• Nenhum resultado encontrado

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

SNBU 2014

A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E A CRIAÇÃO DE NOVOS

PRODUTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DA REVISTA

UNI/VERSOS

(2)

RESUMO

Este trabalho relata a experiência da biblioteca Alphonsus de Guimaraens do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto com a criação da revista eletrônica Uni/Versos. Objetivou-se com a criação da revista ampliar o espaço de atuação da biblioteca, não se restringindo somente ao ambiente físico. A revista é publicada no Issuu, um serviço gratuito on-line de criação de revistas e livros virtuais. Os números já publicados estão disponíveis para leitura no site da biblioteca. Todo o trabalho de produção da revista, de chamada de textos e o editorial são realizados pelas bibliotecárias e por um auxiliar de biblioteca, que é responsável também pela diagramação da revista. A revista possui várias sessões, como: Artigo, Entrevista, Conto, Opinião, Serviços, dentre outras. A divulgação da Uni/Versos é feita no facebook e no twitter, onde a biblioteca possui uma conta, assim como no próprio site da biblioteca. Matérias de divulgação são publicadas também no site da Universidade Federal de Ouro Preto, o que contribui para o marketing da biblioteca. As discussões que fundamentam o trabalho versam sobre a sociedade da informação, a criação de serviços não convencionais pelas bibliotecas e sua divulgação, gestão da biblioteca universitária e suas funções.

Este trabalho amplia a visibilidade da biblioteca no contexto da universidade, possibilita uma aproximação com os docentes da unidade a qual ela pertence e obtém boa receptividade por parte dos usuários.

Palavras-Chave: Revista eletrônica; Biblioteca universitária; Gestão de bibliotecas; Uso da internet; Marketing de serviços.

ABSTRACT

This paper reports the experience of Alphonsus Guimaraens Library of the Institute of Humanities and Social Sciences of the Federal University of Ouro Preto with the creation of the electronic magazine Uni/Versos. The objective of the creation of the magazine is expand the work space of the library, that not restricted only to the physical environment. The magazine is published on Issuu, a free online service for creating virtual magazines and books. The figures already published are available for reading in the library website. All work production of the magazine, called and editorial texts are performed by librarians and an auxiliary library that is also responsible for the layout of the magazine.

(3)

The magazine has several sessions, such as: Article, Interview, Story, Opinion, Services, among others. The disclosure of Uni/Versos is made on facebook and twitter, in the Federal University of Ouro Preto website and through e-mail messages sent to the system libraries and departments of the Institute. This contributed to the publicity of the library. The discussions that permeate the content of the magazine refers to information society, the creation of unconventional services for libraries and their disclosure, management of the university library and their functions. This work increased the visibility of the library in the university context, allowed to approach the teachers of the unit and had good receptivity from the library users.

Keywords: Electronic magazine; University library; Library management; Internet use; Marketing services.

1 Introdução

A dimensão do uso da internet atualmente é algo que chama atenção, pois está presente em várias ações dos indivíduos. Sejam eles bibliotecários, estudantes, professores, pesquisadores, idosos e crianças que a utilizam para a disseminação da informação, na busca e acesso remoto a informação em bases de dados, para o lazer/diversão, na realização de movimentações bancárias, e-commerce, dentre outras.

O processo de comunicação e relacionamento entre os sujeitos é diretamente afetado pelo uso da internet devido à facilidade do seu uso, a interatividade, e a velocidade que as informações percorrem pelo ambiente virtual. Acarretando assim, na “aproximação” das pessoas que estão geograficamente distantes e na disseminação da informação, impactando no trabalho e gestão das bibliotecas universitárias. De acordo com Baptista (2004, p. 227),

a internet é identificada com as seguintes características: veículo de comunicação e de promoção organizacional; uma grande base de dados; uma grande biblioteca ou um excelente espaço para a área comercial, que a transforma num grande mercado. Generalizando bastante, a rede representa, virtualmente, nosso cotidiano.

Dentre os serviços prestados pelas bibliotecas que também são chamadas de unidade de informação podemos destacar: o serviço de referência, treinamento de usuários, levantamento bibliográfico, disseminação seletiva da informação, que são serviços tradicionais disponibilizados aos usuários. Mas, em uma sociedade da informação onde os indivíduos utilizam a internet o tempo todo, é preciso que as bibliotecas universitárias façam uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) disponíveis a seu favor, e habitar espaços que antes não eram tão ocupados por elas. Dessa maneira, a biblioteca universitária

(4)

(BU) pode obter vantagem da rede de computadores interconectados (internet) e ampliar sua atuação também no espaço virtual.

A função primordial de uma biblioteca universitária de acordo com Emmanuelli (2009, p. 28)

é prover infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para apoiar as atividades da universidade centrando seus objetivos nas necessidades informacionais do indivíduo, membro da comunidade universitária, através da prestação de serviços, proporcionando o acesso à informação, à leitura e a outros recursos disponíveis que são instrumentos de transformação da sociedade.

Por meio da internet a biblioteca pode trabalhar com a promoção de serviços de informação de modo fácil e interativo, e ser mais um canal de divulgação /comunicação entre a biblioteca e o usuário. Dentre as várias funções de uma biblioteca, a função de divulgação consiste em comunicar o usuário às informações de que ele necessita saber a respeito da biblioteca, como também promover novos produtos e serviços e propor possibilidades de participação da comunidade nas novas formas de atuação da biblioteca.

Este trabalho apresenta a experiência na criação de uma revista eletrônica que utilizou os recursos da internet para publicação e disponibilização de um novo produto aos usuários reais e/ou potenciais de uma biblioteca setorial universitária que faz parte de um sistema de bibliotecas composto por 12 unidades de informação.

A revista Uni/Versos foi criada em abril de 2013 pela Biblioteca Alphonsus de Guimaraens do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) localizado na cidade história de Mariana/MG. Sua criação teve como objetivo ampliar o espaço de atuação da biblioteca, não restringindo somente ao ambiente físico. Mas, estar presente também no ambiente virtual, utilizando a internet para ir ao encontro dos mais diversos usuários e nos mais diferentes locais.

2 Revisão de Literatura

As bibliotecas desde que surgiram há muitos séculos atrás, como a famosa Biblioteca Real de Alexandria que acredita ser do início do século III a.C. até os dias atuais, vêm passando por grandes modificações; estes ambientes evoluíram, passando do tradicional suporte em papel, em informações registradas fisicamente em livros e revista, e empréstimos controlados por fichas impressas; para a automatizada, eletrônica, digital, e atualmente a biblioteca virtual. (ARAÚJO; OLIVEIRA, 2005, p. 35).

(5)

sua finalidade, sendo elas:

Nacionais – têm como principal finalidade a preservação da memória nacional, isto é, da produção bibliográfica e documental de uma nação; Públicas – surgiram com a missão de atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independentemente de classe social, cor, religião ou profissão; Especializadas – são aquelas dedicadas à reunião e organização de conhecimentos sobre um só tema ou de grupos temáticos em um campo específico do conhecimento humano; Escolares – são destinadas a fornecer material bibliográfico necessário às atividades de professores e alunos de uma escola; Infantis – devem ser mais voltadas para a recreação e proporcionar atividades como: escolinhas de arte, exposição, dramatizações e etc.; Especiais – aquelas que se destinam a atender a um tipo especial de leitor e, por isso, detêm um acervo especial, como, por exemplo, as bibliotecas para deficientes visuais, presidiários e pacientes de hospitais; Biblioteca ambulante ou carro-biblioteca ou bibliobus – são bibliotecas volantes, que objetivam a extensão dos serviços bibliotecários às áreas suburbanas e rurais, quando estes são deficientes ou inexistentes. São serviços de extensão de bibliotecas já existentes, como bibliotecas públicas ou universitárias; Popular ou comunitária – uma biblioteca criada e mantida pela comunidade que possui os mesmos objetivos da biblioteca pública, mas não se vincula ao poder público; e as bibliotecas Universitárias – cuja finalidade é atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitários.

E para que esta finalidade seja alcançada Carvalho (1976, p. 120) corrobora explicitando que é necessário que a BU deva ser organizada “para prover usuários; com a informação (conteúdo) de que ele precisa; em forma adequada (nível, linguagem, texto, completo ou resumo...); através de canal adequado (formal e informal); no momento preciso; com menor esforço; abaixo custo”.

A sociedade passou e passa por mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas (aceleradas) que atingem todos a sua volta, e tem transformado a maneira como vivemos, trabalhamos, nos comportamos, nos relacionamos, dentre outros aspectos que são afetados, pois estamos diante de uma revolução global. E vários termos são usados para caracterizar estas mudanças, como a sociedade do conhecimento, sociedade da informação, sociedade pós-industrial, dente outros.

Segundo Shera (1972 apud TARGINO, 1984),

a sociedade determina o que foi a biblioteca do passado e o que será a biblioteca do futuro. Isto reforça a importância da biblioteca no processo de desenvolvimento de um povo, ao mesmo tempo que comprova a impossibilidade de se desvincular a história da biblioteca e da civilização.

