• Nenhum resultado encontrado

E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 25-27/09 A 01/10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 25-27/09 A 01/10"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa Aula 01

- Aula de interpretação de texto.

- Leia o texto a seguir com atenção, para responder as questões interpretativas de 1- 6.

O conto da mentira

Rogério Augusto Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

Questões

1) Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:

( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. ( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. ( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. ( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

A sequência correta é:

a) 1, 2, 3, 4. b) 4, 2, 3, 1. c) 4, 3, 1, 2. d) 2, 1, 4, 3. 2) O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?

(2)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3) Releia: “Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. ”Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4 ) Justifique o emprego das aspas no conto:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5) Identifique os referentes (a quem se refere) as palavras sublinhadas:

a) “A mãe tentava assustá-lo […]”.___________________ b) “Felipe ria na cara dela […]”. ______________________

c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”._________________ d) “Até que um dia deixou de contá-las.”. ______________________

6 ) Percebe-se traço da informalidade em:

a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”. b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.

c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.

d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…”.

Língua Portuguesa Aula 02

- Aula de interpretação de texto.

- Leia o texto a seguir com atenção, para responder as questões interpretativas, de 1- 9. - Bons estudos.

A garça velha

A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o

(3)

estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.

− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.

O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.

– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?

− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.

− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.

− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.

Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.

Não se deve acreditar em conselho de inimigo.

Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

Questões

1) Aponte o fato que motivou a história acima:

a) ( ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.” b) ( ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”

c) ( ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”

2) De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”: a) ( ) por causa da sua idade avançada.

b) ( ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.

(4)

3) No trecho “Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança […]”, o vocábulo “Mas” indica:

a) ( ) um contraste. b) ( ) uma ressalva. c) ( ) uma compensação. 4) Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?

a) ( ) Significa que os peixes ficaram tristes.

b) ( ) Significa que os peixes ficaram desconfiados. c) ( ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

5) No segmento “Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da

fazenda.”, o termo grifado retoma um fato. Identifique-o:

_____________________________________________________________________________________

6) Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços

de grama […]”, a garça:

a) ( ) faz um alerta aos peixes. b) ( ) busca convencer os peixes. c) ( ) dá uma sugestão aos peixes.

7) Na frase “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.”, a que lugar a palavra destacada se refere?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 8) Localize a moral da história:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 9 ) Pode-se concluir que o texto lido é:

a) ( ) um conto. b) ( ) uma fábula. c) ( ) uma notícia.

Língua Portuguesa Aula 03

(5)

- Aula de interpretação de texto.

- Leia o texto com atenção para responder as questões de 1- 9. - Bons estudos.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.

Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.

Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias técnicas de pintura.

Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil.

Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.

Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil […]

Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.

Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.

Questões

1 ) O texto lido é:

(6)

2) Na frase “Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil […]”, o autor do texto:

a) ( ) avalia Tarsila do Amaral. b) ( ) define Tarsila do Amaral. c) ( ) caracteriza Tarsila do Amaral.

3) O que significa dizer que “o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”? ______________________________________________________________________________

4 ) Em “[…] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem” refere-se:

a) ( ) ao Pablo Picasso. b) ( ) ao artista Fernand Légere. c) ( ) ao Oswald de Andrade. 5) Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil”:

a) ( ) em 1922. b) ( ) em 1924. c) ( ) em 1926.

6) A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:

a) ( ) na infância. b) ( ) na adolescência. c) ( ) na vida adulta. 7) Em “[…] por um erro médico, a deixou paraplégica.”, o vocábulo “por” indica: a) ( ) a causa de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.

b) ( ) a finalidade de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica. c) ( ) a consequência de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.

8) Justifique o emprego das aspas no texto:

______________________________________________________________________________

9) Aponte o fato que evidencia a importância da arte de Tarsila do Amaral: a) ( ) “A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.”

b) ( ) “Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista […]” c) ( ) “Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será […]”

Língua Portuguesa Aula 04

- Aula de interpretação de texto.

(7)

Carteira de identidade

A nadadeira dorsal do boto pode ser comparada a uma impressão digital. Como sua forma, seu tamanho e suas cicatrizes variam de um boto para o outro, os cientistas podem usá-la para identificar cada animal individualmente, o que permite acompanhá-lo ao longo do tempo e descobrir muito sobre seu comportamento e modo de vida.

Por conta disso, os cientistas procuram fotografar cada boto que aparece em dada região, sobretudo sua nadadeira dorsal, para montar um catálogo de fotografias dos bichos avistados. Assim, quando um boto surge no local, dá para saber se ele é novo ali ou não. No catálogo, cada animal recebe um código, como um nome ou um número.

