• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS PROVAS BIMESTRAIS 2017 BIM 1 (VERSÃO FINAL)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO DAS PROVAS BIMESTRAIS 2017 BIM 1 (VERSÃO FINAL)"

Copied!
134
0
0

Texto

(1)
(2)

2

À GUISA DE REFLEXÃO...

“ De fato, a guerra nada mais é que o tempo onde a vont ade e a intenção de lutar pela força são suficientemente demonstradas pelas palavras e pelos atos; e o tempo que não é a guerra é a paz” . Thomas Hobbes

Longe da passividade permissiva e sem dinamismo próprio, a busca imperat iva por um Lugar de Paz t raduz nas relações humanas a prát ica do diálogo, da cooperação planejada, do respeito e da post ura democrát ica. Assim, a mobilização civilizat ória propost a pelas escolas municipais da Prefeit ura da Cidade do Rio de Janeiro apont a para a proposição de um caminho de reflexão sobre o papel da educação na sociedade brasileira.

Numa era ant agônica, compreendida pela complexidade dos vazios imat eriais e pela simplicidade da automação do cot idiano, conservar e preservar a vida t orna-se, port anto, um exercício de ét ica e moralidade que perpassa a formação dos indivíduos e const it ui-se na const rução de uma cultura de paz.

Considerar a guerra como “ um est ado miserável no qual a indúst ria humana não pode prosperar” (HOBBES:2006)1 é compreender a paz como um princípio de liberdade. A liberdade dos desejos deve viabilizar anseios de uma sociedade mais just a, igualit ária e, sobret udo, solidária. Nest e sent ido, superar a condição da violência é opt ar, sem dúvidas, pela const ituição de indivíduos que equacionam meios e fins. De indivíduos que se encont rem e que se olhem. E que est es olhares proclamem e decant em a paz como t emát ica de uma exist ência significat iva, replet a de contornos processuais de uma nação para si.

Dispost a a fomentar algumas possibilidades de discussões acerca dos conceit os de paz e imbuída do sent iment o de reflexão sobre a criação de um lugar de paz nas escolas e na sociedade carioca, a Gerência de Avaliação da SM E/ RJ t ambém quer ser inst rumento de irradiação da PAZ nest a cidade.

Letícia Côrtes

Gerência de Avaliação

1

(3)

3

SUM ÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 5

PARA INÍCIO DE CONVERSA ... 9

A – RESULTADOS GERAIS ... 10

A.1 – A QUESTÃO DA FREQUÊNCIA ... 10

A.2 – M ÉDIA DA REDE NAS DISCIPLINAS, POR ANO DE ESCOLARIDADE ... 11

A.3 – M ÉDIA NAS DISCIPLINAS, POR COORDENADORIA REGIONAL E ANO DE ESCOLARIDADE ... 13

B - RESULTADOS POR ANO E DISCIPLINA ... 16

B.1 – 1º ANO ... 16

B.2 – 2º ANO ... 22

B.3 – 3º ANO ... 28

B.4 – 4º ANO ... 35

B.5 – 5º ANO ... 43

B.6 – 6º ANO ... 51

B.7 – 7º ANO ... 60

B.8 – 8º ANO ... 68

B.9 – 9º ANO ... 76

B.10 – ACELERAÇÃO 6 ... 84

B.11 – ACELERAÇÃO 8 ... 96

C - M ÉDIA DA REDE NAS DISCIPLINAS, COM PARATIVO POR GRUPOS ... 108

C.1 – REDE ... 108

C.2 – TURNO ÚNICO ... 109

C.3 – REDE X EPF ... 110

C.4 – REDE X ACOM PANHAM ENTO DA CED ... 111

C.5 – 6º ANO EXPERIM ENTAL/ NÃO EXPERIM ENTAL ... 112

D. COM PARATIVO DA ALFABETIZAÇÃO - PROVAS BIM ESTRAIS X DIAGNOSE ... 113

D.1 - INTRODUÇÃO ... 113

D.2 - FREQUÊNCIA ... 113

D.3 - RESULTADOS ... 114

(4)

4

D.3.2 – RESULTADOS COM PARATIVOS POR HABILIDADE ... 118

D.3.2.1 – 1º ANO... 118

D.3.2.2 – 2º ANO... 122

D.3.2.3 – 3º ANO... 127

(5)

5

APRESENTAÇÃO

Cara Professora, Caro Professor

O Relat ório das Provas Bimest rais elaborado pela Gerência de Avaliação da SM E apresent a informações e dados import antíssimos para o desenvolviment o das práticas educat ivas. As análises são feit as a partir da colet a dos dados obt idos no DESESC.

As Provas Bimest rais cont ribuem para uma avaliação do processo de desenvolvimento e aprendizagem que se consolida ao longo dos bimest res. São elaboradas com base nas Orient ações Curriculares de cada área de conheciment o.

A média bimest ral do aluno é calculada com base nas not as obtidas nas Provas Bimest rais e nas not as das avaliações realizadas pelo professor regent e da turma.

As informações contidas nest e Relat ório est ão na esfera da Rede e das Coordenadorias; para um det alhament o maior dos result ados de cada escola, t urma ou aluno, o DESESC deve ser consult ado.

A Gerência de Avaliação deseja t ornar est e inst rument o cada vez mais acessível para t oda a Rede, dialogando sobre os result ados, em busca de uma avaliação consist ent e, que cont ribua para o replanejament o das prát icas pedagógicas. Com est e intuito, est e Relat ório est ará disponível para consult a na plat aforma do RioEduca.

PROVAS BIM ESTRAIS

As Provas Bimest rais surgem com a int enção de reforçar para o aluno a necessidade de est udar e de subsidiar o professor na autoavaliação do t rabalho pedagógico em sala de aula. Permite, t ambém, verificar o desenvolviment o do currículo, acompanhar a aprendizagem dos alunos em t odos os níveis (Rede, CRE e escola), subsidiar as decisões pedagógicas de cada inst ância e favorecer o avanço na qualidade do ensino.

As Provas Bimest rais foram est abelecidas em documento oficial, a Resolução SM E nº 1123, de 24/ 01/ 2011, e são elaboradas por professores da Rede que fazem part e da equipe da Gerência de Ensino Fundamental, responsável t ambém pelo mat erial pedagógico que as escolas recebem bimestralment e. Todo est e mat erial é validado por professores das onze Coordenarias Regionais da Rede. Essa avaliação t em sido de fundament al import ância para a diagnose da aprendizagem na Rede M unicipal de Educação do Rio de Janeiro.

(6)

6

uma vez que os result ados dest a avaliação est ão disponíveis para a escola no momento final da digit ação das provas no DESESC.

DESESC

O DESESC – Sist ema de Desempenho Escolar - foi idealizado para subst ituir as planilhas de lançamento dos result ados das Provas Bimest rais, t razendo maior facilidade em seu preenchimento e maior rapidez e confiabilidade na consolidação dos dados. Ele fornece, imediat ament e após a digit ação das provas, dados (not as, pont uação, frequência, níveis) nas seguint es esferas: Rede, CRE, Escola, Turma e Aluno.

