• Nenhum resultado encontrado

Sermão nº 368 A Marcha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sermão nº 368 A Marcha"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

A Marcha

Sermão nº 368

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jan/2020

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 A Marcha / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves Rio de Janeiro, 2020.

57p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Graça. 4. Fé.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.” (Números 10:35)

O povo de Deus no deserto foi instruído pela sabedoria de Moisés e seu sogro Hobabe, mas na verdade sua estrela guia era a presença visível de Deus na coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite. Suponho que a posse deste pilar como guia não lhes tirou o dever e a necessidade de usar o julgamento de Moisés e Hobabe como o lugar onde deveriam acampar. Você se lembrará de que Moisés expressamente disse a seu parente: “Você sabe como acampar no deserto, e você será para nós em vez de olhos.” Eles tinham a orientação de Deus, mas não deviam negligenciar a sabedoria que Deus tinha dado aos Seus servos, e o julgamento com o qual Ele os dotou. Devemos aprender com isso, penso, que enquanto procuramos a orientação de Deus na providência, ainda assim podemos frequentemente encontrar direção e orientação no uso de nosso próprio senso comum, nossa própria discrição com a qual o Senhor nos dotou. Enquanto o pilar de nuvem se detinha, o povo sempre esperava. Por mais inconveniente que fosse o local, se repousasse um dia, ou vinte

(4)

4

dias, ou um mês, ou um ano inteiro, eles paravam, mas no momento em que a nuvem se movia, se a coluna de fogo marchava pela escuridão da noite, ou o pilar nublado amoleceu o brilho do sol e os protegeu de seu calor tórrido, e retiraram-se imediatamente. Por excelentes que pudessem ser seus aposentos, nunca se atreveram a demorar quando a presença de Deus se movia de cima deles. Era dele o liderar - era deles o seguir. No entanto, antes de começarem a marcha, antes que o estandarte de Judá fosse erguido, e aquela tribo começasse a tomar suas tendas para seguirem adiante, a trombeta de prata era sempre tocada na frente.

Foi ouvido através de todo o acampamento - a trombeta de prata, que parecia dizer: “Levanta- te! Parta! - isso não é o seu descanso. O teu Deus removeu o pilar e tens de o seguir.” Então o próprio Moisés adiantou-se e, estendendo as mãos, exclamou: “ Levanta-te, ó Deus, e dispersa os teus inimigos; e os que te odeiam fujam diante de ti.” Quando isto foi feito, marcharam como poderoso exército, e quando chegaram ao seu lugar de parada novamente, e a trombeta soou pelo resto do anoitecer, subiu o rei em Jesurum, o profeta de Horebe, e levantando as mãos, novamente ele gritou: "Voltem para o seu descanso e para os muitos milhares de Israel", e a coluna repousou sobre o topo do grande acampamento, e deu-lhes uma luz brilhante e

(5)

5

flamejante durante a noite, mesmo que lhes desse uma cobertura e proteção gloriosas durante o dia. Para que serve a nós colocar esta oração de Moisés, pois nenhuma passagem da Escritura é de particular interpretação?

Nenhum texto na Palavra se refere simplesmente à ocasião em que é falado, mas quaisquer que tenham sido escritos outrora foram escritos para nosso aprendizado. A Palavra de Deus é uma palavra viva, não uma palavra que tinha vida nela no dia de Moisés e agora está morta, mas uma palavra que é tão viva para nós a esta hora como quando veio pela primeira vez dos lábios proféticos do grande legislador. Creio que terei a garantia de usar o texto de três maneiras nesta manhã: “Levanta- te, SENHOR, e deixa que teus inimigos sejam dispersos; e os que te odeiam fujam diante de ti”.

Nós devemos usá-lo, primeiro, como o lema do Israel de Deus em todos os tempos. Em segundo lugar, estamos garantidos pelo Salmo sessenta e oito em referir este texto, tipicamente e misticamente, à ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. E eu acho que também, a orientação do Espírito de Deus nos garantirá, em terceiro lugar, em usar este texto pessoalmente, para nós como indivíduos, e como uma igreja, e nós ofereceríamos esta oração agora que a arca de Deus em nosso meio

(6)

6

está prestes a ser movida: “Levanta-te, SENHOR, e deixa que os teus inimigos sejam dispersos; e os que te odeiam fujam diante de ti.”

I. Primeiro, então, ESTA FOI A PALAVRA DE ALERTA DA IGREJA DE DEUS EM TODAS AS IDADES. O povo de Deus no deserto era a imagem da igreja de Deus na terra. Somos estrangeiros e peregrinos na Terra, somos peregrinos e forasteiros como todos os nossos pais.

Fiquei impressionado na noite passada, ao ler, para minha própria instrução, o trigésimo terceiro capítulo do livro de Números, com a constante ocorrência de versos relativos à locomoção do povo. “ E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal- Zefom, e acamparam-se diante de Migdol.” “E partiram de Pi-Hairote, passaram pelo meio do mar ao deserto e, depois de terem andado caminho de três dias no deserto de Etã, acamparam-se em Mara. E partiram de Mara e vieram a Elim.” Eles foram do lugar de amargura para o local do banquete. “Em Elim, havia doze fontes de águas e setenta palmeiras; e acamparam-se ali. E partiram de Elim e

acamparam-se junto ao mar

Vermelho; partiram do mar Vermelho e

(7)

7

acamparam-se no deserto de Sim; partiram do deserto de Sim e acamparam-se em Dofca”

E assim, todo o capítulo é uma sucessão de remoção e acampamentos, até que finalmente eles pararam de habitar em tendas e vieram morar em suas próprias cidades fortificadas na terra de Canaã. Assim tem sido a história da igreja - ela sempre foi removida de seu lugar, e essa tem sido a condição de cada indivíduo. Aqui não temos cidade permanente. “Buscamos uma cidade que tenha fundamentos cujo construtor e criador seja Deus.” Aqui temos apenas uma casa terrena de nosso tabernáculo que logo será dissolvido, e nós somos continuamente homens de pés cansados, que não descansam, mas seguem em frente para o local de descanso.

