• Nenhum resultado encontrado

EU SOU CURUMIM E VOCÊ?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EU SOU CURUMIM E VOCÊ?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

CURUMIM – GERAÇÕES - TERRITÓRIO CAETETUBA

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Atibaia

Conselho Municipal de Assistência Social

Processo: 35.156/2018

Convênio: 034/2018

Execução: Relatório do 1º Quadrimestre de 2019 (janeiro, fevereiro, março, abril)

“EU SOU CURUMIM E VOCÊ?”

(2)

2 ATIVIDADE DE GRUPO DO SCFV – PROJETO GERAÇÕES

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é executado em grupos, a partir de faixas etárias, Grupo de Crianças (06 a 11 anos), Grupo de Jovens e Adolescentes (12 a 17 anos) e Grupos de Adultos e Idosos (a partir de 18 anos).

As atividades são planejadas de forma a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Nosso serviço tem um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

(3)

3 Introdução:

Este relatório tem a finalidade de fazer um resumo das atividades desenvolvidas no 1º quadrimestre de 2019 pela OSC Fraternidade Universal Projeto Curumim relativo ao SCFV ofertado a comunidade do território do Caetetuba em Atibaia.

Objetivos do Serviço de Convivência:

O objetivo principal do serviço é complementar as ações de proteção, mediante o desenvolvimento pela convivência, o fortalecimento de vínculos familiares, desenvolver relações de afetividade e sociabilidade, inclusão social, bem como a cidadania.

Também fazem parte do nosso objetivo promover a reconstrução da história dos usuários participantes, suas vivências individuais, coletivas e geracionais na família e território, identificar negligências sociais, ampliar trocas culturais e desenvolver o sentimento de pertença e identidade.

Com o fim de atingir os objetivos propostos são utilizadas estratégias com fins quantitativo e qualitativo, dentre elas realizamos:

· Reuniões periódicas com o grupo sobre o projeto, entre coordenador, e educadores, equipe técnica do CRAS-Catetuba

· Atividades semanais (dois encontros por semana) com os usuários que participam do serviço de convivência com foco nos objetivos definidos pela equipe nos planejamentos

· Pesquisa de satisfação com depoimentos dos usuários (quadrimestral).

· Atividades complementares organizadas pela OSC Projeto Curumim para resgate de valores sociais, estimulando a convivência em grupo

· Emissão de relatório mensal para acompanhamento da realização e evolução do trabalho.

(4)

4

· Utilização de atividades lúdicas e vivências artísticas, para desenvolvimento da autoestima,

· Encontros com atividade intergeracionais para o fortalecimento de vínculos, a inclusão social e sociabilidade.

· Utilização de lista de participação para acompanhar o comparecimentos dos usuários ao serviço de convivência

O serviço de convivência utiliza atividade de grupos (oficinas) com a finalidade de alcançar os objetivos propostos.

As atividades de grupo oferecidas aos participantes do Serviço de Convivência são:

· Ludicidade

· Jogos Cooperativos

· Jogos Estratégicos

· Artes Circenses

· Artes

· Teatro

Iniciamos o ano de 2019 preparando-nos para a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto Curumim – GERAÇÕES – TERRITÓRIO CAETETUBA.

Através de experiências lúdicas, artísticas e de jogos cooperativos e estratégicos, foram dados enfoque ao desenvolvimento da expressão, autoestima e o desenvolvimento cognitivo e social.

(5)

5 As atividades de grupo iniciaram e fevereiro após conclusão das melhorias necessárias na estrutura física da OSC Fraternidade Universal Projeto Curumim. Aproveitamos o inicio do ano e também realizamos ações para aprimorar a capacitação dos profissionais contratados para execução dos serviços.

Atividades desenvolvidas no Período:

Nome do Grupo LUDICIDADE

Educador Social Flávia Caroline Silva Prado Carga Horário da

atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Crianças (de 6 a 11 anos)

Objetivo Geral Utilizando-se de atividades lúdicas (atividades que geram prazer quando de sua realização) e rodas de conversa, o grupo tem por objetivo maior que as crianças comecem a aprender e compreender qual será o seu papel no mundo. Tanto as conversas, brincadeiras e trabalhos manuais realizados têm um valor educativo elevado porque a coordenação mãos-olhos mantém o cérebro em grande atividade trazendo a realidade do cotidiano.

