• Nenhum resultado encontrado

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 7º ANO SEMANA: 17 A 21/05 LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 7º ANO SEMANA: 17 A 21/05 LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 7º ANO SEMANA: 17 A 21/05 LÍNGUA PORTUGUESA Aula 1 Observe. Tempo substantivo masculino

1. duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem. 2.determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época. 3.certo período da vida que se distingue de outros. Entre outras definições.

Definir o tempo é algo muito relativo que, artistas, poetas, escritores sempre fazem dele temática em suas obras.

Leia atentamente o poema de Mario Quintana.

SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira… Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Mario Quintana Sobre o autor:

(2)

Retrato de Mario Quintana.

Mario Quintana nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho de 1906. Foi um escritor, poeta, jornalista e tradutor de renome, vencendo inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Agora vamos refletir sobre o poema “Seiscentos e sessenta e seis”. 1- Quais suas impressões sobre o poema? Explique.

_________________________________________________________________________ 2- Para você, o que é a passagem do tempo? Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________

Aula 2 e 3

Retome a leitura do poema “Seiscentos e sessenta e seis” e responda as questões na sequência.

1- Qual é a reflexão feita no poema, qual seu tema?

_________________________________________________________________________ 2- Em qual verso podemos notar a velocidade impiedosa com que o tempo passa?

_________________________________________________________________________ 3- Você concorda com a conclusão do poeta? Por quê?

_________________________________________________________________________ 4- O poeta mostra, através de seus versos, uma reflexão existencial. Qual é a mensagem

que podemos entender do poema?

(3)

Aula 4

Retome a leitura do poema “Seiscentos e sessenta e seis” e responda as questões na sequência.

Observe o quadro que se segue do pintor surrealista Salvador Dalí, “A persistência da memória”, de 1931.

1- Qual a intertextualidade (o que há em comum) entre o quadro e o poema de Mario Quintana “Seiscentos e sessenta e seis”?

__________________________________________________________________________ 2- Você se preocupa com a passagem do tempo? Se pudesse mudar algo que já tenha

vivido, o que seria?

_________________________________________________________________________

Aula 5

Leia atentamente a crônica a seguir. Cachorros!

Luis Fernando Verissimo

Paris é tão bonita que você anda na rua olhando para todos os lados menos para onde pisa. Os cachorros de Paris vão a toda parte com seus donos, comem nos mesmos restaurantes, participam ativamente da sua vida social, frequentam vernissages e palestras,

(4)

mas o convívio civilizado não afetou seus hábitos de higiene, que continuam iguais aos de cachorros de todo o mundo.

Há, provavelmente, mais cachorros por habitantes em Paris do que em qualquer grande cidade do mundo. O resultado desta combinação de fatores é que seu deslumbramento com Paris é constantemente interrompido pela sensação deslizante de ter pisado numa das características menos atraentes, e mais comuns, das suas calçadas. Você está admirando a fachada de uma igreja antiga e - iush - passa, em segundos, do barroco ao rococô. Os parisienses já calcularam, com rigor cartesiano, a quantidade de "merde, alors!" depositada nas ruas pelos cachorros dos seus concidadãos. Chega a toneladas anuais. Instituíram patrulhas catacocô, motociclos verdes munidos de aspiradores que percorrem as ruas como tamanduás mecânicos, ou pequenos elefantes crapófilos, sugando os dejetos. Eles não dão conta. Talvez sentindo-se desafiados, os cachorros aumentaram sua produção. Já houve a sugestão de que se alargasse a boca do aspirador e, em vez do cocô, se sugassem os cachorros. Os parisienses não acham graça. Amam seus cachorros com uma devoção cada vez mais difícil de tolerar. Eu, por exemplo, já perdi qualquer simpatia que tinha por esses incontinentes.

Quando vejo um cachorro na rua tento adivinhar, pelo tamanho ou a sua cara, que peças no caminho eram da sua autoria. Elas rivalizam, na variedade de dimensões e configurações, com os doces expostos nas vitrines das "patisseries". Imagino que cada cachorro tenha, por assim dizer, a sua assinatura, o seu estilo de sujar as calçadas, e noto em muitas das suas obras aquela arrogância no acabamento de quem desdenha a crítica e não teme a retribuição. Preciso me controlar para não gritar "Salaud!" na cara deles. E sair correndo antes que o dono me pegue, claro.

Disponível em: < http://www.joonline.jex.com.br Agora vamos pensar um pouco.

1- Você gostou da crônica? Explique.

_________________________________________________________________________ 2- Qual parte mais chamou a sua atenção? Por quê?

(5)

Aula 6

Retome a leitura da crônica e responda as questões na sequência.

1- O gênero textual crônica trata de assuntos ligados ao cotidiano e destaca aspectos aos quais, muitas vezes, não damos atenção. No caso do texto de Luis Fernando Verissimo, que fato do dia a dia é observado e o que essa observação revela?

_________________________________________________________________________ 2- O humor, nesse texto, resulta da atenção conferida a um fato sobre o qual as pessoas

evitam falar. Que fato é esse e por que o narrador escolheu falar a respeito dele?

_________________________________________________________________________ 3- Paris é famosa pela intensa vida cultural e por concentrar renomados estabelecimentos

ligados à moda. A cidade onde você mora também é conhecida por alguma característica peculiar?

_________________________________________________________________________ 4- Além de mostrar que Paris é uma cidade que, como qualquer outra, apresenta defeitos,

o que o cronista deseja provar ao relatar que os cachorros venceram os projetos de limpeza urbana?

_________________________________________________________________________

MATEMÁTICA Aula 1 e 2

Conceito e usos de razões

As relações exploradas até aqui (candidatos/vagas, médicos/habitantes, entre outras) envolvem, em sua maioria, um quociente ou a razão entre dois números inteiros. Esse tipo de relação é expresso da seguinte forma: 𝑎 ou a/b ou ainda a : b, em que a e b são números

𝑏 inteiros e b ≠ 0.

(6)

Muitos conceitos importantes do dia a dia são expressos por razões. Dois deles são os conceitos de densidade demográfica e de escala, ambos utilizados como indicadores para que geógrafos, economistas, engenheiros e outros profissionais possam interpretar informações relacionadas ao espaço e à dinâmica das populações.

É comum ler essa razão como “a está para b”. E, quando se fala de duas razões iguais como 2 e , diz-se que “2 está para 3, assim como 4 está para 6” e tem-se uma

3

4 6 proporção.

Densidade demográfica

É a razão entre o número de habitantes de uma região e a área dessa região.

A densidade demográfica de sua cidade

A cidade paulista com a menor população, em 2010, era Borá (SP). Naquele ano, a cidade tinha 805 habitantes e uma superfície de 118,4 km² , conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Censo 2010, a capital do Estado de São Paulo era a cidade mais populosa do Brasil, com seus 11.253.503 habitantes. A superfície da cidade de São Paulo é de 1.523,3 km².

.

(7)

Lembrete: A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados

1)Numa sala de aula temos 45 alunos, sendo que 10 são homens. Qual a razão entre o número de alunas e o total de alunos da sala de aula?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2)Um motorista realiza uma viagem entre duas cidades com uma distância de 120 km em 2 horas. Qual a velocidade média que este motorista viajou? (Dica: Velocidade média é a razão do espaço pelo tempo).

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3) João fez o ENEM e acertou 120 questões. Sabe-se que o ENEM possui 180 questões. Qual a razão entre o número de erros e acertos de João na prova?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Aula 4 Proporção

Dizer que a razão entre o número de meninas e o número de meninos de um colégio é 2 3 significa:

• para cada 2 meninas existem 3 meninos, ou • para cada 4 meninas existem 6 meninos, ou • para cada 6 meninas existem 9 meninos etc.

(8)

Lembre-se que as frações 2

,

,

são equivalentes. Simplificando as frações e 3 4 6 6 9 4 6 chegaremos na fração

.

6 9 2 3

Chamamos a igualdade entre razões de proporção.

A proporção 4 = lê-se "4 esta para 6 assim como 6 esta para 9". 6

6 9

A igualdade será uma proporção se a · y = b · x, ou seja, se multiplicando cruzado encontrarmos uma igualdade verdadeira, então teremos uma proporção

Exemplo

Verificar se os números 2, 3, 10 e 15 são proporcionais nessa ordem.

Para isso, devemos montar a razão entre esses números e, em seguida, multiplicar cruzado. Se encontrarmos uma igualdade verdadeira, então eles serão proporcionais, caso contrário, eles não serão proporcionais.

Portanto, os números nessa ordem formam uma proporção.

Atividades

1) Verifique, em cada item a seguir, se as razões formam ou não uma proporção, completando com = ou ≠: a) 9 12

=

3 4 _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(9)

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ b) 3 5

=

15 25 _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Aula 5 Atividades

1) Uma cidade de 2200 km² possui uma população de 20100 habitantes. Encontre a densidade populacional dessa cidade. (Dica: A densidade demográfica é calculada pela razão entre o número de habitantes e a área da cidade)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2)A proporção 2/5 = 30/6 é verdadeira?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3)A proporção 15/5 = 9/3 é verdadeira?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4)Felipe foi a um restaurante que vende comida por quilo. O quilo da comida no restaurante custa R$ 20,00, quanto Felipe pagará em 500 g de comida neste restaurante?

(10)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Aula 5 Aula 6 EQUAÇÃO DO 1ºGRAU

Na Matemática, a equação é uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas. Quem determina o “grau” dessa equação é o expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.

Para exemplificar:

4x + 2 = 16 (equação do 1º grau) x² + 2x + 4 = 0 (equação do 2º grau) x³ + 2x² + 5x – 2 = 0 (equação do 3º grau)

A equação do 1º grau é apresentada da seguinte forma: ax + b = 0

É importante dizer que a e b representam qualquer número real e a é diferente de zero (a 0). A incógnita x pode ser representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou y como valor a ser encontrado para o resultado final da equação. O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.

(11)

Para resolvermos uma equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.

O próximo passo é analisar qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.

Primeiro exemplo: x + 4 = 12

Nesse caso, o número que aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração): x = 12 – 4

x = 8 S={8}

Segundo exemplo: x – 12 = 20

O número que está do mesmo lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro lado da igualdade com a operação inversa, que é a soma:

x = 20 + 12 x = 32 S={32}

(12)

4x + 2 = 10

Vamos analisar os números que estão no mesmo lado da incógnita, o 4 e o 2. O número 2 está somando e vai para o outro lado da igualdade subtraindo e o número 4, que está

multiplicando, passa para o outro lado dividindo. 4x = 10 – 2 x = 10 – 2 4 x = 8 4 x = 2 S={2} Quarto exemplo: -3x = -9

Esse exemplo envolve números negativos e, antes de passar o número para o outro lado, devemos sempre deixar o lado da incógnita positivo, por isso vamos multiplicar toda a equação por -1.

-3x = -9 .(-1) 3x = 9

Passando o número 3, que está multiplicando x, para o outro lado, teremos: x = 93

x = 3 S={3}

(13)

Aula 1

Povos pré-colombianos

Povos pré-colombianos são aqueles que viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo.

Este termo é usado para se referir aos povos nativos da América Hispânica e da América Anglo-saxônica. Para o Brasil se utiliza o termo pré-cabralino.

Entre as culturas pré-colombianas podemos encontrar incas, astecas, maias, aimaras, tikunas, nazcas e muitas outras.

Civilizações pré-colombianas

As civilizações pré-colombianas mais estudadas são os incas, astecas e maias.

Estes três povos eram sedentários e viviam em cidades onde havia templos, palácios, mercados e casas. Embora sejam muito diferentes entre si, podemos destacar algumas características comuns das sociedades pré-colombianas.

As sociedades pré-colombianas eram extremamente hierarquizadas com o imperador no topo da hierarquia, seguido pelos sacerdotes, chefes militares, guerreiros e camponeses que cultivavam a terra.

A agricultura era a base de sua economia e plantavam milho, batata e abóbora, entre outros. Praticavam o artesanato, especialmente a cerâmica, mas também faziam peças de metais.

Igualmente, davam importância à vestimenta, na qual existia uma distinção muito clara entre as roupas dos nobres e as das pessoas comuns.

Por fim, outra característica das sociedades pré-colombianas é o politeísmo. Vários deuses ligados ao ciclo da vida eram cultuados em cerimônias que incluíam procissões e sacrifícios de humanos e animais.

Maias

Os maias se estabeleceram onde atualmente é o sul do México, Guatemala, Belize e Honduras. Cultivavam algodão, milho, tabaco e desenvolveram um sofisticado sistema numérico.

No entanto, o que mais nos chama atenção nos maias é sua impressionante arquitetura. Até hoje sobrevivem pirâmides onde se ofereciam sacrifícios humanos e de animais. Estas construções eram ricamente decoradas com estátuas de animais e símbolos diversos.

(14)

Como eram excelentes astrônomos, criaram calendários onde podiam conhecer as datas dos eclipses e estações do ano. Tudo isso era fundamental para a realização das atividades agrícolas e dos rituais aos seus deuses.

Exemplo de pirâmide maia, em Chichén Itzá, México

Aula 2

Astecas

Os astecas viviam, originalmente, no norte do atual México.

Imigraram para o centro deste território e foram submetendo vários povos e, em 1325, se estabeleceram no meio do planalto mexicano onde construíram sua capital, Tenochtitlan, no centro de um lago. Esta cidade se tornou o centro do grande império e impressionou aos espanhóis com suas ruas largas e limpas.

O povo asteca se organizava como um verdadeiro império e cobrava tributos dos povos subjugados. Cultivavam amendoim, milho, tomate, cacau (para fazer chocolate), feijão, abóbora, pimenta, melão, abacate e comercializavam artesanato com as populações vizinhas.

Os astecas também aproveitavam as guerras para capturar bravos guerreiros e assim oferecê-los aos deuses em rituais religiosos.

Incas

Viveram na região onde estão os atuais Peru, Equador, parte do Chile e da Argentina. Os incas submeteram vários povos e estabeleceram uma rede de impostos e contribuições de trabalho que atingia todo império. Registravam a cobrança de tributos e acontecimentos num sistema denominado quipo. Este consistia em uma série de fios coloridos onde eram feitos nós de 1 até 9.

Plantavam milho, bata e coca, e domesticaram animais como a lhana da qual obtinha lã, leite, carne, além de ajudar na carga de mercadorias.

Assim como os demais povos pré-colombianos, os incas eram politeístas e honravam a natureza. Para isso realizavam cerimônias grandiosas a cada mudança de estação que incluíam procissões, músicas, sacrifícios de animais e humanos.

(15)

Economia dos povos pré-colombianos

A base da economia dos povos pré-colombianos era a agricultura. Para isso, no caso dos incas, desenvolveram um sofisticado sistema de irrigação e de cultivo por “andares” . Os astecas, por sua vez, aprenderam a aterrar e fazer locais de plantios em pleno lago, em locais que recebiam o nome de "chinampas".

Tanto os incas como os astecas também cobravam impostos dos povos que haviam conquistado. Igualmente, as famílias deveriam mandar os filhos (ou as filhas) para servir ao imperador.

Em contrapartida, os camponeses tinham direito a um terreno de acordo com o tamanho de sua família. Na época de fome ou peste, podiam servir-se das reservas de grãos fornecidas pelo imperador. Por isso, estas sociedades não conheceram a fome ou a miséria.

Aula 3

Atividades 1-A civilização asteca tinha por centro a

região que hoje corresponde: a) ao México;

b) ao Caribe;

c) ao litoral pacífico dos EUA; d) ao Peru;

d) à Venezuela.

2-A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:

a) Teotihuacan b) Calpulli c) Tenochtitlán d) Yucatã e) Montezuma

3-A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):

a) Uruguai, Argentina e sul do Chile. b) Paraguai e Bolívia.

c) Brasil e Venezuela.

d) Norte de Guatemala, Honduras Britânica e sudeste do México.

e) Andes peruanos.

4- Onde se localiza o Império Inca?

a)Argentina

b)Venezuela

c)Peru

d)México

5- Qual era a principal cidade Inca?

a)Doha

(16)

c)Cuzco

d)Sapha

6- Qual era o nome do primeiro Imperador Inca?

a)Pachakuti

b)Sampha

c)Ayllu

d)Tiahuanaco

7- qual era a base da alimentação do Império Maia? a)Feijão b)Cacau c)Arroz d)Milho GEOGRAFIA Aula 1 TIPOS DE GRÁFICOS

Os tipos de gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área.

Compreender os gráficos hoje em dia é uma tarefa essencial, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, internet, etc.

Além disso, os concursos, vestibulares e o Enem, contém diversas questão em que os gráficos estão presentes. Assim, nada mais importante do que conhecer seus tipos e saber interpretá-los.

O que são Gráficos?

Gráficos são representações visuais utilizadas para exibir dados, sejam eles, sobre determinada informação, ou valores numéricos.

Geralmente, são utilizados para demostrar padrões, tendências e ainda, comparar informações qualitativas e quantitativas num determinado espaço de tempo.

São ferramentas utilizadas em diversas áreas de estudo (matemática, estatística, geografia, economia, história, etc.) para facilitar a visualização de alguns dados, bem como para tornar os dados mais claros e informativos.

Dessa forma, o uso de gráficos torna a interpretação e/ou análise mais rápida e objetiva. Elementos dos Gráficos

(17)

Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:

● Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada. ● Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja,

de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.

● Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).

● Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.

Classificação dos Gráficos

Vejamos agora as diversas maneiras de exibir os dados num gráfico, de acordo com o objetivo pretendido:

Gráfico de Colunas

Também conhecido como “Gráfico de Barra”, eles são usados para comparar quantidades ou mesmo demostrar valores pontuais de determinado período. As colunas podem surgir de duas maneiras:

(18)

Vertical: Gráficos de Linha

Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1) De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor vendas absolutas em 2011 foram

a) março e abril. b) março e agosto. c) agosto e setembro. d) junho e setembro. e) junho e agosto Aula 2 Gráfico Pizza

Também chamado de “Gráfico de Setores”, esse modelo recebe esse nome pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo, segundo o conceito de proporcionalidade.

(19)

Gráfico de Área

Esse tipo de gráfico é utilizado para demostrar as alterações ou comparar valores ao longo de um tempo. Ele é formado por um conjunto de linhas e pontos, onde a área é preenchida.

Histograma

O Histograma é uma ferramenta de análise de dados que apresenta diversos retângulos justapostos (barras verticais).

Por esse motivo, ele se assemelha ao gráfico de colunas, entretanto, o histograma não apresenta espaço entre as barras.

Ele é muito utilizado na área da estatística, sendo um importante indicador para a distribuição de dados.

Segundo sua representação gráfica, eles são classificados em:

● Histogramas Simétricos: composto de uma frequência mais alta (no centro) e que aos poucos vai diminuindo conforme se aproxima das bordas.

● Histogramas Assimétricos: apresenta somente um ponto mais alto, sendo que o resto dos retângulos são assimétricos.

(20)

● Histograma Despenhadeiro: nesse tipo, a representação parece incompleta, pois é usado quando alguns dados são eliminados.

● Histograma com Dois Picos: nesse caso, temos duas análises de dados distintas que apresentam dois picos (pontos maiores).

● Histograma Platô: no centro da figura nota-se a aproximação das frequências, o que forma uma figura menos desigual.

● Histograma Retângulos Isolados: também chamado de “ilha isolada”, esse caso de histograma apresenta lacunas, que por sua vez, indicam uma anormalidade ou erros no processo.

Infográficos

Os infográficos representam a união de uma imagem com um texto informativo. As imagens podem conter alguns tipos de gráficos.

Infográfico sobre o Consumo de Água

Da mesma maneira que os gráficos, eles facilitam a compreensão sobre um tema. Esse tipo de ferramenta é muito utilizado no meio jornalístico e ainda, nos livros didáticos

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

A figura a seguir apresenta dois gráficos com informações sobre as reclamações diárias recebidas e resolvidas pelo Setor de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma empresa, em uma dada semana. O gráfico de linha tracejada informa o número de reclamações recebidas no dia, o de linha contínua é o número de reclamações resolvidas no dia. As reclamações podem ser resolvidas no mesmo dia ou demorarem mais de um dia para serem resolvidas.

(21)

O gerente de atendimento deseja identificar os dias da semana em que o nível de eficiência pode ser considerado muito bom, ou seja, os dias em que o número de reclamações resolvidas excede o número de reclamações recebidas.

Disponível em: http://blog.bibliotecaunix.org. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado). O gerente de atendimento pôde concluir, baseado no conceito de eficiência utilizado na empresa e nas informações do gráfico, que o nível de eficiência foi muito bom na:

a) segunda e na terça-feira. b) terça e na quarta-feira. c) terça e na quinta-feira.

d) quinta-feira, no sábado e no domingo. e) segunda, na quinta e na sexta-feira.

Aula 3

(22)

Exemplo de Diagrama

Os diagramas são tipos de representações gráficas, que demostram, por exemplo, um esquema ou uma maquete.

Também são usados para simplificar uma ideia ou conceito, e, portanto, facilitam na interpretação do tema.

Geralmente incluem linhas, setas, desenhos, etc. São muito utilizados na área das estatísticas e administração.

Tabelas

As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados.

Sendo assim, são usadas para melhor visualização de informações em diversas áreas do conhecimento. Também são muito frequentes em concursos e vestibulares.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Texto para as questões 1 e 2:

Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.

(23)

1) Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050: a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.

b) a população do Brasil duplicara.

c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA. d) a população do Paquistão crescerá mais de 100%.

e) a China será o país com a maior taxa de crescimento populacional do mundo.

2) Com base nas informações dos gráficos mostrados, suponha que, no período 2050-2100, a taxa de crescimento populacional da Índia seja a mesma projetada para o período 2000-2050. Sendo assim, no início do século XXII, a população da Índia, em bilhões de habitantes, será: a) inferior a 2,0 b) superior a 2,0 e inferior a 2,1 c) superior a 2,1 e inferior a 2,2 d) superior a 2,2 e inferior a 2,3 e) superior a 2,3 CIÊNCIAS Aula 1

Sistema Reprodutor Masculino

O Sistema Reprodutor Masculino é formado por órgãos internos e externos.

Eles passam por um lento amadurecimento concluindo-se na puberdade, ou seja, quando as células sexuais ficam disponíveis para originar outro ser.

(24)

Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

Conheça abaixo mais sobre cada um desses órgãos.

Testículos

Os testículos são duas glândulas de forma oval, que estão situadas na bolsa escrotal. Na estrutura de cada testículo encontram-se tubos finos e enovelados chamados "tubos seminíferos". Nos testículos são produzidos os espermatozoides, as células reprodutoras (gametas) masculinas, durante o processo chamado espermatogênese, além de diversos hormônios. O processo de formação dos espermatozoides é denominado de espermatogênese. O principal hormônio é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.

(25)

Epidídimos

Os epidídimos são canais alongados que se enrolam e recobrem posteriormente a superfície de cada testículo. Corresponde ao local onde os espermatozoides são armazenados. Canal Deferente

O canal deferente é um tubo fino e longo que sai de cada epidídimo. Ele passa pelas pregas ínguas (virilha) através dos canais inguinais, segue sua trajetória pela cavidade abdominal, circunda a base da bexiga e alarga-se formando uma ampola. Recebe o líquido seminal (proveniente da vesícula seminal), atravessa a próstata, que nele descarrega o líquido prostático, e vai desaguar na uretra. O conjunto dos espermatozoides, do líquido seminal e do líquido prostático, constitui o “esperma” ou “sêmen”.

Aula 2

Sistema Reprodutor Masculino Vesícula Seminal

A vesícula seminal é formada por duas pequenas bolsas localizadas atrás da bexiga. Sua função é produzir o "líquido seminal", uma secreção espessa e leitosa, que neutraliza a ação da urina e protege os espermatozoides, além de ajudar seu movimento até a uretra.

(26)

O líquido seminal também ajuda a neutralizar a acidez da vagina durante a relação sexual, evitando que os espermatozoides morram no caminho até os óvulos.

Próstata

A próstata é uma glândula localizada sob a bexiga que produz o "líquido prostático", uma secreção clara e fluida que integra a composição do esperma.

Uretra

A uretra é um canal que, nos homens, serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor. Começa na bexiga, atravessa a próstata e o pênis (sua maior porção) até a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual são eliminados o sêmen a urina.

Importante ressaltar que urina e esperma nunca são eliminados ao mesmo tempo graças à musculatura da bexiga, na entrada da uretra, que impede que isso ocorra.

(27)

Pênis

O pênis é um órgão cilíndrico externo, que possui dois tipos de tecidos: cavernoso e esponjoso. Através do pênis são eliminados a urina (função excretora) e o sêmen (função reprodutora).

O tecido esponjoso envolve a uretra e a protege, enquanto o tecido cavernoso se enche de sangue, fazendo com que o pênis fique maior e duro (ereção), pronto para o ato sexual, geralmente levando à ejaculação (processo de expulsão do sêmen).

A ereção, no entanto, não ocorre apenas como preparação para uma atividade sexual. Ela pode acontecer por diversos estímulos fisiológicos, por exemplo, quando a bexiga está cheia ou quando o homem tem um sonho à noite.

Aula 3 Atividades

1 - O sistema genital masculino é formado por órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são produzidos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides.

a) Escroto. b) Epidídimo. c) Testículo. d) Pênis.

2 - O caminho dos espermatozoides produzidos nos testículos é: a) Próstata, vesícula seminal e uretra;

(28)

b) Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra; c) Túbulos seminíferos, próstata e vesículas seminais; d) Epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente;

3 - No sistema genital masculino não são produzidos apenas os espermatozoides. O hormônio testosterona, responsável pelos caracteres sexuais, também é ali sintetizado. Marque a alternativa que indica corretamente o local onde ocorre essa síntese.

a) A testosterona é produzida nos túbulos seminíferos encontrados no interior dos testículos. b) A testosterona é produzida pelas células intersticiais localizadas no interior dos testículos. c) A testosterona é produzida pelas células da próstata.

d) A testosterona é produzida pelas células que formam o epidídimo.

4 - Sabemos que os espermatozoides não são eliminados sozinhos no momento da ejaculação. Junto a eles são liberados líquidos nutritivos produzidos pelas:

a) glândulas bulbouretrais, testículo e bexiga.

b) glândulas seminais, testículo e glândulas bulbouretrais. c) glândulas seminais, túbulos seminíferos e próstata. d) glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais.

5 - Entre os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino, marque a alternativa que indica corretamente o nome da estrutura comum ao sistema urinário e genital:

a) Testículo. b) Ducto deferente. c) Uretra. d) Ureter. LÍNGUA INGLESA Aula 1

(29)

O presente simples em Inglês é utilizado para expressar ações habituais, assim como gosto, sentimentos, desejos e opiniões. Portanto na aula de hoje, vamos estudar a forma interrogativa do presente simples.

Forma Interrogativa:

A forma interrogativa do Presente Simples é formada com o uso dos verbos auxiliares “do e does”.

Do é usado com os pronomes I, you, we, they. Does é usado com He, She, It.

Exemplos:

- Do you work? (Você trabalha?)

- Does she study English? (Ela estuda inglês?) - Do they play soccer? (Eles jogam futebol?)

Aula 2

Título: Presente Simples (Interrogativa) – Aula 21/05 Atividades

1) Coloque as palavras na ordem correta (forma interrogativa) e escreva a tradução. a) like – you – do – football (?)

(30)

b) does – get up – she – at 6 o’clock (?)

c) they – do – live – in São Paulo (?)

ARTE Aula 1

Nem tudo são flores

Enquanto os fãs faziam o maior barulho, repetindo aqui no Brasil o efeito da Beatlemania, no meio musical e na crítica especializada a Jovem Guarda não tinha a preferência.

O impacto de se trazer influências de outros países e um jeito mais desligado não agradava muito, principalmente considerando que antes desse sucesso, os gêneros que comandavam a roda eram a MPB e a Bossa Nova, que valorizavam a cultura nacional.

Além do apelo estético, as letras eram outro motivo de crítica. Para muitos, eram apenas versos melosos e sem objetivo, feitos para exaltar o consumismo e alienar a garotada.

É importante recordar que durante o período de gravação do programa da Jovem Guarda, entre 1965 e 1968, o Brasil vivia sob a repressão de uma Ditadura Militar, que tentava impedir os artistas de expressar suas opiniões e ideias contrárias ao governo.

Pelo fato de os versos da Jovem Guarda serem mais leves e sem tom político, a censura com os cantores do ritmo eram mais brandas e isso gerava um sentimento de injustiça.

Até por esse motivo, os nomes que faziam parte desse movimento eram vaiados em festivais por estudantes e militantes que cobravam maior posicionamento político deles.

O legado da Jovem Guarda

A saída de Roberto Carlos para estrear seu próprio programa solo mostrou que os próprios artistas queriam experimentar e dar novos passos em suas carreiras.

A chegada de uma nova era na música brasileira dispersou os grupos e nessa busca por identidade, cada um buscou um jeito de reforçar sua identidade artística.

(31)

Alguns mantiveram suas raízes no rock, como Erasmo Carlos e Eduardo Araújo, outros abraçaram a faceta romântica e se consolidaram dessa forma, como o próprio Roberto Carlos, que logo ficaria conhecido como o Rei.

Por outro lado, a Jovem Guarda permitiu que outros ritmos ganhassem popularidade. Por exemplo, Sérgio Reis se firmou na música sertaneja e junto com ele apareceram outros cantores e duplas que se fariam com que o gênero dominasse as paradas nas décadas seguintes, como Chitãozinho e Xororó.

Décadas depois, os nomes que fizeram parte daquele momento são lembrados com muito carinho e nostalgia por muitos fãs, com homenagens em datas especiais, como na Virada Cultural de São Paulo em 2015, que celebrou os 50 anos da Jovem Guarda.

O bom e velho rock and roll

Nada mais foi o mesmo depois da explosão do rock no mundo da música. E para todos os apaixonados por esse estilo, conhecer um pouco mais da história do rock é sempre bom, não é mesmo?

Surgido nos Estados Unidos no final dos anos 40, o rock bebeu da fonte da música negra para se firmar como um gênero musical contra cultural que desafiou barreiras raciais e revolucionou a cultura, o comportamento, a linguagem e a moda ao redor do mundo.

No mesmo ano, Cauby Peixoto se uniu aos pioneiros e gravou a canção Rock And Roll Em Copacabana.

(32)

Igualmente precursores do rock no Brasil são os irmãos Tony e Celly Campello, responsáveis por popularizar o gênero no país. Com Estúpido Cupido, que Celly passa a ser considerada a Namoradinha do Brasil.

O sucesso desse novo gênero musical permite a criação da Jovem Guarda, programa responsável por iniciar o movimento que incorporaria de vez o rock estrangeiro na cultura popular.

Aula 2

Atividade

1-) A____________________ se refere ao_____________________ exibido na TV Record de São Paulo de 1965 a 1968, apresentado por_______________, Erasmo Carlos e___________________.

2-) Um dos principais elementos que caracterizaram a Jovem Guarda no Brasil era que: a) ( ) As letras falavam dos namoros, conquistas, carros e liberdade.

b) ( ) O movimento tinha um caráter marginal

c) ( ) A liderança de nomes como João Gilberto e Vinícius de Moraes. d) ( ) A presença de compositores de jazz dos Estados Unidos

3-) Roberto Carlos, o maior ícone da Jovem Guarda, também fez uma incursão por outra arte de domínio pop, que foi:

a) ( ) a fotografia. b) ( ) o teatro c) ( ) o cinema d) ( ) a pintura

4-) Entre os principais artistas da Jovem Guarda estão alguns que, a posteriori, tornaram-se ícones da música popular brasileira. Dentre eles, destacam-se:

a) ( ) Caetano Veloso, Chico Buarque e Milton Nascimento b) ( ) Nara Leão, Elis Regina e Wanderleia

c) ( ) Xuxa Meneguel, Sérgio Mallandro e João Gordo. d) ( ) Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia

5-) Em termos de influência, quais foram as marcas que a Jovem Guarda deixou no comportamento dos adolescentes?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(33)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A mecanização do campo é responsável pelo desemprego e pelo êxodo rural.. Outro motivo é a concentração de terras no espaço agrário, ou seja, um espaço cada vez maior para

• Substantivos próprios: são aqueles que dão nome a um só ser da mesma espécie.. Eles são escritos com letra

Em geral, a produção dos minifúndios é orgânica. Ou seja, não se utilizam defensivos ou são de menor poder de agressividade. Como a demanda dos produtos produzidos nos minifúndios

Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 27 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja,

Nesse momento aparecem os povos germânicos, que habitavam além das fronteiras do Império Romano e passaram a “pedir”, a partir do século III, passagem pelas terras de Roma..

Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase

Os blocos econômicos são associações realizadas por países em prol do desenvolvimento social, político e econômico de seus membros. Essas alianças são feitas principalmente

Nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos