• Nenhum resultado encontrado

A Formula Da Reconquista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Formula Da Reconquista"

Copied!
117
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Introdução

Introdução ... ... 55 PARTE I

PARTE I – – Preparando O Preparando O Terreno...Terreno... ... 77 Quarentena ...

Quarentena ... ... 77 Modo

Modo Desespero Desespero ... ... 88 E Se

E Se Ele Entrar Em Contato Com Ele Entrar Em Contato Com Você ...Você ... 10... 10 E Se

E Se Os Amigos Dele Os Amigos Dele Entrarem Em Contato Entrarem Em Contato Com Você? Com Você? ... 12.... 12 Voltar Ou

Voltar Ou Não Voltar, Não Voltar, Eis A Eis A Questão Questão ... 14... 14 Por

Por que que você você está sozinha? ...está sozinha? ... 21... 21 Perdoar

Perdoar É É Necessário Necessário ... ... 2323 Os

Os Cinco Estágios Cinco Estágios Pós Rompimento ...Pós Rompimento ... 2.... 266 É

É Hora De Hora De Encarar Os Encarar Os Fatos ..Fatos ... . 2929 Parte II

Parte II – – Ame-se Ame-se Antes! ...Antes! ... ... 3232 Não

Não É O É O Seu Ex Seu Ex Que Você Que Você Quer Quer ... 32... 32 Amor

Amor Próprio Próprio É O É O Segredo...Segredo... 33... 33 O

O Jogo Jogo Do Do Amor Amor Próprio Próprio ... 3... 344 Você

Você 2.0 2.0 ... ... 3737 Tornando-se uma

Tornando-se uma Mulher Poderosa Mulher Poderosa ... 38... 38 Obstáculos

Obstáculos ... ... 4141 Medo

Medo De De Fracassar ...Fracassar ... 45... 45 Virando

Virando o o Jogo ...Jogo ... 4... 4 77 O

O Poder Poder Está Em Está Em Suas Mãos ...Suas Mãos ... . 4949 Parte III

Parte III – – Fazendo Fazendo Acontecer Acontecer ... . 5252

Sumário

(4)

Devagar

Devagar E E Sempre...Sempre... ... 5252 A

A Técnica Do Técnica Do Contra-Ataque ...Contra-Ataque ... . 5252 Chegou

Chegou A A Hora ...Hora ... ... 6161 Escolha

Escolha As As Suas Suas Armas...Armas... 62... 62 Exemplos De

Exemplos De Mensagens Para Mensagens Para Retomar Contato Retomar Contato ... 65... 65 O Que Fazer

O Que Fazer De Acordo Com De Acordo Com A Resposta Do A Resposta Do Seu Ex ...Seu Ex ... 67... 67 A

A Ligação ...Ligação ... ... 7272 As

As Mensagens Mensagens Vazias ....Vazias ... ... 7373 Relembrando Os

Relembrando Os Bons Momentos Bons Momentos ... 73... 73 Chegando

Chegando Lá Lá ... ... 7979 Usando

Usando O Ciúme O Ciúme A A Seu Favor ...Seu Favor ... . 8080 Multiplicando

Multiplicando A A Intimidade ...Intimidade ... ... 8282 Colocando Tudo

Colocando Tudo Em Em Pratos Limpos ...Pratos Limpos ... 84... 84 Mensagens

Mensagens Sinceras Sinceras ... ... 8888 Parte IV

Parte IV – – Cara Cara A A Cara Cara ... ... 9191 Primeiras

Primeiras Impressões Impressões ... ... 9191 Você 2.0

Você 2.0 – – Parte Parte II ..II ... ... 9292 Como

Como Se Se Comportar ...Comportar ... .... 9393 Revelações

Revelações ... ... 9696 A

A Honestidade Honestidade Revisitada Revisitada ... ... 9898 Como Reagir

Como Reagir Aos Questionamentos Dele ...Aos Questionamentos Dele ... 99... 99 Uma

Uma Coisa Muito Coisa Muito Importante! ...Importante! ... 101... 101 Reacendendo A

(5)

Mantenha A Distância ... 111

Até Onde Você Deve Ir? ... 112

Dando O Próximo Passo ... 114

Trabalhando Depois Do Encontro ... 114

A Conversa ... 115

(6)

Bem-vinda à Fórmula da Reconquista. Eu imagino que se você adquiriu esse curso, é porque está sofrendo por um relacionamento que não terminou da maneira que você esperava. Essas coisas acontecem, é por isso que eu escrevi este guia que eu tenho certeza que vai ajudá-la na sua jornada.

No entanto, antes que você embarque na jornada para reviver o relacionamento que é tão importante para você nós precisamos estabelecer algumas regrinhas básicas. A primeira de todas é a seguinte: não fale com seu ex antes de ler este guia. Nós vamos discutir os motivos disso mais adiante, mas, por enquanto, não entre em contato com ele de forma alguma.

Esse guia tem alguns objetivos principais que você vai perceber ao longo da leitura. Sim, a finalidade dele é ajudar você a reconquistar o seu ex, mas, antes que vocês voltem a se ver, ou mesmo conversar, existem algumas coisas que precisam ser trabalhadas.

Primeiramente, você precisa entender porque o relacionamento acabou. Não estou falando daquela última briga que vocês tiveram e que foi a gota d’água, mas o que levou a ela. Somente entendendo o fim você estará pronta para um novo começo.

Outra parte muito importante é focada não no seu relacionamento, mas em você. Antes de mais nada, você precisa fazer de si mesma uma prioridade, dedicar seu tempo e atenção para a sua evolução. Esse guia não vai levá-la até lá, mas eu vou lhe dar a chave para encontrar uma versão sua que está dentro de você e que vai a ajudar na reconquista do seu ex.

Por fim, nós vamos trabalhar em algumas técnicas para reacender a chama entre você e seu ex. Eu vou pegar você pela mão e acompanhá-la passo a passo na jornada de reconquista, preparando-a para o momento em que vocês vão se reencontrar. Desde a maneira correta de reestabelecer contato com ele, até o encontro cara a cara.

(7)

Infelizmente, eu não posso garantir que você reconquistará seu ex. Eu pessoalmente atesto pelo alto índice de sucesso das mulheres que utilizaram esse guia, mas existe obviamente uma porcentagem que não alcança o objetivo. Na maioria das vezes, isso acontece porque a pessoa não seguiu direito as instruções (pulou algum passo, por exemplo) ou mesmo porque decidiu no meio do caminho que não estava tanto afim de reconquistar o ex.

Aliás, esse é outro ponto que preciso falar agora. Existem casos em que você não deve absolutamente, de maneira alguma, tentar reconquistar seu ex. Eu vou falar sobre isso mais adiante no guia, mas, para resumir, se você quer reconquistar seu ex por algum tipo de vaidade boba ou se ele era abusivo (tanto física, quanto psicologicamente), esse guia NÃO é para você.

Se você quer reconquistá-lo porque sente que ele realmente é o cara certo e, por algum motivo, as coisas não deram certo da primeira vez, seja muito bem-vinda. Eu posso garantir que logo, logo você estará feliz novamente (e eu espero que seja porque você reconquistou o seu ex).

Se você apostou nesse guia, é porque já sabe que pedir desculpas e dizer que tudo vai mudar não é o suficiente. Eu não vou mentir para você: recuperar um relacionamento que acabou não é simples. Mas é por isso que eu escrevi este guia, para ajudar pessoas como você. Pronta para começar?

(8)

Quarentena

O motivo pelo qual eu resolvi começar o livro com esse capítulo é porque fazer isso é algo essencial se você quiser ter sucesso na sua missão. Não estou dizendo que você não irá reconquistar seu ex caso não siga essa regra, mas lhe digo com convicção que 3 a cada 4 mulheres que não atingem o seu objetivo falharam em respeitar a Quarentena.

A regra da Quarentena é o seguinte: após o término, você deve ficar 20 dias sem qualquer tipo de contato com o seu ex.

20 dias inteiros? Sim, é exatamente o que você leu: 20 dias sem falar com ele, seja por telefone, Facebook, e-mail, carta e, obviamente, ao vivo.

Recomendo que você delete o número dele do seu celular, fique longe das redes sociais, se achar necessário. Pode parecer difícil, mas é algo bem simples que estou pedindo para você aqui e, confie em mim, vai valer a pena.

Esses primeiros 20 dias após um término são os mais importantes se você tem esperanças de reatar o relacionamento. Quando um relacionamento acaba, você está carregada de emoções negativas. Com o tempo, as emoções positivas acabam vindo à tona e você acaba se esquecendo das negativas. E é isso que você quer fazer com seu ex.

Lembre-se: RESPEITAR OS 20 DIAS SÓ DEIXA VOCÊ MAIS PERTO DA RECONCILIAÇÃO!!!

Eu peço encarecidamente que você supere a dor, que, por sinal, só faz mal a você, e espere esse tempo para entrar em contato com seu ex. É melhor você “sofrer” durante esse período por não poder falar com ele do que se arrepender por anos por não ter me escutado.