Ainda que eles não tivessem habitação exceto suas tendas, ainda é verdade que Israel no deserto que eles sempre tiveram uma habitação. Não te lembras da canção de Moisés:

“SENHOR, foste a nossa morada de geração em geração”. O que quer que fossem, Deus era a morada deles. Como eu disse antes, durante o dia eles estavam cobertos com Sua nuvem, e eles viviam sob o vasto dossel como príncipes em um pavilhão. À noite eles estavam cobertos com seu brilho ardente, e eles descansavam debaixo dela com uma luz que nunca alegrava a terra de noite, exceto apenas para os olhos deles.

(8)

8

As asas de Deus estavam sempre sobre eles. Ele os carregou todos os dias da antiguidade, e eles realmente descansaram e habitaram Nele.

Hoje, na casa de nosso Pai, há muitas mansões, e foi verdade delas ontem que na casa de seu Pai havia muitas tendas, naquelas tendas que habitavam, mas todas elas habitavam na casa de seu Pai. Isso também é verdade para toda a igreja sempre vagando, mas nunca longe de casa, sem casa, mas sempre em palácios, às vezes destituídos, aflitos, atormentados e sempre vestidos, sempre ricos, sempre festejando ao máximo, no deserto mas não sós e abandonados, mas multiplicados, deixados, mas ainda permanecendo com Aquele que enche tudo em todos. Podemos levar o paralelo ainda mais longe, mas é o suficiente para nós observarmos esta manhã que em outro ponto, o povo de Deus no deserto era a imagem da igreja de Cristo. Onde quer que eles marcharam, quando Deus foi adiante deles, eles marcharam para a vitória. Eis, o Mar Vermelho rola em seu caminho, o pilar de nuvem se move, eles seguem, o mar amedrontador se divide, e o próprio Mar Vermelho fica espantado. O que te aflige, ó mar, que foste mandado de volta e tuas águas, que foste ereto como montão? Foi diante do Senhor, diante da presença do poderoso Deus de Jacó. Eles marcham adiante, os amalequitas os atacam. Eles caem sobre os

(9)

9

israelitas, de repente, quando eles estão desprevenidos, mas Deus luta por eles. As mãos de Moisés são confirmadas até a descida do sol, e Josué golpeia os amalequitas e Jeová Nissi é todo glorioso. Então Seom, rei dos amorreus, saiu contra eles, e Ogue, rei de Basã, e os moabitas os atacaram, mas o Senhor está na frente deles e eles não sofrem nenhum mal. Os seus inimigos se desfazem diante deles como a gordura dos carneiros, na fumaça eles são consumidos.

Assim foi com a igreja de Deus em todos os tempos. Sua marcha foi a de alguém que é claro como a lua, brilhante como o sol, e terrível como um exército com bandeiras. Deixe, senão ecoar seu som de trombeta prateada, e o eco sacode as abóbadas do inferno. Deixe que seus guerreiros desembainhem suas espadas e seus inimigos fogem diante deles como nuvens magras diante de um vendaval de Biscaia. Seu caminho é o caminho de um conquistador, sua marcha tem sido uma procissão de triunfo. Onde quer que ela pise, o Senhor lhe deu aquela terra para ser sua herança para todo o sempre, e como era no princípio, é agora e sempre será até que este mundo termine. Amém.

Agora, tendo acabado de tocar no paralelo, deixe-me mostrar como esse grito de guerra foi

(10)

10

realmente ouvido de Deus e foi cumprido para todo o Seu povo. Dirija-se a este livro, este livro das guerras do Senhor. Para onde quer que Sua igreja tenha ido, e Ele tenha se levantado, seus inimigos não foram dispersos? Ainda que fossem os cem reis de Canaã, não seriam eles enforcados em árvores, ou mortos apressadamente com o fio da espada? Embora fosse Agague, rei dos amalequitas, ele não foi feito em pedaços? Embora devessem ser os poderosos príncipes dos filisteus, seus campeões não perderam a cabeça e seus príncipes fugiram rapidamente? Embora devessem ser as fileiras da Síria em combate, Deus não os feriu nos vales e os perseguiu nas colinas? Embora fosse Senaqueribe, Deus não se levantou, e Seus inimigos não morreram imediatamente diante de Sua presença? Eles não caíram como as folhas da floresta "quando o outono soprou"? Ainda que fossem as hostes do Egito nos tempos posteriores, ou as poderosas fileiras da Babilônia, ou da Média, ou da Pérsia, não poderíamos dizer a respeito de todas elas:

“A tua mão direita, ó Senhor, a tua mão direita, ó Senhor! Despedaçou o inimigo. A tua destra, ó SENHOR, fez coisas maravilhosas, não é isso conhecido de toda a terra”? Mas, quando lemos a história da Bíblia, o livro do triunfo de Deus apenas começou. Olhe para as batalhas posteriores da igreja. Você se lembra da história

(11)

11

de Oliver Cromwell e seus homens na batalha de Dunbar, quando, antes da batalha, todos eles se ajoelharam na urze e pediram ao Senhor seu Deus que estivesse com eles, e então eles cantaram esse velho salmo:

“Deixe Deus se levantar, e espalhados,

sejam todos os Seus inimigos, E todos os que O odeiam, antes que Sua presença fuja.

Como a fumaça é conduzida, assim os conduza.

Assim como o fogo derrete a cera, Diante do rosto de Deus

deixe os homens perversos, assim perecem e se deterioram.”

E então, em casa, foram as suas espadas e seus inimigos correram colina abaixo, e uma rápida vitória foi dada. Não cito isso, exceto como uma

(12)

12

figura e ilustração da história de toda a igreja. Eu penso, em um sentido espiritual, quando Lutero primeiro dobrou seu joelho, a igreja começou a cantar: “Que Deus se levante e deixe seus inimigos serem espalhados.” Quando John Knox, na Escócia, manteve a glória do nome de Jesus, não foi uma vez? Ainda mais uma vez: “Ó Deus, levantem-se os que te odeiam, fujam diante de ti”? Quando Whitefield e Wesley, evangelistas seráficos de Jesus Cristo, passaram por esta terra, não foi este o próprio cântico de Israel: “Ó Deus, levanta-te e dispersa os teus inimigos”? E não será nossa oração hoje? Deixe, senão Deus sair com nossas armas, deixe que Ele fale através de nossos ministros, deixe-O senão habitar em nossos anciãos, deixe-o apenas fazer os corpos de nossos membros da igreja Seus templos, e Seus inimigos serão dispersos, e eles devem ser consumidos. Posso conceber, meus irmãos, que uma prece como essa bem conviria à língua de um ministro que chega como o primeiro arauto da cruz em alguma terra bárbara. Meu irmão, um missionário solitário em alguma cidade populosa da China, pode dobrar os joelhos quando primeiro tentar pregar e dizer: “Ó Senhor, levante-se, deixe que seus inimigos sejam dispersos, e os que te odeiam fujam diante de ti”.

