• Nenhum resultado encontrado

Copyright Todos os direitos reservados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright Todos os direitos reservados."

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

© Copyright – Todos os direitos reservados.

De nenhuma forma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento, tanto em meios eletrônicos como impressos. A gravação desta publicação é estritamente proibida e não é permitido qualquer armazenamento deste documento, a menos que haja permissão por escrito por parte do editor. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste documento são declaradas como verdadeiras e consistentes, sendo que qualquer responsabilidade em termos de desatenção ou de outro motivo, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções aqui contidos é de responsabilidade única e exclusiva do leitor. Sob nenhuma circunstância, qualquer responsabilidade legal ou culpa será imposta ao editor, referente a qualquer tipo de reparação, dano ou perda monetária causados por informações aqui contidas, direta ou indiretamente.

Os respectivos autores são os proprietários de todos os direitos não

detidos pelo editor.

(3)

Aviso Legal:

Este livro é protegido por direitos autorais, sendo exclusivamente destinado para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou o conteúdo deste livro sem o consentimento do autor ou do proprietário dos direitos autorais. Ações legais serão tomadas em caso de violação.

Isenção de Responsabilidade:

Observe que as informações contidas neste documento são exclusivamente destinadas a fins educacionais e de entretenimento.

Todos os esforços possíveis foram realizados para fornecer informações completas, precisas, atualizadas e confiáveis. Nenhuma garantia de qualquer tipo está expressa ou implícita. Os leitores reconhecem que o autor não está envolvido na prestação de aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional.

Ao ler este documento, o leitor concorda que, sob nenhuma

circunstância, sejamos responsáveis por quaisquer prejuízos, diretos ou

indiretos, incorridos como resultado do uso das informações contidas

neste documento, incluindo, mas não se limitando a erros, omissões ou

imprecisões.

(4)

Sobre o Autor

[SEU NOME] é um empreendedor residente no [SEU PAÍS], que adora compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas no tópico referente a [TÓPICO].

[SEU NOME] é uma pessoa dedicada, que sempre se esforça ao máximo para ir além.

Palavras De Sabedoria de [SEU NOME]

"Eu acredito que não há segredos para se tornar bem-sucedido na vida. E eu realmente acredito que o resultado do verdadeiro sucesso na vida é proveniente do trabalho duro, da preparação e, o mais importante de tudo, do aprendizado através das falhas.”

Se você quiser saber mais sobre [SEU NOME], por favor visite:

[SEU WEBSITE]

(5)

Sumário

I

NTRODUÇÃO

... 5

O P

ONTO DE

P

ARTIDA

... 7

H

ORAS QUE DÃO RETORNO

: 11

PASSOS PARA O

A

PRENDIZADO

A

CELERADO

... 10

1 - Tenha Autocontrole ... 12

2 - Videoaulas aceleradas ... 13

3 - Dedique-se ao que importa ... 13

4 - Criar um banco com questões de provas ... 14

5 - Encontre um horário produtivo... 15

6 - Saiba jogar com as regras do Edital ... 16

7 - Ambiente adequado de estudos ... 16

8 - Torne o hábito de estudar prazeroso... 17

9 - Método Pessoal ... 18

10 - Exercite o corpo... 19

11 - Durma Bem ... 20

C

ONCLUSÃO

... 21

(6)

I NTRODUÇÃO

Avançar nos estudos é tudo o que um concurseiro deseja, e gastar menos tempo com isso é sempre bom. Mas se engana quem pensa que, para aprender rápido, tem que estudar 12 horas seguidas por dia, ou algo do tipo.

Para começar, sua mente não aguenta este ritmo e você não consegue mantê-lo nem por um mês.

Não basta ter um aprendizado acelerado para alcançar a sua aprovação, é necessário unir ele com outros fatores, como uma boa organização nos estudos, técnicas eficientes e técnicas de memorização.

Quando você, concurseiro, conseguir alinhar todos esses fatores, sua aprovação logo chegará.

Digamos que o seu objetivo como concurseiro é ser auditor fiscal, mas esse será o primeiro concurso que você irá prestar. Alguém chega para você, todo animado com o novo sonho de se tornar um concursado, e, fala que se ele passar 12 horas estudando por dia, será aprovado.

