• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 024 05FEV Prova e Gabarito CAO QOPM 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 024 05FEV Prova e Gabarito CAO QOPM 2014"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

36

21. DGEI – CPAm – CURSO BÁSICO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL I/2014 (CBPAm 2014) – DESPACHO DO COMANDANTE GERAL EM REQUERIMENTO – PUBLICAÇÃO

No requerimento em que o 1º SGT PM RG 68.220 GEBER ESTEVAM DOS SANTOS, do 26º BPM, solicita desligamento do CBPAm 2014, de acordo com o art. 14, inciso VII, do RPCEE, o comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, deu o seguinte despacho: “DEFERIDO”.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos envolvidos. (Ref. GR PMERJ/CPAm Nº 16/2014, de 04/02/14)

(Nota nº 286, de 05/02/14 – DGEI/3)

22. DGEI – ESPM – CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO QUADRO DE OFICIAIS POLICIAL MILITAR (CAO QOPM/2014) – PROVA E GABARITO PUBLICAÇÃO

O comandante geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor geral de ensino e instrução, face ao ofício PMERJ/ESPM Nº 080/2519/2014, de 05/02/14, oriundo do comandante da ESPM, PUBLICA a prova e gabarito do exame intelectual relativo ao processo seletivo para o CAO QOPM/2014, a saber:

1.A vida das pessoas constitui uma infinidade de interações com outras pessoas e com organizações. O ser humano é eminentemente social e interativo. A organização é um sistema de atividades conscien-temente coordenadas de duas ou mais pessoas e a cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. Uma organização somente existe quando obedece alguns requisitos. Julgue os itens abai-xo:

I - Há pessoas capazes de se comunicarem; II - Há pessoas que buscam lucro;

III - Há pessoas dispostas a participar e a contribuir com ação conjunta; IV - Há pessoas que estão a fim de alcançarem um objetivo comum;

Marque a alternativa que contem apenas os requisitos necessários para a existência de uma organização: (a) Somente I e III

(b)Somente I, II e IV (c) Somente I e IV (d)Somente II

(e) Somente I, III e IV

2. A organização constitui um modelo genérico de sistema aberto que está em contínua interação com seu ambiente e adquire um estudo firme ou um equilíbrio dinâmico, enquanto retiver sua capacidade de transformação de energia ou trabalho. O desenho sistêmico pode ser mostrado da seguinte forma: Entrada Processamento Saída

Retroação

Marque o item que faz parte das “Entradas” de um sistema aberto organizacional: (a) legislação e exigências legais.

(b)conjuntura política.

(c) empréstimos e financiamentos. (d)faturamento.

(2)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

37

3. Podemos conceituar entropia como: (a) processo de depuração das informações.

(b)processo pelo qual todas as formas organizacionais tendem à exaustão. (c) processo pelo qual a organização encontra-se em equilíbrio.

(d)processo de entrada e permanência no mercado.

(e) processo pelo qual a organização se posiciona no mercado.

4. Dos níveis organizacionais, marque aquele onde a departamentalização é parte integrante: (a) nível institucional.

(b) nível estratégico. (c) nível operacional. (d) nível tático. (e) nível básico.

5. Dos tipos de barreiras à comunicação que ocorrem nas organizações marque aquela que é classificada como semântica:

(a) interpretação de palavras. (b) falhas mecânicas.

(c) sentimentos pessoais. (d) ruídos ambientais. (e) espaço físico.

6. Do que o estudo de Recursos Humanos chama de iceberg da cultura organizacional, marque aquele que está relacionado aos aspectos informais e ocultos:

(a) sentimentos e normas grupais. (b) estrutura organizacional. (c) títulos e descrição de cargos. (d) medidas produtivas.

(e) medidas Logísticas.

7. Sobre competências organizacionais, podemos afirmar que as competências funcionais: (a) são tarefas individuais, importantes que são operacionalizadas pela chefia.

(b) incluem capacidades de marketing, gestão financeira e gestão de operações.