Conhecido como fotoidentificação, esse método tem uma grande vantagem: permite que os cientistas trabalhem exclusivamente com as marcas naturais dos animais, sem precisar capturá-los ou marcá-los com tatuagens ou plaquetas numeradas. Atualmente, ele é utilizado no estudo de muitas espécies de mamíferos marinhos, como baleia-franca, baleia-jubarte e orca. Com ele, é possível descobrir, no caso dos botos, por exemplo, quantos animais há na região, se são sempre os mesmos que frequentam o lugar, quais são os seus deslocamentos e quais as associações entre eles.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 285. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

1) Na frase “[…] os cientistas podem usá-la para identificar cada animal individualmente […]”, o termo “la”

refere-se:

a) ( ) à nadadeira dorsal do boto. b) ( ) à impressão digital do boto. c) ( ) à forma do boto.

2) Em “[…] o que permite acompanhá-lo ao longo do tempo e descobrir muito sobre seu comportamento

e modo de vida.”, o autor do texto expõe: a) ( ) a causa da identificação de cada boto. b) ( ) a finalidade da identificação de cada boto. c) ( ) a consequência da identificação de cada boto.

3) Releia esta parte do texto: “Conhecido como fotoidentificação, esse método tem uma grande vantagem: permite que os cientistas trabalhem exclusivamente com as marcas naturais dos animais […]”

Nessa parte do texto, o vocábulo sublinhado exprime:

a) ( ) o modo com que a fotoidentificação permite que os cientistas trabalhem. b) ( ) o tempo com que a fotoidentificação permite que os cientistas trabalhem.

(8)

c) ( ) a intensidade com que a fotoidentificação permite que os cientistas trabalhem.

4) No segmento “[…] ele é utilizado no estudo de muitas espécies de mamíferos marinhos, como

baleia-franca, baleia-jubarte e orca.”, o termo “como” introduz:

a) ( ) uma conclusão. b) ( ) uma comparação. c) ( ) uma exemplificação. 5) A oração “[…] quantos animais há na região […]” poderia ser escrita desta maneira: a) ( ) “[…] quantos animais existe na região […]”

b) ( ) “[…] quantos animais existem na região […]”

c) ( ) “[…] quantos animais existe (ou “existem”) na região […]”

6) No fragmento “[…] quais são os seus deslocamentos […]”, o pronome “seus” retoma “os botos”,

expressando a ideia de:

a) ( ) lugar. b) ( ) posse. c) ( ) indefinição.

7) O texto está escrito em uma linguagem:

a) ( ) didática. b) ( ) científica. c) ( ) jornalística. 8) Pode-se concluir que o texto lido tem como assunto:

a) ( ) os hábitos dos botos. b) ( ) a identificação dos botos. c) ( ) as características dos botos.

Matemática (aula 1)

Essa semana vamos continuar revisando conteúdos importantes do 3° Bimestre. Vamos utilizar apenas o caderno.

Vamos lá, bons estudos!

Soma e Subtração de Frações Se possível assista o vídeo abaixo para relembrar o conteúdo

https://www.youtube.com/watch?v=qcAm-ZzP54w https://www.youtube.com/watch?v=gaXjug0UAiY

Antes de iniciar as atividades vamos ler um texto complementar para entender o conteúdo

(9)

As frações representam as partes de um todo. A partir delas podem ser feitas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

A Adição e Subtração de Frações são feitas somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.

Exemplos:

E quando os denominadores são diferentes?

Quando os denominadores são diferentes é preciso igualá-los. Utilizamos a multiplicação dos denominadores “invertido” para obtermos uma fração equivalente com denominadores iguais. Em seguida, somamos ou subtraímos os numeradores das frações e mantemos o denominador comum.

Exemplo: 2 3 + 1 4 = 2 𝑥 4 3 𝑥 4 + 1 𝑥 3 4 𝑥 3 = 8 12 + 3 12 = 11 12

Vamos fazer atividades sobre soma e subtração de fração. Vamos utilizar o caderno para fazer todas as operações

Atividades 1) Um fazendeiro semeia 2

5 de sua fazenda com milho e 3

7 com soja. Qual é a fração que representa o total semeado?

Resposta: _____________________

2) Compramos uma pizza que estava dividida em 8 partes iguais. Eu comi 2

8 da pizza e meu pai comeu 3 8 da pizza. Qual a fração da pizza que sobrou?

Resposta: ____________________________

Matemática (aula 2)

Hoje vamos fazer algumas atividades sobre soma e subtração de fração. Vamos utilizar o caderno para fazer todas as operações

Atividades

1) Calcule as frações a seguir: a) 15

12− 3 12=

(10)

b) 13 4 + 8 4 = c) 23 7 − 11 7 = d) 4 5 − 3 4 = Matemática (aula 3) Multiplicação de Frações Se possível assista o vídeo abaixo para entender o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=xqmFRi4pSeY

Como fazer multiplicação de frações?

O processo de multiplicar uma fração pela outra é simples e basta multiplicar o numerador de uma fração pelo numerador (o número de cima) da outra fração, e multiplicar o denominador (o número de baixo) de uma pelo denominador da outra.

Assim,

Ou

Divisão de fração Se possível assista o vídeo abaixo para entender o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=Jwpr8uq6BDY

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.

Exemplo:

a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6:

Agora, vamos treinar utilizando o caderno!

Atividades:

(11)

a) 5 3𝑥 9 8 = 𝑏) 11 5 𝑥 2 3 = c) 4 𝑥 1 7 =

2) Calcule as divisões de frações, simplificando quando possível:

a) 5 3÷ 4 = b) 2 6÷ 4 5= c) 7 3÷ 1 6= Matemática (aula 4)

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS

Se possível assista o vídeo abaixo para entender o conteúdo

https://www.youtube.com/watch?v=i1qZnsT4HrA https://www.youtube.com/watch?v=lSQRr_yHRT0

Soma de números decimais

Na soma de números decimais devemos somar os respectivos números de cada casa decimal, ou seja, décimos são somados com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Para facilitar os cálculos, escreva os números de forma que as vírgulas fiquem uma abaixo da outra e no resultado a vírgula também deve estar alinhada.

Exemplo 1: 0,6 + 1,2

Portanto, 0,6 + 12 = 1,8.

Se um número apresentar mais casas decimais que o outro, você pode adicionar zeros ao número com menos casas após a vírgula para igualar a quantidade de termos.

(12)

Portanto, 2,582 + 5,6 + 7,31 = 15,492.

Subtração de números decimais

Assim como na adição, a subtração de números decimais deve ser feita alinhando-se as vírgulas. Exemplo 1: 3,57 – 1,45

Portanto, 3,57 – 1,45 = 2,12. Exemplo 2: 15,879 – 12,564

Portanto, 15,879 – 12,564 = 3,315.

Atividades:

1) Qual o resultado de cada operação? Ligue os resultados.

a) 0,917 + 2,79 I) 2,318

b) 2,7 – 1,82 II) 0,88

c) 5,14 – 2,822 III) 3,707

2) Júlia mede 1,58 m e Darlan mede 1,88 m de altura. Qual deles é mais alto e qual é a diferença entre as duas alturas?

(13)

Matemática (aula 5)

Multiplicação com números decimais Se possível, assista ao vídeo para entender o conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=WL4MbI1lH-M

Multiplicação com números decimais

A operação de multiplicação com números decimais pode ser feita efetuando uma multiplicação normalmente e ao resultado adiciona-se uma vírgula para que o número de casas decimais seja igual à soma das casas decimais dos números multiplicados.

Exemplo 1: Multiplicação de um número decimal por um número natural

Ao multiplicar um número decimal por um número natural devemos repetir no resultado o número de casas decimais.

Exemplo 2: Multiplicação entre números decimais

Para multiplicar números decimais realizamos, primeiramente, a multiplicação normalmente, sem levar em consideração a vírgula.

Após isso, no resultado deve ser acrescentado a vírgula com o número de casas decimais após ela que corresponde à soma das casas decimais dos números multiplicados.

Método 1:

Atividades: 1) Calcule as multiplicações:

a) 5,3 x 3 = b) 126 x 0,12 =

(14)

c) 15,3 x 0,11 =

2) Um prédio tem 20 andares. Cada andar tem 3,75 m de altura. Qual é a altura do prédio? Resposta: ________________________________

Matemática (aula 6)

Divisão com números decimais Se possível, assista ao vídeo para entender o conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=5wqsBvQY9qc

Regras para divisão de números decimais

Antes de vermos os exemplos, relembre os termos da divisão com a imagem a seguir.

O procedimento para realizar uma divisão qualquer é simples:

Procure na tabuada do divisor uma boa aproximação para o dividendo. Esse número que se aproxima do dividendo deve ser menor ou igual a ele, mas nunca maior. Exemplo: para dividir 25 por 4, escrevemos 25 : 4 e procuramos na tabuada do 4 a melhor aproximação de 25. Como 4·6 = 24, então 6 é a aproximação considerada. O resultado da divisão de 25 por 4, portanto, é 6, e o resto dessa divisão é 1. Em outras palavras:

25 = 4·6 + 1 No algoritmo da divisão, escreveríamos:

25 | 4 -24 6 1

Essa divisão foi criada para situações em que o dividendo não pode ser dividido. Essa divisão, por exemplo, pode ser resultado de um problema em que 25 pessoas precisam deslocar-se em carros que possuem apenas 4 lugares. Nesse caso, serão necessários seis carros, se uma pessoa desistir de ir, ou sete carros para caberem todas as pessoas.

Quando a situação é extraída de problemas em que o dividendo representa um objeto que pode ser fracionado, é possível continuar a divisão de 25 por 4. Para tanto, basta adicionar uma vírgula ao quociente. Isso permite adicionar também um zero no resto, como se ele tivesse sido multiplicado por 10. Observe:

(15)

25 | 4 -24 6,

10

Feito isso, continue a divisão como se o zero tivesse sido obtido do dividendo em um processo comumente conhecido como “baixar”.

25 | 4 -24 6,2

10 -8 2

Observe que o resto dessa nova etapa da divisão foi 2. É possível continuar a divisão, mas não é possível colocar outra vírgula no dividendo, afinal, números decimais possuem apenas uma vírgula. O procedimento para continuar essa divisão é o seguinte: Como o resto é menor que o dividendo, coloque mais um zero nesse resto (como se o tivesse multiplicado por 10) e prossiga dividindo normalmente.

25 | 4 -24 6,25 10 -8 20 -20 0

Encontrando resto zero, a divisão foi finalizada, e o resultado da divisão de 25 por 4 é 6,25.

Atividades

1) Calcule as divisões, até obter resto zero. a) 10 : 0,1

b) 9 : 0,06 c) 20 : 0,5

Ciências

(AULA 1)

Atividades de revisão – Sistema Nervoso

1) Observe o neurônio abaixo e identifique as partes A, B, C, D e E..

1. _________________________________ 2._________________________________ 3._________________________________ 4.__________________________________

(16)

2) Substitua as letras do mapa de conceitos pelos termos adequados. A; ___________________________ B: ___________________________ C: ___________________________ D: ___________________________ E: ___________________________ F: ___________________________

3) O neurônio é uma célula especializada na captação e condução de estímulos. No neurônio, os estímulos seguem do:

a) Corpo celular para dendritos b) Do axônio para dendritos

c) Do dendrito para dendritos d) Do corpo celular para axônio

Ciências

(AULA 2)

1) Escreva SNC (sistema nervoso central) ou SNP (sistema nervoso periférico) nas estruturas abaixo. a) encéfalo: __________

b) nervos cranianos: ________

c) nervos espinais: ___________ d) medula espinal: ___________

2) Classifique as reações abaixo em voluntária ou involuntária. a) Agachar e pegar uma bola: _______________

b) Espirrar: _______________

c) Tomar água: ___________________

d) Salivar antes de comer: ________________ e) Decidir pular de paraquedas: _____________ f) Tossir ao engasgar: ___________________

g) Tossir quando o médico pedir: _________________ h) Ficar pálido antes de pular de paraquedas: ________

3) Em acidentes em que há suspeita de comprometimento da coluna vertebral, a vítima deve ser cuidadosamente transportada ao hospital, imobilizada. Esse procedimento visa a preservar a integridade da coluna, pois em seu interior passa:

a) a medula óssea, cuja lesão pode levar à leucemia. b) a medula espinhal, cuja lesão pode levar à paralisia.

(17)

c) o conjunto de nervos cranianos, cuja lesão pode levar à paralisia. d) a medula óssea, cuja lesão pode levar à paralisia.

4) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

a) ( ) Quando um neurônio é estimulado, ocorrem alterações elétricas em sua membrana. b) ( ) O ponto de contato entre dois neurônios é chamado de sinapse.

c) ( ) A passagem do impulso nervoso de um neurônio para outro se dá por meio de substâncias químicas, os neurotransmissores.

d) ( ) A transmissão do impulso nervoso ao longo de um neurônio ocorre no sentido: axônio – corpo celular – dendritos.

e) ( ) Os neurotransmissores são liberados pelas extremidades dos dendritos. f) ( ) As meninges envolvem o encéfalo e a medula.

Ciências

(AULA 3)

1) Observe a figura e responda as questões.

a) Quais são as estruturas que fazem parte do sistema nervoso central? _____________________________

b) Quais são as estruturas que fazem parte do sistema nervoso periférico? _____________________________

(18)

c) Que partes estão acionadas primeiro nas respostas automáticas de um reflexo? _____________________________

d) Em que região ocorrem os fenômenos relacionados à inteligência e à memória? _____________________________

2) Complete corretamente as lacunas com os termos do quadro

O sistema nervoso, que é formado por bilhões de células nervosas, denominadas _________________, é responsável pela coordenação de muitas funções em nosso organismo.

O sistema nervoso ___________________ é um importante centro de decisões, algumas delas voluntárias e outras involuntárias. Ele é formado pelo _________________ e pela ______________ ___________, que fica protegido pelo crânio, e pela ___________ ___________. Já o sistema nervoso ______________ é constituído de 12 pares de nervos ________________ e 31 pares de nervos ___________________.

3) Associe a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 1- Cérebro 2- Neurônios 3- Medula 4- Nervos 5- Cerebelo 6- Bulbo Coluna 2

( ) levam mensagens do corpo ao cérebro e de lá ao corpo.

( ) controla as funções involuntárias do organismo.

( ) é responsável pela coordenação dos movimentos.

( ) é o “caminho” dos impulsos nervosos e responsável pelos atos reflexos.

( ) células do sistema nervoso.

( ) controla o pensamento, a memória e os sentidos.

Ciências

(AULA 4)

MEDULA ESPINAL – NEURÔNIOS - CRANIANOS – RAQUIDIANOS - ENCÈFALO – CENTRAL – COLUNA VERTEBRAL – PERIFÈRICO -

(19)

1) Resolva a cruzadinha:

1- “Mensagem” que percorre neurônios.

2- Longo prolongamento de um neurônio que conduz as “mensagens” para outros neurônios ou para células de músculos ou glândulas.

3- Pequenos prolongamentos de um neurônio que recebem as “mensagens” de outros neurônios ou de órgãos sensoriais.

4- Parte do sistema nervoso constituída por encéfalo e medula espinal.

5- Nome dado ao conjunto do sistema nervoso composto de nervos cranianos e nervos espinais. 6- Estrutura dos sistema nervoso alojada dentro da coluna vertebral.

7- Parte do sistema nervoso que fica protegida pelos ossos do crânio. 8- Junção entre os neurônios.

9- Parte do encéfalo responsável por funções como memória, inteligência e criatividade. 10- Substância que distorce e que pode conduzir à dependência e à morte.

11- Feixe formado por muitos axônios.

12- Substância responsável pela transmissão das “mensagens” por meio da junção entre neurônios. 13- Nome do sistema nervoso periférico responsável, de modo geral, pelos movimentos conscientes e voluntários.

14- Nome do sistema nervoso periférico responsável, de modo geral, pelo controle das funções “automáticas” do organismo, tais como batimentos cardíacos, digestão e respiração.

2) Leia o texto abaixo.

Um garoto estava em pé na calçada, esperando o ônibus para voltar para casa. Enquanto observava o trânsito, ele lembrou que era aniversário de sua irmã e decidiu comprar um presente no dia

(20)

seguinte. Ele começou a salivar ao imaginar o bolo que sua mãe iria fazer. Seus estômago roncava, e o ônibus não chegava.

Identifique (grife) no texto pelo menos cinco processos controlados pelo sistema nervoso.

História Aula 01

Feudalismo

O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média.

As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.

O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques.

Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras. A partir do séc. IX quando o este império se desintegra, o que sobra são várias regiões independentes entre si governadas por um nobre.

Características do Feudalismo Sociedade Feudal

A sociedade, no feudalismo, era denominada estamental porque era composta por camadas sociais que se diferenciavam pelos privilégios que possuíam.

Quase não existia mobilidade social e passar de um estamento social para outro era praticamente impossível.

Existiam três estamentos sociais – nobreza, clero e servos.

Atividades (responda em seu caderno)

01. O que é feudalismo segundo o texto? 02. O que era o feudo?

03. A sociedade feudal era estamental, ou seja, dividida em estamentos. Quais eram esses estamentos? 04. O texto fala que quase não existia mobilidade social na sociedade feudal explique o que era isso?

Assista a vídeo aula Feudalismo do Aprende Brasil 6º ano - História - Vol. 4 - Cap 13 - Aula 16 – Feudalismo https://www.youtube.com/watch?v=xrEJ3xnj9Qg

(21)

História Aula 02

Assista a vídeo aula Feudalismo do Aprende Brasil 6º ano - História - Vol. 4 - Cap 13 - Aula 16 – Feudalismo

https://www.youtube.com/watch?v=xrEJ3xnj9Qg

História Aula 03

01. Cite cada classe social feudal e seu papel nessa sociedade. (Em seu caderno):

História Aula 04

Relações de Suserania e Vassalagem no Feudalismo

As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade

(22)

Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

Observe que o feudalismo surgiu no século V após as invasões bárbaras e o declínio do Império Romano, sendo um sistema econômico, político e social de caráter rural, baseado na propriedade de terra, posto que os nobres que possuíam terras, eram os indivíduos de maior poder.

Na sociedade medieval, a nobreza era a classe dirigente, embora o clero (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres), representantes da Igreja, fosse o grupo mais abastado. Os nobres podiam ser os reis, duques, marqueses, condes, viscondes e barões.

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo em que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito de defendê-lo em tempos de guerra.

Note que um vassalo, podia tornar-se suserano no momento em que doassem parte de suas terras a outro nobre e assim, por diante, formando uma grande rede de relações entre suseranos e vassalos.

Em resumo, as relações de suserania e vassalagem possuíam um teor cooperativo, as quais representavam um pequeno e importante sistema sócio econômico da época, ou seja, eram de ordem direta e pessoal e visavam à aliança nas relações econômicas e sociais entre os nobres.

A relação de suserania e vassalagem, em grande parte, eram de caráter hereditário (ocorriam entre membros da família) e demonstravam a descentralização política da época, sendo estabelecida diante de uma cerimônia solene (juramento) denominada “Homenagem” que selava os laços de lealdade e fidelidade entre seus elementos, e a "Investidura", que marcava a transmissão do feudo para o vassalo.

A cerimônia geralmente ocorria numa Igreja, donde os vassalos, segurando suas espadas, se ajoelhavam diante de seus suseranos lhes prometendo fidelidade total (selado com um beijo) e proteção nas guerras. Se caso, o vassalo traísse seu suserano perderia todos seus direitos, posses e títulos. Durante a cerimônia, a submissão do vassalo perante seu suserano era selada com um tapa no rosto do vassalo. Fonte: Toda Matéria

Retire do texto (responda em seu caderno)

01. Quem eram os suseranos? E quem eram os vassalos? 02. Diferencie: Homenagem e Investidura.

03. Que gestos ou atitudes demonstravam fidelidade total e submissão dos vassalos no momento da cerimônia?

GEOGRAFIA Aula 1

1) Observe a imagem:

Esquema da corrente marítima de Humboldt* * Fonte: SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. Volume 01. São Paulo: Scipione, 2007. p.128.

O esquema acima demonstra os efeitos da corrente marítima de Humboldt sobre a formação do Deserto do

(23)

Atacama, no Chile. Sobre esse fenômeno, julgue as afirmativas a seguir:

I. A corrente de Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator climático. II. As precipitações nas regiões oceânicas são causadas pela queda das temperaturas provocada pela corrente marítima.

III. A massar de ar seco faz com que o Atacama quase nunca presencie chuvas.

IV. A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama, contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.

São corretas as afirmativas:

a) I e II b) III e IV c) II e IV

d) I, II e III e) I, II, III e IV

2) Os invernos e os verões, no hemisfério norte, costumam ser, em média, mais intensos do que no sul. Sobre esse fenômeno, NÃO se pode afirmar que:

a) as amplitudes térmicas são maiores no Hemisfério Norte, porque a concentração de terras nesse hemisfério as acentua.

b) as amplitudes térmicas são mais baixas no Hemisfério Sul em função da predominância de oceanos, condicionando maior retenção de energia pela água.

c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.

d) as amplitudes térmicas não são derivadas diretamente da exposição à insolação.

3) Observe as manchetes abaixo e assinale a alternativa correta:

Umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Goiás (dm.com.br, 28/08/2012).

Umidade do ar chega a 90% no Acre e previsão é de chuvas esta semana (g1.globo.com, 18/11/2013).

Com base em seus conhecimentos sobre clima e elementos climáticos, podemos dizer que:

a) em Goiás a amplitude térmica tende a ser maior que no Acre.

b) no Acre as chuvas deverão ser mais curtas e brandas, enquanto em Goiás elas serão fatalmente mais fortes e intensas.

c) as temperaturas provavelmente serão semelhantes nos dois estados, pois eles encontram-se nas mesmas latitudes.

d) as secas no Centro-Oeste e as chuvas no Norte do país não são comuns nos períodos noticiados e são resultantes do aquecimento global.

e) as chuvas no Acre são causadas pelo mesmo fator que propicia a seca em Goiás: a distância ou proximidade em relação ao mar.

(24)

GEOGRAFIA Aula 2

1) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É correto afirmar que o aumento da altitude causa

a) aumento da longitude. b) diminuição da latitude. c) aumento da densidade do ar. d) diminuição da pressão atmosférica. e) diminuição dos valores de insolação.

2) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta. a) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.

b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.

c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela Terra.

d) Em maiores altitudes, o ar torna-se mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor e a pressão atmosférica.

3) Pressão atmosférica refere-se ao peso que o ar exerce sobre determinada superfície. Sobre pressão atmosférica, assinale a alternativa incorreta:

a) A pressão atmosférica varia de acordo com três fatores climáticos: altitude, latitude e temperatura. b) A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura.

c) A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude.

d) As variações da pressão atmosférica são responsáveis pela ocorrência de ventos.

GEOGRAFIA Aula 3

1) As massas de ar são classificadas como um tipo de fator climático, ou seja, um fenômeno atmosférico que influencia o clima de diferentes lugares da Terra. Além disso, a ocorrência e a movimentação dessas massas de ar estão relacionadas com dois principais elementos climáticos, que são:

a) as frentes de ar e a umidade

b) a temperatura e a pressão atmosférica c) a umidade e a temperatura

d) as latitudes e o movimento de rotação e) as zonas térmicas e a pressão atmosférica

2) Os deslocamentos de massas de ar ocorrem na:

a) Estratosfera

b) Troposfera

c) Mesosfera

d) Termosfera

3) Você já deve ter visto no telejornal a famosa frase: “frente fria é responsável por fortes chuvas caídas sobre região tal”. Pois é. Acontece que, quando uma dessas massas se desloca, leva consigo as

(25)

condições de temperatura, pressão e umidade características de sua área de origem. Com isso, forçosamente, altera as condições climáticas dos lugares que consegue alcançar em sua trajetória.

LINHARES, F. Geografia Contextualizada. 6ª série. Recife: Editora Construir, 2006. p.106.

Sobre o tema das frentes e massas de ar, assinale a alternativa INCORRETA:

a) as massas de ar deslocam-se com base em um determinado padrão global, responsável pela articulação da circulação geral atmosférica.

b) as frentes de ar ocorrem quando há um choque entre massas de ar, geralmente de características diferentes.

c) quando as massas de ar originam-se em regiões oceânicas, costumam ser frias e secas, e quando se originam em regiões continentais, costumam ser quentes e úmidas.

d) as massas de ar polar recebem esse nome porque se originam nos polos do planeta, ou seja, em regiões de elevadas latitudes.

INGLÊS (Aula 1)

Revisão: Genitive Case

O caso genitivo (genitive case, em inglês) refere-se ao uso de –’s para indicar a relação de possessão ou de origem (inventor) entre duas coisas ou pessoas. Pode ser indicativo também de alguma característica de alguém.

É importante destacar que o –’s sempre acompanha a pessoa que possui algo ou tem relação com algo.

INGLÊS (Aula 2)

Activities

Para as questões de 01 a 03 – Passe para o Inglês:

(26)

02. A força de Hércules é insuperável. ____________________________________________

03. Os raios do sol são bons. ___________________________________________________

marque a alternativa que complete corretamente a sentença com o ‘genitive case’.

4 -She bought the ______________ food.

a) dog’s b) dog c) of dog’s d) of the dog

e) dogs’s

5- There are my _______ toys.

a) children b) children’s c) child’s

d) of children e) “b” and “c” are corrects

Arte O que é Arte?

(aula 1)

Texto para reflexão

Para José Leonardo do Nascimento (professor da Unesp) “Não há definições absoluta do que seja arte. É muito difícil dizer o que é arte, embora a gente consiga identificar objetos artísticos”.

Arte cada um tem a sua?

Quando vemos, ouvimos e tocamos, ou seja, quando experimentamos uma obra de arte, seus sentidos se revelam. A arte pode nos transportar para lugares maravilhosos, pode também “falar” diretamente com que estamos sentindo ou vivendo. Por isso não há certo ou errado na arte, mas sim possibilidades de expressão. Então podemos afirmar que a arte é uma das linguagens que utilizamos para comunicar nossa visão do mundo (ideias, sentimentos, emoções etc.).

(27)

A arte faz parte da vida do homem e está presente em todos os momentos. A sua representação se organiza através de linguagens. O homem procura expressar seus sentimentos através dessas linguagens, seja nas cores, sons, luzes, movimentos, gestos etc.

À medida que o indivíduo passa a dar significados a essas organizações, elas transformam-se em pintura, música, desenho, teatro, dança, fotografia e outros. Esses são os caminhos da arte que permitem a todo ser humano se aproximar, conhecer, compreender e vivenciar a produção artística em todos os segmentos. Devemos pensar na arte como um objeto cultural, de conhecimento, de informação constante, permitindo ao homem a interação com as diferentes culturas.

As quatro linguagens da Arte

Ao estudarmos a disciplina de arte vemos que ela se classifica em 4 linguagens artísticas que se dividem em: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

Artes Visuais- As artes que normalmente remetem o sentido da visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, a web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

Teatro- é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Música- Dentro das "artes", a Música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Dança- é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Significado das cores

As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

O preto- permite a autoanálise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério ou protesto.

O branco- paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

O verde-simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

O vermelho- força vital, ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista e liderança. Amarela- desperta leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

A cor azul- calma, segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.

O laranja- além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante. O cinza- promove equilíbrio e estabilidade.

O rosa- significa romance, sensualidade, beleza.

A cor violeta-significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

O marrom- associa-se à estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade. ARTE

Questões de aprendizagem (NO CADERNO) (aula 2)

(28)

2-) Qual a importância da arte para a humanidade?

3-) Ao estudarmos a disciplina de arte, vemos que ela se classifica em quatro linguagens, quais são? 4-) Artes visuais, referem-se às manifestações artísticas, que envolvem o sentido da visão, o que pode ser artes visuais? Assinale a alternativa correta.

a-) ( ) dança, teatro, tocar instrumentos

b-) ( ) atuar representando, expressão corporal, cantar c-) ( ) cinema, escultura, fotografia

d-) ( ) danças folclóricas, canto coral, encenar

5-) Sabemos que as cores podem sugerir significados psicológicos que podem nos dar sensação de frio, calor, prazer, ódio, amor e paz, sabendo disso, quais as cores que representam: calma, força vital e paz? a-) ( ) verde, laranja e cinza

b-) ( ) preto, violeta e verde c-) ( ) azul, vermelho e branco d-) ( ) amarelo, cinza e marrom

EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 01 TEMA: ESPORTE OLÍMPICO.

TÊNIS LEITURA

Os relatos do princípio do Tênis são de diferentes períodos. Durante o século V, os primeiros praticantes encontravam-se no Egito e em alguns países da Europa. Seus adeptos utilizavam apenas uma bola e as mãos. Mais tarde, no século XII, o esporte ficou mais parecido com o jogado atualmente, apesar de ainda não utilizar a raquete, a palma das mãos cumpria esse papel. Jeu de paume, jogo da palma, era o nome da brincadeira que os monges franceses treinavam na época. Disputas essas realizadas em ambientes fechados.

O jogo consistia em arremessar a bola contra a parede, o que no decorrer do tempo modificou-se para um espaço retangular, com dimensões maiores, marcações no chão e um objeto para rebater a bola. Os nobres aprovaram a novidade e logo diversas quadras eram

construídas na França, chegando inclusive na Inglaterra, durante os impérios dos reis Henrique VII e Henrique VIII.

Depois da guerra de napoleão, a maioria das quadras foram destruídas e por consequência minguando sua prática. O renascimento aconteceu por volta do século XIX e desta vez o tênis veio para ficar. Os ingleses gostaram tanto da modalidade que o clube All England Croquet, espaço onde outro esporte era muito disputado, o croquet, alterou o nome para All England Lawn Tennis and Croquet. O local sedia até os dias atuais o Torneio Wimbledon, mundial anual de tênis.

Já na reabertura dos Jogos Olímpicos em 1896 na cidade de Atenas, o Tênis estreou na competição. A modalidade manteve-se firme até que em Amsterdã 1928, ficou fora do grande evento. Sua volta aconteceu em Seul no ano de 1988, foram no total 15 edições afastada das Olimpíadas.

(29)

O Brasil descobriu a modalidade no término do século XIX, através dos ingleses e franceses. Começou com os paulistas e cariocas para em seguida se espalhar por todo o país. Hoje são dois milhões de jogadores destes 33.675 estão registrados pela Confederação Brasileira de Tênis.

A palavra tênis vem do francês tenez que significa jogar ou pegar. Hoje o esporte consiste em lançar e rebater a bola. Ganha-se o ponto quando a bola atinge o lado do oponente da quadra, passando por cima da rede e o adversário não a golpeia de volta.

Existem competições simples, com um jogador contra o outro e em duplas. Neste caso são dois atletas em uma equipe podendo inclusive ser misto, um homem e uma mulher.

A quadra pode ser de terra batida, piso sintético ou grama. Dividida no meio por uma rede com 1,07 metros de altura nas extremidades e 0,914 metros no centro. Além da opção de serem em ambientes abertos ou cobertos, a quadra possui dimensões que variam conforme o tipo de disputa.

Simples: 23,77 metros de extensão por 8,23 largura.

Duplas: O comprimento é o mesmo, mas a largura é de 10,97 metros.

As disputas iniciam-se com o saque realizados do fundo da quadra e tem duração de 3 ou 5 sets, conforme a competição. Sendo que em cada um vence o atleta que ganhar 6 games, com pelo menos 2 games de diferença.

Os pontos no game são somados da seguinte forma: Primeiro ponto: 15

Segundo ponto: 30 Terceiro ponto: 40 Quarto ponto: Game

Chama-se “iguais” quando há um empate dos pontos.

No caso de empate do set, o jogo vai para o tie-break. O competidor deve atingir 7 games primeiro para sair com a vitória, porém a partida só encerra quando o tenista conseguir obter 2 games de diferença, mesmo que já tenho atingido os 7 games.

EDUCAÇÃO FÍSICA

AULA 02 TEMA: TÊNIS

ATIVIDADE: Tênis com bexiga

OBJETIVO: Melhora das habilidades motoras e das capacidades físicas

MATERIAL: Prato, fita, palito de sorvete e fita TEMPO: 50 minutos

LOCAL: Em casa ou na praça

DESENVOLVIMENTO: 2 pessoas ou mais participam juntas. A seguir temos uma imagem ilustrando a atividade e o passo a passo.

Com a ajuda dos pais ou responsáveis, pegue dois pratos e dois palitos de picolé. Depois, cole cada palito em um prato. E estão prontas as suas raquetes! Em seguida, é só encher a bexiga com ar e começar a jogar.

Assista ao vídeo abaixo para entender a atividade. Tênis com bexiga - Dicas de atividades para quarentena https://www.youtube.com/watch?v=4pDaanzSH50

Referências

Documentos relacionados

Schnopp Klinik und Poliklinik für Dermatologie am Biederstein, TU München Kinderdermatologie Aktuelle Aspekte bakterieller Hautinfektionen

Não existem conteúdos programáticos fixos para a unidade curricular, pois cada aluno desenvolve o trabalho de investigação com foco num problema de investigação de uma área

Observando inicialmente os resultados, pode-se verificar que no caso de sistemas em que as cargas estão ligadas em estrela, a convergência para o fluxo de carga com ajuste

Com linguagem poética, a obra traduz o dia a dia do circo e descreve todos os participantes das apresentações, inclusive aqueles que não fazem parte

Mas se você me deixar e amar outro, Você vai se arrepender de tudo algum dia: Você é meu raio de sol meu único raio de sol Você me faz feliz quando o céu está cinza Você

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS. Página 21 – Animais Vertebrados.. Leia com atenção o conteúdo da página 21 e grife as palavras peixes, anfíbios

PEÇA PARA QUE O ALUNO OBSERVE AS LETRAS QUE ELE USOU PARA COMPLETAR E RESPONDA SE SÃO VOGAIS OU