Se você tiver esse tempo livre, com a empolgação, começa a estudar sem

parar, e nos primeiros dias fica muito feliz por estar pegando o ritmo nos

estudos e avançando. Mas logo o seu rendimento vai caindo, assim como

um corredor subindo uma ladeira, e logo você cansa de estudar, pode até

achar que “não nasceu para isso” e desiste.

(7)

Isso não pode acontecer.

Primeiro porque, se você está lendo isso aqui, sabe de sua realidade, que não pode se permitir a deixar de estudar pois você quer dinheiro e estabilidade para ajudar a sua família ou fazer aquela viagem bem bacana. E segundo, um concurseiro experiente sabe que estudar 12 horas sem parar é algo que não funciona na realidade, você até pode ficar colado nos livros, mas não terá atenção.

É aí que surge a pergunta: como estudar de maneira consciente e acelerada?

Acima de tudo, é preciso ter foco e não sabotar as sessões de estudo.

Sim, você se sabotando e destruindo as suas chances, quando diz que vai estudar e entra nas redes sociais, começa um jogo ou põe uma série para assistir. Os momentos de descanso são importantes, mas a hora dos estudos deve ser sagrada!

Não existe fórmula mágica, passa quem estuda e só vai ver o nome no D.O.U. de quem tiver foco e determinação.

O P ONTO DE P ARTIDA

Antes de usar qualquer dica para aumentar o seu rendimento no estudo

em pouco tempo, é importante que você descubra em que nível de

estudo se encontra.

(8)

Mas por que isso? Para poder estudar certo - de nada adianta estudar algo em um nível que você ainda não atingiu, isso seria uma perda de tempo, como tentar levantar pesos que o seu corpo simplesmente não aguenta.

E quais seriam esses níveis?

Eles são divididos em três: Nível 1, é para quem está começando literalmente a estudar para concurso, cheio de expectativa e motivação mas sem nenhuma técnica, o que leva a ter muito tempo perdido, por falta de organização e até mesmo por não conhecer o melhor e mais adequado material.

Temos o nível 2, que é o intermediário. Nessa etapa, a pessoa já prestou alguma prova de concurso e conhece macetes práticos. É um nível crucial, pois uma parcela dos concurseiros desiste aqui de fazer novos concursos, quando se depara com uma primeira reprovação.

Por isso é muito importante, nesse nível, manter-se motivado e com foco no que deseja. O concurseiro que passa dessa fase é aquele que consegue se aprovado em um concurso.

E o nível 3, avançado, é no qual o concurseiro pode se declarar um guerreiro, pois enfrentou todos os seu obstáculos e está preparado para vencer. Nessa etapa, o que todo concurseiro quer é otimizar o tempo ao seu favor, assim passa ler mais, responder novas questões da banca organizadora, cuidando mais do lado físico, emocional e mental, também.

E aí em qual nível você está?

(9)

Vamos a um exemplo de como um concurseiro hoje, lidou com os estudos em todas as etapas de sua vida escolar, e como ele lida com o mundo dos concursos.

Pense que ele sempre foi aquele aluno mediano no colégio, todo popular, que não fechada s provas mas conseguia passar de ano com tranquilidade. Na universidade, não perdia uma calourada e todo semestre passava na média. Com o tempo, depois de formado e sem conseguir um salário bom na área em que se graduou, decide enveredar pelo mudo dos concursos achando que seria como sempre: estudar o básico e passar na média.

Para a surpresa do estudante que virou concurseiro, vem um choque de realidade. Ele faz a primeira prova e não passa. Alcança uns 50% a 60%

da nota máxima, mas os aprovados chegaram a mais de 80%.

Quando ele vai analisar o motivo da reprovação, comparando a preparação de quem teve sucesso, percebe que fez tudo errado:

escolheu um cursinho sem pesquisar, não teve dedicação, não organizou um plano de estudo consistente e eficiente.