ORGANIZAÇÃO DAS PROVAS BIM ESTRAIS

As provas foram aplicadas a t odos os alunos do 1º ao 9º Ano e dos Projet os e est avam assim est rut uradas:

a) 1º Ano – 10 quest ões de Port uguês-Leit ura, 5 quest ões de M at emát ica e 5 quest ões de Alfabet ização Escrit a;

b) 2º Ano – 10 quest ões de Port uguês-Leit ura, 10 quest ões de M at emát ica e 5 quest ões de Alfabet ização Escrit a;

c) 3º Ano - 15 quest ões de M at emát ica, 15 quest ões de Port uguês-Leit ura e 5 quest ões de Alfabet ização Escrit a;

d) 4º e 5º Anos – 10 questões de Ciências, 10 quest ões de M at emát ica e 15 quest ões de Port uguês-Leit ura;

e) 6º ao 9º Ano – 15 quest ões de Ciências, 15 quest ões de M at emát ica e 15 quest ões de Port uguês-Leit ura;

f) Aceleração 6 e 8 - 10 quest ões de Ciências, 10 quest ões de M at emát ica, 10 quest ões de Port uguês-Leit ura, 10 quest ões de Hist ória e 10 quest ões de Geografia.

Além dessas provas, foi aplicada, t ambém, a prova de Produção Text ual do 3º ao 9º Ano e nas turmas dos projet os Aceleração 6 e 8.

É import ant e relembrar que, lançados os dados das provas no DESESC, a escola deve apresent ar os result ados aos professores e analisá-los, percebendo-se em relação à E/ CRE e à Rede. Tal análise deve subsidiar o planejamento das ações pedagógicas para o restante do ano letivo, especialmente as de reforço, para os alunos que estão situados nos níveis mais baixos de desempenho (1 e 2).

É preciso notar que soment e com significativa melhoria de desempenho dos alunos nos níveis 1 e 2, a escola conseguirá atingir seus objet ivos (t er t odos os alunos com aprendizagem adequada ao seu ano escolar).

(7)

7

NÍVEIS DE DESEM PENHO NAS PROVAS BIM ESTRAIS

As t abelas e os gráficos que most ram a dist ribuição dos alunos por nível são referencial import ant íssimo para o planejamento e a execução das atividades de recuperação paralela e de reforço escolar, as quais devem acont ecer desde o início do ano let ivo.

O desempenho dos alunos nas Provas Bimest rais de Leit ura, Alfabet ização Escrit a, M at emát ica, Ciências, Hist ória e Geografia est á indicado por cinco níveis, os quais const it uem indicadores para a intervenção pedagógica:

NÍVEL ACERTOS CLASSIFICAÇÃO NECESSIDADE/ POSSIBILIDADE

1 (* ) M UITO CRÍTICO Int ensificar at ividades de recuperação paralela e efet ivar as de reforço, abrangendo todos os cont eúdos essenciais.

2 (* ) CRÍTICO

3 (* ) INTERM EDIÁRIO

Oferecer at ividades de recuperação, abrangendo os cont eúdos de maior dificuldade para esses alunos.

4 (* ) ADEQUADO Est ar at ent o a event uais necessidades desses alunos.

5 (* ) M UITO BOM

Ampliar a aprendizagem (Por exemplo: por meio da part icipação dos alunos dest e grupo como monit ores, na recuperação paralela em sala de aula).

(* ) Para cada média, de acordo com a prova e o ano de escolaridade, há um parâmet ro de acert os por nível.

As t abelas com o índice de acert o de cada quest ão, em cada prova, apont am que habilidades foram ou não desenvolvidas pelos alunos. São as habilidades ainda não desenvolvidas pelos alunos as que devem ser t rabalhadas com maior ênfase no bimest re/ ano seguinte, especialment e nas at ividades de recuperação paralela e de reforço escolar.

É preciso que a escola, a cada bimest re, de posse de sua planilha de result ados, veja que alunos est ão em cada nível de desempenho, de forma a melhor programar as at ividades de recuperação paralela e de reforço escolar. É fundament al, t ambém, que a escola, nessa mesma planilha, verifique, aluno a aluno e turma a turma, que habilidades necessit am ser abordadas com maior ênfase, definindo que met odologia aplicar em cada sit uação.

(8)

8

NÍVEL CLASSIFICAÇÃO PERCURSO DO ALUNO M EDIAÇÃO DO PROFESSOR

1 M UITO CRÍTICO

O aluno ainda está na fase inicial do desenvolvimento da compet ência escritora, não demonstrando conheciment o mínimo do crit ério avaliado.

Int ensificar atividades de recuperação paralela e efetivar as de reforço, abrangendo os conhecimentos básicos sobre o critério observado. É important e fazer uso da leit ura de textos, apontando e discutindo o que é solicitado em cada crit ério.

2 CRÍTICO

O aluno está em fase de transição de nível no desenvolvimento das habilidades de escrita, demonstrando conhecimento precário do critério avaliado.

3 INTERM EDIÁRIO

O aluno está em fase intermediária da aquisição das habilidades de escrita, apresentando a noção da forma de um texto e demonstrando razoável conhecimento do critério avaliado.

Oferecer atividades de recuperação, abrangendo os conhecimentos de maior dificuldade para esses alunos. Sempre é pertinent e fazer uso da leitura de t extos do gênero solicitado na Produção Textual para exemplificar sua elaboração.

4 ADEQUADO

O aluno já desenvolve um t exto,

demonstrando bom

conhecimento do crit ério avaliado, mas, provavelment e, apresenta falhas nos conhecimentos desse critério, as quais compromet em a fluência do t exto.

Oferecer atividades de recuperação, focalizando os pontos em que os alunos falham. Sempre é pertinent e fazer uso da leitura de t extos do gênero solicitado na Produção Textual para exemplificar sua elaboração.

5 M UITO BOM

O aluno já desenvolve bem um text o, mas apresenta pequenas dificuldades no critério avaliado, sem compromet er a fluência do text o.

Estar at ent o a eventuais necessidades desses alunos.

6 EXCELENTE

O aluno já desenvolve um t ext o fluent e, podendo apresentar, eventualment e, algum deslize no critério avaliado, mas sem compromet er a fluência do text o.

Ampliar a aprendizagem do aluno.

(9)

9

PARA INÍCIO DE CONVERSA...

O QUE É "SER RÍGIDO OU EXIGENTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR"?

Aqui e acolá, ouço essa expressão: “ Como professor, eu sou exigent e com meus alunos. Quero que eles aprendam, por isso...” .

Também ouço: “ Est a escola é exigent e com seus est udant es, por isso, eles se esforçam nos est udos...” .

Assist indo a um t elejornal, que t razia uma mat éria sobre educadores escolares no Brasil, novament e ouvi o depoiment o de um professor, considerado um bom professor, que dizia: “ Sou exigent e com os est udant es. Eles t êm que aprender tudo cert o...”

Essa expressão “ sou exigent e” deve ser esclarecida conceit ualment e. O “ ser exigent e” , no uso cotidiano, é ent endido como rígido, autorit ário, disciplinador.

No ent anto, fico a pensar que t odo educador deveria ser exigent e em relação ao result ado a ser at ingido por seu exercício profissional, ou seja, que t odos os est udant es, por ele liderados, numa sala de aula, aprendam efet ivament e o que necessitam aprender. Esse desejo e a dedicação, para que os result ados da ação pedagógica sejam alcançados como deveriam sê-lo, não t êm nada a ver com “ rígido, aut orit ário, disciplinador” .

