out./nov./Dez: 2016. Disponível em

https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/9 97. Acesso em: 08/05/2019.

SPAGNOLO, Lílian Moura de Lima et al. Detecção da tuberculose: a estrutura da atenção primária à saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 39,

e20180157, 2018 Disponível em Fonte: Elaborado pelos autores http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-

14472018000100467&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 mai. 2019. Epub 29-Nov- 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2018.20180157.

TOMBERG, Jéssica Oliveira et al. Uso de registro eletrônico na detecção da tuberculose: potencialidades e dificuldades na visão dos profissionais. Cogitare enferm., Curitiba, v. 23, n. 3, e53918, 2018 Disponível em http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-

85362018000300308&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 mai. 2019. Epub 31-Jan-

2019. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i3.53918.

Referências

Documentos relacionados

Sendo então, as fases designadas como: Exploração, envolvimento, desenvolvimento, consolidação e estagnação. Esta última podendo desencadear o declínio ou rejuvenescimento.

Segundo Minine (2003), a partir de maio de 1940 o valor do salário mínimo passou a vigorar no país, que foi dividido em 22 regiões: os vinte estados existentes na

O trabalho científico em questão tem como objetivo discorrer sobre o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no Centro de Materiais e Esterilização

Este experimento contém três etapas principais. Na primeira, os alunos reunidos em grupos construirão os sólidos que serão comparados. Esta parte, além de trabalhar

(2010) apontam em seu estudo, realizado com adolescentes escolares com idade entre 11-14 anos os fatores associados à experimentação do cigarro de forma precoce

• National Immigrant Support Centres; • Local Immigrant Support Centres • Migrant Hotline (808 257 257);. • Telephone translation service (60 languages); • Portuguese for

São muitas as oportunidades de trabalho para oferecer ao aluno com SD a fim de estimular o desenvolvimento da criança, porém, cabe ressaltar que a velocidade de

2º Esta tabela indica honorários proporcionais aos serviços jurídicos contratados, devendo ser levada em consideração a maior ou menor complexidade da causa, o trabalho e