Aí ele resolveu mudar suas atitudes e gastou um bom dinheiro - de maneira errada, comprando apostilas que não lia e videoaulas que não assistia. Os seus amigos em viagens e sua família a todo o momento perguntando cadê a aprovação (quem nunca ouviu essa pergunta?).

É hora de mudar de atitude.

(10)

Passou a estudar 4 horas por dia com qualidade, tinha um material escolhido a dedo e focava em tudo, organizou um cronograma de estudos e deixou de lado todas as distrações e tudo que tirava o seu foco.

Quando saiu outro edital na área desejada, ele finalmente passou.

Tudo isso levou em torno de um um ano e meio, ele perdeu 8 meses na reprovação inicial e passou outros 10 se preparando para a aprovação.

Fez suas viagens e parou de responder as perguntas da família, afinal agora o concursado era ele.

O que aconteceu com ele pode acontecer com você em um tempo mais rápido, cortando caminho ao utilizar um método testado e comprovado, evitando ter que descobrir todos os atalhos por conta própria. Está pronto para isso? Basta aprender a acelerar os seus estudos, e logo você estará aproveitando a sua aprovação.

H ORAS QUE DÃO RETORNO : 11 PASSOS PARA O

A PRENDIZADO A CELERADO

Vamos lá. Agora você vai ver dicas práticas e eficientes para acelerar o seu aprendizado e melhorar o seu desempenho nesse mundo do concurso.

Algumas delas ensinarão a modificar o seu comportamento e a forma

como vê os estudos, outras fornecerão ensinamentos práticos para obter

o máximo de cada minuto dedicado aos materiais - e combinadas, elas

(11)

poderão multiplicar a velocidade na qual você atravessa a sua preparação!

Em primeiro lugar, tenha um ambiente livre de ruídos e poluição visual, mantenha sempre o seu material de estudo por perto e esteja preparado para estudar quando chegar o momento.

Crie blocos de tempo para fazer tudo o que não esteja ligado aos seus estudos, evitando ser interrompido.

Após uma sessão mais desgastante, faça exercícios de respiração ou medite por 5 minutos para tirar toda e pressão da sua mente, e por fim, siga o seu planejamento de estudo, para não sair lendo coisas aleatoriamente, pois isso não ajuda em nada a que, deseja acelerar os estudos - é preciso ter velocidade na direção correta!

Você, concurseiro, precisa aprender a administrar 3 coisas básicas em seu plano de estudo para acelerar.

A primeira, claro, é o tempo - aquele que você separa para estudar de verdade. A segunda é a disciplina. Quando você é disciplinado, consegue manter o seu cronograma de estudo, mesmo que apareça algum empecilho ou distração. Por último, é a técnica onde você coloca em prática.

Se você já leu o Manual do Concurseiro Iniciante, nosso conteúdo

principal, aprendeu muito sobre a administração do tempo e da

disciplina. Agora é o momento de dominar a técnica.

(12)

1 - Tenha Autocontrole

Uma das coisas mais importantes que todo concurseiro deve ter e cuidar é seu autocontrole; porque estudar para concurso demanda tempo, e com isso vem todo o investimento que está sendo feito para chegar a tão sonhada aprovação.

Com o decorrer dos dias, várias coisas vão acontecendo e vamos achando que não conseguiremos passar no cargo dos sonhos.

Começamos empolgados, e após alguns dias parece “chato” estudar. Por isso é importante ter o seu autocontrole. Não é uma tarefa fácil, no começo, mas você precisa buscar algo que te coloque no eixo.

Todo concurseiro pode ter esse autocontrole, se mantiver consciência sobre algumas coisas; sobretudo, saber que alcançará a aprovação, mas que ela ocorrerá em meses ou anos - ter plena consciência disso é o que evita frustrações e desânimo.

Para conseguir a aprovação você terá que se dedicar como afinco, pois algumas dificuldades ao longo desse caminho irão surgir e você precisará enfrentá-las. Toda e qualquer dificuldade que surgir, poderá afastar você do seu caminho ou até mesmo fazer com que desista do seu tão sonhado cargo, se faltar autocontrole.

Assim, quando você consegue ter autocontrole, consequentemente irá

gastar menos tempo estudando. Isso funciona de um jeito prático e

simples: é mais fácil focar quando você está com um bom ânimo, e maior

(13)

foco significa maior aprendizado, com menos distrações. Cada minuto dedicado terá um valor, e nunca será tempo perdido.

2 - Videoaulas aceleradas

Quer ganhar tempo em seus estudos enquanto está assistindo videoaulas? Então comece a colocar em prática o método de aceleração dos vídeos, aumentado gradativamente a velocidade das aulas. No começo pode parecer estranho, ou até engraçado, mas quando estiver acostumado verá que isso fará uma diferença enorme.

Você pode, após algumas semanas, absorver conteúdo duas ou até três vezes mais rápido. É importante ir com calma, não use uma velocidade em que seja impossível compreender o que o professor está falando na aula.

A ideia aqui é aprender de um jeito mais rápido, mas ainda é preciso aprender .

3 - Dedique-se ao que importa

Preste atenção as questões das provas, lembre de primeiro conhecer a

banca que vai realizar o concurso. De todo o edital, apenas 20% costuma

cair na prova, os outros 80% não caem - e a melhor forma de encontrar o

que importa é avaliando provas anteriores.

(14)

Pense no concurso como uma batalha, não com os concorrentes, mas com a banca avaliadora. É fundamental conhecer a banca e saber como ela aborda os assuntos. Pegue as provas antigas do cargo pretendido e compare as questões que se repetem.

A partir disso, você não precisa perder tempo estudando profundamente todo o edital, mas poderá se dedicar ao que realmente é cobrado nas provas. Assim, você acaba acelerando o seu aprendizado por estudar a coisa certa.

Isso ainda afasta um dos maiores pesadelos na vida do concurseiro:

estudar o máximo que podia, e na hora de responder a prova se deparar com assuntos que não estudou muito bem! Como você estará preparado, não deixará isso acontecer.

4 - Criar um banco com questões de provas

Outra técnica para aperfeiçoar os estudos é criar o seu próprio material de questões - como foi mencionado anteriormente, conhecendo a banca.

Pegue as provas dos últimos 04 anos do concurso que deseja fazer, separe e crie seu próprio banco de questões.

Você pode buscar outros anos, mas é importante lembrar que, tirando a

disciplina de matemática, as questões podem ser alteradas com uma

certa frequências, principalmente na área legislativa, e os materiais ficam

desatualizados após quatro ou cinco anos.

(15)

Uma vantagem que a criação dessas questões te trará é a possibilidade de organizar uma planilha com os assuntos que ainda não domina, sem falar que pode estipular as suas metas entre os acertos e erros, e - para completar - serve como material de apoio para uma revisão.

Ganhe tempo sem esquecer de revisar o conteúdo!

5 - Encontre um horário produtivo

Aprenda uma coisa: o seu horário não é igual ao do seu colega concurseiro. Um pode conseguir estudar melhor durante a tarde, outros estudam bem no período da manhã, enquanto há quem consegue render mais durante a noite - e ainda tem a turma que prefere estudar de madrugada, seja pelo silêncio ou por questões de trabalho.

A dica aqui é achar o melhor horário para que você possa estudar de maneira mais rápida; aquele horário em que você tem mais disposição, concentração e que nada pode tirar o seu foco.

Aqui você pode separar 4 horas de estudo para ter seu desempenho melhorado e, com isso, evitar o sono, o desânimo e até mesmo a preguiça.

Evite “bater cabeça” nos estudos em horários que você já sabe não ser

produtivo. Use o autocontrole para descansar e voltar com tudo quando

sua energia se recuperar.

(16)

6 - Saiba jogar com as regras do Edital

Sei que um edital é recheado de conteúdos, e chega a assustar quando vemos a quantidade de coisa para estudar. Aí é que entra a dúvida comum: estudar item por item ou fazer um sorteio do que estudar com o tempo disponível.

Te digo que, se você vem estudando há alguns meses, provavelmente terá visto grande parte do que está inserido no edital. Para ganhar tempo nesse caso, foque nas disciplinas mais importantes.

E quais seriam as disciplinas importantes? Aqueles que têm mais peso - ou seja, valem mais pontos na prova. Uma questão dessas faz toda diferença no resultado final do concurso, e determina a possibilidade de conquistar a sua vaga ou não.

O importante é conhecer e ler o edital e a partir daí montar um cronograma com base nessas disciplinas e assim conseguir um melhor resultado com seu tempo de estudo.

7 - Ambiente adequado de estudos

Grande parte da velocidade nos estudos é ter um local confortável para

isso. Nesse ambiente, o espaço deve ser funcional e limpo, afinal

ninguém merece (nem consegue) estudar em um local bagunçado.

(17)

Outra coisa que esse espaço deve conter é uma boa iluminação e ser silencioso para que o concurseiro consiga se concentrar, além de evitar objetos que distraiam a sua atenção.

Fujam de espaços com cama ou sofá, eles são convidativos para um cochilo! Mantenha longe a TV e o celular, tenha apenas o seu computador por perto, de preferência com as apostilas e videoaulas já abertas. Invista em uma cadeira confortável, já que passará muito tempo sentado nela.

Se você tiver uma área externa, como um pequeno jardim, pode montar um espaço de estudo secundário, aproveitando a tranquilidade ao ar livre para dar outro cenário à sua mente quando ela se cansar das paredes.

8 - Torne o hábito de estudar prazeroso

Não tem jeito: ou você encara a tarefa de estudar como algo prazeroso, e assim estuda de maneira mais rápida, ou passará tempo enrolando e reclamando. A decisão é sua: o que irá escolher?

É comprovado cientificamente que para ter o nosso cérebro funcionando bem ele necessita estar sempre satisfeito.

Calma aí! Eu não estou falando para ser o concurseiro good vibes, sei

também que cada um tem seu estado de ânimo e que em algum

momento as coisas parecem não funcionar, e a frustração é normal.

(18)

O importante é conseguir transformar as horas de estudo em um momento menos estressante - com uma boa música, um local agradável, e alguns lanches do seu gosto, por exemplo

9 - Método Pessoal

É, concurseiro, diante de tudo o que foi falado até aqui, se realmente quer acelera o ritmo de seu aprendizado, você precisa conhecer a si mesmo, seus pontos fortes e fracos, e a partir daí criar o seu método de estudo de acordo com o seu perfil.

Lembra do autocontrole? É o momento de aplicá-lo.

E como eu crio esse método? O seu Método Pessoal pode conter regras, punições, metas e recompensas, todos criados por você. De nada adianta você seguir um modelo pronto e definido de método se ele não se encaixa em sua realidade.

Seu Método Pessoal também não pode ser feito de qualquer modo. Seja exigente, honesto e racional com você mesmo, afinal só você sempre sabe quando pode dar mais um gás e quando realmente precisa descansar.

Trace metas que você possa cumprir, toda vez que alcançar o que foi

traçado, você se sentirá estimulado e com isso desafiado a avançar mais

nos estudos, mas tenha cuidado com as metas irreais - elas podem deixar

o seu psicológico abalado, e isso é muito ruim para o concurseiro,

roubando a confiança. Seja coerente com as suas possibilidades.

(19)

Vou dar um exemplo de como fazer isso: Você responde um simulado, mas estava mexendo no celular e a pontuação foi baixa. Ao invés de passar para outra atividade, faça um novo simulado com questões mais complexas, redobrando a atenção em cada uma. Esse seria o seu

“castigo” para equilibrar as contas.

Já se seu desempenho foi bom, recompense a si próprio, aproveitando um momento agradável. Pode se uma pausa para ver um filme ou comer algo que goste.

Atente-se para ter recompensas que realmente mereceu. Se você assistir um episódio da sua série preferida toda vez que estudar 10 minutos, por exemplo, não ganhará tempo de estudo, pelo contrário, estará atrasando todo o seu cronograma. Sugiro que as essas pausas sejam bem planejadas e dentro de seu cronograma de estudo - lembre que s organização é fundamental.

10 - Exercite o corpo

Praticar alguma atividade física faz com que o seu cérebro ganhe oxigênio e hormônios de bem-estar. Com isso, o seu desempenho será melhor em tudo o que for fazer.

