• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO FÍSICO Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO FÍSICO Nº"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

PREGÃO FÍSICO Nº 001.042622.14.0

O Município de Porto Alegre, por meio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), torna público que realizará PREGÃO do tipo “MENOR PREÇO”, a ser processado e julgado pelo Pregoeiro e sua Equipe de Apoio, conforme condições estabelecidas no presente Edital e de acordo com o disposto na Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, no Decreto Municipal nº 14.189, de 13 de janeiro de 2004, na Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e na Portaria nº 21, de 22 de janeiro de 2014, do Ministério das Cidades – MCidades, aplicando-se subsidiariamente a Lei Fe-deral nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e legislação complementar vigente pertinente à matéria.

ABERTURA DAS PROPOSTAS: data da abertura da presente licitação bem como en-trega do envelope será em 06/02/2015, às 14h30min.

ENDEREÇO: Rua Siqueira Campos, 1163, 8º andar, Sala de Reuniões – nesta Capital. FORMALIZAÇÃO DE CONSULTAS: observado o prazo legal de 2 (dois) dias úteis an-tes da data fixada para o recebimento das propostas, o fornecedor poderá formular consultas, através de correio eletrônico, informando o número da licitação, para licita-coes@gestao.prefpoa.com.br

1 OBJETO DA LICITAÇÃO E DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

1.1 Constitui objeto da presente licitação a contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria para a elaboração do Projeto de Trabalho Social – PTS dos contratos integrantes do Programa DrenaPOA, conforme determina o Capítulo II, Con-dições Operacionais, da Portaria nº 21, de 22 de janeiro de 2014, do Ministério das Ci-dades – MciCi-dades, conforme Termo de Referência - Anexo VII, integrante deste Edital.

2 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Somente poderão participar desta licitação as empresas que atendam a todas as exigências constantes neste Edital.

2.2 Estarão impedidas de participar da presente licitação as empresas que:

2.2.1 estejam em regime de falência, concordata, recuperação judicial ou extra-judicial, dissolução, liquidação ou concurso de credores;

2.2.2 estejam em forma de consórcio;

2.2.3 tenham um mesmo procurador ou representante legal ou credenciado para representar licitantes distintas, que concorram entre si;

2.2.4 tenham em sua composição societária os mesmos sócios, gerentes ou di-retores, que concorram entre si;

2.2.5 tenham como sócio, gerente, procurador ou representante legal, diretor ou responsável técnico, servidor, dirigente de qualquer órgão ou entidade vinculada ao Município de Porto Alegre;

(2)

insti-tuída ou mantida, no prazo e nas condições de impedimento;

2.2.7 aquelas que tenham sido declaradas inidôneas pela Administração Munici-pal, Estadual ou Federal, o que abrange a administração direta e indireta, as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob o seu controle e as fundações por ela instituída ou mantida.

2.2.8 empresa cujo objeto social não seja pertinente e compatível com o objeto desta licitação.

2.3 Fica vedada a participação de sociedades cooperativas que contrariem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município de Porto Alegre e o Ministé-rio Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, na data de 9 de julho de 2009 (Anexo IX deste Edital), aditado na data de 19 de abril de 2011, es-pecialmente nos certames licitatórios que tenham por objeto a contratação dos seguin-tes serviços:

a) serviços de limpeza; b) serviços de conservação;

c) serviços de segurança, de vigilância e de portaria; d) serviços de recepção;

e) serviços de copeiragem;

f) serviços de cozinha (cozinheiros e auxiliares); g) serviços de reprografia;

h) serviços de telefonia;

i) serviços de manutenção de prédios, de equipamentos, de veículos e de insta-lações;

j) serviços de secretariado e secretariado executivo; k) serviços de auxiliar de escritório;

l) serviços de auxiliar administrativo; m) serviços de office boy (contínuos); n) serviços de digitação;

o) serviços de assessoria de imprensa e relações públicas; p) serviços de motorista;

q) serviços de ascensorista;

r) serviços ligados à área da saúde; s) serviços ligados à área da educação; t) serviços de arquitetura e engenharia.

2.4. Excetuam-se da vedação contida no item 2.3, as sociedades cooperativas que se credenciarem como empresa, podendo assim participar da licitação.

2.4.1. A Cooperativa que se credenciar como empresa não se enquadrará ao previsto no art. 22, inc. IV, da Lei Federal nº 8.212, de 24 de julho de 1991 (inciso inclu-ído pela Lei Federal nº 9876/99).

2.4.2 As Cooperativas que se credenciarem no certame como empresa deverão, quando da assinatura do contrato, apresentar lista de empregados, contendo, no míni-mo, as seguintes informações: nome do empregado e número da carteira de trabalho (CTPS).

(3)

3 ANEXOS

3.1 São anexos deste Edital, fazendo parte integrante os seguintes documentos: 3.1.1 Declaração de Elaboração Independente de Proposta – Anexo I; 3.1.2 Declaração de Cumprimento da Habilitação – Anexo I-A;

3.1.3 Declaração de Qualificação Técnica – Anexo I-B;

3.1.4 Declaração de cumprimento ao disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal – Anexo II;

3.1.5 Ordens de Serviço n. 07/99 e 04/00 da PMPA – Critérios Para a Qualifica-ção Econômico-Financeira e Planilha de AvaliaQualifica-ção da SituaQualifica-ção Financeira – Anexo III;

3.1.6 Proposta de Preço – Anexo IV;

3.1.7 Ficha de Identificação da Empresa Proponente – Anexo V; 3.1.8 Minuta de Contrato – Anexo VI;

3.1.9 Termo de Referência – Anexo VII;

3.1.10 Declaração de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), para os efeitos do art. 44 da Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006 – Anexo VIII;

3.1.11 Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – Ministério Público do Traba-lho – Anexo IX;

3.1.12 Orçamento e Cronograma Físico - Financeiro – Anexo X;

3.1.13 Modelo de Declaração de Responsabilidade Técnica – Anexo XI.

4 PROCEDIMENTO DA SESSÃO PÚBLICA

4.1 No local, data e hora indicados no preâmbulo deste Edital, o Pregoeiro, em sessão pública, receberá a credencial, a declaração habilitatória, Anexo I-A, e a Declaração de ME ou EPP, Anexo VIII, bem como a proposta e a documentação de habilitação dos licitantes.

4.2 A licitante interessada deverá apresentar-se no início da sessão para o credencia-mento junto ao Pregoeiro, por um representante, que será o único admitido a intervir, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório e que venha a responder por sua representada, devendo ainda identificar-se, mediante apresentação da carteira de identidade ou outro documento equivalente. 4.3 O credenciamento deverá ser feito por meio de instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida, com poderes para formular lances de preços verbais e praticar todos os demais atos inerentes ao certame, em nome da lici-tante. Em se tratando de proprietário, sócio ou dirigente da licitante, o mesmo deverá apresentar cópia autenticada do respectivo Estatuto ou Contrato Social, ou instrumento equivalente, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

4.4 Não será admitido o credenciamento de um mesmo representante para licitantes distintas.

(4)

Anexo I-A, sob pena de não aceitação de sua proposta pelo Pregoeiro.

4.6 Somente serão recebidas propostas e documentação habilitatória do licitante cujo representante legal tenha efetivamente procedido seu credenciamento junto ao Prego-eiro, no início da sessão, bem como atendido ao disposto no item 4.5. deste Edital. 4.7 Para MEs e EPPs será exigida a apresentação da Declaração constante do Anexo VIII para efeito de aplicação do disposto no art. 44 da Lei Complementar Federal nº 123/2006.

4.8 A proposta deverá ser apresentada em envelope fechado, da seguinte forma:

4.9 Para exercer o direito de formular lances ou manifestar a intenção de interpor re-curso, é obrigatória a presença da licitante ou seu representante legal em todas as sessões públicas referentes à licitação.

4.10 Encerrado o prazo para entrega das propostas não será aceita a participação de nenhum interessado retardatário.

5 PROPOSTA

5.1 A proposta deverá ser impressa de forma legível, sem emendas, rasuras ou entreli-nhas, devidamente rubricada, datada e assinada pelo representante legal da empresa, devendo conter a identificação completa da empresa (razão social, CNPJ/MF, endere-ço, telefone, etc.).

