• Nenhum resultado encontrado

Profa. Ana Flávia Borges

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Profa. Ana Flávia Borges"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

REDE JURIS – CARREIRAS JURÍDICAS DIREITO DAS SUCESSÕES Profa. Ana Flávia Borges

“A morte sempre chega pontualmente na hora incerta”. (Mário Quintana) 1. PRINCÍPIO DA SAISINE (ou direito de saisine)

- Em francês se pronuncia “cesíni”

- Surgiu na Idade Média e foi instituído pelo direito costumeiro francês.

- Instituído na França desde o século XIII, determina que a propriedade e a posse da herança passem aos herdeiros com a morte do de cujus.

- O próprio falecido transmite ao sucessor o domínio e a posse da herança (le mort saisit le vif). Isto ocorre por efeito direto da lei.

- Encontra-se no art. 1784 do CC: Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

- Embora a morte não se confunda com a transmissão da herança, já que a morte é pressuposto para a transmissão da herança, a lei, por uma ficção, torna-as coincidentes em termos cronológicos, presumindo que o próprio falecido investiu seus herdeiros no domínio e na posse indireta de seu patrimônio, porque o patrimônio não pode ficar sem titular.

- Por força desse princípio, no mesmo instante em que acontece a morte, abre-se a sucessão e transmite-se a herança aos herdeiros legítimos e testamentários, ainda que ignorem o fato da morte.

- Não há direito subjetivo sem titular, por isso os bens não podem ficar sem donos.

4.1. Consequências:

Deste princípio decorrem várias consequências, dentre elas podemos destacar:

- A legitimação para suceder é regulada pela lei vigente ao tempo da abertura da sucessão (art. 1787)

- O herdeiro que sobrevive ao de cujus, mesmo que por um instante, herda os bens deixados e os transmite aos seus sucessores, se falecer em seguida;

- é na ocasião da transmissão da herança (ou seja no momento da morte) que se deve verificar o valor dos bens que compõem o acervo hereditário, de forma a determinar o monte partilhável e o valor do imposto de transmissão causa mortis. (Súmula 112 do STF dispõe: O imposto de transmissão causa mortis é devido pela alíquota vigente ao tempo da abertura da sucessão).

OBS: DIFERENÇA ENTRE MEAÇÃO E HERANÇA: Cabe lembrar que os institutos da meação e da sucessão se diferenciam. A meação decorre do Direito de Família e se refere à divisão dos bens comuns, dependendo do regime matrimonial de bens. Por outro lado, a sucessão ocorre sobre os bens deixados pelo falecido, sendo deferida a transmissão causa mortis. Assim, excluída a meação há o patrimônio do falecido, que é a herança a ser dividida legalmente entre os herdeiros.

2. ESPÉCIES DE SUCESSÃO

Art. 1786 – “a sucessão dá-se por lei ou ato de última vontade”

2.1 Quanto à fonte, a sucessão pode ser:

a) Legítima ou ab intestato – ocorre em virtude da lei

*Art. 1788 – pessoa que morre sem testamento, a herança é transmitida aos herdeiros legítimos indicados na lei (art. 1829), de acordo com uma ordem de preferência (ordem de vocação hereditária).

(2)

Representa a vontade presumida do falecido de transmitir seu patrimônio às pessoas indicadas na lei, porque se quisesse de outra forma teria deixado testamento.

*Art. 1788, segunda parte – a sucessão pode ser ao mesmo tempo legítima e testamentária - qdo o testamento não abrange todos os bens do de cujus, os não incluídos passam aos herdeiros legítimos

* Art. 1788, parte final – se o testamento caducar ou for julgado nulo, a sucessão será legítima. Ex: falta dos bens deixados, revogação do testamento.

b) Testamentária – dá-se por disposição de última vontade, expressa em testamento ou codicilo.

Codicilo: ato de última vontade para disposições de pequeno valor. Ex: pessoa dispõe em um documento assinado sobre como quer o seu enterro, ou para quem quer dar as suas jóias, suas roupas, etc.

Art. 1846 – Havendo herdeiros necessários – herança dividida em duas partes: porção disponível e legítima (assegurada aos herdeiros necessários).

Não havendo herdeiros necessários, a liberdade de testar é plena. Neste caso o testador pode afastar os colaterais (art. 1850).

2.2 Quanto aos efeitos a sucessão pode ser:

a) Sucessão a título universal – o herdeiro sucede na totalidade, fração ou porcentagem da

herança. Ex: pai morre e deixa dois carros e duas casas, os herdeiros são chamados a suceder em todos os bens, ou em frações ou partes ideais da herança e não sobre determinados bens. Ou o pai morre e deixa testamento, os herdeiros são chamados a suceder na parte que lhes cabe. - Pode ocorrer na sucessão legítima e na testamentária.

b) Sucessão a título singular – quando o testador deixa um bem certo e determinado (legado)

ao beneficiário (legatário). Legatário não é o mesmo que herdeiro. Não representa o falecido e não responde pelas dívidas e encargos da herança.

Legatário adquire a propriedade: Legatário adquire a posse:

-bens fungíveis- só na partilha - tanto dos bens fungíveis ou infungíveis - bens infungíveis – desde a abertura da sucessão pode requerer aos herdeiros, mas estes

são obrigados a entregar após a partilha.

OBS1: A sucessão legítima é sempre a título universal porque transfere aos herdeiros a totalidade ou fração ideal do patrimônio do de cujus. A sucessão testamentária pode ser a título universal ou a título singular, conforme a vontade do testador.

OBS2: De forma expressa a lei proíbe pacto sucessório: a herança de pessoa viva não pode ser objeto de contrato (art. 426, CC). Qualquer avença que afronte essa vedação legal é nula (art. 166, VI, CC).

3. ESPÉCIES DE SUCESSORES

3.1. Herdeiro Legítimo – indicado pela lei em ordem preferencial (art. 1829)

3.2. Herdeiro Testamentário (ou instituído) – beneficiado em ato de última vontade, com uma

parte ideal do acervo hereditário, sem individuação dos bens.

3.3. Herdeiro Necessário (legitimário ou reservatário) – é o ascendente, o descendente (parentes

(3)

3.4 Herdeiro Universal- herdeiro único. Recebe a totalidade de herança.

Recebe os bens mediante auto de adjudicação lavrado no inventário.

3.5. Legatário – sucessor contemplado em ato de última vontade (testamento ou codicilo) com

bem certo e determinado

4. LUGAR EM QUE SE ABRE A SUCESSÃO

Art. 1785 – no lugar do último domicílio do falecido. Esse é o foro competente para o processamento do inventário, mesmo que o óbito tenha ocorrido em outro local (até no exterior) e mesmo que haja bens em outros lugares.

- Predomina o entendimento jurisprudencial que aberto o inventário em qualquer outro juízo, a incompetência é relativa –prorrogável ante o silêncio dos interessados, não pode ser reconhecida de ofício pelo juiz.

- A lei estabelece a competência da autoridade judiciária brasileira para o inventário dos bens aqui situados (LINDB, art. 10)

Mesmo se o morto fosse estrangeiro e tivesse domicílio fora do país, o fato de ter bens aqui firma a competência da justiça brasileira. Se o falecido deixa bens fora do Brasil, o foro competente para o inventário é o do país onde se situam os bens

OBS: O juízo do inventário atrai as ações que lhe sejam relativas.

No novo CPC houve alteração nas regras de competência para o inventário judicial:

Art. 48. O foro de domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o

inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última

vontade, a impugnação ou anulação de partilha extrajudicial e para todas as ações

em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.

Parágrafo único. Se o autor da herança não possuía domicílio certo, é competente:

I - o foro de situação dos bens imóveis;

II - havendo bens imóveis em foros diferentes, qualquer destes;

III - não havendo bens imóveis, o foro do local de qualquer dos bens do espólio.

DA HERANÇA E SUA ADMINISTRAÇÃO 1. Indivisibilidade e unidade da herança

A Herança é uma universalidade indivisível, é um todo unitário.