(c) ocorrem como guia de orientação que irá influenciar fortemente o rumo estratégico da organização. (d) são habilidades e especializações de indivíduos dentro de uma organização.

(e) são direitos e deveres dos funcionários de uma organização.

8. Os processos básicos na gestão de pessoas formam uma estrutura global e dinâmica através do qual as pessoas são captadas e atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas na organização, desenvolvidas e monitorizadas pela organização. Marque a opção que corresponde a esses processos básicos:

(a) provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. (b) captação, educação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. (c) provisão, educação, preparação, manutenção e avaliação.

(3)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

38

9. Uma das dificuldades básicas que a Administração de Recursos Humanos tem é quanto aos padrões de desempenho e de qualidade dos recursos de uma organização. Esses padrões são complexos e di-ferenciados, variando de acordo com o nível hierárquico, com a área de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa ou atribuição. Podemos afirmar que o controle de qualidade:

(a) é a obediência de regras e normas.

(b) é feito desde o processo inicial de seleção do pessoal e se estende ao longo do desempenho cotidiano. (c) é a continuidade de boas práticas exercidas pelas demais organizações.

(d) é o acompanhamento de parâmetros legais de funcionamento. (e) é o lançamento dos fatos contábeis e tributários.

10.O planejamento de recrutamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo. Marque as fases do planejamento do recrutamento:

(a) pesquisa interna, análise dos dados, convocação. (b) pesquisa interna, descrição de cargos, aplicação.

(c) pesquisa interna, pesquisa externa, técnicas de recrutamento a aplicar. (d) pesquisa de satisfação do funcionário, análise da coleta, aplicação. (e) pesquisa de satisfação dos clientes, análise da coleta, aplicação.

11.Qual dos itens abaixo não corresponde ao valor institucional da PMERJ, segundo a sua Identidade Organizacional, prevista no Mapa Estratégico 2013- 2018:

(a) hierarquia e disciplina.

(b) profissionalismo com reconhecimento do mérito. (c) transparência.

(d) polícia de proximidade.

(e) preservação da vida e dignidade humana.

12.Segundo o Mapa Estratégico da Corporação, marque a alternativa que contem os três indicadores de criminalidade escolhidos para acompanhar as políticas de segurança do Estado:

(a) letalidade violenta, crimes de rua e roubo de veículos. (b)homicídio doloso, estupro e latrocínio.

(c) homicídio doloso, latrocínio e roubo a residências. (d)latrocínio, roubo a residência e estupro.

(e) letalidade violenta, roubo a pedestre e estupro.

13.O Mapa Estratégico 2013- 2018 denota que a ferramenta utilizada para a definição de cenários foi a matriz de análise SWOT. Marque a alternativa que a caracteriza:

(a) ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças) (b)ambiente interno (oportunidades e ameaças) e ambiente externo (forças e fraquezas) (c) ambiente interno (oportunidades e fraquezas) e ambiente externo (forças e ameaças) (d)ambiente interno (forças e ameaças) e ambiente externo (oportunidades e fraquezas) (e) ambiente interno (forças e oportunidades) e ambiente externo (fraquezas e ameaças)

14.Segundo o Mapa Estratégico 2013- 2018, marque a alternativa correta:

(4)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

39

(b)o ambiente externo está totalmente controlado pela corporação.

(c) o ambiente interno pode ser controlado pelo nível tático da corporação. (d)o ambiente externo pode ser controlado pelo nível operacional da corporação. (e) o ambiente interno pode ser controlado pelo nível estratégico da corporação.

15.Com base na análise de ambientes na corporação e tendo como referência o Mapa Estratégico 2013- 2018, marque a alternativa correta:

(a) os baixos salários são considerados uma ameaça.

(b) a corrupção e a impunidade são considerados uma fraqueza. (c) o cenário econômico brasileiro é considerado uma força. (d) a proximidade com o cidadão é considerada uma força. (e) a capilaridade da instituição é considerada uma fraqueza.