Nome do Grupo JOGOS COOPERATIVOS Educador Social Cristian Fernando

Carga Horário da atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Crianças (de 6 a 11 anos)

Objetivo Geral A atividade utiliza-se de jogos para despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre os participantes, pois se aprende a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a criança aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado. São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. O que mais importa nos jogos

cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade, reforçando a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe.

(6)

6

Nome do Grupo TEATRO Educador Social Maria Loverra Carga Horário da

atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Adultos e Idosos (a partir de 18 anos)

Objetivo Geral As atividades de Teatro visam explorar a criatividade, através representação e da expressão corporal, ampliando a capacidade expressiva e possibilitando aos participantes descobrir seus potenciais e alcançar uma melhor compreensão de si mesmos com um reflexo transformador no meio onde vive. São também realizadas atividades de alongamento e exercícios de vozes que melhoram a auto-estima e a qualidade de vida dos participantes.

Nome do Grupo ARTES

Educador Social Silvia Helena Cavalcanti Carga Horário da

atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Adultos e Idosos (a partir de 18 anos)

Objetivo Geral São realizadas atividades artísticas com a utilização de vários materiais, tais como: MDF, tecidos, papel, linhas, lã, etc..., onde a livre criatividade e a realização da releitura de suas obras, desperta e desenvolve nos participantes a capacidade de imaginar e

reinventar pelo pertencimento do território e a inclusão social.

Também são utilizadas rodas de conversa onde são compartilhados contos, historias e documentários, que também auxiliam na

expressão de sentimentos que os participantes têm dificuldades de verbalizar e melhoram também a auto-estima e confiança dos participantes.

(7)

7

Nome do Grupo ARTES CIRCENSE

Educador Social Douglas Osano Alves Barro Carga Horário da

atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Jovens e Adolescentes (de 12 a 17 anos)

Objetivo Geral No grupo de artes circenses são realizadas atividades com equipamentos de malabares, equilíbrio, monociclo e diabolo.

As artes circenses são de fundamental importância para o crescimento artístico e social dos jovens e adolescentes,

desenvolvendo a sociabilização e o respeito, além da concentração, equilíbrio psíquico-motor e postura corporal. A pratica da atividade também desperta no participante o apreço pela atividade física com melhoria da qualidade de vida e ocupação do jovem numa atividade social sadia

Nome do Grupo JOGOS ESTRATÉGICOS Educador Social Weverton Silva Correa Carga Horário da

atividade

8 horas semanais (4 horas na OSC Curumim Estação e 4 horas na unidade instalada no Condominio Jerônimo de Camargo II

Participantes Jovens e Adolescentes (de 12 a 17 anos)

Objetivo Geral São utilizados jogos de mesa para desenvolver a habilidade dos participantes em tomar decisões estratégicas, estimular a reflexão, treinar a paciência, a disciplina, a ética. Reforça a confiança e a autoestima, além de trazer a integração e o trabalho em equipe entre os jovens.

Os encontros direcionaram o foco para desenvolver o convívio grupal, desenvolver relação de solidariedade e respeito, além de estimular o desenvolvimento de potencialidades e habilidades.

(8)

8 Em abril foi realizada a pesquisa para avaliação dos serviços executados com o objetivo de melhorar a qualidade do nosso atendimento.

A pesquisa foi realizada com 27 crianças, 19 idosos, 10 jovens/adolescentes do grupo de convivência do Jerônimo II/Estação. Utilizamos um questionário com oito perguntas fechadas e três perguntas abertas. De forma geral, a avaliação do serviço foi satisfatória, indicando que os trabalhos vêm atendendo aos objetivos propostos pelo projeto.

(9)

9 Ø Atividades complementares desenvolvidas pela OSC – Fraternidade Universal

Projeto Curumim:

Algumas ações adicionais foram realizadas pela OSC – Fraternidade Universal Projeto Curumim no período e contribuem para a melhoria do fortalecimento de vínculos, convivência e das relações sociais entre os membros do serviço/comunidade.