Art. 1791 - a herança defere-se como um todo unitário, ainda que haja vários herdeiros. Se há um herdeiro há uma herança. Se há 15 herdeiros há uma herança.

Art. 1791, parágrafo único- até a partilha, o direitos dos herdeiros é regido pelas normas relativas ao condomínio (art. 1314 a 1326 do CC). Cada um dos herdeiros tem os mesmos direitos e deveres em relação ao todo.

→ Antes da partilha nenhum herdeiro tem a posse ou a propriedade exclusiva sobre um bem certo e determinado. Só a partilha individualiza os bens que cabem à cada herdeiro e atribui os quinhões de cada sucessor.

A indivisibilidade nasce no momento da abertura da sucessão.

A herança constitui um núcleo unitário. Não é suscetível de divisão em partes materiais enquanto permanecer como herança.

(4)

- O herdeiro pode alienar ou ceder sua quota ideal, antes da partilha (direito à sucessão aberta) – art. 80, II,CC considera-o bem imóvel. Faz-se uma escritura pública de cessão de direitos hereditários.

- Arts. 1793 a 1795 cessão à pessoa estranha à sucessão – direito de preferência

* o coerdeiro que não for informado sobre a cessão ou não concordar com ela pode depositar o preço em juízo e receber a cota cedida a estranho – direito de preferência (regras relativas ao condomínio)

OBS: Cada um dos herdeiros tem os mesmos direitos e deveres em relação ao todo.

A indivisibilidade diz respeito ao domínio e à posse dos bens hereditários, desde a abertura da sucessão até a partilha.

OBS2: É ineficaz a cessão de direitos hereditários sobre qualquer bem da herança considerado singularmente.

2. ADMINISTRAÇÃO DA HERANÇA Responsabilidade dos herdeiros

- Art. 1792, CC (ler)

- Direito romano – o herdeiro respondia pelas dívidas do de cujus de forma ilimitada e absoluta. O seu patrimônio se confundia com o do falecido, o que podia prejudicá-lo e prejudicar seus próprios credores. Para evitar este inconveniente, após um tempo, permitiu-se a aceitação da herança livre das dívidas. Finalmente, Justiniano em 531 disciplinou a aceitação da herança sob benefício do inventário, onde o herdeiro só aceitava a herança se, após o inventário, se verificasse que o ativo superava o passivo.

- No Brasil, o CC/1916 tornou regra geral a aceitação da herança sob benefício do inventário impondo que as responsabilidades dos herdeiros nunca ultrapassariam as forças da herança. Tal determinação foi reproduzida no art. 1792 do CC/02. (Pode-se dizer que no nosso ordenamento, a aceitação da herança é sempre a benefício do inventário).

- Assim, se o passivo for maior que o ativo, a situação é de insolvência civil, incumbindo ao inventariante requerê-la - concurso de credores, regendo-se as preferências e privilégios pelas regras próprias.

- O herdeiro deve fazer o inventário para provar as forças da herança para os credores. Na ausência de inventário ou com um inventário lacunoso, o herdeiro deve usar outros meios de prova para evidenciar o “excesso” (existência de débito além das forças da herança).

- No inventário é feito um levantamento do patrimônio do falecido, relacionando-se os bens, créditos e débitos. As dívidas são da herança, que responde por elas (art. 1997). Só serão partilhados os bens e valores que restarem depois de pagas as dívidas.

Cessão de direitos hereditários

É próprio dos direitos patrimoniais a TRANSMISSIBILIDADE.

O direito à sucessão aberta, como qualquer direito patrimonial de conteúdo econômico, pode ser comercializado. Se não houver nenhuma cláusula de inalienabilidade imposta aos bens deixados pelo de cujus, o herdeiro pode promover a transferência de seus direitos ou quinhão por meio de cessão.

Não pode fazer isso depois de julgada a partilha

Cessão da herança ou cessão de direitos hereditários – transferência que o herdeiro, legítimo ou testamentário, faz a outrem de todo quinhão ou de parte dele, que lhe compete após a abertura da sucessão - negócio jurídico translativo inter vivos. Só pode ser celebrado após a abertura da sucessão.

(5)

- Direito à sucessão aberta – bem imóvel – ainda que todos os bens deixados sejam móveis. - Como o direito a sucessão aberta é considerado bem imóvel, o negócio jurídico exige escritura pública e outorga uxória ou marital, como condição de validade do negócio.

- O que se considera imóvel não é o direito aos bens componentes da herança, mas o direito à herança, como uma unidade abstrata.

- O cessionário adquire a título universal, porque recebe uma cota-parte do patrimônio

- Pode ser gratuita (assemelhando-se a uma doação) ou onerosa (assemelhando-se a uma compra e venda.

O cedente garante a existência do direito cedido, não a sua extensão ou quantidade de bens, correndo o cessionário o risco da herança ser mais ou menos absorvida pelas dívidas. O cessionário assume o lugar e a posição jurídica do cedente (mas não assume a qualidade de herdeiro, que é pessoal e intransferível), fincando sub-rogado em todos os direitos e obrigações, como se fosse o próprio herdeiro, recebendo, na partilha, o que o herdeiro cedente haveria de receber.

O coerdeiro pode ceder quota-parte ou parcela de quota-parte da herança, mas nunca um ou mais bens determinados – Isso decorre da Indivisibilidade da herança e da incerteza relativa aos bens que tocarão a cada coerdeiro por ocasião da partilha.

- Se o cedente discriminar as coisas que pretende alienar, a alienação será ineficaz perante os outros coerdeiros (art. 1793, § 2º). Nada impede que o cedente especifique um bem como integrante de sua quota-parte, mas isso não obriga os demais herdeiros – se estes concordarem com a cláusula inserida no instrumento de cessão, podem acordar que o bem especificado faça parte da quota que caberia ao cessionário, mas não estão obrigados a fazê-lo.

OBS: Art. 1793, §1º, CC

- A cessão abrange os direitos hereditários havidos até a data da realização da cessão. Se depois dela, houver em favor do cedente substituição (ele ser indicado no lugar de herdeiro ou legatário que não aceitar ou não puder aceitar a herança) ou direito de acrescer (ex. renúncia de co-herdeiro), os direitos resultantes presumem-se não abrangidos no ato de alienação do quinhão hereditário.

Direito de preferência do coerdeiro

Sendo o direito à posse e propriedade da herança indivisível, aplicando-se as normas relativas ao condomínio (art. 1791) o coerdeiro não poderá ceder a sua quota hereditária a pessoa estranha à sucessão se outro herdeiro a quiser, tanto por tanto – ART. 1794 (LER)

- ART. 1795

Repete a regra do art. 504, caput, do CC – condomínio

- O coerdeiro preterido pode exercer seu direito de preferência ou prelação, pela ação de preempção, ajuizada no prazo decadencial de 180 dias, contados da cessão, na qual efetuará o depósito do preço pago, havendo para si a parte vendida a terceiro.

- Qualquer impugnação à cessão que não puder ser decidida de plano pelo juiz - caberá às partes recorrer às vias ordinárias, ficando reservada a quota da herança sub judice.

- A preferência só pode ser exercida nas cessões onerosas, como se depreende da expressão “tanto por tanto”. Se é feita gratuitamente não há direito do coerdeiro, assim como se é feita a outro coerdeiro que, logicamente, não é pessoa estranha à sucessão.

3. Abertura do Inventário

OBS: O prazo de 30 dias previsto no art. 1796 do Código Civil não é o prazo que deve ser

(6)

- O prazo para abertura e finalização do inventário está no novo CPC e é de 02 (dois) meses

contados da abertura da sucessão e 12 meses para conclusão, podendo ser prorrogado a

requerimento das partes ou de ofício pelo juiz.

Novo CPC. Art. 611. O processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro

de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze)

meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento

de parte.

OBS: Cada Estado pode instituir multa sobre o imposto a recolher, como sanção pela não observância desse prazo (STF, Súmula 542). Em Goiás, essa multa vai de 10% (atraso por mais de 30 dias) a 20% (atraso por mais de 60 dias) sobre o valor do imposto causa mortis devido (art. 395, Decreto

nº 5.753/2003, que altera o Decreto 4852/1997

– Regulamento do Código

Tributário Estadual).