5.2 Para elaboração da proposta, o proponente deverá utilizar, preferencialmente, o formulário padrão, Anexo IV do presente edital. Caso o licitante optar por formulário próprio deverá informar todos os dados solicitados e manter a mesma estrutura da pro-posta padrão.

5.2.1 O licitante declarado vencedor deverá apresentar, no prazo fixado pelo Pregoeiro, a proposta com o valor final ofertado, acompanhada das composições dos custos unitários dos serviços (art.7º, § 2º, inc. II, da Lei 8.666/93 – Súmula 258 TCU), por meio do preenchimento da Planilha de Orçamento, contendo, obrigatoriamente:

ENVELOPE Nº 01 – PROPOSTA PREÇO PREGÃO FÍSICO Nº 001.042622.14.0

NOME DA EMPRESA LICITANTE CNPJ Nº____________________

ENVELOPE Nº 02 – HABILITAÇÃO PREGÃO FÍSICO Nº 001.042622.14.0

(5)

a) Quantidades e Preços;

b) Composição de Custo Unitário; c) Cronograma Físico-Financeiro; d) Composição dos Encargos Sociais;

5.3 O prazo de validade da proposta é de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação.

5.4 Todas as propostas serão examinadas e rubricadas pelo Pregoeiro e pelos repre-sentantes credenciados das licitantes presentes.

5.5 É de inteira responsabilidade da proponente o preço e demais condições apresen-tadas.

5.6 Os preços propostos serão considerados completos e abrangem todos os tributos (impostos, taxas, emolumentos, contribuições fiscais e parafiscais), fornecimento de mão-de-obra especializada, leis sociais, administração, lucros, equipamentos e ferra-mental, transporte de material e de pessoal e qualquer despesa, acessória e/ou neces-sária, não especificada neste Edital.

5.7 Os preços deverão ser cotados em moeda corrente nacional, devendo os valores unitários propostos, corresponderem ao menor preço a ser julgado em licitação (PJL). 5.8 O “PREÇO MÁXIMO ORÇADO” total do Contrato a ser firmado é de: R$ 444.902,10 (quatrocentos e quarenta e quatro mil, novecentos e dois reais e dez centa-vos).

5.9 O prazo de início do serviço será de até 5 (cinco) dias, contados a partir da emissão da ordem de início dos serviços.

5.10 É vedada a apresentação de mais de uma proposta de preço, sob pena de des-classificação.

5.11 No caso de discordância entre valores numéricos e por extenso, prevalecerão es-tes últimos e, entre preços unitários e totais, os primeiros.

5.12 Será de inteira responsabilidade da empresa proponente a conferência prévia de todos os dados constantes da proposta, providenciando todas e quaisquer retificações que se fizerem necessárias para atendimento das condições previstas no presente Edi-tal, antes da data prevista para a entrega do envelope (proposta e habilitação), não sendo aceitas retificações posteriores.

5.13 A licitante deverá apresentar Declaração de Elaboração Independente de Proposta (Anexo I).

(6)

5.15 A licitante vencedora deverá apresentar Declaração firmada pelo Representante Legal informando o CNAE que representa a atividade de maior receita da empresa.

6 CRITÉRIOS PARA O JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1 Após a abertura dos envelope nº 1 contendo as propostas, verificada a conformida-de com os requisitos estabelecidos neste Edital, a licitante da oferta conformida-de menor preço global, e as das ofertas até 10% (dez por cento) superiores àquela, serão classificadas para os lances verbais, que serão feitos de forma sucessiva, conforme descrito nos itens subsequentes.

6.2 Quando não forem verificadas, no mínimo, 3 (três) propostas escritas de preços nas condições definidas no subitem 6.1, o Pregoeiro classificará as melhores propostas subsequentes, até o máximo de três, incluídas as propostas já classificadas, para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas.

6.3 O julgamento desta licitação será pelo critério de menor preço global.

6.4 A classificação iniciará a partir do menor PJL de menor valor ofertado, obtido de acordo com subitem 6.3.

6.5 Serão desclassificadas as propostas que ofertarem o PJL, superior ao estabelecido como PREÇO MÁXIMO ORÇADO, constante no item 5.8, bem como as propostas que apresentarem preços unitários superiores aos constantes na Planilha de Orçamento. 6.6 Serão desclassificadas as propostas cujos preços ofertados sejam inexequíveis pa-ra o cumprimento do objeto licitado, de acordo com a Lei Fedepa-ral nº 8.666, de 1993. 6.7 Serão desclassificadas as propostas que apresentarem irregularidades, vícios ou defeitos que impossibilitem seu entendimento, não atendam as especificações do pre-sente Edital ou legislação em vigor, no todo ou em parte.

6.8 Em seguida, será dado início à etapa de apresentação de lances verbais pelos pro-ponentes, que deverão ser formulados de forma sucessiva, em valores distintos e de-crescentes a partir do MENOR preço.

6.9 O Pregoeiro convocará, individualmente, as licitantes classificadas, de forma se-quencial, a apresentar lances verbais, a partir do autor da proposta classificada de maior preço por lote ofertado e os demais, em ordem decrescente de valor.

6.10 Havendo empate nas propostas escritas a ordem de apresentação dos lances verbais será definida mediante sorteio entre os empatados.

6.11 A desistência em apresentar lance verbal, quando convocada pelo Pregoeiro, im-plicará na exclusão da licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pela mesma, para efeito de ordenação das propostas.

(7)

entre a proposta de menor preço por lote ofertado e o valor estimado para a contrata-ção.

6.13 É vedada a desistência dos lances já ofertados sujeitando-se o proponente às sanções previstas no art. 14 do Decreto Municipal nº 14.189, de 13 de janeiro de 2004. 6.14 Caso não sejam apresentados lances, será verificada a conformidade entre a pro-posta de menor preço e o valor estimado para a contratação.

6.15 As Empresas enquadradas nas categorias de MEs ou EPPs deverão apresentar quando do credenciamento e devidamente preenchida sem ressalvas ou rasuras a De-claração constante do ANEXO VIII deste Edital.

6.15.1 A não apresentação do documento referido implicará na desistência da microempresa ou empresa de pequeno porte de utilizar-se da prerrogativa concedida pela Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006.

6.15.2 Será assegurado como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, conforme a Lei Complementar Federal nº 123, de 2006.

6.15.3 Entende-se por empate aquela situação em que as propostas apresenta-das pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

6.15.4 Não ocorrerá o empate se a proposta mais bem classificada já for de mi-croempresa ou empresa de pequeno porte.

6.15.5 Quando encerrada a disputa pelo lote e o lance classificado em primeiro lugar for proferido por empresa não enquadrada na LC nº 123/06 (Estatuto das ME e EPP’s), será facultado pelo pregoeiro à microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada no limite de até 5% (cinco por cento) superior a menor proposta, a apresentação de novo e único lance com valor inferior à proposta originalmente vence-dora.

6.15.6 A não manifestação por parte da ME ou EPP enquadrada nas condições estabelecidas anteriormente importará em preclusão ao direito.

6.15.7 Na hipótese da não contratação de microempresas ou empresas de pe-queno porte, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente ven-cedora do certame.

6.16 Aceita a proposta de menor preço, será verificada a condição habilitatória da lici-tante que a tiver formulado, para confirmação de sua habilitação.

6.17 Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital, a licitante será decla-rada vencedora, procedendo-se a respectiva adjudicação.

6.18 Não sendo aceita a proposta ou se a licitante desatender às exigências habilitató-rias o Pregoeiro examinará a proposta subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procederá a verificação das condições habilitatórias do proponente, na ordem de classi-ficação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edi-tal, sendo a respectiva licitante declarada vencedora, procedendo-se a respectiva adju-dicação.

(8)

sua aceitação.

7 DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DOS RECURSOS

7.1 Impugnações ao ato convocatório do pregão serão recebidas até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da licitação.

7.1.1 As impugnações poderão ser enviadas para o seguinte endereço: Rua Si-queira Campos, 1163/ 8º andar, ou por meio do correio eletrônico licita-coes@gestao.prefpoa.com.br

7.1.2 Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas antes da data fixada para abertura da licitação.