Em janeiro, a Empresa GSK Farmacêutica, do Rio de janeiro realizou um evento com a participação das crianças na Sede do Projeto Curumim:

A atividade consistiu na realização de pinturas livres para as crianças demonstrarem suas habilidades com artes lúdicas, propiciando momentos de alegria e fortalecimento da autoestima por sentirem-se importantes e valorizados.

(10)

10 Em fevereiro, dando continuidade ao evento organizado pela GSK Farmacêutica no mês de janeiro, as crianças do Projeto Curumim fizeram uma apresentação de artes circenses no hotel Bourbon para cerca de 1.000 funcionários da empresa que participavam de um evento corporativo.

(11)

11 Em fevereiro também foi concluída a reforma do teatro, doação da GSK Farmaceutica, revitalizando o importante espaço destinado às atividades do SCFV.

O espaço irá contribuir para realização das atividades de grupo de teatro oferecido aos adultos e idosos, atividades de artes circenses ao grupo de adolescentes, além de reuniões, encontros e eventos oferecidos as participantes do serviço de convivência.

(12)

12 Em abril os participantes do SCFV receberam convites do Circo Tihany, doados pelo Fundo de Solidariedade, para assistirem a uma apresentação de espetáculo circense.

O evento proporcionou momentos especiais para todos do Projeto Curumim – Gerações por presenciarmos a alegria e o brilho nos olhos das crianças, jovens e adultos.

Muitos adultos, idosos e crianças emocionaram-se pela oportunidade de assistirem pela primeira vez na vida um espetáculo de circo, gerando sentimento de gratidão nos usuários, o que é importante para a proposta do SCFV

.

(13)

13 CONCLUSÃO

O resultado da primeira pesquisa realizada demonstrou a satisfação dos usuários em relação ao serviço de convivência. Para manutenção e melhoria continua dos resultados faremos reuniões periódicas com a equipe do SCFV para que o grupo de convivência possa avançar, fortalecendo o vínculo com os usuários do projeto e atendimento e necessidades da demanda da comunidade em relação aos objetivos do serviço.

Verificou-se baixa frequência de usuários nas primeiras semanas do projeto, entretanto com o andamento das atividades e interesse dos participantes em relação às atividades propostas o número de participantes vem aumentando gradativamente. Também temos feito contatos com pais/responsáveis fizeram inscrições e que as crianças não tem participado do projeto.

__________________________________________

Marcos Antonio de Arantes Coordenador Social

Referências

Documentos relacionados

Naipi – Leo, procure ter cuidado e só traga frutas que você perceba que os animais comem também, pois como na vida, há também as árvores que não dão bons frutos.. Alguns são até

(VÃO PEGAR FLOQUINHOS) S. GERALDO - Aqui na fonte existe apenas um floquinho. PROFESSOR LIBÓRIO - E não está saindo nenhum da fonte. GERALDO - Pelo tempo que ficamos aqui a fonte

MINISTRO DO TRABALHO- Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, que isso!!! Aquilo que o senhor ouviu de maneira nenhuma era ronco. Era uma

Pedro – Claro! Quando eu estava na ilha de Bora-Bora encontrei com um grande feiticeiro, o Sangue de Dragão, um feiticeiro conhecido em todo Oceano Atlântico. Bolota – Mas a ilha

PEQUENO PRÍNCIPE – Bem, depois que encontrei a raposa foi que te encontrei, mas agora tenho que ir, preciso cuidar da minha rosa, ela deve estar muito gripada com todos esses

(quando Raposão esta pegando o Pinóquio, vem a Baleia e vai arrastando o Raposão para o mar. Ele pega o corpo de Pinóquio tentando evitar que a Baleia o leve para dentro do mar,

Cinco – Cuidado três! Não deixe cair tinta em cima de mim. Três – Precisamos pintar logo estas rosas. Desculpe! Não deu para evitar! O sete empurrou meu cotovelo. Sete –

Narrador :” essa é a história de uma grande família formada por Seu Bento casado com Dona Mariquinha, pais de: Neco, um garoto muito legal que adora fazer uma