• Nenhum resultado encontrado

AULA 01 19/11/2020 (QUINTA-FEIRA) DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA 01 19/11/2020 (QUINTA-FEIRA) DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Olá, meninas e meninos. Vamos dar continuidade aos nossos estudos de forma remota. Nesse 3º compêndio vamos utilizar bastante o livro didático. Então, esteja sempre com o seu livro de Língua Portuguesa em mãos.

AULA 01 – 19/11/2020 (QUINTA-FEIRA) DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Você observou como é possível dar novos sentidos às palavras, diferentes daqueles que estão no dicionário? Isso é possível porque o ser humano tem uma capacidade e necessidade incríveis de reinventar, de imaginar, de criar novas situações, e isso ocorre também com as palavras.

Quando você desconhece o significado de uma palavra, você pode recorrer a um dicionário, nele você encontra o sentido denotativo da palavra, isto é, o sentido próprio, original da palavra. O sentido denotativo também é chamado de sentido literal.

Mas quando as palavras adquirem um significado novo, diferente daquele encontrado em um dicionário, ela está sendo utilizada em sentido conotativo. O sentido conotativo também é conhecido como sentido figurado.

Num poema, as palavras ganham sentidos novos, surpreendentes. O sentido comum, cotidiano das palavras, é seu sentido denotativo. Quando se diz que alguém se ajoelhou na igreja, o verbo ajoelhar está sendo usado em seu sentido denotativo. O sentido surpreendente, que cria surpresa e novidade, é o sentido conotativo. A imagem de uma formiga que se ajoelha na pedra se serve do verbo ajoelhar em sentindo conotativo.

(2)

Observe as imagens, elas se referem a frases que são utilizadas, mas que não devem ser entendidas em sentido denotativo. Veja se você conhece essas frases:

Andar na linha. Chutar o balde.

Estar com um nó na garganta. Encher linguiça.

Engolir sapo. Pisar na bola. Etc.

Escolha duas dessas frases e forme frases com elas.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Vale ressaltar que o sentido conotativo está presente também no nosso dia a dia. Compare as frases a seguir e perceba a diferença de quando uma palavra é utilizada no

(3)

Você é uma flor. (pessoa delicada, bonita, graciosa) Os domadores conseguiram enjaular a fera. (animal)

Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (brabo, furioso) Aquela aluna é fera em matemática. (sabe muito)

Hora de praticar!

Pegue seu livro de língua portuguesa, abra nas páginas 145 e 146. Nelas, você tem uma atividade bem interessante. Leia com bastante atenção essas páginas para reforçar o que você viu aqui sobre a linguagem poética. Em seguida, resolva em seu caderno, todas as questões que estão presentes nelas.

AULA 02 – 23/11/2020 (SEGUNDA-FEIRA)

VARIEDADE LINGUÍSTICA

Você já observou que a maneira como as pessoas utilizam a língua portuguesa varia, ou seja, é diferente? Por exemplo: será que uma criança fala igual a um adulto? Ou será que você conversa com seus pais da mesma forma que fala com um estranho? Já observou como as pessoas de regiões diferentes têm modos próprios de utilizar o idioma? Isso acontece porque a língua varia. É sobre isso que vamos estudar agora!

(4)

Pegue seu livro de língua portuguesa, hoje você estudará o que se encontra nas páginas 63, 64 e início da 65.

Primeiro leia com bastante atenção a página 63 e resolva a atividade presente nela. Resolva as questões 01, 02, 03 e 04. Em seguida, leia o assunto presente na página 64 e início da página 65.

AULA 03 – 23/11/2020 (quinta-feira) INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

TEMA: PRECONCEITO

Existem diversos tipos de preconceito. Você já ouviu a palavra preconceito? Sabe o que ela significa? Observe as imagens a seguir e explique o que está acontecendo em cada uma delas.

(5)

1. Responda:

(6)

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

b) Como você se sente ao observar essas imagens? Por quê?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

c) Você concorda ou discorda dessas atitudes mostradas? Por quê?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

d) Na sua opinião, o que pode ser feito para diminuir ou acabar com o preconceito? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

(7)
(8)

2. Responda:

a) O que está acontecendo nas cenas demonstradas na imagens acima?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ b) Como você se sente ao observar essas atitudes? Por quê?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ c) O que você pode fazer para contribuir para que mais atitudes como essas aconteçam diariamente?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

AULA 04 – 30/11/2020 (segunda-feira) Agora é sua vez!

Produza um cartaz contra o preconceito. Para isso use imagens, frases, pinte, cole. Crie seu cartaz do jeito que preferir e lembre de caprichar!

(9)

AULA 05 – 03/12/2020 (quinta-feira)

PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Você sabia que as pessoas também podem sofrer preconceito pela maneira como falam? Isso mesmo! Mas, como você já deve ter observado, todo tipo de preconceito é ruim, é prejudicial, pois magoa, entristece as pessoas que sofrem o preconceito. Além disso, será que existe apenas uma maneira certa de utilizar a língua? É sobre isso que vamos falar.

Será que você se veste sempre da mesma maneira? Ou você utiliza um determinado tipo de vestimenta dependendo da ocasião? Por exemplo: que tipo de roupa é mais adequada para ir a uma praia, social – terno, gravata, vestido – ou roupa de banho – sunga, biquíni, short, camiseta? Seria adequado ir a uma cerimônia religiosa ou a um velório de roupa de banho? Com certeza não. Assim como existem roupas adequadas para cada ocasião, há maneiras adequadas de utilizar o idioma em cada situação comunicativa.