Tem a ver, sim, com o invest iment o do educador, seja no que se refere a sua capacit ação em relação aos cont eúdos que ensina, seja a sua capacit ação nos recursos met odológicos que utiliza, para que o est udant e efet ivament e aprenda o que necessit a aprender.

Ent ão, “ ser exigent e na prát ica pedagógica escolar” significa, no dia a dia da relação com os educandos, invest ir o que for necessário para que t odos aprendam os cont eúdos ensinados (sejam informações, procediment os ou at itudes).

Isso significa que o educador é exigent e no que se refere à qualidade do seu próprio exercício profissional e que só se dá por sat isfeit o quando t odos os seus est udant es aprenderam o que deveriam t er aprendido. Enquanto não aprenderam o que deveriam t er aprendido, o educador cont inua sendo exigent e na busca do result ado desejado, ist o é, invest indo mais... e invest indo mais...

Caso não se compreenda dessa forma a expressão “ ser exigent e na prática pedagógica escolar” , cont inuaremos a afirmar que o único responsável pelo fracasso escolar é o educando. E, creio eu, já é t empo para abrirmos mão dessa post ura.

Desde os anos 1980, o mundo descobriu e passou a ent ender que o sist ema escolar é o responsável pela qualidade do ensino. No Brasil, t emos o Saeb, a Prova Brasil, ENEM , ENAD, IDEB, como inst âncias post as para invest igar e revelar a qualidade do sist ema de ensino. O que falt a para nós educadores, que atuamos na escola, ent endermos que somos part e do sist ema ensinant e (sist ema de ensino, responsável pelo ensino) e não do sist ema aprendent e (est udant es, aprendizes)?

O convit e, aqui post o, é para que:

01. abramos mão da compreensão de senso comum de que “ ser exigent e é ser rígido com o out ro” e, aqui, no caso, com os est udant es;

02. e passemos a compreender que “ ser exigent e na prát ica pedagógica escolar - como em qualquer out ra at ividade profissional - significa invest ir o necessário para que os result ados da ação sejam compatíveis com os pré-est abelecidos e desejados” .

(10)

10

A – RESULTADOS GERAIS

A.1 - A QUESTÃO DA FREQUÊNCIA

A.1.1 - ANOS REGULARES

- Frequência (%) por disciplina (Rede)

ANO LEITURA PRODUÇÃO TEXTUAL

ALFABETIZAÇÃO

ESCRITA M ATEM ÁTICA CIÊNCIAS

1º ANO 94% 93,8% 94,2%

2º ANO 95,5% 95,3% 95,5%

3º ANO 95,4% 94,8% 94,9% 95,3%

4º ANO 96,5% 95,9% 96,4%

5º ANO 97,3% 96,9% 97,3% 96,8%

6º ANO 93,3% 92,4% 94,1% 92,9%

7º ANO 91,0% 88,8% 92,6% 90,9%

8º ANO 93,7% 91,1% 94,7% 93,6%

9º ANO 94,5% 91,8% 95,5% 94,0%

Obs.: Padrões de Frequência - 100% = Excelente; 95% a 99% = Bom; 90 a 94% = M ínimo Aceitável; 85% a 89% = Razoável; 80 a 84% = Sofrível; Abaixo de 80% = M uito fraco.

A.1.2 - PROJETO DE ACELERAÇÃO

- Frequência (%) por disciplina (Rede)

ANO LEITURA PRODUÇÃO

TEXTUAL M ATEM ÁTICA CIÊNCIAS HISTÓRIA GEOGRAFIA

ACELERA 6 87,8% 85,6% 86,6% 86,3% 85,0% 85,2%

ACELERA 8 91,5% 90,2% 90,4% 90,4% 89,9% 90,2%

(11)

11

A.2 – M ÉDIA DA REDE NAS DISCIPLINAS, POR ANO DE ESCOLARIDADE:

A.2.1 - ALFABETIZAÇÃO

Obs.: Soment e o 3º Ano realizou a Prova de Produção Text ual.

(12)

12

A.2.3 - 7º AO 9º ANO

A.2.4 - PROJETOS – ACELERAÇÃO 6 E 8

(13)

13

A.3 - M ÉDIA NAS DISCIPLINAS, POR COORDENADORIA REGIONAL E ANO DE ESCOLARIDADE

A.3.1 - NOS ANOS REGULARES

Obs.: A escala de notas vai de 0 a 10. Cor: azul – média igual ou superior a 6,0; magenta – menor média na Rede; verde – maior média na Rede.

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Leitura:

LEITURA

CRE/ REDE 1ª 9ª 10ª 11ª REDE 1ºANO 8,2 8,1 8,2 7,9 8,1 8,4 8,0 8,2 8,1 7,9 8,5 8,1 2ºANO 8,5 8,5 8,4 8,4 8,5 8,4 8,4 8,4 8,6 8,3 8,8 8,4 3ºANO 7,3 7,2 7,2 6,9 7,4 7,2 7,1 7,1 7,2 6,9 7,8 7,1 4ºANO 7,6 7,7 7,4 7,3 7,7 7,3 7,8 7,6 7,6 7,2 7,9 7,5 5ºANO 7,0 7,3 7,0 6,7 7,1 7,0 7,2 7,2 7,1 6,8 7,1 7,1 6ºANO 7,2 7,3 7,1 7,0 7,1 6,9 7,4 6,9 7,3 6,8 7,2 7,1 7ºANO 7,4 7,7 7,3 7,2 7,4 7,0 7,7 7,3 7,2 7,1 7,4 7,3 8ºANO 7,1 7,4 7,1 7,1 7,0 6,7 7,3 6,8 6,8 6,8 7,3 7,0 9ºANO 7,2 7,4 7,0 7,1 7,0 6,6 7,2 6,9 7,0 6,7 7,2 7,0

11ª CRE com a maior média do 1º ao 4º Ano;

10ª CRE com a menor média do 1º ao 4º Ano e no 6º Ano;

4ª CRE com a menor média no 1º, 3º e 5º Anos;

2ª CRE com a maior média no 5º Ano e do 7º ao 9º Ano;

7ª CRE com a maior média no 5º e no 6º Anos;

6ª CRE com a menor média do 7º ao 9º Ano;

Todos os anos superaram a média desejável para a rede em t odas as CREs.

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Produção Textual:

PRODUÇÃO TEXTUAL

CRE/ REDE 1ª 9ª 10ª 11ª REDE 3ºANO 5,0 4,8 4,7 4,6 4,9 5,0 4,4 4,6 5,0 4,6 5,4 4,7 4ºANO 5,9 5,6 5,6 5,6 5,6 5,7 5,6 5,9 5,8 5,5 5,8 5,7 5ºANO 6,2 6,4 6,4 5,9 6,3 6,4 6,3 6,4 6,2 6,2 6,5 6,3 6ºANO 6,3 5,8 6,0 5,9 5,8 6,0 6,2 5,7 6,3 5,8 6,1 6,0 7ºANO 5,9 5,8 5,6 5,6 5,5 5,5 5,7 5,8 5,4 5,6 5,6 5,6 8ºANO 6,0 6,1 6,1 5,9 5,9 5,9 6,0 6,0 5,7 6,0 6,0 6,0 9ºANO 6,9 6,6 6,5 6,2 6,3 6,5 6,3 6,4 6,3 6,1 6,4 6,3 Obs.: Esta prova é aplicada a partir do 3º Ano.

(14)

14

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Alfabetização Escrita:

ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

CRE/ REDE 1ª 9ª 10ª 11ª REDE 1ºANO 5,6 5,8 5,8 5,2 5,6 6,1 5,5 5,7 5,6 5,5 6,2 5,6 2ºANO 6,3 6,3 6,0 5,9 6,3 6,1 6,0 6,2 6,1 5,8 7,0 6,1 3ºANO 5,9 6,0 5,9 5,7 6,0 5,8 5,8 5,7 6,0 5,6 6,6 5,8 Obs.: Soment e os três anos iniciais fazem esta prova.

 11ªCRE com a maior média nos t rês anos avaliados.

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em M atemática:

M ATEM ÁTICA

CRE/ REDE 1ª 9ª 10ª 11ª REDE 1ºANO 8,9 8,8 8,9 8,8 8,8 9,0 8,6 8,9 8,9 8,8 9,1 8,8 2ºANO 8,0 8,0 7,9 8,1 8,0 8,1 7,9 8,0 8,2 7,9 8,3 8,0 3ºANO 7,2 7,0 7,1 7,0 7,3 7,2 7,1 7,1 7,3 7,0 7,6 7,1 4ºANO 6,5 6,6 6,4 6,2 6,6 6,3 6,8 6,6 6,6 6,2 6,9 6,5 5ºANO 6,9 7,2 7,0 6,6 7,0 6,9 7,4 7,2 7,1 6,7 7,0 7,0 6ºANO 6,6 6,6 6,6 6,3 6,4 6,3 6,9 6,3 6,7 6,3 6,5 6,5 7ºANO 5,5 5,6 5,4 5,3 5,4 5,1 5,7 5,3 5,3 5,1 5,4 5,4 8ºANO 5,1 5,0 4,8 4,8 4,7 4,4 5,0 4,4 4,5 4,7 4,8 4,7 9ºANO 5,3 5,3 5,2 5,1 5,0 4,6 5,2 4,8 5,1 4,9 5,1 5,0

Do 1º ao 6º Ano, todas as CREs atingiram a média desejável;

Do 7º ao 9º Ano, nenhuma CRE at ingiu a média desejável;

11ª CRE t eve a maior média do 1º ao 4º Ano;

6ª CRE t eve a menor média do 6º ao 9º Ano;

4ª CRE a menor média do 3º ao 6º Ano.

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Ciências:

CIÊNCIAS

CRE/ REDE 1ª 9ª 10ª 11ª REDE 4ºANO 6,1 6,2 6,1 6,0 6,3 6,2 6,4 6,5 6,4 6,1 6,4 6,2 5ºANO 6,5 6,8 6,7 6,4 6,9 6,8 6,8 6,9 6,8 6,5 6,8 6,7 6ºANO 5,7 5,7 5,8 5,4 5,6 5,6 6,1 5,4 6,2 5,7 5,8 5,7 7ºANO 6,2 6,2 6,1 6,0 6,2 5,7 6,4 6,0 6,0 5,9 6,2 6,1 8ºANO 5,2 5,0 5,0 5,0 4,8 4,6 5,2 4,6 4,7 4,7 5,1 4,9 9ºANO 7,1 7,1 7,0 7,0 6,7 6,3 7,0 6,7 6,7 6,6 7,0 6,8 Obs.: Esta prova é aplicada a partir do 4º Ano.

(15)

15

A.3.2 - NOS PROJETOS DE ACELERAÇÃO

Obs.: A escala de notas vai de 0 a 10. Cor: azul – média igual ou superior a 6,0; magenta – menor média na Rede; verde – maior média na Rede.

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Leitura:

LEITURA

CRE/ REDE 9ª 10ª 11ª REDE Aceleração 6 6,6 7,0 6,5 6,5 6,8 6,2 7,1 6,4 6,1 6,6 7,0 6,6 Aceleração 8 7,1 7,3 7,1 6,9 6,9 6,4 7,3 6,7 6,5 6,8 7,5 6,9

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Produção Textual:

PRODUÇÃO TEXTUAL

CRE/ REDE 9ª 10ª 11ª REDE Aceleração 6 5,6 5,8 5,3 5,1 5,0 5,8 5,5 5,3 5,1 5,0 6,0 5,3 Aceleração 8 5,7 6,2 6,2 5,7 5,8 6,4 6,4 5,8 5,5 5,9 6,2 5,9

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em M atemática:

M ATEM ÁTICA

CRE/ REDE 9ª 10ª 11ª REDE Aceleração 6 5,8 6,0 5,9 5,7 5,7 5,5 6,2 5,7 5,3 5,9 6,3 5,8 Aceleração 8 5,4 5,2 5,2 5,2 5,0 5,3 5,4 5,1 4,9 5,2 5,2 5,2

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Ciências:

CIÊNCIAS

CRE/ REDE 9ª 10ª 11ª REDE Aceleração 6 6,3 6,5 6,3 6,5 6,4 5,9 6,8 6,3 5,9 6,7 7,2 6,4 Aceleração 8 5,6 5,6 5,6 5,4 5,3 4,9 5,9 5,4 5,0 5,4 5,5 5,4

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em História:

HISTÓRIA

CRE/ REDE 9ª 10ª 11ª REDE Aceleração 6 5,3 5,8 5,3 5,6 5,5 4,8 6,0 5,3 5,1 5,7 5,9 5,5 Aceleração 8 5,5 6,2 5,7 5,4 5,6 5,8 6,2 5,3 5,1 5,4 6,3 5,6

M édia da Rede e por CRE, por Ano de Escolaridade, em Geografia:

GEOGRAFIA

(16)

16

B – RESULTADOS POR ANO E DISCIPLINA

B.1 - 1º ANO:

B.1.1 - LEITURA

M édias do 1º Ano em Leitura:

(17)

17

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

8 2 0

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 bD11 Diferenciar let ras de out ros sinais gráficos. 2 e 9 bD12 Identificar as let ras do alfabet o.

3 bD34 Reconhecer, a part ir da palavra ouvida, o valor sonoro de uma sílaba.

4 e 5 bD4 Ler palavras.

6 e 7 bD31

Identificar em palavras a represent ação de unidades sonoras como let ras que possuem correspondência sonora única (ex.: p, b, t , d, f).

8 DNC* Identificar diferent es modos de apresent ação de t ext os escrit os.

10 bD6 Localizar informação explícit a em t ext os. * Descrit or não cadastrado

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Descritor bD11 bD12 bD34 bD4 bD4 bD31 bD31 vT01 bD12 bD6 % de Acerto 93,2 91,6 89,4 59,9 59,7 80,8 74,5 90,4 79,4 91,3

O

P

Ç

Ã

O A B 2,7 1,4 91,6 2,8 89,4 4,8 11,5 20,0 59,7 23,9 6,1 9,0 18,0 74,5 90,4 2,3 5,1 6,1 91,3 3,6

(18)

18

B.1.2 - ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

M édias do 1º Ano em Alfabet ização Escrit a:

(19)

19

Os Descrit ores da Prova de Alfabet ização Escrit a e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

COC DESCRITORES

aE1 aE21 aE21 aE42 aE41

% de alunos nos níveis

4 e 5 por descrit or

93,4% 58,6% 44,9% 25,9% 16,8%

Acima de 50% (desejável) Abaixo de 50%

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

1 aE1 Escrever o nome.

