• Nenhum resultado encontrado

E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 18-09/08 A 13/08

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 18-09/08 A 13/08"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa Aula 01

- A proposta desta aula é que você escreva um texto de curiosidade científica, portanto siga as orientações da apostila abaixo.

- Apostila Aprende Brasil página 23, PREPARAÇÃO

-Leia com atenção as perguntas e reflita sobre elas, responda à questão 1. Vá para a página 24 e responda as questões: 2 e 3.

- Questão 4, você deverá ler as características do GÊNERO CURIOSIDADE CIENTÍFICA, após a leitura responda em sua apostila.

PRODUÇÃO

- Questão 5, você escreverá a primeira versão do seu texto.

- As páginas 25 e 26, não faremos neste momento, pois é necessário a presença do professor especialista para a realização desta atividade, troca de experiências e opinião com os colegas de turma.

Língua Portuguesa Aula 02

- Apostila Aprende Brasil, página 27 O que eu aprendi

Responda os exercícios em sua apostila: 1, 2, 3, 4.

- Para ajudá-lo em sua compreensão, quanto ao que é frase, volte na página 11, de sua apostila Aprende Brasil e releia o quadro cinza, “O QUE DEFINE UMA FRASE”

- Para ajudá-lo em sua compreensão quanto ao que são orações volte na página 12, de sua apostila e releia os dois quadros cinzas: ORAÇÕES E PERÍODO.

-Para ajudá-lo em sua compreensão quanto aos tipos de discurso volte na página 19, de sua apostila Aprende Brasil e releia o quadro laranja: “TIPOS DE DISCURSO”.

(2)

Aula 03

- CONCEITOS VISUAIS.

Iniciaremos com o tema conceitos visuais. Temos uma imagem onde é apresentado a internet e suas tecnologias. Temos elementos visuais e um texto escrito que andam lado a lado ao longo da história.

Essa relação é perceptível, por exemplo:

Entre obra/ título, filme/legenda, tirinha/balão de fala, ilustração/ explicação e que ultimamente faz parte de nossos dias o texto/emoji.

Conversando sobre o assunto pense em como essa relação faz parte do seu dia e não percebemos como faz parte de nossa rotina diária.

- Apostila Aprende Brasil, Página 28, observe a imagem, faça a leitura e responda as questões 1 e 2 do “Espaço de Diálogo” em seu caderno.

- Apostila Aprende Brasil, Página 29, TRAJETÓRIA DE LEITURA

MAPA CONCEITUAL

Agora vamos ler um texto sobre Mapas conceituais

Os mapas conceituais, desenvolvidos por Jhon Novak, são ferramentas para organizar e representar o conhecimento (Nova York, 1977). Eles são utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos e seus relacionamentos, e foram originalmente

desenvolvidos para o suporte à aprendizagem significativa (Ausubel,1968). Os mapas conceituais têm por objetivo apresentar, na forma gráfica, os conceitos considerados relevantes pelo autor para compreensão de um novo conceito. Pode-se construí-los na forma de diagramas hierárquicos que indicam as inter-relações entre conceitos, os quais refletem a estrutura cognitiva do indivíduo sobre um determinado assunto.

Eles podem ser encontrados de forma uni, bi ou multidimensional. Sendo que o formato unidimensional obedece a um encadeamento linear de conceitos e limita-se a uma associação sequencial de ideias, enquanto o formato bidirecional permite categorizar conceitos e ligações, ou associações das simples às mais específicas, bem como organizar a representação em categorias relacionadas de forma causal ou temporal. Já formato de hipertexto, apresenta-se de forma

multidimensional.

Em geral, utiliza-se figura geométrica como elipses, retângulos e círculos, de forma indeterminada, porém seu caráter não é relevante em mapas conceituais. Ao contrário das figuras utilizadas na

(3)

construção de qualquer mapa, a linha que liga dois conceitos no ponto de vista do autor do mapa. Assim, os mapas possuem basicamente três elementos:

- Conceitos: que se referem a qualidades, animais, objetos, etc. e gramaticalmente se identificam por nomes, adjetivos e pronomes (ex. folhas verdes).

-Palavras de relacionamento: são os verbos, as preposições, as conjunções, os advérbios e, em geral, todas as palavras que não sejam conceitos (ex. são).

- Preposição: são frases com um significado determinado que se formam por dois ou mais conceitos unidos por palavras de relacionamento (ex. folhas são verdes).

Agora em sua apostila faça o exercício da página 29.

os objetivos que são propostos neste capítulo e a “Trajetória De Leitura”: Mapa Conceitual e o quadro azul, responda à questão 1.

- Apostila Aprende Brasil, Página 30, leiam os dois quadros laranja: “O mapa conceitual”, Características dos termos de ligação e responda à questão 2, a e b.

- Alternativa a, você organizará as palavras: Célula, Biologia e Vida no mapa conceitual.

- Alternativa b, você organizará os termos de ligação: unidade fundamental do ser vivo e ciência que estuda, no mapa conceitual.

- Para aprofundar seus conhecimentos a respeito de mapas conceituais e como organizá-los deixo como sugestão o link do vídeo com o tema: Mapas Conceituais, referente as explicações da apostila:

https://youtu.be/k7Ghl3Rgy1Y

- O vídeo também será publicado nos grupos de Whats Ap das salas.

Língua Portuguesa Aula 04

- Você responderá os exercícios da Apostila Aprende Brasil, página 31, alternativa c, e a página 32, até os exercícios: 3,4.

- Para auxiliá-lo em seus estudos, segue novamente o link do vídeo cujo o tema é: “Mapas Conceituais” caso seja necessário você poderá assisti-lo.

- https://youtu.be/k7Ghl3Rgy1Y

(4)

- Leia as explicações do quadro cinza: “O mapeamento conceitual”, para ajudá-lo na elaboração deste exercício.

- Para responder as questões 3 e 4, da página 32, leia o quadro cinza, página 31, “Características da questão focal”, e a definição para desenvolver um mapa conceitual que se encontra ao lado.

MATEMÁTICA Aula 1

Queridos alunos nessa aula vamos aprender como fazer multiplicação de frações, da apostila Aprende Brasil, volume 3, unidade 9.

Multiplicação de frações Página 21

Vamos considerar duas situações:

1ª situação: Multiplicar uma fração por um número natural. Observe o exemplo:

2ª situação: Multiplicar uma fração por outra.

Deferentemente da adição e da subtração, para multiplicar frações não precisamos igualar os denominadores. Observe o exemplo:

De maneira complementar, você pode assistir ao vídeo “6º ano – Matemática – CAP 9 – Aula 24 – Multiplicação e divisão de Frações”, disponível em

<https://www.youtube.com/watch?v=Ut1wxDcONr4&list=PLlCa46nS3RG4noiwnocXgqPb04tZSqT8a&index =43>.

Página 22

Responda as atividades de 1 a 5 considerando os seguintes comentários:

1. Quantos décimos ela guardou nestes 4 meses? Você pode pensar através de uma adição de parcelas iguais.

(5)

2. Façamos o item (a) como exemplo:

3. Não faremos neste momento.

4. Lembre-se de que quando o numerador e o denominador são iguais, a fração representa um inteiro.

MATEMÁTICA Aula 2

Caros alunos nessa aula iremos aprender divisão de frações, que se encontra na apostila Aprende Brasil, volume 3, unidade 9.

Divisão de frações Página 23

Faça a leitura da tirinha para responder ao item (a).

Vamos a um método fácil e rápido para a divisão de frações:

1º ponto: podemos transformar qualquer número natural em uma fração, bastando escrevê-lo como no exemplo à seguir:

2º ponto: Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1: Vamos dividir quatro sétimos por dois terços.

(6)

Página 24

Faça as atividades 2 e 3, considerando os seguintes comentários: 2. Você pode observar a figura ou fazer por meio de raciocínio lógico. 3. Baste dividir dois por um quarto.

MATEMÁTICA Aula 3

Exercícios Complementares

Para reforçar o modo como podemos fazer divisões entre frações, deixo aqui 6 exercícios complementares para serem realizados no caderno:

(a) 6 9÷ 4 7 (b) 3 11÷ 4 (c) 10 ÷ 2 5 (d) 5 3÷ 4 4 (e) 1 3÷ 1 6 (f) 3 5÷ 5 3 MATEMATICA Aula 4

Turma, nessa aula vamos retornar a página 23 para fazer o item investigação matemática, na apostila Aprende Brasil, volume 3, unidade 9.

Investigação Matemática Página 23

Para realizar essa atividade, será necessário ir até o final da apostila onde se encontra o material de apoio da unidade 9 – página 23 e recortar as partes das figuras e resolver os itens a, b, c e d,

considerando os comentários a seguir:

Antes de iniciar essa investigação é importante relembrarem a divisão com números naturais e perceber a ideia de “quanto cabe” ou a ideia de medir da divisão.

Exemplo 1: Em uma floricultura, o vendedor tem 30 rosas para fazer arranjos. Cada arranjo deve conter 5 rosas. Quantos arranjos poderão ser feitos?

(7)

MATEMÁTICA

Aula 5

Caros alunos, continuaremos nossos estudos da unidade 9, volume 3, da apostila Aprende Brasil, com as operações entre números racionais. Vamos lá, bons estudos!

Números decimais Página 25

Os números decimais são caracterizados por ter uma parte inteira e uma parte decimal separada por uma vírgula. De modo geral, dizemos que números decimais não são naturais, pois eles representam quantidades “quebradas”, ou seja, partes fracionadas de algo inteiro. Os números decimais têm como principal característica a presença da vírgula.

Faça a leitura atenta dos conteúdos propostos nas páginas 25 e 26, observando situações em que utilizamos números decimais.

De acordo com a tabela acima, vamos analisar o número 125,389. 125 Parte inteira 3 Décimos 3 10 8 Centésimos 8 100 9 Milésimos 9 1000 Página 27

Responda as atividades 1 a 4, observando os seguintes comentários: 1. De acordo com o enunciado, temos:

Um inteiro Um décimo (0,1) Um centésimo (0,01)

2. Assim como na atividade 1, você poderá se basear na representação com material dourado.

,

(8)

3. Lembre-se:

< menor > maior 4. Do menor para o maior.

MATEMÁTICA

Aula 6

Localização na reta numérica Página 28

Todos os números decimais podem ser representados na reta numérica. Observe como podemos localizar na reta números como 0,1, que corresponde à primeira marca logo depois do zero; o número 0,9, que está uma marcação antes de 1 inteiro; e 2,1, que está uma marca após o 2.

Faça a leitura de todos os casos apresentados na apostila para as atividades que seguem. Página 29

Desenvolva as atividades 1 e 2 tentando observar previamente os valores marcados em cada caso e em quantos intervalos cada reta está sendo dividida para que então marquem as respostas.

Ciências (Aula 1)

Página 16 – Sistema Urinário (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Assista ao vídeo, como sugestão, sobre o Sistema Urinário: 6º ano – Ciências – Vol. 3 – CAP 5 – Aula 9 – Excreção e Sistema Urinário; https://www.youtube.com/watch?v=JPJhY-T6t7Y&t=295s

Faça a leitura, grife as partes importantes e procure identificar a função do sistema urinário e os órgãos que o compõe. Analise a figura ao final da página com os órgãos do sistema urinário.

Página 17 – (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Continue a leitura e grife as partes mais importantes. A quantidade de água de água ingerida interfere muito na coloração da urina. Por exemplo, se a pessoa passou a noite toda sem urinar, a primeira urina do dia tem, normalmente, uma cor amarelada mais intensa, por estar mais concentrada. Alguns alimentos podem alterar a coloração da urina.

Ciências (Aula 2)

Página 18 – Caminho da urina (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Observe a figura das vias urinárias e descubra o trajeto da urina desde os rins até atingir o meio externo.

Página 19 – Cuidados com o sistema urinário (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

O principal cuidado que se deve ter com o sistema urinário é a ingestão frequente de água, evitando que o ácido úrico e os sais minerais cristalizem e formem os cálculos renais (“pedras nos rins”). Quando os rins param de funcionar a pessoa deve ser submetida a uma filtragem artificial do sangue, a hemodiálise (a máquina de hemodiálise substitui a função dos rins).

(9)

Ciências (Aula 3)

Página 20 – Curiosidade (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

A transpiração não está relacionada à perda de gordura do corpo e ao emagrecimento. Pode ocorrer a diminuição do peso devido à perda de água, visto que 70% da massa corporal é água, mas ela precisa ser reposta para evitar a desidratação. Um exemplo são os jogadores de futebol profissionais, que, em uma partida de 90 minutos, podem perder de 2 a 3 quilos devido a transpiração.

Página 20 e 21 – Atividades (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Para fazer as atividades retome a leitura das partes que forem necessárias para responder as questões.

