• Nenhum resultado encontrado

Relembrando Os Bons Momentos

No documento A Formula Da Reconquista (páginas 74-81)

Bem, agora que você já reestabeleceu contato e ele respondeu de maneira positiva, é hora de subir mais um degrau na escada da reconquista. Se lembra quando eu pedi para

você escrever várias memórias boas e experiências boas com seu ex? Agora é a hora de usá-las.

Nesta etapa, você vai atrair o seu ex para estabelecer um diálogo extremamente positivo, mesmo quando vocês tiverem que lidar com os problemas que afligiram o relacionamento de vocês e levaram ao rompimento.

Sei o que você está pensando, mas ainda não é a hora de você encontrar o seu ex cara a cara.. Vocês acabaram de começar a se comunicar. Você está tentando plantar uma semente de pensamentos, sentimentos e emoções positivas dentro de seu ex, com isso ele começará a pensar em você positivamente.

Agora é a hora de deixar um pouco a razão de lado e focar na questão emocional. Novamente, você pode continuar com o Facebook, as mensagens ou por ligação; minha única recomendação é que se você começou por mensagem, não passe ainda para as ligações. Se você decidiu ligar para ele em um primeiro momento e agora preferir mandar uma mensagem, tudo bem.

O que parece mais poderoso para você:

“Lembra quando nós adotamos nosso cachorro?”

Ou

“Você lembra aquela dia que nós fomos até o canil adotar nosso cachorrinho? Ele era tão pequeno que cabia na palma das nossas mãos!”

Perceba como o segundo exemplo entra em bem mais detalhes e expressa muito mais positividade. Isso acontece por três motivos específicos.

1. Palavras chave de poder

São verbos e adjetivos que estão associados a emoções fortes e positivas, independentemente de onde você os colocar. Por exemplo:

•Amar •Odiar •Maravilhoso •Incrível •Fantástico •Ótimo 2. Estímulo à memória

Toda vez em que lemos a palavra “lembrar”,  nossos cérebros já começam a recriar imagens. Quando você pergunta ao seu ex se ele lembra de algo, o subconsciente dele começa a trabalhar para recriar essas memórias, independente da vontade dele. Ao falar com ele sobre uma experiência positiva que vocês tiveram juntos, a mente dele trabalha associando você àquele sentimento positivo.

Isso é ótimo, porque ele vai recriar essas memórias positivas querendo ou não. Por isso que você deve focar nas coisas que você quer que ele lembre. Então, obviamente, não comente sobre algo indesejável.

Eu já falei que as memórias não existem de verdade. Toda vez que você tenta se lembrar de algo, o seu cérebro cria uma imagem sobre o que ele acha que aconteceu. Por mais que isso possa lhe parecer estranho, toda vez que você se lembra de algo, aquilo, na verdade, é o seu cérebro criando uma memória nova.

E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que se você recriar as histórias detalhadamente, você estará influenciando o cérebro de seu ex criar uma imagem do jeito que você descreveu. Você viu aquele filme com o Leonardo DiCaprio chamado “A Origem”? Nele, os personagens entram na mente das pessoas e criam memórias de acordo com o que eles querem.

Essa técnica que eu acabei de lhe ensinar é mais ou menos uma Origem da vida real. Você estará moldando na cabeça do seu ex uma imagem de acordo com a sua intenção. Essa é uma técnica extremamente poderosa e, por isso, quero pedir que você a use apenas para fins positivos, como reconquistar seu ex.

Existem três tipos de experiências que você deve querer que seu ex se lembre no momento:

1. Experiências divertidas onde vocês estavam aproveitando ao máximo a companhia um do outro;

2. Momentos em que vocês tiveram algum tipo de dificuldade, mas que essa dificuldade fez com que vocês ficassem mais próximos um do outro (evite falar sobre experiências que podem ter sido uma das razões para o término do namoro);

3. Experiências Sexuais. Esse tipo de experiência pode ser muito poderosa, especialmente se vocês tiveram uma vida sexual prazerosa para ambos. E não precisa ser sobre o sexo em si, você pode fazer com que ele relembre um beijo, ou até um abraço. Qualquer uma dessas memórias são fortes estimuladoras de emoções (e é por isso que você não deve começar pelo sexo).

Vamos ver um exemplo de cada tipo para ajudar na fixação:

a. Diversão – “Você se lembra quando a gente passou o ano novo com seus pais e depois nós conseguimos insistir que eles fossem para festa com a gente? Foi maravilhoso começar o ano daquele jeito!”

b. Experiência que aproximou  – “Lembra quando eu bati o meu carro e você teve que ir me buscar, e depois você me levou para o restaurante que eu tanto amo! Você fez de tudo para eu me sentir melhor... Você sempre foi incrível”

c. Experiência Sexual – “Estou no Aniversário do meu irmão e não consigo parar de lembrar de quando a gente resolveu dar aquela “voltinha” de carro. Eu me lembro do jeito que você me puxava em sua direção, me lembro do seu sorrisinho malicioso, do seu cheiro...”

Resumindo, escolha alguma experiência que seja positiva, e que seja divertida, ou algo que os aproximou, ou algo sexy.

3. Figuras de linguagem

Volte no tempo até aquela sua aula chata de português, pois algumas coisas que você aprendeu são ferramentas chaves na hora de estimular emoções, tipo as metáforas, as parábolas etc. Essas técnicas fazem uma comparação irracional entre duas coisas que é sentido ao invés de entendido:

•“O seu beijo é como uma explosão de paixão...”

•“Nosso primeiro encontro foi como ter ganhado na Mega Sena”

Você sente cada tipo de mensagem. E figuras de linguagem são algo que você pode usar para atravessar a barreira do cérebro racional.

Vamos ver um exemplo de uma conversa usando essas técnicas que você aprendeu. Imagine que essa interação pode estar ocorrendo tanto por mensagem, quanto por telefone.

Você: “Você pode me lembrar onde nós fomos no aniversário do seu irmão ano retrasado?”

Ele: “A gente foi no Bravin.”

Você: “Ah verdade! Os vinhos de lá são sensacionais, eu estou pensando em ir lá de novo, me lembrei de o quanto a gente se divertiu com as nossas conversas naquela noite.”

Ele: “Haha, foi demais mesmo.”

Você: “Mas a melhor parte mesmo foi quando a gente foi para minha casa...”

Ele: “Hmmm”

Você: “E daí você me beijou de um jeito...”

Ele: “Eu que beijei você??? Acho que foi ao contrário ;)”

Não importa o jeito que seu ex te responder, o seu objetivo é fazer com que ele se sinta engajado com a memória positiva, e a partir daí é só você sentar na cadeira do diretor e assumir o comando do filme.

Apesar de eu ter dito que era hora de usar as emoções para falar com ele, evite entrar em situações excessivamente emocionais, como discutir porque vocês terminaram ou dizer que “faria de tudo para estar com ele agora”. Se sentir que as coisas estão evoluindo muito rápido, interrompa e conversa e diga que precisa sair para fazer alguma coisa.

Seu ex pode responder de maneira negativa a sua mensagem. Por exemplo:

Você: “Lembra quando a gente viajou para a serra e nós ficamos deitados na rede da casa da sua vó, olhando as estrelas e conversando sobre a vida?”

Ele: “Não e nem quero lembrar.”

Esse tipo de resposta pode acontecer, mesmo depois que ele aceitou a sua abertura. Pode ser que você tenha escolhido uma memória boa para você, mas que para ele traz sentimentos negativos; ou ele não está tendo um dia bom e não é o melhor momento para falar com você.

De qualquer modo, responda de maneira calma e ponderada:

De maneira alguma devolva a agressão dele. O importante é sair por cima. O mais provável é que ele venha falar com você para pedir desculpas e vocês consigam conversar normalmente. Se isso não acontecer, espere alguns dias e experimente mandar outra mensagem de abertura.

Chegando Lá

A essa altura, você já deve estar em bons termos com seu ex. Vocês já devem ter sentido o clima aliviar um pouco, e é provável que ele já tenha até ido falar com você uma ou mais vezes (se ele não foi, não se preocupe, não quer dizer que ele não está interessado. É você que está no comando e se ele reage bem às conversas que vocês vêm tendo, isso é sinal de interesse o suficiente para nós).

Talvez ele já tenha até mencionado que vocês deviam se encontrar para conversar melhor sobre vocês dois. Se isso aconteceu, cabe a você decidir se vai aceitar ou não. Se achar que ainda não está pronta, desconverse com algo do tipo “Acho que podemos nos encontrar, mas nessas próximas semanas, minha agenda está bem complicada, você se importa de esperar um pouco?”

Dizendo isso você ganha um tempo, mas, caso ele insista, é melhor você aceitar, caso contrário você corre o risco de parecer que está enrolando ele e nós não queremos isso, porque mostra indecisão e isso é algo que tira você do controle da situação.

Se você aceitou o convite dele para sair, ótimo; nós vamos falar sobre o primeiro encontro mais adiante no programa. Caso vocês ainda estejam se falando por telefone ou mensagem, tentando recuperar aquela intimidade que tinham antes, eu vou mostrar mais uns passinhos importantes para construir a sua rede de segurança para quando vocês começarem a sair novamente. Eu recomendo que você leia essas partes, mesmo que já tenha concordado em sair com ele, porque você pode adaptar as técnicas que eu vou mostrar para uma interação cara a cara, caso ache necessário.

No documento A Formula Da Reconquista (páginas 74-81)