(13)

13

Um Williams pousando sobre Erromanga poderia dizer, apesar de seu sangue ter manchado a onda: "Levanta-te, Senhor, e deixa teus inimigos serem espalhados."

Livingstone e Moffat, labutando no meio da espessa e densa ignorância da África central, poderiam frequentemente dizer de suas almas mais íntimas, "Levante-se, Senhor, e dispersem- se seus inimigos". Aqueles homens corajosos que arriscam tudo por Cristo, sem contar suas vidas, queridas a eles para que possam concluir seu curso com alegria - acho que quando eles são pioneiros porque Cristo carrega a arca, eles não podiam fazer uma oração melhor por si mesmos, e você e eu não podemos fazer melhor do que colocar para eles agora, "Levanta-te, Senhor, e que teus inimigos sejam dispersos; e os que te odeiam fujam diante de ti.”

Irmãos, esta deve ser a nossa oração hoje, em antecipação ao esplendor Milenar. Quando é para vir, eu não sei. Dr. Cumming pode, mas eu não sou tão sábio quanto ele. Isto eu sei, as Escrituras dizem que Ele virá, mas eu penso que diz: “Ele virá em tal hora como você não pensa”

- Ele vem como um ladrão na noite. Se Ele virá no ano de 1866, eu não sei. Espero que Ele possa, mas eu preferia que Ele viesse no ano de 1861. Eu não gostaria de adiar a minha vigilância até

(14)

14

1866, mas esteja sempre procurando por Ele, se Ele virá de manhã, no meio-dia ou meia-noite, bendito é aquele servo, que quando seu Senhor vier, será encontrado vigiando. Lance seus olhos mentalmente sobre o mundo, e olhe hoje em que estado está. Que maravilhosas mudanças ocorreram e, no entanto, quão firmes são as raízes do mal! Quão firmemente amarrados em torno do granito da natureza da terra estão as raízes da grande árvore da iniquidade. Quem pode esperar rasgar pelas raízes ou cortar esse cedro imponente? Veja em uma terra onde a liberdade era violenta, o chicote ainda pingando com gotas de sangue. Vejo vocês em outra terra onde há muito progresso em muitas coisas, o povo é pisoteado e levado abaixo do jugo. Veja as miríades que nunca viram a grande luz, que está nas trevas e no vale da sombra da morte. Onde está o braço que pode colocar de volta o mundo em seu pivô correto? Onde está o poder todo- poderoso que pode voltar mais uma vez o pólo, para que a terra não permaneça mais oblíqua, senão na retidão diante do trono de Deus? Onde está o braço que pode enrolar as nuvens como um manto e as névoas como trapos? Existe apenas um. E o nosso negócio é clamar hoje:

“Levanta-te, SENHOR, e deixe seus inimigos serem dispersos; e os que te odeiam fujam diante de ti. Vem depressa, vem depressa - vem, Senhor Jesus. Então o mundo se livrará de seus

(15)

15

tiranos, Então a escravidão deixará de existir.

Então virá o teu reino inabalável, o grande pastor reinará e em toda a parte será exaltado, a ele será dado do ouro de Sabá; também será feita oração por ele continuamente, e diariamente ele será louvado”.

Antes de passar desta cabeça, silenciosamente, para a edificação de cada cristão, deixe-me observar que esta oração irá se adequar às suas dificuldades pessoais. Você esteve em conflito ultimamente? O antigo Apolion o colocou no seu juízo final? Ele jogou seus dardos de fogo em você como granizo quando caíram no Egito?

Você foi esmagado sob o pé dele? Você não pode livrar-se? Ore: “Levante-se, Senhor, e deixe seus inimigos serem dispersos”. Suas dúvidas prevalecem? Sua fé sofreu um eclipse? Tem uma escuridão que pode ser sentida pairando sobre você? Diga: “Levanta-te, SENHOR”. Tudo o que se necessita na noite mais escura é que o sol se levante. Não lute contra suas dúvidas. Não lute com seus próprios medos. Ore: “Levanta-te, Senhor, estas minhas dúvidas são inimigas da tua honra, inimigas da tua promessa, inimigas da tua verdade. Levanta-te, ó Senhor, e deixa-as fugir diante de ti.” Em breve encontrarás paz e tranquilidade e, em segurança e confiança, as vossas almas descansarão.

(16)

16

Você é assediado hoje por homens que te odeiam? Como filho de Deus, você agiu com tanta simplicidade e integridade que os homens, não o compreendendo, lhe imputaram motivos errados? Você foi caluniado e abusado?

“Não se vingue, mas dê lugar à ira. A vingança é minha, eu retribuirei, diz o Senhor.” Seja a sua oração: “Levante-se, Senhor, e deixe seus inimigos serem dispersos.” Você está servindo a Deus em algum trabalho particular, onde muitos estão procurando desfazer tudo o que puderem? Você é um missionário da cidade e trabalha no meio de um covil de iniquidade?

Parece que o que você faz em um dia é desfeito em uma hora por outras pessoas? Leve para o trono da graça. Diga: “Levanta-te, Senhor, e deixa que os teus inimigos sejam dispersos.”

Você tem um grande propósito concebido dentro de sua alma e a providência parece estar no caminho de sua realização? O Senhor mandou você para algum trabalho especial, e os amigos desencorajam e os inimigos abusam?

Essa oração pode servir a você: “Levanta-te, SENHOR”. É necessário que Deus desnude Seu braço, Sua insurreição é suficiente. Como Lutero disse ao se opor à igreja de Roma, “Eles não são fortes, Deus pode derrubá-los com o dedo mindinho." E assim diga você. Todos os inimigos da igreja com todas as suas ameias atrás das quais estão entrincheirados não são

(17)

17

nada. Eles parecem ser. Eles são sombras, um vazio, nada. Você confia em seu Deus, "Senhor, não se levante, apenas manifeste seu poder de qualquer forma, e seus inimigos serão dispersos de uma só vez, e aqueles que odeiam você devem fugir diante de você para sempre."

