• Nenhum resultado encontrado

0326 PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "0326 PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02:

QUESTÃO 01

Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque o item em que aparece desvio da norma padrão quanto à sintaxe de regência: A) Perdoei-lhe a atitude grosseira;

B) Preferia brincar à trabalhar;

C) O filme a que assisti foi maravilhoso; D) Lembramo-nos do endereço;

E) Nunca desobedeça às normas gramaticais.

QUESTÃO 02

Em: “Só lembro que a cegonha que me trouxe decolou de Orly às 17:22...” As palavras grifadas, respectivamente, são classificadas morfologicamente como:

A) Conjunção e pronome relativo; B) Conjunção e advérbio;

C) Pronome interrogativo e pronome adjetivo; D) Pronome interrogativo e pronome relativo; E) Conjunção e pronome adjetivo.

O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07:

Um Apólogo

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? — Deixe-me, senhora.

— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

— Mas você é orgulhosa. — Decerto que sou — Mas por quê?

— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?

— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...

— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Também os batedores vão adiante do imperador. — Você é imperador?

— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...

Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:

— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...

A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

(2)

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe: — Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Machado de Assis

QUESTÃO 03

Observe as proposições acerca do texto:

I. Percebe-se a vitória da linha sobre a agulha, que cosida no vestido, vai ao baile no corpo da baronesa;

II. O texto é um apólogo por expressar no final uma moralidade como conclusão;

III. A moral da história nos ensina que não se deve abrir caminho a ninguém que vá gozar dos benefícios do caminho aberto, ou do ponto de vista da agulha, devemos nos considerar maiores que os outros;

IV. Há no texto uma personificação dos valores e comportamentos provenientes do capitalismo em meados do sec. XIX, mas que podem ser considerados atuais.

Marque o item correto: A) I,II e III são verdadeiras; B) Apenas a II é verdadeira; C) Apenas I e IV são verdadeiras; D) Todas são verdadeiras; E) I,II e IV são verdadeiras.

QUESTÃO 04

Em: “Deixe-me, senhora” A forma de tratamento demonstra que há um distanciamento entre as personagens. Marque a opção em que a forma de tratamento não está adequada ao interlocutor:

A) Vossa Magnificência irá assinar os certificados agora? (para Reitor de Universidade);

B) Vossa Excelência enviou a precatória? (para Juiz de Direito);

C) Vossa Eminência fez boa viagem? (para Frade);

D) É preciso que Vossa Reverendíssima ministre a missa no domingo. (para Sacerdote);

E) Informamos à Vossa Senhoria que a reunião irá começar. (para diretor da empresa).

QUESTÃO 05

Analise as frases do texto e marque o item em que, respectivamente, as formas verbais grifadas estão corretamente classificadas quanto ao tempo e modo: I. “— Deixe-me, senhora.”;

II. “quem é que os cose”; III. “...murmurou à pobre agulha”;

IV. “Cansas-te em abrir caminho para ela”.

A) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, presente do indicativo;

B) Presente do indicativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do subjuntivo;

C) Imperativo afirmativo, presente do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

D) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

E) Presente do subjuntivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo.

QUESTÃO 06

Marque a opção em que não há erro na separação silábica das palavras do texto:

A) Chei-o, a-di-an-te, sub-al-ter-no, obs-cu-ro; B) Adi-an-te, obs-cu-ro, vei-o, si-len-ci-o-sa; C) Con-ti-nu-ou, di-zi-a, su-bal-ter-no, si-len-ci-o-sa; D) Vei-o, con-ti-nuou, di-zi-a, obs-cu-ro;

E) Á-ge-is, obs-cu-ro, vei-o, di-zi-a.

QUESTÃO 07

Assinale a opção que nas orações do texto tem-se um exemplo de predicado verbo-nominal:

A) “Mas você é orgulhosa.”;

B) “Também os batedores vão adiante do imperador.”; C) “Uma e outra iam andando orgulhosas...”;

D) “...a costureira dobrou a costura..”; E) “Esta agora é melhor...”.