Página 22 – Conexões (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Como sugestão, assista ao vídeo abaixo para entender melhor sobre o suor: 6º ano – Ciências – Vol. 3 – CAP 5 – Aula 9 – Excreção e Sistema Urinário – Atividade https://www.youtube.com/watch?v=F1N7yxqPtW0&t=155s

Faça a leitura do texto “O que o suor revela sobre nossas emoções” e em seguida responda as questões 1 e 2.

Algumas pessoas apresentam hiperidrose, caracterizada como transpiração excessiva em algumas regiões do corpo, como mãos, axilas ou pés, o que gera desconforto. As causas variam e existem diferentes tratamentos, desde medicamentos até cirurgias, necessitando de avaliação médica. Além disso, podemos transpirar mais quando ficamos nervosos, porque liberamos adrenalina, que estimula as glândulas sudoríparas a produzirem suor.

Ciências (Aula 4)

Páginas 23, 24 e 25 – O que aprendi (Apostila Aprende Brasil, volume 3, Unidade 5).

Nesta seção “O que aprendi”, os exercícios são de revisão sobre os sistemas cardiovascular e urinário. Retome a leitura e responda as atividades.

História Aula 01

Ciência e Arquitetura

Os romanos se destacaram na construção de estradas (todos caminhos levam à Roma), cidades, templos e diversas obras de infraestrutura urbanas. Desenvolveram várias tecnologias, como o uso de vidros duplos (usado na fabricação de janelas e garantia também isolamento térmico e acústico = diminuindo a passagem do frio e som.). E a construção de aquedutos (canal subterrâneo ou de superfície destinado a levar água de uma fonte até um vale ou depressão em determinado terreno) e pontes. Utilizavam colunas sob a influência dos gregos. O panteão romano (observe a explicação sobre Panteão no final da página 11 e as figuras que da página 12 da sua apostila). Os romanos ainda se destacaram nas ciências (Geometria, Matemática, Astronomia e Medicina).

(10)

Da expressão citada acima: “Todos os caminhos levam à Roma” observe a figura a seguir e leia o texto que se segue: O mapa que comprova que todos os caminhos à Roma

Projeto de equipe alemã permite visualizar caminhos para a capital italiana de quase 500 mil pontos da Europa. Reportagem Italianismo de 10/11/2018. Por Camilo Rocha.

Uma equipe de design urbano alemã adotou como projeto a comprovação do velho ditado “todos os caminhos levam a Roma”. E para isso, criou o mapa que comprova que todos os caminhos levam a Roma.

Especializado em uma abordagem “anti-disciplinar” em relação a dados e mapas, o Moovel Lab procurou verificar as conexões entre a Europa e a capital italiana.

O projeto se chama “Roads to Rome” e foi lançado há cinco anos. Baseado em Stuttgart, o Moovel Lab tem como foco de pesquisa a mobilidade urbana.

A equipe do moovel.lab criou uma grade de quase 500 mil pontos e posicionou sobre um mapa de ruas atual da Europa. Um algoritmo foi então desenvolvido para calcular uma rota até Roma de cada um dos pontos.

O mapa resultante revela um desenho em que todas as vias parecem mesmo convergir em direção à capital italiana. As ruas de traçado mais grosso são as mais usadas, servindo como parte da rota de vários pontos diferentes.

Uma rede continental

Um dos primeiros registros do ditado é do século 12, quando o poeta e teólogo francês Alain de Lille escreveu que “mille viae ducunt homines per saecula Romam” (“mil ruas levam os homens a Roma”, em tradução livre).

(11)

A rede de estradas construídas pelo Império Romano cobriu boa parte do Sul e do Oeste da Europa. Apenas de Roma saíam 29 estradas. As 113 províncias que integravam o império eram conectadas entre si por 373 vias.

No total, a estrutura totalizava 80,5 mil quilômetros de caminhos pavimentados com pedras. Muitas das estradas modernas europeias existem sobre antigas rotas romanas.

A malha alcançava desde a atual Grã-Bretanha, onde os romanos construíram entre 3 mil e 4 mil quilômetros de vias, até a região onde hoje está a Turquia. A primeira dessas estradas foi a Via Ápia, inaugurada em 312 a.C. As estradas romanas eram usadas principalmente para fins militares.

Agora responda EM SEU CADERNO: -Como são as estradas da sua região? -São bem cuidadas?

-Você sabe o que é pedágio?

-O que acha das cobranças de pedágio nas estradas nacionais?

História Aula 02

Grande destaque da sociedade romana e que exerce influência até os dias atuais é o Direito Romano. Devemos destacar a Lei das Doze Tábuas (Lex Duodecim Tabalarum ou simplesmente Duodecim Tabulae, em latim constituía uma antiga legislação que está na origem do direito romano.

Formava o cerne da constituição da República Romana e do mos maiorum (antigas leis não escritas e regras de conduta). Foi uma das primeiras leis que ditavam normas eliminando as diferenças de classes, atribuindo a tais um grande valor, uma vez que as leis do período monárquico não se adaptaram à nova forma de governo. Darei o exemplo da Tábua I: “Se alguém for convocado para comparecer ao juízo deverá ir. Caso não comparece o autor deverá apresentar testemunhas a essa recusa do réu e logo em seguida deverá prendê-lo”. Os romanos para elaborar essas leis, também se basearam em leis de outros povos, observe esse trecho da Tábua IV: “Se uma criança nascer com alguma deformidade deveria ser morta”. As crianças deformadas não eram capazes de serem soldados romanos ou mesmo agricultores e, portanto, seriam um risco a sociedade. Essa norma teve como base o direito dos espartanos na Grécia, sociedade tipicamente militar.

O Direito Romano se dividia em 3 áreas principais: Direito Civil (Jus Civile), composto de leis voltadas apenas aos cidadãos romanos; Direito dos povos (Js Gentium), que dizia respeito a todos os povos do mundo romano – cidadãos ou não é o Direito Natural (Jus Naturale), que entendia a humanidade como um grupo único, de mesma natureza, independente da sociedade a que pertencesse.

Os princípios do Direito natural foram adotados e aprimorados nas legislações de diversos países da atualidade.

(12)

Agora copie em seu caderno os alguns itens da Constituição Brasileira de 1988 que foram influenciados pelo pensamento romano. Quadro azul do final da página 13.

Na literatura romana se destacam vários gêneros literários: retorica, poesia, tragédia, comédia e sátira. Mesmo após o declínio do Império Romano, o latim (idioma de Roma) continuou sendo usado pelos intelectuais e literatos para a escrita de suas obras. Autores que se destacaram: Marco Túlio Cícero, Públio Virgílio Maro, Públio Ovídio Naso e Agostinho de Hipona.