“Quando Ele desnudar o braço, quem ao seu trabalho resistirá?

Quando a causa do seu povo defende, quem, quem ficará com a mão?

Vamos, na vida e na morte,

corajosamente, declarar a tua verdade;

E publicar, com a nossa última respiração, Teu amor e cuidado dos guardiões.”

II. Vamos agora pegar o texto EM SUA REFERÊNCIA A CRISTO. A Escritura é o melhor defensor das Escrituras. O diamante não deve ser cortado, exceto com um diamante. Não entenderemos uma passagem na Palavra sem outra para explicá-la. Esse livro tem chaves em si mesmo para todas as suas próprias fechaduras e chaves que se encaixam em todas

(18)

18

as alas. O sexagésimo oitavo Salmo nos informa que o movimento da arca do lugar inferior da cidade de Davi era típico da ascensão de Cristo ao céu. Ah! Eu penso, meus queridos irmãos, a igreja triste, quando eles viram seu Senhor ser arrastado por homens cruéis para julgamento, quando eles O ouviram acusado e caluniado, quando O viram sendo zombado e cuspido, devem ter considerado a batalha como uma derrota. As lágrimas devem ter ficado em seus olhos quando viram que Aquele que seria o libertador de Israel não poderia se livrar. Quão densa deve ter sido a escuridão sobre os corações temerosos da igreja quando viram seu Rei, seu Cabeça, arrastado e pregado desgraçadamente no madeiro. E quão mortas devem ter sido todas as suas esperanças quando por fim Ele abaixou a cabeça e entregou o espírito, e o soldado O perfurou no coração, e lá veio o sangue e a água! Não era o dia do triunfo do inferno, a hora do desespero da Terra, o momento da derrota do céu? Não. Era o contrário de tudo isso. Aquele momento em que Cristo morreu, Ele deu o golpe mortal a todos os Seus inimigos. Naquela hora, quando eles pensaram que estavam pisando nEle, Ele estava esmagando-os e ferindo a cabeça da serpente.

Mesmo quando o Mestre foi colocado no sepulcro, e teve que dormir ali Seus três dias, como Jonas no ventre do grande peixe, se a

(19)

19

igreja tivesse fé, eles poderiam ter chegado cedo no alvorecer do primeiro dia da semana, e do lado de fora do sepulcro, eles poderiam ter começado a cantar: “Levanta-te, ó Senhor, e deixa que os teus inimigos sejam dispersos; e os que te odeiam fujam diante de ti.” Acho que não será imaginação fantástica se concebermos que os anjos naquele dia santificado desceram do céu antes que o sol nascesse, conhecendo o tempo designado, e enquanto um deles rolou a pedra, o resto ficou esperando e clamou:

“Levanta-te, ó Senhor, e dispersa os teus inimigos; e deixe que aqueles que odeiam fujam diante de ti.” Eu acho que vejo o Campeão acordado. Ele solta o lenço da cabeça, vê de novo a luz. Ele rola as roupas do sepulcro, enrola-as e as coloca ao canto. Ele se levantou. A pedra foi removida. Ele sai ao ar e vive. Ó inferno, como você tremeu! Ó Morte, como você foi atormentada! Ó Terra, seu sol na verdade subiu naquele dia! Céu, com certeza você se alegrou, e a música rolou poderosamente pelas suas ruas!

Ele se levanta e nesse momento o pecado morre.

A ressurreição de Cristo foi a aceitação de Deus do sacrifício de Cristo. Foi tudo o que foi desejado. O escrito das ordenanças já havia sido pregado na cruz - agora está para sempre apagado. Uma vez Ele suportou o fardo, mas agora o fardo é removido de Seu pescoço. Deus aceita a Cristo como sendo justificado e,

(20)

20

portanto, Ele ressuscita dos mortos e, por esse ato, todo o Seu povo é justificado. "Ele ressuscitou para nossa justificação." A última esperança do pecado foi esmagada - sua última pretensão a qualquer reivindicação sobre o povo de Deus foi silenciada para sempre - sua última arrogância a qualquer direito a suas almas, ou a seus corpos, foi anulada no alto tribunal do céu, quando Cristo ressuscitado veio em vestes brancas para exigir a impecabilidade de Seu povo Nele por causa de Sua ressurreição para eles. Nem somente o pecado naquele dia se espalhou. Todas as hostes do inferno não caíram diante Dele? Que bom que eles caíram! Todos os demônios se exaltaram com a esperança de que seu reinado começaria agora. Perdida deve ser a corrente de ferro, quebrados seriam os parafusos. Agora eles poderiam sair e se deleitar, pois o Rei iria destruir seus inimigos.

Mas quando se levantou, o desespero em branco estava no rosto de todo demônio. Como eles poderiam esperar matar o Seu povo? “Porque Ele vive, eles também viverão.” Como eles poderiam condenar o Seu povo? “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” Suas esperanças se foram. Elas foram realmente dispersas. Quando

(21)

21

a cera se derrete diante do fogo, suas esperanças se dissipam. Onde foi aquele dia o orgulho da morte? Se Cristo tivesse permanecido nas garras da morte - se o Santo tivesse visto a corrupção, então os redimidos permaneceriam escravos da morte também. Mas ele vive. Ele quebrou as portas de bronze e cortou as barras de ferro ao meio. Bem-aventurados os que dormem, porque também ressuscitarão. Ele liderou o caminho, o Quebrador subiu diante deles, o Rei à cabeça deles. Ele limpou a lacuna.

Eles têm apenas que seguir e entrar na ressurreição e na vida. Naquele dia, acho que todos os deuses dos pagãos caíram. É uma tradição que, na hora em que o véu do templo se rasgou em dois, todos os deuses cambalearam em seus tronos. Eles fizeram isso espiritualmente, se não o fizeram literalmente.

