• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Consultoria PD A.0019A/RT-03-AB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Consultoria PD A.0019A/RT-03-AB"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Relatório de Consultoria

PD.33.10.53A.0019A/RT-03-AB

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS

EM ATENÇÃO À CONSULTA PÚBLICA

REFERENTE À PROPOSTA DE

RECONFIGURAÇÃO DO PBFM

BRASÍLIA/DF, REGIÃO METROPOLITANA

DE GOIÂNIA/GO E ADJACÊNCIAS

CONTRATO CMPR N 007/2004

PRODUTO 3.4

FASE C

Cotação: 7780/03

Cliente:

Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel

Contato:

Yapir Marotta

E-mail:

yapir@anatel.gov.br

Endereço:

Ed. Ministro Sérgio Motta

SAUS – Quadra 6 – Bloco E

70070-940 – Brasília – DF – Brasil

(2)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

SUMÁRIO

Análise dos Comentários Recebidos em Atenção à Consulta Pública N

o

633 ... 3

Histórico de Versões deste Documento ... 10

Referência Bibliográfica... 10

Execução e Aprovação... 10

Anexo I ... 11

Metodologia Utilizada nos Estudos ... 11

1

Estudo da Emissora de Valparaíso de Goiás/GO ... 12

2

Estudo da Emissora de Brasília (Taguatinga)/DF ... 15

3

Estudo da Emissora de Brasília (Gama)/DF ... 16

(3)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL

ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS RECEBIDOS EM ATENÇÃO À CONSULTA PÚBLICA N

O

633

Análise dos comentários recebidos em atenção à Consulta Pública n

o

633, de 11 de agosto de 2005, Proposta de alteração dos Planos Básicos

PBTV, PBRTV, PBFM e do Plano de Referência PRRAdCom em Brasília/DF, Região Metropolitana de Goiânia/GO e Adjacências.

ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Rádio Principal FM Ltda. – Sebastião Luis Ferreira Sobrinho

Sucede-se que a alteração do canal 202/B1 para o canal 207/B1 na cidade de VALPARAÍSO DE GOIÁS-GO, mediante estudos técnicos que foram realizados utilizando relevo digitalizado da região, comprovando os sérios prejuízos que esta alteração certamente irá ocasionar na região entre a área metropolitana de Brasília-DF, e a cidade de Sobradinho-DF, limitando a cobertura da RÁDIO PRINCIPAL FM LTDA, onde o canal proposto é o 207/B1, e a distância entre as localidades é de 46,0 km.

1. Comentário não pertinente: Considerações:

A alteração proposta pela Anatel não altera a classe da emissora de Valparaíso de Goiás/GO. Portanto, a cobertura atual da emissora é mantida, não acarretando prejuízos à entidade e a população atendida.

Consta no Plano Básico de FM a emissora 206E/C de Brasília (Sobradinho)/DF, distante 46 km da emissora de Valparaíso de Goiás/GO. Segundo o Regulamento Técnico de FM – RTFM, item 3.6.3 Tabela IV, a separação mínima exigida entre duas emissoras primeiro adjacentes, classes B1 e C, é de 33 km. Portanto, o critério de distâncias mínimas é atendido.

(ver item 1 do Anexo a este documento). Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no

Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada – PBFM, conforme indicado abaixo:

Emissora de Valparaíso de Goiás/GO Situação Atual: canal 202/B1 Situação Pretendida: canal 207/B1

Rádio Principal FM Ltda. – Sebastião Luis Ferreira Sobrinho

Consultando o SRC – Sistema de Reserva de canais, ficou demonstrado que a reserva da FUNDAÇÃO EDUCATIVA APÓIO do canal 206E/B1, com data de 10/08/2004; não foi considerada na elaboração da proposta.

2. Comentário não pertinente: Considerações:

Os canais constantes da lista de reservas da Anatel foram objeto de análise, e os que se mostraram tecnicamente viáveis foram considerados na proposta de remanejamento apresentada. Em relação à reserva de aumento de potência da emissora 206E/C de Brasília (Sobradinho)/DF para classe B1. Esta se mostrou tecnicamente inviável por apresentar interferência com o canal 6 de TV de Brasília/DF.

(4)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Rádio Principal FM Ltda. – Sebastião Luis Ferreira Sobrinho

A interferência do canal 207/B1 de VALPARAÍSO DE GOIÁS-GO, acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 206E/B1 da Reserva de Brasília (Sobradinho)-DF;

A interferência do canal 206/B1 de BRASÍLIA (Sobradinho)-DF acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 207/B1 de VALPARAÍSO DE GOIÁS-GO;

Dione Luiz dos Santos Oliveira

Na cidade satélite de Sobradinho existe uma emissora classe "C" Nossa Fm em 89,1 Mhz que está tentando aumentar sua potência e aí entraria em conflito com a Rádio Principal em 89,3 Mhz que possue uma autorização para Classe B1.

3. Comentário não pertinente: Considerações:

Mesmo que se considere tecnicamente viável a reserva de aumento de potência do canal 206E/C de Brasília (Sobradinho)/DF para B1, a separação mínima exigida entre duas estações, RTFM item 3.6.3 Tabela IV, seria atendida. Pois, a separação mínima entre duas emissoras primeiro adjacentes, ambas de classe B1, é de 40 km e as emissoras estão distantes 46 km entre si.

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada – PBFM, conforme indicado abaixo:

Emissora de Valparaíso de Goiás/GO Situação Atual: canal 202/B1 Situação Pretendida: canal 207/B1

Rádio Principal FM Ltda. – Sebastião Luis Ferreira Sobrinho

Estamos elaborando projeto de viabilidade técnica de alteração do PBFM – Plano Básico de Distribuição de Canais em Freqüência Modulada, na localidade de VALPARAÍSO DE GOIÁS-GO, mudança de classe do canal 202/B1, passando para classe A1, para fins de atendimento ao disposto no §2o do art. 11 do

Regulamento dos Serviços de Radiodifusão com a redação dada Decreto no 4.438, de 24 de outubro de

2002.

Vale salientar que tanto os estudos preliminares de alteração de PBFM na localidade de Valparaíso de Goiás → 202/B1 para 202/A1, em Brasília (Sobradinho)-DF → 206E/C para 206E/B1, ficou demonstrado que os mesmos são tecnicamente viáveis.

4. Comentário não pertinente: Considerações:

A comunidade da localidade de Valparaíso de Goiás/GO é adequadamente atendida pela emissora operando em classe B1. Outrossim, a proposta de reconfiguração do PBFM não pode, evidentemente, considerar possíveis intenções de aumento de potência de emissoras hoje existentes.

Em relação ao aumento de potência da emissora 202/B1 de Valparaíso de Goiás/GO para classe A1, temos que é tecnicamente inviável. Pois, o aumento de potência virá a piorar a interferência sobre o canal 6 de TV de Brasília/DF.

(5)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Emissora de Brasília (Gama)/DF Situação Atual: canal 274E/C Situação Pretendida: canal 276E/C Emissora de Brasília (Taguatinga)/DF Situação Atual: canal 300/B1 Situação Pretendida: canal 274/B1

Fundação Sonia Ivar – Paulo Afonso Teixeira Machado

Sucede que a alteração do canal 274E/C para o canal 276E/C na cidade de BRASÍLIA (GAMA)/DF, mediante estudos técnicos que foram realizados utilizando relevo digitalizado da região, comprovando os sérios prejuízos que esta alteração certamente irá ocasionar na região situada entre a área metropolitana de Brasília e a cidade de TAGUATINGA/DF, limitando a cobertura da FUNDAÇÃO SONIA IVAR, onde o canal proposto é o 276E/C; e a distância entre as duas localidades é de 21,0 km.