(3)

QUESTÃO 08

Leia a charge:

Observando o uso da palavra meio, percebe-se que está de acordo com as regras de concordância nominal. Assinale o item em que há erro na relação entre as palavras:

A) A comissão considerou culpada a secretária e o tesoureiro;

B) As Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, misturam as culturas africana, indiana e francesa trazidas pelos colonizadores;

C) — Muito obrigado! — Disse-me ela mesma; D) O almoço será meio-dia e meia;

E) Envio-lhe inclusas as notas fiscais.

QUESTÃO 09

Quanto à colocação pronominal, marque o item em que a posição do pronome em relação ao verbo está de acordo com a gramática normativa:

A) Te acompanharei aonde fores, onde estarás, estarei contigo;

B) Convidarei-te para meu aniversário;

C) Me sinto como os ratos abandonando o navio;

D) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas para o jantar na inauguração do restaurante;

E) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.

QUESTÃO 10

Em qual alternativa há uma informação equivocada a respeito da Redação Oficial:

A) A linguagem coloquial prepondera nos textos oficiais; B) O requerimento é um documento pelo qual o

interessado solicita ao poder público algo a que se julga com direito ou para se defender de ato que o prejudique; C) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou nível diferente. É uma forma de comunicação interna;

D) Local, data por extenso à esquerda da página, endereçamento, uso de vocativo seguido de destinatário, texto paragrafado com exposição de assunto e objetivo, fecho de cortesia e assinatura com nome e cargo do emitente são elementos que compõem a carta;

E) A clareza, a concisão, a coesão e a formalidade são alguns dos elementos indispensáveis à produção de um texto oficial.

ATUALIDADES

QUESTÃO 11

Recentemente, a primeira mulher ascendeu ao cargo de Presidente Petrobrás. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome da atual Presidente da referida petrolífera:

A) Maria das Graças Foster; B) Rosa Maria Weber; C) Maria Gabrielli; D) Maria da Penha; E) Gleisi Helena Hoffmann.

QUESTÃO 12

A Lei Complementar nº 135/2010, originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas, torna inelegível o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado. A referida lei é conhecida como:

A) Lei Maria da Penha; B) Lei da Ficha Suja; C) Lei da Reserva; D) Lei da Moralidade; E) Lei da Ficha Limpa.

(4)

QUESTÃO 13

Assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da sigla COPOM:

A) Conselho de Política Monetária; B) Comitê de Política Monetária; C) Comitê de Política Mundial; D) Conselho de Política Mundial; E) Coordenadoria de Política Monetária.

QUESTÃO 14

Principal responsável pela divulgação de centenas de milhares de documentos sigilosos, Julian Assange é o criador do site: A) WikiLeaks; B) Facebook; C) Google; D) MegaUpload; E) Amazon. QUESTÃO 15

O americano Steve Jobs, falecido em 2011, foi responsável pelo sucesso de uma marca de computadores denominada: A) Dell; B) IBM; C) Microsoft; D) Apple; E) Linux.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O trecho a seguir, que pertence ao poema Violões que choram, de Cruz e Souza, servirá de base para as questões 16 e 17:

Ah! plangentes violões dormentes, mornos, Soluços ao luar, choros ao vento...

Tristes perfis, os mais vagos contornos, Bocas murmurejantes de lamento. Noites de além, remotas, que eu recordo, Noites da solidão, noites remotas Que nos azuis da Fantasia bordo, Vou constelando de visões ignotas. Sutis palpitações a luz da lua,

Anseio dos momentos mais saudosos, Quando lá choram na deserta rua As cordas vivas dos violões chorosos. Quando os sons dos violões vão soluçando, Quando os sons dos violões nas cordas gemem, E vão dilacerando e deliciando,

Rasgando as almas que nas sombras tremem.

Harmonias que pungem, que laceram, Dedos Nervosos e ágeis que percorrem Cordas e um mundo de dolências geram, Gemidos, prantos, que no espaço morrem... E sons soturnos, suspiradas magoas, Mágoas amargas e melancolias, No sussurro monótono das águas, Noturnamente, entre ramagens frias. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. [...]

