• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas

2013/2014

Nome: Catarina Homem de Gouveia Neto de Viveiros

Aluno: Nº 2008054

Turma: 1 e 6

Relatório final

Mestrado Integrado em Medicina

(2)

Índice

I) Introdução --- 3

II) Descrição das atividades realizadas --- 3

1. Estágio parcelar de Pediatria --- 4

2. Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia --- 4

3. Estágio Parcelar de Cirurgia --- 5

4. Estágio Parcelar de Medicina Interna --- 5

5. Estágio Parcelar de Psiquiatria --- 6

6. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar --- 7

(3)

I) Introdução

O presente relatório diz respeito ao estágio profissionalizante do sexto ano do mestrado integrado em Medicina do ano letivo de 2013/2014, composto por 6 estágios parcelares, uma unidade curricular (UC) integradora e uma UC opcional. Constitui um elemento de discussão de prova pública final e tem como objetivo apresentar uma síntese de todo o trabalho desenvolvido por mim nos vários estágios parcelares durante este ano, analisar o cumprimento dos objetivos propostos bem como construir um posicionamento critico relativo aos mesmos, que abordará igualmente a UC integradora e opcional.

Durante o primeiro semestre deste ano letivo estive em mobilidade integrada, no programa de intercâmbio Portugal-Brasil, que frequentei na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizei três estágios parcelares: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e ainda Cirurgia, no Hospital Clementino Fraga Filho (HCFF), sediado no Rio de Janeiro, do qual fazem parte o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. (IPPMG) e a maternidade escola.

Assim o presente relatório está dividido em três partes: Introdução onde são apresentados os objetivos do mesmo; Descrição das atividades realizadas ao longos dos estágios parcelares e UC integradora e opcional e por último uma reflexão critica.

II) Descrição das atividades realizadas

(4)

O estágio de pediatria, sob regência do Professor Hélio Rocha, foi realizado no IPPMG sob tutela do Professor Peter Abram Liquornik. O estágio foi estruturado de acordo com o programa, “Alunos de Intercâmbio Internacional”. Durante o estágio participei em varias atividades deste instituto nomeadamente consultas e enfermaria. Acompanhei consultas de várias especialidades nomeadamente, gastrenterologia pediátrica, cardiologia pediátrica, neurologia pediátrica, alergologia pediátrica e ainda consultas de pediatria geral. Tive oportunidade de realizar algumas consultas de forma autónoma, onde colhi a história clinica e realizei o exame objetivo. Por diversas vezes acompanhei a rotina diária da enfermaria do IPPMG e da maternidade escola da UFRJ. Nestes serviços tive o prazer de contatar de forma mais próxima com as crianças, escrever diários clínicos e discutir a terapêutica e seguimento das mesmas com o meu orientador.

Estive ainda presente em algumas sessões clinicas hospitalares. Não tive a oportunidade de frequentar o serviço de urgência pois este encontrava-se encerrado.

2- Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (30/09/2013 a 25/10/2013)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu entre o HCFF (Ginecologia) e a maternidade escola (obstetrícia), sob tutela do Dr. Renato Ferrari (Ginecologia) e da Dra Evelise Poachamann da Silva (Obstetrícia).

No âmbito da ginecologia tive a oportunidade de participar em consultas de ginecologia e de mastologia, no bloco operatório e nas atividades da enfermaria, tendo acompanhado os vários médicos do serviço. Todas as semanas eram realizadas sessões clinicas no serviço de ginecologia nas

(5)

quais também estive presente. Mais uma vez não tive oportunidade de frequentar o serviço de urgência pois este também se encontrava encerrado.

No âmbito da obstetrícia acompanhei a consultas de gravidez de baixo e de alto risco, bem como atividades de rotina na enfermaria e no serviço de urgência.

A nível pratico realizei vários exames objetivos ginecológicos, medições da altura uterina e perímetro abdominal, pesquisa do foco fetal para auscultação bem como participei em cirurgias maioritariamente histerectomias.

3- Estágio Parcelar de cirurgia (28/10/13 a 20/12/2013)

O estágio de cirurgia sob regência e tutoria do Professor Manuel Domingos foi realizado no serviço de cirurgia do HCFF.

O estágio foi estruturado de acordo com a organização interna do serviço. Estive integrada na equipa de cirurgia endócrina. Durante este período acompanhei as atividades da enfermaria, bloco operatório, consulta de cirurgia geral e de cirurgia endócrina.

Realizei alguns procedimentos práticos, como preenchimentos de diários clínicos, elaboração de notas de alta, punções venosas e também participei em algumas cirurgias.

Todas as semanas eram realizadas sessões clinicas e outras teórico práticas, onde se discutiam as cirurgias e os casos presentes.

Não foi possível frequentar o serviço de urgência pois o mesmo estava encerrado.

4- Estágio Parcelar de Medicina Interna ( 27/01/2014 a 22/03/2014)

O estágio de Medicina Interna decorreu no Hospital Egas Moniz (HEM), no serviço de medicina 2, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e

(6)

sob tutela do Dr. Nisa Pinheiro e dos restantes médicos que constituíram a sua tira.

As atividades foram divididas entre enfermaria, consulta externa (semanalmente), urgência interna e serviço de urgência geral.

Diariamente observei de forma autónoma os doentes internados ao seu cuidado, elaborando o diário clinico, pedindo exames complementares de diagnóstico e fazendo o ajuste terapêutico, quando necessário, assim como discussão da sua evolução clinica com elementos da equipa médica.

Elaborei notas de entrada, de alta e resumos clínicos e ainda participei na observação e realização de procedimentos práticos, como punções arteriais e venosas, eletrocardiogramas, paracenteses, toracocenteses e algaliação. Acompanhei semanalmente o Dr Nisa Pinheiro na urgência interna do HEM e a Dra Mariana Koehler no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier (HSFX).

Assisti e participei, semanalmente na reunião de serviço onde eram discutidos os doentes internados, em sessões clinicas, numa das quais apresentei, em conjunto com duas colegas, uma revisão teórica intitulada “cardiomiopatia dilatada”.

5- Estágio parcelar de Psiquiatria (24/03/2014 a 24/04/2014)

Durante este estágio participei nas atividades do serviço de Psiquiatria e saúde Mental da Infância e da adolescência do HSFX, tendo como tutora a Dra Georgina Maia. A regência deste estágio está a cargo do Professor Doutor Miguel Xavier. Neste período assisti a consultas, participei no serviço de urgência de psiquiatria de adultos, reuniões de serviço e num seminário.

(7)

Os primeiros dias do estágio foram ocupados com um seminário de cariz teórico-prático na FCM, orientado pelo Professor Miguel Xavier.

Diariamente acompanhei a Dra Georgina nas suas consultas. Realizei de forma autónoma várias primeiras consultas. Tive ainda a oportunidade de registar diários de consulta, elaborar uma história clinica completa e resumos clínicos.

Durante um dia frequentei o serviço de urgência de psiquiatria do HSFX acompanhada pela Dra Madalena Serra. Tive a possibilidade de contatar com um espectro de patologias muito diferentes do dia-a-dia, no serviço de Pedopsiquiatria.

No último dia de estágio, apresentei em conjunto com uma colega, um trabalho que teve como tema : ”Suplementos naturais – alternativas terapêuticas na perturbação do sono”.

6 – Estágio Parcelar de Medicina Geral e familiar (28/04/2014 a 23/05/2014)

Realizei este estágio, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos, na unidade de Saúde da Matriz que está integrada no Centro de Saúde de Ponta Delgada, sob orientação da Dra Teresa Costa.

Das atividades realizadas destaco: consultas de saúde do adulto, de saúde infantil, de saúde materna, de planeamento familiar, de cessação tabágica, consulta aberta/serviço de atendimento de urgência e visitas domiciliárias.

Gostaria de salientar o facto de me ter sido concedida a possibilidade de realizar visitas domiciliarias, que me permitiram contatar com uma realidade complemente diferente.

(8)

III) Reflexão critica

“A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões, que lhe permitam tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista (...)”

Retirada do documento “O licenciado Médico em Portugal” esta frase retrata o objetivo central do curso de medicina. Se o ciclo básico de estudos forneceu uma excelente base teórica, foi durante os anos clínicos e principalmente durante o 6º ano, que foi possível ganhar prática e autonomia clínica.

O ganho de competências e preparação, de forma a responder às necessidades dos doentes, adquirir uma base sólida de conhecimentos, treinar a minha capacidade de comunicação e aperfeiçoar a relação médico-doente, foram os objetivos definidos por mim para este ano letivo.

Realizar parte do estágio profissionalizante do 6ºano noutro país constituiu um verdadeiro desafio tanto a nível profissional como pessoal. Tinha como objetivos conhecer a realidade do serviço de saúde de outro país, trabalhar com vários profissionais de saúde, adaptar-me a condições de trabalho diferentes das existentes em Portugal e contatar com um leque de outras patologias. É inegável a diferença das condições de saúde entre Portugal e o Brasil, bem como a forma de ensino.

O estágio de pediatria foi bastante enriquecedor. Proporcionou-me um contato próximo com várias especialidades pediátricas e permitiu-me adquirir novas competências, bem como construir um raciocínio clínico estruturado, de

(9)

No estágio de Ginecologia e Obstetrícia destaco o acesso a várias áreas de intervenção o que contribuiu para um ganho de conhecimentos tanto médicos como cirúrgicos. Destaco a experiência bastante positiva a nível da obstetrícia, pois tive a oportunidade de acompanhar um elevado número de consultas e partos.

A nível do estágio de cirurgia, considero que ganhei uma vasta experiência a nível da cirurgia endócrina. Como ponto negativo saliento que não adquiri tantas competências ao nível de outras patologias cirúrgicas.

O estágio de medicina interna foi extremamente útil. Sendo uma vastíssima área da medicina, considero este estágio de extrema importância para o futuro. Adquiri autonomia no seguimento de doentes, sentindo-me completamente integrada numa equipa médica. Tive a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos durante todo o curso, ganhando ao mesmo tempo, confiança na prática clinica.

O estágio de saúde mental foi uma agradável surpresa. Para além dos seminários teórico-práticos, o dia-a-dia da consulta forneceu-me ferramentas para a abordagem de um doente psiquiátrico. Apesar de o meu contato ter sido praticamente apenas com crianças, não me sinto prejudicada pois durante o 5º ano tive oportunidade de contatar com adultos com patologia psiquiátrica.

Durante o estágio de medicina geral e familiar, pude contatar com as patologias mais frequentes da população portuguesa e com forma como devem ser abordadas. Apesar de ter sido uma experiência enriquecedora a essa nível, considero que foi um estágio sobretudo observacional.

(10)

Em relação à unidade curricular integradora – Preparação para a prática clinica, cujo objetivo é integrar os vários conhecimentos adquiridos e articular as diferentes especialidades que constituem a Medicina em torno de um sintoma, é uma importante ferramenta para os jovens médicos sistematizarem as várias situações clínicas.

Relativamente à UC opcional, este estágio decorreu no serviço de neurologia do Hospital Divino Espirito Santo, onde acompanhei a Dra Marina Couto. Tive oportunidade de contatar com a várias patologias neurológicas, assim como ganhar autonomia na prática do exame neurológico.

Considero esta UC que é de excelente importância, pois os alunos tem a oportunidade de escolherem uma área médica do seu interesse.

Em suma, posso afirmar que este foi um dos anos mais gratificantes do curso, a todos os níveis. Cumpri os objetivos por mim propostos, contudo reconheço que ainda existe um longo caminho a percorrer até poder exercer, de forma autónoma e competente, o exercício da medicina.

Por fim gostaria de deixar um profundo sincero agradecimento a todos os docentes da FCM e da UCFF, assistentes hospitalares e em especial a todos os meus tutores e a todos os colegas, por estes seis anos, pela partilha de conhecimentos, que contribuíram para a minha formação e enriquecimento pessoal e profissional.

Um agradecimento especial a toda a minha família e amigos pois sem eles não teria sido possível terminar esta caminhada.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho realizado teve como principal objetivo colaborar no desenvolvimento sustentável da ESAC - IPC, com os seguintes objetivos específicos: regularizar o

A cidade de Évora possuía um centro urbano primitivo, do período da Alta Idade Média, circunscrito por uma muralha de construção romana, enquanto Setúbal não possuía

Em 2008, com a crise económica, o mercado energético foi afetado, o que levou a uma descida na procura de eletricidade e, apesar de, nos últimos anos o seu consumo ter

Cultural and literary scholar Rita Felski has dedicated much of her work towards exploring various perspectives on reading, a task largely articulated through the espousal of

Entre os videojogos “In Verbis Virtus” e “There Came an Echo”, pode-se dizer que a implementação da tecnologia de reconhecimento de voz como modo de interacção

Gráfico 25: Idade dos doentes observados no Serviço de Urgência no estágio de Pediatria Geral Gráfico 24: Patologias dos doentes observados no Serviço. de Urgência no estágio

O objetivo desse trabalho foi mostrar o tratamento com extrações dentárias de um caso de Classe I em que o primeiro molar superior esquerdo apresentava maior comprometimento na

Assim, deve ser privilegiada a permanência das crianças e jovens acolhidas na mesma casa de acolhimento ao longo do seu percurso pelo acolhimento residencial e,