• Nenhum resultado encontrado

[MANUAL - SIGU] [MÓDULO DO PROFESSOR]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[MANUAL - SIGU] [MÓDULO DO PROFESSOR]"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

2018

Universidade Candido Mendes

[

MANUAL - SIGU

]

[

MÓDULO DO PROFESSOR

]

Manual do módulo do professor do sistema acadêmico de gestão

universitária da Candido Mendes

(2)

Sumário

Manual do módulo do professor do sistema acadêmico de gestão universitária da

Candido Mendes ... 1

1.

INTRODUÇÃO ... 3

2.

DASHBOARD ... 3

3.

NOTIFICAÇÕES ... 4

4.

AULAS ... 5

4.1 CÓPsIA DE AULAS ... 5 4.2 ESTATÍSTICAS DE AULA ... 7 4.3 FALTAS ... 8 4.4 NOTAS ... 10 4.5 PLANO DE ENSINO ... 11 4.6 PUBLICAR AULA ... 12 4.7 TRABALHOS E ATIVIDADES ... 12 5 BANCO DE QUESTÕES ... 12 5.1 CADASTRO DE QUESTÕES ... 12 5.2 LISTA DE QUESTÕES ... 16 6 COMUNICAÇÃO... 18 6.1 FÓRUM ... 18 6.2 MENSAGEM ... 20 7 CONSULTA DE HORÁRIO ... 23 8 DIÁRIO ... 24 9 MEUS DADOS ... 25 9.1 DADOS PESSOAIS ... 25 9.2 DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO ... 26 10 PROVAS ... 27 10.1 CONSULTA DE DATA DE PROVA... 27 10.2 ENVIO DO PROVA ... 27 10.3 ENVIO DE PROVA ESPECIAL ... 29 10.4 PUBLICAR AULA ... 30 10.5 TRABALHOS E ATIVIDADES ... 34

(3)

1. INTRODUÇÃO

O módulo do professor concentra todas as informações e funcionalidades relevantes para o docente da instituição. Por intermédio deste módulo o professor pode publicar suas aulas, enviar suas provas, lançar notas e faltas, propor trabalhos para os seus alunos e interagir com os mesmos por meio de fóruns e mensagens.

2. DASHBOARD

Ao acessar o módulo do professor a primeira página visualizada é um DASHBOARD que contém painéis com informações importantes conforme apresentado na figura a seguir.

Figura 1 - Dashboard

(4)

O calendário destacado ao centro exibe informações relevantes como datas de aula, provas, feriados

entre outros.

3. NOTIFICAÇÕES

Notificações são alertas disparados em determinadas ações que tem como principal objetivo informar os participantes do que foi realizado.

No painel do professor as notificações ficam disponíveis em um ícone na barra superior a direita conforme Figura 2.

Figura 2 – Notificações

O ícone destacado em vermelho exibe a quantidade de notificações não lidas, no exemplo da Figura 2 temos duas notificações não lidas.

Ao clicar sobre o ícone as notificações são exibidas, conforme Figura 3.

Figura 3 – Visualizando notificações

As notificações são disparadas quando uma ação ocorre no sistema e esta ação faz referência ao docente, como por exemplo a reprovação ou aprovação de uma prova pelo coordenador.

Ao clicar sobre uma notificação o docente será direcionado para a funcionalidade correspondente, por exemplo, caso clique sobre a notificação de um plano de ensino reprovado, será direcionado para a funcionalidade de plano de ensino para visualizar as informações do mesmo.

(5)

4. AULAS

A funcionalidade de aulas compreende todas as tarefas necessárias para o docente planejar suas aulas e disponibilizá-las para os alunos. A seguir detalharemos cada uma destas funcionalidades.

4.1 CÓPsIA DE AULAS

Durante o planejamento das aulas, pode ser útil copiar aulas de uma disciplina para outra, para isso existe a funcionalidade de cópia de aulas. Ao acessar a funcionalidade é visualizada a tela apresentada na figura a seguir.

Figura 4 – cópia de aulas

Selecione na coluna da esquerda a disciplina de origem(disciplina de onde as aulas serão copiadas) clicando no ícone configurar onde será visualizada a tela apresentada a seguir.

Figura 5 - Selecionando a disciplina de origem

Observe que antes de clicar no botão é possível configurar quais itens serão copiados como anexos de aula, status de aula publicada entre outros. Por padrão todos os itens associados a aula seja desmarcado.

Ao clicar no botão OK as aulas da disciplina de origem serão listadas na coluna a esquerda conforme imagem a seguir.

(6)

Figura 6 - Visualizando aulas da origem

Após o passo anterior, deve-se selecionar na coluna da direita a disciplina de destino(disciplina para onde as aulas serão copiadas). De maneira análoga deve-se clicar no ícone configurar onde será visualizada uma tela semelhante a seguir.

Figura 7 - Selecionado discipina de destino

Após selecionar a disciplina de destino temos duas opções que podem ser seguidas. Caso desejemos copiar todas as aulas na ordem em que elas estavam na disciplina de origem para a disciplina de destino basta clicar no botão copiar todas as aulas.

Tenha bastante atenção ao utilizar esta funcionalidade, pois as aulas serão copiadas mediante ordem, ou seja, a primeira aula da disciplina de origem será copiada para a primeira aula da disciplina de destino, a segunda aula da disciplina de origem será copiada para a segunda aula da disciplina de destino e assim sucessivamente não importando datas.

(7)

Se a disciplina de destino contiver menos ou mais aulas do que a disciplina de origem serão copiadas quantas

aulas couberem mantendo a ordem preestabelecida.

Caso queira copiar aleatoriamente somente algumas aulas ou queira não manter a ordem inicial das mesmas deve-se clicar no botão selecionar individualmente.

Para esta última opção, ao clicar no botão selecionar individualmente as aulas da disciplina de destino serão exibidas a direita. Para copiar uma aula, deve-se selecionar o card que representa a mesma na origem e arrastar sobre uma posição de aula na direita, conforme imagem a seguir.

Figura 8 - Copiando aula individualmente

Observe que ao arrastar uma aula da origem para uma posição no destino a aula de destino que receberá o conteúdo ficará destacada com o fundo verde. Neste momento pode-se soltar o card arrastado para que a ação seja concluída.

Neste cópia de aula pode-se copiar qualquer aula para qualquer aula, pois somente o conteúdo da aula é copiado, não existe impedimento quanto as datas de aula.

4.2 ESTATÍSTICAS DE AULA

As estatísticas de aula fornecem ao docente um resumo da publicação de aulas nas disciplinas e também dos acessos dos(as) alunos(as) nas referidas aulas.

Ao acessar a funcionalidade deve-se selecionar uma disciplina para visualizar uma tela semelhante a apresentada a seguir.

(8)

Figura 9 - Estatísticas de aula

Ao selecionar a disciplina, serão exibidas algumas informações a respeito da mesma. No quadro a esquerda será exibido um quantitativo de aulas previstas e publicadas, bem como um quantitativo de aulas com recursos como vídeos, anexos, exercícios ou referências para livros da biblioteca virtual.

No quadro a direita é possível visualizar a distribuição do quantitativo de alunos da disciplina por curso. Caso a disciplina selecionada seja uma disciplina em conjunto haverão alunos de dois ou mais cursos que compõem a turma.

Ao clicar no link ver detalhes é possível visualizar o detalhamento de qual aluno(a) acessou qual aula.

4.3 FALTAS

Por meio da funcionalidade de faltas o docente poderá controlar a frequência dos alunos. Ao acessar a funcionalidade a tela visualizada será semelhante a apresentada na figura a seguir.

(9)

Figura 10 – Lançamento de faltas

Primeiro deve-se selecionar o período letivo, a disciplina e uma data de aula. Observe que ao clicar sobre o campo da data será exibido um calendário com as datas onde haverá aula da disciplina destacadas em negrito, o que significa que somente estas datas poderão ser selecionadas.

Para lançar as faltas de um aluno em um determinado dia, clique sobre a data de aula para que a lista de alunos seja carregada abaixo do calendário.

O quadro de alunos contém uma coluna para cada tempo de aula que utilizaremos para lançar as faltas dos alunos. Localizada após os tempos de aula, a coluna Faltas armazena o quantitativo de faltas que o aluno recebeu até o momento. Logo em seguida a coluna % representa a porcentagem de faltas de um aluno sobre carga horária total da disciplina.

Para registrar a falta deve-se marcar o item que representa o tempo de aula que o aluno faltou.

ATENÇÃO: Após o lançamento deve-se clicar no botão SALVAR para que as faltas deste dia sejam

armazenadas.