QUESTÃO 16

Cruz e Souza é um representante importante do Simbolismo brasileiro, por isso em seus versos há claramente características desse movimento literário, como o uso de algumas figuras de linguagem. Podemos observar nas estrofes constante presença principalmente de:

A) Antítese e sinestesia; B) Assonância e antítese; C) Sinestesia e aliteração; D) Aliteração e antítese; E) Aliteração e assonância. QUESTÃO 17

Os itens a seguir trazem considerações acerca do Simbolismo, exceto:

A) Constante exploração da musicalidade das palavras; B) As poesias enfatizam um tom de misticismo e

espiritualidade;

C) Podemos afirmar que o Simbolismo tem alguns pontos em comum com o Romantismo;

D) Há a preferência por temas que tratam da morte, de Deus, do destino;

E) A mulher é enfocada de maneira objetiva, é o único elemento totalmente real e concreto.

(5)

Leia o anúncio que segue para responder às questões 18 e 19.

QUESTÃO 18

O objetivo do autor do anúncio é alcançado principalmente: A) Pela ambiguidade presente na frase;

B) Porque ocorre o fenômeno da antonímia; C) Pelo fato de haver sinonímia entre as palavras; D) Porque a expressão é polissêmica;

E) Porque as palavras que o formam são parônimas.

QUESTÃO 19

Pode-se afirmar que o processo de formação da palavra PETROBRAS é: A) Sigla; B) Abreviatura; C) Abreviação; D) Onomatopeia; E) Estrangeirismo.

O texto a seguir servirá de base para as questões 20, 21 e 22.

VISITA

Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?

Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.

Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de

macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-amarrá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?

Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.

GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo: Ática, 2001. p. 88-89 QUESTÃO 20

Atentando para as características do texto, pode-se afirmar que se trata de um(a):

A) Crônica; B) Resenha crítica; C) Romance; D) Notícia; E) Carta. QUESTÃO 21

São formadas pelo mesmo processo que nervosamente e

imóvel, respectivamente: A) Antebraço e ferradura; B) Amadurecer e descanso; C) Jogador e premeditar; D) Esfriar e acariciar; E) Incomunicável e injusto. QUESTÃO 22

“Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas.” O período em destaque é:

A) Composto por coordenação;

B) Composto por coordenação e subordinação; C) Composto por subordinação;

D) Simples;

(6)

Texto para as questões 23, 24 e 25. CONTINHO

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.

_ Você aí, menino, para onde vai essa estrada? _ Ela não vai não: nós é que vamos nela.

_ Engraçadinho de uma figa! Como você se chama? _ Eu não me chamo não: os outros é que me chamam Zé.

Campos, Paulo Mendes. In: Supermercado. Rio de Janeiro, Edições de Ouro. QUESTÃO 23

A linguagem do texto:

A) É predominantemente culta, porque prioriza aspectos sintáticos e semânticos de acordo com as regras da gramática normativa;

B) É composta principalmente por aspectos informais, já que prioriza a variedade padrão e as construções complexas;

C) Apresenta uma variedade histórica, pois enfatiza termos conhecidos como arcaísmos;

D) É formada a partir de uma mescla entre a linguagem padrão e variações regionais;

E) Traz características próprias dos textos jornalísticos.

QUESTÃO 24

Podemos constatar previamente que o menino possui um caráter irônico através da expressão:

A) “soalheira danada do meio-dia”; B) “do sertão Pernambucano”;

C) “menino triste, magro e barrigudinho”; D) “gordo vigário”;

E) “imaginando bobagem”.

QUESTÃO 25

É correto afirmar sobre a organização da narrativa:

A) Trata-se de discurso indireto, comprovado pelo uso dos travessões antes das falas de personagens;

B) Trata-se do discurso direto, já que o narrador transcreve a fala dos personagens;

C) Trata-se do discurso direto, pois os tempos verbais se organizam de acordo com o tempo da fala e há uso de travessão;

D) Trata-se do discurso indireto livre, porque há uma associação de dois discursos;

E) Trata-se do discurso indireto, porque os tempos verbais são determinados pelo contexto em que se situa o narrador.

Leia a tirinha para responder às questões 26, 27 e 28:

QUESTÃO 26

O comentário que Mafalda faz em sua conclusão revela que:

A) Ela ficou muito entusiasmada para aprender logo a escrever;

B) Filipe recebe uma crítica porque tem dificuldades de aprendizagem;

C) A menina ficou desanimada porque acredita que nunca irá aprender a escrever;

D) Há uma crítica por parte da personagem percebida principalmente pelo uso da palavra burocratas;

E) Ela e Filipe não acreditam que seja possível uma pessoa aprender a escrever em pouco tempo.

QUESTÃO 27

De acordo com sua transitividade, o verbo escrever é: A) Intransitivo;

B) Transitivo direto;

C) Transitivo direto e indireto; D) Transitivo indireto; E) De ligação.

QUESTÃO 28

Os objetos diretos são os termos da oração que completam o sentido dos verbos. Desempenham essa função sintática os seguintes termos:

A) Páginas, uma pessoa, malditos; B) Me, te, uma pessoa;

C) Me, inteira, burocratas; D) Te, meses, levam; E) Riscos, te, mas.

(7)

Os textos a seguir servirão para responder às questões 29, 30 e 31.

TEXTO I

Ai, Que Saudades da Amélia Mário Lago

Nunca vi fazer tanta exigência Nem fazer o que você me faz Você não sabe o que é consciência Nem vê que eu sou um pobre rapaz Você só pensa em luxo e riqueza Tudo o que você vê, você quer Ai, meu Deus, que saudade da Amélia Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado E achava bonito não ter o que comer Quando me via contrariado

Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!" Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade

TEXTO 2

QUESTÃO 29

Os gêneros textuais dos exemplos são classificados, respectivamente, de: A) Anúncio e poema; B) Anúncio e canção; C) Relato e anúncio; D) Poema e charge; E) Canção e anúncio. QUESTÃO 30

O objetivo almejado pelo autor do texto II só torna-se possível se o leitor perceber que há:

A) Ambiguidade; B) Paralelismo sintático; C) Paralelismo semântico; D) Gradação; E) Intertextualidade. QUESTÃO 31

No texto I é possível perceber um caráter: A) Ufanista; B) Nacionalista; C) Melancólico; D) Saudosista; E) Patriarcal. QUESTÃO 32

“... não se encontra no texto, mas contrói-se a partir dele em dada situação comunicativa, com base em uma série de fatores de ordem semântica, cognitiva, pragamática e interacional.” ( Koch, I. G. V e Elias, Vanda. M.S)

Essa definição aplica-se ao(à): A) Coerência textual;

B) Coesão textual; C) Intertextualidade; D) Dialogia;

E) Discurso.

As questões 33, 34 e 35 baseiam-se no texto a seguir:

“A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo

Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil”

(Manuel Bandeira) QUESTÃO 33

Os versos do poeta enfatizam a língua falada pelas pessoas comuns, que utilizam uma gramática inerente ao falante nativo, gramática essa chamada de:

A) Normativa; B) Descritiva; C) Internalizada; D) Prescritiva; E) Naturalizada.

(8)

QUESTÃO 34

Manuel Bandeira participou de um movimento literário que primava pela linguagem “abrasileirada”, como é possível perceber após a leitura de seus versos. Que movimento literário é esse? A) Romantismo; B) Realismo; C) Regionalismo; D) Modernismo; E) Arcadismo. QUESTÃO 35

Fica evidente nos versos que o poeta não prioriza a(s): A) Variações regionais;

B) Linguagem informal; C) Linguagem coloquial; D) Norma padrão da língua; E) Linguagem não padronizada.

Trecho para as questões 36 e 37.

“Podemos, então, definir a avaliação escolar como um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.” LIBÂNEO, 1994, pág 196. QUESTÃO 36

Dentre as alternativas a seguir, a única que não se refere às características mais importantes da avaliação escolar é: A) A avaliação deve ajudar a desenvolver capacidades e

habilidades;

B) A avaliação deve ser objetiva, excluindo qualquer subjetividade;

C) A avaliação deve voltar-se para a atividade dos alunos; D) A avaliação deve ajudar na autopercepção do professor; E) A avaliação possibilita a revisão do plano de ensino.

QUESTÃO 37

Sobre a prática escolar da avaliação é correto afirmar que: A) Os professores precisam rejeitar as medidas

quantitativas de aprendizagem em favor dos dados qualitativos;

B) Os professores devem adotar uma posição em relação à avaliação escolar: escolher entre a avaliação qualitativa e a avaliação quantitativa;

C) O professor deve estabelecer uma relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos;

D) A avaliação escolar deve funcionar como um “termômetro”, recompensando os bons alunos e punindo aqueles indisciplinados;

E) A atribuição de notas visa fazer um controle formal, com objetivo classificatório e educativo.

QUESTÃO 38

Sobre a relação entre a didática e a formação docente é correto afirmar que:

A) A formação do professor divide-se em formação teórico-científica, visando a preparação profissional específica para a docência, e a técnico-prática, visando a preparação pedagógica;

B) A formação profissional é um processo pedagógico, mas não intencional;

C) A organização dos conteúdos que fazem parte da formação do professor deve ocorrer de maneira isolada, ou seja, separar os conteúdos em aspectos práticos e teóricos a fim de que haja uma compreensão correta acerca de ambos;

D) A formação profissional do professor implica em uma consciente separação entre teoria e prática, para que os conteúdos não fiquem confusos para os alunos;

E) A didática se caracteriza como uma mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

QUESTÃO 39

De acordo com o que afirma Libâneo, o planejamento escolar orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações de ensino-aprendizagem. Todos os requisitos listados abaixo são importantes para o planejamento, exceto:

A) A assimilação passiva dos conteúdos;

B) Os princípios e as condições do processo de transmissão;

C) As exigências dos planos e programas oficiais; D) Os objetivos e tarefas da escola democrática; E) As condições prévias dos alunos para aprendizagem.

QUESTÃO 40

Além do planejamento escolar, o docente deve basear-se também pelo plano de ensino (ou plano de curso) e pelo plano de aula. Sobre essas duas ferramentas essenciais à preparação do professor, pode-se afirmar:

A) O plano de aula é um roteiro organizado para um semestre;

B) O plano de aula é um roteiro organizado com as unidades didáticas para um ano;

C) O plano de ensino é um detalhamento do plano de aula; D) O plano de ensino é composto por: justificativa da

disciplina, objetivos gerais e específicos, conteúdo, tempo provável e desenvolvimento metodológico; E) O plano de aula deve conter apenas o desenvolvimento

metodológico do plano de ensino, já que os outros tópicos são irrelevantes.

(9)

QUESTÃO 41

No que diz respeito à relação professor-aluno é correto afirmar que:

A) O trabalho docente é unidirecional, pois os professor deve não apenas transmite informações e faz pareguntas, mas também ouve os alunos;

B) Para obter uma interação satisfatória com seua alunos o professor deve deixar que seua alunos compreendam por si mesmos o que é esperado deles na aula, além disso, o professor deve variar o tom de voz quando necessário;

C) Na sala de aula, a interação é muito importante, por isso, o professor precisa atender os alunos individualmente para que os alunos sintam-se acolhidos; D) Em uma sala de aula deve-se cuidar para que convivam harmonicamente a autoridade do professor e a autonomia do aluno, pois essas são atividades complementares;

E) O professor funciona como uma extensão dos pais dos alunos, por isso, ele deve deixar bem claro o que espera desse aluno para cobrar os resultados.

Observe a charge:

QUESTÃO 42

Ao analisar a imagem, pode-se concluir que:

A) A maioria das escolas ainda não dispõem de aparelhos tecnológicos;

B) Os professores incluem aspectos tecnológicos nas aulas, mas os alunos não dominam bem essas ferramentas;

C) Os professores caminham a passos lentos acerca das novas tecnologias, enquanto que os alunos estão muito envolvidos nesse contexto;

D) Os alunos apresentam um grande desinteresse porque não gostam de utilizar as novas tecnologias relacionadas com assuntos escolares;

E) Os professores precisam abolir os livros e transmitir os assuntos escolares apenas por meios eletrônicos para despertar nos alunos o interesse nas aulas.

QUESTÃO 43

A tendência pedagógica que prioriza a formação de atitudes e baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos é a:

A) Pedagogia liberal tradicional; B) Liberal renovadora progressista; C) Escola nova;

D) Progressista libertária;

E) Progressista “crítico-social dos conteúdos”.

QUESTÃO 44

Um professor, quando transmite algo, pretende atingir um objetivo e, para isso, é necessário dispor de um método, que é o caminho que se deve percorrer para chegar a esse objetivo.

Todos os itens a seguir exemplificam o que os métodos de ensino devem expressar, exceto:

A) A relevância social dos conteúdos, para que os alunos entendam por que estão estudando determinado assunto;

B) Os fins sociais e pedagógicos do ensino, ou seja, pra que o aluno precisa estudar;

C) As expectativas de formação dos alunos, na intenção de formar alunos que possam atuar de forma crítica na sociedade;

D) As exigências e desafios que a realidade social propõe, para formar alunos conscientes;

E) O domínio exclusivo de todos os conteúdos, já que vivemos em um mundo competitivo.

QUESTÃO 45

As escolas que adotam a tendência pedagógica liberal

tecnicista tem como papel principal:

A) Difundir os conteúdos;

B) Modelar o comportamento humano através de técnicas específicas;

C) Formar atitudes;

D) Adequar as necessidades individuais ao meio social; E) Preparar moral e intelectualmente os alunos para

(10)

QUESTÃO 46

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem é correto afirmar que:

A) O ensino é uma atividade diária do aluno definido no processo didático;

B) A aprendizagem em que os alunos mostram sua capacidade de memorização;

C) A relação ensino-aprendizagem depende mais do esforço do professor do que da participação dos alunos; D) O processo de aprendizagem é efetivado pelo trabalho

docente e constitui-se de objetivos, conteúdos, métodos e condições;

E) O processo didático é formado por conteúdos, ensino(atividade de organização, seleção e explicação do professor) e aprendizagem (atividade de assimilação de conhecimentos e habilidades pelo aluno).

QUESTÃO 47

A escola e o professor contribuem para a democratização social e política da sociedade:

A) Quando desenvolvem no aluno capacidades cognitivas para sua atuação no trabalho e nas lutas sociais; B) Quando restringem o domínio de conhecimentos

culturais e científicos;

C) Quando desenvolvem no aluno a noção de competitividade social, no qual apenas os melhores alcançam benefícios;

D) Quando oraganizam seus alunos de acordo com a classe, a religião e o direcionamento político, a fim de evitar conflitos;

E) Nenhuma das alternativas está correta.

QUESTÃO 48

A noção de que a educação constitui um processo de transmissão cultural com o objetivo de reproduzir o sistema social é baseado na:

A) Filosofia; B) Sociologia; C) Psicologia; D) Pedagogia;

E) Nenhuma das anteriores.

QUESTÃO 49

O compromisso de assegurar uma instituição primária e gratuita para todos os cidadãos surgiu:

A) No período do reinado de D. João VI; B) Durante o período de ensino jesuítico;

C) Durante o império, após a independência do país; D) Somente no século XIX;

E) Durante a reforma pombalina.

QUESTÃO 50

A didática é importante na formação do docente, por que: A) Prepara o professor no que se refere à prática docente; B) Alerta o professor sobre a importância e as

características da avaliação escolar;

C) Auxilia o professor na elaboração dos planejamentos; D) Instrui o professor acerca de métodos eficientes de

transmissão do conhecimento, no processo ensino-aprendizagem;

Referências

Documentos relacionados

Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo. .. Ex: Quero

Mais uma vez, o aluno usará a atenção para realizar esta atividade e por fim, poderão colorir de modo que trabalhe diretamente com a coordenação motora fina... Nesta atividade

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal

Em nosso espaço de coworking, localizado no Brooklin, você encontrá uma variedade de pensadores inovadores, focados em seus trabalhos e em metas para alcançar o sucesso.. Com

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos

Um diário escolar serve para que o professor ou professores possam fornecer ao aluno um guia para manter os estudos em dia durante as ferias, normalmente um caderno simples com

Na operação: ocorrem quando há erros no recebimento, falhas na operação do PDV, vencimento de produtos, armazenagem ou movimentação de mercadorias de forma inadequada etc..

Em primeiro lugar, apercebemo-nos de que «um alguém» admite mais espaço para a abundância interna a cada consciência individual.. É-nos impossível ser exactamente como outrem;