7.1.3 Deferida a impugnação do ato convocatório, será designada nova data pa-ra realização do certame.

7.2 Declarado o licitante vencedor, qualquer licitante poderá de forma imediata e moti-vada, manifestar a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentarem contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

7.2.1 A imediata manifestação na sessão pública e a motivação, no caso de re-curso, são pressupostos de admissibilidade deste, portanto, a sua falta importará a de-cadência do direito de recorrer e a adjudicação ao vencedor do certame.

7.2.2 As razões de recurso ficarão à disposição dos interessados durante os prazos referidos no item 7.2.

7.3 Os recursos contra as decisões do pregoeiro terão efeito suspensivo.

7.4 As razões e contrarrazões do recurso deverão ser encaminhadas ao Pregoeiro, e devem observar os seguintes requisitos:

7.4.1 ser impresso e devidamente fundamentados;

7.4.2 ser assinados por representante legal da recorrente ou por procurador de-vidamente habilitado.

7.5 O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7.6 Não serão conhecidas as impugnações e os recursos apresentados fora do prazo legal e/ou subscritos por representante não habilitado legalmente ou não identificado no processo para responder pelo proponente, ou ainda, que não atendam as condições estabelecidas neste edital.

7.7 Havendo recurso, o Pregoeiro apreciará os mesmos e, caso não reconsidere sua posição, caberá a autoridade competente a decisão em grau final.

(9)

8 DA HABILITAÇÃO

8.1 Com base no que dispõe o art. 5º do anexo I do Decreto Municipal nº 14.189, de 13 de maio de 2003, a habilitação à presente licitação será feita mediante a apresentação dos documentos abaixo relacionados, os quais devem estar em plena validade.

8.2 HABILITAÇÃO JURÍDICA

8.2.1 ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registra-do, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores.

8.2.2 inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

8.2.3 decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estran-geira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

8.3 REGULARIDADE FISCAL

8.3.1 prova de inscrição no CNPJ/MF.

8.3.2 prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual.

8.3.3 prova de regularidade perante a Fazenda Federal, relativa a tributos fede-rais administrados pela Secretaria da Receita Federal (do domicílio ou sede do licitan-te), mediante apresentação de Certidão de Regularidade de Tributos e Contribuições Federais.

8.3.4 prova de regularidade perante a Fazenda Federal, relativa a dívida ativa da União administrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, mediante apresen-tação de Certidão de Regularidade quanto à Dívida Ativa da União.

8.3.5 prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mediante apresentação de Certidão de Regularidade fornecida pela Caixa Econômica Federal (CEF).

8.3.6 prova de regularidade relativa à Previdência Social mediante Certidão de Regularidade expedida pelo órgão competente.

8.3.7 prova de regularidade perante a Fazenda Estadual (do domicílio ou sede do licitante), mediante apresentação de Certidão de Regularidade.

8.3.8 prova de regularidade, perante a Fazenda Municipal (do domicílio ou sede do licitante), mediante apresentação de Certidão de Regularidade expedida pelo órgão da Fazenda Municipal, abrangendo todos os tributos administrados pelo Município.

8.3.9 declaração negativa de infração que cumpre ao disposto no inc. XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, conforme dispõe o art. 27, inc. V, da Lei Federal nº 8.666, de 1993, que trata da proibição do trabalho infantil, Anexo II.

8.3.10 prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Traba-lho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Con-solidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei Federal nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

8.4 QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

(10)

an-tes da data de apresentação dos documentos de habilitação.

8.4.2 balanço patrimonial e demonstrações contábeis, do último exercício social que comprovem a boa situação financeira conforme Ordem de Serviço nº 07/99, Anexo III deste Edital que deverá ser apresentado devidamente preenchido.

8.4.2.1 Para as empresas criadas recentemente que ainda não possuem balanços exigíveis é permitida a substituição pelo balanço de abertura, nos ter-mos dos itens VI e VII, da Ordem de Serviço nº 07/99, Anexo III deste Edital. 8.4.3 As microempresas deverão apresentar o Enquadramento de Microempresa da Junta Comercial, tendo em vista que as mesmas estão isentas da apresentação do Balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis, em virtude de estarem dis-pensadas de escrituração contábil, conforme o item VIII da Ordem de Serviço nº 07/99, Anexo III deste Edital.

8.4.3.1 Se a empresa não for optante pelo Simples Nacional, deverá apresentar Certidão de Enquadramento de ME ou EPP, da Junta Comercial, devidamente atuali-zada.

8.4.4 comprovação do Capital Social ou patrimônio líquido igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor estimado no subitem 5.8.

8.5 Os certificados e certidões emitidos via sistema eletrônico ficarão condicionados à verificação pela Administração, devendo ser certificada pelo servidor nos autos do pro-cesso, podendo o licitante apresentar o certificado/certidão já conferido pelo órgão emi-tente.

8.5.1 Na impossibilidade da consulta “on-line” na própria sessão pública do Pre-gão, o Pregoeiro poderá decidir pela suspensão da verificação via “on-line”, determi-nando uma nova data e hora, dando ciência a todos os proponentes; nesse caso a do-cumentação de habilitação dos licitantes será rubricada pelo Pregoeiro e licitantes pre-sentes, sendo que permanecerá sob a guarda da Administração.

8.5.2 Declaração formal, sob as penas da lei, de dispor do aparelhamento técni-co adequado e necessário para a realização do objeto da licitação e de ter tomado técni- co-nhecimento de todas as informações e das condições para o cumprimento das obriga-ções objeto da licitação, nos termos do Anexo I-B, do presente Edital.

8.5.3 Ficha de identificação da Empresa Proponente, conforme o Anexo V, devi-damente preenchidas e assinadas pelo gerente ou representante legal da empresa.

8.5.4 Considerar-se-á, para fins de habilitação a data marcada para a abertura da presente licitação.

8.6 Os documentos apresentados deverão ser, obrigatoriamente, da mesma sede que apresentou a proposta, ou seja, com exceção dos documentos que são válidos para matriz e todas as filiais. O contrato será celebrado com a sede que apresentou a do-cumentação.

8.7 As certidões de regularidade que não tenham prazo de validade legal ou expresso no documento ter-se-ão como válidas pelo prazo de 90 (noventa) dias de sua emissão, ressalvado o documento do item 8.4.1, que deverá observar o prazo ali definido.

(11)

8.9 QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

8.9.1 indicação, por meio de declaração conforme Anexo XI, e qualificação de 1 (um) responsável técnico, profissional de nível superior (bacharel em Serviço Social ou Ciências Sociais), que supervisionará a elaboração do Projeto de Trabalho Social, de-vendo ser comprovado que o responsável técnico tem habilitação legal para realizá-la, mediante a apresentação de certificado de registro de pessoa física na entidade profis-sional competente, quando aplicável.

8.9.2 comprovação de que o responsável técnico indicado no item anterior faz parte do quadro permanente da licitante, mediante contrato social, no caso de sócio ou quotista; no caso de empregado, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou de Certificado de Registro de Pessoa Jurídica na entidade profissional competente; ou por meio de contrato de prestação de serviços, celebrado de acordo com a legisla-ção civil.

8.9.3 comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e com-patível em características, quantidades e prazos com o objeto licitado, em nome do responsável técnico da licitante indicado no item 8.9.1, mediante apresentação de ates-tado(s) emitidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente regis-trados na entidade profissional competente, quando aplicável.

8.9.4 registro da licitante no devido Conselho Regional do Estado sede, caso aplicável. O visto da entidade de classe do Estado do Rio Grande do Sul, para empre-sas não sediadas no Estado, somente será exigido por ocasião da assinatura do con-trato.