A interferência do canal 274/B1 de Brasília (Taguatinga)-DF, acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 276/C de BRASÍLIA (GAMA)-DF; A interferência do canal 276/C de BRASÍLIA (GAMA)-DF acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 274/B1 de Brasília (Taguatinga)-DF;

Rádio JK FM Ltda. - Marcelo Carvalho de Oliveira Sucede que a alteração do canal 300/B1 para o canal 274/B1 na cidade de BRASÍLIA (TAGUATINGA)/DF, mediante estudos técnicos que foram realizados utilizando relevo digitalizado da região, comprovando os sérios prejuízos que esta alteração certamente irá ocasionar na região situada entre a área metropolitana de Brasília e a cidade de BRASÍLIA (GAMA)/DF, limitando a cobertura da RÁDIO JK FM LTDA, onde o canal proposto é o 274/B1; e a distância entre as duas localidades é de 21,0 km.

A interferência do canal 274/B1 de Brasília (Taguatinga)-DF, acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 276/C de Brasília (Gama)-DF; A interferência do canal 276/C de Brasília (Gama)-DF acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 274/B1 de Brasília (Taguatinga)-DF;

5. Comentário não pertinente: Considerações:

Os canais 274E/C de Brasília (Gama)/DF e 300/B1 de Brasília (Taguatinga)/DF tiveram seu remanejamento proposto, respectivamente, para os canais 276E/C e 274/B1, com o atendimento de todas as relações de proteção. As localidades em questão encontram-se distantes 21 km.

Segundo o Regulamento Técnico de FM – RTFM, item 3.6.3 Tabela IV, a separação mínima exigida entre duas emissoras segundo adjacentes, classes C e B1, é de 18 km. Portanto, o critério de distâncias mínimas é atendido.

(6)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Fundação Sonia Ivar – Paulo Afonso Teixeira Machado

Estamos elaborando projeto de viabilidade técnica de alteração do PBFM – Plano Básico de Distribuição de Canais em Freqüência Modulada, na localidade de BRASÍLIA (GAMA)-DF, mudança de classe do canal 274E/C, passando para classe A1, para fins de atendimento ao disposto no §2o do art. 11 do

Regulamento dos Serviços de Radiodifusão com a redação dada Decreto no 4.438, de 24 de outubro de

2002.

6. Comentário não pertinente: Considerações:

A comunidade da localidade de Brasília (Gama)/DF é adequadamente atendida pela emissora operando em classe C. Outrossim, a proposta de reconfiguração do PBFM não pode, evidentemente, considerar possíveis intenções de aumento de potência de emissoras hoje existentes.

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Emissora de Brasília (Gama)/DF Situação Atual: canal 274E/C Situação Pretendida: canal 276E/C

Dione Luiz dos Santos Oliveira

Com relação a emissora da Fundação Sonia Ivar na cidade satélite do Gama, a frequência 103,1 apesar da baixa potência irá prejudicar a rádio Nova Aliança que transmite na frequência de 103,3 mhz.

7. Comentário não pertinente: Considerações:

Segundo o Regulamento Técnico de FM – RTFM, item 3.6.3 Tabela IV, a separação mínima exigida entre duas emissoras primeiro adjacentes, classes C e B1, é de 33 km. A emissora no canal pretendido 276E/C e a emissora no canal 277E/B1 estão distantes 31 km entre si.

A análise ponto-área, utilizando relevo digitalizado, indicou que não há sobreposição de contornos interferentes.

(7)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Emissora de Brasília (Taguatinga)/DF Situação Atual: canal 300/B1 Situação Pretendida: canal 274/B1

Fundação Sonia Ivar – Paulo Afonso Teixeira Machado

Consultando o SRC – Sistema de Reserva de canais, ficou demonstrado que a reserva da RÁDIO JK FM LTDA do canal 300/A1, apresentou projeto de viabilidade técnica de alteração do PBFM através do 53.000.017.145/2003 com data de 19/06/2003; não foi considerada na elaboração da proposta.