Agora faça as atividades da página 15 em sua apostila. História Aula 03

Introdução: Capítulo 10, página 16

Império Bizantino

Neste capítulo, abordamos o império Bizantino (330-1453), que se originou da parte oriental do império Romano. Política e culturalmente, esse Império herdou as tradições romanas e recebeu grandes influências do mundo grego. (Idioma, filosofia, teologia etc.).

O modo de vida e as relações sociais e de trabalho que existiam no mundo bizantino, tanto nas grandes cidades quanto na área rural (onde se concentrava a maior parte da população), também são tratados neste capítulo. Nesse ponto, havia a influência do modo de vida oriental, visto que o império fazia fronteira com o mundo persa, com a Arábia e possuía territórios com uma longa tradição social e cultural, como o Egito.

O item referente à Igreja trabalha as manifestações da religião cristã, que faziam parte da identidade dos bizantinos. A igreja estava diretamente envolvida na administração das províncias, mantendo o Império unido sob as ordens do Imperador e do Patriarca. Lembrando que o imperador tinha poder absoluto e soberano sobre todos; era a maior autoridade do Império, até mesmo nos assuntos religiosos. Era um representante de Deus na Terra, responsável por intermediar o relacionamento entre os homens e Deus; isso era uma Teocracia (Do grego Theos = deus e Kratia = poder). O afastamento (por razões políticas e culturais) entre as Igrejas Oriental e Ocidental foi determinante para a formação da Igreja Grega Ortodoxa, que ocorreu formalmente a partir do Cisma do Oriente, em 1054; que separou A Igreja Romana (Sede em Roma sob a liderança do Papa) e Igreja Ortodoxa Grega (Sede em Constantinopla sob a liderança do Patriarca).

Como sugestão deixo o vídeo sobre o Império Bizantino: 6º ano – História – Vol.3 – CAP10 –Aula 12 -

Império Bizantino: Constantinopla - Política e economia.

(13)

Atividades:

Para darmos início ao capítulo, é necessário, como de costume, que copie em seu caderno, os objetivos propostos desse módulo em seu caderno. Os objetivos estão inseridos na página 17, na parte superior em vermelho. Após isso, leia atentamente o texto “Constantinopla”, página 17 e em seguida, volte a página 16 e responda os dois exercícios propostos.

Agora, responda de acordo com a sua leitura do texto “Constantinopla”, página 17 e responda: 1- Qual o nome do Imperador que mudou o nome da cidade de Bizâncio para Constantinopla?

2- Qual fator foi determinante para que Constantinopla fosse um lugar frequentado por diversos tipos de pessoas de diversos lugares?

3- Em Constantinopla, qual era a sua principal atividade econômica?

História Aula 04

Na página 18, “Você faz história”, analise atentamente o mapa e Xilogravura apresentado na página e responda os dois exercícios propostos (1 e 2). Em seguida, leia atentamente o texto “Política e economia”, página 19 e 20 da sua apostila e em seguida, responda os exercícios “Interpretando documentos”, a, b e c da página 21.

Introdução do texto “Cultura e sociedade” - página 21.

A sociedade bizantina tinha hábitos característicos do Oriente (grande parte da população no campo, dedicada a pequenas plantações e pastoreio, com relações de servidão e escravidão). Seus moradores e viam como herdeiros diretos da tradição romana (da política imperial, do cristianismo, do modo de vida urbano e comercial) e dos estudos filosóficos gregos. Essas três influências formaram a base da sociedade no Império Bizantino.

Leia atentamente o texto “Cultura e sociedade” e em seguida, faça um resumo do texto em seu caderno. Sabemos que esse exercício é importante para aprendermos a esquematizar as ideias centrais inseridas no texto. Em seguida, vá a página 23 da sua apostila “outras versões” e responda:

4-O que foi a Revolta de Nika (532)?

5-Como era representado a religiosidade e a política na sociedade bizantina?

Leia atentamente o texto “Igreja Bizantina”, página 24 e 25 e em seguida, responda os exercícios propostos da página 26 da sua apostila.

Acesse ao QR Code ou ao link: http://digital.aprendebrasil.com.br/IMP/63/HLA24-2 da página 24 são tópicos muito importantes sobre a Igreja Bizantina: Cesaropapismo: doutrina segundo a qual o chefe de Estado (o imperador cuidava da organização e da administração da sociedade cristã); Monasticismo( a vida monástica se intensificou no Império, e os monges acabaram se tornando pessoas influentes e passaram a comercializar os ícones); Iconoclastia ou Iconoclasmo (movimento que proibiu a produção e determinou a destruição dos ícones existentes, sob a alegação de idolatria a imagens) e por fim, o Monofisismo( surgida na Antioquia, essa doutrina não reconhece a natureza humana de Jesus Cristo. Também foi considerada heresia). Heresia é tudo

(14)

GEOGRAFIA Aula 1

Caros alunos: os textos a seguir, complementam as aulas da apostila da pág. 12 a 19. Torna-se necessário para uma melhor aprendizagem. Os exercícios se encontram nas páginas 20 e 21 da apostila. Como sugestão deixo link: 6º ano – Geografia – Voll. 3 – CAP 8 – Aula 7 – Tipos de clima e atmosfera e sociedade. https://youtu.be/oyDKGhjpuYA

FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA

Conheça os principais fenômenos atmosféricos responsáveis por alterar o clima dos lugares.

As formas de clima e de tempo variam de acordo com os lugares. Você já reparou que o clima quase nunca é o mesmo em lugares distintos? Por qual razão que, por exemplo, a região Sul do Brasil costuma ser mais fria do que a região Centro-Oeste? E por que o clima da região dos Alpes Suíços é tão frio e o deserto do Saara é tão quente?

Afinal, por que o clima não pode ser sempre o mesmo nos diferentes pontos da Terra?

A explicação para a ocorrência de diversos tipos climáticos no nosso planeta é o fato de o clima ser influenciado por uma combinação entre vários fatores. Dessa forma, podemos concluir que à medida que esses fatores se modificam, o clima de cada região também se altera.

Os principais e mais importantes fatores climáticos são:

-As altitudes, as latitudes, a continentalidade

e

maritimidade, as formas

de

relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

Esses elementos climáticos são chamados de Fenômenos Atmosféricos, pois eles ocorrem na atmosfera terrestre, ou seja, na camada de ar imediatamente acima da superfície. Vamos agora conhecer um pouco sobre cada um deles:

-Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.

Um exemplo de região com elevada altitude e que faz muito frio são os Alpes, uma cadeia de montanhas localizadas na Europa.