8.9.5 indicação de profissionais nas áreas e nas quantidades abaixo indicadas, com comprovação por intermédio de atestado(s) de capacidade técnica devidamente registrado(s) na entidade profissional competente, se aplicável, contemplando as exi-gências de qualificação descritas:

(Coordenador)

Assistente Social ou Soció-logo

01 Com atuação comprovada e com suficiência em ati-vidades de coordenação que envolvam estratégias, processos e ações, realizadas a partir de estudos diagnósticos integrados e participativos do território, compreendendo as dimensões: social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do territó-rio, promovendo o exercício da participação e da in-serção social, bem como em projetos que envolvam desenvolvimento e participação comunitária, no acompanhamento de trabalhos técnicos sociais jun-to a agentes financeiros e condução de trabalhos sociais com grupos diversos.

(12)

como das caracteristicas técnicas das intervenções de macrodrenagem.

(Chefe de Equipe Setorial) Assitente Social ou Soció-logo

03 Com atuação comprovada e com suficiência na ela-boração e implantação de projeto técnico social além de demonstrar a capacidade em avaliar, elabo-rar, implementar, assessoelabo-rar, coordenar, executar planos, programas e projetos na área do social com prestação de orientação social a indivíduos, grupos e população, bem como em projetos que envolvam desenvolvimento e participação comunitária, habita-cionais, no trato com comunidades e na condução de trabalhos com grupos diversos para fins de apli-cação de programas sociais vinculados a agentes financiadores e governamentais.

8.9.6 declaração formal, com firma autenticada por tabelião, de cada profissional indicado, autorizando sua inclusão na equipe técnica, objeto do presente edital.

8.9.7 comprovação de que os profissionais indicados no item 8.9.6 fazem parte do quadro permanente da licitante, mediante contrato social, no caso de sócio ou quoti-sta; no caso de empregado, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)ou de Certificado de Registro de Pessoa Jurídica na entidade profissional competente; ou por meio de contrato de prestação de serviços, celebrado de acordo com a legislação civil.

9 DA HOMOLOGAÇÃO E CONTRATAÇÃO

9.1 Constatando o atendimento das exigências previstas no Edital, a licitante será de-clarada vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto da licitação e homologado o proce-dimento.

9.2 Havendo recursos, o Pregoeiro apreciará os mesmos e, caso não reconsidere sua posição, caberá à autoridade competente a decisão em grau final.

9.3 Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos procedimentais, a auto-ridade competente homologará o objeto ao vencedor, podendo revogar a licitação nos termos do Decreto nº 14.189, de 2003.

9.4 Homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será convoca-do para assinar o contrato no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

9.5 Como condição para a sua contratação a licitante vencedora deverá manter as mesmas condições de habilitação, prestar as informações solicitadas pelo CONTRA-TANTE, dentro dos prazos estipulados, bem como não transferir a outrem as obriga-ções decorrentes desta licitação.

(13)

9.6 As obrigações decorrentes desta Licitação serão formalizadas através de contrato, observando-se as condições estabelecidas neste Edital, seus anexos e na legislação vigente.

9.7 Quando o proponente vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato ou não apresentar situação regular, no ato da assina-tura deste, será convocado outro licitante, observada a ordem de classificação, para celebrar o contrato, e assim sucessivamente, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

9.8 A licitante vencedora, se contratada, deverá manter-se, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as demais obrigações por ela assumidas, e todas as condições de Habilitação e Qualificação exigidas neste Edital.

9.9 A Contratada ficará obrigada a aceitar, nas mesmas condições propostas, os acréscimos ou supressões que se fizerem no objeto desta licitação, nos limites estabe-lecidos na Lei Federal nº 8.666, de 1993.

10 DO CONTRATO

10.1 A empresa licitante vencedora firmará contrato com o MUNICÍPIO, pelo prazo de 04 (quatro) meses, podendo prorrogar nos termos do art. 57, inc. II da Lei nº 8.666/93. 10.2 Caberá ao MUNICÍPIO, por intermédio do DEP, a fiscalização e controle dos ser-viços prestados e ao correto cumprimento das cláusulas contratuais.

10.3 A empresa licitante, se contratada, estará sujeita, ainda à fiscalização da DEP e às obrigações especificadas na Minuta de Contrato, Anexo VI.

10.4 A assinatura do contrato pela licitante vencedora deverá ocorrer até o 5º (quinto) dia útil após a convocação pelo MUNICÍPIO, conforme art. 64 da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e suas alterações.

10.5 Os números da agência e da Conta Corrente, necessariamente, deverão estar em nome da empresa, para que sejam creditados os valores relativos ao Contrato firmado com o MUNICÍPIO.

10.6 O prazo de vigência da contratação é de 04 (quatro) meses, a contar da emissão da Ordem de Início dos Serviços, podendo ser prorrogado nos termos do art. 57, inc. II da Lei nº 8.666/93.

(14)

11 DA GARANTIA

11.1 Para garantia do fiel cumprimento do contrato a ser firmado, a empresa vencedora deverá, por ocasião da assinatura, prestar garantia equivalente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato, com fundamento no art. 56 da Lei 8.666/93 e suas altera-ções.

11.1.1 A empresa vencedora poderá escolher uma das seguintes modalidades: caução em dinheiro ou título da dívida pública; seguro garantia ou fiança bancária.

11.1.2 A garantia deverá ser apresentada até a data da assinatura do contrato. 11.1.3 A garantia prestada pela licitante vencedora será liberada ou restituída, mediante solicitação por escrito, após o recebimento definitivo do objeto da contrata-ção.

12 DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA E DO MUNICÍPIO

12.1. Atender às obrigações decorrentes da presente licitação, em especial no que se refere aos serviços contratados e à qualidade dos produtos. Fica definido que o não atendimento ao Termo de Referência, às normas técnicas vigentes e a totalidade da Portaria nº 21 do MCidades, incorrerá na não liberação de faturas (e/ou aplicação de multa e rescisão, conforme previsto no Contrato), caso a Fiscalização julgar que o andamento dos serviços está sendo prejudicado.

12.1.1 Prestar os serviços na forma ajustada e dentro do melhor padrão técnico aplicá-vel, no intuito da sua perfeita execução e em atendimento as disposições deste instru-mento, ao Termo de Referência, as especificações do MUNICÍPIO e a proposta apre-sentada.

12.1.2.Cumprir os prazos e obrigações estabelecidos neste instrumento e seus anexos.

12.1.3 Submeter-se à fiscalização do MUNICÍPIO, através do DEP.

12.1.4 Acatar prontamente as exigências e observações da fiscalização do ór-gão Municipal competente.

12.1.5 Prestar as informações solicitadas pelo MUNICÍPIO dentro dos prazos es-tipulados.

12.1.6 Sanar imediatamente quaisquer irregularidades comunicadas pela fiscali-zação do contrato.

12.1.7 Providenciar as autorizações que se fizerem necessárias às atividades do fornecimento, junto aos órgãos competentes.

12.1.8 Consultar o órgão fiscalizador, com antecedência, quando houver neces-sidade de verificação, de quaisquer situações a fim de não causar transtornos ou atra-so, quanto à prestação dos serviços.

12.1.9 Submeter-se às disposições legais em vigor.

12.1.10 Apresentar durante a execução do contrato, se solicitado, documentos que comprove estar cumprindo a legislação em vigor quanto às obrigações assumidas na presente licitação, em especial, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tribu-tários, fiscais e comerciais.

(15)

12.1.12 Assumir inteira responsabilidade pelas obrigações sociais e trabalhistas junto aos seus empregados, bem como obrigações fiscais decorrentes da execução do contrato oriundo do presente procedimento licitatório.

12.1.13 Cumprir com o disposto no inc. XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, de acordo com a Lei Federal nº 9854, de 1999 – proibição de trabalho noturno, perigo-so ou insalubre aos menores de 18 e de qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

12.1.14 Responsabilizar-se civil e/ou criminalmente, por todos os atos e omis-sões que seus empregados diretamente ou indiretamente, cometerem na área de for-necimento do objeto contratado, indenizando, se for o caso, a parte prejudicada.

12.1.15 Manter-se durante toda a execução deste contrato em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas e as condições de habilitação e qualificação exi-gidas na licitação.

12.1.16 A CONTRATADA obriga-se a reparar, corrigir ou substituir, as suas ex-pensas, no total ou em parte o objeto do presente contrato quando se verificarem ví-cios, defeitos ou incorreções resultantes da execução dos serviços ou dos materiais empregados.