Rádio JK FM Ltda. - Marcelo Carvalho de Oliveira Através do processo no 53.000.017.145/2005, datado de

19/06/2003, foi apresentado projeto de viabilidade técnica de alteração do PBFM – Plano Básico de Distribuição de Canais em Freqüência Modulada, na localidade de Brasília (Taguatinga)-DF, mudança de classe do canal 300/B1, passando para classe “A1”, para fins de atendimento ao disposto no §2o do art. 11 do

Regulamento dos Serviços de Radiodifusão com a redação dada Decreto no 4.438, de 24 de outubro de

2002.

Consultando o SRC - Sistema de Reserva de canais, ficou demonstrado que as reservas da ANATEL-CMPRR do canal 274, com data de 31/08/2004; e da FUNDAÇÃO CPqD-DF do canal 274/B1 com data de 07/06/2005, todas são posteriores a data do protocolo do projeto de viabilidade técnica de mudança de classe de “B1” para “A1”, do canal 300 na localidade de Brasília (Taguatinga)-DF, ou seja 19/06/2003.

8. Comentário não pertinente: Considerações:

Os canais constantes da lista de reservas da Anatel foram objeto de análise, e os que se mostraram tecnicamente viáveis foram considerados na proposta de remanejamento apresentada. Atualmente, o canal 300/B1 de Brasília (Taguatinga)/DF apresenta interferência com estações ILS, da Aeronáutica. Com o aumento de potência de classe de B1 para A1, esta interferência tende a se agravar, com possibilidade de inclusive, vir a provocar informação errônea à aeronave sobre o alinhamento da pista de pouso, com conseqüências imprevisíveis.

(8)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Emissora de Santo Antônio do Descoberto/GO Situação Atual: canal 205E/B2

Situação Pretendida: canal 212E/B2

Asa Branca Radiodifusão Ltda. - Antonio José Pereira Garcia

Sucede que a alteração do canal 205/B2 para o canal 212/B2 na cidade de Santo Antonio do Descoberto-GO, mediante estudos técnicos que foram realizados utilizando relevo digitalizado da região, comprovando os sérios prejuízos que esta alteração certamente irá ocasionar na região situada entre a área metropolitana de Brasília e a cidade de Santo Antonio do Descoberto-GO, limitando a cobertura da ASA BRANCA RADIODIFUSÃO LTDA, onde o canal outorgado é o 213/A4, onde a distância entre as duas localidades é de 39 km e a distância exigida de 48,0 km.

A interferência do canal 213/A4 de Brasília-DF, acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 212/B2 de Santo Antonio do Descoberto-GO; A interferência do canal 212/B2 de Santo Antonio do Descoberto-GO acima do limite permitido, ocorre dentro do contorno protegido do canal 213/A4 de Brasília-DF; Estamos elaborando projeto de viabilidade técnica de alteração do PBFM – Plano Básico de Distribuição de Canais em Freqüência Modulada, na localidade de Brasília-DF, mudança de classe do canal 213/A4, passando para classe A1, para fins de atendimento ao disposto no §2o do art. 11 do Regulamento dos Serviços

de Radiodifusão com a redação do Decreto no 4.438, de

24 de outubro de 2002.

Dione Luiz dos Santos Oliveira

Mesma situação da Fundação José de Paiva Neto, cujo a proposta é mudar para os 90,3 Mhz, sendo que em breve entrará no DF uma emissora em 90,5 ocorrendo o que acontece hoje com a Mega e Justiça, talvez fosse o caso de colocar uma emissora de baixa potência em 107,5 ou 107,7 mhz.

9. Comentário não pertinente: Considerações:

Consta no Plano Básico de FM a emissora 213/A4 de Brasília/DF, distante 39 km da emissora de Santo Antonio do Descolberto/GO. Segundo o Regulamento Técnico de FM – RTFM, item 3.6.3 Tabela IV, a separação mínima exigida entre duas emissoras primeiro adjacentes, classes A4 e B2, é de 48 km. Portanto, o critério de separação mínima exigida não é atendido. Porém, o estudo ponto-a-ponto realizado utilizando relevo digitalizado, demonstrou a viabilidade do canal proposto para a localidade de Santo Antônio do Descoberto/GO.

Por outro lado, a comunidade da localidade de Brasília/DF é adequadamente atendida pela emissora operando no canal 213/A4. Outrossim, a proposta de reconfiguração do PBFM não pode, evidentemente, considerar possíveis intenções de aumento de potência de emissoras hoje existentes.

(9)

GERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO ÁUDIO VISUAL ITEM DA CONSULTA PÚBLICA A QUE O COMENTÁRIO

SE REFERE COMENTÁRIO ANÁLISE

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Emissora de Cidade Ocidental Situação Atual: canal 253/C Situação Pretendida: canal 267/C

Dione Luiz dos Santos Oliveira

Já o canal destinado à Cidade Ocidental é o mesmo da cidade satélite de Brazlândia, inclusive mesma classe "c", caso no futuro consigam aumento de potência isso deverá gerar conflito.

10. Comentário não pertinente. Considerações:

A comunidade da localidade de Brazlândia/DF é adequadamente atendida pela emissora operando no canal 267E/C e a comunidade da localidade de Cidade Ocidental/GO é adequadamente atendida pela emissora operando no canal proposto 267/C. Outrossim, a proposta de reconfiguração do PBFM não pode, evidentemente, considerar possíveis intenções de aumento de potência de emissoras hoje existentes.

Item 3 do Anexo - Proposta de alteração de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada - PBFM.

Dione Luiz dos Santos Oliveira

Existe também a rádio CBS 98 FM LTDA da cidade de Padre Bernardo na frequência de 98,3 mhz, em nenhum momento foi mencionada no documento apresentado.

11. Comentário não pertinente. Considerações:

A emissora 252/A1 de Padre Bernardo/GO, Rádio CBS 98 FM Ltda, não foi mencionada na proposta por não apresentar problemas de interferência com outras emissoras e não estar envolvida no projeto de remanejamento do PBFM (FM, TV/RTV6 e RadCom).

(10)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

HISTÓRICO DE VERSÕES DESTE DOCUMENTO

Data de emissão

Versão

Descrições das alterações realizadas

23/dez/2005 AB

A pedido do cliente foram atualizados/modificados alguns

comentários da coluna “Análise”.

23/nov/2005

AA

Versão original entregue.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Anatel, “Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Freqüência

Modulada”, 1998, anexo à Resolução n

o

67 de 12 de novembro de 1998

www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/regulamentos/1998/regulamento_resolucao67_1998.pdf

EXECUÇÃO E APROVAÇÃO

Executado por:

Eng. Afonso Augusto Romão Villalba Alvim

Eng. Armando Nahú Segond

Eng. Dorival Gimenes Júnior

Eng. Edwin Antonio C. Sánchez

Pesq. Maria Luiza C. Braga

Tec. William Lima de Souza

Aprovado por:

__________________________________

João Luiz Mercante

Gerente

Gerência de Redes de Telecomunicações

(11)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

ANEXO I

METODOLOGIA UTILIZADA NOS ESTUDOS

Nos estudos para determinação da existência de interferência foi inicialmente adotado o método

ponto-área, e, havendo sobreposição de contornos, foi realizado estudo complementar com o

método ponto-a-ponto, utilizando o modelo Longley-Rice, calculado com o software EDX-SignalPro.

