• Nenhum resultado encontrado

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE URBANISMO, PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE EM OURO PRETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE URBANISMO, PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE EM OURO PRETO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE

URBANISMO, PATRIMÔNIO E

MEIO AMBIENTE

EM

(2)

1. INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais estão hoje presentes nas pautas de discussão de grande parte das cidades do planeta. Estes envolvem ações de ordem política, econômica e social. Porém, tais problemas estão certamente também vinculados a questões relacionadas ao crescimento urbano e ao uso do solo.

A cidade de Ouro Preto tem vivenciado nas últimas décadas uma alta taxa de crescimento demográfico, como também um processo de favelização e de poluição de mananciais. Tais fatores certamente afetam de modo direto a qualidade de vida de toda a população. Essas questões tornam-se ainda mais complexas quando inseridas em um local onde o patrimônio histórico arquitetônico detém tamanha importância. Este faz com que as intervenções urbanas tornem-se muito mais delicadas e exijam esforços maiores por parte do poder público na busca de soluções aos problemas com que se defronta. Também a iniciativa privada se depara com tais questões quando necessita fazer investimentos e desenvolver projetos dentro do município.

Contudo, decisões que interfiram na ordem urbana não podem ser tomadas de modo vertical. A cidade, um espaço democrático por excelência, deve propiciar que os moradores sejam conscientizados acerca da importância dos seus problemas e que haja, do mesmo modo, debates sobre as ações que possam ser tomadas.

Tais debates são sem dúvida um modo de atrair profissionais qualificados do Brasil e do exterior de modo que estes possam contribuir com suas respectivas experiências e conhecimentos a apontar novos caminhos e soluções.

(3)

2. SINOPSE E CRONOGRAMA

O Seminário de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, a ser realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2009 no Auditório do DEGEO1 da UNVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO com capacidade para 208 pessoas2, está assim estruturado:

• DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2009

• ABERTURA E SEMINÁRIO SOBRE URBANISMO

o De 9h a 9h30 – Credenciamento e boas-vindas

o De 9h30 a 9h45 - Abertura pelo Diretor da Escola de Minas da UFOP – Prof. Dr. José Geraldo Brito

o De 9h46 a 10h – Abertura pelo Patrocinador

o De 10h a 10h30 – Apresentação do Prefeito de Ouro Preto, Sr. Ângelo Oswaldo.

o De 10h30 a 11h30 – Palestra do diretor do Riourbe Jozé Cândido Sampaio Lacerda sobre: O “tombamento” e a “sustentação” das favelas.

o De 11h30 a 12h30 - Palestra Dietmar Starke sobre: Da Bauhaus à favela.

o De 12h30 a 14h00 – Almoço

o De 14h00 a 15h30 – Palestra Prof. Dr. Johannes Kalvelage sobre: Sustentabilidade na arquitetura e no planejamento urbano – um diálogo entre a Moderna arquitetura e a arquitetura contemporânea – Europa/América. Com introdução da Profª. Drª. Dulce Mindlin.

o De 15h30 a 16h30– Palestra do Prof. Dr. Júlio Rodrigues sobre: A revitalização da região portuária do Rio de Janeiro e o Morro da Conceição.

o De 16h30 a 17h00 – Intervalo o De 17h00 a 18h00 – Mesa redonda

• DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2009 • SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO

o De 9h00 a 10h00 – Palestra do representante do IPHAN em Ouro Preto Simone Monteiro Silvestre Fernandes sobre: O IPHAN e a ação institucional dentro do sítio urbano.

1 Endereço: Campus do Morro do Cruzeiro s/nº, Ouro Preto, Minas Gerais.

(4)

o De 10h00 a 11h00 – Palestra do Prof. João Sousa Morais sobre: A dualidade das cidades com valor patrimonial e o projeto urbano como instrumento interventivo.

o De 11h00 a 12h00 – Palestra da Profª. Ma. Cristina Rocha sobre: O ambiente urbano e a preservação do patrimônio cultural o De 12h00 a 13h30 – Almoço

o De 13h30 a 14h30 – Palestra da Drª Paula André sobre: As viagens dos arquitetos como novo valor patrimonial.

o De 14h30 a 15h30 – Palestra da Profª. Ma. Izabel Mendes sobre: Questões sobre a paisagem de cidades históricas: monumentalidade, informalidade e sustentabilidade cultural

o De 15h30 a 16h00 – Intervalo o De 16h00 a 17h00 – Mesa redonda

• DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2009

• SEMINÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE E FECHAMENTO DOS TRABALHOS

o De 10h00 a 12h00 – Palestra do Prof. Dr. Jean François Augoyard: Pensar e criar uma ambiência: como estética e como ferramenta

o De 12h a 13h30 – Almoço

o De 13h30 a 14h30 - Palestra da Profª. Drª. Lia Porto sobre: A influência das questões ambientais no patrimônio

o De 14h30 a 15h30 – Palestra do Prof. Dr. Hubert Roeser sobre: Problemas ambientais no Quadrilátero Ferrífero - uma área clássica da mineração brasileira.

o De 15h30 a 16h00 Intervalo

o De 16h00 a 17h30 – Mesa redonda e fechamento dos trabalhos com o professor Dr. Marcelo Silveira.

