• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.7 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.7 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

M O D I F I C A Ç Ã O N A T É C N I C A D E N E U R E C T O M I A P E R I F É R I C A P A R A T R A T A M E N T O D A N E U R A L G I A D O T R I G Ê M E O . N O T A

P R É V I A

J O S É Z A C L I S *

Diante dos bons resultados obtidos por Melaragno e Tenuto * com a mistura sulfato de amônio e novocaína no tratamento da ciática ( m é -todo de Judovich e Bates), resolvemos tentar igual terapêutica na neu-ralgia do trigêmeo, infiltrando o ramo ou os ramos comprometidos. Decorrido cerca de um ano, convencemo-nos da ineficácia do método para a trigeminalgia. Tendo, porém, observado cessação da dor logo após a injeção em muitos dos doentes tratados, o que só podia ser atri-buído à ação da novocaína — produzindo secção fisiológica do nervo — propusemo-nos prolongar esse efeito à custa de secção anatômica.

Semelhantes procedimentos, constituindo as mais antigas tentativas de tratamento cirúrgico da trigeminalgia, foram abandonados em virtude dos maus resultados, devidos à propriedade de regeneração das fibras. Visando criar condições desfavoráveis à regeneração e prevenir eventual neuroma doloroso, decidimos interromper a continuidade do nervo afe-tado e tratar seu coto proximal com álcool, após prévia novocainização. Por temer o malogro do processo, tendo em vista o insucesso da maio-ria dos que tentaram curar neuralgias do trigêmeo operando sobre seus ramos periféricos, mas movidos pela necessidade de proporcionar alívio, pelo menos temporário, aos pacientes que, em virtude da pequena ca-pacidade do Serviço de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas não conseguiam internação para uma operação radical, adotamos vias de acesso pelo vestíbulo oral, de modo que, em caso de fracasso, o doente nada perderia: uma intervenção ulterior em nada ficaria prejudicada e sua face não ficaria marcada por cicatriz.

Estamos empregando este método há pouco mais de um ano, tendo sido operados 14 doentes. Todas as intervenções decorreram sem qualquer complicação, imediata ou tardia. A s dores de que os pacientes se queixavam desapareceram integralmente e, até a presente data, não houve caso algum de recidiva.

Por julgarmos reduzido o número de casos e muito curto o período de observação, deixamos para outra oportunidade uma publicação com

N o t a p r é v i a a p r e s e n t a d a â S e c ç ã o d e N e u r o - P s i q u i a t r i a d a A s s o c i a ç ã o P a u l i s t a d e M e d i c i n a , e m 5 n o v e m b r o 1 9 4 8 .

* A s s i s t e n t e d e C l í n i c a N e u r o l ó g i c a d a F a c . M e d . U n i v . S ã o P a u l o ( S e r v i ç o d o P r o f . A . T o l o s a ) .

(2)

complications. There was complete disappearance of the pain and it did not return up to the present days in all the cases. Because of the small number of patients and the short time of observation (longest follow-up of one year) a detailed description of the method and further observation will be published as soon as a sufficient number of patients will be available and the follow-up period long enough.

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

MARGARET

ANÁLISES DE LIVROS 79.

[r]

[r]

[r]

TROMBOSES DA ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA E SEUS RAMOS (THROMBOSES OF THE INTERNAL CAROTID ARTERY AND

MALFORMAÇÃO CONGÊNITA DAS PRIMEIRAS VÉRTEBRAS CERVICAIS COM OCCIPITALIZA¬ ÇÃO DO ATLAS E DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS ASSOCIADOS — 3.ª OBSERVAÇÃO ( M A L - FORMATION