2 e 3 aE21 Escrever palavras com o apoio de figura.

4 aE42 Escrever frase dit ada.

5 aE41 Escrever frase com o apoio de figura.

B.1.3 - M ATEM ÁTICA

(20)

20

Alunos por nível em M at emát ica:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

M ATEM ÁTICA

5 0 0

Os Descrit ores da Prova de M atemát ica e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Descritor iM 41 bD14 bD11 bD21 bD21 % de Acerto 90,0 89,5 90,8 86,0 84,8

O

P

Ç

Ã

O A B 90,0 6,5 89,5 4,4 4,5 1,8 8,0 2,8 84,8 5,2

C 1,5 2,6 2,2 86,0 7,6

D 1,3 2,6 90,8 2,6 1,6

(21)

21

QUESTÕES POR

COC CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 bD13 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.

2 bD14 Comparar ou ordenar números naturais.

3 bD11

Associar a cont agem de coleções de objet os à represent ação numérica das suas respect ivas quant idades.

(22)

22

B.2 - 2º ANO:

B.2.1 - LEITURA

M édias do 2º Ano em Leitura:

(23)

23

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

9 1 0

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 bD12 Identificar as let ras do alfabet o.

2 bD31

Identificar em palavras a represent ação de unidades sonoras como let ras que possuem correspondência sonora única (ex.: p, b, t , d, f).

3 e 4 bD34 Reconhecer, a part ir da palavra ouvida, o valor sonoro de uma sílaba.

5 e 6 bD4 Ler palavras.

7 bD32

Identificar em palavras a represent ação de unidades sonoras como let ras com mais de uma correspondência sonora (ex.: “ c” e “ g” ).

8 bD71 Ant ecipar o assunt o do t ext o com base no suport e ou nas caract eríst icas gráficas do gênero.

9 DNC* Identificar diferent es modos de apresent ação de t ext os escrit os, t endo em vist a seu gênero t ext ual.

10 bD6 Localizar informação explícit a em t ext os. * Descrit or não cadastrado

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Descritor bD12 bD31 bD34 bD34 bD4 bD4 bD32 bD71 DNC bD6 % de Acerto 87,0 83,5 95,8 78,8 95,0 87,8 90,9 74,8 69,6 80,3

O

P

Ç

Ã

O B A 5,0 3,7 10,6 4,2 95,8 1,8 78,8 9,9 95,0 1,7 2,4 6,9 1,6 5,0 74,8 6,7 14,6 9,5 6,9 7,2

C 3,3 83,5 0,9 7,8 1,7 87,8 1,8 11,5 5,6 4,8 D 87,0 1,1 1,0 2,9 1,1 2,3 90,9 6,4 69,6 80,3

(24)

24

B.2.2 - ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

M édias do 2º Ano em Alfabet ização Escrit a:

(25)

25

Os Descritores da Prova de Alfabet ização Escrit a e seus Result ados no 1º

COC

* Legendas abaixo das t abelas

COC DESCRITORES

aE21 aE21 aE42 aE41 aE71

% de alunos nos níveis

4 e 5 por descrit or

73,2% 75,1% 55,1% 41,9% 35,6%

Acima de 50% (desejável) Abaixo de 50%

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

1 e 2 aE21 Escrever palavras com o apoio de figura.

3 aE42 Escrever frase dit ada.

4 aE41 Escrever frase com o apoio de figura.

5 aE71 Criar t ext o a part ir de imagem.

B.2.3 - M ATEM ÁTICA

(26)

26

Alunos por nível em M at emát ica:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

M ATEM ÁTICA

8 2 0

Os Descrit ores da Prova de M atemát ica e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Descritor bD14 bD21 bD21 bD62 bD41 bD62 bD52 bD61 bD14 bD21 % de Acerto 93,1 80,7 68,4 82,6 90,7 89,3 76,0 71,5 85,4 63,1

O

P

Ç

Ã

O

A 93,1 3,7 10,2 7,5 3,3 89,3 12,6 9,4 5,7 63,1

(27)

27

QUESTÕES POR

COC CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 e 9 bD14 Comparar ou ordenar números naturais. 2, 3 e

10 bD21

Resolver problemas que demandam as ações de junt ar, separar, acrescent ar e ret irar quant idades.

4 e 6 bD62 Identificar informações apresent adas em gráficos de colunas.

5 bD41 Identificar figuras geomét ricas planas. 7 bD52 Identificar e relacionar cédulas e moedas.

(28)

28

B.3 - 3º ANO:

B.3.1 - LEITURA

M édias do 3º Ano em Leitura:

Alunos por nível em Leit ura:

(29)

29

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

9 6 0

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 e 2 bD32

Identificar em palavras a represent ação de unidades sonoras como let ras com mais de uma correspondência sonora (ex.: “ c” e “ g” ).

3,5,7,10

e 14 bD6 Localizar informação explícit a em t ext os.

4 e 15 bD10 Inferir informação.

6 bD4 Ler palavras.

8 iD9 Identificar a finalidade de t ext os de diferent es gêneros.

9 bD7 Reconhecer assunto de um t ext o.

11 e 13 bD71 Ant ecipar o assunt o do t ext o com base no suport e ou nas caract eríst icas gráficas do gênero.

12 DNC* Identificar elem ent os que compõem a narrat iva, como t empo, espaço e personagem.

* Descrit or não cadastrado

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor bD32 bD32 bD6 bD10 bD6 bD4 bD6 iD9 bD7 bD6 bD71 DNC bD71 bD6 bD10

% de

Acerto 77,1 60,9 74,6 68,5 74,6 67,4 82,2 64,4 71,1 70,0 73,6 76,6 76,1 68,0 67,4

O

P

Ç

Ã

O

A 5,3 60,9 11,2 10,0 10,4 13,5 8,7 18,4 10,1 10,8 73,6 9,6 76,1 10,0 13,9

B 4,7 30,2 74,6 10,1 74,6 10,2 4,1 9,1 9,7 70,0 9,1 7,3 8,5 68,0 8,8

C 77,1 5,0 7,9 68,5 8,3 67,4 4,2 64,4 8,2 9,1 6,1 5,5 8,5 11,3 8,8

D 12,4 3,2 5,7 10,6 5,9 8,2 82,2 7,4 71,1 9,3 10,3 76,6 5,6 9,5 67,4

Nulo 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,1 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1

Sem

(30)

30

B.3.2 - ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

M édias do 3º Ano em Alfabet ização Escrit a:

(31)

31

Os Descritores da Prova de Alfabet ização Escrit a e seus Result ados no 1º

COC

* Legendas abaixo das t abelas

COC DESCRITORES

aE21 aE21 aE41 aE41 aE71

% de alunos nos níveis

4 e 5 por descrit or

53,9% 60,8% 53,3% 49,9% 41,8%

Acima de 50% (desejável) Abaixo de 50%

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

1 e 2 aE21 Escrever palavras com o apoio de figura.

3 e 4 aE41 Escrever frase com o apoio de figura.

5 aE71 Criar t ext o a part ir de imagem.

