• Nenhum resultado encontrado

Tutorial sobre o MineraFórum I. Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tutorial sobre o MineraFórum I. Introdução"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Tutorial sobre o MineraFórum

I. Introdução

O MineraFórum é um minerador de textos para fóruns de discussão. A ferramenta realiza um mapeamento dos principais conceitos relacionados ao tema em debate, calculando a relevância de cada mensagem postada no fórum. Através do MineraFórum o professor pode analisar mais rapidamente um fórum de discussão. Com esta análise, o docente consegue identificar quais alunos estão discutindo os conceitos relacionados ao tema do debate, quais discentes ainda não apresentaram textos abordando os conceitos e quais apresentaram as contribuições mais relevantes dentro do tópico proposto.

Após acessar o tópico de uma discussão dentro de um ambiente virtual de aprendizagem, e acionar o MineraFórum, os passos para utilização do software são:

1.1. Acessar a aba “Texto de referência”.

1.2. Escolher um texto que aborde os principais conceitos relacionados ao tópico da discussão do fórum. Este texto de referência poderá ser informado ao MineraFórum de duas formas:

a) O texto pode ser digitado na área branca.

b) O texto pode ser lido pelo MineraFórum, escolhendo-se o menu Arquivo”, opção “Importar texto de referência”.

1.3. Na aba “Texto de referência”, pode-se pressionar o botão “Extrair conceitos”. Esta opção faz com que o MineraFórum crie uma base dos conceitos mais importantes do texto de referência.

1.4. Ao invés de informar um texto de referência para o MineraFórum, pode-se construir manualmente uma base de conceitos. Para construí-lo é necessário:

a) Acessar a aba “Base de conceitos”.

b) Digitar um conceito na área branca em frente à frase “Novo conceito”, e pressionar o botão “enviar”.

c) É possível digitar vários conceitos, um a um.

d) Os conceitos digitados podem ser relacionados uns aos outros. Para fazer o relacionamento, primeiro escolhe-se um conceito na área “Conceitos”, depois escolhe-se um conceito na área “Conceitos não relacionados”, e então pressiona-se o botão “Adicionar conceito relacionado”. Para desfazer um relacionamento, escolhe-se um conceito na área “Conceitos relacionados”, e pressiona-se o botão “Remover conceito relacionado”.

1.5. Na aba “Base de conceitos”, pode-se pressionar o botão “Gerar grafo” para visualizar o grafo dos conceitos do texto de referência.

1.6. Na aba “Minerar fórum”, os botões possibilitam os seguintes recursos:

a) O botão “Minerar fórum” realiza a análise das mensagens postadas pelos alunos no fórum. As informações exibidas são: nome do fórum; data da mineração; total de mensagens redigidas por todos os alunos. Para cada aluno, são exibidos: nome completo; total de mensagens postadas; média da relevância das mensagens. Para cada mensagem, são exibidos o valor da relevância e quatro links ([Info] [Mensagem] [Conceitos texto] [Conceitos fórum]).

 Link [Info]: informa a quantidade de vezes que a mensagem foi citada no fórum e se a mensagem é similar a alguma outra.

 Link [Mensagem]: exibe os primeiros caracteres da mensagem.

 Link [Conceitos texto]: apresenta os conceitos indicados pelo texto de referência que foram encontrados na mensagem.

 Link [Conceitos fórum]: exibe os principais conceitos citados no fórum que foram encontrados na mensagem.

b) O botão “Grafo do fórum” possibilita a visualização do grafo gerado com os principais conceitos citados nas mensagens postadas no fórum.

c) O botão “Ver similaridades” apresenta as mensagens similares que foram postadas no fórum. d) O botão “Exibir conceitos” permite visualizar quais foram os alunos que citaram cada um dos

principais conceitos relacionados ao tema do debate.

e) O botão “Exibir gráfico” apresenta um gráfico um gráfico com a média das relevâncias das mensagens postadas pelos alunos.

f) O botão “Salvar resultados” possibilita que os resultados da análise do MineraFórum sejam gravados em um arquivo HTML.

(2)

II. O MineraFórum possui três abas principais: 1. Texto de referência.

Nesta aba você poderá digitar e/ou colar um texto de referência sobre o tema debatido no fórum de discussão. Este texto pode estar em três tipos de formatos: “.txt”, ”.pdf” e ”.doc”.

Depois de colocar o texto de referência, se por acaso, você tiver colocado o texto errado, ou por algum motivo quiser excluir o texto carregado, basta pressionar o botão “Limpar texto”.

O MineraFórum constrói uma base de conceitos através do número de ocorrências de cada palavra do texto (que não sejam stopwords (palavras consideradas irrelevantes)). Se você quiser configurar o número de ocorrências, basta dar um clique em cima da seguinte mensagem abaixo do botão “Extrair conceitos”: “Configurações para mineração do texto de referência”.

Após o clique na mensagem, aparecerá uma nova janela onde você pode manter a frequência mínima de ocorrências das palavras no modo automático, ou digitar outro valor.

(3)

Ao pressionar o botão “Extrair conceitos”, o MineraFórum construirá uma base dos conceitos que mais ocorreram dentro do texto de referência.

2. Base de conceitos.

Nesta aba há uma coluna com todos os conceitos extraídos do texto de referência (coluna 1), uma outra coluna ao lado com todos os conceitos relacionados a cada palavra da coluna 1 (coluna 2), e outra com todos os conceitos não relacionados àquelas determinadas palavras da 1ª coluna (coluna3).

Caso você queira alterar a 2ª ou a 3ª coluna para acrescentar um conceito ou retirar um conceito de uma coluna para outra, relativa a uma determinada palavra da 1ª coluna, basta usar os seguintes botões:

(4)

• “Adicionar conceito relacionado”: você irá selecionar alguma palavra que está na coluna dos conceitos não-relacionados, e depois clicar neste botão. Assim esta palavra irá aparecer na coluna dos conceitos relacionados.

• “Remover conceito relacionado”: você irá selecionar alguma palavra que está na coluna dos conceitos relacionados, e depois clicar neste botão. Assim esta palavra irá aparecer na coluna de conceitos não relacionados.

Note que acima destes botões aparece a frequência mínima escolhida na aba anterior.

Também há a opção de inserir um novo conceito que não esteja na base, mas que você possa achar relevante. Basta digitá-lo no campo de texto e clicar no botão “enviar”.

O botão “Grafo da base de conceitos” exibe um grafo com os conceitos das colunas 1 e 2. Os nós do grafo são exibidos com a cor vermelha. Quanto maior for o tamanho do nó, maior foi a freqüência do conceito no texto de referência.

O botão “Grafo da base de conceitos e do fórum” exibe um grafo com os conceitos das colunas 1 e 2, apresentando também os conceitos utilizados nas mensagens postadas no fórum. Os nós do grafo que representam conceitos do texto de referência são exibidos com a cor vermelha. Os nós do grafo que

(5)

representam conceitos utilizados nas postagens possuem a cor verde. Quanto maior for o tamanho do nó, maior foi a freqüência do conceito.

3. Minerar fórum.

Nesta aba você poderá realizar as seguintes ações:

• O botão “Minerar fórum” realiza a análise das mensagens postadas pelos alunos no fórum.

As informações exibidas são: nome do fórum; data da mineração; total de mensagens redigidas por todos os alunos. Para cada aluno, são exibidos: nome completo; total de mensagens postadas; média da relevância das mensagens. Para cada mensagem, são exibidos o valor da relevância e quatro links ([Info] [Mensagem] [Conceitos texto] [Conceitos fórum]).

 Link [Info]: Informa a quantidade de vezes que a mensagem foi citada no fórum e se a mensagem é similar à outra.

 Link [Mensagem]: Exibe os primeiros caracteres da mensagem.

 Link [Conceitos texto]: Apresenta os conceitos indicados pelo texto de referência que foram encontrados na mensagem.

 Link [Conceitos fórum]: Exibe os principais conceitos citados no fórum que foram encontrados na mensagem.

• O botão “Grafo do fórum” possibilita a visualização do grafo gerado com os principais conceitos citados nas mensagens postadas no fórum.

(6)

• O botão “Ver similaridades” apresenta as mensagens similares que foram postadas no fórum.

• O botão “Exibir conceitos” permite visualizar quais foram os alunos que citaram cada um dos principais conceitos relacionados ao tema do debate.

• O botão “Exibir gráfico” apresenta um gráfico um gráfico com a média das relevâncias das mensagens postadas pelos alunos.

• O botão “Salvar resultados” possibilita que os resultados da análise do MineraFórum sejam gravados em um arquivo HTML.

Além disso, independente destas abas, há opções no menu principal relacionadas à ferramenta, que são:

1. “Arquivo”: neste item há opções relacionadas ao texto de referência, à base de conceitos, e alguns itens relevantes para a mineração. Estas opções são:

1.1. “Importar texto de referência”: ao selecionar esta opção, aparecerá uma janela, na qual será possível carregar o texto de referência.

1.2. “Salvar base de conceitos”: ao selecionar esta opção, você poderá gravar a base de conceitos gerada pelo MineraFórum (a partir da extração feita do texto de referência), ou que foi criada por você. A base de conceitos será gravada em um arquivo com extensão “.txt”.

1.3. “Carregar base de conceitos”: ao selecionar esta opção, irá aparecer uma janela onde você poderá carregar uma base de conceitos que foi previamente gravada.

1.4. “Limpar base de conceitos”: ao selecionar esta opção, os conceitos serão excluídos da base que está sendo utilizada.

(7)

1.5. “Carregar equivalentes semânticos”: ao selecionar esta opção, irá aparecer uma janela, para carregar um arquivo contendo uma lista de palavras que possuem equivalência semântica. Este recurso é opcional.

1.6. “Carregar stopwords”: ao selecionar esta opção, irá aparecer uma janela, para carregar um arquivo contendo uma lista de stopwords, isto é, palavras que são irrelevantes para a mineração de textos (palavras que não são tão importantes para determinar o conteúdo e o sentido do texto). Este recurso é opcional, uma vez que o MineraFórum já possui uma lista de stopwords interna.

1.7. “Carregar thesaurus”: ao selecionar esta opção, você poderá carregar um arquivo contendo um thesaurus de sua escolha. Este recurso é opcional, uma vez que o MineraFórum já possui um thesaurus interno. Caso o usuário não indique, o thesaurus a ser empregado pelo MineraFórum utilizará a base de dados TEP 2.0, proposta por Maziero et al. (2008), Dias-da-Silva et al. (2000), Dias-da-Silva e Moraes (2003). O TeP 2.0 é uma extensão do TeP (Thesaurus Eletrônico para o Português do Brasil), que foi desenvolvido segundo os pressupostos da WordNet de Princeton (MAZIERO et al., 2008). Disponível para download em http://www.nilc.icmc.usp.br/tep2/download.htm

2. “Configurações”: neste item é possível informar um valor (entre 1.0 e 5.0) para o nível de análise da relevância das mensagens. O nível 1.0 indica ao MineraFórum para utilizar rigor mínimo, enquanto o nível 5.0 indica o rigor máximo.

3. “Ajuda”: neste item há outras opções relacionadas às informações sobre esta ferramenta, como a sua versão e este tutorial. Estas opções são:

3.1. “Versão”: ao selecionar esta opção, você encontrará informações referentes ao ano de lançamento e ao número do protótipo (atualização) deste software.

3.2. “Tutorial”: ao selecionar esta opção, você encontrará informações para auxiliar e facilitar o uso da ferramenta.

4. “Idioma/Language”: nesta opção é possível escolher o idioma de sua preferência, para utilizar a ferramenta: Português e Inglês.

III. Alguns arquivos utilizados pelo MineraFórum necessitam de uma sintaxe específica, como:

1. O arquivo que contém as mensagens do fórum será passado como parâmetro para o applet do MineraFórum. Este arquivo deve possuir a seguinte sintaxe:

#NomeForum#[50]

Nome do fórum de discussão #Aluno#

(8)

#Mensagem#[1,5]

Mensagem redigida pelo aluno, cujo nome foi citado acima. #Aluno#

Nome do aluno que escreveu a mensagem abaixo. #Mensagem#[2,0]

Mensagem redigida pelo aluno, cujo nome foi citado acima. Obs.:

#NomeForum#[50]

Significa que 50 mensagens foram postadas no fórum, incluindo alunos, professores e tutores. #Mensagem#[1,5]

Significa que a mensagem possui código 1 e foi citada 5 vezes no fórum #Mensagem#[2,0]

Significa que a mensagem possui código 2 e foi citada 0 vezes no fórum Obs.:

1)Caso não exista a possibilidade de descobrir a quantidade de mensagens postadas no fórum, deve-se colocar apenas os colchetes, da seguinte forma:

#NomeForum#[]

2)Caso não exista a possibilidade de descobrir o código da mensagem nem do numero de vezes que a mensagem foi citada no fórum, deve-se colocar apenas os colchetes e a virgula, da seguinte forma: #Mensagem#[,]

2. O arquivo que contém as stopwords pode ter várias linhas, onde cada uma indica uma palavra que é considerada como stopword.

3. O arquivo que contém o thesaurus deve possuir a seguinte sintaxe: numero_linha. [tipo do termo] {termo1, termo2, ... , termoN} Exemplo:

1. [Verbo] {exagerar, exceder, quinta-essenciar, rebuscar, refinar, requintar}

4. O arquivo que contém os equivalentes semânticos pode ter várias linhas, onde cada uma indica os termos que possuem equivalência semântica. Os termos são separados por vírgula, e ficam entre chaves. O formato de cada linha do arquivo é:

{termo1, termo2, ... , termoN}

5. O MineraFórum está configurado para trabalhar com “arquivos texto” no formato UTF-8, mas esta configuração pode ser alterada. Todos os “arquivos texto” a serem carregados no MineraFórum devem estar no formato que foi configurado para a ferramenta.

6. Para executar o applet do MineraFórum, a página HTML deve informar quatro parâmetros: • forum: localização do arquivo que contém as mensagens extraídas do fórum

• tutorialportugues: localização do arquivo do tutorial em português • tutorialingles: localização do arquivo do tutorial em inglês

• charsetArquivos: codificação de caracteres dos arquivos que serão utilizados pelo MineraFórum Exemplo:

<applet code="gui/Web" archive="S_TextMining.jar" width=800 height=600> Your browser doesn't support applets! Try another one.

(9)

<param name=forum value='<?=$linkArquivoForum?>'>

<param name=tutorialportugues value='tutorial_mineraforum_portugues.pdf'> <param name=tutorialingles value='tutorial_mineraforum_ingles.pdf'>

<param name=charsetArquivos value='UTF-8'> </applet>

Referências

Documentos relacionados

Capítulo 7  –  –  Análise das Demonstrações Análise das Demonstrações Financeiras  Financeiras  –  –  Aplicações Práticas  Aplicações Práticas ..

A utilização de bloco de silicone sólido de índice baixo de dureza, de 10 a 30 Shore A, na correção cirúrgica de pectus excavatum nos pacientes do gênero masculino pode

Por serem considerados os mais bem-sucedidos na história econômica, no que se refere ao controle dos índices de inflação, destacam-se o Plano de Ação Econômica do

São sistemas reais de óxido redução uma vez que possuem um comportamento que depende apenas da mudança de potencial do sistema e não da mudança de concentração dos reagentes:..

Após este período, a queda progressiva nos níveis de progesterona indica o início da regressão luteal, destacando-se também o aumento na expressão de receptores de estrógeno

O Conselho de Administração deliberará por maioria de seus membros presentes, exceto no que tange às operações envolvendo a União, suas autarquias e fundações, bem

O presente Plano Complementar de Realocação dos Imóveis do Jatobá se justifica pela necessidade de direcionar a execução de um conjunto de medidas de gestão voltadas a assegurar

As fronteiras de Roraima refletem o posicionamento brasileiro principalmente na integração entre instituições públicas de segurança e fiscalização com as forças armadas em