(9)

Pense nisso: imediatamente após o término, seu ex, assim como você, vai se sentir mal, provavelmente vai estar machucado, confuso. Ele não vai ter nenhuma perspectiva sobre o relacionamento de vocês e ele provavelmente vai se sentir totalmente inconstante e emotivo, assim como você.

Estas são circunstâncias HORRÍVEIS para fazer ele reconsiderar o fim e pular de volta a um relacionamento. No momento, as emoções dele vão estar no modo "curar", e tudo o que ele vai querer vai ser evitar mais dor, drama e indecisão emocional. Se você o bombardear agora com mensagens implorando para ele lhe aceitar de volta, tudo o que vai fazer é validar a escolha que ele fez de cortar você da vida dele. Ele provavelmente vai se fechar a você ainda mais, possivelmente até ver você como uma louca e, no mínimo, como alguém que adiciona uma boa camada de drama à vida dele agora que não precisa.

Quando você dá a ele esse espaço, permite que ele passe pelo próprio processo de recuperação pós-término e, mais importante, evita de parecer insegura e desesperada aos olhos dele.

Ao tentar retomar contato antes desse período, é provável que as suas emoções à flor da pele não lhe permitam que você se comunique de maneira racional e pragmática. Isso é compreensível, porque você acaba de passar por um grande trauma emocional, mas se quer reconquistar seu homem, precisa estar com o controle total do seu emocional para seguir os passos que eu vou apresentar durante esse livro.

Modo Desespero

Uma das piores coisas que pode acontecer quando você não respeita a Quarentena é entrar no Modo Desespero. Esse é um pecado mortal quando falamos em retomar o seu relacionamento. Uma vez que você entra nesse modo e vai falar com seu ex, tudo torna-se mais difícil.

(10)

Uma mulher nesse modo age como se fosse alguém que precisasse ser salva ou como se tivesse com a auto-estima despedaçada e sem possibilidade de recuperação. Você pode até sentir como se tudo estivesse perdido, mas a verdade é que não está. O problema é que as emoções negativas do término impedem que você perceba isso.

É o Modo Desespero que faz com que uma mulher machucada corra atrás do seu ex das maneiras mais irracionais, porque, nessa hora, o seu julgamento fica prejudicado e qualquer coisa que você possa fazer para reconquistá-lo parece válida.

Neste momento, você precisa agir de forma exatamente oposta ao drama e a pressão. Não estou dizendo que você vai fingir que está feliz e totalmente satisfeita com o término. O princípio aqui é respeitar o espaço dele. Esta é a ideia crucial que você deve manter na mente durante este programa. Vou até repetir: respeite o espaço dele após o término de vocês.

Sabe quando você insiste para uma criança fazer algo que ela não quer e ela resolve fazer exatamente o contrário? Pois os homens podem ser exatamente como uma criança grande. Quando você invade o espaço dele é aí que ele não vai fazer o que você espera.

Se você tentar fazer ele ficar com ciúmes flertando com outras pessoas na frente dele, ou tentar chorar e implorar para que ele volte, ou mandar mensagens furiosa dizendo a ele que é um idiota, todos estes comportamentos vão fazer ele se afastar ainda mais de você, deixando você ainda mais longe da tão sonhada reconquista. Você tenta deixar ele com ciúmes? Ele vai tentar te deixar com ciúmes também. Você mostra que está com raiva? Ele vai ficar furioso e ver você como uma antagonista. Você chora e implora para ele voltar? Ele vai se afastar ainda mais e sentir que estava certo em tomar a decisão de deixar você.

Durante esses vinte dias iniciais, é essencial que você não dê nenhuma razão para que ele pense que terminar foi a decisão correta. Mantenha-se afastada, foque na sua própria recuperação e deixe ele passar pelo processo do jeito dele. Ele deve pensar que

(11)

forçou. Meu objetivo ao longo desse livro é ensiná-la a plantar essa sementinha na cabeça dele.

E Se Ele Entrar Em Contato Com Você

Essa é uma pergunta absolutamente relevante e que eu escuto de diversas mulheres que tentam reconquistar seus ex. E se, durante o período de Quarentena, ele entrar em contato com você, seja por telefone, mensagem, Facebook?

Este é um cenário bem provável, especialmente se o seu ex começar a se perguntar onde você está e começar a sentir falta de ouvir sua voz. Ele provavelmente vai mandar uma mensagem sobre querer conversar e saber da sua vida. (No entanto, lembre-se: isso não quer dizer que ele quer você de volta ainda, só quer dizer que ele está sentindo sua falta. Cuidado para não confundir os dois!)

Quando isso acontece, eu peço que você pare, invoque seus sentidos mais racionais e se faça uma pergunta: eu estou em condições de falar com ele de maneira responsável? Se você ao menos hesitar por um segundo para responder que sim, então a resposta é “não”.

Se a sua resposta for não e você não tiver condições de falar com ele de maneira racional, melhor a fazer é ignorar completamente o contato do seu ex. O único problema dessa abordagem é que não responder pode ser vista como uma resposta emocional ao contato dele.

Como assim? Veja bem, quando você o ignora completamente, pode na verdade mandar a mensagem errada. É quase como se você estivesse tão magoada que não consegue nem olhar uma mensagem dele. Você não quer saber de jeito nenhum dele, e isso na verdade faz parecer que você está em um estado emocional muito alterado. Não tem problema parecer que você não está bem, mas você não quer parecer como se tivesse bloqueado completamente ele de sua vida. É quase como se não responder fizesse parecer que você se importa ainda mais. No entanto, eu prefiro que você não responda

(12)

nada e corra o risco de passar essa impressão do que fale algo que não deve por causa das emoções negativas acumuladas e prejudique o seu plano de reconquista.

Se você pensou com muito cuidado e tem certeza que está apta a trocar algumas palavras com ele, eis o que você deve fazer: se o seu ex iniciar o contato, então você pode responder. Isto não significa, no entanto, que você precisa responder. Não significa que você precisa se grudar ao telefone assim que ele mandar uma mensagem e responder imediatamente, nem significa que você deve abandonar o jantar com seus amigos ou sua família para atender uma ligação dele.

Você pode retornar o contato dizendo "Oi, eu saí para comer fora com uns amigos. Tudo bem?" Essa é uma ótima maneira de responder se você perder a ligação dele, porque agora ele vai imaginar que você estava se divertindo e vai ver você seguindo sua vida de uma forma positiva. Em outras palavras, você mencionou que estava em um jantar com amigos, então ele vê que você está vivendo e aproveitando a vida – é esse o sentimento que você deve trabalhar para passar para ele.

E se ele mandar mensagens perguntando algo mais específico? E se ele mandar a você uma mensagem dizendo "Como você está?" E quiser saber o que você anda fazendo?

O segredo para responder essas mensagens é a emoção que você comunica na sua resposta. Lembre o que falamos sobre o Modo Desespero e use esse saber como sua arma. Você sabe o que deve evitar, então trabalhe para comunicar a ele as emoções adequadas nesse momento.

Vamos ver como isso funciona na prática.

Digamos que ele mande uma mensagem do tipo “Oi, tudo bem com você?”

E você responde com: “Estou voltando do Yoga. Esses dias não têm sid o muito fáceis, mas estou melhorando... :)”

(13)

Parece muito simples, não é mesmo? Mas cada parte dessa mensagem tem um significado que passa a ele emoções importantes da sua parte. Vamos dissecar essa mensagem.

“Estou voltando do Yoga”. Vocês terminaram e está doendo – ambos sabem disso -, mas nem por isso você deixou de fazer as coisas que gosta e que lhe fazem bem. Você é uma mulher com maturidade e segurança para ter controle da sua vida, mesmo após um evento tão traumático quanto o rompimento de um relacionamento.

“Esses dias não têm sido muito fáceis”. Não adianta você fingir que não sente nada, ele sabe que você está abalada, porque ele também está. Fingir que nada aconteceu é uma das piores coisas que você pode fazer, porque fica parecendo forçado e, francamente, ele vai achar que você é ou uma mentirosa, ou uma mulher ruim que não merece outra chance dele. Ao admitir que os dias não têm sido fáceis, você cria empatia com ele, afinal de contas, os dele também não devem estar sendo.

“Mas estou melhorando.” As coisas estão difíceis agora, mas elas vão melhorar! Você mostra que tem esperanças e está disposta a trabalhar para voltar à sua rotina normal. Essa parte da mensagem mostra força, vontade de mudar as coisas e dá a ele a impressão de que você é uma mulher incrível, e tudo isso sem parecer forçado.

E Se Os Amigos Dele Entrarem Em Contato Com Você?

É natural que você tenha feito amizade com os amigos dele durante o relacionamento de vocês e vice-versa. Talvez tenham feito amigos como um casal que vão continuar sendo amigos mesmo agora que vocês acabaram. Aí você me pergunta: e se um desses amigos entrar em contato?

Acho importante abordar essa questão, porque os verdadeiros amigos vão querer saber como você está após o término. Mesmo que você tenha conhecido uma pessoa através dele, se vocês criaram uma amizade duradoura, é natural que esta pessoa se preocupe com você.

(14)

Se eles entrarem em contato, você precisa responder positivamente e alegremente. Acredite em mim, qualquer coisa que você diga aos melhores amigos dele vai ser dito a ele, especialmente depois que eles disserem que falaram com você e ele perguntar como você está (o que ele vai fazer!). Isso não quer dizer que o seu ex deu a eles a missão de espioná-la, mas é natural que a informação chegue até ele de um jeito ou de outro. É por isso que você deve ter cuidado com o que diz e com a maneira como vai dizer.

Então quando você falar com os amigos dele, você quer ter uma interação positiva. Você não quer falar sobre tudo que está errado, e tudo que está lhe deixando triste. Continue humilde e não finja estar feliz demais, mas tenha uma ótima interação com eles.

De modo algum mencione o seu ex. Vou dizer de novo: em NENHUMA circunstância comente sobre seu ex. Se o amigo dele perguntar como você está, você pode dizer "Ótima, obrigada" e contar sobre algum lugar legal que você vai à noite, ou parecer animada com uma viagem que está planejando.

Se o nome do seu ex surgir na conversa por uma parte que não seja a sua, aja com naturalidade. Não desconverse ou se embaralhe com as palavras, apenas responda sem entrar em mais detalhes. Se disserem “eu vi o fulano (seu ex) ontem em tal lugar”, responda algo do tipo “que bom, espero que ele esteja bem” e sorria. Perceba que você não fez uma pergunta, o que daria seguimento ao assunto, mas desejou o bem do seu ex de maneira franca e natural.

Quando esse amigo contar isso ao seu ex, ele vai pensar: espere um pouco, ela está seguindo a vida e não está falando de mim o tempo todo. Isso deixará ele extremamente intrigado e vai começar a plantar na cabeça dele a sementinha da reconquista.

Resumindo: O que você diz aos amigos dele vai ser dito a ele. E a sua melhor estratégia é nem ao menos mencionar seu ex. Você vai deixar ele louco quando falar com os amigos para saber o que você anda fazendo e eles disserem que você está ótima sem ele! De novo, no entanto, você não quer parecer desonesta ou arrogante com os amigos dele, você só quer manter aquela aura de positividade à sua volta, e escolher não

(15)

amigos ou sua melhor amiga que não tenha contato com o seu ex). Continue humilde e opte por gentileza em vez de ser alegre demais de uma forma afetada ou falsa.

Voltar Ou Não Voltar, Eis A Questão

O período da Quarentena deve ser aproveitado por você para várias coisas. Uma delas, obviamente muito importante, decidir se vale realmente a pena tentar reviver esse relacionamento.

O objetivo desse livro é ajudá-la a retomar uma relação que era importante para você e que deu errado por algum motivo. De maneira alguma eu quero que você volte para uma relação que lhe fazia mal, que não era saudável e que só vai lhe deixar mais ansiosa e lhe fazer sofrer no futuro.

Deixe-me destacar algumas razões óbvias pelas quais você não deve voltar com seu ex:

Você tem medo de ficar sozinha –Só porque tem medo de não ter alguém para dormir

abraçada à noite, não significa que você deve voltar correndo para o seu ex apenas porque ele é a opção mais fácil. Uma mulher segura, autoconfiante, sabe que encontrar outro homem não é um grande problema. Se você sabe que seu relacionamento não tinha saída, mas quer voltar porque tem medo de ficar sozinha, saiba que essa é uma péssima razão para tentar reconquistar seu ex.

Você não quer que ele fique com outra –Se você pensa assim, perceba que talvez esse

egoísmo e sede por ter o controle sobre as coisas pode ter sido um dos motivos para o término de vocês. Você nem o ama mais, mas fica com ciúmes quando pensa na ideia de que ele vai partir para outra? Peça seu dinheiro de volta, porque esse programa não é para você. Siga em frente, deixe ele alcançar a felicidade do jeito dele e trabalhe mais para encontrar a sua.

Você quer provar um ponto –Muitas mulheres querem voltar com seu ex apenas para

(16)

ninguém, mas ajudar mulheres que realmente amam seus parceiros a reconquistar aquilo que perderam.

Ele era abusivo – se o seu parceiro alguma vez machucou ou abusou de você física ou

emocionalmente de qualquer forma, para sua própria segurança, fique feliz que acabou e nunca olhe para trás. Se você muitas vezes sentia-se emocionalmente isolada, triste ou ficou com a autoestima baixa devido às constantes críticas e ataques à sua personalidade, esse cara não é e nunca vai ser bom para você.

Se o seu caso não se encaixa em nenhum desses quatro itens, nós podemos seguir em frente e decidir se vale ou não a pena voltar com seu ex.

Você pode ficar horas tentando encontrar a resposta sobre o que que teve de errado no seu relacionamento. Os motivos para um término de namoro podem ser bem complexos, e entendendo o que aconteceu de errado irá ajudar a encontrar o melhor  jeito de ter seu ex de volta.

Os relacionamentos só acabam por um motivo: a falta de atração.

Eu não estou falando de atração física necessariamente, estou falando da Atração Emocional. Casais com Atração Emocional alta vão ficar juntos para sempre. Um casal só termina quando a Atração Emocional está baixa.

A Atração emocional pode ter terminado por diferentes razões. Ela pode ter terminado por apenas um determinado evento (traição por exemplo), ou diversos eventos fizeram com que ela diminuísse de pouco em pouco. Você irá aprender a como conseguir aumentar a Atração Emocional e como mantê-la alta durante o seu relacionamento neste guia.

Para entender porque acabou, você precisa pensar racionalmente e analisar os fatos. Na maioria das vezes, um relacionamento não acaba de uma hora para a outra, sem motivo aparente. Muito provavelmente, os sinais estavam ali há algum tempo e você não percebeu ou pior, percebeu e decidiu ignorá-los.

(17)

Agora que acabou, provavelmente as suas lembranças estão embaralhadas, nebulosas. Agora que você sentiu falta dele, se sentiu sozinha, e está com dor emocional, de repente todos os problemas são solucionados. Você olha para trás e pensa “nós tínhamos problemas, mas qual casal não tem?” Os momentos bons parecem ainda melhores e os momentos ruins não parecem tão ruins assim.

Isso acontece porque todos nós temos a tendência de idealizar romances do passado. Isso pode realmente ser uma coisa agradável quando é uma maneira de desfrutar de um nível modesto de sentimentalismo sobre eras passadas da sua vida, mas torna-se perigoso quando é ampliado a ponto de obrigar você a retomar a algo que está destinado a ser uma grande decepção.

Pode parecer que há muitas razões para rompimentos, mas eles geralmente se enquadram em um dos poucos cenários selecionados. Eu vou descrever o mais rápido possível o que são, e em quais cenários seria prudente para evitar tentar ganhar ele de volta.

Terminou por causa de um incidente isolado

Eu estou me referindo a um evento singular que conduziu ao fim do relacionamento. Digamos que o incidente foi culpa dele, não sua, e que foi você quem decidiu terminar o relacionamento. Um exemplo óbvio seria que ele traiu você. Neste cenário, você tem dois questionamentos a se fazer.

1 – O incidente pode ser perdoado?

Essa pergunta não tem uma resposta fácil. No nível o mais básico, no entanto, você tem que tomar uma decisão: isto é algo que eu estou disposta a deixar para trás e seguir em frente sem amargura ou raiva, sem perturbar meu bem-estar e meu sentimento de segurança no relacionamento?

2 – Você está perdoando somente um incidente, ou o erro dele indica um padrão mais

(18)

Você pode estar disposta a ver isso como um acontecimento isolado para ambos superarem e seguirem em frente com o relacionamento.

Mas você está certa sobre isso?

Há pouquíssimas situações na vida em que o incidente em questão aconteceu por causa de um momento de fraqueza de uma pessoa com ficha limpa. Esse tipo de incidente geralmente indica que a pessoa reage de certa forma em determinadas circunstâncias. Como saber se a pessoa vai agir de maneira diferente se tiver que encarar uma situação semelhante no futuro?

Antes de você decidir deixar o passado para trás e perdoar um erro, seja muito honesta consigo mesma e faça essa pergunta: isto parece um erro isolado da parte dele, ou faz parte de um padrão de comportamento que ele repetiu mesmo que de formas pequenas?

Pense sobre isso com calma e não racionalize ou arranje desculpas para o comportamento dele. Isso só vai levar a mais infelicidade e desapontamento, além de fazer com que você fique com raiva de si mesma por ter dado a ele outra chance. Na maioria das vezes, se o relacionamento termina por causa de um grande incidente, o comportamento não mudará apenas porque ele diz que está arrependido e sente remorso sobre o que ele fez (o que provavelmente ele sentirá). Mesmo que suas emoções e arrependimentos sejam honestos, e suas intenções sejam as melhores do mundo, não significa que ele vá mudar quem é.

Contudo, se ele tiver feito algo que realmente seja um incidente isolado, e você consiga perdoá-lo e seguir em frente com o relacionamento, eu imagino que ele tenha pedido para voltar e você ainda não decidiu, por isso adquiriu esse guia. Neste caso, um simples sim (acompanhado por novos padrões estabelecidos para o relacionamento) será suficiente. Se este não for o caso, e ele não estiver tentando reatar com você, prossiga com cuidado. Ao não pedir pelo seu perdão e para voltar com você, ele está mostrando que não se importa como deveria com o relacionamento que vocês tinham

(19)

E se você for a responsável pelo mal comportamento? Três etapas para o Reconciliação:

E se a razão para o rompimento for baseada em seus comportamentos ou características?

Nesse caso você deve assumir inteira responsabilidade por algo que você necessita mudar. A regra fundamental é esta: não mude algo para recuperá-lo se essa mudança não vai beneficiar você. Esta é a máxima número um a qual você sempre deve se ater. Se você está mudando de uma maneira com a qual não se sente confortável por qualquer motivo que seja, isso vai acabar lhe prejudicando mais que ajudando.

Se você agiu de uma forma ruim, a responsabilidade recai sobre você para guiá-lo para o perdão e para convencê-lo de que o que isso não irá ocorrer novamente.

Embora este programa seja dedicado a uma solução rápida e imediata para reconquistar o ex, há três fatores importantes para a reconciliação. Os primeiros dois, que eu mencionei acima, são o perdão e a comunicação de que não acontecerá outra vez. Há também um terceiro: fazer com que ele se sinta o número um em suas prioridades. Este último é essencial no processo da reconciliação se foi você que se comportou mal.

Vamos para outro cenário:

Terminou por causa de um hábito que ele tinha.

Nós mencionamos que os incidentes singulares são frequentemente parte de um padrão do comportamento ligado a uma falha mais profunda do caráter, se o relacionamento terminou por causa de algo que você geralmente não gosta na personalidade dele, você tende a entrar em um território perigoso ao tentar voltar com ele. Seria uma coisa se ele implorasse para você voltar e prometesse mudar. Outra coisa, completamente diferente, é você tentar ter ele de volta e esperar que ele talvez possa mudar.

(20)

Como eu disse antes, o tempo pode ter um impacto profundo na nossa recordação do relacionamento, e é bem provável que o seu desejo de voltar seja um produto do esquecimento - ou de ignorar - a razão pela qual o relacionamento acabou.

Mas o tempo não é a única coisa que vai fazer você ignorar as características que não gosta nele daquela época. A solidão também faz isso.

E estes “eu quero ele de volta” ou “eu cometi um erro!” geralmente vêm de um momento de desespero ou frustração. Acompanhado pelo pânico de que você nunca vai encontrar outra pessoa como ele novamente (o que é um pensamento maluco se ele foi a pessoa que estragou o relacionamento com o comportamento infantil).

Este pensamento de que "eu nunca vou encontrar alguém como você" é uma armadilha irracional que as pessoas caem o tempo todo. Isso é um absurdo porque se você encontrou um relacionamento bom antes, você pode encontrar de novo. Encontrar um cara que te faça feliz não é como ganhar na loteria, em que o resultado da sorte não pode ser reproduzido nesta vida. Meu personal trainer recentemente comentou comigo que, quando as pessoas fazem a terceira repetição de um exercício muitas vezes dizem que eles não vão conseguir fazê-lo; sua resposta é bem simples: “C laro que você pode, você fez isso duas vezes!”.

Se uma mulher que teve o coração recém despedaçado gastasse a mesma quantidade de tempo e energia em encontrar um novo alguém como ela fez perseguindo seu ex, ela ficaria surpresa com o número de opções que realmente existem.

A solidão e a rejeição podem ter um impacto dramático sobre a nossa autoestima. E quando isso começa a cair, nossos padrões caem também. É precisamente este efeito que você tem ao voltar para alguém que você sabe que, no fundo, não vai lhe dar o que você quer, e muitas vezes deixa as mulheres longe de uma nova relação ideal com o ex. Há dois antídotos bons para estes sentimentos de insegurança e solidão.

O primeiro e mais superficial dos dois, é criar mais opções com os homens e lembrar a si mesma de quantas outras chances você realmente tem.

(21)

É uma maneira infalível para redirecionar o foco para longe do seu ex e colocar as coisas em sua devida perspectiva. É verdade que esta estratégia é somente tão boa quanto as opções que você tem agora, e não é sustentável a longo prazo, mas é certamente eficaz a curto prazo. A lógica é simples. Se eu a colocar em uma ilha com um homem, em pouco tempo ele vai começar a parecer atraente, independentemente se ele é o seu tipo ou se está dentro do seu padrão. Se ele ameaçasse sair da ilha, você poderia ser perdoada por se sentir desesperada com a ideia de perdê-lo. Se, no entanto, eu lhe apresentasse quatro novos homens da ilha, seus sentidos de perspectiva poderiam ser restaurados e você voltaria a perceber que aquele outro homem com quem você estava sozinha antes não é tão especial assim.

Lembre-se: a falta de opções fáceis imediatas é uma desculpa pobre para voltar para alguém que você sabe que é errado para você.

A única coisa que a impede de encontrar outras opções é a dependência que você tinha deste cara antes, e a falsa sensação de conforto que vem com ele.

Só mais uma coisa sobre isso. Quando você for realmente honesta com você mesma, vai descobrir que você está apenas tentando voltar com seu ex para provar que você pode, pare com isso agora! A vitória de saber que você poderia tê-lo novamente é uma  justificativa rasa que vem da insegurança.

Se você sentir que está tentando voltar com ele para ter algum tipo de "ponto final", você está perdendo o seu tempo. Tentar voltar com ele para colocar um ponto final na situação que era errada para você é consideravelmente inútil. Do que mais você precisa para saber que há homens melhores esperando por você? Os detalhes não são sempre tão importantes como as pessoas pensam.

Se a sua autoestima é derivada de sua capacidade de 'ganhar' de volta o seu ex, ou ter relações sexuais com ele novamente, ou simplesmente de desfrutar atentamente ao ver ele se apaixonar por você novamente, peço-lhe, feche este livro imediatamente e continue com a sua vida. O caminho para ter o seu ex de volta, no seu caso, é uma estrada que deve permanecer inexplorada.

(22)

Por que você está sozinha?

Se você chegou até aqui e decidiu que, sim, vale a pena retomar seu relacionamento é hora de entender por que ele chegou ao fim. Muitas vezes, quando uma relação termina, nós ficamos tão preocupados em culpar a outra parte por tudo que acabamos ficando cegos para o que realmente ocasionou o rompimento.

Como falei antes, relacionamentos acabam porque a atração emocional que um dia vocês tiveram não está mais lá. Isso pode acontecer por diversos motivos, um relacionamento que se encaminha para o fim vai apresentando sinais de desgaste ao longo do tempo – cabe ao casal percebê-los e dar um jeito de resolver isso.

Mas, se você adquiriu este livro, é porque não conseguiu resolver os problemas a tempo e a relação teve fim. Não se preocupe, é normal e, se foi esse o motivo do seu rompimento, o caminho para a reconquista provavelmente está aberto.

Eu quero lhe mostrar algo que chamo de “Alertas Escondidos”. São sinais de desgaste no relacionamento que podem ser mais ou menos claros, mas que, quando persistem, provavelmente indicam que a relação está desgastada por algum motivo. Não quer dizer que você deve ficar analisando profundamente cada interação de vocês durante o tempo em que estiveram juntos e tentando encontrar onde foi que deu errado. Na maioria das vezes, quando ele não conversa direito com você depois do trabalho é porque ele está estressado com alguma coisa e nada mais. Da mesma maneira que quando ele resolve ir ver um jogo com os amigos no sábado à tarde ao invés de visitar a sua avó é porque ele prefere estar com os amigos do que visitar sua avó. Não é desse tipo de coisa que eu estou falando, deixe-me mostrar alguns exemplos de verdadeiros Alertas Escondidos para que você entenda melhor o que pode ter levado ao fim do relacionamento:

 Um de vocês estava inseguro e não queria dar o próximo passo no

relacionamento. Existe uma diferença entre estar com alguém e de fato ESTAR com alguém. Muitos relacionamentos começam por motivos fúteis, como o

(23)

medo de uma ou de ambas as partes de ficar sozinha. Quando isso acontece, a relação está fadada ao fracasso. Uma relação com chances de sucesso é aquela que vocês dois estão envolvidos de corpo e alma e preparados para evoluir e crescer juntos como pessoas e como um casal.

 Vocês não eram compatíveis sexualmente. Não preciso dizer que sexo é uma

parte extremamente importante de qualquer relacionamento, não é mesmo? Mas algumas vezes, por mais que duas pessoas gostem uma da outra, elas têm desejos sexuais que não são compatíveis. Talvez você gostasse de transar todos os dias, pela manhã e antes de vocês dormirem, enquanto, para ele, uma vez por semana seria o suficiente. Esse é um problema que pode parecer insolucionável, mas se vocês realmente gostam um do outro e querem ficar juntos, é o caso de sentarem para conversar sobre o assunto seriamente e, quem sabe, encontrar um meio-termo que satisfaça ambos.

 Vocês não se comunicavam direito. Honestidade, confiança, comunicação são

fatores essenciais para o sucesso de um relacionamento. E quando eu digo comunicação não é você perguntar como foi o dia dele e vice-versa e depois vocês passarem o resto do jantar discutindo se vai chover. Não! Seu companheiro é a pessoa mais íntima da sua vida, você deve saber tudo sobre ele e ele tudo sobre você. Claro que alguns assuntos são delicados, mas vocês não devem pisar em ovos para falar um com o outro NUNCA.

 Ele sentia-se pressionado. Se você já leu o livro O Método do Respeito, do meu

amigo Caio Cesa, sabe que os homens lidam com as emoções de maneira diferente que as mulheres. Algumas vezes, você faz coisas com a intenção de agradá-lo, mas acaba desrespeitando o espaço dele, o que é extremamente sério para um homem. Quando você o pressiona, ele tende a se afastar e, eventualmente, isso pode levar ao fim do relacionamento de vocês. Se esse foi o caso, não quer dizer que ele não te ama mais, mas que você o sobrecarregou emocionalmente de tal maneira que ele achou melhor romper.

 Vocês não confiavam um no outro. Uma certa medida de ciúme é bom para o

relacionamento, mas, quando isso passa dos limites, vira prejudicial para a relação. Ele reclamava quando você falava com outros homens, você ficava

(24)

olhando feio para as amigas dele, coisas do tipo são fruto do ciúme e da insegurança que geram falta de confiança no parceiro. Novamente, se vocês pretendem voltar, é imprescindível que vocês sentem e conversem sobre isso de maneira franca e honesta.

Essas são os motivos mais comuns que, de pouco em pouco, levam ao fim da Atração Emocional. Uma coisa boa é que na maioria dos casos você não fez jus ao seu potencial. Para retomar sua relação, deverá trabalhar internamente e mostrar ao seu ex que é capaz de atingir esse potencial.

Não estou falando de mandar uma mensagem para ele dizendo “eu sou uma nova mulher, com um novo potencial”. Ações falam muito mais alto que palavras, é por isso que você deve agir e mostrar para ele que evoluiu. Confie em mim, quando ele ver o que está perdendo, vai querer voltar correndo para você. Mais adiante, eu e você vamos conversar sobre o que você deve fazer para construir uma evolução sustentável no seu  jeito de ser.

De qualquer modo, identificando e entendendo o motivo para o término da Atração Emocional entre vocês fará com que você seja capaz de entender melhor o que deu errado e o que deu certo no relacionamento de vocês.

Perdoar é Necessário

Quando você tenta reconquistar seu ex não estando emocionalmente preparada para as coisas que podem acontecer, você tem grandes chances de falhar. Quando você ainda se preocupa com algo do passado, você não estará se preocupando sobre o que está acontecendo no momento. Perdoar lhe ajudará a superar o problema do passado e com isso você estará apta a se concentrar no presente e, consequentemente, no futuro.

(25)

Qualquer coisa que não é perdoada machuca muito mais. Você estará se torturando caso tenha algum tipo de ressentimento sobre algo. Se você tem algo contra alguém, esse “algo” te machuca mais do que machuca a pessoa que você não gosta.

Manter pensamentos negativos sobre qualquer coisa é prejudicial à sua saúde e te impede de diversas coisas. Com seu ex não é diferente; se você ainda tem pensamentos negativos sobre ele, você não conseguirá olhar para o futuro e retomar o relacionamento de maneira positiva. Perdoar o seu ex irá melhorar a sua saúde, a sua felicidade, e deixará o seu futuro relacionamento com ele muito mais positivo e concreto.

Aliás, manter ressentimentos não é apenas prejudicial para sua saúde. Manter ressentimentos pode acabar com a sua chance de ter um relacionamento positivo com qualquer pessoa, não necessariamente apenas com o seu ex. Ninguém quer estar com uma pessoa que não consegue manter o foco 100% no relacionamento porque ainda ressente algo que aconteceu no passado.

Perdoar é a sua melhor chance para encontrar a felicidade.

PERDOE SEU EX

Existem dois tipos de mulheres: aquelas que têm a consciência que não perdoaram os seus ex. E aquelas que não perdoaram e deixam para que “tempo cure” a dor. Qualquer que seja a opção que você se encontra ela está diminuindo as suas chances de reconquistar o seu ex.

Quando você perdoar seu ex, você não estará fazendo um favor a ele, você estará fazendo um favor a si mesma. Você não precisa ligar para seu ex para avisar que você o perdoou, perdoá-lo não é algo para ele se sinta melhor, é para você que se sinta melhor.

Não espere que ele se desculpe pelo que fez de errado. Caso ele se desculpe, ótimo. Mas agora, você deve aceitar que seu ex é um ser humano, e, portanto, não é perfeito.

(26)

Perdoar seu ex fará com que você se concentre naquilo que realmente importa, a felicidade. Reconquistar seu ex não vai fazer com que você seja feliz, é exatamente o contrário.

Mas perdoar não significa que você deve se esquecer do que aconteceu. Perdoar significa que você entende e está em paz com o que aconteceu (Se seu ex foi agressivo fisicamente, aí são outros 500).

Puro e simples: em qualquer relacionamento (romântico ou outro) perdão é o poder.

Enquanto você guardar rancor pelo seu parceiro, você vai dar a ele uma grande quantidade de poder sobre sua vida e suas emoções. Agora, eu não estou dizendo que você deve esquecer as vidas ou o que quer de ruim que tenha acontecido. Como o antigo provérbio diz: "nós sempre ferimos aqueles que amamos."

Mas eu estou dizendo isso para que você realmente tenha um ótimo relacionamento cheio de todo o romance que você merece, você precisa deixar para lá a necessidade que talvez você tenha de eles se desculparem sinceramente, te darem recompensas pelo que aconteceu ou serem punidos.

Aqui e agora, você precisa perdoar seu parceiro por ser um ser humano, por cometer erros, por ter falhas e até por ter ferido você (tenham eles feito de propósito ou não).

ATENÇÃO: Você não deve sentir “pena” da pessoa que fez algo de errado a você. Se você sentir “pena”, existem grandes chances de que você volte a sentir ressentimentos em relação às coisas que esse indivíduo fez.

PERDOE A SI MESMA

“Ninguém cobra tanto de nós quanto nós mesmos.” Essa frase explica por que é tão difícil de nos perdoarmos. Porém, muitas vezes se perdoar é mais importante que perdoar seu ex.

(27)

Ninguém é perfeito, todos nós cometemos erros. Os erros que você cometeu ajudam você a crescer como pessoa. Os seres humanos aprendem muito mais com os erros do que com os acertos! Assim como seu ex, você também tem o direito de errar.

Lembre-se que Pessoas confiantes e pessoas que gostam de si mesmas tendem a ter relacionamentos melhores. Se você acreditar que seu ex deveria estar com você e que ele é mais feliz com você, o seu trabalho será imensamente facilitado.

Isso é até mais importante. Quando as coisas vão mal em um relacionamento, pode ser muito fácil ficar se punindo ou ficar triste por ter errado de alguma forma. Você pode passar horas ou dias pensando "eu poderia, eu deveria" na sua cabeça depois da briga, tentando achar uma forma de "consertar" as coisas.

É hora de parar. Você, assim como seu parceiro, é um ser humano cheio de falhas e desejos que vocês não conseguem controlar. E tudo bem. Você não precisa ser perfeita (fisicamente, emocionalmente ou mentalmente) para ter um relacionamento fantástico. Não importa o que acontece em seu relacionamento ou o quanto você errou, está tudo bem.

E isso também vale para coisas fora do seu relacionamento. Eu conheço pessoas todos os dias que ficam quase loucas por coisas pequenas em suas vidas, ou que têm uma autoestima tão baixa e uma autoimagem tão ruim que não conseguem nem ver o sol.

Puro e simples, não existe NADA menos atraente em uma pessoa do que auto aversão e autoestima no fundo do poço. Se você não GOSTA de si mesmo e não pensa pensamentos POSITIVOS sobre você, você nunca vai acordar aquela atração irresistível em seu parceiro.

Os Cinco Estágios Pós Rompimento

Uma fase importante para se levantar novamente após um rompimento é entender o que você vai sentir. Na psicologia, existe uma teoria que se chama “Os 5 Estágios do Luto”. Ela trata das reações comuns nas pessoas quando enfrentam uma perda ou um

(28)

trauma grande. O que vamos fazer aqui é adaptar os estágios para o fim do seu relacionamento, de modo que você esteja preparada para enfrentá-los da melhor maneira possível.

Informação é poder. As emoções após seu rompimento podem vir de maneira extremamente forte, o que, combinado com seu estado fragilizado pelo término, causa grandes chances de acarretar problemas e atrapalhar a sua estratégia de reconquista. Vamos aos 5 estágios pós rompimento.

Negação

No período imediatamente após um término, a pessoa que sofre se recusa a aceitar que chegou ao fim. Mesmo se o término for permanente, a pessoa que está de luto teima em repetir para si mesma que vai ficar tudo bem e que o relacionamento ainda não acabou de verdade.

Logo depois, quando lhe perguntam se tudo está bem, você responde que “sim”, que “tudo está bem” e achava que “seria muito pior”. Isso é normal, pois você está tentando convencer a si mesma de que tudo está bem quando, na verdade, não está.

Essa etapa proporciona uma proteção emocional, impedindo a pessoa que está sofrendo de experimentar emoções muito fortes. A pessoa sairá da etapa de negação ao aceitar que o relacionamento chegou ao fim.

Culpa

Após um relacionamento, quem está sofrendo pode se culpar por tudo o que deu errado, pode dizer a si mesmo que, se tivesse sido melhor em algumas coisas, ela e seu ex ainda estariam juntos. O contrário também é comum: passado o choque inicial, pode surgir uma fúria repentina. Essa raiva vem acompanhada da necessidade de culpar a outra pessoa por tudo que deu errado no relacionamento.

(29)

pensa que fez, ou culpá-lo pelas coisas que deram errado. Passar dessa etapa exige que a pessoa admita que o fim do relacionamento foi causado por ambos os parceiros. Deve-se aprender com os erros.

Tristeza

Obviamente, a tristeza sempre acompanha um rompimento. Depois que a raiva e a negação passarem, você cai na real e fica para baixo. É importante que você vivencie a tristeza ao invés de fugir dela. Acabou e realmente dói, mas é importante que você use todas suas energias para continuar vivendo a vida. Saia com seus amigos, faça exercícios, trabalhe para tornar-se uma pessoa melhor. Aprender com a fase da tristeza é essencial para o processo de reconquista.

Reconstrução

Em certo momento durante o processo de luto, os sentimentos se tornam mais fácil de serem gerenciados. Isso mostra que o luto seguiu seu caminho. A pessoa aprende a experimentar e viver a vida sem o seu antigo parceiro.

Quem está de luto começa a construir sua vida sem o ex e começa a pensar racionalmente mais uma vez. Uma vida toma forma fora do relacionamento. É aí que você começa a estar pronta para retomar contato com seu ex de maneira racional e planejada.

Aceitação

A fase final do luto de um rompimento é a aceitação. Chegando a essa fase do processo, as pessoas muitas vezes erradamente assumem que está tudo normal e bem. Pelo contrário, a aceitação significa que o indivíduo de luto aceita que acabou. A dor não é esquecida, mas a pessoa divorciada percebe que é hora de seguir em frente. Após a aceitação, você está pronto para começar a próxima fase em sua nova vida, seja ela tentando reconquistar seu ex ou em um novo relacionamento.

(30)

É Hora De Encarar Os Fatos

Se você chegou até aqui é porque já sabe melhor o que vai enfrentar nesse período imediato pós término, como agir nos 20 primeiros dias e também tem certeza de que reatar o relacionamento com seu ex é a coisa certa a se fazer. No próximo capítulo, nós vamos entrar em mais detalhes de como você deve agir, mas agora é importante que você saiba mais uma coisa, que talvez vai lhe dar um choque de realidade, mas que é essencial para o seguimento do seu plano de reconquista.

Não adianta tentar reaver o relacionamento que você tinha antes.

A relação que acabou não vai ter volta, não importa o quanto você queira. O primeiro passo para começar a reconquistar seu ex é entender isso e saber que você agora está buscando começar um novo relacionamento com uma pessoa que você já conhece. Isso é válido tanto para quem ficou 20 anos casada, quanto para um namoro de 1 ano.

Você tem que aceitar e superar a verdade, e caso você não supere, você estará acabando com as suas chances de reconquistar o seu ex. O seu velho relacionamento só acabou para que você possa ter um novo começo.

Vocês são pessoas diferentes agora. Vocês estão aprendendo a viver sem estarem um ao lado do outro. Não importa há quanto tempo vocês terminaram, o que importa é que vocês mudaram. Por isso, tentar ter o mesmo relacionamento que vocês tiveram não vai dar certo.

Isso pode ser algo bom, sabe por quê? Mesmo que vocês tenham mudado, você conhece seu ex melhor do que ninguém. Além disso, quando você segue os passos deste guia e aproveita o período de Quarentena para pensar sobre o relacionamento que acabou, você perceberá que já sabe o que deu certo e o que deu errado, o que a coloca em uma posição extremamente favorável para começar um novo relacionamento ainda melhor do que o anterior com o seu ex!

(31)

O objetivo deste guia é dar-lhe uma segunda chance de ter o seu ex para você. A partir de agora, eu quero que você passe a pensar no seu rompimento como uma oportunidade. Pode me chamar de ingênuo, mas eu acredito em segundas chances, e você?

Deixe o passado para trás e se concentre no que está adiante: a chance de moldar o seu futuro de acordo com o que você aprendeu no seu relacionamento e com o que aprenderá neste guia.

É assim que você deve estar olhando para o seu relacionamento. Além de ser mais lógico e objetivo, é mil vezes mais saudável. Se você não está vivendo o presente, está vivendo em ilusões. Focar no passado fará com que você evite as questões do presente e isso não é bom.

De agora em diante, o foco é no futuro e as expectativas são as melhores possíveis. Estufe o peito, levante o queixo e vamos começar a sua jornada para o seu relacionamento 2.0 com seu ex!

Deixa eu lhe contar uma coisa que talvez vá ajudá-la com essa nova fase em que você está entrando. Estudos comprovam que grande parte das nossas memórias não existem.

É isso mesmo que você leu. Sabe aquela memória que você tem de quando ganhou seu primeiro cachorrinho na infância? Não estou dizendo que você imaginou ter um cachorro, mas que a imagem mental que você tem guardada do momento é diferente do que realmente aconteceu.

Isso se dá porque o nosso cérebro está reconstruindo aquela situação de acordo com a sua perspectiva. Se o momento foi feliz, esses estímulos positivos vão afetar a percepção que sua cabeça cria.

O que eu quero dizer com isso é o seguinte: guarde as memórias que você tem do seu ex em uma gavetinha e procure encarar o rompimento de vocês como um novo desafio.

(32)

Talvez você tenha passado tanto tempo do relacionamento de vocês pensando no passado e no futuro que esqueceu de se preocupar com o mais importante: o presente. O passado não é como você imagina e o futuro não nos pertence, por isso, concentre-se apenas no preconcentre-sente.

Vou dizer uma coisa que pode parecer meio mórbida para você, mas é uma verdade absoluta da vida e tudo fica mais fácil quando nós aprendemos a ver isso de uma maneira positiva.

Todo relacionamento acaba.  Não importa o que acontecer, em algum ponto o relacionamento vai acabar. Ou vocês vão se divorciar/terminar o namoro, ou um de vocês vai morrer.

Na melhor das hipóteses, vocês dois vão envelhecer juntos desfrutando desse amor que foi tão difícil de construir, mas nós não temos como controlar o futuro, tudo o que podemos fazer é trabalhar no presente para que as coisas saiam de acordo com o planejado e, mesmo assim, existem muitos fatores que fogem ao nosso controle, mas, na minha modesta opinião, são eles que dão graça à vida.

Os relacionamentos acabam de um jeito ou de outro. Assim que você aceitar isso sob uma luz positiva, vai se ver livre para concentrar-se no agora. E o agora é trabalhar para reconquistar essa pessoa que importa tanto para você.

Estar no agora significa se concentrar no que está acontecendo no seu relacionamento agora. Ver o seu parceiro pelo que ele é e pelo que ele traz à mesa, aceitar o ruim e amar o bom e deixar o futuro emocional tomar conta dele mesmo.

(33)

Não é O Seu Ex Que Você Quer

“Pedro, mas eu comprei esse guia para reconquistar meu ex. Como você pode me dizer que não é isso que eu quero?”

Calma! Antes de pedir seu dinheiro de volta e mandar um e-mail me chamando de mentiroso, deixe-me dizer o que tenho para falar. :)

Certamente você quer seu ex de volta, mas agora se pergunte: por quê?

Pois tudo indica que se você tiver o seu ex de volta, esse aperto no peito, esse sofrimento que você sente agora deixará de existir e você terá a chance de ser feliz novamente com ele. Simples assim.

Se é isso mesmo, deixe-me contar uma coisa: você está atrás de felicidade e seu ex é um meio para atingi-la.

É por isso que essa parte do guia é voltada para VOCÊ. Antes de mostrar as estratégias de como voltar com seu ex, é preciso que você entenda como se tornar uma mulher mais interessante, mais atraente, mais sedutora. Uma mulher que seu ex vai olhar e pensar “nossa, eu não lembrava que ela era assim”.

Quando você passa essa impressão para ele, a reconquista torna-se muito mais fácil. O seu objetivo aqui tem de ser fazer com que ele não consiga tirá-la da cabeça; é para isso que você comprou esse guia e é isso que nós vamos conseguir.

Na verdade, você vai conseguir. Eu estou aqui apenas para pegá-la pela mão e colocar você no caminho da transformação que vai trazer seu ex de volta. Você tem o potencial. Pode ser difícil perceber agora, por causa da tristeza do rompimento, mas ele está aí, eu

(34)

tenho certeza. O que você vai aprender nesse guia é como atingir esse potencial escondido e, então, tornar-se irresistível para seu ex.

Você pode até ter pensado que esse papinho que você está atrás é da felicidade é um plano meu para fazer com que você se acostume com a ideia de não reconquistar seu ex....

Mas deixa eu te falar uma coisa: tire essa ideia da cabeça agora!

Como eu falei anteriormente, se seu ex está andando de mãos dadas com a sua felicidade, quando eu digo você está atrás da felicidade, consequentemente você estará atrás de seu ex também. E é aí que entra nosso guia.

Amor Próprio é O Segredo

Um rompimento sempre nos deixa fragilizados, o que pode ter um efeito terrível na nossa autoestima. O conceito que quero tratar nesta parte do guia é o de amor próprio.

Durante os 20 dias que você vai se manter afastada do seu ex, aproveite para cuidar de si mesma. Talvez o fim do relacionamento tenha sido traumático e você tenha gastado tanta energia tentando salvá-lo que esqueceu de se amar.

É por isso que durante esse período, eu quero que você se mantenha ocupada com coisas úteis que vão lhe ajudar a colocar a cabeça em um lugar melhor. Você deverá se esforçar um pouco mais para tentar “se melhorar” mentalmente e fisicamente, pois isso é muito importante na jornada da reconquista. E isso facilitará sua vida na hora de reestabelecer a conexão entre você e seu ex.

Agora é a hora para você fazer as coisas que você sempre quis fazer, por exemplo:

Faça exercícios. A pior coisa que você pode fazer é ficar dormindo o dia todo e sentindo pena de si mesma. A maioria das pessoas que fazem exercícios regularmente concordam que exercitar-se é um remédio natural para melhorara a autoestima. Existe uma

(35)

explicação científica para isso: a serotonina, por exemplo, é uma substância que todos temos em nossos corpos e que é conhecida como a substância “mágica”, pois ela melhora o humor de um modo geral. Sabe qual a melhor maneira de estimular seu corpo a produzir mais serotonina? Com exercício físico.

Mude sua dieta. Ficar em casa comendo fast food por um mês não vai ajudar você a reconquistar seu ex. Aproveite esse tempo sozinha para adquirir hábitos alimentares mais saudáveis. Assim como o exercício físico, comer bem também estimula os hormônios que fazem com que você se sinta mais disposta e bem-humorada.

Saia com amigos(as). Grande parte dos seus/suas amigos(as) já estiveram em algum relacionamento que não acabou muito bem, e eles(as) certamente estarão dispostos(as) a lhe nessa fase difícil. Mas lembre-se que você não deve ficar se lamentando e falando como sente falta do seu ex. O objetivo de sair com seus amigos é estar cercada de pessoas que amam e se importam com você, de modo que seus pensamentos fiquem o mais distante do seu ex o possível.

O Jogo Do Amor Próprio

O jogo do Amor Próprio é algo que um amigo meu criou há uns anos, quando ele passava por uma fase difícil. Ele tinha recém feito 30 anos e, mesmo que tudo parecesse bem para quem olhava de fora, ele estava muito mal. Esse amigo me contou que não importava o que ele conquistasse pessoalmente ou profissionalmente, ele não conseguia sair do lugar escuro e sombrio no qual se encontrava, a imagem que meu amigo tinha dele mesmo era feia e cruel, não importava o que as outras pessoas diziam. Isso obviamente começou a afetar a vida amorosa dele. Como alguém que se odeia tanto vai deixar que alguma outra pessoa lhe dê o seu amor de bom grado. É simplesmente impossível, pois você passa a questionar cada pessoa que diz gostar de você pensando “que diabos ela tem na cabeça para gostar de mim?” .

(36)

Esse meu amigo criou esse jogo, essa técnica que mudou completamente a vida dele. Ele me passou isso em um momento em que eu também estava mal, e ela realmente me ajudou a sair do lugar complicado em que eu estava.

Na minha experiência, a primeira vez que você jogar o jogo do Amor Próprio vai ser meio assustadora. Na verdade, muitas pessoas que tentam jogar na primeira vez não conseguem ir até o final, pois ele exige um nível de honestidade que a maioria de nós acha bastante difícil de atingir. As pessoas confundem gostar de si mesmas com ser arrogantes e se escondem embaixo da cama até que o espectro da positividade passe. Mas eu garanto que se você está se sentindo pra baixo nesse momento e quer mudar a sua vida, jogar esse jogo pode ser um belo jeito de começar a mudar as coisas. Deixe-me explicar como funciona.

Pegue um pedaço de papel em branco ou abra um documento em branco em seu computador.

Bem no topo do papel escreva "Eu gosto da (seu nome), eu gosto da (seu nome) de verdade. " (Se você sentir um pouco de pânico fazendo isso, é normal. Respire fundo mais uma vez).

Em seguida, com o seu nome no cabeçalho, passe a escrever na terceira pessoa: “A Maria é (vou usar Maria como exemplo aqui para ilustrar)..., escreva o que você realmente gosta em você. Não se edite. Não peça desculpas. Não use palavras oscilantes ou neutralizantes como "Eu gostaria que a Maria sorrisse, mas os dentes dela são tortos" ou "Eu gosto de como a Maria pensa, mas eu queria que ela fosse mais inteligente." Se concentre nas coisas positivas. Não qualifique nada. Não se preocupe por não ser modesta (modéstia é nociva, eu não sou fã dela). Seja honesta: o que você realmente gosta em você, e o que você acha que outras pessoas gostam em você também?

Exemplos de coisas que você talvez goste em você podem incluir:

Traços da personalidade: "Eu gosto do senso de humor da Maria. Ela consegue fazer um cômodo inteiro rir com uma palavra."

Traços físicos: "Eu gosto da bunda da Maria. Foram anos de trabalho, e ela agora tem uma bunda que conquista olhares quando ela anda na rua."

(37)

Conquistas: "Eu gosto como a Maria conseguiu seguir com a vida quando tudo ficou difícil e ainda se formou em primeiro lugar do ano dela."

Encha a página toda se você conseguir e continue não importa quão difícil fique. Na primeira vez que eu fiz esse exercício, eu quase tive um ataque de pânico, mas agora eu consigo fazer isso até dormindo. Se você não está em um lugar emocional ideal para reconquistar seu ex, é muito importante que você faça esse exercício corretamente e quantas vezes precisar, até que comece a sentir-se melhor.

Só para dar exemplo, aqui vai um rápido jogo Jogo do Amor Próprio que eu fiz para mostrar mais ou menos como sua folha deve parecer:

Eu gosto do Pedro, eu gosto do Pedro de verdade.

Eu gosto da energia dele. Ela se expande dele como um relâmpago, e quando ele se concentra consegue mudar o mundo com sua pura força de vontade.

Eu gosto como o Pedro se importa com outras pessoas. Eu gosto quando ele faz algo  para ajudar as pessoas na vida dele e como pensa que a lealdade é a coisa mais

importante no mundo.

Eu gosto do sorriso do Pedro. Ele tem os dentes bonitos e um brilho malicioso no olhar que faz você se perguntar o que está passando na cabeça dele.

Daí em diante é só continuar descrevendo as coisas que você gosta em si mesma.

Na primeira vez que jogar esse jogo, você pode sentir que está sendo egoísta e convencida. Não se preocupe, isso é natural. Acontece que a nossa cultura nos programa para ver a humildade como um traço desejado e qualquer coisa que se oponha a ela como algo a se reprimir. Somos ensinados a ver a confiança, amor próprio como formas de arrogância e condescendência em relação aos outros. Deixe essas bobagens de lado e admita as coisas que você gosta em si mesma.

Simplesmente concentrando nas coisas positivas sobre você, você vai reprogramar sua mente. Pessoas confiantes e pessoas que gostam de si mesma tem relacionamentos melhores.

(38)

Eu não consigo frisar isso o suficiente. Muito da sedução e do romance, sendo ele com alguém novo ou com alguém com quem você está há anos, vem da sua própria mente. Nosso cérebro é a arma de sedução mais poderosa que existe.

Se você realmente acredita que você é alguém que o seu parceiro deveria amar e adorar e ficar e mostrar afeto e romance aos seus pés, então as outras pessoas vão acreditar nisso também.

Você 2.0

Vou aproveitar e fazer uma propaganda descarada de um grande amigo meu: o Caio Cesa. Assim como eu, o caio também é um estudioso das relações humanas e ele tem um livro sensacional chamado “O Método Do Respeito”. Nele, você vai entender como funciona a mente de um homem e as melhores maneiras de tornar-se uma mulher irresistível aos olhares masculinos.

Eu digo isso porque tem uma parte do livro do Caio Cesa que nos interessa muito aqui. Nós gostamos de falar sobre o conceito de Mulher Poderosa, que é o começo da sua  jornada para reconquistar o seu ex.

Eu poderia escrever um livro inteiro apenas sobre o conceito de Mulheres Poderosas e como você deve fazer para chegar lá, mas, se você quer saber melhor, compre o livro “O Método Do Respeito”. Aqui eu vou apenas abordar o básico da mudança que você deve fazer para ajudá-la na reconquista.

Um cara nunca quer sentir que é o trabalho dele "salvar" a mulher de sua vida entediante.

Os homens não querem levar você de uma posição em que está triste, solitária e insatisfeita para um ótimo relacionamento, em que toda a responsabilidade pela sua felicidade é dele. Os homens querem levar de uma experiência de felicidade para uma experiência ainda melhor de felicidade.

(39)

Em outras palavras, ele quer ter que convencer você de que ele vale um relacionamento, porque você já está feliz de qualquer forma. Ele só está tentando convencê-la de que será ainda mais feliz com ele. Ele quer sentir que você é capaz de satisfazer suas necessidades por conta própria ou sem um relacionamento.

Eu também digo frequentemente que nós não entramos em relacionamento para criar uma existência maravilhosa; nós entramos nele para compartilhar essa existência que  já temos com alguém.

Neste período de término, a maior parte do seu tempo vai ser passada longe da companhia de seu ex. O que você faz neste "tempo separados" importa muito. Agora é sua chance perfeita para começar a criar uma vida extraordinária que vá deixar você mais feliz, mais satisfeita, e mais desejável para qualquer homem.

Tornando-se uma Mulher Poderosa

Uma coisa muito importante que você deve entender é que tornar-se uma Mulher Poderosa não significa que você deva pegar as coisas que lhe definem atualmente e  jogá-las no lixo. Esse processo não inclui rasgar todas as páginas do livro que é sua vida

até agora, descartá-las e começar a escrever uma nova história. Não.

Você  –  nós  –  nada mais somos que o conjunto de experiências (boas e ruins) que vivenciamos ao longo do caminho. O seu relacionamento pode não ter dado certo, mas isso não significa que você deve mudar completamente, porque o que era antes não presta.

Muito pelo contrário! Se você estava em um relacionamento, é porque existem coisas boas em você, coisas que seu ex apreciava e sentia-se atraído por elas. Assim, o que você deve fazer é pegar essas características boas, identificá-las e trabalhar para maximizar o efeito delas na sua vida.

(40)

As experiências negativas também não devem ser esquecidas. Cabe a você entendê-las, aprender a conviver com elas e trabalhar em cima delas para usar o que você aprendeu e não cometer os mesmos erros.

Os dois ingredientes cruciais de uma mulher com poderes são simples assim: você deve ter uma mentalidade autoconfiante e pró-ativa. Se você tiver esses dois ingredientes, vai se diferenciar de praticamente todas mulheres do planeta.

Em primeiro lugar, sobre autoconfiança, eu aprendi uma grande verdade que vou levar para a vida toda: o valor que as pessoas percebem em você é proporcional ao valor que você se dá.

Por isso, nunca se esqueça: uma Mulher Poderosa começa se dando (e mostrando se dar) muito valor. Se você não é autoconfiante, comece trabalhando isso na sua cabeça. Uma boa dica é você começar fingindo ser autoconfiante.

Isso mesmo: fingindo.

Pode parecer estranho, mas quanto mais você fingir, mais o seu cérebro vai se acostumar com essa ideia de você ser autoconfiante. Não se preocupe se no começo parecer um pouco falso. Você está remodelando a sua cabeça!

Você vai perceber que, aos poucos, você começará a se sentir verdadeiramente autoconfiante. Nunca se esqueça: você precisa acreditar realmente que você é uma mulher de alto valor.

Um homem tem que fazer por merecer para estar do seu lado, e não o inverso.

Isso é ser autoconfiante: é você saber se dar valor (por favor, não confunda “se dar valor” com ser esnobe ou arrogante. São coisas completamente diferentes, combinado?

(41)

Deixa eu explicar melhor o que é isso: ser proativa é ser uma mulher que vai lá e faz acontecer.

Não adianta apenas entender que homens são motivados por impulsos diferentes dos seus. Que eles têm instintos diferentes dos seus. Que eles têm desejos e necessidades muitas vezes diferentes das sua.

Isso tudo é muito importante sim, mas você precisa colocar em prática! É preciso ter atitude, mulher! É preciso ser pró-ativa.

Deixe-me contar um segredo para você: todo homem tem um sonho.

Acredite em mim, todo homem sonha com o dia em que vai aparecer na vida dele uma mulher diferente. Isso é excitante, empolgante, faz com que ele imagine as mil possibilidades do que pode acontecer quando vocês estiverem juntos.

Essa mulher é imprevisível. E não digo no mau sentido, como aquelas pessoas cujo humor muda repentinamente e que explodem sem aviso prévio. Ela o desafia, o surpreende, o admira. E faz tudo isso com segurança e autoconfiança. Ela faz tudo isso de um jeito único. E em troca, o homem começa a ver que essa é uma mulher com objetivos claros.

Quando uma mulher poderosa coloca na cabeça que vai reconquistar seu ex, não existem obstáculos que possa impedi-la. Adote uma postura poderosa, seja quem você é, uma mulher segura de si, determinada e com um objetivo claro na cabeça.

O que importa é você descobrir o que funciona para você e deixar as comparações e a vida dos outros de lado. “Ah, mas a fulana faz assim!” – com o perdão da palavra: dane-se a fulana. Agora o foco é a sua vida e a sua mudança. E de uma vez por todas, tenha amor à sua história, ao seu desafio, aos seus relacionamentos. Viva o seu mundo e tenha muito orgulho dele.

(42)

Agora, esse tipo de mudança deve ser feito pensando em você. Não mude para ele. Não mude para homem nenhum. Torne-se uma mulher melhor porque isso é um investimento que lhe trará retorno para a sua vida inteira.

Quando você está bem resolvida, o poder está nas suas mãos. E acredite em mim, o seu ex vai ficar de queixo caído quando se deparar com uma mulher poderosa como você.

Obstáculos

Vamos falar sobre duas coisas que são as maiores âncoras que lhe impedem de navegar em direção à felicidade: a negatividade e a insegurança.

O seu estado mental deve estar alinhado com o que quer atingir... sempre. Você talvez  já saiba disso, mas mesmo assim pensa demais em cada movimento, prende-se ao seu passado, entra em pânico no momento em que algo não acontece da maneira que você planejou.

Seus pensamentos e emoções trazem uma carga de negatividade e insegurança gigantesca e, pode ter certeza, isso é sentido pelas outras pessoas.

A vontade de um homem investir no relacionamento de vocês quase sempre está ligada ao prazer que ele sente quando vocês estão juntos. Logo, se você proporciona mais negatividade e estresse do que positividade e prazer, por que seu ex vai querer voltar para os seus braços?

Você lê em revistas e livros de autoajuda que é importante pensar positivo. Daí você vai lá e coloca isso em prática por algumas horas. Mas, e o que acontece depois dessas “algumas horas”?

Calma, já sei: na primeira dificuldade que encontra com aquele cara que você tanto gosta, você volta para aquele mau e velho estado de insegurança e negatividade. Se enche de perguntas e questionamentos, e sai por aí falando que chegou “ao fundo do poço”.

Referências

Documentos relacionados

Passei anos dizendo para mim mesmo que poderia ter sido grande e forte como um viking se minha mãe não estivesse mais próxima de um pigmeu que de um viking.. Todas as noites

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

Afinal, os honorários sucumbenciais podem ser cobrados em qualquer tipo de causa e servem para remunerar os serviços do advogado do cliente vencedor?. Quando você pode

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Nossa solicitação: Referente aos subitens acima supracitados, informamos que todos os pacotes M2M (telemetria) da “proponente” são individuais com a possibilidade de bloqueio

Do latim, a palavra célula (cella) significa pequena cavidade...  Cada célula tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", integrada

O Piso Triplo geralmente aparece no final de uma tendência baixa e, quando       confirmada, indica uma mudança de tendência de uma projeção alta... um piso triplo na Telecom

Os chamados Manifestos de agosto de 1822 tiveram também grande importância no processo de Independência e foram redigidos por duas das principais lideranças