OBS: As faltas somente podem ser lançadas a partir da data de matrícula do aluno, ou seja. Caso o docente tente lançar uma falta em uma data antes da data de matrícula do aluno perceberá que o campo para lançar a falta está desabilitado.

Durante o lançamento de faltas é de extrema importância que o docente saiba como está a frequência do(a) aluno(a). Para isso, existem alguns ícones que auxiliam a visualização da situação do(a) aluno(a):

Vale observar que os ícones são apenas informativos, pois o aluno somente receberá uma aprovação ou reprovação quando o cálculo de situação for realizado.

Aluno(a) ultrapassou o limite de faltas. Quando sua média for calculada o mesmo será reprovado por faltas.

(10)

4.4 NOTAS

Funcionalidade destinada ao lançamento de notas dos alunos nas disciplinas lecionadas pelo docente. Ao acessar a funcionalidade de notas deve-se selecionar um período letivo e um turno para que as disciplinas sejam exibidas conforme imagem a seguir.

Figura 11 – Disciplinas para lançar notas

Cada disciplina é exibida em um agrupamento contendo algumas informações sobre a disciplina como o nome da mesma, o curso ao qual pertence e a porcentagem de alunos acima da média. Disciplinas em conjunto(onde são lecionadas para mais de um curso a mesma disciplina) serão exibidas no mesmo agrupamento.

Para visualizar a lista de alunos e lançar as notas é necessário clicar no link lançar notas destacado em vermelho.

Para lançar uma nota é necessário selecionar o tipo de prova. Ao selecionar o tipo de prova a coluna referente a prova selecionada se torna editável permitindo que seja inserida a nota de cada aluno conforme imagem a seguir.

(11)

Figura 12 - Registrando notas

Após lançar as notas deve-se clicar no botão SALVAR.

OBS: O professor tem até 15 dias após a data da prova para lançar as notas, caso tente realizar a operação após este prazo visualizará a mensagem de erro apresentada na Figura 7.

Figura 13 – Prazo de nota excedido

Caso ocorra a expiração do prazo o docente deverá solicitar prorrogação do mesmo aos setores responsáveis.

4.5 PLANO DE ENSINO

O docente poderá consultar o plano de ensino da disciplina através desta funcionalidade. Para tal, basta selecionar o período letivo e a disciplina para visualizar uma tela semelhante a apresentada a seguir.

(12)

Para visualizar o plano de ensino em um arquivo no formato PDF basta clicar sobre o ícone em formato de

impressora.

4.6 PUBLICAR AULA

4.7 TRABALHOS E ATIVIDADES

5 BANCO DE QUESTÕES

O banco de questões tem como objetivo armazenar questões para utilização em listas de exercícios, provas entre outros.

5.1 CADASTRO DE QUESTÕES

Nesta funcionalidade o docente poderá cadastrar questões. Ao acessar a funcionalidade deve-se clicar no botão novo para criar uma nova questão conforme imagem a seguir.

Figura 15 - Cadastro de questões

Ao cadastrar uma nova questão deve-se informar se a mesma será discursiva ou objetiva. Questões objetivas permitem cadastramento de respostas e o sistema corrigirá automaticamente a mesma.

Após selecionar o tipo de questão deve-se selecionar a finalidade da questão e o nível de dificuldade da mesma.

Navegando entre as abas pode-se cadastrar o enunciado da questão, as respostas e associar a mesma a um tema de aula.

(13)

Figura 16 - Cadastro do enunciado da questão

Durante a edição do enunciado da questão pode-se configurar vários tipo de formatação utilizando o editor disponível como negrito, itálico, sobrescrito, subscrito entre outros.

Também é possível inserir fórmulas matemáticas clicando no ícone de somatório( ∑ ) disponível na barra de formatação. Ao clicar sobre este ícone pode-se inserir a fórmula matemática utilizando a linguagem de notação AsciiMath.

Figura 17 - Fórmula matemática

A notação AsciiMath permite representar qualquer fórmula matemática para que a mesma seja exibida na questão. Para conhecer a notação AsciiMath pode-se clicar no link da documentação que direciona para o site http://asciimath.org/.

Caso seja necessário adicionar uma imagem na questão pode-se fazer o upload da mesma na aba imagens. Para tal, clique na aba imagens, depois no botão nova imagem onde será visualizada a tela a seguir.