De acordo com Borges (2004, p. 54) a sociedade da informação e do conhecimento interfere na atuação do bibliotecário e consequentemente interferirá no funcionamento das bibliotecas. Conforme encontramos na publicação desse autor, esta sociedade possui algumas características como:

(6)

a informação é um produto, um bem comercial; as tecnologias de informação e comunicação tornaram o mundo uma “aldeia global”, como também criaram novos mercados, serviços, empregos e empresas; as tecnologias de informação e comunicação alteraram a noção de valor agregado à informação e interferiram no ciclo informacional tanto do ponto de vista dos processos e das atividades, como da gestão e dos custos [...]

Corroborando com o pensamento exposto acima, Silva; Cunha (2002, p. 80) acrescenta que

a era do conhecimento demanda mentes questionadoras e imaginativas que devem ser cultivadas através de uma educação adequada e com conteúdos pertinentes e consequentes. A realidade em que vivemos, dentro de um contexto globalizado, exige dos profissionais de todas as áreas melhor desempenho e mais eficiência. Dentro deste contexto, os bibliotecários devem estar preparados de forma a responder às novas exigências da sociedade do conhecimento.

Sendo assim, cabe aos profissionais bibliotecários que são gestores das bibliotecas universitárias estarem atentos ao que ocorre na sociedade e que implica no universo das bibliotecas para que possam realizar uma gestão mais eficaz, ampliando o uso de seus produtos e serviços e permitindo uma maior aproximação com seus usuários.

Segundo Targino (2006, p. 185)

a introdução de serviços não convencionais tanto concorre para a biblioteca acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico como para mudar a sua imagem de organismo estático e passivo. A divulgação dos serviços que podem ser implantados, conforme as singularidades de cada instituição permite à comunidade visualizar a biblioteca atual, essencialmente, como serviço e elemento propulsor e novos conhecimentos.

Com o uso da internet para a realização de várias ações em setores como ensino, bancos, comércio, é pertinente que as bibliotecas também acompanhem esta tendência, para disponibilizar novos serviços aos seus usuários. É preciso que as unidades de informação não foquem apenas nos serviços inerentes e tradicionais de uma biblioteca, mas que utilizem dos recursos tecnológicos, da criatividade para atrair os usuários reais e os potenciais. Encontramos em Carvalho (1976, p. 117) que “a biblioteca é um sistema aberto, parte de um sistema mais amplo e seus papéis são determinados pelas relações com o mundo exterior, ou com o supra sistema imediato”.

Todavia, a gestão da biblioteca deve ser pensada estrategicamente, definindo ações que contribuam para que a relação biblioteca e usuário possam ser mais próximos. Sendo assim, alguns pontos são considerados importantes para uma efetiva gestão de bibliotecas uni-versitárias, iniciando com uma postura pró-ativa e um conjunto de habilidades e competências

(7)

do profissional Bibliotecário adquirido através da formação continuada, a prática do trabalho em equipe, em delegar tarefas para os colaboradores, em incentivá-los a participar de novas atividades e sempre reconhecer o esforço e trabalho desenvolvido por eles. Dessa maneira, é possível realizar grandes mudanças nesse espaço de conhecimento, aliado com trabalho ético e em equipe, com inovação e criatividade, pensando nos resultados a serem alcançados, e com qualidade, bem como um bom e saudável relacionamento interno e externo. (SILVA; CUNHA, 2002).

“A biblioteca universitária não somente satisfaz as expectativas atuais do usuário, mas desenvolve nele necessidades de novas buscas, ao mesmo tempo que se propõe a atingir os usuários em potencial.” (CARVALHO, 1976). E a internet é um recurso que permite alcançar um público cada vez mais distante geograficamente, mas interessado em informação e conhecimento.

A biblioteca é uma unidade informacional que trata da informação desde a sua organização até a sua divulgação para a comunidade na qual atende. E como uma organização pressupõe três grandes funções segundo Araújo; Oliveira (2011, p. 38), sendo elas:

 Função gerencial – administração e organização;

 Função organizadora – seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação;

 Função de divulgação - referência, empréstimo, orientação, reprografia, serviços de disseminação, extensão.

Os autores Araújo; Dias (2011, p. 116) também discorrem sobre as funções de uma biblioteca e do bibliotecário. Para estes autores, a primeira função da biblioteca

é a preservação dos registros da informação, o que motivou a criação da biblioteca; a segunda é a organização da informação, onde foram desenvolvidas e aperfeiçoadas técnicas de catalogação, classificação e indexação, e por último, a terceira função que é a disseminação da informação. Esta função é desempenhada através da criação e oferta de vários serviços e produtos de informação.

Podemos considerar que a terceira função é a função essencial de uma biblioteca, diante dela ter que se comunicar e interagir com seus usuários, disseminando informações acerca de seus serviços, como também propor-lhes possibilidades de acesso a informações e a seus documentos que encontram ali organizados.

No tocante ao profissional bibliotecário, Araújo; Dias (2011, p. 119) explicitam que é preciso que o bibliotecário tenha uma postura criativa, de renovação constante e de disposição para enfrentar desafios diários que surgem nas unidades de informação.

(8)

biblioteca universitária que reúne três funções organizacionais que são desdobradas em seis elementos, sendo eles: valor da informação, marketing, percepção/satisfação do cliente, ciclo de serviços, gestão da produção e estratégia nos processos. De acordo com os autores, as funções são identificadas da seguinte maneira:

proposta: identificação do valor da informação para o usuário; comunicação: interface capaz de mensurar os níveis de percepção/satisfação do cliente, bem como permitir a vinculação do fluxo informacional da biblioteca para o usuário e vice-versa (marketing); e a efetivação: composto por atividades que representam o ciclo do serviço, a geração/produção de demandas informacionais e as estratégias nos processos.

Diante do exposto, grifamos a função de comunicação por estar diretamente relacionada com o trabalho realizado por meio da revista Uni/Versos. A revista possibilita ir ao encontro dos usuários reais e potenciais, transmitindo informações sobre a biblioteca, realizando o marketing de seus serviços. Enfim, divulgando informações e compartilhando o conhecimento que é produzido pela comunidade universitária.

3 Materiais e Métodos

A biblioteca Alphonsus de Guimaraens pertence ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais que foi criada quando a Universidade Federal de Ouro Preto incorporou administrativamente os cursos da Faculdade de Filosofia de Mariana, no dia 09 de novembro de 1979, mas foi oficializado pela portaria 048/80 de 25 de março de 1980. Não há um registro de quando a Biblioteca foi criada, mas com esta incorporação, a Fundação Marianense de Educação passou todos os pertences dos cursos de licenciatura, inclusive onze mil exemplares da biblioteca.

A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao poeta brasileiro Afonso Henriques da Costa Guimarães e um dos principais representantes do movimento simbolista no Brasil. Alphonsus de Guimaraens nasceu em Ouro Preto no dia 24 de julho de 1870, e faleceu na cidade de Mariana/MG em 15 de julho do ano de 1921.

A biblioteca do ICHS como é mais conhecida e chamada pelos seus usuários, atende diretamente os funcionários, os discentes e docentes dos cursos de graduação em Letras, Pedagogia e História, como também a comunidade dos cursos da pós-graduação do Instituto.

Tendo a preocupação e responsabilidade com a disseminação da informação a seus usuários reais e potenciais, esta biblioteca possui vários canais de comunicação e serviços

(9)

para atender seu público. A biblioteca possui um site1; conta nas redes sociais twitter e

facebook; o guia do usuário; vídeos tutoriais de renovação on-line e uso do equipamento de

autoempréstimo. Disponibiliza também o acesso ao portal de periódicos da Capes, consulta e empréstimo local, consulta ao acervo on-line, elaboração de ficha catalográfica de monografias, empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas, empréstimo por hora (para Xerox), exposição de novas aquisições, pesquisa bibliográfica, recebimento de doações para incorporação ao acervo, renovação local, renovação on-line, reservas (in loco), sumário de periódicos e treinamento do portal de periódicos da Capes.

Em novembro de 2012 a biblioteca passou por uma mudança de espaço físico que possibilitou oferecer a seus usuários ambientes melhores para suas pesquisas e estudos, e a criação de novos ambientes (sala de exposições e multimeios). E nessa fase de mudanças e criações, o novo ambiente propiciou a produção de novos serviços. Foi nesse contexto, que a biblioteca do ICHS criou a Uni/Versos2 que colabora na promoção da unidade de informação, no marketing de seus serviços, estabelecendo mais um canal de comunicação com sua comunidade. Enfim, é uma fonte para publicação de textos produzidos por seus usuários ou não usuários para a transmissão do conhecimento no contexto universitário.

A criação da revista teve como objetivo ampliar o espaço de atuação da biblioteca, não restringindo somente ao ambiente físico. Mas, estar presente no ambiente virtual, utilizando a internet para ir ao encontro dos mais diversos usuários e nos mais diferentes locais. Como desdobramento, os objetivos específicos referem a realizar o marketing de serviços da biblioteca setorial; estreitar o contato com a comunidade do instituto e universidade; disponibilizar um espaço para publicação da produção intelectual da comunidade universitária; e prestar um novo serviço de informação.

A ideia de criação da revista foi apresentada por uma bibliotecária que atua nesta biblioteca e também autora deste artigo para alguns colegas de trabalho que aprovaram a sua sugestão. O próximo passo foi à escolha do nome da revista.

A mesma bibliotecária sugeriu o nome Uni/Versos que simbolicamente pudesse representar um “local” que abarcasse o todo, onde tudo pudesse ser publicado e que todos tivessem a oportunidade de participar, que é o escopo da publicação. Como a ideia era agregar não somente trabalhos científicos e divulgação da biblioteca, mas também textos

1 http://www.sisbin.ufop.br/bibichs/

(10)

literários, a variação do nome de Universos para Uni/Versos foi sugerido pelo auxiliar de biblioteca graduado em Letras. Esta mudança consegue conciliar essas duas facetas ao trazer a ideia de diversidade temática e de gêneros textuais que a palavras universos carregaria para a revista, assim como enfatizar o caráter também literário da publicação ao colocar a barra (/) e passar a ter também o sentido de união de versos (literatura).

Tendo definido o nome da publicação e como as atividades seriam executadas, o projeto foi exposto ao Diretor do ICHS que aprovou a ideia e escreveu um texto para esse primeiro número. Essa edição de lançamento contou também com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFOP e ex-professor do ICHS. Cabe ressaltar que não há uma política oficializada para as atividades que são realizadas na revista

A Uni/Versos é publicada no Issuu3, é uma publicação on-line de periodicidade mensal, e seu primeiro número foi disponibilizado em abril de 2013. Todas as edições podem ser consultadas no site da biblioteca4 ou direto no site do Issuu. Ao acessar a revista pelo site da biblioteca uma opção de abrir a revista no Issuu é apresentada.

O Issuu é uma plataforma digital gratuita que permite a criação de livros e revistas na internet. Com ele o usuário cadastrado pode “carregar” um documento junto ao site e disponibilizá-lo para o mundo, e sua visualização é como se o leitor estivesse folheando uma revista. A sugestão por esta plataforma foi dada pelo auxiliar de biblioteca que tem conhecimentos em informática e que já conhecia revistas eletrônicas publicadas no Issuu, além de ser de fácil manuseio para o leitor.

Após a publicação do primeiro número, a etapa seguinte foi solicitar ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) o International Standard Serial

Number (ISSN) para a Uni/Versos.

Em maio de 2013 quando ocorreu o 3o Seminário de Bibliotecas Setoriais da UFOP a revista Uni/Versos foi apresentada para todos os colaboradores que trabalham nas setoriais que compõem o Sistema de Bibliotecas e Informação (SISBIN) da UFOP. O que acarretou logo em seguida no interesse e na participação de um funcionário de outra biblioteca setorial e também aluno da UFOP com o envio de seus ensaios.

Destacamos como funcionalidades do Issuu, o layout que lembra um livro aberto, a contagem de acesso que é visível somente para o administrador da conta, o compartilhamento

3http://issuu.com/home

(11)

da revista nas redes sociais facebook e twitter (FIG. 1).

Figura 1: Opção de compartilhamento da revista nas redes sociais - acesso à revista via o site da biblioteca

Fonte: http://www.sisbin.ufop.br/bibichs/index.php/uni-versos/22-universos/127-universos-ano-1-n-1-de-abril-de-2013

A revista possui várias sessões referentes como: Artigo, Entrevista, Serviços, Lançamento de livros, Opinião, Memórias, dentre outras. Estas não são fixas, ou seja, algumas estarão presentes de acordo com os colaboradores da presente edição. Nestas sessões são publicados artigos acadêmicos, os serviços da biblioteca, também apresenta um resumo da vida de escritores (sessão Memórias), onde divulgamos as obras dos mesmos e que fazem parte do acervo da biblioteca, bem como textos de diversos gêneros (conto, poema, texto de opinião, etc.).

A mudança de página na visualização da revista eletrônica pode ser feita através das setas no alto da revista, ou nas setas à direita e na esquerda do texto, clicando sobre as páginas em miniatura no rodapé da revista conforme visualizado na fig. 2, como também através do teclado do computador. Também possui um botão para avançar e retroceder, e recursos para aumentar a visualização do texto. Não é necessário ser registrado para visualizar as publicações, com exceção para o download da revista.

(12)

Figura 2: Mudança de página

Fonte: http://issuu.com/biblioteca_ichs_ufop/docs/universos_n_6/3?e=7545988/6032741

Todo o trabalho de produção da revista, de chamada de textos, e o editorial são realizados pelas bibliotecárias e por um auxiliar de biblioteca, ficando também a diagramação da revista sob a responsabilidade desse auxiliar. Para a redação do editorial é realizado um rodízio entre as bibliotecárias e o auxiliar para que todos participem.