-Latitudes: as latitudes definem o quanto estamos próximos ou distantes da Linha do Equador, um traçado imaginário que “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal. Portanto, quanto mais próximos estamos dessa linha (ou seja, quanto menores forem as latitudes), mais calor costuma fazer. Por outro lado, quanto mais longe estamos dessa linha (latitudes menores), maior é o frio.

Isso explica por que o Polo Norte e o Polo Sul estão congelados. A região Sul do Brasil, por apresentar maiores latitudes, costuma ter menores temperaturas médias ao longo do ano.

-Maritimidade e continentalidade: você já reparou que a água demora mais para esquentar no sol do que o chão? Isso porque a água conserva a sua temperatura por mais tempo que o solo, que se aquece e se resfria muito rápido. Dessa forma, não é difícil imaginar que a proximidade e a distância de um lugar em relação ao mar influenciam o seu clima.

Quanto mais próxima do mar uma localidade se encontra (maritimidade), menores costumam ser as variações de temperatura; quanto mais distante do mar (continentalidade), maiores são as variações térmicas.

(15)

-Relevo: o relevo interfere no clima mais do que você pode imaginar. As regiões mais altas, como já falamos, costumam ser mais frias. Mas, além disso, essas zonas ajudam a “rebater” a umidade proveniente de outros lugares, impedindo que elas cheguem a certos lugares, que passam a ficar mais secos.

Um exemplo disso é o deserto do Atacama, no Chile. A Cordilheira dos Andes não deixa que os ventos carregados de umidade cheguem até essa região, fazendo com que ela transforme-se em um dos desertos mais áridos do planeta.

-Vegetação: as florestas e demais formas de vegetação ajudam a absorver o calor proveniente da radiação solar, amenizando o aquecimento. Além do mais, através da evapotranspiração, elas ajudam a aumentar a umidade do ar, provocando mais chuvas. Esse é um dos motivos de ser necessária a correta preservação de nossas florestas!

-Correntes marinhas: as alterações das temperaturas das correntes marinhas também interferem no clima. Quando elas são mais quentes, evaporam mais e aumentam a umidade e a temperatura em regiões costeiras. Quando elas são mais frias, provocam a queda da temperatura dessas regiões, além de “puxar” a umidade de outros lugares, que acabam ficando com menos chuvas.

-Massas de ar: há diversas camadas de ar sobre a Terra, que existem graças às diferenças da intensidade da luz solar ao longo do globo terrestre. Assim, as massas de ar (que ora são frias, ora são quentes, ora são úmidas e ora são secas) interferem diretamente sobre o clima onde elas passam. O encontro entre duas massas de ar é chamado de Frente de Ar.

GEOGRAFIA Aula 2

Caros alunos: os textos a seguir, complementam as aulas da apostila da pág. 12 a 19. Torna-se necessário para uma melhor aprendizagem. Os exercícios se encontram nas páginas 20 e 21 da apostila. Como sugestão deixo link: 6º ano – Geografia – Voll. 3 – CAP 8 – Aula 7 – Tipos de clima e atmosfera e sociedade. https://youtu.be/oyDKGhjpuYA

PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Entenda o que é a pressão atmosférica e como esse elemento climático provoca alterações meteorológicas!

Áreas situadas ao nível do mar (baixas altitudes) apresentam uma pressão atmosférica maior

Você sabia que o ar tem peso? É isso mesmo. O ar possui massa, o que faz com que, tecnicamente, ele exerça certa pressão sobre o solo e também sobre as nossas cabeças! Essa força exercida pelo ar sobre as áreas superficiais é chamada de pressão atmosférica, um importante elemento climático.

Um fato bastante curioso é que a pressão atmosférica ocorre com intensidades diferentes em regiões distintas, ou seja, em alguns lugares, ela é mais forte; em outros, ela é mais fraca. Essas diferenças em relação à pressão atmosférica nas diversas áreas da superfície terrestre fazem com que ela interfira no comportamento do clima.

Outro efeito importante da pressão atmosférica é a ocorrência dos ventos. Eles surgem porque o ar desloca-se para áreas de menor pressão, fazendo com que, além dos ventos, exista também o deslocamento das massas de ar, que altera o comportamento do clima nas diferentes partes do planeta.

O que influencia a pressão atmosférica?

Para que a pressão atmosférica de um lugar qualquer fique alta ou baixa, há uma série de fatores. O primeiro deles é a altitude. Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso. Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

(16)

Além da altitude, as temperaturas também interferem na pressão atmosférica. Nas localidades mais aquecidas, a pressão atmosférica tende a ser menor, pois as moléculas de ar ficam mais separadas umas das outras. Por outro lado, quando o ambiente resfria-se, a pressão atmosférica diminui, pois as moléculas de ar ficam mais agrupadas.

MASSAS DE AR

Entenda o que são as massas de ar, quais são os fatores que determinam as suas características e o impacto delas sobre o clima.

As massas de ar costumam delimitar as condições climáticas de uma determinada região

Você sabia que o ar possui uma temperatura específica e uma quantidade de vapor d'água definida sobre ele? Pois é, e isso varia de lugar para lugar, o que influencia diretamente o nosso clima, explicando, muitas vezes, por que ele é quente ou frio, seco ou úmido, entre outros fatores. Por isso, é importante a compreensão sobre o funcionamento das massas de ar.

   O que são as Massas de Ar?

As massas de ar são grandes volumes de ar atmosférico com as mesmas características de temperatura e umidade. Essas características estão de acordo com a região de onde elas surgem, embora elas possam modificar-se à medida que se deslocam entre os diferentes lugares da Terra e encontram os mais distintos obstáculos em seu percurso.

O deslocamento das massas de ar obedece ao princípio geral da circulação atmosférica da Terra e sempre ocorre das áreas de maior pressão atmosférica (onde o ar, por algum motivo, é mais pesado ou exerce uma maior força sobre a superfície) em direção às áreas de menor pressão atmosférica. Dessa forma, elas promovem uma maior interação entre os diferentes tipos de clima.

Tipos de Massas de Ar

Como já dissemos, as características dessas massas dependem dos locais onde elas se formam. Assim, com base na região de origem, existem três diferentes tipos de massas de ar, que são:

a) Massas polares: como o próprio nome já diz, elas se originam em localidades próximas aos polos norte e sul da Terra. Por isso, elas são obviamente mais frias. As massas polares que surgem em áreas continentais são mais secas, e as que surgem em áreas oceânicas são mais úmidas.

b) Massas tropicais: elas surgem em áreas de baixa pressão atmosférica, em uma posição entre os polos da Terra e a Linha do Equador. Em geral, essas massas de ar são geralmente mais úmidas, principalmente aquelas advindas do hemisfério sul.

c) Massas equatoriais: são as massas de ar que surgem próximas à linha do Equador. Elas são bem mais quentes do que as demais massas de ar e geralmente secas, exceto quando formadas em áreas oceânicas ou em ambientes com muita vegetação, a exemplo do que acontece na Floresta Amazônica.

GEOGRAFIA Aula 3

Caros alunos: os textos a seguir, complementam as aulas da apostila da pág. 12 a 19. Torna-se necessário para uma melhor aprendizagem. Os exercícios se encontram nas páginas 20 e 21 da apostila. Como sugestão deixo link: 6º ano – Geografia – Voll. 3 – CAP 8 – Aula 7 – Tipos de clima e atmosfera e sociedade. https://youtu.be/oyDKGhjpuYA

.

CHUVA

(17)

Sem as chuvas, a população não sobreviveria

A atmosfera é carregada de vapores d’água, que são gotículas de água (em estado gasoso) mais leves que o ar. Esses vapores d’água são provenientes da evaporação das águas dos oceanos. Quando se juntam, eles formam nuvens no céu. As nuvens são resultado da condensação dos vapores d’água presentes na atmosfera.

Em determinado momento, as nuvens acumularão muito vapor d’água. Em decorrência, a gravidade não consegue suportar essa carga, havendo a precipitação da água no seu estado líquido. Ou seja, o ar agora é mais leve do que as gotas de água. Isso é o que conhecemos por chuva.

Em alguns casos, em função da elevada altitude das nuvens, as temperaturas são extremamente baixas, ficando abaixo de zero grau. Assim, formam-se pequenos cristais de gelo. Quando a gravidade não consegue suportar esse peso, há a precipitação da água em forma de gelo, ou a chamada neve.

As nuvens são os vapores d’água em união Existem três tipos de chuvas: frontais, convectivas e orográficas.

-Frontais: quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida.

-Convectivas: quando a massa de ar quente se eleva até às camadas mais frias da atmosfera. Ou seja, a massa de ar quente, carregada de vapor d’água, sobe para camadas mais elevadas e frias. Assim, a água, no estado gasoso, sofre uma condensação, precipitando-se na forma líquida.

-Orográficas: chamadas de chuvas de relevo, ocorrem quando há um encontro de ventos quentes e úmidos com áreas do relevo elevadas, como montanhas.

Para se medir a quantidade de chuvas em determinada localização, é utilizado o pluviômetro.

(18)

Língua Inglesa (Aula 1)

 Página 11 Listen up!

- Resolva as atividades 1, 2, 3 e 4.

Atividade 1: observe as imagens da primeira página deste capítulo, pense e responda em seu caderno: a) Como os brasileiros costumam festejar a virada do ano?

b) Como diferentes países e culturas celebram a passagem do ano?

c) Você conhece alguma tradição incomum relacionada a esta celebração?

Atividade 2: aqui estão alguns itens associados a tradições de ano-novo ao redor do mundo. Nomeie em sua apostila usando palavras do quadro.

CHAIR (CADEIRA) – EMPTY SUITCASE (MALA VAZIA) – JUMP (PULANDO)

Atividade 3: Você está prestes a ouvir um trecho de um jogo sobre curiosidades. Que tipo de programa de Tv é esse?

a) Uma entrevista com uma celebridade.

b) Perguntas e respostas com pelo menos um competidor. c) Um concurso de Karaokê com pessoas famosas.

d) Um documentário sobre uma cultura diferente.

Atividade 4: Ao invés de ouvir leia o script e a tradução a seguir para responder corretamente às questões em sua apostila.

a) Quantas perguntas há no texto? b) Quais países são mencionados? SCRIPT

A: In this country, people belive carrrrying empty suitcase will bring a year of travel. Is it Japan, New Zealand, Canada or Colombia?

B: Colombia. C: Is it Colombia? B: Yeah, right? […]

D: In this country, people climb on top of chairs and literally jumpy into the New Year for good luck. Is it the United Kingdom, Denmark, Austria or Chile?

(19)

A: Natalie?

B: I think thank´s something Chileans would do. A: she´s right again?

D: No, she´s not. It´s Denmark. Segue tradução do script.

A: Neste país, as pessoas acreditam que carregar malas vazias significará um ano de viagem. É Japão, Nova Zelândia, Canadá ou Colombia?

B: Colombia? C: È a Colombia? B: Sim, certo?

D: Neste país, as pessoas sobem cadeiras e literalmente no Ano Novo para dar Sorte. É o Reino Unido , Dinamarma, Áustria ou Chile?

A: Natalie?

B: Acho que isso é algo que os chilenos fariam. A: Ela está certa de novo?

D: Não, ela não é. È a Dinamarca. Texto em Inglês

Para ouvir e responder as questões: Track 10

A: In this country, people belive carrrrying empty suitcase will bring a year of travel. Is it Japan, New Zealand, Canada or Colombia?

B: Colombia. C: Is it Colombia? B: Yeah, right? […]

D: In this country, people climb on top of chairs and literally jumpy into the New Year for good luck. Is it the United Kingdom, Denmark, Austria or Chile?

A: Natalie?

B: I think thank´s something Chileans would do. A: she´s right again?

D: No, she´s not. It´s Denmark.

 Vá para a página 12 e resolva as atividades 5, 6 e 7.

Atividade 5: Leia novamente e script e escolha a resposta correta para cada pergunta. Para ajudar no entendimento, segue as perguntas.

a) Question 1 (Is it Colombia?)

b) Question 2 (Is it United Kingdom, Denmark or Chile?)

Atividade 6: Com base no script associe cada país das respostas corretas acima às imagens da atividade 2.

Atividade 7: Pense e responda. Você pode anotar em seu caderno.

 Na sessão ‘MY PRODUCTION’, faça uma pesquisa sobre uma tradição de ano- novo de outros países e anote. Você pode usar o português.

(20)

Língua Inglesa (Aula 2)

Página 13: READING BEFORE YOU READ

Atividade 1: O que você sabe sobre o Dia dos Namorados ou outras datas que celebram o carinho, como o Dia dos Namorados? Tente responder às seguintes perguntas com alguém de sua casa. Se possível, compare o Brasil com outros países ao responder. Os textos a seguir (localizados na parte inferior da página 13 e na parte superior da página 14) responderão a todos elas. Faça na apostila.

a- Origem: b- Data:

c- Como é celebrada: d-Quem celebra:

TO READ AND UNDERSTAND

Atividade 2: Leia os textos sobre duas celebrações e verifique suas respostas na atividade anterior. Preencha e corrija as informações, se necessário. Para ajudar no entendimento, segue a tradução do texto da página 14.

[…] Quem era São Valentim e qual é o verdadeiro significado por trás de 14 de fevereiro?

Embora o Dia dos Namorados agora seja fortemente comercializado, a igreja originalmente decidiu fazer do dia uma celebração cristã em homenagem a São Valentim. A festa de São Valentim de 14 de fevereiro foi instituída pela primeira vez em 496 […]. A lenda mais popular é que São Valentim – um padre de Roma – foi preso após casar secretamente casais cristãos, que estavam sendo perseguidos pelo imperador Cláudio Il no século III dC. […] Foi em meados do século XVIII que o Dia dos Namorados começou a decolar na Inglaterra, com namorados enviando doces e cartões enfeitados com flores, fitas e imagens de cupidos e pássaros. Eventualmente, um grande número de cartões impressos substituiu os escritos à mão. […] Agora, cerca de um bilhão de cartões do Dia dos Namorados são trocados todos os anos e é a segunda maior época do ano para envio de cartões sazonais.

AFTER YOU READ

Na página 14, resolva as atividades 3 e 4.

Atividade 3: Você acha que o Dia de São Valetim influenciou o Dia dos Namorados brasileiro? Por que? Converse com alguém de sua casa sobre a pergunta feita nesta atividade. Você poderá anotar sua resposta no caderno. Você poderá responder em português.

Atividade 4: Responda às perguntas na apostila e use o inglês se souber . Para ajudar nesta atividade, leia atentamente a tradução das questões abaixo.

(21)

a) Liste algumas palavras do inglês que fazem parte do nosso dia a dia.

b) Por que alguns estabelecimentos e anúncios brasileiros usam palavras em inglês? As respostas vão variar. Respostas sugeridas:

c) Qual a popularidade dos filmes e músicas em inglês no Brasil?

Arte

Apostila Volume 3 / Parte 2: Da Tela ao Palco: Uma explosão de descobertas Esta aula de hoje será referente às páginas 12 a 16

Neste capítulo vocês irão refletir sobre a produção artística no período do Renascimento. Mas antes: O que são movimentos artísticos?

(aula 1)

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou um pensamento novo. Que pode ser seguido por um grupo de artistas durante um restrito período (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).

O Movimento artístico Renascimento significa, literalmente, nascer novamente. Por isso, esse termo foi utilizado para indicar o movimento de retomada da cultura clássica. Foi um importante movimento de ordem artística, cultural, filosófica, científica e literária que provocou a passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval.

Diante da transição (passagem dos anos) da Idade Média para Idade Moderna, houve muitas mudanças do pensamento da época. O Renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios artísticos de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval, mas de aperfeiçoamento e novas concepções estéticas. Essa afirmação se refere à transição do Teocentrismo para o Antropocentrismo que significam:

Teocentrismo: um tempo em Deus estava no centro de tudo, a ação humana, inclusive as ações artísticas eram regidas pela religião. Naquela época a igreja tinha o poder de tomada de decisões em tudo, inclusive nas artes.

Antropocentrismo: O ser humano que foi feito a imagem e semelhança de Deus passa a ser o centro de tudo, ou seja, o ser humano passa a decidir sobre suas ações, a escolher fazer e como fazer, porém o homem não deixou de acreditar em Deus.

Página 12- Da Tela ao Palco: Uma explosão de descobertas- Você irá conhecer os principais pintores da Técnica renascentista como Leonardo Da Vinci e suas contribuições tanto nas artes como nas ciências. Observem essas duas ilustrações das pinturas de Leonardo da Vinci- Monalisa e a pintura de Jan Van

(22)

Há ainda mais duas obras no material de apoio, uma de Jan van Eyck e outra de Leonardo da Vinci. Sobre Leonardo da Vinci

Figura de um verdadeiro génio, que destacou em variados temas, como foi a do italiano do Renascimento Leonardo da Vinci. Foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e mesmo também músico.

PEQUENA BIOGRAFIA

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um excelente pintor italiano, Monalisa foi uma das obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença. Nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda menino, já desenhava e pintava. Em 1466, muda-se com a família para Florença. Com 16 anos torna-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio, onde trabalhava Boticelli, Filippino Lippi, entre outros pintores, protegidos do governador Lourenço de Medici.

Em 1482, com 30 anos, Da Vinci transferiu-se para Milão e ofereceu seus serviços a Ludovico Sforza, o Duque de Milão, apresentando-se como engenheiro, arquiteto e pintor. Em 1483 pinta o quadro “A Virgem das Rochas”, da qual existem duas versões, uma no Museu do Louvre e a outra, provavelmente posterior, na Galeria Nacional de Londres.

Em 1495, Leonardo da Vinci inicia a obra “A Última Ceia”, um afresco de dimensões consideráveis, 9 metros de largura e 4 metros e 20 cm de altura, numa parede do Convento de Santa Maria dele Grazie, em Milão. Foram três anos de trabalho, desenhando e redesenhando as figuras da Ceia. Nessa época, pinta o retrato de Cecília Gallerani, conhecido como “A Dama com Arminho”.

Leonardo da Vinci ficou em Milão até 1499 para projetar a catedral, mas acabou esboçando e construindo a rede de canais e um vasto sistema de irrigação e abastecimento de água. Fez o projeto completo da urbanização da cidade. Nesse mesmo ano, quando os franceses invadiram a cidade, Leonardo retornou para Florença. Viaja o tempo todo. Em Veneza, Da Vinci estuda o sistema defensivo da cidade ameaçada pelos turcos. Estuda anatomia e é acusado de desrespeito aos mortos, por dissecar cadáveres, prática que constituía crime, além de ser pecado contra a Igreja.

Leonardo da Vinci viveu em Roma entre 1513 e 1516, onde foi protegido pelo irmão do Papa Leão X. Coloca-se a serviço de Juliano de Medici. Nessa época, pinta “São João Batista”, provavelmente sua última obra. Com a morte de Juliano, da Vinci deixa definitivamente a Itália e transfere-se para o Castelo de Cloux, em Amboise, na França, uma residência de Francisco I. Leva os seus manuscritos, centenas de desenhos e três quadros, todos feitos por encomenda e nenhum deles entregue. Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.