B.3.3 - PRODUÇÃO TEXTUAL

(32)

32

Alunos por nível em Produção Text ual:

Os Aspect os da Prova de Produção Text ual e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

COC ASPECTOS

ESTRUTURA COERÊNCIA COESÃO USO DA LÍNGUA

% de alunos nos níveis 4 a 6 por Aspecto

56,2% 54,2% 50,1% 45,3%

(33)

33

B.3.4 - M ATEM ÁTICA

M édias do 3º Ano em M at emát ica:

(34)

34

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

M ATEM ÁTICA

8 7 0

Os Descrit ores da Prova de M atemát ica e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1,7 e 11 bD61 Identificar informações apresent adas em t abelas. 2,8,10 e

14 bD21

Resolver problemas que demandam as ações de junt ar, separar, acrescent ar e ret irar quant idades.

3 e 9 bD41 Identificar figuras geomét ricas planas.

4 e 13 iD10

Num problema, est abelecer t rocas ent re cédulas e moedas do Sist ema M onet ário Brasileiro, em função de seus valores.

5 bD42 Reconhecer as represent ações de figuras geométricas espaciais.

6 e 12 iM 30

Identificar a unidade de medida (de comprimento, de massa ou de capacidade) a ser ut ilizada em sit uações do cot idiano.

15 bD53 Identificar, comparar, relacionar e ordenar t empo em diferent es sistemas de medida.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor bD61 bD21 bD41 iD10 bD42 iM 30 bD61 bD21 bD41 bD21 bD61 iM 30 iD10 bD21 bD53

% de

Acerto 77,1 75,7 78,4 68,7 56,9 69,8 74,7 79,5 58,4 71,1 68,5 78,1 61,9 61,1 89,3

O

P

Ç

Ã

O

A 77,1 6,9 5,7 2,3 11,4 69,8 9,6 79,5 6,3 9,9 10,6 78,1 9,5 61,1 3,9

B 6,7 9,4 8,6 68,7 13,7 9,4 8,1 8,5 10,2 9,0 68,5 7,9 9,8 16,2 89,3

C 5,4 75,7 6,5 24,0 56,9 11,2 6,7 7,2 58,4 8,9 9,1 6,1 61,9 14,5 2,9

D 10,0 7,3 78,4 4,3 17,1 8,7 74,7 4,0 24,4 71,1 10,8 6,9 17,9 7,3 3,0

Nulo 0,3 0,2 0,3 0,2 0,2 0,2 0,1 0,2 0,2 0,2 0,1 0,2 0,1 0,1 0,1

Sem

(35)

35

B.4 - 4º ANO:

B.4.1 - LEITURA

M édias do 4º Ano em Leitura:

Alunos por nível em Leit ura:

(36)

36

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

12 3 0

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 iD4 Inferir uma informação implícit a em um t ext o.

2 e 6 iD14 Identificar o efeit o de sent ido decorrent e do uso da pontuação e de out ras not ações.

3 iD11 Dist inguir um fato da opinião relat iva a esse fat o. 4 e 14 iD9 Identificar a finalidade de t ext os de diferent es gêneros. 5 e 10 iD3 Inferir o sent ido de uma palavra ou uma expressão. 7 e 13 iD8 Est abelecer relação causa/ consequência ent re part es e

elem ent os do t ext o.

8 e 12 iD5 Int erpret ar t ext o com auxílio de mat erial gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, et c.).

9 e 15 iD1 Localizar informações explícit as em um t ext o.

11 iD2

Est abelecer relações ent re part es de um t ext o, identificando repet ições ou subst ituições que cont ribuem para a continuidade de um t ext o.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor iD4 iD14 iD11 iD9 iD3 iD14 iD8 iD5 iD1 iD3 iD2 iD5 iD8 iD9 iD1

% de

Acerto 75,6 77,9 71,9 86,6 78,6 79,0 74,3 77,5 73,0 82,4 62,2 73,9 66,8 83,0 66,2

O

P

Ç

Ã

O A B 10,8 4,9 75,6 10,1 14,9 3,8 71,9 6,7 78,6 9,2 5,3 10,7 5,7 9,2 74,3 5,6 73,0 7,1 6,2 5,8 11,8 5,2 9,3 73,9 12,1 8,2 8,4 83,0 7,9 8,7

C 10,4 77,9 8,8 2,4 6,6 6,0 9,3 77,5 6,3 5,1 62,2 6,5 12,1 4,4 66,2

D 2,9 6,7 4,0 86,6 5,1 79,0 5,1 10,4 13,1 82,4 16,1 13,7 66,8 3,8 16,5 Nulo 0,2 0,1 0,2 0,2 0,1 0,1 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1

Sem

(37)

37

B.4.2 - PRODUÇÃO TEXTUAL

M édias do 4º Ano em Produção Text ual:

(38)

38

Os Aspect os da Prova de Produção Text ual e seus Result ados no 1º COC

* Legendas abaixo das t abelas

COC ASPECTOS

ESTRUTURA COERÊNCIA COESÃO USO DA LÍNGUA

% de alunos nos níveis 4 a 6 por Aspecto

67,1% 68,2% 60,4% 54,6%

Acima de 50% (desejável) Abaixo de 50%

B.4.3 - M ATEM ÁTICA

(39)

39

Alunos por nível em M at emát ica:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

M ATEM ÁTICA

8 7 0

Os Descrit ores da Prova de M atemát ica e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor iD13 iD15 bD21 iD6 iD1 iD17 iD2 bD21 bD61 iD13 bD21 bD21 iD17 iD17 iD17

% de

Acerto 84,1 84,1 64,1 50,6 78,8 74,5 56,5 41,8 74,8 46,5 39,3 70,9 83,3 51,7 72,4

O

P

Ç

Ã

O

A 9,0 4,5 11,4 16,4 10,0 13,8 27,9 26,1 74,8 36,6 14,0 70,9 7,4 51,7 5,4 B 84,1 6,8 12,0 50,6 4,8 5,7 56,5 16,4 16,3 8,4 39,3 9,3 3,1 14,5 72,4

C 2,5 84,1 12,0 16,2 5,8 74,5 5,3 15,1 3,5 7,8 18,2 5,6 5,3 21,0 15,9 D 4,0 4,1 64,1 16,3 78,8 5,2 9,6 41,8 4,8 46,5 27,7 13,4 83,3 11,8 5,4

Nulo 0,2 0,1 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,2 0,1 0,1

Sem

(40)

40

QUESTÕES POR COC

CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 e 10 iD13

Reconhecer e ut ilizar caract eríst icas do Sist ema de Numeração Decimal, t ais como agrupamentos e t rocas na base 10 e princípio do valor posicional.

2 iD15 Reconhecer a decomposição de números nat urais nas suas diversas ordens.

3,8,11 e

12 bD21

Resolver problemas que demandam as ações de junt ar, separar, acrescent ar e ret irar quant idades.

4 iD6 Est imar a m edida de grandezas, ut ilizando unidades de medida convencionais ou não.

5 iD1 Identificar a localização/ moviment ação de objeto em mapas, croquis e out ras represent ações gráficas. 6,13,14

e 15 iD17

Calcular o result ado de uma adição ou subt ração de números naturais.

7 iD2

Identificar propriedades comuns e diferenças ent re poliedros e corpos redondos, relacionando figuras t ridimensionais com suas planificações.

9 bD61 Identificar informações apresent adas em t abelas.

