• Nenhum resultado encontrado

Copyright Todos os direitos reservados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright Todos os direitos reservados."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

© Copyright – Todos os direitos reservados.

De nenhuma forma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento, tanto em meios eletrônicos como impressos. A gravação desta publicação é estritamente proibida e não é permitido qualquer armazenamento deste documento, a menos que haja permissão por escrito por parte do editor. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste documento são declaradas como verdadeiras e consistentes, sendo que qualquer responsabilidade em termos de desatenção ou de outro motivo, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções aqui contidos é de responsabilidade única e exclusiva do leitor. Sob nenhuma circunstância, qualquer responsabilidade legal ou culpa será imposta ao editor, referente a qualquer tipo de reparação, dano ou perda monetária causados por informações aqui contidas, direta ou indiretamente.

Os respectivos autores são os proprietários de todos os direitos não detidos pelo editor.

Aviso Legal:

Este livro é protegido por direitos autorais, sendo exclusivamente destinado para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou o conteúdo deste livro sem o consentimento do autor ou do proprietário dos direitos autorais. Ações legais serão tomadas em caso de violação.

(3)

Isenção de Responsabilidade:

Observe que as informações contidas neste documento são exclusivamente destinadas a fins educacionais e de entretenimento. Todos os esforços possíveis foram realizados para fornecer informações completas, precisas, atualizadas e confiáveis. Nenhuma garantia de qualquer tipo está expressa ou implícita. Os leitores reconhecem que o autor não está envolvido na prestação de aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional.

Ao ler este documento, o leitor concorda que, sob nenhuma circunstância, sejamos responsáveis por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, incorridos como resultado do uso das informações contidas neste documento, incluindo, mas não se limitando a erros, omissões ou imprecisões.

(4)

Sobre a Autora

Eu, Bruna Piola tenho 26 anos sou uma empreendedora digital brasileira residente na cidade de Cascavel-PR, eu adoro compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas no tópico referente a marketing digital.

Sou uma pessoa dedicada, que sempre me esforço ao máximo para ir além.

"Eu acredito que não há segredos para se tornar bem-sucedido na vida. E eu realmente acredito que o resultado do verdadeiro sucesso na vida é proveniente do trabalho duro, da preparação e, o mais importante de tudo, do aprendizado através das falhas.”

(5)

Sumário

Introdução ... 5

O que são adubos orgânicos? ... 5

10 receitas de adubos orgânicos para usar agora mesmo 6 1. Casca de ovo ... 6

2. Casca de banana ... 7

3. Borra de café ... 7

4. Cinzas de madeira ... 8

5. Ervas verdes... 9

6. Restos de peixes e crustáceos ... 9

7. Grama ... 10

8. Esterco animal ... 11

9. Leite ... 12

10. Plantar batatas ... 12

Conclusão ... 13

(6)

Introdução

A maioria das pessoas que começam a plantar para consumo próprio quase sempre busca por receitas de adubos orgânicos a fim de fugir dos fertilizantes industriais, que muitas vezes tornam os alimentos menos saudáveis e podem até mesmo causar doenças.

Se este também é o seu caso, reunimos nesse ebook as 10 melhores receitas de adubo orgânico para horta caseira, onde mostraremos também como você pode usar cada uma delas. E se você ainda não teve experiência com esse tipo de adubo, a seguir também daremos uma breve explicação sobre o que são adubos orgânicos.

Dessa forma, você ficará um pouco mais por dentro desse assunto. E ainda terá à disposição algumas alternativas incríveis que podem melhorar a qualidade dos produtos de sua plantação, isso sem agredir o meio ambiente.

Pronto para conhecer os melhores adubos orgânicos que pode usar em sua horta caseira? Então continue lendo!

O que são adubos orgânicos?

Adubos orgânicos são, de modo geral, adubos obtidos a partir de matéria de origem animal ou vegetal, que

(7)

podem ser utilizados nas plantas sem passar pela composteira.

Esse tipo de adubo ajuda no crescimento da horta, oferecendo nutrientes como nitrogênio, cálcio, fósforo e potássio.

10 receitas de adubos

orgânicos para usar agora mesmo

Abaixo separamos algumas das melhores receitas de adubo orgânico para horta caseira que você pode usar para os mais diversos fins, como correção de PH e introdução de nutrientes.

1. Casca de ovo

As cascas de ovos são excelentes repositoras de cálcio, além de regular o PH do solo evitando a proliferação de pragas como lesmas e lagartas.

Na hora de usar, o ideal é deixar as cascas que pretende utilizar secarem a sombra para evitar o aparecimento de moscas e o mal cheiro.

Caso esteja buscando uma fonte de cálcio de absorção

(8)

lenda, basta batê-las no liquidificador e dispersar as migalhas sobre o solo. Agora, se você quer que os nutrientes sejam absorvidos mais rapidamente, basta acrescentar água fervente ao pó, deixar a mistura descansar por uma noite e então aplica-la no solo.

2. Casca de banana

A casca de banana é outra excelente pedida quando se trata de receitas de adubo orgânico para horta caseira, pois são fáceis de utilizar e ótimas fontes de potássio, cálcio e fosforo.

Para tirar proveito desses nutrientes você pode utilizá-las de 3 formas: cortadas e misturadas no solo, cozidas e misturadas no solo após o plantio e em forma de chá, para aguar as plantas.

O chá pode ser feito da seguinte forma:

A. Corte as cascas e adicione 2 copos de água;

B. Ferva a mistura por pelo menos 15 minutos;

C. Deixe-a descansar por cerca de dois dias;

D.Coloque em um borrifador e regue as suas plantas.

3. Borra de café

A borra de café é uma ótima fonte de nitrogênio e ainda é capaz de aumentar a acidez do solo, corrigindo as terras mais alcalinas. Além disso, também atraem minhocas que aumentam a quantidade de oxigênio no solo e produzem o húmus, que é ótimo para todos os tipos de plantas.

(9)

A melhor forma de utiliza-lo é seca-lo a sombra e, uma vez por mês, abrir um buraco no solo e acrescentar cerca de meia xícara de chá por planta, misturando-o a terra.

Por fim, basta regá-lo abundantemente.

Você também pode mistura-lo á água e utilizar esse líquido para regar a sua horta sem molhar as folhas e frutos ou, ainda, espalhar a borra depois de seca sobre o solo envolta das plantas.

Essa última técnica é especialmente boa para árvores frutíferas maiores, pois poupa trabalho e traz bom resultado.

4. Cinzas de madeira

Outra opção de receita de adubo orgânico para horta caseira são as cinzas de madeira. Além de ser uma excelente fonte de potássio, elas ainda tornam o solo mais areado e menos ácido.

É importante ressaltar que, ao obter esse adubo orgânico em lareiras ou fogueiras, é preciso ter atenção para o que foi queimado e se a madeira não tinha qualquer tipo de selante ou tintura.

Para obter os inúmeros benefícios dos componentes das cinzas basta mistura-las a água e utilizar a mistura para regar sua horta diariamente, molhando apenas a terra.

(10)

Também é interessante colocar as cinzas ao redor das plantas.

5. Ervas verdes

As ervas são excelentes tipos de adubo orgânico principalmente pela grande variedade de nutrientes que podem ser obtidos a partir delas, já que cada uma traz uma combinação especial de componentes.

De modo geral, existem duas formas de utiliza-las. São elas:

Adubação verde: picotá-las e mistura-las na terra. É preciso ter atenção para não utilizar raízes de ervas ou você pode acabar tendo problemas com o crescimento delas em sua horta;

Fermentado de ervas: Para esse tipo de utilização basta escolher as ervas e combinar os nutrientes que você quer, então cortá-las, colocá-las em um saco de pano, mergulhá-las em água e aguardar cerca de 10 dias até que a fermentação esteja completa. Por fim basta usar essa água para regar as plantas.

6. Restos de peixes e crustáceos

Existem inúmeras partes de peixes e crustáceos que raramente são utilizados na alimentação.

Uma saída ecológica para esses restos é utilizá-los em

(11)

receitas de adubo orgânico para a horta caseira, pois são excelentes fontes de fósforo e nitrogênio. Sendo excelentes especialmente para vegetais como tomate e milho, por exemplo.

Existem diversas maneiras de utiliza-los. A mais eficiente é cavar um buraco de cerca de 40 centímetros de profundidade de deixar as sobras dentro dele, tampadas por terra por, pelo menos, 30 dias.

Após esse período deve-se remover o solo com os restos já decompostos e utilizá-lo para fertilizar as plantas ou como a própria terra de plantio.

Também é uma opção, caso você esteja criando uma nova muda, fazer o mesmo procedimento de escavação e enterro de restos de peixes e crustáceos e, logo acima, plantar o vegetal ou flor que deseja fazer crescer.

7. Grama

Caso você disponha de espaço e tenha grama no quintal, ao cortá-la uma excelente forma de fazer as sobras de grama sumirem e ainda tratar suas plantas é utilizando-a como adubo orgânico para a sua horta.