16.Com base no Mapa Estratégico 2013- 2018, a PMERJ atua em alguns negócios. Dentre os itens se-guintes, qual (is) é (são) da área de atuação da PMERJ?

1. Prevenção da violência

2. Atendimento das ocorrências de rotina 3. Coerção legitima qualificada

4. Combate ao tráfico

Assinale a alternativa correta: (a) Somente 1

(b)Somente 2 (c) Somente 1 e 4 (d)Somente 1, 2 e 4 (e) Somente 1, 2, 3

17.Os Direitos Humanos estão fundamentados sobre o conceito de respeito inerente:

(a) à obediência as leis

(b) à dignidade da pessoa humana (c) à proteção dos direitos humanos (d) à ética policial

(e) ao uso da força

18.Com base no Capítulo Direitos Humanos e os Padrões Internacionais sobre Conduta Policial Ética e Legal, os direitos humanos são:

(a) inalienáveis (b) imutáveis (c) morais (d) infinitos (e) periódicos

(5)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

40

I. O respeito e a obediência às leis. II. O respeito pela dignidade humana.

III. O respeito e a proteção dos direitos humanos. IV. O uso comedido da força.

Assinale a alternativa cujos itens foram julgados corretamente:

(a) I - certo, II - certo, III - certo, IV - certo (b) I - certo, II - certo, III - certo, IV - errado (c) I - certo, II - certo, III - errado, IV - certo (d) I - certo, II - certo, III - errado, IV - errado (e) I - certo, II - errado, III - certo, IV – certo

20.Segundo os princípios do Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, julgue as seguintes assertivas:

I. Policial é todo aquele que exerce poder policial, em especial os de prisão e detenção.

II. Requer dos policiais o uso da força somente quando estritamente necessário e na extensão necessá-ria para o cumprimento do dever.

III. Afirma a absoluta proibição sobre o uso da tortura ou maus tratos, sendo justificada apenas em cir-cunstâncias excepcionais, tais como a guerra ou perigo a Segurança Nacional.

IV. Os policiais deverão denunciar as violações ao Código de Conduta.

(a) I – certo, II – certo, III – certo, IV – certo (b) I – certo, II – certo, III – errado, IV – certo (c) I – certo, II – certo, III – errado, IV – errado (d) I – certo, II – errado, III – errado, IV – errado (e) I – certo, II – errado, III certo, IV – errado

21.A responsabilidade individual dos policiais é tratada em vários instrumentos que regulam os Direitos Humanos. Um desses instrumentos são os Princípios Básicos sobre o Uso da Força e Armas de Fogo pelos Policiais. Julgue os itens a seguir:

I - Os governos e as Instituições policiais devem responsabilizar os oficiais superiores se estes tiverem conhecimento de que policiais sob seu comando apelam, ou já apelaram, para uso ilegal da força ou de arma de fogo, e não tomaram todas as providências ao seu alcance para prevenir, eliminar ou denunciar tal uso.

II - Os policiais que se recusarem a cumprir uma ordem para usar abusivamente força ou arma de fogo, não poderão ser punidos por uma sanção criminal ou disciplinar das agências governamentais e das instituições policiais.

III - A obediência à ordem superior não constitui defesa eficaz para os policiais que sabiam ser ilegal uma ordem para usar a força e arma de fogo.

IV – Circunstâncias excepcionais poderão ser invocadas para autorizar o uso excessivo da força e de arma de fogo.

(6)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

41

22.O termo DEMOCRACIA pode ser entendido de forma bastante ampla e de maneiras em que ele foi expresso em diversos instrumentos de Direitos Humanos. Desta forma julgue os itens abaixo:

I – Na democracia a vontade das pessoas deve ser a base da autoridade do governo. II – Essa vontade deve ser expressa através de eleições legítimas e periódicas. III – Na democracia os cidadãos têm igual acesso aos serviços públicos.

IV – as eleições devem ser feitas através de sufrágio igual e universal, com votação secreta ou proce-dimentos de votação equivalente.

