• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica Dominical"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica

Dominical

16 de maio de 2021

Encontros com o Senhor Jesus

A parábola do bom samaritano

(2)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

2

Escola Bíblica Dominical

16 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 20

Encontros com o Senhor Jesus

Parte X - A parábola do bom samaritano

A

publicação desta

se-mana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal de 16 de maio de 2021.

No Brasil tivemos um total de 73.375 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta-dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 3.265 par-ticipações recebidas dos nos-sos irmãos em 33 países.

Tivemos ainda o recebimento de 1022 vídeos com a gravação das respostas, sendo 452 com a participação de crianças, inter-mediários e adolescentes. Foram recebidos 18 vídeos do exterior e 1004 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra-das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 1.194 Estados Unidos 969

América do Norte 985 Bolívia 716

América Central 602 Portugal 392

Europa 474 Rep. Dominicana 384

Ásia 10 Venezuela 241 Oceania 8 México 116 África 7 Chile 68 Panamá 60 Itália 58 Peru 48

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 16 de maio de 2021 Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 29,31% Estados Unidos 29,59%

São Paulo 15,71% Bolívia 21,93%

Minas Gerais 15,10% Portugal 11,76%

Rio de Janeiro 11,84% Rep. Dominicana 11,76%

Bahia 7,23% Venezuela 7,38%

Alagoas 3,49% México 3,55%

Rio Grande do Sul 3,05% Chile 2,08%

Paraíba 2,45% Panamá 1,84%

Pará 1,92% Itália 1,78%

Ceará 1,83% Peru 1,47%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(3)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte X - A parábola do bom samaritano

Síntese da palavra do

presidente

A

Escola Bíblia Domini-cal do dia 16 de maio de 2021 foi realizada ao vivo, com a parti-cipação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos os irmãos com a paz do Senhor!

Vamos dar início ao assunto que estamos abordando na Es-cola Bíblica Dominical: os en-contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões. Neste domingo, abordaremos alguns aspectos referentes à parábola do bom samaritano. Foi mostrado o caminho entre Jerusalém e Jericó, bem como os aspectos geográficos da re-gião.

Posteriormente, a palavra foi trazida pelo Pr. Gedelti. A fi-nalização foi feita pelo próprio Pr. Gilson, o qual apresentou as respostas provenientes de vários locais do Brasil e do ex-terior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros: Eu saúdo a todos com a paz do Senhor! Estamos, mais uma vez, na nossa Escola Bíblica Do-minical. Queremos dizer que o número de participantes* desta Escola Bíblica chegou a aproximadamente 78 mil. O que nos chama a atenção é a chegada de novos países agre-gados a este trabalho.

Estamos aprendendo, a cada dia, e vivendo a Palavra. Isso é muito importante para todos nós. Vamos nos ater à parábola

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

do bom samaritano. Várias per-guntas foram feitas às crianças.

Pergunta

Qual é o nome da parábola que está escrita no texto do Evangelho de Lucas, capítulo 10, versos 25 a 37?

As perguntas têm sido muito simples. Mas, ainda assim, al-guns não sabem o significado da história. Os pais estão se in-teressando acerca do ensino que tem sido trazido e ensina-do às crianças. As crianças de-ram a resposta: a parábola do bom samaritano.

Pergunta

Quem fez a primeira pergunta que está no verso 25? Qual foi a pergunta?

O doutor da lei foi quem fez a pergunta. E a pergunta foi: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Pergunta

No verso 26, o Senhor Jesus responde a pergunta do “dou-tor da lei” com duas perguntas. Quais foram essas perguntas? As perguntas feitas por Jesus foram: que está escrito na lei? Como lês?

(4)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

4

• BOLETIM ICM | 16 MAI. 2021

Encontros com o Senhor Jesus

Parte X - A parábola do bom samaritano

Pergunta

O “doutor da lei” sabia a res-posta? Em qual versículo está a resposta?

O doutor da lei fez uma nova pergunta: e quem é o meu pró-ximo? Ele estava perguntan-do uma coisa que não sabia? Não! Ele sabia porque já havia respondido ao Senhor Jesus quando disse:

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lu-cas 10:27).

Pergunta

Quantas e quais foram as per-guntas feitas pelo “doutor da lei” a Jesus? Cite os versículos. Então, o doutor da lei já sabia. Ele sabia tinha consciência de que os benefícios que ele tinha o seu próximo também deveria ter. Jesus, assim, começa a con-tar a parábola.

Vamos agora voltar a pergun-ta: quem é o meu próximo? O doutor da lei sabia? Sim! Mas o doutor da lei queria provar a Jesus para saber onde Ele iria chegar. O que o doutor da lei não sabia? Ele não sabia como amar o próximo. Ele sabia que amar ao próximo era uma ne-cessidade, mas não sabia como amar ao próximo.

Jesus, então, conta a história do homem que havia ficado no caminho entre Jerusalém e Jerico. O sacerdote passou por aquele homem, mas o deixou de lado. O sacerdote represen-tava, naturalmente, o culto, os ritos, as liturgias. A religião sabe fazer muitas coisas: o culto, os ritos, a liturgia. Mas isso não leva ninguém à vida eterna. O levita também passou por

aquele caminho. Também viu aquele homem, mas passou de largo. O levita conhecia muito bem a lei, mas não sabia apli-cá-la. Ele conhecia as escritu-ras profundamente, conhecia o ritual do culto, mas não sabia como aplicar. Assim, conhecer a Bíblia é suficiente? O conhe-cimento da Palavra é necessá-rio, mas não é suficiente. Tanto o sacerdote quanto o levita não conheciam aquilo que Jesus veio trazer. Não era um ritual, uma liturgia, mas uma opera-ção de salvaopera-ção a ser realizada na vida do homem.

Jesus usou a figura do samari-tano. Por que? Porque o sama-ritano era rejeitado pelo doutor da liei, pelo sacerdote, pelo le-vita. Os samaritanos eram re-jeitados pelos judeus. Quando traz a parábola, Jesus se refere ao homem que não tinha valor, não tinha direito a nada. Jesus se refere profeticamente a nós, os gentios. Não somos nada, não somos donos da verdade. Jesus estava mostrando que o ministério dele não era da lei, mas da graça. E o nosso próxi-mo é aquele para o qual que-remos melhor. E o que de me-lhor possamos querer para ele? Que ele desfrute da grande

salvação e de uma eternidade com Deus.

O que o samaritano fez? Pe-gou o doente, o homem que estava à beira do caminho. É a situação do homem. Há tan-tos discursos proferidos sobre a Palavra, mas o homem está morrendo. A religião tem um discurso, mas não socorre, não sabe socorrer. Mas o samarita-no pôs aquele homem sobre a sua cavalgadura e o levou para a estalagem. Este era o próxi-Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(5)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte X - A parábola do bom samaritano

mo. O próximo é aquele que está morrendo, está à beira do caminho.

O samaritano pegou o vinho e o azeite. O azeite foi derramado para curar aquilo que está do lado de fora: o mau testemu-nho, aquilo que não tem sig-nificância para o mundo. Era a unção, a bênção. O óleo que saiu da azeitona no monte das oliveiras foi o mesmo óleo que saiu quando Jesus foi prensa-do por nós. Era uma figura da morte de Jesus. Portanto, o seu próximo é aquele que vai co-nhecer a operação do Espírito Santo na sua vida. E também

o vinho: aquilo que cuida por dentro. O vinho é aquilo que traz a alegria da salvação. O seu próximo é aquele que está sen-do trazisen-do para a vida eterna. Estamos diante dos fatos co-locados por Jesus na parábola. E a pergunta se repete: quem é o seu próximo. Quem é ele? O seu próximo é aquele para o qual você está falando com ele sobre a vida eterna.

Precisamos partir para o enten-dimento da Palavra revelada. Não é falar mal do doutor da lei ou de outro qualquer. Mas é fa-lar da salvação para o seu próxi-mo. É leva-lo para a estalagem,

para a comunhão da igreja. Cada um vai viver a sua vida. Mas você vai deixar um com-promisso com aquela pessoa, com o seu próximo: deixar os dois dinheiros. Os dois dinhei-ros falam da morte e ressurrei-ção. É anunciar a morte e res-sureição de Jesus.

Quem é o seu próximo? Não é aquele que você está pregan-do e falanpregan-do coisas bonitas. É aquele que você está orando por ele, está em jejum por ele, anunciando a Palavra revelada a ele. Este é o seu próximo. E você vai precisar cuidar dele. Porque ele está morrendo. A religião está passando de largo. Mas há um povo que tem saí-do a campo para anunciar este projeto de salvação.

Aqueles que amam a Jesus vão buscar àqueles que estão à beira do caminho. São aque-les a quem o Senhor vai operar. É aquele no qual o óleo estará sendo derramado sobre a vida (a morte – o sacrifício de Jesus). Aqueles pelos quais o vinho também está sendo ministra-do. E a ressurreição é o vinho. É a vida eterna, a nova vida, o pentecostes, o batismo com o Espírito Santo, os dons espiri-tuais. Quem é o seu próximo? Esta é a pergunta que vai ficar. Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros

Presidente da Igreja Cristã Maranata

Aula de CIAs ministrada pela professora Giovanna Azevêdo

(6)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

6

• BOLETIM ICM | 16 MAI. 2021

Perguntas da Semana

16 a 23 de maio de 2021

Pergunta 2

Qual foi o maior proveito para sua vida espiritual? Seja objetivo (sintético).

Pergunta 1

Qual foi o melhor estudo sobre o assunto?

Pergunta 3 - Todos

Diga o nome da parábola que está descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 25, versos 1 a 13.

Encerramos com a parábola do bom samaritano, a primeira etapa dos estudos sobre os encontros com o Senhor Jesus. Só para recordar, duas perguntas:

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, acesse o en-dereço https://www.igrejacristamaranata. org.br/ebd/ebd-participacoes-em-video/

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do-minical/

Clique aqui para acessar

Pergunta 4 - Todos

Qual a relação profética, daquela parábola, com a vinda do Se-nhor Jesus?

O novo assunto da próxima Escola Bíblica Dominical será sobre “as parábolas de Jesus”, relacionadas à Sua vinda.

Pergunta 5 - Todos

Quais eram os requisitos para entrar na festa? a) O que era dado pelo Pai do noivo?

(7)

Atividades do Mês

Maio 2021

Programação das

classes de crianças,

intermediários e

adolescentes

O tema do estudo do mês de maio para as Crianças, Inter-mediários e Adolescentes é: “Bíblia, a Palavra de Deus”. As aulas têm como objetivo ensi-nar nossas crianças, intermedi-ários e adolescentes a valoriza-rem e praticavaloriza-rem os ensinos da Palavra de Deus.

Em decorrência da suspen-são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão

vei-culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata. org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

06/05 - 16h (YouTube) A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 13/05 - 16h (YouTube) A Palavra de Deus na vida de Davi - Sl 18:30 A Palavra de Deus na vida de Davi - 1 Cr 14:10 20/05 - 16h (YouTube)

A preciosa semente - Mt 13:3 (3 a 7 anos) A vitória de Jesus pela Palavra de Deus - Mt 4:4 (7 a 15 anos)

A preciosa semente - Mt 13:3

27/05 - 16h (YouTube) A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11 A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11

Orientação do Mês -

Ministérios e famílias

dos pastores e ungidos

Comunicamos às Igrejas e Pas-tores que no mês de maio/2021,

as intercessões serão em favor dos Ministérios e das Famílias dos Pastores e Ungidos.

“O qual nos fez também capa-zes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas

do espírito...” II Co 3:6

Abaixo segue o cronograma das orientações estabelecidas pelo Presbitério:

1ª Semana 03/05 a 08/05/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim 2ª Semana 10/05 a 15/05/2021 Jejuns 0h às 9h ou 17h até após o culto 3ª Semana 17/05 a 22/05/2021 Período de oração ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 24/05 a 30/05/2021 Visitas aos lares dos Pastores e Ungidos Pelos meios digitais

Fonte: Circular 048/21, de 01/05/2021 Fonte: Circular 049/21, de 02/05/2021

(8)
(9)

Informe Semanal

10 a 16 de maio de 2021

Programa Anunciando

o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se-mana, o programa “Anuncian-do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon-tros com o Senhor Jesus”. O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial

(10)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

10

• BOLETIM ICM | 16 MAI. 2021

Informe Semanal

10 a 16 de maio de 2021

Seminário Internacional

- A Palavra

Nesta semana foi dada conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Ma-ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen-te às somen-terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 29 (vinte e nove) no dia 11/05, que abordou o tema “Igreja Corpo de Cristo - Parte 2 - O que dizem os evangelhos?”.

Transmissão especial

para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 16 de maio de 2021, ocorreu a transmissão es-pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto-res, obreiros, jovens e senhoras. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se-guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per-gunta foi respondida pelo in-termediário Mateus Maia de Copacabana, Rio de Janeiro. Segunda pergunta: Esta per-gunta foi respondida pela criança Isabel Paes Martins de Itupiranga, Pará.

Terceira pergunta: A pergunta foi respondida pela adolescen-te Ana Vitória de Teresina, Piauí. Quarta pergunta: Esta pergun-ta foi respondida por Felipe Sa-raiva de Nilópolis, Rio de Janei-ro.

Quinta pergunta: Esta

pergun-ta foi respondida pela irmã Flávia Meireles de Curi-tiba, Paraná. Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo jovem Caio Ro-drigues de Ibipo-rã, Paraná.

Sétima ta: Esta pergun-ta foi respondida

pelo irmão Pedro Fernandes Lopes de Londrina, Paraná. E jovem Caio Rodrigues de Ibipo-rã, Paraná.

Oitava pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo irmão

Fran-cisco Weldon de Frei Inocêncio, Minas Gerais.

As transmissões foram realiza-das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

(11)

Informe Semanal

10 a 16 de maio de 2021

Transmissão especial

para as igrejas do

Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do exte-rior ocorreu neste do-mingo, 16 de maio de abril de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta edição foram apresen-tados os testemunhos de al-gumas das nossas igrejas em Cuba e Venezuela, as quais têm tido excelente participação na Escola Bíblica Dominical.

Pr. Denis Cordovi

Rodriguez

Cuba

Igreja em Havana

Cumprimentamos os amados irmãos, Pastor Gilson e todos os pastores do Presbitério com a paz do Senhor. Através deste vídeo queremos falar cerca de como estamos fazendo o tra-balho com as perguntas da Es-cola Bíblica Dominical. Aqui te-mos a possibilidade de internet. Então, os vídeos faço downlo-ad no meu telefone celular do YouTube e passo para o com-putador. E, depois então, para um pen drive e assim todos os irmãos podem ver os víde-os. As perguntas enviamos por mensagem de texto ou escrita manualmente também. Os ir-mãos, na terça-feira, fazem um culto. E aí se reúnem por famí-lia ou grupo que dão as respos-tas da Escola Bíblica Dominical. Isso está trazendo uma grande benção, já que os irmãos estão tendo experiências de Revela-ção. Além disso traz muita mo-tivação a igreja pois os irmãos estão envolvidos neste desejo de buscar responder,

especial-mente nesse tempo Profético onde há muita frieza espiritual em muitas congregações, por-que não se podem reunir, mas Deus tem sido grande e mara-vilhoso permitindo-nos ter essa possibilidade de reunirmos e responder estas perguntas. Por isso glorificamos ao Senhor e damos graças a Deus por tudo. Bem, recebam um forte abraço daqui de Havana, Cuba.

Irmã Yamilk

Cuba

Igreja em Bayamo

Para todos a paz do Senhor. Sou aqui da Província de Gran-ma. Nos reunimos aqui o grupo na casa do obreiro Tito (Mariel). Agradecemos aos que produ-zem essas mensagens de vídeo e gravações, agradecemos ao Senhor por nos permitir chegar a nós por esse meio, por “live”, agradecemos a todos pela co-laboração. Oramos pelo pastor Gedelti que é um senhor de

(12)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

12

• BOLETIM ICM | 16 MAI. 2021

Informe Semanal

10 a 16 de maio de 2021

idade, porém oramos por ele e por sua saúde e que esteja se cuidando. Saudamos a todos com a paz do Senhor.

Pr. Rufino Mellado

Venezuela

Igreja em Guayabita

Nossas igrejas na Venezue-la estão concentradas em Guayabita, onde temos a igre-ja Central. Tínhamos um traba-lho em Maracay e agora temos dois trabalhos no município de Turmero, cidade anexa a Ma-racay. Os trabalhos estão em La Julia e Paya. Ouro trabalho em Polvorin, um balneário per-to de Guayabita. Trabalho ou Ponto de Pregação.O Pastor Rufino Mellado é o pastor das igrejas locais. Ele é venezue-lano e reside em Guayabita. A igreja tem enviado centenas de participações na EBD, nas últimas Escolas Bíblicas Domi-nicais foram mais de 200. A paz do Senhor Jesus. Com-partilhar este vídeo sobre a Es-cola Bíblica Dominical é uma grade bênção. Há muitas difi-culdades, mas que não vamos falar aqui, pois as dificuldades nos fazem buscar recursos, e estes recursos que temos bus-cado são: Oração e o Corpo. Po-demos ver isso neste verso que foi revelado pelo Senhor, em Neemias 2:18, quando Neemias fala ao povo para reedificar os muros de Jerusalém. “Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. En-tão disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.” Esfor-çar as mãos para o bem é ser-vir em toda boa Obra do nosso Senhor, como Corpo de Cristo.

Temos comtemplado por meio dos Grupos de Assistência, por meio de nossos irmãos no Brasil, como nós estamos uni-ficados em um só Corpo para contribuir com a Escola Bíblica Dominical. A paz do Senhor Je-sus!

Irmã Rosana Mellado

Venezuela

Igreja em Guayabita

A paz do Senhor Jesus. Sou A importância da EBD para nós tem sido uma experiência extraordinária, uma vez que quando nos reunimos, em uma das igrejas, o aprendizado que proporciona a cada um dos ir-mãos, as revelações que eles têm, enche aqueles que não tido revelação, e a cada dia es-tamos em busca constantes. Outro ponto que nos tem ale-grado muito é a participação das crianças. Em cada Escola Bíblica Dominical, elas sempre participam. Também, quan-do as senhoras aprofundam o tema, no culto das quartas-fei-ras, as crianças também par-ticipam esclarecendo muitas dúvidas. Os Intermediários en-riquecem muito mais com per-guntas que nós, como adultos, não temos mesma facilidade que elas. As crianças observam detalhes que tem nos enrique-cido muito. A paz do Senhor a todos.

Obreiro John Mellado

Venezuela

Igreja em Guayabita

A paz do Senhor, pastor. Em relação à Escola Bíblica Domi-nical e as contribuições, temos tido algumas estratégias e uma das principais é pelo Gru-po de Assistência. Escrevemos

aos nossos irmãos para que eles enviem as contribuições, muitas vezes por SMS, pelo WhatsApp ou por texto, porque temos dificuldade para nos co-municar e as contribuições que nos são enviadas, muitas vezes temos que esperar para termos sinal. Muitas vezes aguardamos até meia-noite, ou uma hora da manhã, para entrar no site. Outra estratégia importante é reunirmos às segundas-feiras depois do Culto de Glorifica-ção; e ali juntos com os irmãos, discutimos sobre as perguntas, participamos e enviamos as respostas ao pastor e dali são enviadas para o Brasil. A paz do Senhor. Um abraço para todos.

(13)

Informe Semanal

10 a 16 de maio de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados. Motivo % Espiritual 30,31 Enfermidade 26,97 Familiares 13,62 Outros 10,95 Vida Secular 7,48 Conjugal 4,14 Profissional 3,87 Litígio Justiça 1,20 Livramento 0,80 Sentimental 0,67 Total Geral 100 Período de apuração: 09/05 a 15/05/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan-demia do Coronavirus (CO-VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a

ne-cessidade de seguir as orienta-ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen-sáveis para o momento. O co-municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de

reu-niões com aglomeração, em observância às orientações da-das pelas autoridades sanitá-rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua-dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra-sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 5.351 3.711 1.461

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 95 85

Apuração: 15/05/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

30,31% 26,97% 13,62% 10,95% 7,48% 4,14% 3,87% 1,20% 0,80% 0,67% Espiritual Enfermidade Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Litígio Justiça Livramento Sentimental

(14)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

14

• BOLETIM ICM | 16 MAI. 2021

Agenda da Semana

17 a 23 de maio de 2021

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 21/05 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 23/05 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 20/05 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 23/05 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 23/05 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

(15)

Agenda da Semana

17 a 23 de maio de 2021

Seminário Internacional - A Palavra

Data: 18/05 (Terça-feira) Horário: 19h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Oração ao Meio-Dia Data: 17 a 22 de maio

Horário: 12h

Local: Rádio e TV Web Maanaim

(16)

Referências

Documentos relacionados

Paraguai com a Escola Bíblia Dominical e com os cultos tem sido de grande benção para os irmãos aqui, temos um grupo grande, um grupo importante de irmãos, de famílias que

to, Rodeiro, Rosa Neves, Rosário, Rosário da Limeira, Sabará, Sabinópolis, Sagrada Família, Sagrado Cora- ção de Jesus, Salão Aeroporto, Salgado Filho, Salinas, Santa Barbara,

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor! Neste domingo, abordaremos as per- guntas referentes ao seminário geral ocorrido no dia 5 de junho de 2021. Daremos uma peque- na

Isso tem transformado a mulher e tem provocado um crescimento cultural muito grande para a ala feminina bem como para a sociedade, e não podemos negar que essa busca tem dado

Diga o nome da parábola que está descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 25, versos 1 a 13. Agora entramos no assunto da parábola das dez virgens. Era um casamento, a referên-

Santa Rosa, Resplendor II, Retiro, Revés do Belém, Riacho I, Rio Branco, Rio Casca, Rio Pomba, Rio Preto, Rosa Neves, Sabará, Sagrada Fa- milia, Sagrada Família, Sagrado Coração

Itabela, Afligidos (Casadinha), Agrovila, Agrovila 12, Alagoinhas, Aldeia Barra Velha, Alecrim II, Alto da Boa Vista, Alto da Colina, Alto da Terezinha, Alto de

Santa Rosa, Residencial Betania, Resplendor I, Retiro, Revés do Belém, Riacho I, Rio Branco, Rio Casca, Rio Pomba, Rio Preto, Rosa Neves, Sabará, Sagrada Familia, Sa-