Naquele dia, a escravidão começou a relaxar o chicote, naquele dia o trono do tirano começou a tremer, naquele dia o céu brilhou com maior esplendor, e o inferno estava mais escuro e monótono do que antes, aquele dia em que o Mal ouviu sua própria sentença de morte no ar, enquanto o Bem ouvia o casamento de alegria dos santos, enquanto anjos cantavam sobre um crescente Salvador. E isso não foi tudo. Depois que Cristo ressuscitou, você se lembrará de que Ele se levantou do túmulo para a terra - Ele subiu da terra para o céu. Acho que podemos

(22)

22

conjeturar novamente que os espíritos angélicos vieram ao encontro do Mestre e disseram: “Levanta-te, SENHOR, e dispersem- se teus inimigos; e os que te odeiam fujam diante de ti.” Ele subiu, arrastando o pecado, a morte e o inferno às rodas de Seu carro triunfal, dispersando, enquanto cavalgava, aqueles dons que recebera para os homens. Ele subiu com som de trombetas e com gritos de arcanjos. Eles, perto dos portões, cantam: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.”. Os espíritos angélicos do outro lado cantam:

“Quem é o Rei da Glória?” E mais uma vez, em ondas de melodia, eles abriram o portão perolado, cantando novamente: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória.” Ele cavalga, tendo dispersado para sempre todos os Seus inimigos, tendo posto todas as coisas sob Seus pés, e sendo coroado Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Maravilhoso, o Conselheiro, o Deus Poderoso, o Pai Eterno, Príncipe da paz.

Glória seja ao teu nome. Jesus, minha alma aquece com o teu fogo! Glória seja para ti! Estas mãos colocariam a coroa sobre a tua cabeça, esta voz cantaria em vez de pregar o teu louvor.

Bendito seja você, Deus sobre todos, abençoado para sempre! Você subiu ao alto, Você levou o cativeiro em cativeiro, Você recebeu dons para

(23)

23

os homens. Levanta-te, Senhor, ergue-te do trono da tua majestade. Venha e pegue a posse adquirida. Venha reivindicar o seu próprio, e estas mãos o receberão com alegres aplausos, e esta língua o receberá com cânticos jubilosos.

Sim, estes mesmos pés dançam como Davi diante da arca, se tu apenas te levantares, porque os teus inimigos serão dispersos, e os que te odeiam fugirão diante de ti.

III. Mas em terceiro lugar, que mensagem tem este texto para nós, e como podemos usá-lo? Na providência de Deus, nós, como igreja e povo, temos que vagar frequentemente. Esta é a nossa terceira permanência dentro dessas paredes.

Agora está prestes a fechar. Sempre tivemos, em todas as épocas e estações do ano, uma compulsão pela mudança, às vezes uma compulsão de consciência, outras vezes uma compulsão por prazer, como nesta ocasião.

Tenho certeza de que, quando fomos ao Surrey Music Hall, Deus foi conosco. Satanás foi também, mas ele fugiu diante de nós. Aquela calamidade assustadora, cuja impressão nunca pode ser apagada da minha mente, acabou sendo, na providência de Deus, um dos meios mais maravilhosos de chamar a atenção do público para serviços especiais. E não duvido que, embora tenha sido uma catástrofe terrível, tenha sido a mãe de multidões de bênçãos. O

(24)

24

mundo cristão notou o exemplo, eles viram o seu pós-sucesso, eles o seguiram, e até hoje, no teatro e na catedral, a Palavra de Deus é pregada onde nunca foi pregada antes. Nunca poderia ser mais manifestamente visto do que naquele lugar, que a Palavra de Deus, quando pregada com simplicidade e sinceridade, é o poder de Deus para salvação de todos os que creem. Em cada um de nossos movimentos, tivemos motivos para ver a mão de Deus, e particularmente aqui, pois há muitos residentes no extremo oeste, que nesse lugar vieram para ouvir a Palavra, que provavelmente talvez não tenha feito uma viagem para além do rio, e aqui a graça de Deus quebrou o coração duro, aqui as almas foram renovadas e os errantes foram recuperados. Dá ao Senhor, ó poderoso, dá ao Senhor glória e força, dá ao Senhor a glória que é devida ao seu nome. E agora, nós viajamos para a casa que Deus tem de maneira tão especial dado a nós. Eu estou diante de você agora como Moisés estava diante do povo de Israel, e com fé como a dele, embora não com o poder que pertencia àquele servo honrado de Deus, eu oraria: “Levanta-te, SENHOR, e deixe seus inimigos ser disperso; e os que te odeiam fujam diante de ti. ” “Mas que inimigos nós temos?”

Você diz. Nós temos multidões. Teremos que lutar mais em nosso novo Tabernáculo com aquele velho inimigo da igreja, a Besta Escarlate.

(25)

25

Roma construiu uma de suas baterias duras pelo nosso lugar, e há alguém que se autodenomina, “Arcebispo de Southwark”.

Bem, nós teremos que batalhar contra ele, e ai de você, Babilônia! Ai de você, Babilônia! Deixe que Cristo seja pregado e onde está o Anticristo?

Deixe a cruz ser levantada e para longe com seus crucifixos. Seja a verdade declarada e onde estão suas mentiras? Este livro, como os antigos reformadores costumavam dizer - este livro contra todos os papas, cardeais e sacerdotes, e todos os demônios no inferno.

Ora, uma vela da verdade divina pode incendiar toda uma pradaria de erro papista. Não precisa de grande poder no pregador, ele precisa, senão pregar a verdade de Cristo, como ele encontra na Palavra de Deus, e ele deve achar que é uma explosão das narinas de Deus para secar a beleza deste cedro imponente. O que importa para mim se é um cedro ou um pinheiro? Em nome de Deus sinto meu machado esta manhã, é afiado, e será colocado nas raízes desta árvore, e se não pudermos aproveitar, ainda outras mãos e outros braços devem manejar esse machado tão afiado e você, cedro altaneiro, cujo topo está nas estrelas, mas cujas raízes estão no inferno, você ainda descerá, e as nações da terra se regozijarão por causa de sua queda. Então teremos outro inimigo. Temos dificuldade em

(26)

26

nós, quase como um vizinho do lado, a Infidelidade. Houve um dos seus lugares especiais para exibição. Bem, bem, a infidelidade é apenas um adversário muito insignificante comparativamente, não é tão ardiloso quanto o papado e não tem nada como seu poder. Há algo no romanismo que pode dominar a mente humana, mas a infidelidade é nua, careca, imunda. Há muito poucos que serão derrubados por isso numa época em que os homens são obrigados a aproximar-se cada vez mais de Deus nas descobertas da natureza e nas descobertas maravilhosas da ciência. Nós não temos medo de você, ó infidelidade. Vindo Golias, é apenas Davi que os conhece, os ministros de Cristo são pouco comparados com a sua grandeza e poder gigantesco. Mas a funda e a pedra de Cristo, pregadas com simplicidade e pregadas afetuosamente, alcançarão a testa de sua sabedoria, encontrarão você e a derrubarão.

Mas, inimigos piores que isso nós temos.

Teremos que lidar com a indiferença das massas ao nosso redor e com seu descuido em relação à verdade do evangelho - teremos que lidar com o pecado e a corrupção predominantes - pecado que ao anoitecer, desde os próprios degraus daquele edifício, pode ser visto em todas as cores de sua prostituição. E como vamos lidar com isso? Vamos trazer algum sistema socialista? Vamos pregar algum

(27)

27

novo método de economia política? Não! A cruz, a velha cruz é suficiente. Esta é a verdadeira lâmina de Jerusalém, para cortar como aquela navalha antiga, com a qual o Tarquin cortou a pedra de amolar. Nós iremos apenas pregar a Cristo como o Salvador do pecador, o Espírito de Deus aplicando a verdade de Cristo à alma, e Deus o Pai em Sua infinita soberania salvando quem Ele deseja, e na generosidade de Sua misericórdia desejosa de receber o mais vil dos vis. E não há indiferença tão insensível, nenhuma ignorância tão cega, nenhuma iniquidade tão básica - não há consciência tão marcada para não ser feita para ceder quando Deus quiser, diante do poder de Sua força. "Erga- te, SENHOR, levanta-te, SENHOR, e ponha estes teus inimigos em dispersão; e os que te odeiam fujam diante de ti”. Mas, qual é a nossa oração?

Diz: “Levanta-te, pregador, ocupa o teu púlpito”? É verdade que podemos dizer:

“Desperta, Baraque, desperta e conduz o teu cativeiro cativo, teu filho de Abinoão”. Mas isso é depois da batalha, e não antes. “Levanta-te, SENHOR! E ó Deus o Pai, levanta-te! Arranca a tua mão direita do teu seio e deixa que os teus propósitos sejam cumpridos! Ó Deus Filho, levanta-te. Mostre suas feridas e pleiteie diante do rosto de seu pai, e deixe seus salvos comprados pelo sangue serem salvos! Levanta- te, ó Deus Espírito Santo, com solene admiração,

(28)

28

nós te invocamos! Que aqueles que resistiram a você desistam! Venha, derreta o gelo. Dissolva o granito. Deixe o coração adamantino ceder.

Levanta-te, Senhor, Pai, Filho e Espírito, não podemos fazer nada sem você. Mas se tu te levantares, os teus inimigos serão dispersos; e os que te odeiam fugirão diante de ti.

Você e eu iremos para casa? E faremos esta oração por nós mesmos, fervorosamente apegando-se aos chifres do altar de Deus? Eu vos ordeno, meus irmãos em Cristo, não negligenciem este dever particular. Vá, cada um de vocês, para seus aposentos. Fecha as tuas portas clama ao que ouve em secreto, e seja este o fardo do teu clamor: Levanta-te, ó SENHOR, e deixa que os teus inimigos sejam espalhados.

Deixe o clamor chegar até o céu. E então, amanhã e todos os dias da semana, e sempre que nos encontrarmos para ouvir a Sua Palavra e para partir o pão, clamemos: “Levanta-te, ó Senhor, e dispersa os teus inimigos; e os que te odeiam fujam diante de ti.” Orem pelos seus filhos, pelo seu próximo, pelas suas famílias e pelos seus amigos, e que a sua oração seja:

“Levanta-te, ó Senhor, levanta-te, Senhor.” Ore por este bairro. Ore pela densa escuridão de Southwark, Walworth e Lambeth. E oh! Se você não pode orar pelos outros porque suas próprias necessidades vêm tão fortemente diante de sua

(29)

29

mente, lembre-se, pecador, tudo que você precisa é fé para olhar para Cristo, e então você pode dizer: “Levante-se, SENHOR, espalhe minhas dúvidas, mate minha incredulidade, afogue meus pecados em seu sangue. Que estes teus inimigos sejam dispersos; deixe que aqueles que o odeiam fujam diante de ti.”

(30)

30

NOTA DO TRADUTOR:

É somente pelo convencimento e instrução do Espírito Santo que podemos compreender adequadamente qual seja o significado do pecado.

Sem esta operação do Espírito Santo, ou quando ainda nos encontramos a caminho de ser melhor esclarecidos por Ele, é muito comum até mesmo negar-se a existência do pecado, ou classificá-lo das mais variadas formas possíveis que em pouco ou nada correspondem ao seu verdadeiro e pleno significado.

De modo que quando se diz que Jesus carregou sobre si os nossos pecados (I Pedro 2.24) e que Ele se manifestou para tirar o pecado, não é dada a devida importância a este maravilhoso fato, que é a resposta à única e principal necessidade do ser humano relativa à vida, pois sem a solução do problema do pecado que a todos atinge, não é possível ter a vida eterna de Deus.

Então, não se deve pensar em Jesus em alguém que veio ao mundo para que pudéssemos errar menos, ou ainda que melhorássemos nossas ações morais, pois a obra de expiação e remoção

(31)

31

do pecado está relacionada a uma questão de vida, caso concluída, ou de morte eterna, em caso contrário.

Então é preciso saber qual é a origem e a natureza do pecado e a sua forma de agir na humanidade para que o vencendo possamos atingir ao propósito de Deus na nossa criação e viver de modo agradável a Ele.

Ora, se o pecado é o que se opõe à possibilidade de se ter vida eterna, então, necessitamos refletir mais cuidadosamente sobre a relação que há entre pecado e morte, e santidade e vida.

Então, é muito importante que tenhamos uma compreensão adequada do significado de vida eterna, para que não nos enganemos quanto a se temos alcançado ou não o propósito de Deus quanto a isto.

Antes de tudo, vida em seu sentido geral é muito mais do que simples existência, porque os corpos inanimados existem e no entanto, não possuem vida.

Ainda que alguns seres espirituais existam eternamente, pois espíritos não podem ser aniquilados, todavia não se pode dizer deles que possuem vida eterna, e a par da existência consciente deles são classificados como mortos espiritual e eternamente, tal é o caso de Satanás,

(32)

32

dos demônios e de todos os seres humanos que morreram sob a condenação do pecado, estando desligados de Deus.