(a)I - certo, II - certo, III - certo, IV - certo (b)I - certo, II - certo, III - certo, IV - errado (c)I - certo, II - certo, III - Errado, IV - certo (d)I - certo, II - errado, III - certo,IV - certo (e)I - certo, II - errado, III - errado, IV - certo

23.São instrumentos de Direitos Humanos, exceto:

(a)Declaração Universal dos Direitos Humanos

(b)Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (c)Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (d)Convenção Européia sobre os Direitos Humanos (e)Convenção Asiática sobre os Direitos Civis e Políticos

24.Assinale a alternativa que caracteriza os princípios fundamentais associados à não-discriminação:

(a)a igualdade dos direitos, a inalienabilidade dos direitos e a universalidade dos direitos (b)a igualdade dos direitos e o direito à igualdade perante a lei

(c)a inalienabilidade dos direitos e o direito a um julgamento justo

(d)o direito à igualdade perante a lei, o direito de igual acesso ao serviço público e o incitamento à dis-criminação

(e)a igualdade dos direitos, direito à igualdade perante a lei e o direito de igual acesso ao serviço público

25.De acordo com Fernando Henrique Cardoso, uma das contribuições de Celso Furtado foi:

(a) tornar a economia uma ciência inacessível ao público em geral.

(b)ter elaborado o programa econômico do governo de Getúlio Vargas entre 1950-1954.

(c) por seu intermédio que a “ciência econômica” começou a substituir na academia o prestígio do jur

i-dicismo beletrista.

(d)ter colaborado na elaboração do projeto de reformas de base do governo Jânio Quadros. (e) ter sido o mentor do plano real.

26.Na obra de Celso Furtado, dentre outras teorias, é clássica:

(a)a teoria do anti-valor. (b)o conceito de mais-valia.

(c)a adaptação do paradigma de Pareto à realidade brasileira.

(d)a explicação da política de defesa da produção e do emprego posta em prática depois da crise de 1929. (e)a defesa do ultraliberalismo como a melhor opção de desenvolvimento e autonomia da sociedade e

(7)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

42

27.Segundo Celso Furtado, a fórmula para se corrigir e superar as desigualdades estruturais seria:

(a)valorizar o planejamento e a intervenção estatal tópica, mas com moderação. (b)aderir a corrente econômica neoliberal.

(c)formular teorias econômicas a partir dos métodos de análise do marxismo-leninismo.

(d)evitar a construção de um modelo econômico próprio de desenvolvimento, buscando uma espécie de “benchmarking” das melhores práticas nos Estados Unidos, Europa e Japão.

(e)quebrar todos os monopólios estatais, sobretudo o do petróleo.

28.Marque a alternativa correta com relação à remuneração dos servidores públicos, segundo a

bibliografia de Hely Lopes Meirelles indicada:

(a)subsídio é a importância paga em parcela única, pelo Estado, aos servidores públicos em geral,

como retribuição pelo serviço prestado;

(b)adicional por tempo de serviço é o acréscimo pecuniário que se adita definitivamente ao pa-drão do cargo em razão exclusiva do tempo de exercício estabelecido em lei para o auferimen-to da vantagem;

(c)o princípio da irredutibilidade de vencimentos foi revogado pela Emenda Constitucional

nº19/98;

(d)é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, salvo, havendo compatibilidade de

ho-rários, somente de dois cargos de professor.

(e)vencimentos é espécie de remuneração e corresponde as vantagens pecuniárias, constituindo a

retribuição pecuniária devido ao servidor.

29. O dever que impõe ao servidor o acatamento às ordens legais de seus superiores e sua fiel execução,

segundo a bibliografia de Hely Lopes Meirelles indicada, é chamado:

(a)de lealdade. (b)de obediência. (c)de conduta ética. (d)de eficiência. (e)da verdade real.

30. Durante uma perseguição a suspeitos, uma viatura policial estadual avançou o sinal vermelho e colidiu com outro veículo particular causando danos de grande monta e também lesões corporais nos integrantes do veículo. Nessa hipótese, com base na Constituição Federal, o Estado:

(a)responde apenas subjetivamente, desde que haja culpa do agente público, uma vez que este estava no regular desempenho de sua função.

(b)responde subjetivamente pelos danos sofridos pelos particulares, desde que reste comprovada negli-gência do condutor da viatura.

(c)responde objetivamente pelos danos sofridos pelos particulares, cabendo direito de regresso contra o condutor da viatura (agente público) na hipótese de ser comprovada culpa ou dolo.

(d)responde subjetivamente, caso seja demonstrado o nexo de causalidade, e o servidor responde objeti-vamente pelos danos causados.

(e)e o servidor respondem subjetivamente, uma vez que avançar sinal vermelho significa negligência de natureza gravíssima.

31. Em decorrência das responsabilidades do servidor público, as sanções:

(8)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

43

(b)civis e administrativas, por serem independentes entre si, não poderão cumular-se.

(c)administrativas e penais, por serem dependentes entre si, poderão cumular-se em qualquer situação. (d)administrativas, civis e penais não poderão cumular- se, eis que são dependentes.

(e)de qualquer natureza, por serem dependentes umas das outras, e havendo identidade de provas, po-dem ser cumulativas.

32. O princípio que assegura a possibilidade de instauração do processo administrativo por iniciativa da Administração, independentemente de provocação do administrado e ainda a possibilidade de impulsionar o processo, adotando todas as medidas necessárias para sua adequada execução, é chamado: (a)publicidade.

(b)oficialidade. (c)obediência. (d)gratuidade. (e)ampla defesa.

33. Sobre o regime disciplinar aplicável ao servidor público, é INCORRETO afirmar que:

(a)todos os processos sumários de apuração da responsabilidade administrativa do servidor que não pre-servam o contraditório e a ampla defesa são inconstitucionais;

(b)o processo disciplinar pode ser dispensado e a punição aplicada diretamente pela autoridade que pre-senciar prática de infração;

(c)o Processo Administrativo não está sujeito às mesmas solenidades exigidas no processo judicial; (d)a sentença penal absolutória, por falta de provas, não impede a aplicação de punição administrativa

ao servidor pelo mesmo fato;

(e)o servidor punido em processo administrativo disciplinar pode tentar judicialmente anular a punição administrativa.

34. Sobre a responsabilidade do servidor público, analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público não pode ser punido na esfera administrativa e criminal sobre o mesmo fato sob pena de caracterização de dupla punição, prática vedada no ordenamento jurídico brasileiro.

II. O servidor público, no desempenho de suas funções ou a pretexto de exercê-las, somente pode cometer infrações de ordem: administrativa e criminal.

III. As penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor público em processo adminis-trativo disciplinar devem ser expressamente previstas na legislação, sob pena de nulidade de todo o processo.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): (a)I;

(b)II;

(c)III;

(d)II e III; (e)I e III;

35 – De acordo com a Profª Maria Sylvia Zanella Di Pietro, marque a alternativa que define

corretamen-te serviço público:

(9)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

44

(b)é toda a atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente com objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente públi-co.

(c)é toda a atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente com objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas e individuais, sob regime jurídico total ou parci-almente público.

(d)é toda a atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas e individuais, sob regime jurídico total ou parcialmente público.

(e)é toda a atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com objetivo de satisfazer concretamente às necessidades individuais, sob regime jurídico total ou parcialmente público.

36 - Jean Claude Chesnais, em seu artigo “A Violência no Brasil. Causas e Recomendações Políticas para a sua prevenção”, apresenta fundamentalmente :

(a)a violência nos principais centros rurais do Brasil por meio de uma pesquisa de campo com visitas e entrevistas com diferentes indivíduos ligados, direta ou indiretamente, à questão.

(b)um amplo diagnóstico dos principais fatores que possibilitam o crescimento da violência criminal no Brasil, ou seja, fatores socioeconômicos, conjunturais e estruturais, a fraqueza e descrédito das ins-tituições e a carência do Estado para administrar a repressão e propiciar a prevenção.

(c)os dados coletados durante a pesquisa de campo, e por meio de estatísticas, que permitiram uma aná-lise do fenômeno na realidade rural brasileira comparada com outros centros rurais internacionais. (d)as recomendações políticas, baseadas na observação da evolução de outros países, que não são

dirigi-das ao restabelecimento da credibilidade do Estado, a partir da redistribuição da renda; do grande investimento nas áreas sociais e da reestruturação de suas instituições fundamentais.

(e)a violência, sobretudo rural, que está no centro do dia a dia e ocupa as manchetes dos jornais, sendo assunto de especiais para a TV, mas sem assombrar as consciências e gerar um profundo sentimento de insegurança, apesar de ser ameaçadora e recorrente.

37 - Dentre os fatores institucionais, que denunciam a omissão do Estado na prevenção e repressão da violência, Chesnais ressalta a importância da prevenção quando diz que:

(a)o sistema escolar brasileiro é notoriamente deficitário, mas tem melhorado a partir dos anos 80. A pré-escola praticamente existe; a escola primária começa cedo, aos sete anos, quando a mãe tem de procurar um salário para garantir a subsistência.

(b)atualmente a crise de moradia não é patente, pois além de oferta suficiente e políticas prediais ade-quadas e inadeade-quadas (ocupação ilegal, expulsão, retomada pela prefeitura, aumento abusivo de preços), o custo de acesso à propriedade comporta os recursos dos mais pobres.

(c)os meninos de rua não são presas fáceis de certos indivíduos sem escrúpulos que, em troca de “prote-ção”, de um substituto de paternidade, os exploram em proveito próprio, pervertendo-os e os ex-pondo à morte.

(d)as doenças infecciosas e as patologias crônicas estão mais propagadas nos bairros mais necessitados. Esse sentimento de vulnerabilidade biológica modifica a percepção que se tem do corpo e tende a diminuir o valor da vida gerando atitudes de indiferença diante do sofrimento e da morte.

(e)todos os gastos podem ser reduzidos impunemente, ainda que eles façam parte dos fundamentos, isto é, dos alicerces que mantêm o equilíbrio da sociedade na sua integralidade.

(10)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

45

(a)com o fim das ditaduras militares e a derrocada do comunismo, os laços entre as diversas formas de crime foram desmantelados. Centenas de homens, saídos das instituições responsáveis pelo controle da ordem, habituados à disciplina e ao manejo de armas, tiveram de retornar à vida militar.

(b)a partir de meados dos anos 80, o narcotráfico alcançou uma amplitude pouco significativa na região dos Andes. Já o Brasil tornou-se país de trânsito para a cocaína, proveniente dos países vizinhos e exportada para Europa e EUA.

(c)o desenvolvimento do narcotráfico, num contexto de crise socioeconômica, é essencial para explicar o aumento das disputas e assassinatos sangrentos entre quadrilhas. Um círculo vicioso se instala: roubo de automóveis, assaltos a bancos, bairros inteiros controlados por traficantes que os transfor-mam em mercado de consumo da droga.

(d)o narcotráfico é aparentemente lucrativo, porque não é devastador, apesar de gerar um clima de guer-ra civil: rivalidade entre os chefes das bocas de fumo, tiroteios, blitz da polícia militar, acertos de conta entre policiais corruptos de um lado e íntegros de outro, “vendettas” familiares etc.

(e)o jovem, delinquente ou menino de rua, vende pedras de crack nos sinais, recebe o dinheiro e o en-trega ao patrão; mas se ele recusar-se a enen-tregar o dinheiro da venda ou se endividar por ter se tor-nado também dependente, não corre o risco de ser elimitor-nado.