Inventário: processo em que se faz a relação, descrição e avaliação dos bens deixados. Apura-se o patrimônio do de cujus, Apura-se as dívidas passivas, cobram-Apura-se as dívidas ativas, pagam-se os legados, o imposto causa mortis e procede-pagam-se à partilha, com a expedição dos formais de partilha (que são os documentos pelos quais os herdeiros transferem para si os bens que estão em nome do de cujus)

3.1 Administração provisória da herança

- A administração provisória da herança, até o compromisso do inventariante, cabe, sucessivamente (art. 1797): a) ao cônjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abertura da sucessão; b) ao herdeiro que estiver na posse e administração dos bens e, se houver mais de um nessas condições, ao mais velho; c)ao testamenteiro; d) a pessoa de confiança do juiz, na falta ou escusa das indicadas nos incisos antecedentes, ou quando tiverem de ser afastadas por motivo grave levado ao conhecimento do juiz.

OBS: Na prática, somente em heranças de grande monta ou quando há dificuldades para nomear-se um inventariante, é que surge a figura do administrador provisório.

1. Legitimação para suceder

-Regra – legitimidade passiva - Exceção –ilegitimidade

Vigora o princípio de que todas as pessoas têm legitimidade para suceder, exceto aquelas expressamente excluídas.

- Art. 1798 – pessoas nascidas ou já concebidas (assegura-se os direitos do nascituro) – Vale tanto pra sucessão legítima como para a testamentária.

Se o feto nascer morto, não há aquisição de direitos, não recebe nem transmite direitos. Sua quota hereditária será devolvida aos herdeiros legítimos do de cujus, ou ao substituto testamentário, se tiver sido indicado.

“Pessoas” - Não podem ser contemplados animais, salvo indiretamente, pela imposição a um

herdeiro testamentário do encargo de cuidar de um animal especificamente.

*Tanto as pessoas naturais como as jurídicas, de direito público ou privado, podem ser beneficiadas por testamento.

*Excluem-se as coisas inanimadas e as entidades místicas, como os santos.

*Só as pessoas vivas ao tempo da abertura da sucessão podem ser herdeiras. Se no instante da abertura da sucessão o herdeiro já é morto, defere-se a herança aos outros da sua classe, ou aos

(7)

Enunciado 267, Jornadas de Direito Civil - A regra do art. 1.798 do Código Civil deve ser estendida aos embriões formados mediante o uso de técnicas de reprodução assistida, abrangendo, assim, a vocação hereditária da pessoa humana a nascer cujos efeitos patrimoniais se submetem às regras previstas para a petição da herança.

4.1 Legitimação para suceder por testamento Art. 1799, CC

Indica outras pessoas que também podem ser contempladas, além das existentes ou já concebidas quando da abertura da sucessão. – pessoas que só podem receber herança ou legado por disposição de última vontade.

Inciso I – exceção à regra geral – permite que os filhos não concebidos (prole eventual), de pessoas indicadas pelo testador, e vivas ao abrir-se a sucessão, possam receber a herança. O testador dá um salto, passando por cima dos genitores, contemplando os filhos que estes tiverem, e se tiverem.

- Após a liquidação ou a partilha, os bens da herança serão confiados a um curador, nomeado pelo juiz (art. 1800). LER ART. 1801 – o curador poderá ser a própria pessoa cuja prole eventual o testador quis contemplar, e sucessivamente, às pessoas que podem ser nomeadas curadoras do interdito (art. 1775).

OBS: Neste caso, não se trata mais do nascituro, mas sim do concepturo. LER §§ 2º e 3º

- Prazo de espera – 02 anos (art. 1800, § 4º) Inciso II – Pessoas jurídicas

A existência legal das pessoas jurídicas começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro (art. 45, CC)

Inciso III – Fundações (art. 62, CC)

Podem ser criadas por escritura pública ou por testamento.

Por não existir, ainda, a pessoa jurídica idealizada pelo testador, os bens ficarão sob a guarda provisória da pessoa encarregada de instituir a fundação, até o registro de seu estatuto, quando passará a ter existência legal.

2. Não podem ser nomeados herdeiros testamentários nem legatários (art. 1801, CC)

- Ler art. 1801

Pessoas que não podem adquiri por testamento por serem consideradas suspeitas. Poderiam abusar da confiança do testador e alterar sua vontade para obter algum benefício para si ou para seus parentes, cônjuge ou companheiro. Poderiam até interferir na liberdade do testador.

-art. 1802 – nulas as disposições feitas às pessoas que são proibidas de suceder.

- Presume-se a interposição de pessoas quando são beneficiados os previstos no parágrafo único do art. 1802

- art. 1803 – logicamente que é lícita, porque não há discriminação entre filhos. Independentemente da origem da filiação, todos os filhos têm os mesmos direitos (art. 227, §6º, CF)

ACEITAÇÃO DA HERANÇA 1.Conceito

- Ato jurídico unilateral pelo qual o herdeiro legítimo ou testamentário manifesta a vontade de aceitar a herança.

- Trata-se de uma confirmação, já que, aberta a sucessão, a herança transmite-se desde logo aos herdeiros legítimos e testamentários (art. 1784 – Princípio da Saisine)

(8)

- Revela a concordância do beneficiário em receber a herança. Só é herdeiro quem deseja sê-lo. Ninguém deve ser herdeiro contra a própria vontade.

- A aceitação torna definitiva a transmissão da herança ao herdeiro, desde a abertura da sucessão (tem efeitos ex tunc).

- Tem efeito retro-operante – retroage à data do óbito.

- A aceitação nada mais é do que o não exercício do direito de renunciar à herança.

OBS: A aceitação costuma ser tácita (o herdeiro pratica atos que demonstram a intenção de aceitar a herança, como por ex: intervir no inventário, representado por advogado, concordando com as primeiras declarações).

2. Espécies de aceitação 2.1. Quanto à forma:

a) Aceitação expressa – é manifestada por declaração escrita (pública ou particular) em que o

herdeiro declara seu desejo de receber a herança (art. 1805, 1ª parte). Manifestação oral não vale como aceitação.

b) Aceitação tácita – resulta de qualquer ato que demonstre intenção de aceitar a herança (art.

1805, 2ª parte). Ex: intervenção no inventário, representado por advogado, concordando ou impugnando as primeiras declarações; cessão de direitos, etc.

OBS: Já se decidiu que o simples requerimento de abertura de inventário não traduz o propósito de aceitar a herança, por se tratar de obrigação legal do herdeiro.

Também não exprimem aceitação os atos oficiosos, como o funeral, os meramente conservatórios ou de administração e guarda provisória (art. 1805, § 1º, CC) – não importam automaticamente em aceitação da herança.

-Clóvis Beviláqua define:

•atos oficiosos –organização do velório, funeral, cerimônias religiosas (atos praticados por sentimento humanitário, altruísta, sem qualquer interesse).

•atos meramente conservatórios – necessários e urgentes para impedir a perda ou deterioração dos bens.

•atos de administração ou guarda provisória – praticados pelo herdeiro para atender uma necessidade urgente, sem a intenção de ter os bens para si, ou seja, com o ânimo de entregá-los, logo que possível, a quem deva guardá-los e conservá-los.

OBS1: O herdeiro pode pagar as dívidas do morto por motivos de ordem moral, por exemplo, e isso não necessariamente importará em aceitação da herança.

OBS2: O art. 1805, § 2º, dispõe que: a cessão gratuita pura e simples aos demais co-herdeiros não importa em aceitação. Tal ato equivale a uma renúncia.

c) aceitação presumida (art. 1807, CC)

Ocorre quando algum interessado em saber se o herdeiro aceita ou não a herança, requer ao juiz, depois de passados 20 dias da abertura da sucessão, que marque ao herdeiro (por meio de notificação judicial) prazo razoável (não maior que 30 dias), para se pronunciar se aceita ou não a herança, SOB PENA DE HAVER A HERANÇA POR ACEITA.

- Notificação judicial. Juízo competente – juízo do inventário.

- Direito (prazo) para deliberar – esgotado o prazo estipulado pelo juiz para que o herdeiro manifeste se aceita ou não a herança, o seu silêncio será interpretado como aceitação.

- Nesta espécie de aceitação não há qualquer ato positivo do herdeiro, a simples omissão é tida como aceitação da herança.

2.2 Quanto à pessoa que a manifesta (ou quanto ao agente): 2.2.1 Aceitação direta – feita pelo próprio herdeiro.

2.2.2. Aceitação indireta – quando alguém a faz pelo herdeiro. Esta pode acontecer em quatro

(9)

a) Aceitação pelos sucessores – o herdeiro que falece antes de aceitar a herança morre na

posse de um direito, que se transmite aos seus sucessores.

Trata-se de sucessão hereditária do direito de aceitar/renunciar (art. 1809, caput, CC)

- A morte do herdeiro antes da aceitação da herança impede a transmissão direta da herança (ainda não aceita) aos seus sucessores, mas transfere-lhes o direito de aceitá-la ou renunciá-la. Não apenas os direitos sucessórios são transmitidos, como também o prazo para deliberar.

► Esta espécie de aceitação (pelos sucessores) não ocorre na pendência de condição suspensiva, estipulada pelo testador, ainda não verificada (art. 1809, caput). Pois, se o herdeiro falecer antes do implemento da condição, o seu direito sucessório será extinto, já que a condição suspensiva obsta à aquisição do direito (art. 125, CC).

Ex: o testador nomeia Joselito como seu herdeiro, sob a condição de obter o primeiro lugar em determinado concurso público. Se Joselito falecer antes de verificada a condição (ou seja, antes de passar no tal concurso), os eventuais direitos que ele receberia são como se nunca tivessem existido. Os herdeiros de Joselito não o sucederão no direito de aceitar a herança.

► art. 1809, parágrafo único – impõe uma condição para que os sucessores do herdeiro falecido possam aceitar ou renunciar à primeira herança – devem concordar em receber a segunda herança.

Ex: Falece José e deixa dois filhos. Um dos filhos (Joselito) morre antes de aceitar a herança, transmitindo seus bens para os seus filhos. Estes últimos (filhos de Joselito) só poderão aceitar a herança do avô (José) em nome do pai (Joselito), se previamente aceitarem a herança paterna. Se renunciarem à herança do pai (Joselito) não poderão deliberar sobre a herança do avô (José).

b) Aceitação pelo tutor ou curador – mediante autorização judicial (art. 1748, II, c/c art. 1781,

CC). O tutor ou curador pode receber herança, legado, doações, representando o incapaz.

c) Aceitação por mandatário (art. 653 a692, CC) ou por gestor de negócios (arts. 861 a 875, CC).

É pacífico o entendimento de que se admite a aceitação da herança por procurador (mandatário). Porém é controvertida a aceitação feita pelo gestor de negócios.

• Gestão de negócios – ocorre quando uma pessoa, sem autorização do interessado, intervém na administração do negócio alheio, dirigindo-o segundo a vontade e o interesse presumível de seu dono. Trata-se de uma intervenção motivada pela necessidade ou utilidade, com a intenção de trazer proveito para o dono do negócio.

OBS: A princípio nada impede que a herança seja aceita pelo gestor de negócios, para evitar prejuízos ao herdeiro, mesmo sem sua autorização. Para alguns autores, ela está condicionada à confirmação posterior do herdeiro. Para outros, não é necessário confirmar, mas a aceitação só é válida quando a não aceitação imediata pudesse prejudicar o herdeiro, uma vez que a ausência de aceitação, o silêncio do herdeiro, importa em aceitação.

d) Aceitação pelos credores

Art. 1813 – afasta a possibilidade de haver renúncia lesiva a credores. - a renúncia à herança pode configurar fraude contra credores.

Se o herdeiro prejudicar credores com sua renúncia à herança, os credores podem aceitá-la em nome do renunciante, nos autos do inventário não encerrado, mediante autorização judicial.

- O devedor não pode abrir mão de seu patrimônio lesando os credores.

- O que ocorre neste caso é que a renúncia é ineficaz em relação aos credores. Tanto que pagas as dívidas, o que sobrar não retorna ao herdeiro renunciante, mas é dividido entre os demais coerdeiros. Pode-se dizer que a renúncia não é eficaz até o montante das dívidas do herdeiro.

(10)

- Prazo decadencial de 30 dias para os credores se habilitarem no inventário – art. 1813, § 1º (a contar do conhecimento da renúncia) – cabe aos credores provar quando tomaram conhecimento da renúncia prejudicial efetuada pelo herdeiro.

- Se o processo de inventário já estiver encerrado ou se houver decorrido o prazo para o credor se habilitar, este deverá se valer da ação pauliana para anular o negócio jurídico fraudulento (art. 158 a 165, CC).

- Pagas as dívidas, o remanescente é devolvido aos herdeiros e não ao renunciante, que perdeu a condição de herdeiro.

3. Características da aceitação

- ato jurídico unilateral – porque se aperfeiçoa com uma única manifestação de vontade;

- de natureza não receptícia – porque não depende de ser comunicado a outrem para que

produza efeitos;

- indivisível e incondicional – não se pode aceitar a herança em parte, sob condição ou a termo

(art. 1808, CC)

A herança deve ser aceita sempre na sua totalidade. O herdeiro não pode aceitar apenas uma parte ou fração do quinhão que lhe cabe na herança, nem pode aceitar determinados bens e outros não, ou ainda, desde certo tempo ou até certo tempo.

Ex de condição: receber apenas bens imóveis – não é possível.

OBS:-art. 1808, § 1º - Se o sucessor do de cujus for ao mesmo tempo herdeiro e legatário, poderá aceitar a herança e o legado; renunciar a ambos; aceitar a herança e renunciar ao legado ou aceitar o legado e renunciar a herança.

- art. 1808, § 2º - o herdeiro chamado à sucessão a mais de um quinhão hereditário, sob títulos sucessórios diversos, pode livremente deliberar quanto aos quinhões que aceita e aos que renuncia.

Uma pessoa pode ser ao mesmo tempo herdeiro legítimo e herdeiro testamentário (sucessores a título universal). São heranças com origens diferentes. Por isso pode aceitar um quinhão e renunciar ao outro.

À primeira vista pode parecer que os §§ 1º e 2º do art. 1808 estariam abrindo exceções ao princípio da indivisibilidade da herança. Mas as exceções são apenas aparentes, porque em ambos os casos permanece a proibição de aceitar ou renunciar à herança parcialmente.

O que ocorre é que no § 1º difere-se herança de legado e no § 2º as heranças tem origens distintas (sucessão legítima e sucessão testamentária).

4. Irretratabilidade da aceitação (art. 1812, CC)

• Os atos de aceitação e renúncia são irrevogáveis. Como declaração unilateral da vontade, a aceitação gera efeitos imediatos e definitivos.

Depois de agir como herdeiro, este não pode mais renunciar, não pode abrir mão da condição de herdeiro.

O herdeiro, depois de já ter aceito a herança por escrito (aceitação expressa), ou já ter praticado atos típicos de herdeiro (aceitação tácita) ou já ter silenciado quando notificado a se manifestar (aceitação presumida), não pode mais renunciar à herança, o que poderá fazer é ceder seus direitos hereditários.

RENÚNCIA DA HERANÇA

a) Conceito

- Ato jurídico unilateral pelo qual o herdeiro manifesta a intenção de não aceitar a herança.  O herdeiro prefere conservar-se completamente estranho à sucessão.

- É o repúdio manifestado pelo sucessor antes de assumir a postura de herdeiro e enquanto não agir como herdeiro.

Como já dito, o herdeiro não é obrigado a aceitar a herança. Sua recusa denomina-se renúncia ou repúdio.

(11)

- Acontece como na aceitação, ou seja, tem efeito retro-operante (ex tunc), o herdeiro que renuncia é havido como se nunca tivesse sido herdeiro e como se nunca a sucessão lhe houvesse sido deferida.

Tanto o herdeiro legítimo como o testamentário e o legatário podem renunciar.

OBS2: A renúncia é sempre gratuita. A cessão pode ser gratuita ou onerosa e é feita em favor de determinada pessoa. Na renúncia o herdeiro não pode escolher quem ficará com o seu quinhão.

OBS3: Na renúncia o herdeiro abdica de todos os direitos, se afasta do inventário sem nada

receber e sem dirigir o seu quinhão para uma ou mais pessoas. Se quiser contemplar determinada pessoa, não se trata de renúncia, mas sim de cessão.

OBS4: Quando o herdeiro legítimo renuncia, os bens retornam ao acervo hereditário e são recebidos pelos demais herdeiros. Os coerdeiros recebem a parte do renunciante por “direito de acrescer”. Desconstitui-se o ato translativo ocorrido no momento da morte e gera-se a ficção de o renunciante jamais ter sido herdeiro.

b) Forma

Art. 1806 – A renúncia da herança deve constar expressamente de instrumento público (escritura pública juntada aos autos de inventário) ou termo judicial (lavrado nos próprios autos de inventário).

Escrito particular não serve.

No inventário extrajudicial – a renúncia pode ser levada a efeito na escritura pública do inventário.

OBS: Termo nos autos é a forma mais simples e menos dispendiosa. Pode ser assinado pela

parte ou por procurador com poderes especiais (art. 661, § 1º, CC)

A renúncia é negócio solene – sua validade depende de observância da forma prescrita em lei. - Não pode ser tácita e nem se presume (deve ser feita por escritura pública ou termo nos

autos). Deve resultar de ato positivo. Também não se admite promessa de renúncia porque implicaria em pacto sucessório (o que é proibido por lei – art. 426, CC).

- Não é válida se for manifestada em documento particular. O STJ já decidiu no Resp 431965/SP: “CIVIL. HERANÇA. RENÚNCIA. A renúncia à herança depende de ato solene, a saber, escritura pública ou termo nos autos de inventário; petição manifestando a renúncia, com a promessa de assinatura do termo judicial, não produz efeitos sem que essa formalidade seja ultimada. Recurso especial não conhecido.”

OBS: Como não se pode aceitar a herança em parte, também não pode haver renúncia em parte.

Mas como já visto, pode haver renúncia da herança e aceitação do legado e vice-versa – art. 1808, CC.

3. Espécies de Renúncia

3.1. Abdicativa ou propriamente dita (renúncia própria)

Ocorre quando o herdeiro a manifesta sem ter praticado qualquer ato que exprima aceitação e quando é pura e simples (em benefício do monte, sem indicação de qualquer favorecido).

Art. 1805, § 2º, CC (o legislador usa equivocadamente a expressão “cessão gratuita, pura e simples” como sinônimo de renúncia. Melhor seria se tivesse usado o termo renúncia)

6. Esta é a verdadeira renúncia, feita gratuita e genericamente em favor de todos os

coerdeiros. Nesta o único imposto devido é o causa mortis.

(12)

c) Renúncia Translativa ou imprópria

- Ocorre quando o herdeiro renuncia em favor de determinada pessoa. - Na verdade, não se trata de renúncia e sim de cessão da herança.

OBS: Pode-se dar esse nome (renúncia translativa) também no caso da renúncia pura e simples, se manifestada depois da prática de atos que importem em aceitação da herança (habilitação no inventário, concordando com as primeiras declarações, p.ex.).

No caso da renúncia feita em favor de determinada pessoa (que é cessão na realidade), são devidos dois impostos. O causa mortis e o inter vivos.

Ex: Se o filho renuncia à herança paterna em favor de seus filhos, presume-se que aceitou a herança (incide o imposto causa mortis) e transmitiu aos filhos por ato inter vivos (incide o imposto inter vivos). ITCMD

4. RESTRIÇÕES LEGAIS AO DIREITO DE RENUNCIAR

Para que possa ser exercido, são necessários alguns pressupostos:

4.1 Capacidade jurídica plena do renunciante – a renúncia exige agente capaz

Renúncia efetivada por incapaz não tem validade, ainda que feita por seu representante legal (vez que este tem poderes de administração e não de alienação).

- O representante legal do incapaz só poderá renunciar mediante prévia autorização judicial, e o juiz somente a concederá se provada a necessidade ou evidente utilidade para o incapaz- art. 1691, CC (o que dificilmente ocorre em se tratando de renúncia de direitos).

4.2 Anuência do cônjuge

- Se o renunciante for casado é necessária a anuência (outorga marital ou uxória), exceto se o regime de bens for o da separação de bens (art. 1647, I, CC).

- Se o regime for o da participação final nos aquestos com cláusula de livre disposição dos bens imóveis particulares, não é necessária a anuência do cônjuge (art. 1656, CC)

Se porventura o cônjuge discordar e recusar a dar sua anuência sem motivo justo, poderá o juiz

suprir a outorga denegada (art. 1648, CC).

4.3 Que não prejudique credores

- Não pode haver renúncia lesiva a credores (art. 1813, CC)

Se ocorrer os credores podem aceitar a herança em nome do renunciante, mediante autorização judicial nos autos do inventário.

5. EFEITOS DA RENÚNCIA

5.1. Exclusão da sucessão do herdeiro renunciante – é o primeiro e principal efeito da renúncia (afastar o renunciante da sucessão).

- Quem renuncia deixa de ser herdeiro desde a abertura da sucessão (efeito ex tunc).

Princípio da Saisine – com a abertura da sucessão a herança transmite-se desde logo ao herdeiro. MAS, se ele a renuncia, a transmissão tem-se como se não efetuada (art. 1804, p. único, CC).

5.2. Acréscimo da parte do renunciante à dos outros herdeiros da mesma classe (art. 1810, 1ª parte).

Se o de cujus tinha vários filhos e um deles renuncia, a sua quota passa aos irmãos, pois o renunciante é considerado como se nunca tivesse existido.

Diferente da morte – se o de cujus tinha vários filhos e um dele é pré-morto, a sua parte passará aos filhos (netos do falecido) – que herdarão por representação.

Art. 1810., 2ª parte –Se o renunciante for o único da sua classe a herança passa aos da classe subsequente.

(13)

- Então se o de cujus deixa um filho único e este renuncia á herança, esta passa aos filhos do renunciante – que herdarão por direito próprio e por cabeça.

Diferente da pré-morte, em que os filhos herdam por representação ou estirpe.

5.3. Proibição da sucessão por representação

O destino da herança deve ser compatível com a ideia de que o renunciante desaparece da sucessão.

- Art. 1811, 1ª parte – ninguém pode suceder representando herdeiro renunciante.

- Se um filho do renunciante lhe toma o lugar na sucessão, representando-o, não teria aquele na verdade saído da sucessão, pois continuaria representado pelo filho.

- Art. 1811, 2ª parte – Se porém o renunciante for o único da sua classe, ou se todos os

outros da mesma classe renunciarem à herança, poderão os filhos vir à sucessão por direito próprio e por cabeça.

LOGO, a parte do renunciante só passa aos filhos se ele for o único de sua classe ou se todos os outros da mesma classe renunciarem.

- Cabe destacar que a herança será dividida em partes iguais (entre os netos), mesmo que o morto tenha deixado vários filhos renunciantes, cada qual com diversa quantidade de filhos.

6- INEFICÁCIA E INVALIDADE DA RENÚNCIA

- Ineficácia – pode ocorrer pela suspensão temporária dos efeitos da renúncia pelo juiz, a pedido

dos credores prejudicados, a fim de se pagarem.

- Invalidade absoluta (nulidade) – ocorre se não houver sido feita por escritura pública ou termo

judicial, ou quando manifestada por pessoa absolutamente incapaz, não representada e sem autorização judicial.

- Invalidade relativa (anulabilidade) – quando proveniente de erro,dolo ou coação, a ensejar a anulação do ato por vício de consentimento, ou quando realizada sem a anuência do cônjuge.

7- IRRETRATABILIDADE DA RENÚNCIA

art. 1812 – São irrevogáveis os atos de aceitação ou renúncia da herança. Logo, não há que se falar em arrependimento do renunciante

Depois de ter revelado que assumiu os bens que lhe foram transmitidos (por escrito ou agindo como herdeiro), não pode mais renunciar. Isso porque a lei não admite comportamentos contraditórios – Princípio “nemo potest venire contra factum poprium” que tutela a confiança e não tolera condutas incoerentes. Se o herdeiro aceita a herança, não pode renunciá-la, o que pode fazer é cessão.

EXCLUÍDOS DA SUCESSÃO

- A sucessão hereditária fundamenta-se, dentre outras coisas, em uma razão de ordem ética – a afeição real ou presumida do falecido ao herdeiro ou legatário.

Dois institutos preveem a possibilidade de penalizar o herdeiro que agiu de forma injusta contra o autor da herança: a indignidade e a deserdação. São institutos que não se confundem, apesar de terem as mesmas consequências: exclusão do herdeiro.

OBS: na renúncia o herdeiro é excluído da sucessão porque assim o quis.

1- INDIGNIDADE – é uma sanção civil que acarreta a perda do direito sucessório.

- Se o herdeiro ou legatário pratica atos ofensivos contra o de cujus pode ser privado do direito sucessório.

(14)

- Trata-se de um questão moral de não se beneficiar o ingrato com o patrimônio deixado pelo ofendido. O instituto da indignidade objetiva impedir que uma pessoa suceda a outra, extraindo vantagem de seu patrimônio, depois de cometer contra ela atos lesivos graves.

Não basta qualquer ato ofensivo para que o herdeiro seja excluído da sucessão por indignidade. Somente os casos previstos no art. 1814 do CC, que podem ser divididos em: atentado contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar do de cujus.

2. PRESSUPOSTOS PARA A EXCLUSÃO POR INDIGNIDADE

- que o herdeiro ou legatário seja incurso nos casos legais de indignidade (art. 1814); - não tenha sido reabilitado (perdoado) pelo de cujus (art. 1818);

- haja uma sentença declaratória da indignidade (o indigno só é afastado da sucessão mediante sentença judicial transitada em julgado). (Art. 1815)

3. CAUSAS DE EXCLUSÃO POR INDIGNIDADE

Os atos ofensivos que caracterizam a indignidade estão enumerados de forma taxativa (numerus clausus) no art. 1814 do CC – não comportando interpretação extensiva ou por analogia.

Nesse sentido, eis precedente do TJRS:

AÇÃO DE EXCLUSÃO DE HERDEIRO . CONDUTAS ILÍCITAS PRATICADAS ENTRE DESCENDENTES. AUSÊNCIA DE FATO TÍPICO AUTORIZADOR DA DECLARAÇÃO DE INDIGNIDADE. IMPOSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO EXTENSIVA. 1. A indignidade é uma pena aplicada ao sucessor que pratica atos indignos contra o autor da herança, taxativamente previstos na lei, não sendo permitida interpretação extensiva. Inteligência do artigo 1.814, do Código Civil. 2. É inviável a exclusão de herdeiro pela suposta prática de atos ilícitos em relação ao genitor, diante da ausência de fato típico autorizador da declaração de indignidade. Recurso provido. (Apelação Cível Nº 70072675929, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgado em 29/03/2017)

*Para Maria Berenice Dias, a escolha feita pelo legislador reproduz uma preocupação antiquada e conservadora, pois prioriza a imagem social e deixa de fora crimes que têm repercussão mais danosa à pessoa da vítima. Melhor seria delegar ao juiz o encargo de identificar se o ato do herdeiro justificaria a exclusão da herança. Por exemplo, é um absurdo excluir da sucessão o filho que cometeu injúria contra a mãe e contemplá-lo se ele a estuprou.

- De acordo com o art. 1814, CC, consideram-se indignos:

3.1. os que houverem sido autores, coautores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.

O inc. I trata da mais grave de todas as causas, pois a ingratidão do herdeiro neste caso é evidente. Há até um provérbio alemão que se amolda a esta hipótese, que diz: “mão ensanguentada não apanha herança”.

Observa-se que não é necessário que o herdeiro seja autor do homicídio, se for co-autor ou partícipe é suficiente para sua exclusão.

► O CC/1916 previa a hipótese de indignidade se o homicídio doloso (consumado ou tentado) fosse cometido contra o autor da herança. O CC/02 pune também o herdeiro que comete homicídio

contra o cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente do autor da herança.

(15)

► Não se exige que haja condenação criminal para que o indigno seja excluído da sucessão.

O indigno é quem comete o fato e não quem sofre a condenação penal.

- A prova do fato e da culpabilidade pode ser feita no juízo cível.

- Se houver sentença condenatória, reconhecendo a materialidade e autoria do causador do dano, além do dolo, não há que se reexaminar a questão no cível. Por outro lado, se houver absolvição em razão da inexistência do crime ou da autoria, a exclusão por indignidade será afastada.

- Prevalece no Brasil o princípio da independência da responsabilidade civil em relação à penal (art. 935, CC) – Enquanto os fatos não estiverem definidos na esfera criminal, as ações cível e criminal correrão de forma independente e autônoma para apurar ambas as responsabilidades: a civil e a penal. Se já foi proferida sentença criminal condenatória, é porque se reconheceu a culpa ou dolo do causador do dano e a sentença faz coisa julgada no cível.

Se o réu for absolvido na esfera penal por alguma excludente de antijuridicidade também se afasta a pena de indignidade, porque não houve voluntariedade, não existiu o elemento subjetivo (dolo). *Da mesma forma acontece nos casos de loucura/embriaguez, aberratio ictus - art. 73, CP - erro na execução ou erro por acidente (A quer matar B e atira nele, por desvio, má pontaria, acerta C); e nos casos de erro sobre a pessoa (A quer matar B, vê C na rua e atira nele pensando ser B), porque o ato lesivo não foi voluntário.

► Há autores que entendem que a instigação/induzimento ao suicídio deve equiparar-se ao homicídio doloso para efeito de indignidade.

OBS: se o menor comete o delito, a doutrina diverge se pode ser declarado indigno. Chega a ser imoral que um adolescente possa se beneficiar de sua menoridade e receber a herança, após ter matado o pai.

3.2 os que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro.

O inciso II aponta duas hipóteses de exclusão:

3.2.1 – denunciação caluniosa em juízo contra o de cujus (art. 339, CP)

A lei exige que a imputação do crime tenha sido proferida em juízo (não importa em indignidade

se o herdeiro a fizer em jornais, livros, cartas, ou até mesmo na esfera administrativa).

- a jurisprudência restringe ainda mais, exigindo que a denunciação caluniosa tenha sido praticada em juízo criminal. Logo, acusação feita no juízo cível (em ação de separação, interdição, por exemplo) não conduziria à indignidade sucessória.

*Giselda Hironaka critica: acha que pode ser feita a acusação caluniosa em qualquer juízo, porque o que a lei exige é que o fato imputado caluniosamente seja considerado crime.

- Também não há necessidade de condenação criminal, basta que tenha sido instaurado o procedimento ou investigação em virtude da postulação do herdeiro que imputou caluniosamente ao autor da herança a prática de um crime.

3.2.2 – prática de crimes contra a honra do de cujus, ou de seu cônjuge/companheiro.

Crimes contra a honra – calúnia, difamação e injúria (arts. 138 a 140 do CP)

Há quem diga que, pela má redação do art. 1814, II, CC o crime de denunciação caluniosa só exclui o herdeiro se praticado contra o de cujus. Se for contra o companheiro/cônjuge não exclui.

A melhor solução apontada pela doutrina e pela jurisprudência é quem em ambos os casos (denunciação caluniosa e crimes contra a honra), a regra atinja a ofensa ao autor da herança e ao cônjuge/companheiro.

(16)

Também não é necessário haver condenação criminal. Para Washington de Barros Monteiro é necessário.

É possível ocorrer crime contra a honra mesmo após a morte da vítima (art. 138, § 2º, CP).

3.3 os que por violência ou meios fraudulentos inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.

A lei preserva a liberdade de testar – a vontade testamentária deve ser livre

- A inibição ou impedimento pode ser tanto mediante violência (física) ou fraude (moral).

- Esta regra visa punir quem atenta contar a liberdade de testar – ex: impedir a feitura de testamento; alterar o que estava pronto; exercer pressão sobre o testador; ocultar, viciar, inutilizar ou falsificar o testamento; atrapalhar o cumprimento das disposições testamentárias.

A fraude e a violência são vícios que podem ensejar a anulação do testamento. Isso não impede que o indigno sofra a pena de exclusão da sucessão.

4. PROCEDIMENTO PARA A EXCLUSÃO Art. 1815

Depende de propositura de ação específica (declaratória de indignidade), intentada por quem tenha interesse na sucessão.

O CC/1916 estabelecia que a ação só podia ser proposta por quem tivesse interesse na sucessão. Ex: um filho do falecido ajuizava a demanda para excluir seu irmão indigno. O CC/02 não prevê expressamente que a ação deve ser movida por quem tenha interesse na sucessão. Mas deve-se observar a regra geral do art. 3º do CPC que dispõe que “para propor ou contestar a ação é necessário ter interesse e legitimidade”.

- Por certo que prevalece implícito o princípio de que a ação de exclusão por indignidade deve ser proposta por quem tenha interesse na sucessão. Se o interessado permanece inerte, não

pratica ato ilícito, é apenas uma opção.

Têm interesse: o coerdeiro favorecido com a exclusão do indigno; o Município, o DF e a União na falta de outros sucessores legítimos e testamentários

- Os credores do interessado (que seria beneficiado com a exclusão) não têm legitimidade para propor a ação – Ninguém pode pleitear direito alheio em nome próprio,salvo quando

autorizado por lei (art. 6º, CPC).

- Há quem entenda que o MP tem legitimidade para propor a ação (por ser o guardião da ordem jurídica e haver interesse público e social de evitar que o sucessor ingrato receba vantagem, beneficiando-se do patrimônio deixado por sua vítima). Principalmente no caso de interessados menores ou de inexistência de outros herdeiros.

Para quem entende que o MP não é parte legítima os menores devem estar representados por seus representantes legais e não havendo outros herdeiros que não o indigno, cabe ao Município, DF e União requerer sua exclusão da sucessão (art. 1844)

Enunciado 116 Jornadas de Direito Civil: O Ministério Público, por força do art. 1.815 do novo Código Civil, desde que presente o interesse público, tem legitimidade para promover ação visando à declaração da indignidade de herdeiro ou legatário.

► a ação deve seguir o rito ordinário para permitir maior produção de provas e assegurar a

ampla defesa do acusado de indignidade.

►Prazo decadencial de 04 anos para a propositura da ação – 04 anos contados da abertura da sucessão (Art. 1815, p. único, CC).

(17)

Com o óbito do indigno antes da sentença, extingue-se a ação, já que a indignidade é uma sanção civil, tem caráter de pena, e não pode passar da pessoa do indigno.

- A ação para exclusão do indigno não pode ser proposta em vida do autor da herança, até mesmo pela inexistência de sucessão, o que acarretaria a ausência de interesse processual (necessidade/utilidade).

- Em vida, o ofendido pode deserdar o seu ofensor. 5- EFEITOS DA INDIGNIDADE

O reconhecimento judicial da indignidade produz vários efeitos, dentre eles:

5.1 descendentes do herdeiro excluído sucedem como se aquele fosse morto antes da abertura da sucessão- premorto (art. 1816).

Os efeitos da exclusão são pessoais. Os herdeiros sucedem o indigno por representação como se ele fosse premorto. Fundamenta-se no princípio de que a pena não pode passar da pessoa do delinquente (princípio da personalização da pena).

Somente os DESCENDENTES sucedem o indigno. Se não existirem, os demais herdeiros receberão a parte do indigno.

Os bens retirados do indigno chamam-se ereptícios.

5.2. os efeitos da sentença retroagem à data da abertura da sucessão – o indigno é considerado

premorto ao de cujus – Como consequência deve restituir os frutos e rendimentos que dos bens da herança houver percebido, mas tem direito à ser indenizado pelas despesas com a conservação dos bens (art. 1817, p. único).

5.3. o excluído da sucessão não terá direito ao usufruto e administração dos bens que passem a seus sucessores, nem à sucessão eventual desses bens. (art. 1816, p. único).

Os pais são, por lei (art. 1689, I e II), usufrutuários e administradores dos bens dos filhos menores. Esta regra (art. 1816, p. único) impede que o indigno tire proveito, indiretamente, das rendas produzidas pela herança da qual foi afastado.

A lei impede também que o indigno herde de seus descendentes quanto aos bens que ele receberam do de cujus em decorrência da exclusão daquele por indignidade.

6- REABILITAÇÃO OU PERDÃO DO INDIGNO (art. 1818)

► O herdeiro que incorre em indignidade pode ser perdoado pelo ofendido, porque ninguém melhor que ele para avaliar o grau da ofensa.

É ato formal e privativo da vítima, é ato personalíssimo,só o próprio ofendido pode fazê-lo.

- A lei impõe ao ofendido que o faça por declaração expressa em testamento ou ato autêntico (escritura pública ou declaração feita em cartório autenticada por escrivão). Não tem valor documento particular, declarações verbais, cartas, etc.

*Maria Berenice Dias entende que o escrito particular firmado pelo de cujus e por duas testemunhas, bem como o codicilo, são válidos para a reabilitação do indigno.

- Admite-se o perdão tácito ou parcial (art. 1818, p. único) somente na via testamentária quando

o testador houver, após a ofensa, contemplado o indigno em testamento. (Neste caso este

poderá suceder no limite da deixa testamentária).

- Para a maioria da doutrina, o perdão, uma vez concedido, é irretratável.

- Nulo o testamento que contém o perdão, este não terá efeito, salto se tiver sido adotada a forma pública de testamento, quando poderá valer como ato autêntico.

(18)

7- VALIDADE DOS ATOS PRATICADOS PELO HERDEIRO APARENTE - art. 1817, caput

O excluído da sucessão é considerado herdeiro aparente em relação às alienações onerosas efetuadas a terceiros de boa-fé.

- Via de regra, para todos os demais efeitos, a sentença de exclusão retroage, exceto para invalidar os atos praticados pelo indigno, neste caso a sentença tem efeito ex nunc, sendo válidas as alienações efetuadas pelo excluído antes da sentença.

Decorre da necessidade de privilegiar a boa fé de terceiros que negociaram com o falso herdeiro (art. 1827, p. único).

- Herdeiro aparente: é o que se encontra na posse dos bens hereditários como se fosse legítimo sucessor do de cujus, assumindo posição notória, ostensiva, sendo por todos considerado, por força de erro comum ou geral, como verdadeiro herdeiro. (Zeno Veloso).

- Para que os atos praticados sejam válidos é necessário que o negócio tenha sido realizado a título oneroso. A alienação feita a título gratuito pelo indigno antes da sentença de exclusão não será considerada válida, devendo prevalecer o direito do herdeiro real.

Portanto, para a validade do ato praticado pelo herdeiro aparente é necessário : negócio jurídico oneroso e terceiros adquirentes de boa-fé.

A intenção do legislador é prestigiar a boa fé do terceiro adquirente. Se provada a má-fé do contratante, consistente no conhecimento de tratar-se o vendedor de herdeiro indigno/aparente, não se convalida a alienação, pois assumiu o risco natural de aquisição de bem de quem tinha o risco de perder a propriedade.

Além disso, se a disposição da herança ocorrer a título gratuito (o herdeiro indigno doar algum bem a terceiro), o ato não será válido, pois o terceiro não terá prejuízo, apenas será privado de um ganho. O art. 1817 se aplica apenas às “alienações onerosas”.

- Aos herdeiros prejudicados subsiste o direito de propor ação objetivando o ressarcimento de perdas e danos contra o herdeiro aparente.

(19)

SUCESSÃO LEGÍTIMA

1. ORDEM DE VOCAÇÃO HEREDITÁRIA

Para Sílvio Rodrigues, trata-se da relação preferencial, estabelecida pela lei, das pessoas que são chamadas a suceder ao finado.

- Consiste na distribuição dos herdeiros em classes preferenciais, baseadas na proximidade com o de cujus e nas relações de família e de sangue, conforme se vê pelo disposto no art. 1829, CC. Pode-se dizer que todos os parentes são herdeiros em potencial.

Para a ordem de vocação hereditária, a lei se inspirou na vontade presumida do autor da herança – Já que na ordem das afeições familiares, o amor primeiro desce, depois sobe e em seguida dilata-se. Se o de cujus quisesse beneficiar pessoa diferente dos herdeiros legítimos teria feito testamento; se não o fez presume-se que gostaria que os bens passassem às pessoas da família na ordem de vocação hereditária.

► O chamamento dos sucessores é feito por classes, e uma classe só é chamada a suceder se não houver herdeiros da classe precedente. Há uma hierarquia de classes, obedecendo a uma ordem, por isso se diz que a ordem é preferencial. A existência de herdeiros de uma classe exclui o

chamamento dos herdeiros da classe subseqüente.

- Somente na hipótese da classe estar vazia é que se chamam os integrantes da classe subsequente. A presença de um único herdeiro de uma classe, afasta as demais classes.

- São quatro classes (art. 1829):

•1º lugar – descendentes (filhos, netos, bisnetos, etc) em concorrência com o cônjuge sobrevivente •2º lugar – ascendentes (pais, avós, bisavós, trisavós, etc.) em concorrência com o cônjuge sobrevivente.

•3º lugar – cônjuge sobrevivente

•4ª lugar- colaterais (irmãos, sobrinhos, tios, primos, sobrinhos-netos e tios-avós).

INDIGNIDADE ILEGITIMIDADE PARA SUCECER DESERDAÇÃO

Perda da aptidão para suceder por culpa do beneficiado

Inaptidão de alguém para receber a herança por motivos de ordem geral, independentemente de seu mérito ou demérito

Exclusão de herdeiro necessário por ato do testador, com base em uma das causas previstas em lei

Obsta à conservação da herança Impede que nasça o direito à sucessão Obsta à conservação da herança Decorre da lei e pode atingir todos os

sucessores (legítimos ou

testamentários e legatários)

É também chamada incapacidade sucessória

Só ocorre na sucessão testamentária e serve para afastar herdeiros necessários. Para excluir os colaterais, basta que o testador não os contemple em testamento.

O indigno adquire a herança quando da abertura da sucessão e vem a perdê-la com o trânsito em julgado da sentença que o exclui da sucessão.

O incapaz sucessório não adquire a herança em momento algum

O deserdado adquire a herança na abertura da sucessão e a perde quando da sentença da ação ordinária – art. 1965, CC

A vontade do de cujus de excluir o ingrato é presumida (decorre da lei).

A incapacidade decorre da lei, que determina quem é legitimado a suceder.

A vontade do de cujus de excluir é expressa (no testamento)

Hipóteses expressamente previstas no art. 1814, CC

Art. 1798 a 1803, CC. Hipóteses de deserdação: todas as da indignidade, além das previstas no art. 1962 e 1963, CC

(20)

Logo, se o autor da herança deixar descendentes e ascendentes vivos, só os primeiros herdarão. *Na ausência de herdeiros ou se todos renunciarem à herança, esta jaz sem dono – é recolhida como jacente e devolvida ao ente público em que os bens estão localizados. O ente público não é herdeiro, recebe os bens em razão da declaração de vacância.

OBS: A omissão do companheiro no art. 1829 é uma falha legislativa, que pode ser suprida pelo art. 1844. Embora reconhecidos, os seus direitos são disciplinados em local inadequado, no capítulo das disposições gerais (art. 1790, CC).

OBS2: A ordem de vocação hereditária se restringe ao rol do art. 1829, não incluindo parentes por afinidade ou dependentes.

No CC/1916 a ordem de vocação tinha caráter absoluto – estabelecia uma sequência de vocação essencialmente compartimentada, sem qualquer espécie de concorrência entre as classes.

- O CC/02 estabeleceu a concorrência dos cônjuges ou companheiros supérstites sem

prejudicar a ordem de vocação tradicionalmente aceita pelo ordenamento jurídico.

O cônjuge além de concorrer com descendentes ou ascendentes só herdará a totalidade da

herança se não houver descendente e ascendentes, e os colaterais só herdarão se não houver, descendentes, ascendentes e cônjuge sobrevivente.

OBS2: O CC/02 trouxe importantes mudanças na ordem de vocação hereditária:

1) excluiu o município, o DF e a União (Poder Público) do rol de herdeiros legítimos, vez que estes não adquirem os bens com a morte do de cujus pelo Princípio da Saisine e sim somente após a declaração de vacância.

2) Colocou o cônjuge no rol dos herdeiros necessários e em concorrência com os descendentes e ascendentes.

OBS: A sucessão que não obedece a ordem de vocação hereditária é considerada anômala ou irregular.

Ex: Lei 6858/80 - alvará para levantamento de valores devidos pelos empregadores aos empregados, saldos de contas vinculadas do FGTS e PIS/PASEP e de contas bancárias, poupanças e fundos de investimentos. Serão pagos em quotas iguais aos dependentes habilitados perante a previdência social, não havendo outros bens sujeitos à inventário.

2. SUCESSÃO DOS DESCENDENTES

A Lei privilegia a classe dos descendentes colocando-os em primeiro plano no rol dos herdeiros sucessíveis. Tal fato tem como fundamento a continuidade da vida humana e a vontade presumida do autor da herança.

-Genericamente, contemplam-se todos os descendentes (filhos, netos, bisnetos), porém os de grau mais próximo excluem os mais remotos, salvo os chamados por direito de representação (art. 1833) • Assim, em primeiro lugar são chamados os filhos do falecido (sucedem por cabeça e por

direito próprio), recebendo cada um quota igual da herança, porque se acham à mesma distância

do pai como parentes em linha reta.

•Na falta de filhos, chamam-se os netos, e posteriormente os bisnetos, ressalvada a

possibilidade de haver representação.

*Direito de representação – benefício da lei, em virtude do qual os descendentes de uma pessoa falecida, são chamados a substituí-la na qualidade de herdeira legítima, exercendo o direito hereditário que a ela cabia.

Se houver filho morto antes do de cujus (filho pré-morto), os filhos do filho pré-morto (netos do autor da herança) serão chamados a suceder (sucessão por estirpe ou por representação) – art. 1835.

Ex: Joselito morre e deixa três filhos; um já falecido (pré-morto), que deixou dois filhos (netos de Joselito), a sucessão se dá por representação e a herança será dividida em três partes iguais: duas atribuídas aos dois filhos vivos e a última parte aos dois netos, subdividida em partes iguais.

Referências

Documentos relacionados

Nas poucas pesquisas encontradas referentes aos idosos com alterações posturais a técnica demonstrou-se ser de uma eficácia significativa na melhora da

O pai, a mãe, o tutor, o irmão, o padrasto, a madrasta, qualquer outro parente na linha recta, qualquer parente até ao terceiro grau da linha colateral ou a pessoa que, de boa-fé,

O pai, mãe, tutor, irmão, padrasto, madrasta, qualquer parente na linha recta e até terceiro grau da linha colateral, ou a pessoa que de boa-fé tiver a criança na sua dependência ou

De forma a ser possível interpretar a questão de partida “Quais as ferramentas de gestão estratégica mais relevantes para garantir a sustentabilidade de uma organização

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

Nesse  passo,  mesmo  que  a  decisão  combatida  tenha  se  subsumido  na 

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,