• Nenhum resultado encontrado

Maria Rita de Assis César. A Invenção da Adolescência no Discurso Psicopedagógico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Maria Rita de Assis César. A Invenção da Adolescência no Discurso Psicopedagógico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Maria Rita de Assis César

A Invenção da “Adolescência” no Discurso Psicopedagógico

Campinas

1998

(2)

Maria Rita de Assis César

Este exemplar corresponde à redação final da dissertação defendida por

MARIA RITA DE ASSIS CÉSAR e aprovada pela Comissão Julgadora.

Data:

Assinatura:____________________

(Orientadora)

(3)

Dissertação apresentada, como exigência parcial para obtenção do Título de MESTRE em EDUCAÇÃO na Àrea de Concentração: Metodologia de Ensino, à Comissão Julgadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Faccioli Camargo.

(4)
(5)

Comissão Julgadora:

________________________________ Profa. Dra. Ana Maria Faccioli Camargo (Orientadora)

_________________________ Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes

___________________________ Profa. Dra. Luzia Margareth Rago

(6)

Agradecimentos

O presente trabalho é a culminação de uma pesquisa sobre a invenção da “adolescência” no discurso psicopedagógico, ao longo da qual tive a feliz oportunidade de contar com o apoio e a dedicação de inúmeras pessoas e instituições, às quais gostaria de expressar o meu mais sincero agradecimento.

Primeiramente, agradeço à Profa. Dra. Ana Maria Faccioli Camargo, orientadora atenta e cuidadosa, capaz de acompanhar as diversas etapas de elaboração da pesquisa propondo sempre boas sugestões e críticas pertinentes, estimulando e respeitando o espaço da criação intelectual. Junto à Profa. Ana Maria, encontrei um campo vivo de reflexão, um lugar para as rupturas, para um pensamento que incorpora a idéia de tempo, possibilitando novas reflexões e diferentes formas de pensamento.

De Setembro de 1997 a Outubro de 1998, recebi financiamento da CAPES, instituição à qual sou grata pelo auxílio proporcionado.

Agradeço também aos professores que participaram do Exame de Qualificação, e que compuseram a Banca Examinadora, pelas críticas e sugestões: Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes, FE-UNICAMP, e Profa. Dra. Margareth Rago, IFCH-UNICAMP. Meus agradecimentos, também, à Profa. Dra. Salma Tannus Muchail, Prof. Dr. Milton Almeida, Prof. Dra. Elisa Kossovich, Profa. Dra. Ernesta Zamboni, Profa. Dra. Isaura R. F. Guimarães, bem como aos funcionários da Secretaria de Pós-Graduação, e da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Finalmente, expresso o meu muito obrigado a todos os amigos e colegas com quem pude discutir aspectos da minha Dissertação, entre os quais gostaria de mencionar Marcos Antonio Cintra, Denise Portinari, Heloísa Pait, Luís Carlos Rigo e Ana Beatriz Linardi. Agradeço também aos colegas do GEISH, Grupo de Estudo em Sexualidade Humana, FE - UNICAMP.

(7)

Agradeço à minha mãe, demais familiares e amigos, pelo apoio e amparo irrestritos, em todas as circunstâncias.

Evoco a memória de meu pai, homem da ciência de seu tempo, de quem herdei sua curiosidade pelo conhecimento e uma enorme paixão por livros e saberes.

Dedico esse trabalho ao André, com quem compartilho paixões, inclusive essa herdada de meu pai, e que me ensina a transformar sentimento em ferramenta de reflexão.

(8)

Todos os meus livros ... são, se você quiser, caixinhas de ferramenta. Se as pessoas querem abri-los, se servir dessa frase, daquela idéia, de uma análise como de uma chave de fenda ou uma torquês, para provocar um curto-circuito, desacreditar os sistemas de poder, eventualmente até os mesmos que inspiraram meus livros... pois tanto melhor.

Michel Foucault

Já que se trata de reprovar os danos da sociedade e os abusos de quem abusa, ele não hesita (...). Acha mais difícil pronuciar-se sobre os remédios, primeiro porque gostaria de certificar-se de que não provocariam danos e abusos maiores (...). Só lhe resta expor esses belos pensamentos de forma sistemática, mas um escrúpulo o retém: e se daí decorresse um modelo? Assim, prefere manter suas convicções em estado fluido, verificá-las caso a caso e fazer delas a regra implícita do próprio comportamento cotidiano, no fazer ou não-fazer, no escolher ou no excluir, no falar ou no calar-se.

(9)

Índice

página

Introdução 1

A mudança na ordem das coisas: A ciência inventa uma “adolescência” 14

“Adolescência”: Um novo território de investigação 30

Da adolescência em perigo à adolescência perigosa 63

O jovem masturbador e o Clamor do sexo 87

Kids: Fragmentos de uma morte anunciada (?) 110

(10)

ILUSTRAÇÕES:

I. Capa de Adolescência, o drama de uma idade; NÉRICI, I. (1967, 3a. ed.)

após p. 2

II. Parte do índice de La Psicologia de la Adolescência; BROOKS, D. F. (1948)

após p. 9 III. Índice de Adolescência, o despertar do sexo; TIBA, I. (1994, 2a. ed.) após p. 30

IV. Capa de L’Âme de L’Adolescente; MENDOUSSE, P. (1955)

após p. 39

V. Parte do índice de L’Âme de L’Adolescente; MENDOUSSE, P. (1955)

após p. 40

VI. Capa de A Adolescência; DEBESSE, M. (1965, 3a. ed.)

após p. 47

VII. Capa de El niño de 13 y 14 años e El niño de 15 y 16 años; GESELL, A. (1967 3a. ed.)

após p. 49

VIII. Índice de A Adolescência; DEBESSE, M. (1965, 3a. ed.)

após p. 51

IX. Parte do índice de La Psicologia de la Adolescência; BROOKS, D. F. (1948)

após p. 60

X. Foto de Hooligans or Rebels? An Oral History of Working Class Childhood

and Youth. 1889-1939, p.202; HUMPHRIES, S. (1984)

após p. 64

XI. Foto de The Vicious Girl and the Street Corner Boy: Sexuality and Gendered

Delinquent in Scottish Child-Saving Movement. 1850-1940, p.553; MANHOOD, L.; LITTLEWOOD, B. (1994)

Referências

Documentos relacionados

Dissertação apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Tecnologias

Dissertação apresentada à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Psicologia Clínica , Núcleo de Estudos da Subjetividade, pela

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em Educação:

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em

Dissertação apresentada como exigência parcial para a obtenção do Título de MESTRE em Terapia Ocupacional na Área de Concentração: Processos de Intervenção em Terapia

Dissertação apresentada à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob

Dissertação apresentada à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção to título de MESTRE em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica