• Nenhum resultado encontrado

Bol. da Pm n.º 078 03MAI Prova e Gabarito CGCN 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da Pm n.º 078 03MAI Prova e Gabarito CGCN 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aj G

Bol da PM n.º 078 - 03 Mai 16

3

a) 6 (seis) semanas: O estágio será realizado no período de 02 de maio de 2016 a 10 de junho de 2016, tendo 25 (vinte e cinco) horas semanais; e

b) Os 1º Tenentes estagiários deverão ser reapresentados à APM D. João VI, no dia 13 de junho de 2016;

3) Uniformes:

a) O próprio para o serviço.

(Ref. CI/PMERJ/APM-DJVI/771/2016, de 27abr16)

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota nº 847, de 29ABR16 DGEI/2)

3. DGEI

BOPE

1º CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES E

NEGOCIAÇÃO 2016 (CGCN 2016)

PROCESSO SELETIVO - EXAME

INTELECTUAL

PROVA E GABARITO

PUBLICAÇÃO

O Comandante-Geral no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, face à CI/PMERJ/BOPE nº 932/2016, de 29/04/2016, PUBLICA a Prova e o Gabarito do Exame Intelectual referente ao processo seletivo para o CGCN 2016, a saber:

Questão 1 - O que é ''Crise''?

a. ( ) É um evento ou situação crítica, que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar a preservação de vidas humanas e a preservação da ordem pública.

b. ( ) É um evento ou situação crítica, que exige uma resposta rápida da polícia, a fim de assegurar a preservação de vidas humanas e a aplicação da lei.

c. ( ) É um evento ou situação crítica, que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar a preservação de todos envolvidos.

d. ( ) É um evento ou situação crítica, que exige uma resposta especial da polícia, a fim de assegurar a preservação de vidas humanas e a aplicação da lei.

Questão 2 - O que é “Resposta Formal”?

a. ( ) Entende-se por resposta formal, aquela que utiliza capacidades preestabelecidas, em vez de reações emocionais ou intuitivas, em situações que exijam tomadas de decisões rápidas e frequentemente cruciais, em um ambiente de pressão ou coação.

b. ( ) Entende-se por resposta formal, aquela que utiliza capacidades preestabelecidas, em situações que exijam tomadas de decisões rápidas e frequentemente cruciais, em um ambiente de pressão ou coação.

c. ( ) Entende-se por resposta formal, aquela que utiliza capacidades preestabelecidas, em vez de reações emocionais ou intuitivas, em situações que exijam tomadas de decisões sem preocupação com prazos, em um ambiente de pressão ou coação.

(2)

Aj G

Bol da PM n.º 078 - 03 Mai 16

4

Questão 3 - Cite dois fatores necessários para proporcionar capacidade de responder uma crise.

a. ( ) Ter uma equipe de Gerenciamento de Crises preparada para responder de imediato a qualquer situação de crise e administrá-la; e Considerar e treinar procedimentos de contingência pré-planejados para manter a estabilidade dos serviços e o sucesso da missão.

b. ( ) Ter uma equipe de Gerenciamento de Crises preparada para responder de imediato a qualquer situação de crise e administrá-la; e Considerar e treinar procedimentos de contingência pré-planejados para manter a estabilidade dos serviços e o isolamento do local.

c. ( ) Ter uma equipe de Gerenciamento de Crises preparada para responder a qualquer situação de desastre ou crise e administrá-la; e Considerar e treinar procedimentos de contingência pré-planejados para manter a estabilidade dos serviços.

d. ( ) Ter uma equipe de Gerenciamento de Crises preparada para responder de imediato a qualquer situação de crise e administrá-la; e Considerar e treinar procedimentos de contingência pré-planejados para manter a estabilidade dos serviços.

Questão 4 - O que é uma equipe de gerenciamento de crise?

a. ( ) Grupo de indivíduos com as qualificações técnicas e a disciplina profissional para responder a uma crise, sendo responsável pela avaliação da ameaça e dento dos parâmetros legais, pelo direcionamento de todas as atividades de gerenciamento.

b. ( ) Grupo de indivíduos com as qualificações técnicas para responder a uma crise, sendo responsável pela avaliação da ameaça e dento dos parâmetros legais, pelo direcionamento de todas as atividades de gerenciamento e negociação.

c. ( ) Grupo de indivíduos com as qualificações técnicas e experiência profissional para responder a uma crise, sendo responsável pela avaliação da ameaça e dento dos parâmetros legais, pelo direcionamento de todas as atividades de gerenciamento.

d. ( ) Grupo de indivíduos com as qualificações técnicas e a disciplina profissional para responder a uma crise com o uso das alternativas táticas.

Questão 5 – Sendo o primeiro policial militar que se deparou com uma crise com refém marque, apenas, a resposta onde você deve observar 03 (três) dos procedimentos necessários para atuar.

a. ( ) Informar a SOP de sua respectiva OPM a assunção da ocorrência, com todas as informações colhidas no local até o momento; Não deverá tomar qualquer atitude antes da chegada da tropa especializada; e Cercar as prováveis vias de fuga do criminoso confinado, com o apoio dos demais policiais militares designados pela SOP da OPM, para apoiar o condutor da ocorrência no local.

b. ( ) Informar a SOP de sua respectiva OPM a assunção da ocorrência, com todas as informações colhidas no local até o momento; Não deverá tomar atitudes que possam comprometer a integridade física do refém (agravar a crise); e Cercar as prováveis vias de fuga do criminoso confinado, com o apoio dos demais policiais militares designados pela SOP da OPM, para apoiar o condutor da ocorrência no local.

c. ( ) Informar a SOP de sua respectiva OPM a assunção da ocorrência, com todas as informações colhidas no local até o momento; Não deverá tomar atitudes que possam comprometer a integridade física do refém (agravar a crise); e Deixar sempre uma rota de fuga para os criminosos, para se evitar um mal maior.

(3)

Aj G

Bol da PM n.º 078 - 03 Mai 16

5

Questão 6 - Qual o papel do “Negociador Inicial”?

a. ( ) Caso seja necessário, o condutor da ocorrência ou o oficial que estiver no local, comunicar-se-á com o criminoso antes da chegada do negociador do BOPE.

( ) Caso seja necessário, o condutor da ocorrência ou policial militar que chegou primeiro no local, comunicar-se-á com o criminoso antes da chegada do negociador do BOPE.

b. ( ) Caso seja necessário, o condutor da ocorrência ou policial militar mais graduado no local, comunicar-se-á com o criminoso antes da chegada do negociador do BOPE.

c. ( ) Caso seja necessário, o condutor da ocorrência ou policial militar mais graduado no local, comunicar-se-á com os reféns antes da chegada do negociador do BOPE.

Questão 7 - Você foi o primeiro a chegar em uma situação de crise. Como negociador inicial mar-que, somente, a resposta onde você deve observar 03 (três) das regras de conduta para atuar.

a. ( ) Mantenha uma distância segura do criminoso (não se exponha); Não interrompa o criminoso enquanto ele fala, pelo contrário, estimule-o a falar o máximo possível; e Atender as exigências do criminoso, porém, sempre usando o bom senso.

b. ( ) Mantenha uma distância segura do criminoso, mas não o perca de vista; Não interrompa o criminoso enquanto ele fala, pelo contrário, estimule-o a falar o máximo possível; e Não se comprometa a atender as exigências do criminoso, informe que encaminhará aos seus superiores hierárquicos as solicitações dele.

c. ( ) Mantenha uma distância segura do criminoso (não se exponha); Não interrompa o criminoso enquanto ele fala, pelo contrário, estimule-o a falar o máximo possível; e Não se comprometa a atender as exigências do criminoso, atenda apenas o que for para segurança dos reféns.

d. ( ) Mantenha uma distância segura do criminoso (não se exponha); Não interrompa o criminoso enquanto ele fala, pelo contrário, estimule-o a falar o máximo possível; e Não se comprometa a atender as exigências do criminoso, informe que encaminhará aos seus superiores hierárquicos as solicitações dele.

Questão 8 - O oficial de operações do Batalhão da área chegou na ocorrência, a ele cabe a avaliação para o acionamento do Bope, quais os fatores que ele deve levar em consideração?

a. ( ) Deverá avaliar acerca da necessidade de acionamento do BOPE, mediante os relatos dos policiais envolvidos na ocorrência; Entrar em contato com o Comandante de sua OPM, informando-lhe com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento; Entrar em contato com o OFICIAL DE OPERAÇÕES do BOPE, informando-lhe, com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento, (pré-acionamento do BOPE).

b. ( ) Deverá avaliar acerca da necessidade de acionamento do BOPE, mediante análise do caso concreto em andamento; Entrar em contato com o Comandante de sua OPM, informando-lhe com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento; Entrar em contato com o OFICIAL DE OPERAÇÕES do BOPE, informando-lhe, com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento, (pré-acionamento do BOPE).

c. ( ) Deverá avaliar acerca da necessidade de acionamento do BOPE, mediante análise do caso concreto em andamento; Entrar em contato com o Chefe do EMG, informando-lhe com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento; Entrar em contato com o OFICIAL DE OPERAÇÕES do BOPE, informando-lhe, com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento, (pré-acionamento do BOPE).

(4)

Aj G

Bol da PM n.º 078 - 03 Mai 16

6

policiais envolvidos na ocorrência; Entrar em contato com o Chefe do EMG, informando-lhe com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento; Entrar em contato com o OFICIAL DE OPERAÇÕES do BOPE, informando-lhe, com a maior brevidade possível, todos os detalhes da ocorrência em andamento, (pré-acionamento do BOPE).

.

Questão 9 - Suponha que você está de serviço no GNA, e o BOPE é acionado para ocorrência com reféns, o oficial de operações o chama para pegar algumas orientações, o que deve ser questionado ao ofi-cial supervisor da área da ocorrência? A quem ele deve repassar as informações? E o que ele tem que ajus-tar para saída da U.I.T.?

a. ( ) Coletar o maior número de dados possíveis para subsidiar a futura ação da UIT; Comunicar o fato ao Chefe do EMG; Preparar os recursos materiais e humanos, que compõem a fração da Unidade de Intervenção Tática.

b. ( ) Comunicar o fato ao Chefe do EMG; Assumir o Comando do ISOLAMENTO DA ÁREA e do CERCO AO LOCAL onde se desenvolve o evento.

c. ( ) Coletar o maior número de dados possíveis para subsidiar a futura ação da UIT; Comunicar o fato ao Comandante do BOPE; Preparar os recursos materiais e humanos, que compõem a fração da Unidade de Intervenção Tática.

d. ( ) Comunicar o fato ao Comandante do BOPE; Assumir o Comando do ISOLAMENTO DA ÁREA e do CERCO AO LOCAL onde se desenvolve o evento.

Questão 10 - Com base na Instrução Normativa PMERJ/EMG-PM3 N.º 008/15, a resposta formal apresentada pela PMERJ, nas ocorrências que envolvam a tomada de reféns é:

a. ( ) Nas ocorrências que envolvam a tomada de reféns (crise com reféns) o COE é a resposta formal.

b. ( ) Nas ocorrências que envolvam a tomada de reféns (crise com reféns) o BOPE e o COE são a resposta formal.

c. ( ) Ocorrências que envolvam a tomada de reféns (crise com reféns) o BOPE, CHOQUE e o BAC são a resposta formal.

d. ( ) Nas ocorrências que envolvam a tomada de reféns (crise com reféns) o BOPE é a resposta formal.

Prova do CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO (CGNC).

Questão GABARITO

A B C D

01

02

03

04

05

06

07

(5)

Aj G

Bol da PM n.º 078 - 03 Mai 16

7

09

10

Tomem conhecimento e providenciem as Unidades interessadas. (Nota nº. 858, de 02/05/16 DGEI/3).

4. DGEI

BOPE

1º CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES E

NEGOCIAÇÃO 2016 (CGCN 2016)

PROCESSO SELETIVO - EXAME

INTELECTUAL

RESULTADO

PUBLICAÇÃO

O Comandante-Geral no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, face à CI/PMERJ/BOPE nº 933/2016, de 29/04/2016, PUBLICA o resultado do Exame Intelectual referente ao processo seletivo para o CGCN 2016, a saber:

1. Dos Candidatos que realizaram o Exame Intelectual - Aprovados:

G.H. RG Nome OPM Nota Pontuação Colocação

(...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)

3º Sgt PM 75.204 Alex Rodrigues da Silva BPChq 10,00 100 Pontos 03º Colocado

Cb PM 85.626 Jefferson Bruno Bento BOPE 10,00 100 Pontos 04º Colocado

Cb PM 86.309 Sidney José Medina Assis BPChq 10,00 100 Pontos 05º Colocado

3º Sgt PM 72.902 Ozéas Lucas Rodrigues BOPE 09,00 90 Pontos 06º Colocado

Cb PM 81.923 Hugo Barreto Batalha BOPE 09,00 90 Pontos 07º Colocado

Cb PM 83.368 Carlos Vinicius de Lima Almeida 3ªUPP/16ºBPM 09,00 90 Pontos 08º Colocado

Cb PM 85.257 Gustavo Ribeiro Macedo BPChq 09,00 90 Pontos 09º Colocado

Cb PM 85.946 Carlos Alair da Costa Sales 14º BPM 09,00 90 Pontos 10º Colocado

Cb PM 86.140 Leonardo de Azevedo Silva BOPE 09,00 90 Pontos 11º Colocado

(...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)

3º Sgt PM 73.529 Rodrigo Ferreira Calado BOPE 08,00 80 Pontos 13º Colocado

Cb PM 81.899 Rafael Sodré Gonçalves BOPE 08,00 80 Pontos 14º Colocado

Cb PM 86.116 Leandro de Araújo Schuindt Thuller 3ªUPP/16ºBPM 08,00 80 Pontos 15º Colocado

(...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)

Sd PM 88.499 Vinicius Pontes dos Santos BOPE 06,00 60 Pontos 17º Colocado

2. Dos Candidatos que realizaram o Exame Intelectual - Reprovados:

G.H. RG Nome OPM Nota Pontuação Colocação

3º Sgt PM 77.264 Cláudio dos Santos BOPE 04,00 40 Pontos Reprovado

Cb PM 82.278 José Alves de Castro BPChq 03,00 30 Pontos Reprovado

Cb PM 88.214 Renato Fernandez Lopes Gonçalves BPChq 03,00 30 Pontos Reprovado

3. Dos Candidatos que faltaram ao Exame Intelectual:

Referências

Documentos relacionados

Abrangem o conjunto total de crimes e, portanto, podem ser usadas como base exclusiva de um sistema de informação criminalA. Não abrangem o conjunto total de crimes e, portanto,

(C) Altura, acima do solo ou da água, da base da mais baixa camada de nuvens, abaixo de 14.000 metros, que cobre mais da metade do céu.. (D) Altura, acima do solo ou da água, da

No requerimento em que o MAJ PM RG 58.835 LEANDRO DOS SANTOS CARVALHO, do 4º CPA, solicita desistência do processo seletivo para o CSPM QOPM/2015, o comandante-geral no

penetrar em Unidade de Conservação com instrumento próprio para caça. b) Houve crime ambiental praticado pelo grupo, pois não estavam autorizados pelo órgão competente percor- rer

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados... Tomem conhecimento e providenciem os

Na rotina de acidente com material biológico, a conduta do profissional de saúde que realizará o atendimento, em caso de resultado positivo para HIV, deverá ser:..

A- Higiene das mãos e respiratória; utilização de luvas, capotes, máscaras, proteção ocular (óculos), viseira; ter cuidado ao manusear equipamentos; descartar

O Perito recebeu no CCrim 1.000 (mil) embalagens, do tipo “LONGA VIDA”, de leite de uma marca conhecida no mercado, cada embalagem continha 01 L (um litro) de leite suspeito de