(14)

Figura 18 - upload de imagem da questão

Clique no botão selecionar para selecionar uma imagem para upload. Após selecionar a imagem deve-se clicar no botão upload para carregar a imagem para a questão.

Após carregar a imagem é possível visualizar a mesma na aba imagens conforme figura a seguir.

Figura 19 - imagens da questão

É possível definir uma legenda para a imagem clicando no link editar conforme figura a seguir.

(15)

Para adicionar as respostas clique na aba resposta e em seguida no botão nova alternativa onde será

possível digitar o enunciado da resposta conforme imagem a seguir.

Figura 21 - Cadastro de resposta da questão

Após adicionar as respostas é possível marcar uma dela como a resposta correta conforme imagem a seguir.

Figura 22 - respostas da questão

Para questões discursivas é possível colocar uma resposta padrão que será exibida no momento da correção de algum exercício ou prova para auxiliar o professor a avaliar a resposta do(a) aluno(a).

Por último na aba temas de aula é possível associar a questão a um tema de aula de uma disciplina para que seja possível delimitar o contexto da mesma e ao que ela se refere.

Para adicionar um tema de aula deve-se clicar no botão associar itens de aula e selecionar uma turma para visualizar o plano de ensino. Clique sobre um item do plano de ensino para marcar o mesmo e adicioná-lo a questão.

(16)

Figura 23 - associando tema de aula a questão

5.2 LISTA DE QUESTÕES

Por meio da funcionalidade de lista de questões é possível organizar as questões do banco de questões em listas para que as mesmas sejam usadas em exercícios nas aulas ou em trabalhos.

Para criar uma lista de questões ao acessar a funcionalidade deve-se clicar no botão novo conforme imagem a seguir.

Figura 24 - tela inicial da lista de questões

Ao clicar no botão novo o docente deverá preencher a descrição da lista e clicar no botão salvar antes de adicionar as questões conforme figura a seguir.

(17)

Figura 25 - nova lista de exercícios

Após salvar a lista de exercícios pela primeira vez o botão para adicionar questões ficará habilitado. Ao clicar sobre o mesmo é possível pesquisar as questões existentes no banco e adicionar as mesmas na lista.

Figura 26 - adicionando questões na lista

Uma vez que as questões tenham sido adicionadas é possível definir um valor para cada questão conforme figura a seguir.

(18)

6 COMUNICAÇÃO

O sistema acadêmico fornece algumas funcionalidades para que o professor possa se comunicar com os alunos. Estas funcionalidades são o fórum e as mensagens. A seguir detalharemos cada uma delas.

6.1 FÓRUM

O fórum é uma ferramenta extremamente poderosa, que permite colaboração de todos envolvidos sobre um tema a ser discutido. A cada semestre é possível disponibilizar um fórum para cada disciplina. Ao acessar a funcionalidade deve-se selecionar uma disciplina para visualizar os tópicos do fórum.

Caso não exista um fórum criado, será exibido o botão para abrir o fórum conforme imagem a seguir.

Figura 28 - abrindo fórum

Após abrir um fórum, será visualizado o botão para iniciar um tópico ou caso já exista algum tópico iniciado será possível interagir com o mesmo.

Figura 29 - Fórum com tópico aberto

Ao clicar para iniciar um novo tópico deve-se inserir um título, uma descrição e o conteúdo da mensagem. Para preencher o conteúdo é disponibilizado um editor com várias funções de formatação como negrito, itálico, inserção de imagens, alinhamento de parágrafo entre outros.

(19)

Figura 30 - Criação de novo tópico

Ao interagir com um tópico já criado é possível citar uma postagem publicada anteriormente bem como fazer um novo post.

Figura 31 - Citações e novos posts

A qualquer momento o docente poderá encerrar a discussão de um tópico utilizando a funcionalidade de trancar o mesmo conforme imagem a seguir.

(20)

Figura 32 - trancando fórum

6.2 MENSAGEM

Mensagens consistem um meio de comunicação semelhante a um e-mail atrelado ao módulo do professor e do aluno. Por meio dele é possível que discentes possam se comunicar com outros que cursam a mesma disciplina e também com os docentes das disciplinas que estão cursando.

Ao acessar esta função o discente visualiza uma caixa de entrada com mensagens recebidas e enviadas conforme figura a seguir.