O recebimento dos textos é feito através de e-mail5 criado no Google exclusivamente para este fim, e os autores tem até o último dia de cada mês para enviar seus textos, uma vez que as novas edições estão no ar na segunda semana do mês subsequente. As normas de publicação estão disponíveis na própria revista, como também no site da biblioteca.

Os meios de divulgação das novas edições da revista são as redes sociais facebook e

twitter da biblioteca do ICHS, envio de e-mail para os bibliotecários da Universidade, para as

bibliotecas setoriais, para os colaboradores da revista, para o e-mail dos departamentos do ICHS, e no site da UFOP, na qual a biblioteca solicita a divulgação dos novos números publicados, e os profissionais da acessória de comunicação nos contatam com um roteiro de questões para criarem o texto de divulgação da revista.

Conforme a fig. 3 apresentada abaixo, temos o primeiro número da revista eletrônica

(13)

Uni/Versos expondo a maneira como ela é visualizada no site do Issuu pelos leitores.

Figura 3: Uni/Versos – abril de 2013

Fonte: http://issuu.com/biblioteca_ichs_ufop/docs/universos_a1_n1_2013/1?e=7545988/2021614

A seguir apresentam-se as capas das 06 (seis) edições do ano de 2013 (FIG. 4), destacamos que a sequência apresentada pelo Issuu não está na ordem em que a revista é publicada. Devido às férias de membros do corpo editorial, a realização do inventário e o recesso escolar, não foram publicados as edições dos meses de setembro, outubro e novembro. Podemos afirmar que, o fator que mais impacta negativamente nesse trabalho é a falta de pessoal nas bibliotecas com conhecimentos para auxiliar na edição e diagramação da revista eletrônica Uni/Versos.

(14)

Fonte: Elaborado pela autora (2014)

A edição de julho de 2013 foi um número especial sobre os serviços e produtos da biblioteca do ICHS, demonstrados nas figuras 5 e 6, e que posteriormente deu origem a um “Guia para usuários da Biblioteca do ICHS6

“ que também está disponível no Issuu sendo entregue aos calouros no início de cada semestre.

Figura 5: Edição especial sobre os serviços da biblioteca do ICHS

(15)

Fonte: http://www.sisbin.ufop.br/bibichs/index.php/uni-versos/8-noticias/240-universos-ano-1-n-4-julho-de-2013 A criação do sumário é a parte final da produção da revista, e este é realizado buscando-se sempre trazer um elemento temático que foi abordado na mesma (geralmente a matéria de capa). O próximo passo é a escolha de uma imagem que sintetize a ideia principal da matéria, se não, uma imagem que traga elementos suficientes para possibilitar a ligação com o assunto tratado. Como exemplo apresentamos abaixo o sumário da edição especial dos serviços da biblioteca (FIG. 6) onde foi utilizada uma foto com livros do acervo. Destacamos que quando o leitor clica na matéria selecionada, automaticamente é direcionado para a página onde se encontra o texto.

(16)

Figura 6: Sumário da edição de julho de 2013

Fonte: http://www.sisbin.ufop.br/bibichs/index.php/uni-versos/8-noticias/240-universos-ano-1-n-4-julho-de-2013 A princípio, a ideia era publicar na revista apenas material produzido pela comunidade interna (discentes, docentes, técnicos administrativos, diretoria) do ICHS e usuários da biblioteca, bem como promover seus serviços, mas, diante do interesse da comunidade externa (pessoas que não possuem vínculo com a Biblioteca, com o ICHS e/ou UFOP), foi decidido e ampliado à participação destes na revista eletrônica, que colaboram e enriquecem o trabalho.

4 Resultados Finais

A partir da perspectiva dos editores da revista, pode-se afirmar que a publicação eletrônica alcançou os objetivos no qual se propôs, mas sabe-se da possibilidade de atingir um resultado melhor e mais expressivo.

Ao longo dos números publicados a revista Uni/Versos possibilitou uma maior visibilidade da biblioteca no ambiente do ICHS e gradativamente na Universidade como um

(17)

todo, na medida em que os discentes de outros cursos nos enviam seus textos, e o conhecimento por parte da comunidade geral sobre os novos números que são divulgados através do site da UFOP pela assessoria de comunicação da instituição.

Com o trabalho realizado na revista, houve um aumento do marketing da biblioteca, mas, não podemos afirmar se houve maior procura pelos seus serviços e produtos, bem como na quantidade de usuários que frequentam a biblioteca, devido ao fato da unidade de informação não realizar um estudo de usuários que possibilita analisar estas e outras questões qualitativamente e/ou quantitativamente e contribuir para a gestão da unidade informacional.

A Uni/Versos tem recebido para publicação poemas, contos, informações de eventos no entorno do campus, trabalhos realizados em disciplinas com a participação dos professores, oficinas e campanhas realizadas na universidade, artigos, ensaios, o que reflete um leque de textos produzidos pela comunidade interna e externa.

Vários aspectos vivenciados no ano de 2013 podem ser destacados, tanto positivos como negativos. Do ponto de vista positivo consideramos: o envolvimento e a seriedade daqueles que compõe o corpo editorial da revista; a criatividade expressada no processo de elaboração dos sumários das edições; a vontade de que este projeto possa crescer e possibilitar que os bolsistas dos cursos de letras, pedagogia, história e jornalismo possam atuar nesse projeto aplicando conhecimentos e práticas de trabalho de sua área de conhecimento e contribuindo com ideias para a revista; por envolver a equipe em um trabalho “diferente” descobrindo e utilizando as competências e conhecimentos dos colaboradores.

Por outro lado, alguns aspectos negativos que interferem e impactam diretamente na execução dos trabalhos podem ser citados, são eles: o número pequeno de pessoal lotado na biblioteca para atuar nesse trabalho (captação de materiais e edição) uma vez que estão comprometidos com outros aspectos de gestão da biblioteca universitária; a falta de conhecimento e habilidades de alguns colaboradores para assumir atividades específicas, por exemplo, a faixa etária de alguns servidores (idosos) que impedem a sua participação, porque que não demonstram interesse em fazer parte dessa equipe, e não possuem muita familiaridade com o computador e a internet; a diminuição do número de bolsistas da biblioteca que poderiam ser responsáveis por algumas sessões; greve dos servidores; e férias de funcionários.

Como perspectivas futuras para a revista, várias ações estação sendo pensadas conforme exposto a seguir. Está previsto a participação de novos membros ao corpo editorial

(18)

que contribui para o fortalecimento e visibilidade, tanto da revista como do trabalho realizado pela biblioteca do ICHS. Deve ser criada uma sessão permanente com traduções de textos clássicos (latinos e gregos) - excertos de textos literários ou inscrições, seguidos de um comentário e bibliografia pertinente – este trabalho foi proposto por um professor do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP. Como também divulgar as traduções de textos que os alunos fazem para usar em seus trabalhos de pesquisa, outra sugestão recebida por docente do ICHS. Será discutido pelos membros da revista a alteração na sua periodicidade; no próximo número utilizaremos o QR CODE que é um tipo de código de barra que contem informações criptografadas, e com um programa instalado (aplicativo) em um celular com câmera, por exemplo, ele é codificado e o leitor terá acesso a revista. Por fim, pensando na inclusão e acessibilidade informacional das pessoas deficientes, estudaremos meios e alternativas para que essas pessoas possam ter acesso à informação disponibilizada na revista e se sentirem incluídas.

5 Considerações Finais

Quando se fala em bibliotecas hoje, século XXI, “deveria” ser evitado ainda o pensamento simplista e a criação de sua imagem como um ambiente estático, um mero local de guarda ou depósito de livros e somente com o serviço de empréstimo de livros. Estes espaços (bibliotecas universitárias) têm mudado para acompanhar as necessidades informacionais de sua comunidade, seja ela interna ou externa, estando presente como suporte ao ensino, a pesquisa e extensão de uma Universidade.

As atividades inerentes e tradicionais que dizem respeito ao trabalho nas bibliotecas sempre irão existir, mas diante de uma sociedade globalizada, fortemente marcada pela tecnologia, cabe às bibliotecas ocuparem um espaço virtual, sendo atuantes nesse novo cenário, se mantendo atrativas para sua comunidade.

As bibliotecas têm utilizado a tecnologia da informação e comunicação no seu dia a dia para a automatização de serviços, o acesso remoto na consulta do seu acervo, a criação de novos produtos e serviços informacionais, e estreitar a relação biblioteca-usuário.

A presença das bibliotecas universitárias no ambiente virtual é um aspecto positivo para sua gestão, pois permite pôr em prática o marketing de seus serviços, demonstrarem que a unidade de informação está acompanhando as mudanças tecnológicas e que se preocupa em “estar” (virtualmente) onde o seu usuário estiver. Ou seja, se mantendo atraente diante de um

(19)

público cada vez mais exigente e tecnológico que utiliza cotidianamente a internet e as redes sociais. E isso só se torna possível através de uma gestão atenta as mudanças que estão ocorrendo neste atual mundo globalizado.

Ao longo das atividades desempenhadas e dos seus sucessos e insucessos, é relevante destacar que um bom trabalho só será alcançado se for realizado em equipe, de preferência multidisciplinar, permitindo que novos olhares, pontos de vistas, ideias e conhecimentos possam ser somados para que ofereça aos usuários um produto de qualidade.

Mesmo diante dos desafios para a realização do trabalho, a equipe se mantém motivada para que essa atividade possa ter um alcance maior, que a participação da comunidade interna cresça, e preservar fortalecida a relação com os docentes do ICHS.

Acreditamos que por meio de um trabalho em conjunto, com uma gestão proativa a biblioteca Alphonsus de Guimaraens continuará a ser reconhecida pelo trabalho que vem realizando, e consequentemente acarretará em uma maior visibilidade na Universidade. Atuando dessa maneira será capaz agregar valor a seus produtos e serviços, e contribuir para que seus colaboradores mantenham motivados a realizar seus trabalhos.

Todo um esforço é realizado para que os colaboradores das outras setoriais também participem e contribuam com a revista, uma vez que os trabalhos e ações realizadas por elas possam ser levadas a um número maior de pessoas, fortalecendo as atividades que realizam, bem como contribuir para um sistema de bibliotecas mais coeso.

Diante do relato apresentado, afirmamos que a biblioteca Alphonsus de Guimaraens preocupada em atender as demandas dos usuários, em querer inovar e estar presente no ambiente virtual continuará acompanhando as demandas da sociedade.

6 Referências

ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene de. Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos

conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: editora UFMG, 2005. p. 29-43.

ARAÚJO, Eliany Alvarenga; DIAS, Guilherme Ataíde. A atuação profissional do bibliotecário no contexto da sociedade de informação: os novos espaços de informação. In: OLIVEIRA, Marlene de. Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: editora UFMG, 2005. p. 109-120.

(20)

BAPTISTA, Sofia Galvão. As oportunidades de trabalho existente na internet na área de construção de páginas de unidades de informação: discussão sobre as ideias divulgadas na literatura. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004.

BORGES, Maria Alice Guimarães. O profissional da informação: somatório de formações, competência e habilidades. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004.

CARVALHO, Abigail de Oliveira. Biblioteca universitária: estudo de usuário. R. Esc. Bibliotecon.UFMG, Belo Horizonte, v. 52, p. 117-127, set. 1976. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=16189>. Acesso em: 01 mar. 2014.

EMMANUELLI, Mara Neide. Acessibilidade física em bibliotecas universitárias: um direito de todos. 2009. 82 f. Monografia (Especialização) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em:

<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18490/000730119.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 abr. 2014.

SHERA, Jesse Hauk. The foundation of education for librarian ship. New York: Becker and Hayes, 1972.

SILVA, Edna Lúcia da; CUNHA, Miriam Vieira da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set./dez. 2002. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a08v31n3.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; SCHONS, Claudio Henrique; RADOS, Gregório Jean Varvakis. A gestão de serviços em bibliotecas universitárias: proposta de modelo. Inf . Inf . , Londrina, v . 11 , n . 2 , jul ./dez . 2006. Disponível em:

<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1691>. Acesso em: 29 mar. 2014. TARGINO, Maria das Graças. Evolução conceitual da biblioteca. Cad. Biblioteconomia. Recife, v.8, p. 59-67, jun. 1984. Disponível em:

<http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000003453&dd1=ae952>. Acesso em: 01 fev. 2014.

TARGINO, Maria das Graças. Olhares e fragmentos: cotidiano da biblioteconomia e ciência da informação. Teresina: EDUFPI, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as condições de trabalho em que estão submetidos os bibliotecários da Biblioteca Central da

Entendemos que o uso das fontes de informação revela a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Os resultados obtidos na pesquisa podem colaborar com a

IF no que se refere às obras esgotadas usadas pela graduação, entre elas: manter no mínimo um exemplar com o status de empréstimo Consulta local, enviar prioritariamente

Ela se relaciona com um cenário institucional da UFMG, onde cursos de graduação em Arquivologia, em Biblioteconomia e em Museologia estão sediados em uma

Nesta perspectiva, com base no diagnósticos situacional das Bibliotecas do Núcleo Integrado de Biblioteca (NIB) da Universidade Federal do Maranhão este artigo

Diante da observância das disparidades de normalização entre os trabalhos produzidos na UFPE, o Grupo de Trabalho (GT) em Normalização 1 constatou a necessidade de elaborar uma

Norma Brasileira (NBR) 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011). Considerando que a padronização pelo viés da normalização é um valioso instrumento para indicar

Buscando apresentar dados de uso destas ferramentas pelas bibliotecas universitárias, o presente estudo tem como objetivo geral identificar, no Sistema de Bibliotecas da