12.1.17 A CONTRATADA fica obrigada a comprovar junto ao MUNICÍPIO o for-necimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em quantidade e qualidade adequada à prestação dos serviços com segurança.

12.1.18 A CONTRATADA não poderá transferir a outrem, no todo ou em parte, as obrigações decorrentes do Contrato, salvo com autorização expressa do MUNICÍ-PIO.

12.2 São obrigações do MUNICÍPIO:

12.2.1 Anexar ao processo licitatório a Ordem de Início, devidamente assinada e datada.

12.2.2 Atender as solicitações de esclarecimentos da CONTRATADA.

12.2.3 Inspecionar a execução e qualificação do objeto contratado, conforme especificações do ato convocatório.

12.2.4 Transmitir, por escrito, todas as ordens de serviços ou comunicações com a CONTRATADA, a fim de que produza efeitos.

12.2.5 Efetuar o pagamento no modo e prazo ajustados.

12.2.6 Acompanhar a execução dos serviços contratados e verificar se os mes-mos estão de acordo com o cronograma a ser apresentado a CONTRATADA.

12.2.7 Decidir sobre os casos omissos nas especificações.

12.2.8 Registrar quaisquer deficiência na execução dos serviços encaminhando cópia para a empresa contratada.

12.2.9 Disponibilizar para a CONTRATADA, através da Equipe de fiscalização dos serviços, informações e orientações.

13 DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

(16)

contra-tual.

13.3 As multas poderão ser cumulativas, reiteradas e aplicadas em dobro, sempre que se repetir o motivo.

13.4 Ocorrendo atraso na execução do objeto contratado será aplicada multa moratória de 0,3% (zero vírgula três por cento) por dia de atraso, até o limite de 20% (vinte por cento) sobre o valor total da contratação.

13.5 No descumprimento de quaisquer obrigações licitatórias ou contratuais, poderá ser aplicada uma multa indenizatória de 10% (dez por cento) do valor total do contrato. 13.6 A multa, aplicada após regular processo administrativo, será descontada da(s) fa-tura(s), cobrada judicialmente ou extrajudicialmente, a critério do MUNICÍPIO.

13.7 Da intenção de aplicação de quaisquer das penalidades previstas, será concedido prazo para defesa prévia de 5 (cinco) dias úteis a contar da notificação.

13.8 Da aplicação da sanção caberá recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da publicação no Diário Oficial Eletrônico de Porto Alegre (DOPA-e).

13.9 A recusa injustificada da adjudicatária em assinar o instrumento contratual, dentro do prazo estipulado neste Edital, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-se a empresa a pena de suspensão temporária de participação em Licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a dois anos.

13.10 As penalidades serão obrigatoriamente registradas, esgotada a fase recursal, no Cadastro de Fornecedores do Município, da Área de Compras e Serviços (ACS), da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e no Cadastro de Executantes de Serviços e Obras (CESO), da SMOV, no caso de impedimento do direito de licitar e contratar, o licitante terá seu cadastro cancelado por igual período.

14 DA RESCISÃO

14.1 O contrato resultante da presente licitação poderá ser rescindido nos termos dos arts. 77, 78, 79 e 80 da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

14.2 O contrato também poderá ser rescindido nos casos em que se verificar que o contratado não preenchia ou não mais preenche os requisitos de habilitação.

14.3 Nas hipóteses legais de rescisão administrativa solicitada pela contratada, esta deverá submeter o seu pedido, necessariamente fundamentado, à apreciação da con-tratante através de requerimento protocolado e instruído com a documentação compro-batória dos fatos alegados.

(17)

15 DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

15.1 As despesas decorrentes da contratação, objeto do presente Edital, correrão à conta da dotação orçamentária 400-1402-449051800000-1.

16 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 As normas disciplinadoras deste Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

16.2 É facultada ao Pregoeiro ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do proces-so.

16.3 A Administração reserva-se o direito de transferir o prazo para o recebimento e abertura das propostas, descabendo direito à indenização aos licitantes.

16.4 Os julgamentos serão publicados no DOPA-e.

16.5 A irregularidade que não afete o conteúdo ou idoneidade do documento não cons-tituirá causa de desclassificação.

16.6 A ausência de alguma informação em documento exigido poderá ser suprida pelo Pregoeiro, se os dados existirem em outro documento.

16.7 A Administração reserva-se o direito de revogar a presente licitação por razões de interesse público, ou anulá-Ia, no todo ou em parte, por ilegalidade, de ofício ou medi-ante provocação, bem como adiá-Ia ou prorrogar o prazo para o recebimento e abertu-ra das propostas, descabendo, em tais casos, qualquer reclamação ou direito à indeni-zação pelos licitantes.

16.8 A anulação do procedimento Iicitatório induz a do contrato.

16.9 Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do pro-cedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pe-los encargos que tiver, comprovadamente, suportado no cumprimento do contrato. 16.10 É de responsabilidade da empresa interessada a consulta ao DOPA-e, através do sítio http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/ para a verificação da publicação de eventuais alterações feitas no edital até a data da abertura da licitação.

16.11 Fica eleito o foro da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para dirimir lití-gios deste instrumento convocatório.

Porto Alegre, 21 de janeiro de 2015.

(18)

ANEXO I

PAPEL TIMBRADO DA LICITANTE

DECLARAÇÃO DE ELABORAÇÃO INDEPENDENTE DE PROPOSTA PREGÃO FÍSICO Nº

(Modelo)

Prezados Senhores,

_________________ [identificação completa do representante da Licitante], como re-presentante devidamente constituído da empresa _______ [identificação completa da

Licitante] (doravante denominado Licitante), para fins do disposto no item ____ do Edital

de Pregão Físico em referência, declara, sob as penas da lei, que:

a) A proposta anexa foi elaborada de maneira independente pela Licitante, e que o conteú-do da proposta anexa não foi, no toconteú-do ou em parte, direta ou indiretamente, informaconteú-do a, discutido com ou recebido de qualquer outro participante potencial ou de fato da licitação atinente ao Pregão Físico em referência, por qualquer meio ou por qualquer pessoa; b) A intenção de apresentar a proposta anexa não foi informada a, discutido com ou rece-bido de qualquer outro participante potencial ou de fato da licitação atinente ao Pregão Fí-sico referenciado, por qualquer meio ou por qualquer pessoa;

c) Que não tentou, por qualquer meio ou por qualquer pessoa, influir na decisão de qual-quer outro participante potencial ou de fato da licitação atinente ao Pregão Físico em refe-rência, quanto a participar ou não da referida licitação;

d) Que o conteúdo da proposta anexa não será, no todo ou em parte, direta ou indireta-mente, comunicado a ou discutido com qualquer outro participante potencial ou de fato da licitação atinente ao Pregão Físico

referenciado antes da adjudicação do objeto da referida licitação;

e) Que o conteúdo da proposta anexa não foi, no todo ou em parte, direta ou indiretamen-te, informado a, discutido com ou recebido de qualquer integrante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre antes da abertura oficial das propostas; e

f) Que está plenamente ciente do teor e da extensão desta declaração e que detém plenos poderes e informações para firmá-la.

Atenciosamente,

Local e data

___________________________________________ FIRMA LICITANTE/CNPJ

(19)

ANEXO I-A

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DA HABILITAÇÃO

(Modelo)

Declaro, sob as penas da lei, para fins desta licitação, que a empre-sa... cumpre com todas as condições de habilitação exigidas no presente edital.

Porto Alegre, _____de __________________de 2015.

(20)

ANEXO I-B

DECLARAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

DECLARAÇÃO

Declaro, sob as penas da lei, para fins desta licitação, que a empresa ...dispõe do aparelhamento técnico adequado e necessário para a realização do objeto a que se refere esta licitação, e que tomei conhecimento de todas as informações e das condi-ções para o cumprimento das obrigacondi-ções objeto da licitação, bem como comunicarei qualquer fato ou evento superveniente à entrega dos documentos de habilitação, que venha alterar sua atual situação relativamente à capacidade técnica.

Porto Alegre, de de 2015.