B.4.4 - CIÊNCIAS

(41)

41

Alunos por nível em Ciências:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

CIÊNCIAS

3 7 0

Os Descrit ores da Prova de Ciências e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10

Descritor DR92 C611 C611 S/N C437 S/N C441 D12 S/N D30

% de Acerto 88,3 55,8 61,3 68,1 36,2 58,4 62,2 85,5 38,0 70,7

O

P

Ç

Ã

O

A 4,7 27,7 61,3 19,2 12,4 7,9 62,2 4,5 24,0 70,7

B 4,3 55,8 13,2 8,0 17,3 58,4 20,5 4,2 13,8 8,7 C 2,4 6,9 17,1 4,1 36,2 16,7 9,6 5,2 38,0 7,6 D 88,3 9,2 7,9 68,1 33,7 16,4 7,2 85,5 23,6 12,4

Nulo 0,1 0,1 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1

(42)

42

QUESTÕES POR COC

CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 DR92 Reconhecer o solo como o lugar onde vários tipos de vida se desenvolvem.

2 e 3 C611 Caract erizar os diferent es t ipos de solo, relacionando-os à porrelacionando-osidade, à permeabilidade e à umidade.

4 S/ N Ident ificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos.

5 C437 Reconhecer o processo de germinação das plantas, at ravés de ilust ração figurat iva.

6 e 9 S/ N

Reconhecer em text os, esquemas e representações figurat ivas, a nat ureza cíclica das t ransformações de est ado físico da água.

7 C441 Discutir a relação ent re Ciência, Tecnologia e Sociedade.

8 D12

Reconhecer a exist ência de água em vários estados físicos, a partir de text os ou ilust rações figurat ivas que apresentem diferentes regiões do globo, situações experim entais ou do cot idiano.

(43)

43

B.5 - 5º ANO:

B.5.1 - LEITURA

M édias do 5º Ano em Leitura:

(44)

44

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

8 7 0

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 iD14 Identificar o efeit o de sent ido decorrent e do uso da pontuação e de out ras not ações.

2 iD2

Est abelecer relações ent re part es de um t ext o, identificando repet ições ou subst ituições que cont ribuem para a continuidade de um t ext o.

3 iD4 Inferir uma informação implícit a em um t ext o. 4 iD11 Dist inguir um fato da opinião relat iva a esse fat o.

5 iD15

Reconhecer diferent es formas de t rat ar uma informação na comparação de t ext os que t rat am do mesm o t ema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.

6 iD9 Identificar a finalidade de t ext os de diferent es gêneros.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor iD14 iD2 iD4 iD11 iD15 iD9 iD1 iD3 iD5 iD6 iD7 iD8 iD12 iD13 iD10

% de

Acerto 78,1 69,5 86,0 66,8 74,2 73,3 72,2 82,3 82,1 69,0 64,3 72,4 45,3 61,1 60,9

O

P

Ç

Ã

O

A 78,1 10,4 4,4 66,8 5,5 8,3 72,2 3,9 12,0 8,1 64,3 9,2 9,8 20,2 60,9

B 10,1 6,8 86,0 10,0 10,3 6,2 9,2 7,6 82,1 4,1 12,8 7,8 29,7 13,3 26,7 C 8,4 13,2 3,0 11,8 9,8 73,3 9,7 5,8 3,1 18,5 11,2 10,2 45,3 5,0 2,3 D 3,3 69,5 6,4 11,1 74,2 12,0 8,5 82,3 2,5 69,0 11,3 72,4 14,9 61,1 9,7 Nulo 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0 0,1 0,1 0,1 0,0 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0 Sem

(45)

45

7 iD1 Localizar informações explícit as em um t ext o.

8 iD3 Inferir o sent ido de uma palavra ou uma expressão. 9 iD5 Int erpret ar t ext o com auxílio de mat erial gráfico diverso

(propagandas, quadrinhos, foto, et c.). 10 iD6 Identificar o t ema de um t ext o.

11 iD7 Identificar conflit o gerador do enredo e os elementos que const roem a narrat iva.

12 iD8 Est abelecer relação causa/ consequência entre partes e elem ent os do t ext o.

13 iD12 Est abelecer relações lógico-discursivas present es no t ext o, marcadas por conjunções, advérbios et c.

14 iD13 Identificar efeit o de ironia ou humor em t ext os variados. 15 iD10 Identificar as marcas linguíst icas que evidenciam o locut or

e o int erlocutor de um t ext o.

B.5.2 - PRODUÇÃO TEXTUAL

(46)

46

Alunos por nível em Produção Text ual:

Os Aspect os da Prova de Produção Text ual e seus Result ados no 1º COC * Legendas abaixo das t abelas

COC ASPECTOS

ESTRUTURA COERÊNCIA COESÃO USO DA LÍNGUA

% de alunos nos níveis 4 a 6 por Aspecto

77,5% 73,4% 70,0% 65,6%

(47)

47

B.5.3 – M ATEM ÁTICA

M édias do 5º Ano em M at emát ica:

Alunos por nível em M at emát ica:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

M ATEM ÁTICA

7 8 0

(48)

48

Os Descrit ores da Prova de M atemát ica e seus Result ados no 1º COC

* Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 iD14 Identificar a localização de números naturais na ret a numérica.

2 e 5 iD17 Calcular o result ado de uma adição ou subt ração de números naturais.

3 e 4 bD21 Resolver problemas que demandam as ações de junt ar, separar, acrescent ar e ret irar quant idades.

6 iD10

Num problema, est abelecer t rocas ent re cédulas e moedas do Sist ema M onet ário Brasileiro, em função de seus valores.

7 iD27 Ler informações e dados apresent ados em t abelas. 8 iD1 Identificar a localização/ moviment ação de objeto em

mapas, croquis e out ras represent ações gráficas.

9 iD2

Identificar propriedades comuns e diferenças ent re poliedros e corpos redondos, relacionando figuras t ridimensionais com suas planificações.

10 iD9

Est abelecer relações ent re o horário de início e t érmino e/ ou o int ervalo da duração de um event o ou acont eciment o.

11 bD31 Resolver problemas que envolvam as ideias da

mult iplicação.

12 bD32 Resolver problemas que envolvam as ideias da divisão. 13 iD15 Reconhecer a decomposição de números nat urais nas

suas diversas ordens.

14 e 15 iD18 Calcular o result ado de uma multiplicação ou divisão de números nat urais.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor iD14 iD17 bD21 bD21 iD17 iD10 iD27 iD1 iD2 iD9 bD31 bD32 iD15 iD18 iD18

% de

Acerto 55,4 77,8 86,9 63,9 84,3 47,8 79,9 68,3 80,3 59,3 59,9 60,8 86,4 71,2 67,9

O

P

Ç

Ã

O

A 12,9 2,9 2,5 63,9 4,4 28,7 4,7 2,1 10,7 59,3 15,0 60,8 2,9 6,9 67,9

B 55,4 6,8 4,8 17,9 5,0 10,1 79,9 23,7 2,7 18,1 59,9 16,5 4,6 71,2 6,8 C 12,2 12,3 86,9 5,1 6,1 47,8 10,5 5,6 80,3 15,3 17,0 12,4 5,6 9,8 8,5 D 19,4 77,8 5,5 12,7 84,3 13,0 4,7 68,3 5,8 6,9 7,5 9,8 86,4 11,6 16,0 Nulo 0,0 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0 Sem

(49)

49

B.5.4 – CIÊNCIAS

M édias do 5º Ano em Ciências:

Alunos por nível em Ciências:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

CIÊNCIAS

6 4 0

(50)

50

Os Descrit ores da Prova de Ciências e seus Result ados no 1º COC

* Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓDIGO DESCRITOR

2º 3º 4º

1 e 6 C540 Reconhecer a necessidade de uma aliment ação equilibrada para o bem-est ar do organismo.