39 - Chesnais sustenta a necessidade de reabilitação do Estado Nação, quando recorre aos fundamentos do Estado moderno para defender a relevância do contrato social. Inspirado por esse posicionamento teórico, Chesnais fomenta a seguinte ideia, a saber:

(a)o reinado das máfias constitui uma regressão, um retorno ao Estado feudal e a própria negação da democracia, fundada na legalidade de fato dos cidadãos diante da vida.

(b)para encontrar na história inglesa, uma taxa de homicídios comparável à do Brasil atual, é preciso re-troceder à Idade Moderna; se bem que essa comparação não ilustra a que ponto a cisão de autorida-de entre os chefes da droga criaram o caos sem afetar os fundamentos do contrato social no Brasil. (c)a imagem do Estado deve ser mudada, porque o Estado tem que ser o polvo descrito por certos

neoli-berais. As economias mais bem preparadas para assumir a revolução tecnológica do século XXI são as de países com baixa coesão, mas boa administração pública das necessidades essenciais.

(d)a nação é a república de proprietários que alguns extremistas liberais querem restaurar, uma vez que ela não se funda sobre a noção de cidadania e de igualdade de direitos no acesso aos bens públicos essenciais – instrução, saúde, segurança, moradia e transporte.

(e)o Estado não existe para garantir o contrato social, mas, sim, para reprimir o roubo; é ele o árbitro en-tre os interesses particulares. A intervenção do Estado deve, porém, assegurar o máximo exigido pa-ra a gestão dos interesses comuns.

40 - Sobre a potencialização das capacidades brasileiras, Chesnais afirma que:

(a)o Brasil tem uma imagem internacional constituída exclusivamente de fascinação, pois o país é dota-do de trunfos, naturais e humanos excepcionais, sendota-do conhecidota-do tanto por sua jovialidade, quanto por sua credibilidade.

(b)o Brasil pode, por meio dos seus recursos, da sua criatividade e do seu peso demográfico, alcançar, num prazo de quatro décadas o primeiro lugar mundial em termos de potência econômica; sem tem de acabar com a sua reputação de eterno adolescente, incapaz de disciplinar suas pulsões.

(c)a restauração da credibilidade brasileira tem de ir além do controle da inflação. Entretanto, a noção do bem público não deve ser posta como ponto de honra e almejada pelas novas elites, mas, sim, apenas a corrupção e os desvios de fundos públicos, que devem ser sancionados.

(11)

Aj G

Bol da PM n.º 024 - 05 Fev 14

46

(e)o Estado é a encarnação da República, isto é, dos interesses superiores da nação; é o principal respon-sável no processo de civilização dos costumes; é o protetor legítimo e o árbitro entre os conflitos que dividem os cidadãos ou os grupos privados.

Tomem conhecimento e providenciem os órgãos interessados. (Nota Nº 289, de 05/02/14 – DGEI/3)

23. DGEI – BOPE – CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (COEsp/2014) 21º CATEGORIA “B” – PARA CAPITÃES, TENENTES, ASPIRANTES, SUBTEN e SARGENTOS e 19º CATEGORIA “C” – PARA CABOS E SOLDADOS – PROCESSO SELETIVO – INSPEÇÃO DE SAÚDE (1ª FASE) – RESULTADO – PUBLICAÇÃO

O comandante-geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do diretor-geral de ensino e instrução, face ao ofício PMERJ/HCPM Nº 511/2014, de 05/02/14, PUBLICA o resultado da inspeção de saúde (1ª Fase) referente ao processo seletivo para o COEsp/2014, a saber:

POLICIAIS MILITARES APTOS

G.H RG NOME OPM

1. ASP OF PM 90.039 RODRIGO PRUJANSKY DOS SANTOS BPChq

2. ASP OF PM 90.780 LUIZ FELIPE ALVAREZ DA COSTA BPChq

3. ASP OF PM 89.047 GABRIEL LANNA DOS SANTOS 3º BPM

4. ASP OF PM 90.776 LUCAS GABRIEL OLIVEIRA DE SOUZA 23º BPM

5. ASP OF PM 90.779 RENATO DA MATA CERQUEIRA SILVA 23º BPM

6. ASP OF PM 90.792 LUAR OLIVEIRA MENDES DE ALMEIDA BPChq/BPGE

7. ASP OF PM 90.794 EDUARDO DE BARROS ALMEIDA 40º BPM

8. ASP OF PM 90.811 WILLIAM C. MAGALHÃES DA TRINDADE 16º BPM

9. ASP OF PM 90.815 VITOR MAYRINK RODRIGUES 21º BPM

10. ASP OF PM 90.827 FELIPE DA SILVA RODRIGUES 6º BPM

11. ASP OF PM 90.848 THIAGO GAMA MARQUES BAPTISTA 3ª UPP/3º BPM

12. ASP OF PM 90.797 GABRIEL CASBRAL DE MOURA 17º BPM

13. ASP OF PM 85.216 RAPHAEL MONTEIRO CHAGAS 16° BPM

14. ASP OF PM 90.828 YAN TARIK PIMENTEL MADUREIRA 11°BPM

15. ASP OF PM 90.790 PEDRO JORGE DA SILVA SOARES 7° BPM

16. ASP OF PM 90.869 GERSON FREIRE DE AMORIM NETO 22° BPM

17. ASP OF PM 90.817 LEIDSON ACÁCIO ALVES SILVA 7° UPP/16° BPM

18. 1º SGT PM 69.170 WILSON LOPES DE SOUZA BPChq/GTAR

19. 1º SGT PM 68.861 VINICIUS PRADO CARDOSO BOPE

20. 1º SGT PM 70.557 JOÃO RICARDO DA SILVA BPChq

21. 1º SGT PM 72.720 RAMON CARNEIRO DA SILVA BPChq

22. 1º SGT PM 78.921 LEANDRO GONÇALVES DE MEDEIROS 30º BPM

23. 2º SGT PM 57.194 PAULO HENRIQUE ALVES MENEZES BPChq/GTM

24. 2º SGT PM 63.745 DEUSEDINO DE MATOS JÚNIOR 11° BPM

25. 2º SGT PM 57.027 MANOEL CORREA DO ESPÍRITO SANTO 41° BPM/ 1ª CIA 26. 2º SGT PM 59.747 CARLOS HENRIQUE SANTANA DOS SANTOS BPVE

27. 2º SGT PM 60.782 WLADIMIR SANTOS COSTA 15º BPM

28. 2º SGT PM 60.250 ROBERTO DA SILVA SANTOS 15° BPM

29. 2º SGT PM 61.713 ADILSON RODRIGUES GOMES 24º BPM

30. 3º SGT PM 62.842 PAULO EDUARDO FRADE GOMES COE

31. 3º SGT PM 63.053 LUCIANO SANTOS DA SILVA 24º BPM

32. 3º SGT PM 72.845 JEAN FABIO PASSOS DOS ANJOS BOPE

33. 3º SGT PM 65.337 JEFERSON KLEBER FERREIRA BOPE

34. 3º SGT PM 65.481 BRUNO MORAIS DE OLIVEIRA BOPE

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância da avaliação como ponto de partida para desencadear a ação-reflexão-ação, a CREDE 15, tendo como referência o SPAECE, criou a sua

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma série temporal de transplantes de órgãos humanos em diversos Estados e quais as políticas públicas

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

Sobre as Normas Técnicas das Inspeções de Saúde da Perícia Menor e para os Controles Periódicos Simples e Especiais da Portaria PMERJ nº 0349/2010, marque a alternativa CORRETA:.. (

( ) Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entida- de que não receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal

( ) O modelo fornece os elementos básicos para análise, avaliação, estruturação, aperfeiçoamento e gestão eficazes de uma organização, e sendo um modelo prescritivo

ponsáveis por conduzir soluções, onde o pensamento sistêmico permite ver estruturas subjacentes às situa- ções complexas e não para discernir entre mudanças de alta e de