Da mesma maneira, portanto, que em situações informais utiliza-se roupas informais e em situações formais usa-se roupas formais, deve-se utilizar também uma linguagem formal em situações formais e uma linguagem informal em situações informais. Por exemplo: ao falar com uma autoridade, ao apresentar trabalhos escolares, numa entrevista de emprego utiliza-se uma linguagem mais formal, pois essas ocasiões são formais. Porém, ao brincar com os colegas, em um passeio ou em casa é adequado utilizar uma linguagem descontraída, isto é, informal.

(10)

A ideia de que a maneira de falar correta é aquela que se aproxima da gramática normativa não está de acordo com os avançados estudos na área de linguística. Além disso, essa ideia equivocada promove o preconceito linguístico. O preconceito linguístico é o deboche, a sátira, ou a não tolerância em relação ao modo de falar das pessoas. Assim como os demais tipos de preconceito o preconceito linguístico deve ser combatido.

Agora pegue seu livro didático, você estudará o que está nas páginas 65,66 e 67. Primeiro, na página 65, observe com bastante atenção a imagem e leia um pouco mais sobre esse assunto. Em seguida, resolva as questões 01 e 02 presentes nas páginas 66 e 67.

AULA 06 – 07/12/2020 (segunda-feira) GÍRIA

Você sabe o que é uma gíria? Costuma usar gírias em suas conversas? Observe algumas nas imagens.

(11)

As gírias existem há bastante tempo. Converse com seus pais, seus avós e pergunte a eles quais gírias eles utilizavam quando eram jovens.

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não se aplica à norma culta da Língua Portuguesa.

Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

As gírias são comuns a um grupo que as usam como forma de comunicação metafórica. Cada geração cria as suas próprias expressões que marcam as décadas e algumas delas continuam em uso como é o caso do termo “barra pesada”, muito usada nos anos 70 para insinuar que algo está difícil ou perigoso.

Exercício

Pegue o livro didático e resolva as questões 03 e 04 presentes nas páginas 68 e 69.

AULA 07 – 10/12/2020 (quinta-feira)

GRAFIA DE PALAVRAS MUITO PARECIDAS

Você já teve dúvida ao escrever uma palavra? Isso é muito comum, principalmente, quando as palavras têm uma pronúncia parecida. Vamos aprender como utilizar corretamente algumas palavras que são semelhantes na grafia e na pronúncia, mas que têm significados diferentes.

(12)

Lembre-se quando você tiver dúvida sobre o significado ou grafia de uma palavra consulte um dicionário.

Caso as dúvidas persistam, anote-as e pergunte ao professor.

Pegue seu livro didático e resolva a atividade presente nas páginas 71 e 72, questões 01, 02, 03, 04 e 05.

AULA 08 – 14/12/2020 (segunda-feira) ESCREVER NÃO É O MESMO QUE FALAR

Muitas pessoas pensam que fala e escrita são a mesma coisa. Mas será que são mesmo? Na verdade, a fala e a escrita são duas formas de utilizar o idioma. Pare um pouco e pense em algumas diferenças entre a modalidade falada e a modalidade escrita da língua.

Para entender melhor esse assunto pegue seu livro e abra-o na página 90, 91, 92 e 93. Leia com bastante atenção essas páginas. Em seguida, leia novamente a transcrição da entrevista com Leo Santos e resolva as questões 01 e 02 presentes na página 91 e 92.

AULA 09 – 17/12/2020 (quinta-feira) EXERCÍCIO

Leia com bastante atenção e resolva as questões 03 e 04 presentes nas páginas 95, 96 e 97 do livro didático de língua portuguesa.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

CRONOGRAMA DE ESTUDOS

DATA DIA DA

SEMANA

(13)

26/11/2020 Quinta-feira Interpretação textual / Tema: preconceito

Resolver atividade do compêndio (1ª e 2ª questões)

30/11/2020 Segunda-feira

Produção textual: cartaz

Produzir um cartaz seguindo as orientações do compêndio.

03/12/2020 Quinta-feira

Preconceito linguístico

Ler assunto no compêndio e estudar as páginas 65, 66 e 67 do livro. Resolver a atividade do livro páginas 66 e 67 (questões 01 e 02)

07/12/2020 Segunda-feira

Gíria

Ler assunto no compêndio e resolver as questões 03 e 04 do livro, presente nas páginas 68 e 69

10/12/2020 Quinta-feira

Grafia de palavras muito parecidas

Ler compêndio e resolver atividade do livro presente nas páginas 71 e 72 (questões 01, 02, 03, 04 e 05)

14/12/2020 Segunda-feira

Fala X escrita / escrever não é o mesmo que falar Estudar as páginas 90, 91, 92 e 93 do livro. Resolver as questões 01 e 02 presentes nas páginas 91 e 92

17/12/2020 Quinta-feira

Exercício do livro

Resolver as questões 03 e 04, presentes nas páginas 95, 96 e 97 do livro.

Referências

Documentos relacionados

Caso seja necessário um assento para bebê ou dispositivo de segurança para crianças, não serão.. aceitos os

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

neurotransmissores: o que são, como são sintetizados e quais nutrientes são necessários para a sua síntese ou sua atuação...

Prescrita a dose padrão para quem está com deficiência, em dois ou três meses deve-se refazer o exame para garantir que a deficiência foi sanada.. Esta

Sem instituições como família, tradição, cultura e religião, o indivíduo não se torna livre,.. mas incapaz

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Os testes de avaliação das competências de leitura e Contagem e cálculo incidem sobre as competências definidas no currículo nacional (plano curricular do ensino básico) para