• Nenhum resultado encontrado

Provando a Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Provando a Deus"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

Provando a Deus

Sermão nº 3036

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Dez/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Provando a Deus / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

59p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Graça. 4. Fé.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“E provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos...” (Malaquias 3:10)

Foi um prazer e meu privilégio, algum tempo atrás, me dirigir a você com o verso inteiro -

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai- me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

Se bem me lembro, tivemos naquele tempo espaço suficiente, mas logo depois quando nos esforçamos para servir mais ao nosso Deus, Ele realmente nos derramou uma bênção tal que não tínhamos espaço para recebê-la! Então ampliamos esta casa - ainda assim a bênção fluía tão copiosamente que não havia espaço para recebê-la e eu poderia ter pregado novamente a partir do mesmo texto, para lembrá-lo novamente da promessa. Hoje de manhã, sentindo que estamos prestes a entrar em um novo empreendimento para a honra e a glória de Deus, pensei em me esforçar para despertar suas mentes puras por lembrança, para qual propósito escolho um texto como este: “Prove- me agora.”

(4)

4

De acordo com as leis de nosso país, nenhum homem pode ser condenado até que sua culpa seja provada. Tudo bem se todos nós fizermos a mesma justiça para com Deus que esperamos de nossos semelhantes, mas com que frequência os homens condenarão os atos de seu Deus como sendo duros e cruéis! Eles não dizem isso - não ousam - eles dificilmente admitem que pensam assim, mas há uma espécie de imaginação à espreita que dificilmente equivale a um pensamento deliberado que os leva a temer que Deus tenha esquecido de ser gracioso e não seja mais consciente deles. Nunca, meus amigos, pensemos com severidade de nosso Deus até que possamos provar algo contra ele.

Ele diz a todos os Seus filhos incrédulos que duvidam de Sua bondade e graça, “Provai-Me agora. Você tem alguma coisa contra mim?

Você pode provar algo que será desonroso para Mim? Onde eu já quebrei minha promessa? Em que falhei em cumprir minha palavra? Ah, você não pode dizer isso. Prove-Me agora, se tiver alguma coisa contra Mim - se puder dizer algo contra a Minha honra - se até agora não tiver recebido respostas à oração e às bênçãos de acordo com a promessa. Põe-me no chão como falso, peço-te, até que assim tenhas provado a Mim.” Além disso, não é apenas injusto pensar mal de alguém até podermos provar algo contra ele, mas é extremamente insensato estar

(5)

5

sempre desconfiado do nosso companheiro.

Embora haja muita loucura em ser crédulo, duvido que não haja muito mais suspeitas.

Aquele que acredita que todo homem logo será mordido, mas aquele que suspeita que todo homem será mordido, mas devorado! Aquele que vive em desconfiança perpétua de seus semelhantes não pode ser feliz - ele defraudou- se de paz e felicidade - e assumiu uma posição na qual ele não pode desfrutar dos doces de amizade ou afeição. Eu preferiria ser crédulo demais para com meus semelhantes do que suspeito demais. Eu preferia que eles me impusessem, fazendo-me acreditar neles melhor do que eles, do que eu deveria impor a eles, achando-os piores do que eles são. É melhor ser às vezes enganado do que devemos enganar os outros - e é enganar os outros suspeitar daqueles em cujos caracteres não há suspeitas. Reconhecemos tal moralidade entre os homens, mas não agimos assim com Deus - acreditamos em qualquer mentiroso mais cedo do que acreditamos nEle! Quando estamos em provações e dificuldades, cremos no diabo quando ele diz que Deus nos abandonará. No diabo, que tem sido um mentiroso desde o começo, nós acreditamos - mas se o nosso Deus promete alguma coisa, nós dizemos:

"Certamente isso é bom demais para ser verdade". E nós duvidamos do cumprimento

(6)

6

porque ele não é levado exatamente a efeito no tempo e na forma como antecipamos! Nunca abriguemos tais suspeitas de nosso Deus. Se dissermos em nossa pressa: "Todos os homens são mentirosos", vamos preservar essa única verdade de Deus, "Deus não pode mentir". Seu conselho é imutável e Ele confirmou isso por um juramento, "que podemos ter um forte consolo, os que fugimos em busca de refúgio para apoderar-se da esperança que nos é dada em Cristo Jesus.” Não deixe nossa fé, então, fluir de medo. Vamos, em vez disso, buscar a graça - para que possamos confiantemente crer e, com certeza, confiar nas palavras que os lábios de Deus falam. “Prove-me agora”, se algum de vocês suspeitar da Minha Palavra. Se você acha que minha graça não é doce, prove e veja que o Senhor é gracioso. Se você acha que eu não sou uma rocha e que Meu trabalho não é perfeito, venha agora, pise na rocha e veja se ela não é firme - construa sobre a rocha e veja se ela não é sólida. Se você acha que meu braço encurtou que não posso salvar, venha e pergunte e eu o estenderei para defendê-lo. Se você pensa que Meu ouvido é pesado, que eu não posso ouvir, venha e prove - chame-Me e eu lhe responderei.

Se você suspeita, faça prova das Minhas promessas, assim suas suspeitas serão removidas. Mas, oh, não duvide de Mim até que você me ache indigno de confiança! “Prove-me

(7)

7

agora”. Nestas palavras, encontro um fato expresso, um desafio dado, um tempo mencionado e um argumento sugerido. Esses são os quatro pontos que proponho considerar esta manhã.

I. Primeiro, então, temos o fato de que Deus se permite ser provado - "Prove-me agora".

Meditando sobre este assunto, ocorreu-me que todas as obras da Criação são provas de Deus - elas evidenciam Seu eterno poder e divindade.

Mas na medida em que Ele não é apenas o Criador, mas o Sustentador de todas elas, elas fazem prova contínua dele, Sua bondade, Sua fidelidade e Seu cuidado. Eu acho que quando Deus soltou o sol de Sua mão e o enviou em seu curso, Ele disse: “Prove-me agora; veja, ó sol, se eu não lhe sustento até que você tenha feito o seu trabalho e terminado sua carreira. Você pode se alegrar como um homem forte para correr uma corrida, mas enquanto você cumprir seus circuitos, e nada estiver escondido do seu calor, você deve provar a minha glória e lançar luz sobre a obra da minha mão." Quando o Todo-Poderoso girou a terra no espaço eu acho que Ele disse: “Prova-me agora, ó sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, refrescando-te com incessantes Providências.” E a cada criatura que Ele fez, quase posso pensar no Todo-Poderoso

(8)

8

dizendo: "Prove-me agora. Pequeno mosquito, você está prestes a dançar ao sol - você deve provar a Minha bondade. Enorme leviatã, você deve agitar as profundezas e torná-las espumantes - vá adiante e prove Meu poder.

