• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Maria Inês da Cerca Batista | 2010309

Ano Letivo 2015-2016

Relatório Final do Mestrado

Integrado em Medicina

(2)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 2

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO ... 3

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 4

2.1. Medicina Geral e Familiar (14/09/2015 a 09/10/2015) ... 4

2.2. Pediatria (12/10/2015 a 06/11/2015) ... 4

2.3. Ginecologia e Obstetrícia (09/11/2015 a 04/12/2015) ... 5

2.4. Saúde Mental (07/12/2015 a 15/01/2015) ... 5

2.5. Medicina Interna (25/01/2016 a 18/03/2016) ... 6

2.6. Cirurgia Geral (28/03/2016 a 20/05/2016) ... 7

2.7. Estágio Clínico Opcional (23/05/2016 a 03/06/2016) ... 7

2.8. Preparação para a Prática Clínica (PPC) ... 8

2.9. Atividades Extracurriculares ... 8

3. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

4. ANEXOS ... 11

“Present and Future in Healthcare. Challenges and Commitments for Young People.” ... 12

“PECLICUF Cirurgia Cardiovascular” ... 12

“Curso Rápido de Intervenções e Técnicas no Doente Crítico” ... 13

“iMed Conference 7.0” ... 13

“When Nutrition Becomes Therapy” ... 14

“Controlo Sintomático e Medicina da Dor” ... 14

“I Jornadas da Medicina Desportiva e do Exercício” ... 15

“Choque Frontal - Eutanásia” ... 15

“4ªas Jornadas do Departamento de Cirurgia do HBA” ... 16

(3)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 3 1. INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende sumarizar todas as atividades e competências adquiridas no Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina na Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa.

No decurso deste ano esperava-se que os alunos tivessem um estágio profissionalizante devendo ser privilegiada, mais do que nunca, a componente prática para sedimentação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos nos cinco anos prévios. Tal, só seria possível num formato de ensino tutelado em ambiente hospitalar e comunitário, por forma a adquirir aptidões práticas através do acompanhamento do tutor nas suas atividades, com o objetivo de atingir os níveis de preparação e autonomia para um exercício médico de excelência.

O relatório está organizado em três partes fundamentais: introdução, onde pretendo descrever os diferentes objetivos deste relatório bem como do estágio profissionalizante; o corpo de trabalho, onde procuro sintetizar os elementos representativos do estágio, de acordo com uma ordem cronológica; e por fim, uma reflexão crítica, onde terminarei com uma consideração sobre este último ano letivo, realçando a sua importância na minha formação e de que forma os meus objetivos pessoais e específicos foram atingidos. Em anexo apresento os certificados relativos às formações em que participei.

Por forma a tornar o Estágio Profissionalizante mais produtivo e pedagógico, e tendo em conta a importância deste estágio na minha aprendizagem, defini alguns objetivos gerais: 1) Aquisição de autonomia com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no que respeita ao raciocínio clínico e diagnóstico, procedimentos médicos e tomada de decisões; 2) Promoção de competências humanas e sociais inerentes à relação médico-doente; 3) Avaliar e agir perante as diversas situações clínicas de forma autónoma, através de uma abordagem do doente o mais holística e biopsicossocial possível, entendendo a importância da multidisciplinaridade; 4) Saber comunicar e respeitar as preocupações e expectativas dos doentes e seus familiares; 5) Saber trabalhar em equipa.

(4)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 4 2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1. Medicina Geral e Familiar (14/09/2015 a 09/10/2015)

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob a coordenação da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu na USF Conde de Oeiras, onde fiquei sob tutela do Dr. Carlos Russo. Alguns dos objetivos específicos eram desenvolver capacidades no que respeita à relação médico-doente, identificar os problemas de saúde mais prevalentes e a sua relação com fatores de risco e contextos socioeconómicos da população. Para isso, assisti e participei ativamente em consultas de Saúde de Adultos, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil, Diabetes e Hipertensão e Consultas do Dia (patologia aguda). Tive oportunidade de acompanhar o meu tutor e a equipa de enfermagem em alguns domicílios, bem como assistir a algumas reuniões de serviço e apresentações clínicas. Saliento o facto de ter conduzido autonomamente algumas consultas, ainda que sempre sob a supervisão do meu tutor, mas que me permitiu adquirir mais autonomia.