(23)

Página 13- Leia o enunciado dessa página para conhecer um pouco mais sobre a pintura renascentista. Arte

(aula 2)

Página 14- Plano e Perspectiva

Observe e compare as duas imagens dessa página. Notem que a primeira é do fim da Idade Média. A segunda é do Renascimento.

Curiosidade sobre a pintura Escola de Atenas- é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada entre 1509 e 1511 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A pintura já foi descrita como "a obra-prima de Rafael e a personificação perfeita do espírito clássico do Renascimento”.

-Notem que a pintura ilustra a profundidade com os portais ao fundo.

A Escola de Atenas ocupa uma das paredes do que era a biblioteca e escritório do Papa Júlio II no Palácio Apostólico do Vaticano. Nas quatro paredes do cômodo, há um afresco de Raffaelo Sanzio, conhecido entre nós, brasileiros, como simplesmente Rafael.

Rafael pintou esta obra com apenas 21 anos e mesmo com essa idade já era considerado um dos grandes artistas da época. Para termos uma ideia, ele era comparado a Leonardo da Vinci, que tinha 52 anos e a também Michelangelo, que tinha 29 anos e estava pintando a sala ao lado da de Rafael durante o mesmo período. Este ambiente nada mais é que a Capela Sistina.

A Escola de Atenas é uma obra profunda – no sentido literal. Rafael pintou em uma parede reta de um cômodo. Surpreendeu inclusive o próprio Papa, que nomeou Rafael como arquiteto papal após a morte de Bramante, que possui seu estilo homenageado nesta obra.

Página 15- As principais características artísticas da pintura no Renascimento nas artes são: A tridimensionalidade (perspectiva, ideia de movimento, profundidade), a técnica de tinta a óleo e o naturalismo (maior realismo).

Essa é a diferença entre as duas pinturas: A primeira pintura é plana e a segunda foi feita com perspectiva.

(24)

A tridimensionalidade é um efeito visual que nos dá a sensação de volume dos objetos. Quando falamos efeito de volume significa que a figura possui definição de altura, largura e principalmente profundidade.

Vamos aprender melhor? Como sugestão deixo o vídeo: O que é e como fazer um desenho de perspectiva linear / Ponto de fuga.https://www.youtube.com/watch?v=gTJ0uAl9dOk

Agora vamos para a ATIVIDADE. Identificando o ponto de fuga. Para te ajudar nessa atividade como sugestão veja o vídeo do Aprende Brasil no link abaixo: 6º ano – Arte – Vol. 3 – CAP 6 – Aula 12 – Pintura Renascentista – Atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=lYzUXcXQVm8&list=PLlCa46nS3RG4noiwnocXgqPb04tZSqT8a& index=26

Página 16- Agora será a sua vez de praticar a perspectiva, faça em sua apostila o desenho. Para isso deixo com sugestão o vídeo: Como desenhar com 1 ponto de fuga. https://www.youtube.com/watch?v=VLVK-fjt5Ks

Lembre-se: Os vídeos sugeridos são apenas ideias, fique livre para desenvolver suas ideias.

Obs: Na atividade sugerida da página 15 o aluno(a) deverá utilizar uma régua transparente para identificar o ponto de fuga e as linhas imaginárias da imagem apresentada.

Na página 16 os alunos irão experimentar a técnica de perspectiva na atividade proposta da apostila.

EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 01 TEMA: ESPORTE OLÍMPICO.

ATIVIDADE: BOXE – “Nocauteando a bola”.

OBJETIVO: Melhora das habilidades motoras e das capacidades físicas. MATERIAL: Giz e bexigas

TEMPO: 50 minutos

LOCAL: Em casa ou na praça

DESENVOLVIMENTO: 2 pessoas participam jogando juntas. A seguir temos o passo a passo da atividade.

Para esta brincadeira deverão ser desenhados no chão quadrados (grandes) que servirão de rings. Cada criança, de posse de uma bexiga cheia formará duplas, cada uma dentro de um ring. A bexiga deverá ficar presa debaixo de um dos braços da criança. O objetivo da brincadeira é tentar acertar (com o braço livre) um golpe na bexiga do colega, se ela estourar é “nocaute”, se ela só sair do lugar marca-se um ponto. Nesta brincadeira não é permitido sair do “ring”, nem estourar a bola usando a mão aberta.

(25)

EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 02 TEMA: ESPORTE OLÍMPICO.

ATIVIDADE: BOXE – “Nocauteando a bola”.

OBJETIVO: Melhora das habilidades motoras e das capacidades físicas. MATERIAL: Giz e bexigas

TEMPO: 50 minutos

LOCAL: Em casa ou na praça

DESENVOLVIMENTO: 2 pessoas participam jogando juntas. A seguir temos o passo a passo da atividade.

Experimentando o direto: Uma criança segurando uma bola à frente do corpo na altura da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (Golpe frontal com o punho muito rápido).

Experimentado o cruzado: Uma criança segurando uma bola ao lado do corpo na altura da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (O alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu

movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto).

Experimentando o uppercut: Uma criança segurando uma bola à frente do corpo e na direção da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente).

OBS: Nesta brincadeira o objetivo não é estourar a bola, ela apenas serve de local para a simulação do golpe que deve ser dado devagar e sem força. O mais importante aqui é que as crianças percebam a diferença nos gestos técnicos.

Assista ao vídeo abaixo para entender a atividade.

Sucesso na internet: vídeo mostra menina de nove anos treinando boxe.https://www.youtube.com/watch?v=lSbmnWJSFVM

Referências

Documentos relacionados

Mas se você me deixar e amar outro, Você vai se arrepender de tudo algum dia: Você é meu raio de sol meu único raio de sol Você me faz feliz quando o céu está cinza Você

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS. Página 21 – Animais Vertebrados.. Leia com atenção o conteúdo da página 21 e grife as palavras peixes, anfíbios

Observando inicialmente os resultados, pode-se verificar que no caso de sistemas em que as cargas estão ligadas em estrela, a convergência para o fluxo de carga com ajuste

Com linguagem poética, a obra traduz o dia a dia do circo e descreve todos os participantes das apresentações, inclusive aqueles que não fazem parte

Ignorar palavra-passe Esta opção permite ignorar as solicitações da palavra-passe (de arranque) do sistema e da palavra- passe da HDD interna ao reiniciar o sistema. • Desativado

Schnopp Klinik und Poliklinik für Dermatologie am Biederstein, TU München Kinderdermatologie Aktuelle Aspekte bakterieller Hautinfektionen

Não existem conteúdos programáticos fixos para a unidade curricular, pois cada aluno desenvolve o trabalho de investigação com foco num problema de investigação de uma área