__________________________________________ Assinatura do Diretor, Sócio-Gerente ou Equivalente

(21)

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO AO INC. XXXIII DO ART. 7º DA CONSTITUI-ÇÃO FEDERAL

(MODELO)

A empresa..., inscrita no CNPJ nº..., por intermédio do seu representante legal o (a) Sr. (a) ..., portador (a) da Carteira de Identidade nº ... e do CPF nº ..., DECLARA, para fins do disposto no inc. V do art. 27 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei Federal nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não emprega me-nor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega meme-nor de 16 (dezesseis) anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de 14 (quatorze) anos, na condição de aprendiz (....).

Porto Alegre, .... de ...de 2015.

(22)

ANEXO III

ORDEM DE SERVIÇO Nº 07/99

Porto Alegre, 19 de julho de 1999. AOS SENHORES SECRETÁRIOS MUNIClPAIS, DIRETOR DA FASC DE ESGOTOS PLUVIAIS, PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO, DIRE-TORES-GERAIS DE AUTARQUIAS E DIRETO-RES-PRESIDENTES DE SOCIEDADES DE ECONOMIAS MISTAS, EMPRESA PÚBLICA E FUNDAÇÃO.

Considerando o disposto no art. 31, inc. I, parágrafos 1º, 5º e 118 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, referente à documentação de habilitação quanto à qualificação econômico-financeira das empresas licitantes;

considerando que a instituição de indicadores padronizados, para verificação da situação financeira das referidas empresas, proporcionará aos órgãos encarregados de cadastro e elaboração de processos licitatórios, melhores condições de avaliação da situação econômico-financeira das empresas;

considerando a necessidade de estabelecer critérios para dispensa quanto a qualificação econômico-financeira para o fornecimento de bens a pronta entrega,

DETERMINO:

I - A utilização dos indicadores a seguir para a verificação da situação econôni-co-financeira das empresas, através do exame do Balanço Patrimonial e Demonstrativo dos Resultados do último exercício social:

ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE (LC) ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL (LG) SOLVÊNCIA GERAL (SG)

II - Obterão classificação econômico-financeira as empresas que apresentarem, pelo menos, dois dos três indicadores, iguais ou superiores aos estabelecidos nesta Ordem de Serviço.

III - Das Sociedades Anônimas ou Sociedades por Quotas de Responsabilidade LTDA., que adotarem estrutura de S.A. (art. 18, Decreto n° 3708/19), há a impossibili-dade de se exigir a balanço patrimonial do último exercício antes do decurso do prazo de quatro meses seguintes ao término deste. Neste caso, poderão apresentar o balan-ço patrimonial e demonstrativos de resultados do penúltimo exercício social.

IV - As demais formas societárias regidas pela Lei Comercial devem apresentar o Balanço do último exercício social, que via de regra, coincide Com o ano civil. Tal in-formação deve ser verificada através dos atos constitutivos societários.

V - Para efeito de controle dos prazos e de validade da qualificação econômico-financeira, os Certificados de Registro Cadastral deverão apresentar a data de venci-mento das referidas peças contábeis.

(23)

de solicitação da inscrição.

VII - As empreses constituídas há menos de dois meses, para efeito de inscrição no Registro Cadastral e participação em licitações, apresentarão o Balanço de Abertu-ra.

VIII - As microempresas, assim definidas em Lei, estão dispensadas da apresen-tação do Balanço Patrimonial e Demonstrativos de Resultados a fim de participar de licitações ou de cadastramento.

IX - As empresas fornecedoras de bens que não atingirem os índices estabeleci-dos para a qualificação econômico-financeìra; estarão aptas exclusivamente para o seu fornecimento de bens para pronta entrega.

X - Para fins desta ordem de Serviço, considera-se pronta entrega o fornecimen-to realizado pela contratada em uma única parcela, e efetuado imediatamente, no pra-zo máximo de vinte dias, após o recebimento da nota de empenho ou da ordem de compra. Tal hipótese deverá constar expressamente no ato convocatório.

XI - Para fins de divulgação e classificação nos cadastros de fornecedores, o Certificado de Registro Cadastral, deverá constar expressamente a aptidão, exclusiva, para fornecimento de bens para pronta entrega, na hipótese do inc: IX. '

XII - As aquisições de bens que envolvam compromissos futuros por parte da contratada tal como a garantia de assistência técnica, independente de modalidade lici-tatória (inclusive fornecimento de bens para pronta entrega) dispensa e inexigibilidade, deverão ser firmadas através de instrumentos de contrato ou carta-contrato.

(24)

ORDEM DE SERVIÇO Nº 04/00

Porto Alegre,19 de janeiro de 2000. AOS SENHORES SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, DIRETOR DA FASC DE ESTOTOS PLUVIAIS, PROCURADOR-GERAL DO MUNICIPIO, DIRE-TORES-GERAIS DE AUTARQUIAS E DIRETO-RES-PRESIDENTES DE SOCIEDADES DE ECONOMIAS MISTAS, EMPRESA PÚBLICA E FUNDAÇÃO.

Considerando que os processos licitatórios devem ser permeados pelo Princípio da Competitividade, que visa selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração; Considerando a necessidade de melhor adequar o disposto no item IV da Ordem de Serviço nº 007/99 a esse Princípio,

DETERMINO:

O item IV da Ordem de Serviço nº 007/99 passa a vigorar com a seguinte redação: “IV - As demais formas societárias regidas pela Lei Comercial poderão apresentar o balanço patrimonial do penúltimo exercício social, no prazo estabelecido no item III”. Esta Ordem de Serviço entra em vigor na data de sua publicação.

Raul Pont, Prefeito.

EXECUÇAO DE OBRAS DE ENGENHARIA LC = AC igual ou superior a 1

PC

LG=- AC + RLP igual ou superior a 1 PC + ELP

SG = A REAL igual ou superior a 1,5 PC + ELP COMPRAS E SERVIÇOS LC= AC igual ou superior a 0,8 PC LG= - AC + RLP igual ou superior a 0.8 PC t ELP

SG= - A REAL igual ou superior a 1,2 PC + ELP

LC - avalia a capacidade da empresa de saldar suas obrigações a curto prazo.

LG - mede a capacidade da empresa em liquidar suas dividas a longo prazo

(25)

a qualquer prazo AC = Ativo Circulante PC = Passivo Circulante.

RLP = Realizável a Longo Prazo. ELP = Exigível a Longo Prazo

A REAL = Ativo Total diminuído dos valores não passíveis de conversão em dinheiro (ex.: ativo diferido, despesas pagas antecipadamente).

AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Ordem de Serviço nº 07/99 e Ordem de Serviço nº 04/00

Empresa:_____________________________________________________________________

ANÁLISE DOS INDICADORES CONTAS: ANO FISCAL:

Ativo circulante (A/C) R$:__________________________________

____

Realizável Longo Prazo (RLP) R$:__________________________________

____

Ativo total R$:__________________________________

____

Valores não conversíveis R$:__________________________________

____

Ativo Real (AR) R$:__________________________________

____

Passivo Circulante (PC) R$:__________________________________

____

Exigível a Longo Prazo (ELP) R$:__________________________________

____

(*) AR = Ativo Total - Valores não conversíveis em dinheiro

Indicadores Fórmulas Resultado Compras

LC = 0,8 LG = 0,8 SG = 1,2

Liquidez Corrente (LC) LC = (AC/PC) LC=

Liquidez Geral (LG) LG = (AC+RLP) / (PC+ELP) LG= Solvência Geral (SG) SG = AR / (PC+ELP) SG=

- Obterão classificação econômico financeira, as empresas que apresentarem, pelo menos dois

dos três indicadores iguais ou superiores aos estabelecidos.

- As microempresas serão isentas de apresentação do Balanço Patrimonial e demais

(26)

ANEXO IV

MODELO DE PROPOSTA

Razão Social da empresa: CNPJ:

Endereço: Fone:

Valor total proposto

(...)