3. OBJETIVOS

Os principais objetivos do congresso são:

 Propiciar o debate acerca dos problemas da cidade relacionados ao meio ambiente e ao urbanismo conjuntamente com o sítio histórico ouro-pretano.

 Trazer novos olhares sobre tais questões, podendo fornecer, com isso, soluções ou abrir caminho para novas propostas.

(5)

 Ensejar a participação da população de Ouro Preto e suas circunvizinhanças a fim de promover uma conscientização desta acerca da relevância de tais questões.

 Promover a participação dos alunos da UFOP, especialmente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, História, Museologia e Turismo, a fim de fortalecer a importância de tais temas nas suas respectivas áreas de conhecimento.

 Os alunos dos cursos supracitados poderão também desenvolver trabalhos que complementem o seminário através de exposições de painéis e de maquetes, com apoio do corpo docente de cada área.

4. JUSTIFICATIVA

Possibilitar o amplo debate acerca dos problemas da cidade é, antes de tudo, agir diretamente dentro do processo formador de cidadania e de conscientização, cujo objetivo faz parte dos próprios princípios de Universidade e da Educação em si. Além disso, tal projeto tem também o intuito de aproximar a Academia das questões que permeiam os problemas da cidade e da comunidade, permitindo com que pessoas que integram o meio acadêmico possam expor suas idéias e trabalhos. Tal atitude tem condições de propiciar um debate aberto com alunos, profissionais interessados e a população em geral.

Desse modo, o seminário de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente visa gerar discussões e abrir reflexões e propostas acerca de questões que dentro da cidade de Ouro Preto atingem grande vulto e são, sem dúvida, de nímia importância para toda a comunidade que participa da vida dessa cidade. Isto é, moradores, estudantes, turistas, empresas privadas que desenvolvem atividades e projetos na cidade, são o público a que se destina tal projeto, ao mesmo tempo, em que constituem do mesmo modo elementos que podem enriquecer o debate sobre tais temas.

5. PÚBLICO-ALVO

O Seminário de Urbanismo e Patrimônio tem como público-alvo estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, História, Turismo, Museologia de Ouro Preto e adjacências, representantes das secretarias de urbanismo e de turismo, representantes do IPHAN e a população de Ouro Preto e adjacências. Considerando a capacidade máxima do auditório do DEGEO da UFOP, o público estimado para este projeto é de 200 espectadores.

(6)

6. FICHA TÉCNICA

A direção do projeto estará a cargo do Prof. Dr. Marcelo da Rocha Silveira, Mestre em Filosofia e Doutor em Arquitetura pela UFRJ, docente de disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo do curso de ARQUITETURA E URBANISMO da Escola de Minas da UFOP.

PALESTRANTES:

• CRISTINA ROCHA: professora do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro e diretora de Pesquisa, Graduação e Pós-Graduação do IFMG – Campus Ouro Preto; coordenadora de projetos da Fundação de Arte de Ouro Preto, através de convênios com o Instituto Federal Minas Gerais. Atua na área de Preservação do Patrimônio Cultural em Núcleos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação do patrimônio cultural, gestão e planejamento urbano e sua interseção com planejamento da atividade turística.

• DIETMAR STARKE: Mestre em Urbanismo na Universidade “HdK - Hochchule der Kunste”, em Berlim; Coordenou junto com Ernst Multhaup a confecção da proposta do primeiro “Masterplan” para a unificação das cidades de Berlin Ocidental e Oriental; Realizou vários projetos, exposições, palestras internacionais de arte, arquitetura, urbanismo, inovação tecnológica, revitalização ambiental e de desenvolvimento social, em diversos países: Alemanha, Alemanha Oriental, Egito, Áustria, Brasil e nos Eua; Parceiro, integrante e consultor da Stiftung BAUHAUS – Dessau; Autor e co-autor do Projeto da Célula Urbana e do Museu Aberto do Morro da Providência no Rio de Janeiro • DULCE MINDLIN: Mestra e Doutora em Letras pela PUC do Rio de Janeiro. Realizou

pesquisa de Pós-Doutorado na Università degli Studi di Bari, Itália. É Professora Titular da UFOP, onde exerce também o cargo de Assessora de Relações Internacionais.

• HUBERT MATHIAS PETER ROESER: Doutor em Ciências Naturais, Pós-Doutor pela UFZ Leipzig Halle - Dep. Águas Magdeburg, RFA, professor Associado do DEGEO, EM, UFOP; Chefe do Dep. Engh. Ambiental (DEAMB). Pesquisador pelo CNPq, Consultor ad hoc: FINEP, CNPq, FAPEMIG; FUNCAP. Já realizou 60 palestras e conferências em instituições na Europa, EUA e America do Sul; tendo ainda participação ativa em 90 congressos, simpósios e seminários, 40 trabalhos publicados em periódicos e a organização de vários eventos científicos.