Deus é a fonte e o padrão da verdadeira vida.

É pelo que existe em sua natureza, portanto, que se define o que é e o que não é participante da vida eterna.

A vida eterna é perfeita e completa em Deus, mas nas criaturas (anjos eleitos e santos) que alcançam a participação nesta vida, estão sujeitos a crescimento na mesma rumo à perfeição divina, que sendo infinita, será para eles sempre um alvo a ser buscado.

Daí se dizer que quando alguém nasce de novo do Espírito Santo, que ele é um bebê espiritual em Cristo. Ele deve crescer na graça e no conhecimento do Senhor, e isto será feito neles pela operação do Espírito Santo, até contemplar neles a maturidade espiritual que é chamada de perfeição, mas não sendo ainda aquela perfeição total como ela se encontra somente em Deus.

Não devemos ficar, portanto, satisfeitos somente com a conversão inicial a Cristo, pela qual fomos tornados filhos de Deus e novas criaturas, mas devemos prosseguir em busca daquela santificação que nos tornará cada vez mais à imagem e semelhança de Jesus.

(33)

33

O grande indicador do progresso neste crescimento na vida eterna, é o de aumento de graus em santificação. Este aperfeiçoamento em santificação é a vontade de Deus quanto ao seu propósito em nos ter tornado seus filhos. (I Tessalonicenses 4.3, 5.23).

Esta é a vida em abundância que Jesus veio dar àqueles que se tornariam filhos de Deus por meio da fé nele.

Podemos entender melhor isto quando fazemos um contraste com o pecado, pois se o pecado é o que produz morte, a santidade é o que produz vida.

Concluímos que somente aqueles que forem santificados têm acesso à vida eterna. Daí se dizer que sem santificação ninguém verá o Senhor.

É fácil entendermos esta verdade quando refletimos que de fato não se pode dizer que há a vida de Deus onde domina o orgulho, a impureza, a malícia, a cobiça, o adultério, o ódio, o roubo, a corrupção, a inveja, e todas as obras da carne que operam segundo o pecado.

Mas, onde o que prevalece é a fé, a humildade, o amor, a bondade, a misericórdia, a

(34)

34

longanimidade, a reverência, o louvor, a adoração ao Senhor, a obediência aos Seus mandamentos e tudo o mais que compõe o fruto do Espírito Santo, pode-se dizer que temos em tudo isto indícios ou evidências onde há vida eterna.

Os que afirmam andar na luz e pertencerem a Jesus, quando na verdade caminham nas trevas, são chamados pelo apóstolo João de mentirosos, e que não têm de fato a vida eterna que eles alegam possuir, porque onde ela foi semeada por Jesus, não produz os frutos venenosos do pecado e da justiça própria, senão os que são provenientes da santidade e da justiça de Jesus atuando em nós.

Como o conhecimento verdadeiro de Deus, consiste em termos um conhecimento pessoal de Seu caráter, virtude, obras e atributos, e isto, por uma revelação que recebamos da parte dEle em Espírito, e para tanto temos recebido o dom da fé, então, não somos apenas justificados por este conhecimento, como também acessamos à vida eterna, alcançando que sejam implantadas em nós as mesmas virtudes e caráter de Cristo.

É este conhecimento real, espiritual e pessoal de quem seja de fato Deus, o que promove a nossa santificação e aumentos em graus na

(35)

35

posse da vida eterna, ou melhor dizendo, para que a vida eterna se aposse em maiores graus de nós.

Quando nos falta este viver piedoso na verdade, ainda que sejamos crentes, Deus nos vê como mortos e não como vivos, e por isso somos chamados ao arrependimento e à prática das primeiras obras, para que tenhamos o necessário reavivamento espiritual. (Apocalipse 3.1-3,17-19).

Enganam-se todos aqueles que por julgarem estarem cheios de energia, e envolvidos na realização de muitas obras, que isto é um sinal evidente de vida abundante neles, quando toda esta energia é carnal e não acompanhada por um viver realmente piedoso que seja operado neles pelo Espírito Santo, pela aplicação da Palavra de Deus às suas vidas.

É na medida em que as obras da carne são mortificadas que mais se manifesta em nós a vida eterna que há em Cristo.

Se não houver a crucificação do ego carnal, a mortificação do pecado, a vida ressurreta de Cristo não se manifestará.

(36)

36

A verdadeira santidade que conduz à vida é dependente das operações sobrenaturais do Espírito Santo, mediante a obra realizada por Jesus Cristo em nosso favor. A mera prática da moralidade não pode produzir esta santidade necessária à vida eterna. A simples religiosidade carnal na busca de cumprimento dos mandamentos de Deus, segundo a nossa própria justiça, também não pode produzir esta santidade. O jovem rico enganou-se quanto a isto, e por não se sujeitar à justiça que vem de Cristo, não alcançou a vida eterna.

Há necessidade de convencimento do pecado pelo Espírito Santo, de que Ele nos convença de nossa completa miserabilidade diante de Deus, e de nossa total dependência da sua misericórdia, graça e bondade, para que nos salve, mediante a confiança que temos colocado em Jesus e na obra que Ele realizou em nosso favor. Sem isto, não pode haver salvação, e por conseguinte vida eterna, porque Deus não pode operar santidade em um coração que se rebela contra Ele e Sua vontade.

Deus não contempla nossos meros desejos e palavras. Ele olha o nosso coração. Ele opera somente segundo a verdade, e não segundo nossas emoções, sentimentos, vontades, pois podem não estar conformados à verdade da Sua

(37)

37

Palavra revelada na Bíblia, e assim não podendo chegar a um verdadeiro arrependimento, torna- se impossível sermos contemplados com uma salvação cujo fim é a nossa santificação.

Para o nosso presente propósito, não basta ir ao relato de como o pecado entrou no mundo através do primeiro casal criado, atendo-nos apenas aos fatos relacionados à narrativa da Queda, sobretudo quanto à maneira desta entrada mediante tentação vindo do exterior da parte de Satanás sobre a mulher. É preciso entender o mecanismo de operação desta tentação naquela ocasião, uma vez que ela ocorreu quando a mulher era inocente, não conhecia nem bem e nem mal, não sendo portanto ainda uma pecadora, e no entanto, pela tentação, teve o desejo de praticar algo que lhe havia sido proibido por Deus.