Vocês, criaturas que eu tenho dotado com vários instintos, esperam por Mim - eu lhes darei seu alimento no devido tempo. E você, trovão poderoso e relâmpago veloz, vai ensinar ao mundo a reverência e manifestar Minha Onipotência”. Assim, penso, todas as criaturas de Deus não são meras provas de Sua existência, mas provas de Sua múltipla sabedoria, Sua bondade amorosa e Sua graça! As mais fracas e poderosas de Suas obras criadas, cada uma e todas, em algum grau, provam Seu amor e nos ensinam quão maravilhosa é Sua natureza. Mas Ele deu ao homem essa alta prerrogativa acima de todas as obras de Suas mãos, para que ele sozinho fizesse prova projetada e inteligente. As coisas da terra provam a Deus - o gado em milhares de colinas abaixam em Sua honra e os próprios leões rugem em Seu louvor! No entanto, eles não fazem isso com intenção, julgamento e vontade - e embora o sol prove a majestade e o poder de seu Mestre, ainda assim o sol não tem mente nem pensamento e não é sua intenção glorificar a Deus. Eles, senão provam-no sem querer. Mas o santo faz isso intencionalmente. É um grande fato, amado,

(9)

9

que Deus tenha todos os Seus filhos como provas dos vários atributos de Sua natureza. Não creio que qualquer um dos filhos de Deus prove tudo de Deus, mas que todos eles provem diferentes partes de Seu único e grandioso caráter, a fim de que toda a história da Providência seja escrita e as vidas de todos os santos sejam registradas. O título deste livro será “Provas de Deus”. Haverá uma prova comparativa de que Ele é Deus e não muda - que, com Ele, “não há mudança nem sombra de mudança”. Você se lembrará de como um santo provou peculiarmente a longanimidade de Deus, na medida em que lhe foi permitido seguir sua carreira até o ponto mais alto da destruição - e, enquanto estava pendurado numa cruz, a paciência que o acompanhara por tanto tempo, finalmente lhe trouxe a salvação!

Ele estava “no artigo da morte”, caindo na cova, quando a graça soberana quebrou a queda, braços eternos pegaram sua alma e o próprio Jesus conduziu-o ao Paraíso! Então, novamente, você se lembrará de outro santo que mergulhou em mil pecados e entregou-se à mais vil luxúria - mas ela foi trazida a Cristo! Dele, Ele expulsou sete espíritos malignos e Maria Madalena foi feita para provar a riqueza da graça perdoadora do nosso Salvador, bem como a doçura da gratidão do pecador perdoado! É um fato que o Senhor está pronto para perdoar - e essa mulher

(10)

10

é uma grande prova disso. Havia Jó que foi torturado com úlceras e levado a se raspar com um caco de cerâmica. Ele provou “que o Senhor é cheio de piedade e de terna misericórdia”.

Com ele, obtemos evidências de que Deus é capaz de nos sustentar em meio a sofrimentos incomparáveis. Deixe-me notar como Salomão provou a generosidade de Deus. Quando ele pediu sabedoria e conhecimento, o Senhor não apenas concedeu o seu pedido, mas acrescentou riquezas e honra à sua loja. E como Salomão ampliou essa prova da generosidade divina ao traduzir a experiência de seu sonho no conselho de seus Provérbios? Enquanto ele nos aconselha a obter sabedoria, ele nos assegura que “a duração dos dias está em sua mão direita, e em sua mão esquerda riquezas e honra”. E então, mais uma vez, quão grande é a prova da Providência especial de Deus em manter neste mundo “um remanescente segundo a eleição da graça” que derivamos da história de Elias. Lá estava sentado o venerável Vidente, debaixo de um zimbro no deserto solitário - um homem grande, mas triste -, um honrado, porém abatido, Profeta do Altíssimo. Você o vê como ele vem para Horebe, faz seu alojamento em uma caverna e reclama na terrível solidão de sua alma: “Eu, apenas eu restei; e eles procuram a minha vida, para tirá-la”? Oh, se seus medos tivessem se concretizado, que terra vazia teria

(11)

11

sido sem um santo! Mas Elias provou da boca de Deus a impossibilidade! Ele aprendeu por nossa causa, assim como pela sua, que reserva Deus fez em razões de perseguição mais profunda!

Está provado que sempre haverá uma Igreja no mundo, enquanto os antigos pilares da terra estão presentes! Nem precisamos supor que o testemunho das testemunhas esteja encerrado.

Cada um dos santos de Deus é enviado ao mundo para provar alguma parte do caráter divino. Talvez eu seja um daqueles que viverão no vale da tranquilidade, tendo muito descanso e ouvindo doces pássaros da promessa cantando em meus ouvidos. O ar é calmo e agradável, as ovelhas estão se alimentando ao meu redor e tudo está calmo e quieto. Bem, então, eu provarei o amor de Deus em doce comunhão.

Ou, talvez, eu possa ser chamado para ficar onde as nuvens de tempestade fermentam, onde o relâmpago brinca e os ventos tempestuosos estão uivando no topo da montanha. Bem, então, eu nasci para provar o poder e a majestade de nosso Deus em meio a perigos! Ele vai me inspirar com coragem! Em meio a labutas Ele me fará forte! Talvez seja para preservar em mim um caráter imaculado e assim provar o poder da graça santificante em não ser autorizado a se desviar da minha professada dedicação a Deus. Eu então serei uma prova do poder Onipotente da graça, o único que pode

(12)

12

salvar do poder, bem como da culpa do pecado!

Os casos diversos de toda a família do Senhor destinam-se a ilustrar diferentes partes de Seus caminhos - e no céu, penso que uma parte de nosso trabalho mais abençoado será ler o grande livro da experiência de todos os santos e recolher desse livro tudo do Divino Caráter como provado e ilustrado! Cada cristão é uma manifestação e exibição de algum atributo ou outro de Deus - uma parte diferente pode pertencer a cada um de nós, mas quando o todo será combinado, quando todos os raios de evidência forem trazidos, por assim dizer, para um grande sol e brilhar com esplendor meridiano - veremos na experiência cristã uma bela revelação de nosso Deus! Lembremo-nos, então, como um fato importante, que Deus pretende que vivamos neste mundo para prová- lo. E procuremos fazê-lo, sempre nos esforçando ao máximo para descobrir e provar os atributos de Deus. Lembre-se, nós temos todas as promessas para provar em nossa vida - e será encontrado, no Último Grande Dia, que cada uma delas foi cumprida! Como as promessas são lidas agora, pode ser perguntado:

“Quem é uma prova de tal promessa?” Talvez a questão se refira a algumas promessas de aplicação quase universal - e milhões de santos se levantarão e dirão: “Provamos a verdade disso.” Ou pode haver uma promessa na Bíblia

(13)

13

que raramente caia ao lote de um dos filhos de Deus para prová-la é tão peculiar e poucos devem ter sido capazes de compreendê-lo. Mas marque, haverá algumas testemunhas para atestar, e todas as promessas serão cumpridas na experiência unida da Igreja. Tal, então, é o fato - Deus permite que Seus filhos o provem.

II. E agora, em segundo lugar, temos aqui UM DESAFIO DADO A NÓS - “Prove-me agora.”

“Você que duvidou de Mim, prove. Tu que desconfias de Mim, prova-me. Você que treme no inimigo, prove. Você que tem medo de não conseguir realizar seu trabalho, acredite em Minha promessa e venha e prove-Me.”

Agora, devo explicar-lhe esse desafio, quanto à maneira como ele deve ser realizado. Existem diferentes tipos de promessas dadas na Palavra de Deus que têm que ser provadas de maneiras diferentes. Na Bíblia existem três tipos de promessas. Na primeira aula, colocarei as promessas condicionais, como as que são destinadas a certas pesaoas - dadas apenas a elas e, depois, apenas em certas condições. Há uma segunda classe, referindo-se exclusivamente ao futuro - cujo cumprimento não se relaciona conosco atualmente. Então há uma terceira e mais gloriosa classe chamada promessas absolutas, que não têm nenhuma condição, mas

(14)

14

que graciosamente fornecem os requisitos que as promessas condicionais exigem.

Para começar com promessas condicionais - não podemos provar uma promessa condicional da mesma maneira que uma promessa absoluta.

A maneira de provar deve estar de acordo com o caráter da promessa a ser provada. Deixe-me mencionar, por exemplo, “Peça, e você receberá”. Aqui é óbvio que devo pedir para verificar a promessa. Eu tenho uma condição para cumprir a fim de obter um benefício. A maneira de testar a fidelidade do Prometedor e a verdade da promessa é claramente isso - cumpra a estipulação. Muito diferente é a promessa e igualmente diferente a prova, quando Deus diz, “Eu irei colocar o meu Espírito dentro de ti e farei com que andes nos meus estatutos.” Aqui temos a simples vontade do Todo-Poderoso. Tal promessa deve ser provada de maneira muito diferente do cumprimento de nossa parte de uma condição - mas mais disso em breve. A fim de provar promessas condicionais, então, é necessário que cumpramos a condição que Deus anexou a elas.

Ele diz: “Traga todos os dízimos para a casa do tesouro, para que haja mantimento em Minha casa e Me prove agora.” Nenhum homem pode provar a Deus, com referência a essa promessa, até que ele tenha trazido todos os dízimos para o

(15)

15

gazofiláceo - porque é "com isto", que esta promessa tem que ser provada. Suponha que o Senhor diga: “Invoca-me no dia da angústia. Eu te livrarei, e tu me glorificarás.” A única maneira de prová-lo é clamando-o no tempo de angústia. Podemos ficar o tempo que quisermos e dizer: "Deus cumprirá essa promessa". Sim, que Ele desejará, mas devemos cumprir a condição! E cabe a nós buscar a Sua graça para nos capacitar a fazê-lo, pois não podemos provar tais promessas a menos que cumpramos as condições anexadas a elas. Há muitas promessas condicionais muito doces - uma delas ajudou a salvar minha alma com paz; foi isso: “Olhe para mim e seja salvo, todas as extremidades da terra”. A condição lá é: “Olhe para Mim.” Mas você não pode provar isso a menos que você olhe para Cristo! Aqui está outra: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Que promessa abençoada é essa! Mas então você não pode provar a promessa a menos que você invoque o nome do Senhor. De modo que sempre que vemos a promessa à qual uma condição está ligada, se desejamos provar isso em nossa própria experiência, devemos pedir a Deus que nos dê graça para cumprir a condição! Esse é um modo de provar Deus. Mas alguns dirão: "Essas condições não restringem a liberalidade e a benevolência das promessas de Deus?" Oh, não,

(16)

16

amados, primeiro, as condições são frequentemente usadas para descrever as pessoas a quem as promessas são feitas. Por isso, meu irmão, quando está escrito: “Ele não esquece o clamor dos humildes”, a promessa se encaixa em sua alma castigada. Quando o Senhor diz: “a este homem olharei, para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da Minha Palavra.” E quando Ele diz: “Vou satisfazê-la com pão”, você pode, alguns de vocês, consolar-se que a promessa lhes encontra na condição adequada para receber a bênção!

Mas, ainda, se a condição não é um estado, mas um dever, então seja oração - Ele dá o espírito de oração! Que seja fé - Ele é o Doador da fé! Que seja mansidão - Ele é quem te veste com mansidão! Assim, as condições servem para recomendar as promessas aos filhos de Deus e para mostrar a recompensa dAquele que dá

“graça sobre graça”. Mas então há a promessa absoluta e essa é a maior e melhor promessa de todas, pois se fossem todas elas promessas condicionais e as condições que nos cabe cumprir, todos nós seríamos amaldiçoados! Se não houvesse promessas absolutas, não haveria uma alma salva! Se todas elas fossem feitas por condições e nenhuma promessa absoluta fosse feita, nós pereceríamos, apesar de todas as

(17)

17

promessas de Deus. Se Ele tivesse simplesmente dito: “Aquele que crer será salvo”, todos nós deveríamos estar perdidos, pois não poderíamos acreditar sem a Sua graça. Agora, a promessa absoluta não deve ser provada fazendo nada, mas crendo nela. Tudo o que posso fazer com uma promessa absoluta é acreditar nisso. Se eu tentasse cumprir uma condição, ela não seria aceita por Deus porque nenhuma condição é anexada a esse tipo de promessa. Ele poderia muito bem dizer para mim: “Se você cumpriu a condição de outra promessa, você a terá, mas eu não coloquei nenhuma condição a esta. Eu disse: “Vou colocar o meu espírito dentro de você e fazer com que você ande nos meus caminhos; vocês serão o meu povo e eu serei o seu Deus.” Essa é uma promessa sem qualquer condição. Embora o filho de Deus possa ter pecado, ainda assim a promessa é boa para que ele seja levado a conhecer seu erro, se arrependa e seja totalmente perdoado! Em tal promessa só podemos acreditar - não podemos cumprir nenhuma condição relacionada a ela. Devemos levar isso a Deus e dizer: “Você disse que Cristo

“verá o trabalho penoso da Sua alma”? Senhor, nós acreditamos nisso. Deixe que Ele veja o trabalho de Sua alma. Você diz: “Minha palavra não voltará a mim vazia”? Senhor, faça como disseste. Tu disseste isto, Senhor, faze-o”. Ele

(18)

18

disse: “Aquele que vem a mim de maneira alguma o lançarei fora”? Então vá e diga:

“Senhor, eu venho agora. Faça o que você disse.”

Em uma promessa absoluta, posso dizer-lhe que a fé ganha boa posição! Promessas condicionais muitas vezes alegram a alma, mas é a promessa absoluta que é a rocha na qual a fé se deleita!

Agora, amados amigos, que promessa foi feita neste dia a seus corações? Muitos de vocês têm um que Deus lhe deu quando você se levantou de suas camas. Tenho sempre a certeza de ter o dia mais feliz quando recebo um bom texto da manhã do meu Mestre. Quando tive que pregar dois ou três sermões num dia, pedi-lhe uma porção matinal e preguei dela. E eu pedi a Ele por uma porção da noite, e preguei dela, depois de meditar sobre ela para o conforto de minha própria alma - não no estilo profissional de um sermão regular, mas meditando sobre isso para mim mesmo. Essa comida simples tem feito mais bem do que se eu tivesse tido uma semana na fabricação de um sermão, pois tem chegado quente ao meu coração logo depois de ter sido recebido em minha própria consciência e, portanto, tem sido bem falado, porque bem conhecido, bem provado e bem sentido! Qual é a sua promessa então? É condicional? Então diga: “Senhor, peço-te, capacita-me a cumprir a condição”. E se a promessa for aplicada à sua alma com uma condição, Ele lhe dará a condição

(19)

19

e a promessa, pois Ele nunca dá pela metade. Ele colocou em sua alma: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos”? Então Ele lhe dará graça para abandonar seus caminhos e seus pensamentos também! Ele não lhe dará a promessa condicional sem, no devido tempo, lhe dar a condição também. Mas você tem uma promessa absoluta colocada em sua alma? Então você é um homem feliz! Deus colocou no seu íntimo espírito algumas dessas grandes e preciosas promessas, como esta: “As montanhas se afastarão e as colinas serão removidas; mas a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida”? Pause para não pedir condições - aceite a promessa como ela é! Ajoelhe-se e diga: “Senhor, você disse isso.” Novamente, o Senhor prometeu:

“Nunca te deixarei, nem te desampararei”?

Suplique! Ou você está com problemas? Busque a promessa adequada e diga: “Você disse:

“Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; e pelos rios não te afogarão.” Eu acredito em você, Senhor! Eu sou provado, mas você disse que não terei nenhuma provação que eu não possa suportar. Senhor, dá-me graça suficiente e faz de mim mais do que vencedor!”

Vá e prove a Deus! Não tenha medo com qualquer surpresa. Se Ele lhe der uma única palavra, Ele quer dizer que você deve trazê-la a

(20)

20

Ele e contá-la a Ele novamente - pois você sabe que Ele disse: “Eu ainda farei isso para que a casa de Israel seja inquirida, para fazê-lo. Peço-lhes que façam o Senhor lembrar-se das Suas próprias promessas e Ele certamente as cumprirá! Aqui está um desafio para todos os redimidos: "Prove-me agora".

III. Em terceiro lugar, há UMA TEMPORADA MENCIONADA - "Prove-me agora". Você sabe qual é o período mais perigoso na vida de um cristão? Acho que poderia me dar conta daqui a pouco - “agora”. Muitas pessoas - eu diria quase todos os cristãos - estão sempre muito apreensivos com a hora presente. Suponha que eles estejam com problemas? Embora eles possam ter tido problemas dez vezes piores antes, eles esquecem tudo sobre eles e, “agora”, é o dia mais crítico que eles já conheceram! Ou, se eles estão à vontade, eles dizem: "Muito mais eu temo a calmaria traiçoeira do que tempestades rolando sobre minha cabeça" - e eles acham que nenhuma posição na vida é mais perigosa do que "agora"! E quando, pouco tempo atrás, eles perderam o seu rolo no caramanchão da facilidade, quão terrível era então! E quando chegaram ao chão escorregadio, descendo a colina, “agora” parecia o maior perigo deles!

Quando eles chegam um pouco mais longe e Apolion os encontra, “Aqui”, eles dizem, “é a

(21)

21

pior provação e eles dizem, “Agora este é o período mais sério da minha vida”! De fato, é certo que deveríamos nos sentir em algum grau que “agora”é justamente o momento em que deveríamos ser protegidos. Ontem e amanhã podemos sair, mas “agora” é o tempo que devemos estar atentos. Deus nunca coloca a promessa de amanhã em meu coração hoje, porque eu não estou precisando dela imediatamente. As promessas são dadas no tempo, no lugar e na maneira como Ele projetou e pretendia que elas fossem cumpridas. Mas, sem dúvida, alguns de vocês vão simpatizar comigo quando digo que “agora” é a época em que o cristão acha que pode confiar menos em Deus. "Oh", diz ele, "se eu estivesse no mesmo estado que antes, ficaria feliz. Acredito que poderia ter confiado melhor em meu Mestre, mas agora não posso deitar minha cabeça com tanta confiança no peito do Salvador. Eu me lembro quando estava doente, quão doces eram as promessas. Eu poderia então dizer: “Doce deitar-se passivo em Suas mãos, e não conhecer vontade, a não ser a dEle”. Mas agora estou alterado. De alguma forma ou de outra, uma languidez se apoderou de mim. Eu não posso acreditar que sou um cristão. ”Você se compara com algum Irmão e tem certeza de que se você fosse apenas como ele, você teria fé. Vá e fale com aquele Irmão e ele dirá: “Se eu fosse como

(22)

22

você, eu estaria melhor”. E assim eles mudariam as experiências, cada um não confiando em Deus sob suas próprias circunstâncias. Mas o Senhor tem o prazer de sempre nos dar uma palavra que sirva à posição particular em que podemos estar - "Prove-Me agora". Para alegorizar um momento. Há um navio no mar. É o navio que o Senhor lançou e que Ele disse que virá ao seu paraíso de desejos.

O mar é suave. As ondas ondulam suavemente e sustentam a nau continuamente. “Prove-me agora”, diz o Senhor. O marinheiro fica no convés e diz: “Senhor, agradeço-te que me deste uma navegação tão suave como esta. Mas ah, meu Mestre, talvez esta facilidade e conforto possam destruir a minha graça.” E uma Voz diz:

“Prove-Me agora, e veja se eu não posso mantê- lo em meio à tempestade.” Logo os céus reuniram a escuridão, os ventos começaram a irromper e as ondas levantam suas vozes enquanto o pobre navio é jogado para lá e para cá nos ventos tormentosos. Eu ouço uma voz que diz: "Prove-me agora." Olhe, o navio foi jogado sobre as rochas - ele foi quebrado bem perto e o marinheiro o vê fazendo água, enquanto todas as bombas dele não podem mantê-lo vazio! A Voz ainda grita: "Prove-me agora". Infelizmente, o navio afunda mais - outra onda será suficiente para inundá-lo! Parece que mais uma gota o submergirá. Ainda assim, a Voz grita: “Prove-me

(23)

23

agora”. E o marinheiro prova Deus - e ele é libertado com segurança de todas as suas aflições. "Eles cambaleiam para lá e para cá, cambaleando como um homem bêbado, e estão no fim da sua sagacidade", mas, "então Ele os leva ao refúgio desejado". Agora a nau está se movendo alegremente junto aos ventos e, eis que ela chega à beira do horizonte. As névoas se juntaram em volta dela. Fantasmas estranhos dançam nas ondas da noite - uma luz sinistra passa pelas sombras e logo a escuridão volta.

Algo medita sobre o navio que o marinheiro nunca viu antes. A água é negra sob a proa da sua embarcação. O ar está úmido e grosso acima dele. O próprio suor é úmido no rosto. Um medo gélido tomou conta dele que ele nunca sentiu antes. Só então, quando ele não sabe o que fazer, uma voz grita: "Prove-me agora." E assim ele faz!

Ele clama ao Senhor e é salvo! Ah, queridos amigos, posso lhe dar cem ilustrações. Eu acho que essa velha Bíblia fala comigo hoje. Eu exercitei-o em seu meio como o soldado de Deus. Esta espada do Espírito foi lançada em muitos de seus corações e, embora eles fossem duros e inflexíveis, ela os dividiu em pedaços!

Alguns de vocês tiveram espíritos fortes, quebrados em pedaços por esta boa e velha espada de Jerusalém. Mas estaremos reunidos nesta noite, onde uma multidão de pessoas sem precedentes se reunirá, talvez, da curiosidade

(24)

24

ociosa, para ouvir a Palavra de Deus - e a Voz clama em meus ouvidos: “Prove-me agora.”

Muitos homens vieram, durante minhas ministrações, armados até os dentes e com uma cobertura de malha, mas essa arma já provada o cortou em dois e penetrou a divisão das juntas e medulas! “Prove-me agora”, diz Deus, “vá e prove-Me diante dos blasfemos! Vá e prova-me diante dos réprobos, diante do mais vil dos que são abomináveis e os mais imundos dos imundos! Vá e prove-me agora.” Levante a cruz que salva vidas e deixe-a novamente ser exibida!

Nas regiões da morte, vá e proclame a Palavra da Vida! Nas partes mais atingidas pela praga da cidade, vá e carregue o incensário ondulante do incenso dos méritos de um Salvador e prove, agora, se Ele não é capaz de parar a peste e remover a doença! Mas o que Deus diz à Igreja?

“Você me provou antes. Você tentou grandes coisas, embora alguns de vocês tenham sido fracos de coração e dissessem: “Não devemos nos aventurar”. Outros de vocês tiveram fé e provaram. Eu digo novamente: “Prove-me agora”. ”Veja o que Deus pode fazer quando uma nuvem cai sobre a cabeça daquele a quem Ele levantou para pregar a você! Vá e prove-O agora - veja se Ele não derramará tal bênção com a qual você nem sonhou - veja se Ele não lhe dará uma bênção Pentecostal! “Prove-me agora.” Por que deveríamos ser incrédulos? Temos uma

(25)

25

coisa para nos fazer isso? Nós somos fracos - e daí? Não somos mais fortes em nosso Deus quando somos mais fracos em nós mesmos?

Somos tolos, é dito - assim somos e sabemos disso -, mas Ele usa os tolos para confundir os sábios. Nós somos a base, mas Deus escolheu as coisas básicas do mundo. Somos iletrados - “Não conhecemos a arte sutil de um colegial” -, mas nos gloriamos na fraqueza quando o poder de Cristo repousa sobre nós. Deixe-os nos representar como piores do que somos!

Deixem-nos dar o caráter mais odioso que já foi dado ao homem - vamos abençoá-los e desejar- lhes o bem. Que arma é uma pedra, ou até mesmo a mandíbula de um jumento, se o Senhor dirige isso? “Você não sabe”, dizem alguns, “que homens sábios dizem?” Sim, nós sabemos, mas podemos ler seus oráculos de trás para frente. Suas palavras são a descendência de seus desejos. Nós sabemos quem os instruiu e você se retrai da Verdade de Deus, ou você se retrai de Sua graça? Em ambos os casos, você não tem o amor ao seu Mestre que deveria ter.

Se você é corajoso e verdadeiro, vá em frente e vença! Não tenha medo, você ainda deve ganhar o dia! O santo evangelho de Deus ainda abalará a terra mais uma vez! O estandarte está levantado e multidões se juntam a ele - os fariseus consultam juntos - a posição erudita se confunde - os sábios ficam perplexos. Eles não

(26)

26

sabem o que fazer! O pequeno Deus fez grande e aquele que foi desprezado é exaltado. Vamos confiar nele, então. Ele vai esteja conosco até o fim, pois Ele disse: “Eis que estou sempre convosco até o fim do mundo”.

V. A última divisão do meu assunto é UM ARGUMENTO e eu já preguei sobre isso -

"Prove-me agora". Por que devemos provar a Deus? Porque, amado, isso o glorificará se o fizermos. Nada glorifica a Deus mais do que prová-lo. Quando um pobre filho faminto de Deus, sem uma migalha no armário, diz:

“Senhor, tu disseste que o pão me será dado e a água será certa. Eu te provarei”- mais Glória é dada a Deus por simples prova dEle do que pelos aleluia dos arcanjos! Quando algum pobre pecador em desespero tem andado em volta da Palavra, na esperança de que ele possa -

“encontrar alguma promessa doce lá, Alguma defesa certa contra o desespero”- quando tal pessoa dá credibilidade à promessa de Deus nos próprios dentes da evidência contra ele, cambaleando não na promessa através de incredulidade, então ele glorifica a Deus! Se você for, nesta manhã, em sua própria apreensão, um pecador quase condenado, e se sentirá o mais vil de todos - se você acreditar nisso, que Cristo o ama e que Cristo veio para salvá-lo, pecador como você é - você vai

(27)

27

glorificar a Deus tanto fazendo isso como você poderá fazer quando seus dedos passarem pelas cordas das harpas de ouro do Paraíso! Nós glorificamos a Deus provando-o. Experimente Deus. Este é o caminho para trazer os pontos gloriosos do caráter cristão. É em ser singularmente qualificado para os deveres de nossa guerra cristã sagrada, em ser singularmente corajoso e singularmente pronto com o espírito-mártir, a nos colocar em perigo para o Seu serviço, para que possamos trazer glória a Deus! Deus diz: "Prove-me agora".

Santo, você roubará a honra dEle? Você não vai fazer aquilo que deve coroá-lo, na estimativa do mundo, com muito mais coroas? Oh, provai-o, porque assim procedendo, glorificará o seu nome! Prove-o novamente, pois você já provou isso antes. Você não se lembra de que foi levado muito baixo e ainda assim pode dizer: “Este pobre homem clamou e o Senhor o ouviu e o salvou de todas as suas angústias”? O que? Você não vai prová-lo novamente? Não se importa com a bondade que você provou? Quando você disse: “Meus pés quase resvalaram; os meus passos estavam bem perto de escorregarem”, Ele não apoiou você para que você pudesse dizer com o salmista: “No entanto eu estou continuamente com você: você me segurou pela minha mão direita”? Seu pé escorregou? Você não pôde até agora testemunhar a Sua

(28)

28

misericórdia? Então confie nele para continuar lhe segurando!

Mais uma vez, aceite este desafio! Prove a Palavra de Deus, como Ele lhe chamou para fazer, e quanta bênção ela dará a você!

Amados Irmãos e Irmãs, suportamos dez vezes mais ansiedade neste mundo do que precisamos porque não confiamos em promessas divinas tanto quanto poderíamos. Se fôssemos viver mais nas promessas de Deus, e menos em sentimentos da criatura, seríamos homens e mulheres mais felizes, todos nós!

Poderíamos viver sempre com fé nas promessas, as setas do inimigo nunca poderiam nos alcançar. Vamos constantemente, então, procurar prová-lo! Quanta bondade o Sr. George Muller fez ao provar Deus! Ele é chamado por Deus para um trabalho especial. O que ele faz?

Ele constrói um asilo para órfãos e confia em Deus. Ele não tem renda regular, mas ele diz:

“Eu vou provar ao mundo que Deus ouve a oração”. Então ele vive no exercício da oração e embora às vezes possa ser levado ao seu último xelim, ainda assim nunca há uma refeição em que seus filhos sentam sem pão suficiente.

Nosso trabalho pode ser diferente do dele, mas vamos buscar, qualquer que seja o nosso trabalho, fazê-lo para que, quando alguém ler,

(29)

29

diga: “Ele provou a Deus em tal e tal promessa e sua vida foi um prova de que essa promessa não falhou.” Qualquer que seja a sua promessa, deixe sua vida ser vista como o resultado do problema que precisa ser provado, e como qualquer proposição de Euclides, que é declarada no começo e provada no final, assim podemos encontrar um texto colocado no início de nossas vidas como uma promessa a ser cumprida - e visto de perto, foi demonstrado, provado e levado a cabo!

Mas, queridos amigos, deixem-me concluir, perguntando àqueles aqui que foram levados a conhecer seu estado perdido e arruinado, para lembrar desta mensagem: “Prove-me agora.”

Assim diz meu Deus a você, Ó Pecador: “Quem invocar o nome do Senhor será salvo.” Meu querido leitor, você está perdido e arruinado?

Prove a Deus agora! Ele diz: “Invoca-me, e eu responderei a você”. Venha agora, e chame a Ele. “Bata”, diz ele, “e ela se abrirá para você”.

Erga a aldrava da porta do céu e soe-a com todas as suas forças! Ou, suponha que você esteja fraco demais para bater - deixe a aldrava cair de si mesma. Ele disse: “Peça e receberá; procure e encontrará; bata, e ela se abrirá para você.” Vá e prove a promessa agora! Tente provar isso. Você é pobre, pecador doente e ferido? Você é informado de que Jesus Cristo é capaz e está

(30)

30

disposto a curar suas feridas e extrair o veneno de suas veias. Prove-o, prove-o, pobre alma!

Você acha que se você é um homem perdido, por isso, peço-lhe, em nome de Cristo, que prove esta promessa: "Eu sou o único que apaga as tuas transgressões por amor de mim mesmo, e não me lembrarei dos teus pecados." Diga isto a Ele: “Ó Deus, eu preciso de fé para confiar em Sua Palavra! Eu sei que você é fiel no que você disse. Você disse nesta manhã, pela boca do seu ministro: “Prove-me agora”. Senhor, eu vou provar você agora, neste mesmo dia, até o anoitecer, se você não me responder! Eu continuarei a me manter firme com a Sua promessa. ”Faça isso, meu Amado, e você não partirá muito antes de poder cantar - “Estou perdoado, estou perdoado! Eu sou um milagre da graça”. Agora, não fique parado e não diga:

“Deus não ouvirá tal pessoa como eu sou. Minha doença é muito ruim para Ele curar”. Vá e veja, ponha a mão na orla de Suas vestes e, se o sangue purificador de Jesus não lhe for estendido, vá e diga ao mundo que você provou que Deus estava errado. Vá e diga, se tiver coragem. Mas você não pode. Se você tocar na bainha de Suas vestes, sei o que você dirá - “Eu provei que o Senhor é misericordioso. Ele disse:

“Confie em mim e eu lhe livrarei”. Confiei nele e ele me livrou!” Porque a promessa sempre

(31)

31

terá seu cumprimento. "Prove-me agora", diz Deus.

(32)

32

NOTA DO TRADUTOR:

É somente pelo convencimento e instrução do Espírito Santo que podemos compreender adequadamente qual seja o significado do pecado.

Sem esta operação do Espírito Santo, ou quando ainda nos encontramos a caminho de ser melhor esclarecidos por Ele, é muito comum até mesmo negar-se a existência do pecado, ou classificá-lo das mais variadas formas possíveis que em pouco ou nada correspondem ao seu verdadeiro e pleno significado.

De modo que quando se diz que Jesus carregou sobre si os nossos pecados (I Pedro 2.24) e que Ele se manifestou para tirar o pecado, não é dada a devida importância a este maravilhoso fato, que é a resposta à única e principal necessidade do ser humano relativa à vida, pois sem a solução do problema do pecado que a todos atinge, não é possível ter a vida eterna de Deus.

Então, não se deve pensar em Jesus em alguém que veio ao mundo para que pudéssemos errar menos, ou ainda que melhorássemos nossas ações morais, pois a obra de expiação e remoção do pecado está relacionada a uma questão de

(33)

33

vida, caso concluída, ou de morte eterna, em caso contrário.

Então é preciso saber qual é a origem e a natureza do pecado e a sua forma de agir na humanidade para que o vencendo possamos atingir ao propósito de Deus na nossa criação e viver de modo agradável a Ele.

Ora, se o pecado é o que se opõe à possibilidade de se ter vida eterna, então, necessitamos refletir mais cuidadosamente sobre a relação que há entre pecado e morte, e santidade e vida.

Então, é muito importante que tenhamos uma compreensão adequada do significado de vida eterna, para que não nos enganemos quanto a se temos alcançado ou não o propósito de Deus quanto a isto.

Antes de tudo, vida em seu sentido geral é muito mais do que simples existência, porque os corpos inanimados existem e no entanto, não possuem vida.

Ainda que alguns seres espirituais existam eternamente, pois espíritos não podem ser aniquilados, todavia não se pode dizer deles que possuem vida eterna, e a par da existência consciente deles são classificados como mortos espiritual e eternamente, tal é o caso de Satanás, dos demônios e de todos os seres humanos que

(34)

34

morreram sob a condenação do pecado, estando desligados de Deus.

Deus é a fonte e o padrão da verdadeira vida.

É pelo que existe em sua natureza, portanto, que se define o que é e o que não é participante da vida eterna.

A vida eterna é perfeita e completa em Deus, mas nas criaturas (anjos eleitos e santos) que alcançam a participação nesta vida, estão sujeitos a crescimento na mesma rumo à perfeição divina, que sendo infinita, será para eles sempre um alvo a ser buscado.

Daí se dizer que quando alguém nasce de novo do Espírito Santo, que ele é um bebê espiritual em Cristo. Ele deve crescer na graça e no conhecimento do Senhor, e isto será feito neles pela operação do Espírito Santo, até contemplar neles a maturidade espiritual que é chamada de perfeição, mas não sendo ainda aquela perfeição total como ela se encontra somente em Deus.

Não devemos ficar, portanto, satisfeitos somente com a conversão inicial a Cristo, pela qual fomos tornados filhos de Deus e novas criaturas, mas devemos prosseguir em busca daquela santificação que nos tornará cada vez mais à imagem e semelhança de Jesus.

(35)

35

O grande indicador do progresso neste crescimento na vida eterna, é o de aumento de graus em santificação. Este aperfeiçoamento em santificação é a vontade de Deus quanto ao seu propósito em nos ter tornado seus filhos. (I Tessalonicenses 4.3, 5.23).

Esta é a vida em abundância que Jesus veio dar àqueles que se tornariam filhos de Deus por meio da fé nele.

Podemos entender melhor isto quando fazemos um contraste com o pecado, pois se o pecado é o que produz morte, a santidade é o que produz vida.

Concluímos que somente aqueles que forem santificados têm acesso à vida eterna. Daí se dizer que sem santificação ninguém verá o Senhor.

É fácil entendermos esta verdade quando refletimos que de fato não se pode dizer que há a vida de Deus onde domina o orgulho, a impureza, a malícia, a cobiça, o adultério, o ódio, o roubo, a corrupção, a inveja, e todas as obras da carne que operam segundo o pecado.

Mas, onde o que prevalece é a fé, a humildade, o amor, a bondade, a misericórdia, a

(36)

36

longanimidade, a reverência, o louvor, a adoração ao Senhor, a obediência aos Seus mandamentos e tudo o mais que compõe o fruto do Espírito Santo, pode-se dizer que temos em tudo isto indícios ou evidências onde há vida eterna.

Os que afirmam andar na luz e pertencerem a Jesus, quando na verdade caminham nas trevas, são chamados pelo apóstolo João de mentirosos, e que não têm de fato a vida eterna que eles alegam possuir, porque onde ela foi semeada por Jesus, não produz os frutos venenosos do pecado e da justiça própria, senão os que são provenientes da santidade e da justiça de Jesus atuando em nós.

Como o conhecimento verdadeiro de Deus, consiste em termos um conhecimento pessoal de Seu caráter, virtude, obras e atributos, e isto, por uma revelação que recebamos da parte dEle em Espírito, e para tanto temos recebido o dom da fé, então, não somos apenas justificados por este conhecimento, como também acessamos à vida eterna, alcançando que sejam implantadas em nós as mesmas virtudes e caráter de Cristo.

É este conhecimento real, espiritual e pessoal de quem seja de fato Deus, o que promove a nossa santificação e aumentos em graus na

(37)

37

posse da vida eterna, ou melhor dizendo, para que a vida eterna se aposse em maiores graus de nós.

Quando nos falta este viver piedoso na verdade, ainda que sejamos crentes, Deus nos vê como mortos e não como vivos, e por isso somos chamados ao arrependimento e à prática das primeiras obras, para que tenhamos o necessário reavivamento espiritual. (Apocalipse 3.1-3,17-19).

Enganam-se todos aqueles que por julgarem estarem cheios de energia, e envolvidos na realização de muitas obras, que isto é um sinal evidente de vida abundante neles, quando toda esta energia é carnal e não acompanhada por um viver realmente piedoso que seja operado neles pelo Espírito Santo, pela aplicação da Palavra de Deus às suas vidas.

É na medida em que as obras da carne são mortificadas que mais se manifesta em nós a vida eterna que há em Cristo.

Se não houver a crucificação do ego carnal, a mortificação do pecado, a vida ressurreta de Cristo não se manifestará.

(38)

38

A verdadeira santidade que conduz à vida é dependente das operações sobrenaturais do Espírito Santo, mediante a obra realizada por Jesus Cristo em nosso favor. A mera prática da moralidade não pode produzir esta santidade necessária à vida eterna. A simples religiosidade carnal na busca de cumprimento dos mandamentos de Deus, segundo a nossa própria justiça, também não pode produzir esta santidade. O jovem rico enganou-se quanto a isto, e por não se sujeitar à justiça que vem de Cristo, não alcançou a vida eterna.

Há necessidade de convencimento do pecado pelo Espírito Santo, de que Ele nos convença de nossa completa miserabilidade diante de Deus, e de nossa total dependência da sua misericórdia, graça e bondade, para que nos salve, mediante a confiança que temos colocado em Jesus e na obra que Ele realizou em nosso favor. Sem isto, não pode haver salvação, e por conseguinte vida eterna, porque Deus não pode operar santidade em um coração que se rebela contra Ele e Sua vontade.

Deus não contempla nossos meros desejos e palavras. Ele olha o nosso coração. Ele opera somente segundo a verdade, e não segundo nossas emoções, sentimentos, vontades, pois podem não estar conformados à verdade da Sua

(39)

39

Palavra revelada na Bíblia, e assim não podendo chegar a um verdadeiro arrependimento, torna- se impossível sermos contemplados com uma salvação cujo fim é a nossa santificação.

Para o nosso presente propósito, não basta ir ao relato de como o pecado entrou no mundo através do primeiro casal criado, atendo-nos apenas aos fatos relacionados à narrativa da Queda, sobretudo quanto à maneira desta entrada mediante tentação vindo do exterior da parte de Satanás sobre a mulher. É preciso entender o mecanismo de operação desta tentação naquela ocasião, uma vez que ela ocorreu quando a mulher era inocente, não conhecia nem bem e nem mal, não sendo portanto ainda uma pecadora, e no entanto, pela tentação, teve o desejo de praticar algo que lhe havia sido proibido por Deus.

Poderia este desejo, sem a consumação do ato, ser considerado como sendo a própria entrada do pecado? Em caso contrário, o que seria necessário haver também para que assim fosse considerado?

Por que desde aquele primeiro pecado, toda a descendência de Adão ficou encerrada no pecado? Por que o pecado permanece ligado à

(40)

40

natureza dos próprios crentes, mesmo depois da conversão deles?

Por que o pecado desagrada tanto a Deus que como consequência produz a morte?

Estas e outras perguntas, procuraremos responder nas linhas a seguir.

Antes de apresentar qualquer consideração específica ao caso, é importante destacar que o único ser que possui vontade absoluta, gerada em si mesmo, e sempre perfeita e aprovada, é Deus, cuja vontade é o modelo de toda vontade também aprovada. Esta é a razão de Ele não poder ser tentado ao mal, e a ninguém tentar.

Sua vontade é santíssima e perfeitamente justa.

Mas no caso dos homens e até mesmo dos anjos, cuja vontade é a de uma criatura, sendo dotados de vontade livre, estão contingenciados a submeterem suas vontades à de Deus naqueles pontos em que o exercício da própria vontade deles colidisse com esta vontade divina. Eles são livres para pensar, imaginar, agir, criar, mas tudo dentro de uma esfera que não ultrapasse os limites que lhes são determinados por Deus, quer na lei natural impressa em suas consciências, quer na lei moral revelada em Sua Palavra, a qual é também impressa nas mentes e corações dos crentes.

(41)

41

Temos assim, desde o início da criação, um campo aberto para um possível conflito de vontades. Deus por um lado agindo pelo Espírito Santo buscando nos mover à negação do ego para fazer não a nossa, mas a Sua vontade, e o nosso ego querendo fazer algo que possa ser eventualmente diferente daquilo que Deus determina para que façamos ou deixemos de fazer.

Neste ponto, podemos entender que a proposta de Satanás para Eva no paraíso, buscava estimular e despertar desejos e sentimentos em Eva para que a sua vontade fosse conduzida pela do diabo, e não pela de Deus.

Se ao sentir-se inclinada à desobediência ela tivesse recorrido à graça divina, clamando por ajuda para rejeitar a tentação e permanecer obediente, a fé teria triunfado em sua confiança no Senhor e sujeição a ele, e em vez de um ato pecaminoso, haveria um motivo para Deus ser glorificado. E isto ocorreria todas as vezes em que ao ser tentado a fazer algo diferente do que havia sido determinado por Deus, o homem escolhesse obedecer à Sua Palavra, e não aos desejos criados em seus pensamentos e imaginação.

Referências

Documentos relacionados

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o

Muitas outras considerações podem ser feitas sobre o que seja o pecado e o modo como ele opera, e também o modo como podemos alcançar a vitória sobre o