Figura 33 - Caixa de entrada de mensagens

Para enviar uma nova mensagem deve-se clicar no botão novo mensagem no topo para acessar o editor de mensagens conforme visualizado na figura a seguir.

(21)

Figura 34 - Nova mensagem

Os destinatários da mensagem podem ser selecionados clicando no link adicionar disponível no campo de destinatários. Os destinatários podem ser selecionados através das disciplinas ao qual o(a) aluno(a) faz parte.

É possível enviar a mensagem para toda uma turma, um grupo específico de alunos ou o professor da disciplina.

(22)

Para adicionar um destinatário, clique sobre o nome da pessoa. O professor da disciplina também será

listado. Ao clicar sobre o nome do curso todos os destinatários serão adicionados à mensagem.

Para visualizar uma mensagem recebida, basta clicar sobre o card que representa a mesma. Ao receber uma mensagem o discente pode interagir com a mesma utilizando as opções disponíveis no topo da mesma.

Figura 36 - mensagem recebida

Os links são autoexplicativos, porém segue uma descrição breve de cada um: • ENCAMINHAR: encaminha a mensagem para um outro destinatário. • RESPONDER A TODOS: responde a mensagem para todos os envolvidos. • RESPONDER: responde a mensagem somente para o remetente da mesma.

(23)

Também é possível saber quem visualizou uma mensagem enviada. Para tal, basta clicar sobre a lupa

disponível no campo de destinatários, onde será visualizada uma tela semelhante a apresentada a seguir.

Figura 37 - Destinatários que leram a mensagem

7 CONSULTA DE HORÁRIO

Por meio da funcionalidade de consulta de horário o docente poderá verificar o seu horário de aula. Basta selecionar um período letivo para que o horário seja exibido conforme imagem a seguir.

(24)

8 DIÁRIO

O diário de aula é gerado automaticamente pelo sistema para o professor. Ao acessar a funcionalidade o docente deverá selecionar o período letivo para visualizar as disciplinas conforme imagem a seguir.

Figura 39 – impressão do diário

O diário está dividido em duas partes, a frente que compreende as datas de aula com nomes de alunos, faltas e notas de avaliação dos mesmos e o verso que compreende o conteúdo aula a aula.

Para imprimir a frente clique no link imprimir frente. A impressão da frente do diário será semelhante a apresentada na figura a seguir.

Figura 40 – frente do diário de aula

A frente do diário exibirá somente as datas de aula conforme calendário acadêmico cadastrado no sistema excluindo os eventuais feriados e dias livres que estejam cadastrados.

Na frente do diário também é possível visualizar a quantidade de faltas que foram lançadas para cada aluno e nas últimas colunas são exibidas as notas de cada aluno para cada uma das avaliações do semestre.

Caso o professor tenha aulas extras cadastradas será gerada uma nova página de diário compreendendo somente as aulas extras.

Para imprimir o verso do diário clique no link imprimir verso. O verso do diário contém o conteúdo de cada aula. A impressão do verso será semelhante a apresentada na figura a seguir.

(25)

Figura 41 – verso do diário

O conteúdo apresentado ao lado de cada data de aula é o mesmo que o professor preenche na publicação de aula no campo tema da aula.

Ao final do semestre, caso tenha preenchido as aulas corretamente o diário do docente estará pronto necessitando apenas ser impresso pelo sistema.

9 MEUS DADOS

9.1 DADOS PESSOAIS

Esta funcionalidade permite que o docente altere seus dados de endereço e contato. Ao acessar a funcionalidade será visualizada uma tela semelhante a apresentada a seguir.

(26)

9.2 DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO

A disponibilidade de horário compreende uma funcionalidade por onde os docentes informarão em quais horários estão disponíveis para lecionar na instituição. Além disso, os professores também informam quais disciplinas se acham aptos a lecionar.

Ao acessar a funcionalidade deve-se selecionar o período letivo para o qual deseja informar a disponibilidade para que seja visualizado o quadro de horários apresentado na figura a seguir.

Figura 43 – disponibilidade de horário.

Para marcar um horário como disponível basta clicar sobre a célula que o representa. Automaticamente será exibida a palavra DISPONÍVEL neste horário.

Na aba ao lado da disponibilidade de horário, chamada Disciplinas que posso lecionar pode-se informar uma relação de disciplinas as quais o docente crê que esteja apto a lecionar conforme figura a seguir.

(27)

10 PROVAS

Os itens relacionados a provas concentram funcionalidades de consulta de datas de prova e envio e

armazenamento de provas no sistema acadêmico. A seguir detalharemos cada uma destas funcionalidades.

10.1

CONSULTA DE DATA DE PROVA

Este recurso permite que o docente consulte as datas de prova das suas disciplinas. Ao acessar o menu selecione um período letivo para as datas sejam exibidas no quadro abaixo.

Figura 45 - consulta de data de prova

10.2

ENVIO DO PROVA

O sistema acadêmico permite o envio e gestão de provas por professores, coordenadores e centro gráfico. Ao acessar a funcionalidade o docente deverá selecionar o período letivo e turno para visualizar as disciplinas conforme imagem a seguir.

(28)

Figura 46 - envio de provas

Ao clicar sobre o ícone de um tipo de prova será exibida uma janela por onde pode-se fazer o upload de novos arquivos ou remover arquivos enviados anteriormente conforme janela a seguir.

Figura 47 - upload do arquivo de prova

A prova somente poderá ser enviada através de um arquivo no formato PDF. Ao fazer o upload, o sistema criptografa o arquivo da prova para que o mesmo não possa ser visualizado por pessoas não autorizadas.

O coordenador e os responsáveis por impressão da prova poderão visualizar o conteúdo da mesma utilizando uma técnica de segurança através de um cartão com códigos gerados unicamente para cada usuário.

(29)

10.3

ENVIO DE PROVA ESPECIAL

Caso sejam agendadas prova em caráter de época especial o docente deverá realizar o upload das mesmas através do sistema acadêmico.

Ao acessar a funcionalidade deve-se selecionar o período letivo para que as disciplinas que possuem prova especial agendada sejam exibidas conforme imagem a seguir.

Figura 48 - envio de prova especial

É possível ver a relação de alunos agendados para cada prova e clicando no último ícone da linha será exibida uma janela para upload do arquivo da prova conforme figura a seguir.

Figura 49 - upload do arquivo de prova especial

A prova somente poderá ser enviada através de um arquivo no formato PDF. Ao fazer o upload, o sistema criptografa o arquivo da prova para que o mesmo não possa ser visualizado por pessoas não autorizadas.

(30)

10.4

PUBLICAR AULA

A funcionalidade de publicação de aulas permite que o docente cadastre as aulas lecionadas para que os alunos possam consultar as mesmas. As aulas podem conter materiais anexos, como apresentações, arquivos texto etc.

Ao acessar a funcionalidade o docente visualizará a tela apresentada na figura a seguir.

Figura 50 – lançamento de aulas

Deve-se selecionar o período letivo e o turno para que as disciplinas lecionadas sejam exibidas.

Cada disciplina será representada por um card conforme mostrado na figura anterior. Este card contém informações do dia da semana em que a disciplina é lecionada destacado em negrito na parte superior direita e também da porcentagem do plano de ensino lecionada até o momento de acordo com o decorrer das aulas publicadas, representada pela barra destacada em amarelo.

Disciplinas que são lecionadas em conjunto para vários cursos serão exibidas no mesmo card e todas as aulas publicadas serão automaticamente replicadas para todas turmas de cada curso.

Para publicar uma aula deve-se clicar no link visualizar disponível no canto inferior direito de cada card, onde será apresentada uma tela semelhante a figura a seguir.

(31)

Ao clicar sobre o link será visualizado o planejamento de aulas para todo o período letivo. É importante

ressaltar que as datas são carregadas de acordo com o calendário acadêmico definido no sistema, excluindo automaticamente feriados que estejam cadastrados.

Para descreve o conteúdo de uma aula e realizar a publicação deve-se clicar no link visualizar disponível no canto inferior direito de cada aula do planejamento, onde será aberto o detalhamento da aula conforme figura a seguir.

Figura 52 - conteúdo da aula

Na aba conteúdo para publicar a descrição da aula deve-se clicar no link visualizar. Esta descrição será adicionada automaticamente ao diário do docente.

Para publicar uma aula deve-se clicar no botão disponível na parte superior dos detalhes da aula. Uma aula somente poderá ser publicada se pelo menos uma unidade de ensino for associada a mesma na aba unidades de ensino. Explicaremos este item mais detalhadamente a seguir.

Para enviar uma notificação aos alunos da disciplina deve-se clicar no botão alunos notificados. Ao fazer isso, automaticamente os alunos serão notificados que a aula foi publicada.

O botão aula dada deverá ser marcado para que a aula seja contabilizada como aula dada no diário de classe.

A aba unidades de ensino exibe os temas de ensino da disciplina. Para relacionar a aula a um determinado tema de ensino deve-se clicar sobre os temas para que os mesmos fiquem destacados em verde conforme imagem a seguir.

(32)

A aba material é destinada ao upload de anexos da aula. Neste local o professor poderá fazer o upload de

arquivos e anexo e vídeos conforme figura apresentada a seguir.

Figura 54 - anexos da aula

Na aba referências poderá fazer uma referência a uma publicação ou vídeo conforme exemplificado a seguir.

Figura 55 - referências da aula

Na aba conteúdo dos livros o docente poderá adicionar referências para páginas da biblioteca virtual conforme exemplificado a seguir.

(33)

Para obter um link para uma página de um livro da biblioteca virtual deve-se acessar a biblioteca através do

link disponível no dashboard inicial e pesquisar um livro. Ao abrir uma determinada página do livro procure pelo ícone correspondente para copiar o endereço da página do livro conforme exemplificado a seguir.

Figura 57 - copiando link para página do livro da biblioteca virtual

Na aba atividades o docente poderá propor uma atividade associada a esta aula para que os alunos respondam a mesmo no sistema. Ao cadastrar uma atividade deve-se selecionar uma lista de exercícios cadastrada previamente.

Para detalhes sobre o cadastramento de lista de exercícios consulte o item banco de questões deste manual.

Figura 58 - criação de lista de exercícios

Na aba dúvidas estarão as dúvidas postadas pelos alunos na aula para que sejam respondidas conforme exemplificado a seguir.

(34)

O docente poderá responder as dúvidas clicando sobre o link responder. A resposta será direcionada

exclusivamente ao aluno que publicou a dúvida.

10.5

TRABALHOS E ATIVIDADES

A funcionalidade de trabalhos e atividades permite que o docente cadastre trabalhos e exercícios a fim de explorar de formas adicionais o estudo das disciplinas pelos alunos.

Os trabalhos podem ser respondidos pelos próprios alunos através do sistema.

Ao acessar a funcionalidade de trabalhos visualizamos a tela apresentada na figura a seguir. Ao selecionar o período letivo serão exibidos os trabalhos cadastrados anteriormente se houverem. Caso deseje criar um novo trabalho deve-se clicar no botão novo na parte superior direita da tela.

Figura 60 – tela inicial de trabalhos e atividades

Ao cadastrar um novo trabalho deve-se informar o período letivo relacionado e o título do mesmo conforme imagem a seguir.

Figura 61 - novo trabalho

Ao clicar no botão selecionar será exibida a tela de configuração do trabalho.

Na aba configuração o docente deverá preencher a descrição do trabalho e alguns parâmetros como as datas em que o mesmo ficará disponível, o valor do mesmo o tipo de entrega e o tipo de participação.

(35)

Figura 62 - Configuração do trabalho

Para cadastrar a descrição o docente tem ao seu dispor um editor de texto com possibilidades de formatação como negrito itálico, cores de fonte, inclusão de imagens, etc. A descrição deve conter o objetivo do trabalho, uma forma de orientação aos alunos.

Os campos data de início e data de fim determinam o período em que será possível responder este trabalho. Durante este período os discentes visualizarão o trabalho podendo responde-lo.

O campo valor representa o valor do trabalho. É importante ressaltar que o valor do trabalho é totalmente independente da avaliação do aluno e não influencia no cálculo de média no sistema atualmente.

O campo tipo de entrega permite definir a forma como os alunos irão responder o trabalho, se for selecionada a opção textual, ao responder o trabalho o aluno visualizará um campo para adicionar uma resposta em texto. Caso seja selecionada a opção de tipo de entrega arquivo, ao responder o trabalho os alunos deverão fazer o upload de um arquivo que representa a resposta deste trabalho.

O campo tipo de participação poderá assumir os valores Individual ou Grupo. Ao selecionar o tipo Individual cada aluno responderá o trabalho individualmente, já ao selecionar o tipo grupo, os alunos serão organizados em grupos onde cada grupo entregará o seu trabalho.

No caso de seleção do tipo de participação como grupo, os campos critério de avaliação, modo de divisão, máximo de grupos, mínimo de participantes e máximo de participantes ficam editáveis.

Quando o tipo de participação for em grupo o docente poderá optar por avaliar os alunos individualmente registrando uma nota para cada um ou registrar a mesma nota para todos os participantes do grupo. Esta configuração será controlada pelo campo critério de avaliação.

O campo modo de divisão permite selecionar como será a divisão de alunos nos grupos. Caso seja selecionada a opção manual significa que o professor poderá montar os grupos da forma como quiser

(36)

definindo quais alunos ficarão em quais grupos. Caso seja selecionada a opção Participantes os alunos

ficarão incumbidos de se dividirem em grupos para participar do trabalho, podendo convidar livremente os demais alunos para participarem dos seus grupos.

Ainda sobre a configuração de grupos os campos: máximo de grupos, mínimo de participantes e máximo de participantes definem como será a limitação para criação de grupos, seja pelos alunos ou pelo próprio docente.

Após definir os parâmetros básicos o docente poderá salvar o trabalho e definir quais alunos deverão participar do mesmo na aba participantes conforme imagem a seguir.

Figura 63 - configuração de participantes do trabalho

Ao clicar no botão adicionar participantes deverá ser selecionada uma disciplina para que sejam visualizados os alunos. Ao clicar sobre o nome da disciplina todos os alunos serão destacados em verde o que significa que todos serão adicionados como participantes. Também é possível clicar individualmente sobre no nome de cada aluno para adicioná-lo ao trabalho.

(37)

Figura 64 - adicionando participantes ao trabalho

O mesmo trabalho pode ser oferecido para várias turmas de vários cursos, bastando selecionar como participantes todos os alunos destas turmas.

Após preencher os participantes, caso o docente queira dividir os grupos pode-se fazer esta configuração clicando na aba grupo conforme imagem a seguir.

(38)

Clicando no botão criar grupo é possível criar um novo grupo e dar um nome ao mesmo. Ao salvar um novo

grupo o mesmo será exibido a princípio sem participantes no agrupamento chamado equipes montadas. Para adicionar participantes a este grupo deve-se clicar sobre o card que representa um aluno que ainda não está em nenhum grupo e arrastar o mesmo para cima do grupo criado conforme exemplificado a seguir.

Figura 66 - Adicionando participantes a grupo no trabalho

É possível também adicionar um material de referência no trabalho através da aba material. As referências podem ser uma bibliografia, um link ou até mesmo um arquivo em anexo.

(39)

Uma vez criado o trabalho podemos visualizar o mesmo na tela inicial de pesquisa conforme figura a seguir.

Figura 68 – consulta de trabalhos

Para corrigir o trabalho deve-se clicar no link corrigir disponível no canto inferior direito, onde será visualizada uma tela semelhante a apresentada a seguir.

Figura 69 - correção do trabalho

Clicando no botão iniciar correção será exibido um link chamado corrigir ao lado de cada grupo que enviou a resposta do trabalho conforme apresentado no exemplo a seguir.

Figura 70 - Correção da resposta do grupo

Ao clicar no link corrigir será exibida a resposta do grupo. Caso o trabalho tenha resposta textual será exibido o texto digitado pelo aluno. Caso a resposta seja em arquivo é possível fazer o download do arquivo de resposta.

(40)

Figura 71 - Verificando respostas do trabalho

Para registra a nota basta clicar no botão lançar nota. Caso o critério de avaliação seja por grupo a nota inserida será atribuída a todos os participantes. Caso o critério de avaliação seja individual será permitido inserir uma nota para cada aluno do grupo.

Referências

Documentos relacionados

Os modelos não lidam com a concorrência, que mais cedo ou mais tarde vai chegar (ex: internet) A estratégia lida com a concorrência, mas pode se dizer que a criação ou

Processo participativo, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos de

“output” por unidade de “input” Produtividade melhorada Pre€os mais altos Maior participa€•o no mercado Aumento na receita Maiores lucros Melhoria nos processos

Papel e posiç ão competitiva da produç ão ambiente ambiente Input Recursos a serem transformados Materiais Informaç ões Consumidor INPUT Instalaç ões pessoal Input Recursos de

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Os principais objetivos deste projeto são o aumento da rentabilidade da unidade de Vilela, através da imputação de parte dos custos fixos aos produtos

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their