Poderia este desejo, sem a consumação do ato, ser considerado como sendo a própria entrada do pecado? Em caso contrário, o que seria necessário haver também para que assim fosse considerado?

Por que desde aquele primeiro pecado, toda a descendência de Adão ficou encerrada no pecado? Por que o pecado permanece ligado à

(38)

38

natureza dos próprios crentes, mesmo depois da conversão deles?

Por que o pecado desagrada tanto a Deus que como consequência produz a morte?

Estas e outras perguntas, procuraremos responder nas linhas a seguir.

Antes de apresentar qualquer consideração específica ao caso, é importante destacar que o único ser que possui vontade absoluta, gerada em si mesmo, e sempre perfeita e aprovada, é Deus, cuja vontade é o modelo de toda vontade também aprovada. Esta é a razão de Ele não poder ser tentado ao mal, e a ninguém tentar.

Sua vontade é santíssima e perfeitamente justa.

Mas no caso dos homens e até mesmo dos anjos, cuja vontade é a de uma criatura, sendo dotados de vontade livre, estão contingenciados a submeterem suas vontades à de Deus naqueles pontos em que o exercício da própria vontade deles colidisse com esta vontade divina. Eles são livres para pensar, imaginar, agir, criar, mas tudo dentro de uma esfera que não ultrapasse os limites que lhes são determinados por Deus, quer na lei natural impressa em suas consciências, quer na lei moral revelada em Sua Palavra, a qual é também impressa nas mentes e corações dos crentes.

(39)

39

Temos assim, desde o início da criação, um campo aberto para um possível conflito de vontades. Deus por um lado agindo pelo Espírito Santo buscando nos mover à negação do ego para fazer não a nossa, mas a Sua vontade, e o nosso ego querendo fazer algo que possa ser eventualmente diferente daquilo que Deus determina para que façamos ou deixemos de fazer.

Neste ponto, podemos entender que a proposta de Satanás para Eva no paraíso, buscava estimular e despertar desejos e sentimentos em Eva para que a sua vontade fosse conduzida pela do diabo, e não pela de Deus.

Se ao sentir-se inclinada à desobediência ela tivesse recorrido à graça divina, clamando por ajuda para rejeitar a tentação e permanecer obediente, a fé teria triunfado em sua confiança no Senhor e sujeição a ele, e em vez de um ato pecaminoso, haveria um motivo para Deus ser glorificado. E isto ocorreria todas as vezes em que ao ser tentado a fazer algo diferente do que havia sido determinado por Deus, o homem escolhesse obedecer à Sua Palavra, e não aos desejos criados em seus pensamentos e imaginação.

(40)

40

Podemos tirar assim a primeira grande conclusão em ralação ao que seja o pecado, de que não se trata de algo corpóreo, ainda que invisível, com existência própria e poder inteligente para nos influenciar, mas é algo decorrente de nossas próprias inclinações, desejos e más escolhas, especialmente quando não nos permitimos ser dirigidos e instruídos por Deus, e não nos exercitamos em sujeitar todas as nossas faculdades a Ele para agir conforme a Sua santa, boa, perfeita e agradável vontade.

É pelo desconhecimento desta verdade que muitos crentes caminham de forma desordenada, uma vez que tendo aprendido que a aliança da graça foi feita entre Deus Pai e Deus Filho, e que são salvos exclusivamente por meio da fé, que então não importa como vivam uma vez que já se encontram salvos das consequências mortais do pecado.

Ainda que isto seja verdadeiro, é apenas uma das faces da moeda da salvação, que nos trazendo justificação e regeneração instantaneamente pela graça, mediante a fé, no momento mesmo da nossa conversão inicial, todavia, possui uma outra face que é a relativa ao propósito da nossa justificação e regeneração, a saber, para sermos santificados pelo Espírito

(41)

41

Santo, mediante implantação da Palavra em nosso caráter. Isto tem a ver com a mortificação diária do pecado, e o despojamento do velho homem, por um andar no Espírito, pois de outra forma, não é possível que Deus seja glorificado através de nós e por nós. Não há vida cristã vitoriosa sem santificação, uma vez que Cristo nos foi dado para o propósito mesmo de se vencer o pecado, por meio de um viver santificado.

O homem, tendo sido criado em um estado tão santo e glorioso, foi colocado no Paraíso, que era sua residência.

No meio deste Jardim do Éden estava a árvore da vida, que não consideramos pertencer a uma certa espécie, mas era uma árvore singular na natureza. “E do chão fez o Senhor Deus crescer todas as árvores ... a árvore da vida também no meio do jardim ”(Gênesis 2: 9). Portanto, essa árvore não foi encontrada em outros locais.

No Paraíso, havia também a árvore do conhecimento do bem e do mal. “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás” (Gn 2:17; 3: 3). Como lá havia apenas uma árvore da vida; portanto, havia apenas uma árvore do conhecimento do bem e do mal. Não se afirma que isto se refere ao tipo de árvore,

(42)

42

mas ao número. É simplesmente referido como

"a árvore". A razão para esse nome pode ser deduzido do próprio nome.

(1) Era uma árvore probatória pela qual Deus desejava provar ao homem se ele perseveraria em fazer o bem ou se ele cairia no mal, como se encontra em 2 Crônicas 32:31: “... Deus o deixou, para julgá-lo, para que ele pudesse saber tudo que estava em seu coração."

(2) O homem, ao comer desta árvore, saberia em que condição pecaminosa e triste ele tinha trazido a si mesmo.

O Senhor colocou Adão e Eva neste jardim para cultivá-lo e guardá-lo (Gn 2:15).

O sábado era a exceção, pois então ele era obrigado a descansar e a se abster de trabalhar de acordo com o exemplo que seu Criador lhe dera e ordenara que ele imitasse.

Assim, Adão tinha todas as coisas em perfeição e para deleite do corpo e da alma. Se ele tivesse perseverado perfeitamente durante seu período de estágio, ele, sem ver nenhuma morte, teria sido conduzido ao terceiro céu, para a glória eterna. Embora o corpo tivesse sido construído a partir de elementos materiais, sua condição

Referências

Documentos relacionados

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o