2.2. Pediatria (12/10/2015 a 06/11/2015)

O estágio de Pediatria, sob coordenação do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital de Dona Estefânia. Os objetivos principais foram conhecer as diferenças na abordagem da criança, bem como saber identificar e tratar as patologias mais frequentes. Tal foi possível acompanhando o meu tutor, Dr. António Pedro Campos, nas suas atividades. Como pertencia à Equipa Fixa de Urgência, a maior parte do meu estágio foi nesta valência. Aqui pude avaliar a criança, em diferentes idades e com patologia aguda, treinar a colheita de história e exame objetivo sumários, com vista a direcionar o meu raciocínio para um diagnóstico. Todas as semanas assisti também às consultas de hepatologia do meu tutor. Quase no final do estágio o Dr. António mudou as suas funções para a UCERN (Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais), onde tive oportunidade de contactar com a criança com doença crónica e terminal, algumas delas que estão internadas há vários anos, outras desde que nasceram. Acompanhei ainda as consultas de Imunoalergologia com a Dra. Elena Finelli e assisti a duas aulas

(5)

teórico-Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 5 práticas desta especialidade lecionadas pelas Dra. Paula Pinto e Dra. Margarida Romeira. Fiz ainda a colheita de uma história clínica em conjunto com a minha colega. O estágio terminou com a apresentação de trabalhos pelos alunos onde, com mais duas colegas, apresentámos o tema “Intoxicação por Monóxido de Carbono”.

2.3. Ginecologia e Obstetrícia (09/11/2015 a 04/12/2015)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob coordenação da Professora Doutora Teresa Ventura, realizou-se no Hospital Beatriz Ângelo e teve como principais objetivos conhecer os componentes da vigilância de saúde da mulher e da grávida e conhecer as patologias ginecológicas e obstétricas mais frequentes e aprender como abordá-las. Durante as duas primeiras semanas pude acompanhar as atividades da minha tutora, Dra. Isabel Riscado, e dos restantes Médicos da Equipa que se dedicam mais à Ginecologia. Assisti às Consultas de Ginecologia Oncológica, de Senologia e do Trato Genital Inferior. Participei no Bloco Operatório, onde tive várias oportunidades de entrar em diferentes cirurgias. Observei a realização de ecografias ginecológicas, histeroscopias e colposcopias e pude colocar espéculos e executar toques vaginais. Nas duas semanas seguintes pude participar nas atividades da área da Obstetrícia. Assim, assisti e participei em consultas de Obstetrícia (pré-concepcional, 1º, 2º e 3º trimestres, revisão de parto e gravidez de alto risco), assisti à realização de ecografias obstétricas nos diferentes trimestres e pesquisa de Streptococcus

β-Hemolítico, observei as grávidas e puérperas na Enfermaria e participei no Bloco de

Partos. Todas as semanas estive presente no Serviço de Urgência durante 12 horas, onde pude aprender a atuar na patologia aguda da mulher grávida e não grávida. Assisti a variadas sessões clínicas e no último dia de estágio apresentei, com mais dois colegas, um trabalho sobre o tema “O arando nas infeções do trato urinário”.

2.4. Saúde Mental (07/12/2015 a 15/01/2015)

O estágio de Saúde Mental, sob a coordenação do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Egas Moniz. Alguns dos objetivos eram a identificação de sintomas de perturbação psiquiátrica e a contextualização

(6)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 6 do doente no meio que o rodeia. O primeiro dia de estágio foi na Faculdade de Ciências Médicas onde foi ministrada, pelo Professor Doutor Miguel Xavier, uma aula que se baseou numa breve abordagem ao programa do estágio e numa parte mais teórico-prática, que incidiu sobre urgências psiquiátricas frequentes que o aluno, prestes a ser Médico Interno do Ano Comum, poderá enfrentar quer no estágio ou no decurso da sua carreira profissional. O restante estágio foi composto por duas semanas no Hospital de Dia e duas semanas na Psiquiatria de Ligação. Durante as duas semanas no Hospital de Dia, sob tutela da Dra. Paula Duarte, assisti a sessões de psicoterapia e psicomotricidade em grupo, de doentes que são maioritariamente referenciados da consulta externa ou do internamento de Psiquiatria. Nas duas semanas na Psiquiatria de Ligação, sob tutela do Dr. António Neves, estive presente na Consulta Externa e visitei várias enfermarias a pedido de outras especialidades. Assisti a sessões clínicas e acompanhei os meus tutores no Serviço de Urgência no Hospital de São Francisco Xavier. Realizei um trabalho de investigação, em grupo, para uma pesquisa no Departamento de Saúde Mental da Faculdade.

2.5. Medicina Interna (25/01/2016 a 18/03/2016)

O estágio de Medicina Interna, sob coordenação do Professor Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço 2.4. (uma extensão do Serviço 2.3.) do Hospital de Santo António dos Capuchos. Neste estágio estive sob a tutela do Dr. João Calado, num serviço que é aberto durante os meses de Inverno na tentativa de escoar as múltiplas necessidades de internamento. Desde o primeiro dia fui integrada no serviço, podendo realizar autonomamente, mas sempre sob tutela do Dr. João Calado, as mais variadas atividades da enfermaria desde notas de entrada, observação dos doentes e redação dos respetivos diários clínicos, interpretação de exames complementares de diagnóstico e propostas terapêuticas, concretizando assim os meus objetivos para este estágio. Frequentei o Serviço de Urgência no Hospital de S. José, que me permitiu treinar competências de atuação rápida e direcionar o raciocínio e ainda executar algumas técnicas diagnósticas, como gasimetrias. Participei nas visitas médicas semanais com o Diretor de Serviço, assisti

(7)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 7 a várias sessões clínicas e aulas teórico-práticas e apresentei dois trabalhos subordinados aos temas: “Pneumonias” e “Interações Medicamentosas”. Todas as semanas frequentei, na Faculdade de Ciências Médicas, seminários escolhidos pela sua importância e prevalência na população e a necessidade de saber como atuar nestas situações.

2.6. Cirurgia Geral (28/03/2016 a 20/05/2016)

O estágio de Cirurgia Geral decorreu no Hospital da Luz, sob coordenação do Professor Doutor Rui Maio. Alguns dos objetivos a que me propus foram compreender a avaliação correta das situações clínicas mais comuns, o desenvolvimento prático na realização de procedimentos cirúrgicos simples e o contacto mais íntimo com as técnicas de esterilização. A primeira semana foi constituída por aulas teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo, no sentido de preparar os alunos para as várias componentes práticas da especialidade de Cirurgia Geral, estimulando a discussão de soluções possíveis perante situações concretas. Nas quatro semanas seguintes estive integrada na Equipa de Cirurgia Geral do Hospital da Luz, sob tutela do Dr. Carlos Ferreira, onde tive a oportunidade de assistir e participar em inúmeras cirurgias das mais diversas áreas, suturas e pensos de feridas e drenagem de abcessos. Ajudei o meu tutor na verificação dos pós-operatórios e assisti à sua atividade de Consulta Externa, bem como a Reuniões Multidisciplinares semanais. Nas duas semanas seguintes frequentei, em regime optativo, a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde avaliei diariamente os doentes, interpretei exames complementares de diagnóstico e revi terapêuticas. Na última semana do estágio frequentei o Serviço de Urgência Geral, onde observei patologia em fase aguda e realizei colheita de história clínica e exame objetivo dirigidos. O estágio terminou com um minicongresso onde, com mais 4 colegas, apresentámos o tema “E quando a resposta não está nos livros: um caso 2 em 1”, cujo objetivo é a sua publicação em conjunto com o Dr. Miguel Allen.

2.7. Estágio Clínico Opcional (23/05/2016 a 03/06/2016)

Para complementar o ano profissionalizante, optei por realizar um estágio no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santo António dos Capuchos, sob regência do Professor

(8)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 8 Doutor José Alves. Durante estas duas semanas estive sob tutela da Dra. Rita Anjos, tendo-a tendo-acomptendo-anhtendo-ado ntendo-as sutendo-as tendo-atividtendo-ades, desde tendo-a Consulttendo-a Externtendo-a, Bloco Opertendo-atório, tendo-ao Serviço de Urgência. A escolha desta especialidade deveu-se ao facto de estar nas minhas opções para o meu futuro enquanto médica especialista.

2.8. Preparação para a Prática Clínica (PPC)

Esta UC foi lecionada durante todo o 2º semestre, sob regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis, cujos objetivos principais foram a integração global dos conhecimentos do curso de Medicina. Consistiu em 7 aulas teóricas quinzenais, onde eram abordados sinais e sintomas de um doente, pelas várias perspetivas de diferentes especialidades, com espaço para discussão e participação por parte dos alunos.

2.9. Atividades Extracurriculares

Durante os 6 anos de curso participei em diversas atividades, palestras, formações e congressos em diferentes âmbitos, realizei Voluntariado no Hospital de Dona Estefânia e também colaborei com a Associação de Estudantes. Entendo estas atividades como muito importantes no percurso de um Estudante de Medicina enquanto futuro médico. Apresento, em anexo, os certificados referentes ao presente ano letivo.

3. REFLEXÃO CRÍTICA

Após o término deste ano, ou seja, do curso, é importante refletir sobre o ano que passou e o trabalho desenvolvido. O 6º ano é um ano de transição para a futura carreira médica, sendo indiscutível a sua máxima importância na formação de um estudante de Medicina. Confesso que iniciei este ano letivo com expectativas elevadas: não só por saber que me seria atribuída mais autonomia e responsabilidade e, nesse âmbito, seriam continuamente testados os meus conhecimentos e capacidades, mas também por se tratar de um ano em que o rácio tutor/aluno seria mais produtivo, o que o tornaria numa excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Analisando cada estágio parcelar, pude constatar que os objetivos propostos anteriormente foram essencialmente alcançados.

(9)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 9 O estágio de Medicina Geral e Familiar revelou-se uma excelente oportunidade de contactar com a realidade prática ao nível dos cuidados de saúde primários e compreender a influência que o meio social, económico e familiar pode exercer na promoção da saúde. O estágio de Pediatria, maioritariamente desenvolvido no Serviço de Urgência foi uma grande mais-valia, permitiu organizar o raciocínio sobre a metodologia a seguir quando estamos perante um doente urgente e ganhar capacidades de comunicação quer com pessoas de uma faixa etária diferente da nossa, quer com as suas famílias; quanto à parte do estágio desenvolvida na UCERN, o que levo dali é uma experiência muito forte, pois se ver adultos doentes crónicos ou terminais causa em nós, médicos, uma enorme angústia, esse sentimento aumenta exponencialmente quando se trata de uma criança indefesa a quem muito poucas soluções restam. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, devido ao seu carácter específico dedicado à saúde e patologia da mulher e do feto, permitiu-me desenvolver competências técnicas na avaliação da mulher grávida e não grávida; a rotação pelas várias subespecialidades proporcionou uma visão mais abrangente, e surpreendentemente positiva, da especialidade. O estágio de Saúde Mental teve um papel crucial, pois veio complementar a formação quase exclusivamente teórica no 5º ano; a rotação por diferentes valências foi uma mais-valia que permitiu contactar com doentes cujo objetivo é reintegrá-los de novo na sociedade. No estágio de Medicina Interna foi onde tive um papel mais ativo, através da observação diária dos doentes, colocação de hipóteses diagnósticas e proposta de exames complementares e terapêuticas e onde pude contactar com as necessidades sociais dos doentes e descobrir como ajudá-los. Com o estágio de Cirurgia Geral pude rever conceitos anatómicos e de semiologia, aperfeiçoar a técnica de desinfeção cirúrgica e assepsia, bem como acompanhar os procedimentos anestésicos e as atividades de enfermagem imprescindíveis ao normal funcionamento de um bloco operatório; na UCI observei doentes críticos que, infelizmente, acabaram por falecer e outros a quem foi decidido, em Equipa, não investir mais; foi uma realidade muito chocante, chegar a uma altura em que os médicos nada mais podem fazer por um doente. A escolha

(10)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 10 do estágio opcional de Oftalmologia deveu-se ao facto de no 5º ano termos tido apenas uma semana de estágio e ser uma área do meu interesse. A PPC foi muito importante ao tratar de temas frequentes, ensinando a simplificar o raciocínio. A passagem pelos Serviços de Urgência foi particularmente importante pois permitiu observar uma maior variedade de diferentes patologias na sua fase aguda, tendo sido possível treinar a sua abordagem inicial, sinais de alerta, critérios de internamento e terapêutica. As sessões clínicas foram muito proveitosas pois pudemos ficar a conhecer as mais recentes técnicas diagnósticas e terapêuticas das mais variadas patologias e relembrar outras. A realização das várias apresentações permitiu a aquisição de prática na comunicação oral. Paralelamente aos estágios tivemos a preocupação crescente de estudar para a Prova Nacional de Seriação em Novembro próximo o que, infelizmente, acabou por ser o principal obstáculo a uma maior dedicação nos diversos estágios; ainda assim, consegui dedicar-me a outras áreas que julgo serem importantes no meu percurso enquanto futura médica. Outro aspeto menos positivo a salientar foi o dispêndio de tempo e dinheiro em deslocações para alguns hospitais, mas compreendo esta necessidade com vista a um melhor rácio tutor/aluno.

Em jeito de conclusão, quero apenas deixar um sincero e profundo agradecimento a todos os assistentes e respetivas equipas, enfermeiros e administrativos, que sempre se demonstraram disponíveis para ensinar, e aos meus colegas pelo caminho feito juntos, que permitiu pôr em prática a tão necessária solidariedade entre os colegas. Agradeço à minha família e namorado por todo o apoio que me deram durante estes 6 anos. Com muita pena, mas com muito orgulho, deixo esta casa, a muy nobre Faculdade de Ciências Médicas, na certeza de que me deu tudo o que necessito para poder ser uma Médica de excelência, não só profissionalmente mas também humanamente, porque antes de tratarmos doenças, tratamos Pessoas. Citando a Professora Doutora Madalena Esperança Pina: “Um Médico

que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe”. Este ano foi muito produtivo e a

aprendizagem foi muito além do conhecimento científico e médico que será determinante na minha prática clínica, independentemente da especialidade que vier a seguir.

(11)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 11

4. ANEXOS

(12)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 12 “Present and Future in Healthcare. Challenges and Commitments for Young

People.”

(13)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 13 “Curso Rápido de Intervenções e Técnicas no Doente Crítico”

“iMed Conference 7.0”

(14)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 14 “When Nutrition Becomes Therapy”

(15)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 15 “I Jornadas da Medicina Desportiva e do Exercício”

(16)

Relatório Final|Mestrado Integrado em Medicina|Maria Inês Batista|2010309 16 “4ªas Jornadas do Departamento de Cirurgia do HBA”

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão dos alcaloides do gênero Annona, importante gênero da família Annonaceae, bem como realizar estudo

Percebe-se, também que ao priorizar a disciplina a qual o docente tem formação, como Biologia, por exemplo, este não procura articular a citada disciplina com a Física

De acordo com Fink (1960/1988, pp. Apre- endendo a essência do mundo com o olhar da tragédia, decifra na obra de arte trágica a chave que abre, que descerra o acesso à

Os PICs (microcontroladores PIC) são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8 bits, de 16 bits e mais recentemente

No entanto, nós ainda “aguardamos a esperança da justiça” (Gl 5.5). Portanto, a escatologia do Novo Testamento olha para trás, para a vinda de Cristo, que tinha sido predita

O preço médio das diárias feitas consumidores do mundo todo pela Europa, África e Oriente Médio aumentou 5% entre os meses de janeiro e junho de 2014, na comparação com o mesmo

Em todo caso, na ordem social contemporânea, a família delega a educação formal à escola, a qual, por meio de seus educadores, atua in loco parentis, não só encarregada

Assim, considerando as mudanças que ocorreram nas instalações avícolas nos últimos anos e considerando que a pintura externa do telhado destas instalações pode