• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

MEMORIAL DESCRITIVO

(2)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

1.0 – INTRODUÇÃO ... 3

2.0 - DAS NORMAS GERAIS ... 3

2.1 - Da fase de licitação ... 3

2.2 – Dos serviços ... 5

2.3 – Da relação entre Licitante e Fiscalização ... 7

2.4– Da Entrega da Obra ... 9

2.6– Do inicio das obras ... 10

3.0 – SERVIÇOS INICIAIS ... 11

3.1 – Placa da Obra ... 11

3.2– Locação da obra ... 12

3.3– Limpeza e Regularização do terreno com desmate, destoca e bota fora 12 3.4- Instalações provisórias ... 13

3.5- Tapumes ... 13

3.6- Aterro de Obra ... 14

4.0 – ESCAVAÇÃO, REATERRO E APILOAMENTO ... 14

5.0 – CONCRETO ARMADO ... 15

6.0 – FECHAMENTOS ... 15

6.1- Alvenaria ... 15

(3)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

1.0 – INTRODUÇÃO

1.1- A Prefeitura Municipal de Sinop apresenta este documento no qual se encontra a sistemática de construção e execução da obra, contendo os elementos necessários ao perfeito entendimento dos serviços, assim contemplando os projetos, que serão utilizados como guia dos proponentes, possibilitando a elaboração de orçamentos pela empresa construtora e como diretriz dos serviços e obras, ou aplicação de materiais, equipamentos e instalações.

1.2- O documento compõe-se de um conjunto de Normas Técnicas e Administrativas que orientarão como executar a OBRA relatada, e detalhada em projetos específicos e demais elementos que a identifiquem, ou seja, um conjunto de condições para o cumprimento de um contrato para sua execução.

2.0 - DAS NORMAS GERAIS

2.1 - Da fase de licitação

2.1.1- As empresas licitantes deverão apresentar o orçamento de acordo com os modelos de Planilha Orçamentária fornecidos pela Prefeitura Municipal de Sinop.

(4)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

2.1.2-Todas as colunas deverão ser obrigatoriamente preenchidas e utilizadas da forma prevista, bem como as linhas principais dos itens.

2.1.3- O orçamento fornecido pela Prefeitura Municipal de Sinop é referencial, cabendo

obrigatoriamente às empresas licitantes a verificação das quantidades de todos os itens e seus

respectivos valores de mercado.

2.1.4- As licitantes deverão fazer reconhecimento no local da OBRA (visita técnica), antes da apresentação das propostas, a fim de tomarem conhecimento dos serviços a serem executados bem como das dificuldades que poderão surgir, em seus desenvolvimentos.

2.1.5- Os aspectos que a licitante julgar duvidosos, que possam dar margem a duplas

interpretações, poderão ser apresentados à comissão de licitação e então elucidados, antes da licitação, após a qual, qualquer dúvida poderá ser interpretada pela comissão como plausível ou não, sendo que a partir desta ocasião não caberá mais, a licitante, qualquer recurso ou

reivindicação.

2.1.6- Para a aplicação dos preços, referente a marcas específicas descritas neste memorial, no orçamento e nos projetos, a licitante deve tomá-las como referencial de especificação, cor e/ou outros que forem pertinentes. Qualquer material especificado poderá ser substituído por outro similar desde que:

2.1.7- O material similar possua os seguintes itens similares ao substituído:

(5)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

- Resistência

- Aspecto

2.1.8- As empresas licitantes deverão apresentar o cronograma físico-financeiro para a execução total do objeto que está sendo licitado. O cronograma deverá ser apresentado na estrutura conforme modelo fornecido pela Prefeitura Municipal de Sinop, contendo obrigatoriamente os campos solicitados. Cabe a licitante organizar os serviços de acordo com sua capacidade operacional, respeitando o prazo máximo definido pela comissão de licitação. Todos os prazos apresentados pela licitante deverão ser cumpridos pontualmente. Para a boa execução dos trabalhos, a licitante deverá ter capacidade de realizar os serviços em varias frentes, se necessário, desenvolvendo-os em turnos, para atendimento do cronograma.

2.2 – Dos serviços

2.2.1- Execução dos serviços descritos no projeto para OBRA obedecerá rigorosamente às normas a seguir.

2.2.2- A mão de obra a empregar será sempre de inteira responsabilidade da licitante. Cabe a construtora zelar pela saúde e bem estar de seus funcionários, a empresa deverá confeccionar todos os procedimentos de segurança como PCMSO, PCMAT e etc..

2.2.3-Ficará a critério de a FISCALIZAÇÃO impugnar e/ou mandar demolir e refazer trabalhos executados em desacordo com o projeto e/ou analisados como de baixa qualidade.

(6)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

2.2.4-A licitante obriga-se a iniciar qualquer demolição, exigida pela FISCALIZAÇÃO dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar do recebimento do comunicado, correndo por sua exclusiva conta as despesa decorrentes das referidas demolições e retrabalhos.

2.2.5- A licitante manterá no escritório da obra, a disposição da FISCALIZAÇÃO e sob sua responsabilidade, um bloco de ocorrências onde serão lançados pelo profissional responsável da parte da licitante e pela FISCALIZAÇÃO os elementos que caracterizam o andamento da OBRA, como pedidos de vistorias, notificações, impugnações, autorizações, dias parados, etc, em quatro vias, sendo uma anexada ao diário de obras, uma cópia a licitante e duas para a fiscalização.

2.2.6- A licitante manterá no escritório da obra, em local bem visível à qualificação e o número de pessoal trabalhando na OBRA, diariamente.

2.2.7- Sendo que indispensavelmente contará com um engenheiro e/ou arquiteto residente na obra e um técnico de segurança do trabalho, sendo que os mesmos deverão estar legalmente amparados (ART descrevendo sua atividade na obra), entende-se por profissional residente o que permanece no canteiro de obra enquanto há atividade no canteiro de obra. Não será considerado profissional residente, o profissional que se ausente mais de duas horas ao dia da obra, salvo em situações previstas em lei.

2.2.8- A licitante manterá também, no escritório, o cronograma da OBRA, assinalado as etapas cumpridas e a cumprir no andamento dos trabalhos.

2.2.9- Todos os ensaios obrigatórios estarão descritos neste memorial e a FISCALIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, exigir o exame de ensaio de qualquer outro material, bem como poderá exigir certificado de origem e qualidade, correndo as despesas por conta da licitante.

(7)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

2.2.10- A licitante deverá manter a OBRA em permanente estado de limpeza, higiene e conservação, com remoção de entulhos restante, tanto do perímetro da OBRA quanto do canteiro, bem como a necessária proteção contra incêndios e roubos.

2.2.11- A licitante deverá providenciar proteção suficiente para com as construções já existentes na área designada e em funcionamento quanto às interferências de pessoal, material e procedimentos, evitando possíveis intercorrências entre a OBRA em execução e outros prédio em funcionamento.

2.2.12- A licitante não deverá autorizar o ingresso de pessoas estranhas a obra, devido ser uma obra publica encaminhará quem de direito a fiscalização para as providencias de segurança necessárias. Somente poderá adentrar ao perímetro da obra, a pessoa portadora de autorização

por escrito da fiscalização, conforme modelo A-2.

2.2.13- A licitante deverá oferecer garantia, por escrito, pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, sobre os serviços e materiais da OBRA, a partir da data do termo de entrega e recebimento da OBRA, devendo refazer ou substituir, por sua conta sem ônus para Prefeitura Municipal de Sinop, as partes que apresentarem defeitos ou vícios de execução, não oriundas de mau uso.

2.3 – Da relação entre Licitante e Fiscalização

2.3.1- Nenhuma alteração nas plantas, detalhes ou especificações, determinando ou não alteração de custo da obra ou serviço, serão executados sem autorização da Fiscalização e do Profissional responsável pelo projeto.

2.3.2- Licitante só poderá aplicar qualquer material e/ou equipamento depois de submetê-lo a exame e aprovação da Fiscalização, a quem caberá impugnar o seu emprego, quando em

(8)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

desacordo com o previsto, tal solicitação deverá ser confeccionada por escrito.

2.3.3- Quando houver motivos ponderáveis para substituição de um material especificado por outro, a CONTRATADA apresentará, por escrito, a proposta de substituição, instruindo-a com as razões determinantes do pedido, sem custo para a contratante.

2.3.4- Qualquer duvida que se apresente referente a detalhes de desenho deverão ser solicitadas via oficio ao setor de engenharia com 20 dias de antecedência, não serão admitidas solicitações de modo construtivo.

2.3.5- A ação ou omissão total ou parcial da Fiscalização não eximirá a CONTRATADA de sua responsabilidade pela execução das obras, serviços e instalações contratadas.

2.3.6- Concluído o serviço, a CONTRATADA deverá confeccionar a notificação comunicando a sua conclusão;

2.3.7- Após o recebimento da notificação de que trata o subitem anterior, a fiscalização procederá à vistoria para lavrar o Termo de Recebimento de serviço ou relatório de não cumprimento das condições contratuais;

2.3.8- A cada etapa cumprida no Cronograma Físico-Financeiro e acompanhada do Termo de Recebimento de Serviço corresponderá uma medição das obras ou serviços executados, sendo no máximo uma mensal, não sendo aceitável exceções ou ressalvas da parte da construtora.

2.3.9- Cada etapa ou item a ser medido somente será considerado como concluído após a expedição do Termo de Recebimento de Serviços.

(9)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

2.3.10- O termo de Recebimento de Serviços somente será dado na conclusão do serviço, isto é, após toda a base do item for concluída.

2.3.11- Os preços e quantitativos apresentados são de responsabilidade do licitando e nunca serão discutidos entre as partes.

2.4– Da Entrega da Obra

2.4.1. No momento da entrega da obra, a licitante devera solicitá-la em três vias com papel timbrado da empresa o termo de entrega da obra fornecido pela Prefeitura.

2.4.2- Deverão entregar os termos de garantia e manuais completos de instrução (instalação, manutenção, operação e outros que sejam necessários) as cargas dos equipamentos a serem instalados, juntamente com toda a documentação da obra ou serviço em seu poder, quando do término e aceitação da mesma.

2.5.3- Deverão entregar os projetos “AS BUILT” que deverá ser confeccionado durante toda a obra pelos profissionais residentes.

2.5.4- A obra deverá ser entregue completamente limpa e desimpedida de todo e qualquer entulho ou pertence da CONTRATADA e com as instalações em perfeito funcionamento.

2.5.5- A licitante deverá providenciar a CND – Certidão Negativa de Débito da Obra Junto ao INSS, a aprovação junto aos órgãos competentes, bem como o Habite-se da mesma.

(10)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

2.5.6- A licitante deverá providenciar as ligações definitivas de água, energia elétrica, telefone, e quaisquer outras que se fizerem necessárias.

2.5.6- Somente após todos os itens acima esclarecidos deverá ser confeccionada a ultima medição e o Termo de entrega de obra.

2.6– Do inicio das obras

2.6.1- Para o inicio das obras a licitante deverá receber o “Termo de Inicio das obras”.

2.6.2- Deverá confeccionar um projeto de canteiro e este deverá ser aprovado pela Fiscalização, sendo que o mesmo deverá ser confeccionado em três vias no mínimo, sendo duas de posse da fiscalização.

2.6.3- Toda a obra deverá estar com tapumes e avisos de segurança necessários, não permitindo acesso de pessoas estranhas a obra.

2.6.4- A licitante deverá ser apresentada ART de execução dos serviços do engenheiro residente e ART do técnico de segurança do Trabalho.

2.6.5- A licitante deverá aprovar os projetos nos órgãos específicos ( Prefeitura, corpo de bombeiros, vigilância sanitária, etc...).

(11)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

responsabilidade da licitante e nenhum ônus decorrente das modificações exigidas recaíra sobre a Prefeitura Municipal de Sinop.

2.6.7- A licitante deverá providenciar todos os equipamentos de segurança necessários para o bom andamento da obra, assim como, se prevenir para no mínimo 20 visitas simultâneas.

3.0 – SERVIÇOS INICIAIS

3.1 – Placa da Obra

3.1.1- Considerar mão de obra, equipamentos e material para confecção e aplicação de placa de obra.

3.1.2- A placa da obra a ser confeccionada é de publicidade dos órgãos competentes. Deverá seguir conforme modelo da prefeitura e deverá ser locada no projeto do canteiro.

3.1.3- As placas da licitante assim como as exigidas pelo CREA e Prefeitura deverão ser incorporadas na Bonificação e despesas indiretas.

(12)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

3.2– Locação da obra

3.2.1- Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para locação da obra e execução de gabarito de madeira.

3.2.2- A locação da obra é de inteira responsabilidade da CONTRATADA e deverá

obrigatoriamente ser executada e conferida com equipe de topografia devidamente habilitada.

3.2.3- A ocorrência de erro na locação da obra projetada indicará, para a CONTRATADA, a obrigação de proceder, por sua conta e sem prejuízo ao prazo da obra, as modificações, demolições e reposições que se tornarem necessárias, a juízo da FISCALIZAÇÃO

3.3– Limpeza e Regularização do terreno com desmate, destoca e bota fora

3.3.1- Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para limpeza, regularização, destoca e bota fora.

3.3.2.- O item limpeza poderá ser executado manualmente ou mecanicamente salvo em situações que comprometa as edificações vizinhas.

3.3.3.- A regularização do terreno dar-se-á por compactar e/ou aterrar o terreno em apenas um nível em toda sua extensão.

(13)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

3.3.4.- A destoca refere-se a retirada de toda a vegetação e ou imperfeições do terreno.

3.3.5- O bota fora refere-se a todo material excedente proveniente dos serviços anteriormente descritos, cabe a contratada a expurgo deste excesso.

3.4- Instalações provisórias

3.4.1- Considerar material, taxas de utilização, equipamentos e mão-de-obra para as instalações provisórias.

3.4.2- Antes da execução das instalações, a contratada deverá apresentar o projeto de canteiro para aprovação da fiscalização.

3.5- Tapumes

3.5.1- Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para execução dos tapumes.

3.5.2- Todos os tapumes serão em chapa de madeira compensada e pintada de branco.

3.5.3- Em todo o perímetro da obra serão executados tapumes (deverá constar no projeto de canteiro).

(14)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

3.5.4- O marketing da prefeitura deverá ser solicitado pela CONTRATADA, e será de responsabilidade da mesma a pintura conforme padrão da vigente no inicio das obras.

3.6- Aterro de Obra

3.6.1- Considerar material, equipamentos, transporte, empolamento, mão-de-obra e todos os demais itens necessários para execução do aterro da obra.

3.6.2- Todas as camadas serão verificadas por equipe técnica da prefeitura.

3.6.3- Seguir procedimento de execução conforme caderno de encargos.

4.0 – ESCAVAÇÃO, REATERRO E APILOAMENTO

4.1- Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para execução.

(15)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

4.3- Seguir procedimento de execução conforme caderno de encargos.

5.0 – CONCRETO ARMADO

5.1- Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para execução do concreto armado da obra.

5.2- Todo o concreto da obra será usinado, sem exceções.

5.3- As formas e cimbramentos poderão ser substituídos por outro material( aço, papelão, etc..) desde que comprovadamente atenda as especificações.

5.4- Toda a estrutura deverá ser executada previamente aos fechamentos, não será aceito pilares e vigas executados com formas tipo “sanduíche”.

6.0 – FECHAMENTOS

(16)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

6.1.1 - Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para execução da alvenaria.

6.1.2 – As 5( cinco) primeiras fiadas serão assentes com aditivo impermeabilizante.

6.1.3 – O aditivo impermeabilizante a ser adicionado deverá passar pelo crivo da fiscalização.

6.1.4- Toda a alvenaria deverá ser executada de 1 vez.

6.1.5- Seguir procedimento de execução conforme caderno de encargos.

7.0 – COBERTURA.

14.1 - Considerar material, equipamentos e mão-de-obra para execução das instalações da cobertura.

14.2- Toda a cobertura deverá obedecer a inclinação de projeto, não devendo ter vazios.

14.3- Parafusos, ruelas, calhas, rufos e todas as peças metálicas deverão ser galvanizadas.

14.4- Ao final dos serviços as coberturas deverão se apresentar estanques às águas pluviais, sendo que os danos resultantes de alguma imperfeição serão atribuídas a Contratada.

14.5- Como especificado em projeto a estrutura da cobertura será metálica devendo ser ASTM, e sua moldagem deverá obedecer às normas da ABNT. Sua superfície será pintada com fundo preparador e posterior pintura com tinta esmalte com brilho acetinado..

(17)

NÚCLEO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO URBANO DE SINOP

13.6- A estrutura metálica não poderá apresentar rebarbas, ferrugens ou aumento de perfil por solda.

14.7- Será de perfil aço dobrado, laminado e chaparia ASTM A 36, eletrodo E6013, especificação AWS.

14.9- As telhas a serem executadas seguirão referência do projeto arquitetônico, ou seja, telha em aluzinco, prépintada na cor marrom, de espessura 0,43mm.

14.10- Seguir caderno de encargos para execução.

Sinop, 28 de março de 2012.

Eliani Disaró Fangueiro Pereira José Renato Grotto

Referências

Documentos relacionados

A Associação Brasileira Contra os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) é uma entidade tal que esta desde 2007 levantando dados estatísticos sobre acidentes elétricos no

Para esse projeto será aplicado o controle por Servossistema e por Regulador individualmente e posteriormente em conjunto, bem como implementar um observador de

Este tipo de configuração não necessita do disjuntor de interligação das barras, portanto, para realizar a manutenção de um disjuntor de um circuito, basta abri-lo e abrir

Quais são os cuidados e medidas que as equipes de montagem devem se atentar para garantir alta eficiência no processo de montagem do estator de uma

Analisar a importância da reestruturação da matriz energética para a solução do problema de demanda e qualidade de energia, tornando-a diversificada, ou seja, composta de

Os valores máximos dos parâmetros das correntes das descargas atmosféricas para os diferentes níveis de proteção são dados na Tabela 3 e são usados para projetar

Se torna necessário definir uma abrangência para esse estudo então para isso serão destacadas apenas as interferências presentes entre as emissoras de rádio FM hits e como já

Dessa forma, o objetivo do trabalho é analisar, por meio da metodologia de séries temporais, a geração de energia elétrica diária da usina de Santo Antônio no ano de 2016,