_______________________________________ Assinatura do representante legal da empresa Nome:

(27)

Nome CPF: . . / % Rua/Av.: Nº: Complem.: Bairro: Cidade: CEP: UF: Telefone: Assinatura Usual: Nome CPF: . . / % Rua/Av.: Nº: Complem.: Bairro: Cidade: CEP: UF: Telefone: Assinatura Usual:

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA PROPONENTE - ANEXO V

Participação Social:

(28)

ANEXO VI

MINUTA DE CONTRATO

Aos...dias do mês de...do ano de dois mil e..., na Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, presentes de um lado, o MUNICÍPIO DE PORTO ALE-GRE, neste ato representado por seu Procurador-Geral, ... con-forme delegação de competência estabelecida no Decreto nº 11.762/97, aqui denomi-nado simplesmente MUNICÍPIO, e de outro lado, a empresa ... com sede em ...,no endereço..., inscrita no CNPJ

sob nº..., por seu representante legalmente habilitado, aqui de-nominada simplesmente CONTRATADA, celebrou-se o presente contrato de empreita-da regendo-se pelas cláusulas e condições que seguem:

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO

1.1 O presente contrato tem por objeto ...

CLÁUSULA SEGUNDA - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO OBJETO

2.1 As especificações técnicas estão detalhadas no Termo de Referência - Anexo VII do edital.

CLÁUSULA TERCEIRA - DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS E DAS OBRIGAÇÕES 3. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA E DO CONTATANTE

3.1. Atender às obrigações decorrentes da presente licitação, em especial no

que se refere aos serviços contratados e à qualidade dos produtos. Fica definido que o não atendimento ao Termo de Referência e às normas técnicas vigentes incorrerá na não liberação de faturas (e/ou aplicação de multa, conforme previsto no Contrato), caso a Fiscalização julgar que o andamento dos serviços está sendo prejudicado.

3.1.1. Prestar os serviços na forma ajustada e dentro do melhor padrão técnico aplicável, no intuito da sua perfeita execução e em atendimento as dis-posições deste instrumento, ao Termo de Referência, as especificações do MU-NICÍPIO e a proposta apresentada.

3.1.2. Cumprir os prazos e obrigações estabelecidos neste instrumento e seus anexos.

3.1.3. Submeter-se à fiscalização do MUNICÍPIO, através do DEP.

3.1.4. Acatar prontamente as exigências e observações da fiscalização do órgão Municipal competente.

3.1.5. Prestar as informações solicitadas pelo MUNICÍPIO dentro dos pra-zos estipulados.

3.1.6. Sanar imediatamente quaisquer irregularidades comunicadas pela fiscalização do contrato.

3.1.7. Providenciar as autorizações que se fizerem necessárias às ativi-dades do fornecimento, junto aos órgãos competentes.

3.1.8. Consultar o órgão fiscalizador, com antecedência, quando houver necessidade de verificação, de quaisquer situações a fim de não causar trans-tornos ou atraso, quanto à prestação dos serviços.

(29)

3.1.10. Apresentar durante a execução do contrato, se solicitado, docu-mentos que comprove estar cumprindo a legislação em vigor quanto às obriga-ções assumidas na presente licitação, em especial, encargos sociais, trabalhis-tas, previdenciários, tributários, fiscais e comerciais.

3.1.11. A CONTRATADA será responsável exclusiva pelos encargos tra-balhistas, previdenciários, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato.

3.1.12. Assumir inteira responsabilidade pelas obrigações sociais e traba-lhistas junto aos seus empregados, bem como obrigações fiscais decorrentes da execução do contrato oriundo do presente procedimento licitatório.

3.1.13. Cumprir com o disposto no inc. XXXIII do art. 7º da CF/88, de acordo com a Lei nº 9854/99 (proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalu-bre aos menores de 18 e de qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos).

3.1.14. Responsabilizar-se civil e ou criminalmente, por todos os atos e omissões que seus empregados diretamente ou indiretamente, cometerem na área de fornecimento do objeto contratado, indenizando, se for o caso, a parte prejudicada.

3.1.15. Manter-se durante toda a execução deste contrato em compatibili-dade com as obrigações por ela assumidas e as condições de habilitação e qua-lificação exigidas na licitação.

3.1.16. A CONTRATADA obriga-se a reparar, corrigir ou substituir, as su-as expenssu-as, no total ou em parte o objeto do presente contrato quando se veri-ficarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução dos serviços ou dos materiais empregados.

3.1.17. A CONTRATADA fica obrigada a comprovar junto ao MUNICÍPIO o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, em quantidade e qualidade adequadas à prestação dos serviços com segurança.

3.1.18. A CONTRATADA não poderá transferir a outrem, no todo ou em parte, as obrigações decorrentes do Contrato, salvo com expressa anuência prévia do MUNICÍPIO.

3.2 DO CONTRATANTE – São obrigações do MUNICÍPIO:

3.2.1. Anexar ao processo licitatório a Ordem de Início, devidamente assi-nada e datada.

3.2.2. Atender as solicitações de esclarecimentos da CONTRATADA. 3.2.3. Inspecionar a execução e qualificação do objeto contratado, con-forme especificações do ato convocatório.

3.2.4. Transmitir, por escrito, todas as ordens de serviços ou comunica-ções com a CONTRATADA, a fim de que produza efeitos.

3.2.5. Efetuar o pagamento no modo e prazo ajustados.

3.2.6. Acompanhar a execução dos serviços contratados e verificar se os mesmos estão de acordo com o cronograma a ser apresentado a CONTRATA-DA.

3.2.7. Decidir sobre os casos omissos nas especificações.

3.2.8. Registrar quaisquer deficiência na execução dos serviços encami-nhando cópia para a empresa contratada.

(30)

CLÁUSULA QUARTA - DO PAGAMENTO

4.1. O pagamento dos serviços objeto deste contrato serão realizados em con-formidade com os preços unitários contratuais, conforme planilha de orçamento em anexo e acordo com as quantidades resultantes da medição processada.

4.2. Os preços indenizam todos os encargos relativos ao emprego de equipa-mentos, material, mão-de-obra, encargos sociais, impostos, taxas e BDI da CONTRA-TADA.

4.3. O MUNICÍPIO terá um prazo de 05 (cinco) dias úteis, para realizar a análise da referida medição de serviços.

4.4. O prazo de que trata o subitem anterior poderá ser interrompido e posterga-do em idêntico número de dias que a CONTRATADA utilizar para corrigir eventuais de-ficiências e inconsistências contidas na planilha de medição e observadas pela Equipe de Fiscalização Municipal.

4.5. O pagamento será efetuado, após a efetiva realização do serviço, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da protocolização da fatura, devidamente atestada pela fiscalização.

4.6. Se o vencimento do prazo para pagamento da fatura ocorrer em feriado, fi-nal de semana ou em dia sem expediente no Município, este dar-se-á no primeiro dia útil subsequente ao vencido.

4.7. O pagamento somente será liberado mediante apresentação da nota fis-cal/fatura de serviços com a descrição detalhada dos serviços prestados e devidamen-te adevidamen-testados pela fiscalização do órgão compedevidamen-tendevidamen-te, acompanhado dos seguindevidamen-tes do-cumentos devidamente atualizados: Certidão Negativa da Previdência Social – INSS, Certificado de Regularidade junto ao FGTS, Certidão Negativa de Tributos Municipais e prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei Federal nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

4.8. O MUNICÍPIO procederá as retenções devidas de acordo com a legislação pertinente.

4.9. Os pagamentos serão efetuados mediante crédito em conta corrente, de-vendo a CONTRATADA informar o número do Banco, da Agência da Conta Bancária, podendo, ainda, ocorrer diretamente junto ao MUNICÍPIO, ou através de Banco cre-denciado, a critério da Administração.

CLÁUSULA QUINTA - DO PREÇO TOTAL

Pela execução dos serviços o Município de Porto Alegre pagará à contratada, em moe-da corrente nacional, o valor de R$ ( ).

CLÁUSULA SEXTA - VIGÊNCIA

6. O prazo do Contrato será de 04 (quatro) meses, a contar da data da ordem de início dos serviços, podendo ser prorrogado nos termos do art. 57, inc. II, da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

(31)

7.1. Os preços serão reajustados de acordo com os Índices do CESO-SMOV, de acordo com a Lei Municipal NGE nº 3.876/74 e alterações posteriores, sendo considerado para esse fim como serviços com predominância em mão de obra.