No estudo ponto-a-ponto, a interferência obtida é representada pela sobreposição, em camadas de

duas figuras, que são as do campo desejado da emissora interferida e da relação de proteção D/U,

ambas mostradas na região da emissora interferida. Como resultado desta sobreposição, temos a

correspondência de cores apresentada na Tabela 1, onde os valores indicados de relação D/U

correspondem à interferência 1

o

adjacente (para 2

o

adjacente o valor D/U é de -27 dB).

Cor Desejado Campo

(dBµV/m)

Relação

D/U (dB) Análise

Roxo > 66 < 6 Ocorre interferência. O campo desejado está acima do limiar e a Relação de Proteção é violada. Não é aceitável quando ocorre dentro do Contorno Protegido Teórico do canal interferido.

Verde > 66 > 6 Normal. O campo desejado está acima do limiar e a Relação de Proteção não é violada.

Rosa < 66 < 6 Relação de Proteção é violada, porém o campo desejado está abaixo do limiar, portanto sem direito a proteção.

Amarelo < 66 > 6 Normal. O campo desejado está abaixo do limiar, mas Relação D/U é atendida.

Tabela 1 – Correspondência de cores nas figuras de interferência 1

o

adjacente

(12)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

1 Estudo da Emissora de Valparaíso de Goiás/GO

Na proposta de reconfiguração apresentada na Consulta Pública n

o

633, de 11 de agosto

de 2005, o canal 202/B1 de Valparaíso de Goiás/GO foi remanejado para o canal 207/B1,

para solucionar a interferência com o canal TV6 de Brasília/DF.

O estudo ponto-área entre a emissora 206E/C Brasília (Sobradinho)/DF e a emissora no

canal proposto 207/B1 de Valparaíso de Goiás/GO, Figura 1, indica que os contornos

interferentes (de cor verde) não se sobrepõem aos contornos protegidos autorizados (de

cor vermelho). Portanto, não há interferência.

Figura 1 – Estudo ponto-área entre a emissora 206E/C Brasília (Sobradinho)/DF e a

emissora no canal proposto 207/B1 de Valparaíso de Goiás/GO

Contorno Protegido Teórico

Contorno Protegido Autorizado 66 dBuV/m Contorno Interferente 1o Adj de 60 dBuV/m

Áreas urbanas de cor azul

(13)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

A Figura 2 ilustra a interferência, calculada através do método ponto-a-ponto, da reserva

de aumento de potência da emissora 206E/C de Brasília (Sobradinho)/DF para classe B1

sobre a emissora de TV6 de Brasília (RTFM item 3.6.2.2 Tabela III).

Observa-se a existência de manchas de cor roxa, indicativas de interferência , dentro do

contorno protegido autorizado (vide metodologia na Tabela 1). Essas manchas indicam

que a relação de proteção foi violada e ocorrem sobre áreas urbanas. Portanto, denota

interferência.

Figura 2 – Interferência da reserva de aumento de potência da emissora

206E/C de Brasília (Sobradinho)/DF para classe B1

sobre a TV6 de Brasília

Contorno protegido da emissora de TV6 Contorno protegido da emissora de FM Interferência

Contorno Protegido Teórico Contorno Protegido Autorizado Ocorre Interferência

(14)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

A Figura 3 ilustra a interferência, calculada através do método ponto-a-ponto, da emissora

202/B1 de Valparaíso de Goiás/GO, simulada em classe A1, sobre a emissora de TV6 de

Brasília/DF (RTFM item 3.6.2.2 Tabela III).

Observa-se a existência de manchas de cor roxa, indicativas de interferência , dentro do

contorno protegido autorizado (vide metodologia na Tabela 1). Essas manchas indicam

que a relação de proteção foi violada e ocorrem sobre áreas urbanas. Portanto, existe

interferência.

Figura 3 – Interferência da emissora 202/B1 de Valparaíso de Goiás/GO, simulada em

classe A1, sobre a emissora de TV6 de Brasília/DF

Interferência

Contorno Protegido Teórico Contorno Protegido Autorizado Ocorre Interferência

Contorno protegido da emissora de FM Contorno protegido da

(15)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

2 Estudo da Emissora de Brasília (Taguatinga)/DF

Na proposta de reconfiguração, o canal 274E/C de Brasília (Gama)/DF foi remanejado para

o canal 276E/C e o canal 300/B1 de Brasília (Taguatinga)/DF para o canal 274/B1.

O estudo ponto-área entre as emissoras, Figura 4, indica que os contornos interferentes

(de cor amarelo) não se sobrepõem aos contornos protegidos autorizados (de cor

vermelho). Portanto, não há interferência.

Figura 4 – Estudo ponto-área entre a emissora no canal proposto 276E/C de Brasília

(Gama)/DF e a emissora no canal proposto 274/B1 de Brasília (Taguatinga)/DF

Contorno Protegido Teórico

Contorno Protegido Autorizado 66 dBuV/m Contorno Interferente 2o Adj de 93 dBuV/m

(16)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

3

Estudo da Emissora de Brasília (Gama)/DF

Na proposta de reconfiguração, o canal 274E/C de Brasília (Gama)/DF foi remanejado para

o canal 276E/C.

O estudo ponto-área entre a emissora no canal proposto 276E/C de Brasília (Gama)/DF e

a emissora 277E/B1 de Brasília/DF, Figura 5, indica que os contornos interferentes (de cor

verde) não se sobrepõem aos contornos protegidos autorizados (de cor vermelho).

Portanto, não há interferência.

Figura 5 – Estudo ponto-área entre a emissora no canal proposto 276E/C de Brasília

(Gama)/DF e a emissora no canal 277E/B1 de Brasília/DF

Contorno Protegido Teórico

Contorno Protegido Autorizado 66 dBuV/m Contorno Interferente 1o Adj de 60 dBuV/m

(17)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

4 Estudo da Emissora de Santo Antônio do Descoberto/GO

Na proposta de reconfiguração, o canal 205E/B2 de Santo Antônio do Descoberto/GO foi

remanejado para o canal 212E/B2.

O estudo ponto-área entre a emissora no canal proposto 212E/B2 de Santo Antônio do

Descoberto/GO e a emissora 213/A4 de Brasília/DF, Figura 6, indica que o contorno

interferente (de cor verde) da emissora de Brasília/DF se sobrepõe ao contorno protegido

autorizado (de cor vermelho) da emissora de Santo Antônio do Descoberto/GO. Portanto,

denota interferência e o estudo ponto-a-ponto é apresentado na Figura 7.

Figura 6 – Estudo ponto-área entre a emissora 213/A4 de Brasília/DF e a emissora no

canal proposto 212E/B2 de Santo Antônio do Descoberto/GO

Contorno Protegido Teórico

Contorno Protegido Autorizado 66 dBuV/m Contorno Interferente 1o Adj de 60 dBuV/m

(18)

Este relatório só deve ser reproduzido por inteiro. CPqD – Todos os direitos reservados.

Na Figura 7, observa-se a existência de manchas de cor roxa, indicativas de interferência,

dentro do contorno protegido autorizado (vide metodologia na Tabela 1). Essas manchas

indicam que a relação de proteção foi violada, mas não ocorrem em áreas urbanas que se

encontram dentro do contorno protegido teórico.

Figura 7 – Interferência da emissora 213/A4 de Brasília/DF sobre a emissora no canal

proposto 212E/B2 de Santo Antônio do Descoberto/GO

Contorno Protegido Teórico Contorno Protegido Autorizado Ocorre Interferência

Referências

Documentos relacionados

Médias seguidas de mesma letra, maiúscula na coluna e minúscula na linha, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. CV a :

Potencialidades e desafios na utilização de coberturas vegetais em condições edafoclimáticas na Amazônia Taxas de liberações diárias de fósforo de resíduos vegetais nos

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados