• Nenhum resultado encontrado

Obstáculos

No documento A Formula Da Reconquista (páginas 42-46)

Vamos falar sobre duas coisas que são as maiores âncoras que lhe impedem de navegar em direção à felicidade: a negatividade e a insegurança.

O seu estado mental deve estar alinhado com o que quer atingir... sempre. Você talvez  já saiba disso, mas mesmo assim pensa demais em cada movimento, prende-se ao seu passado, entra em pânico no momento em que algo não acontece da maneira que você planejou.

Seus pensamentos e emoções trazem uma carga de negatividade e insegurança gigantesca e, pode ter certeza, isso é sentido pelas outras pessoas.

A vontade de um homem investir no relacionamento de vocês quase sempre está ligada ao prazer que ele sente quando vocês estão juntos. Logo, se você proporciona mais negatividade e estresse do que positividade e prazer, por que seu ex vai querer voltar para os seus braços?

Você lê em revistas e livros de autoajuda que é importante pensar positivo. Daí você vai lá e coloca isso em prática por algumas horas. Mas, e o que acontece depois dessas “algumas horas”?

Calma, já sei: na primeira dificuldade que encontra com aquele cara que você tanto gosta, você volta para aquele mau e velho estado de insegurança e negatividade. Se enche de perguntas e questionamentos, e sai por aí falando que chegou “ao fundo do poço”.

Agora me responda: como você pretende conduzir um relacionamento saudável, se você não consegue nem colocar você mesma para cima? Você aí, que está com o coração ferido, tem que entender uma coisinha: o seu sucesso pessoal não é definido por um término de namoro, por um divórcio ou pelo seu status de relacionamento no Facebook. Entenda isso de uma vez por todas.

Agora, não adianta eu falar isso e você olhar as suas amigas postando fotos com os namorados e maridos e desejar ardentemente que aquela fosse você. Esse é um dos grandes problemas dos seres-humanos: todo mundo se compara com os outros, o tempo todo!

O que não nos damos conta é que quase ninguém posta coisas no Facebook e no Instagram falando sobre como se sente triste ou sozinho. A linha do tempo de uma pessoa é como se fosse os “melhores momentos” da vida dela!

Aí você, que já está com os pensamentos dominados pela negatividade, olha aquela vida que parece perfeita e se enche com aquele doloroso sentimento de desilusão, com uma pitadinha de ciúmes e inveja.

E a insegurança?

Bem, ela é fácil a maior sabotadora de relacionamentos que eu conheço. Sem brincadeiras e exageros, é a insegurança que faz as mulheres boicotarem o seu próprio sucesso. E, obviamente, ela atrapalha os homens também.

Quer saber a verdade? Eu mesmo já me boicotei. E, foi vendo o mal que a insegurança fez para mim (e, por tabela, para algumas ex-namoradas) que eu decidi, bem cedinho, trabalhar e estudar para mudar.

Modéstia à parte, falo com conhecimento de causa de quem já bebeu desse veneno e  já falou com milhares de outras mulheres que também beberam. É a insegurança que faz com que uma mulher tente de tudo e muitas vezes se humilhe para agradar um

homem desinteressado e acabe parecendo desesperada —  fazendo com que ele se afaste ainda mais;

É a insegurança que faz você esquecer tudo o que aprendeu e tomar atitudes impensadas, irracionais e desastrosas, que lhe impedem de se tornar a mulher com o poder de mandar no seu coração que você tanto almeja ser;

É a insegurança que deixa você cega quando a triste verdade sobre o cara que você diz amar está bem diante dos seus olhos;

E o pior: você pode até tentar escondê-la, mas a insegurança acha um jeito de escapar da sua prisão e manifestar-se na sua vida, especialmente nos relacionamentos.

Você “precisa” que aquele relacionamento dê certo de qualquer maneira porque todas suas amigas já estão com alguém e algumas já têm até filhos;

Você “precisa” fazer tudo por alguém que você acredita amar, porque foi o que lhe disseram desde sempre — mesmo quando esse alguém já pisou em você de todas as formas;

Você sabe que ele não é o homem certo para você, que ele não a respeita e não lhe trata do jeito que você merece, mas mesmo assim você não toma uma atitude…

Ao menor sinal de que ele está perdendo interesse, você caminha distâncias enormes (não importa o quanto ele já tenha se provado um completo babaca) para tentar consertar as coisas, ao invés de fazer a fila andar de uma vez!

Agora, me responda, com toda a sinceridade que existe em você: como ele vai tratá-la da maneira que você deseja, se você mesma não se respeita?

Se, internamente, você se contenta com tão pouco, por que ele vai lhe dar mais do que aquilo? Deixa eu dizer uma coisa que parece clichê: homens se atraem por mulheres que transbordam autoconfiança. Sim, realmente parece clichê, mas é verdade.

Quando você demonstra que não é uma mulher que se satisfaz com qualquer coisa, os homens tendem a pensar: “Bem, essa não é uma mulher comum…”. Mas por que você quer que ele pense isso?

O foco aqui é você, mas se você quer recomeçar um relacionamento melhorado com seu ex eu tenho que falar a verdade: homens geralmente querem se relacionar com uma mulher que faça ele sentir o que outras não fazem. Senão, por que ele iria querer abrir mão da sua vida de solteiro? (Aliás, muitas mulheres deveriam pensar assim também!)

É aí que a mulher autoconfiante se destaca: ser segura de si já é algo incomum, algo raro, que atrai os homens. Não é de técnica que estou falando aqui: é da mentalidade que você sempre deve levar consigo, para o seu próprio bem.

Estou falando que homens se atraem por mulheres que sabem o que querem, não por mulheres negativas e inseguras. Parece tão óbvio, não?

Mulheres seguras de si não se contentam com qualquer porcaria pelo medo de não conseguir nada melhor. “Medo”, aliás, quase não faz parte do seu dicionário.

“Ah, mas Pedro, homem tem medo de mulher segura!” (essa já é bem famosa…).

Olha, realmente alguns até são, mas esses geralmente são os que você não vai querer se comprometer em primeiro lugar. Não seria o tipo de homem que eu recomendaria, mas tudo bem.

Mas aí também mora o fato de que muita mulher confunde “ser segura” com: “estar sempre certa”, “ser metida”, “se achar”, “ser mandona”.

A mulher segura sabe do seu valor e não precisa ficar provando isso, em processo de autoafirmação.

Ela se afasta quando precisa, ela manda catar coquinho quando ele merece, ela é um amor de pessoa quando vale a pena. Ela respeita ele, e mais do que tudo, se respeita.

Isso não quer dizer que ela não é “testada”: a insegurança e a negatividade batem à porta dela também, mas ela não deixa a insegurança e a negatividade fazerem com que esqueça tudo o que aprendeu e passe agir como uma fraca.

Se você quiser saber mais sobre o empoderamento das mulheres, eu recomendo que confira o livro da minha amiga Grazi chamado Filhas de Afrodite. Lá você vai entender sob um ponto de vista feminino como se tornar de fato uma Mulher Poderosa.

No documento A Formula Da Reconquista (páginas 42-46)