2 C419 Compreender a evolução do modelo at ômico.

3 C406

Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.

4 C410

Compreender a importância da data de validade e out ros cuidados com os aliment os como recurso para a manutenção da saúde.

5 C537 Reconhecer a exist ência da diversidade humana como variedade da vida.

7 C426

Compreender a importância de cuidar de si mesmo, da comunidade e do planeta Terra para o bem-estar socioambiental.

8 C420

Priorizar hábitos e ações que cont ribuem para a manutenção e a melhoria da saúde em sit uações cotidianas.

9 C008 Relacionar a manutenção da saúde humana às

condições de saneamento básico.

10 C641

Compreender a import ância das ETA (est ações de t rat ament o de água) no forneciment o de água em condições apropriadas para o consumo pela população, bem como diferenciar as et apas do processo de t rat ament o de água realizado pela ETA.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10

Descritor C540 C419 C406 C410 C537 C540 C426 C420 C008 C641

% de Acerto 75,4 49,6 75,4 85,7 58,7 70,9 68,4 71,1 46,6 70,7

O

P

Ç

Ã

O

A 10,2 21,4 75,4 4,7 6,0 70,9 4,7 71,1 24,8 14,7 B 7,1 49,6 11,3 5,4 10,3 9,2 24,1 7,4 46,6 7,0 C 7,1 23,8 2,2 4,0 58,7 8,7 2,5 13,1 8,9 7,4 D 75,4 5,1 10,8 85,7 24,9 11,0 68,4 8,0 19,4 70,7

Nulo 0,1 0,0 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0

(51)

51

B.6 - 6º ANO:

B.6.1 - LEITURA

M édias do 6º Ano em Leitura:

Alunos por nível em Leit ura:

Composição das Provas:

PROVA COC

Nº QUESTÕES POR NÍVEL DE DIFICULDADE FÁCIL

(70% ou mais de acerto)

M ÉDIO (30% a 69% de acerto)

DIFÍCIL (0% a 29% de acerto)

LEITURA

9 6 0

(52)

52

Os Descrit ores da Prova de Leitura e seus Result ados no 1º COC

* Legendas abaixo das t abelas

% de acerto na questão

Alta marcação num distrator (+ 20%) M arcação entre 17 e 20%

Dois distrat ores que totalizam 25% ou mais

QUESTÕES POR COC

CÓD. DESCRITOR

2º 3º 4º

1 fD20

Reconhecer diferent es formas de t rat ar uma informação na comparação de t ext os que t rat am do mesm o t ema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.

2 fD2

Est abelecer relações ent re part es de um t ext o, identificando repet ições ou subst ituições que cont ribuem para a continuidade de um t ext o.

3 e 14 fD11 Est abelecer relação causa/ consequência ent re part es e elem ent os do t ext o.

4 fD15 Est abelecer relações lógico-discursivas present es no t ext o, marcadas por conjunções, advérbios, et c.

5 fD10 Identificar conflit o gerador do enredo e os elementos que const roem a narrat iva.

6 fD3 Inferir o sent ido de uma palavra ou uma expressão. 7 fD14 Dist inguir um fato da opinião relat iva a esse fat o. 8 fD1 Localizar informações explícit as em um t ext o.

9 fD12 Identificar a finalidade de t ext os de diferent es gêneros. 10 fD6 Identificar o t ema de um t ext o.

11 fD5 Int erpret ar t ext o com auxílio de mat erial gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, et c.)

12 fD17 Reconhecer o efeit o de sent ido decorrent e do uso da pontuação e de out ras not ações.

13 fD19 Reconhecer o efeit o de sent ido decorrent e da exploração de recursos ort ográficos e/ ou morfossint át icos.

15 fD4 Inferir uma informação implícit a em um t ext o.

Questão Q.01 Q.02 Q.03 Q.04 Q.05 Q.06 Q.07 Q.08 Q.09 Q.10 Q.11 Q.12 Q.13 Q.14 Q.15 Descritor fD20 fD2 fD11 fD15 fD10 fD3 fD14 fD1 fD12 fD6 fD5 fD17 fD19 fD11 fD4

% de

Acerto 46,6 84,1 86,2 47,3 55,8 80,3 65,2 87,5 73,1 76,6 83,7 64,9 70,0 75,7 67,6

O

P

Ç

Ã

O

A 12,8 3,9 7,0 20,5 21,7 80,3 15,9 87,5 12,2 6,1 4,4 11,5 70,0 6,9 16,8 B 23,7 3,0 86,2 12,2 55,8 2,9 11,1 4,4 3,4 76,6 6,6 64,9 7,8 7,2 67,6

C 16,4 84,1 3,4 47,3 14,7 9,8 65,2 4,3 10,9 13,3 83,7 17,5 6,7 9,7 4,9 D 46,6 8,6 3,0 19,6 7,3 6,5 7,4 3,3 73,1 3,5 4,9 5,6 15,1 75,7 10,3

Nulo 0,1 0,2 0,2 0,1 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,2 0,1 0,1

Sem

(53)

53

B.6.2 - PRODUÇÃO TEXTUAL

M édias do 6º Ano em Produção Text ual:

(54)

54

Os Aspect os da Prova de Produção Text ual e seus Result ados no 1º COC

* Legendas abaixo das t abelas

COC ASPECTOS

ESTRUTURA COERÊNCIA COESÃO USO DA LÍNGUA

% de alunos nos níveis 4 a 6 por Aspecto

73,0% 69,0% 62,2% 61,6%

Acima de 50% (desejável) Abaixo de 50%

B.6.3 - M ATEM ÁTICA

Referências

Documentos relacionados

Esta característica explica o desempenho anticorrosivo do cromo mesmo quando participa em ligas em teores relativamente reduzido, como nos aços inoxidáveis onde uma quantidade

A presente pesquisa possui como objetivo geral investigar e analisar os argumentos dos alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica de Araranguá em

ANEXO I: BAREMA DE AVALIAÇÃO SELEÇÃO ESPECIAL PPGBOT 2018 UEFS - Programa de Pós-Graduação em Botânica.. Candidato do Mestrado/Doutorado:

c) determina que a atuação do setor saúde se faça com a oitiva da população. A Constituição abre a possibilidade da participação da iniciativa privada na

No ato da inscrição, o candidato receberá da Coordenação de Processos Seletivos (CPS/FEPECS) recibo contendo a informação do recebimento dos documentos relacionados nos itens

Symeonides fez detalhado cotejo sobre o uso de leis alternativas para assegurar a validade formal de ato jurídico ou contrato por várias codificações nacionais de DIPr,

Há três anos, ele procurou a Fundação Banco Central de Previdência Privada – Centrus, para aderir ao Plano de Contribuição Definida (PCD) oferecido pela instituição

A prática delas também é norteada pelos saberes adquiridos com a experiência, esta é produzida por elas no seu cotidiano docente, num processo permanente de reflexão