Para isso basta recolher um pouco do que foi cortado e espalhá-lo sobre a terra em que você pretende plantar o que já esteja plantado e logo depois água-lo.

(12)

Com isso você enriquece o seu solo de nitrogênio e o torna mais fértil, garantindo melhores e mais saudáveis vegetais.

8. Esterco animal

Quando se trata de recitas de adubo orgânico para hortas caseiras o esterco animal é um dos melhores e mais utilizados.

Normalmente trata-se de fezes de vacas, cavalos, ovelhas e outros herbívoros. Eles são excelentes pois ajudam o solo a não perder nitrogênio e também auxiliam na retenção de fósforo e no crescimento dos vegetais.

Para utiliza-los da forma correta é necessário deixa-los de molho em água e exposto ao sol do dia por, no mínimo, duas semanas. Depois, é possível utilizar o liquido dessa mistura para borrifar as plantas e a parte sólida pode ser misturada a terra.

É importante dizer que a preparação de duas semanas é essencial para que o solo faça bom proveito dos nutrientes contidos no esterco. Pular essa fase pode causar sérios danos a sua horta, entre eles a queima e quebra de raízes.

(13)

9. Leite

O leite além de ser uma excelente fonte de cálcio é também rico em sais e aminoácidos que tem função germicida e tornam as plantas mais resistentes a fungos e outros patógenos que podem causar doenças e atrapalhar o crescimento dos alimentos de sua horta.

Para utilizar o leite tanto como adubo quanto como germicida basta diluir 100 ml de leite em 1 litro de água e borrifa-lo nas folhas das suas plantas, para que elas adquiram uma camada protetora.

Você também pode utiliza-lo para aguar suas plantas a fim de acelerar o crescimento de seus vegetais.

10. Plantar batatas

Outra excelente maneira de melhorar o seu solo naturalmente introduzindo nitrogênio na terra é plantando batatas no solo. Você pode ainda utilizar as folhas de batata, depois de colhe-las.

Para isso, basta separar alguns punhados de folhas, picotá-las e misturá-las a terra ou fazer um chá e borrifa- lo nas suas plantas. Para fazer esse último processo, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Encha um balde de 5 litros com a grama que acabou de cortar;

2. Cubra todas as folhas com água e deixe descansar

(14)

por no mínimo 3 dias;

3. Depois desse tempo de pausa misture 10 copos de água para cada copo de chá.

4. Coloque a mistura em um borrifador e molhe suas plantas com o liquido ou utilize a versão diluída do chá para regá-las diariamente.

Conclusão

Como você pode ver, existem inúmeras receitas de adubo orgânico que podem complementar ou até mesmo substituir os fertilizantes industriais, entregando a sua plantação todos os nutrientes necessários para que os alimentos cresçam saudáveis e mais rapidamente.

E para tirar o máximo de proveito das dicas que obteve nesse ebook, é interessante que você conheça o seu solo e saiba identificar do que ele precisa, pois cada uma das receitas mostradas aqui traz nutrientes específicos e devem ser utilizadas para corrigir diferentes problemas que possam estar atrapalhando o bom desenvolvimento da sua horta caseira.

Portanto, escolha a sua receita de adubo orgânico favorita e comece a usar em sua horta. Com certeza você vai se surpreender com os resultados!

Referências

Documentos relacionados

dos seus débitos interfere no seu score de crédito, porém, isso não quer dizer que você não pode recuperar a sua pontuação perdida, mas para isso você precisa voltar

Nas próximas páginas você vai saber mais sobre esse mercado promissor de delivery e conhecerá tudo o que é preciso para montar um negócio de entrega de comidas mesmo que você seja

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

Como a diluição indicada para fazer um óleo de massagem é de 3%, isso equivale a 18 gotas de Óleo Essencial para 20ml de base carreadora.. Logo, você deve usar 9 gotas de cada um

Por isso, se você quer aprender como preparar receitas incríveis de sopas de legumes, continue sua leitura e conheça nesse ebook as 10 melhores receitas de sopa de

Esta expressão do satanismo não difere muito do ateísmo ou mesmo do humanismo, pois vê o homem como a medida de todas as coisas (Protágoras) e somente a manifestação plena de

Agora que você entende a importância de adicionar folhas e vegetais para a sua dieta, confira algumas das melhores e mais saborosas receitas de saladas para

Quando falamos sobre ensinar o seu cão, seja com relação ao local para fazer suas necessidades ou até mesmo para outras coisas, é importante ressaltar que