Estudos mostram que quando uma pessoa faz algum exercício físico

moderado, ela consegue melhorar o foco de sua mente e sua

concentração por cerca de 40 minutos. Imagine um concurseiro

(20)

ganhando 40 minutos de concentração alta e ainda mantendo-se saudável?

Então vamos lá! Levante dessa cama e comece a mexer o corpo.

Praticar uma atividade física não visa apenas para aumentar o nível de concentração, mas evitar doenças que pode atingir o corpo e a mente.

Escolha uma atividade na qual tenha habilidade ou tenha vontade de praticar, assim você manterá o foco e concentração, e terá sua produtividade melhorada.

Além de realizar atividade física, o concurseiro deve cuidar da alimentação e se hidratar constantemente. Toda vez que for fazer uma prova de concurso, tenha sempre consigo uma garrafa de água, para poder beber.

11 - Durma Bem

O seu sono é precioso e ele com certeza têm influência sobre o seu desempenho nos estudos, quem dorme pouco tem pouca concentração e está sempre com a sensação cansaço, dificultando para assimilar as coisas.

Durma direito durante a noite e verá a diferença no rendimento do seu

estudo.

(21)

C ONCLUSÃO

Todas as dicas mencionadas aqui são essenciais para acelerar o seu aprendizado de um jeito prático e sem nenhuma fórmula milagrosa. Você pode estudar entre 2 horas e 4 horas por dia, conforme suas condições, durante 6 dias por semana e descansando 1 dia para ter mais agilidade e foco ao recomeçar.

É claro que se você puder estudar 6 ou até 8 horas por dia, mantendo o alto nível, seu aprendizado será ainda mais rápido, mas como estamos falando de um processo que leva tempo, a consistência também é importante.

Cuidado para não dar tudo de si nos primeiros dias, e depois ficar semanas sem estudar.

Aplique as técnicas certas, tenha um ritmo de estudo constante, evite distrações e nunca pule etapas. Cada etapa que você pula parece ser um ganho de tempo, mas fará falta no futuro, e você acabará gastando mais horas para voltar ao começo.

Também não fuja das disciplinas que não gostar. Encare-as como um desafio pessoal que precisa ser vencido.

Agora teste as técnicas de aprendizado rápido e veja em qual você se

adapta melhor. Não desista se perceber que a primeira tentativa está

dando pouco resultado. Lembre-se que cada pessoa é única e se dará

melhor com uma certa metodologia.

(22)

Vá adaptando as dicas de acordo com a sua realidade, pois cada concurseiro tem a própria rotina e encontrará um jeito específico para assimilar os conteúdos em menos tempo.

Lembre que o objetivo disso tudo é contribuir para que sua aprovação saia mais rápido, e você possa aproveitar logo os sonhos que vem cultivando.

Então vamos lá, rumo a posse!

Referências

Documentos relacionados

Nas próximas páginas você vai saber mais sobre esse mercado promissor de delivery e conhecerá tudo o que é preciso para montar um negócio de entrega de comidas mesmo que você seja

Para Schmid e Köpke (2019), a pesquisa na área aponta que o atrito não é, como tomado inicialmente, algo raro e presente apenas na fala de uma minoria de bilíngues, geralmente

Tudo o que você precisa fazer é bater tudo isso no liquidificador e então transferir para forminhas de gelo. Em algumas horas estará

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

Como a diluição indicada para fazer um óleo de massagem é de 3%, isso equivale a 18 gotas de Óleo Essencial para 20ml de base carreadora.. Logo, você deve usar 9 gotas de cada um

Por isso, se você quer aprender como preparar receitas incríveis de sopas de legumes, continue sua leitura e conheça nesse ebook as 10 melhores receitas de sopa de

Agora que você entende a importância de adicionar folhas e vegetais para a sua dieta, confira algumas das melhores e mais saborosas receitas de saladas para

dos seus débitos interfere no seu score de crédito, porém, isso não quer dizer que você não pode recuperar a sua pontuação perdida, mas para isso você precisa voltar