• IZABEL CRISTINA REIS MENDES: Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP. É mestra em Arquitetura e Urbanismo pela USP e possui especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável pela UnB. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto de urbanismo e desenho urbano, história do urbanismo, paisagem e cultura urbana, urbanização de favelas, reciclagem de uso e intervenção patrimonial, equipamentos culturais.

• JOÃO SOUSA MORAIS: Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com mais de duas dezenas de publicações em Periódicos, destacando-se temáticas como o: Urbanismo, Desenho Urbano e Arquitectura em África : Moçambique, Angola e Cabo Verde, bem como o Ensino e Desenho Urbano de hoje, publicados em Portugal e no Estrangeiro, bem como publicações sobre o Projecto Urbano e a Globalização da Cidade.

(7)

• JOHANNES KALVELAGE: Arquiteto e urbanista, professor da Escola Técnica Superior de Dessau – Hochschule Anhalt (Alemanha). Atua principalmente nas áreas de planejamento urbano e de organização das cidades.

• JOZÉ CÂNDIDO SAMPAIO LACERDA JR.: Ex-professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula. Atua em áreas, como Planejamento Urbano, Planejamento de Transportes, Sistema Viário, Urbanização, Habitação Popular e Projetos de Arquitetura. Foi Coordenador Geral de Projetos da Cidade do Rio de Janeiro coordenando todos os projetos viários e urbanísticos da cidade. Foi também o Coordenador de Projetos da Secretaria de Habitação da Cidade do Rio de Janeiro, coordenando os projetos do Programa Favela Bairro com investimentos superiores a US$ 300 milhões. Criou o primeiro Plano de Desenvolvimento Urbanístico em área de complexos de favelas. Atualmente é o diretor do RioUrbe.

• JÚLIO CESAR CARDOSO RODRIGUES: Engenheiro civil, Mestre em Urbanismo, Doutor em Geografia pela Universite Paris VIII. É Professor Adjunto no Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFRJ, onde exerce atualmente atividades de ensino, pesquisa e consultoria com ênfase em políticas públicas em habitação e urbanismo, planejamento urbano e regional, história do urbanismo.

• LIA MENDONÇA PORTO: Mestra em Engenharia Química pela UFMG e Doutora em Engenharia Química pela Unicamp. Atualmente é professora titular da UFOP e pesquisadora da Unicamp. Atua principalmente nos seguintes temas: Processos biotecnológicos, gestão ambiental e fontes renováveis de energia.

• PAULA ANDRE: Professora do departamento de Arquitectura e Urbanismo do Instituto Universitário (IUL) de Lisboa. Docente do Mestrado Integrado em Arquitectura do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) do IUL; Docente do Mestrado em Museologia dos Departamentos de Antropologia e História do ISCTE, IUL; Membro da Direção do Centro de Estudos Urbanos - CEURBAN; Membro do Instituto de História da Arte - IHA, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte - APHA; Membro da Comissão Nacional do Conselho Intern. dos Monumentos e dos Sítios - ICOMOS-Portugal.

• SIMONE MONTEIRO SILVESTRE FERNANDES: Historiadora e responsável pelo Setor de Arquivo Histórico do Museu do Diamante em Diamantina, do Grupo de Museus e Casas Históricas de Minas Gerais da Fundação Nacional Pró-Memória – MinC. Foi também diretora do Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural. Atualmente trabalha como historiadora do Escritório Técnico I – Ouro Preto/ 13ª Superintendência Regional-MG/IPHAN.

Referências

Documentos relacionados

No caso de fossas construídas em alvenaria ou feitas com anéis de concreto, o piso deve ser feito antes das paredes; o fundo do buraco deve ser compactado, nivelado e coberto com

• 2013: Novos Negócios – CSU passa a atuar em novos mercados, oferecendo soluções completas para programas de fidelidade e e-commerce (OPTe+), terceirização

E é seguindo este viés que surge o último texto desta cena, que finda a primeira cena Tribunal e que, em pouco mais de oito linhas, torna-se o responsável por salientar

 A hibridização das pastas utilizando o maior teor de XSBR e o maior teor da wollastonita nacional, promoveu uma redução do módulo de elasticidade, o aumento da

F.. Os resultados mostram que a redução da negação não é favorecida pela presença do sujeito na oração. Tal fato sugere que a presença ou não de um elemento à esquerda não

Um estudo de caso de aplicação do MTM em um posto de trabalho na Empresa Alfa aponta os benefícios ergonômicos reais e soluções para diminuição de tempo de atividades (Sugai et

Maria Aparecida Santana Camargo (Membro) – UNICRUZ Suplente: Dr.. Tiago Anderson Brutti (Orientador) – UNICRUZ

Disciplina: Direito Processual Civil I Professor: Carlise Maria Zambra Vagas: Uma. Disciplina: Direito