7.2. O reajuste previsto no item anterior ficará suspenso enquanto viger vedação decorrente de legislação federal, conforme dispõe a Ordem de Serviço nº 030/94.

7.2.1. Somente será admitido reajuste nos contratos com prazo de duração igual ou superior a 1 (um) ano, cuja periodicidade anual será contada a partir da data limite para apresentação da proposta na licitação, de acordo com a Ordem de Serviço nº 012/04.

CLÁUSULA OITAVA - DAS SANÇÕES ADMINISTATIVAS

8.1. O licitante que deixar de entregar quaisquer documentos exigidos no Con-trato ou apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o Contrato ou instrumento equivalente, falhar ou fraudar a execução do Contrato, e das demais cominações legais.

8.2. O licitante sujeitar-se-á, ainda, às sanções de: advertência multa e declara-ção de inidoneidade, que poderão ser cumuladas com multa, sem prejuízo da rescisão contratual.

8.3. As multas poderão ser cumulativas, reiteradas e aplicadas em dobro, sem-pre que se repetir o motivo.

8.4. Ocorrendo atraso na execução do objeto contratado será aplicada multa moratória de 0,3% (zero vírgula três por cento) por dia de atraso, até o limite de 20% (vinte por cento) sobre o valor total da contratação.

8.5. No descumprimento de quaisquer obrigações contratuais, poderá ser apli-cada uma multa indenizatória de 10% (dez por cento) do valor total do objeto contrata-do.

8.6. A multa, aplicada após regular processo administrativo, será descontada da(s) fatura(s), cobrada judicialmente ou extrajudicialmente, a critério do MUNiCíPIO.

8.7. Da intenção de aplicação de quaisquer das penalidades previstas, será con-cedido prazo para defesa prévia de 5 (cinco) dias úteis a contar da notificação.

8.8. Da aplicação da sanção caberá recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município de Porto Alegre (DOPA-e).

(32)

CLÁUSULA NONA - DA GARANTIA

9. Para garantia do fiel cumprimento das obrigações firmadas, no presente Contrato, a deverá prestar a garantia correspondente a 5% (cinco por cento) do preço total do con-trato, com fundamento no artigo 56, da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações.

9.1. Se por qualquer razão, durante a execução contratual, for necessária a pror-rogação do prazo de validade da garantia, a CONTRATADA ficará obrigada a provi-denciar a renovação da mesma, nos termos e condições originalmente aprovadas pelo Município.

9.2. A garantia prestada em moeda corrente pela CONTRATADA será liberada ou restituída, mediante solicitação por escrito, após a execução do contrato e atualiza-da monetariamente, nos termos do § 4º do art. 56 atualiza-da Lei Federal nº 8.666, de 1993. CLÁUSULA DÉCIMA - REGULARIDADE FISCAL E LEGAL

10. A CONTRATADA fica obrigada a manter as condições de habilitação e qualificação assumidas no procedimento licitatório, conforme o art. 55, XIII, da Lei Federal nº 8.666, de 1993.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

11. A despesa decorrente do presente Contrato correrá à conta da dotação orçamentá-ria 400-1402-449051800000-1.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - BASE LEGAL

12. Fazem parte integrante do presente Contrato, como se nele estivessem transcritos, o Edital de Pregão Físico nº 001.038409.14.3, a proposta da CONTRATADA, a Lei Fe-deral n.º 10.520, de 17/07/2002, o Decreto Municipal n.º 14.189 de 13/01/2004 e a Lei n.º 8.666/1993, suas respectivas alterações, legislação complementar vigente e perti-nente à matéria.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA SUBCONTRATAÇÃO

13.1. A critério exclusivo do CONTRATANTE e mediante prévia e expressa autorização do MUNICÍPIO, desde que não alterem as cláusulas contratuais, o CONTRATADO po-derá, sem prejuízo das suas responsabilidades, subcontratar parte dos serviços objeto do contrato, devendo, nesta hipótese, o subcontratado ter a mesma qualificação técni-ca, qualificação econômico-financeira, a regularidade jurídica e fiscal do contratado, e cumprir as mesmas obrigações legais.

13.2. No caso de subcontratação deverá ficar demonstrado e documentado que esta somente abrangerá etapas de serviços, ficando claro que a SUBCONTRATADA ape-nas reforçará a capacidade técnica do CONTRATADO, o qual executará, por seus pró-prios meios, o principal dos serviços que trata este Edital, assumindo a responsabilida-de direta e integral pela qualidaresponsabilida-de dos serviços executados.

(33)

espécie entre o Município e a Subcontratada, inclusive no que pertine a medição e pa-gamento direto à SUBCONTRADA.

13.4. Somente serão permitidas as subcontratações regularmente autorizadas pelo Município, sendo causa de rescisão contratual aquela não devidamente formalizada. 13.5. O CONTRATADO, ao requerer autorização para subcontratação de parte dos serviços, deverá comprovar, perante o Município, a qualificação técnica, a qualificação econômico-financeira e a regularidade jurídico/fiscal, trabalhista e previdenciária de seu SUBCONTRATADO, e que entre seus diretores, responsáveis técnicos ou sócios não constam funcionários, empregados ou ocupantes de cargo comissionado no Município. 13.6. O CONTRATADO obriga-se a substituir o SUBCONTRATADO, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, na hipótese de extinção da subcontratação, mantendo o percentual originalmente subcontratado até a sua execução total, notificando o Município, sob pe-na de rescisão, sem prejuízo das sanções cabíveis, ou demonstrar a inviabilidade da substituição, em que ficará responsável pela execução da parcela originalmente sub-contratada.

13.7. O CONTRATADO responsabiliza-se pela padronização, compatibilidade, gerenci-amento centralizado e qualidade da subcontratação.

13.8. A expedição de certidão pela execução dos serviços será feita em nome de quem efetivamente a realizar, com a indicação expressa da Contratada.

CLÁUSULA DECIMA QUARTA - FORO

14. Fica eleito, para fins legais e questões derivadas deste ajuste o Foro Central de Porto Alegre - RS, com renúncia expressa a qualquer outro.

Do que, para produzir seus efeitos jurídicos e legais, lavrou-se o presente Contrato, em duas vias de igual teor e forma, depois de lido às partes, foi por elas ratificado e assi-nado.

(34)

ANEXO VII

(35)

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA (ME) OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP) (para os efeitos do art. 44 da Lei Complementar Federal nº 123, de 2006)

DECLARO, sob as penas da lei, sem prejuízo das sanções e multas previstas neste ato convocatório, que a empresa ____________________________________________ (denominação da pessoa jurídica), CNPJ nº ________________________ é microem-presa ou emmicroem-presa de pequeno porte, nos termos do enquadramento previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, cujos termos declaro conhecer na íntegra, estando apta, portanto, a exercer o direito de preferência no Pregão Físico nº 001.038409.14.3, realizado pelo Município de Porto Alegre.

Local e Data,______de______________2015.

____________________________________________________ (Assinatura do representante legal e carimbo do CNPJ)

Referências

Documentos relacionados

A praticagem nos portos de Salvador e de Aratu; nos terminais da Usiba, da Dow Química, de Madre de Deus e de São Roque; e nos demais terminais situados no interior da baía de

A pesquisa “Representações sociais de estudantes universitários (Pedagogia e licenciatura) sobre o trabalho docente", realizada por professores da Linha

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consenti- mento por escrito da XP

Para participar desta Campanha e para fazer jus ao benefício previsto na cláusula 1.4 deste Regulamento, todos os Clientes Participantes deverão, obrigatoriamente, ter firmado

1.1 Constitui objeto da presente licitação a contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados, visando: planejamento, organização, coordenação,

01 - A presente Licitação tem por objeto a contratação de empresa para a prestação do serviço de engenharia que consiste na elaboração de projeto básico, conceitual e

Na técnica dual plane customizada o cirurgião leva em conta o formato do tórax e da mama para entregar um resultado estético mais favorável ao biotipo

Evolutas - outros exemplos Catenária (fios suspensos) Tractrix (trela do cão) Espiral logarítmica (evoluta ~ involuta) “espiral de ouro”.. Esquema de construção de