• Nenhum resultado encontrado

A ORAÇÃO QUE PREVALECE PARA A PAZ Kenneth E. Hagin

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ORAÇÃO QUE PREVALECE PARA A PAZ Kenneth E. Hagin"

Copied!
88
0
0

Texto

(1)

A ORAÇÃO QUE PREVALECE PARA A PAZ

Kenneth E. Hagin

LIÇÃO 1

Sete Passos Para a Oração atendida (parte 1)

Textos Bíblicos: Tiago 1.6; Josué 1.8; Mateus 7.7,8; Marcos 11.23,24.

Verdade Central: Pela fé estendemos as mãos para reivindicar aquilo de que

precisamos, e assim criamos a realidade dele em nossas vidas.

Esta série, em duas partes, sobre o assunto da oração, trata de aspectos fundamentais da oração que obtém resultados. Se o crente seguir fielmente esses passos na oração, poderá ter a certeza de obter uma resposta.

PASSO 1: Resolva o que você deseja da parte de Deus

Tiago 1.6-8

6. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

7. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8. Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

As escrituras supra nos mostram a importância da determinação. Tiago disse que se o homem duvida - se não sabe tomar uma decisão - é “inconstante em todos os seus

caminhos” e não pode esperar que receba alguma coisa da parte do Senhor.

Muitas vezes, somos indefinidos em nossas orações. Quando pergunto às pessoas a respeito de que estão orando, às vezes respondem que não sabem. Uma pessoa disse que estava orando só por orar.

É claro que há um tipo de oração que oramos para adorar a Deus e para ter

comunhão com Ele, mas nesta lição estamos tratando primariamente com a oração que visa obter uma resposta as nossas petições. Se não tomarmos cuidado, esse tipo genérico de oração acabará se impondo, quando precisamos ser específicos a respeito de certa necessidade.

Se você fosse ao supermercado e andasse pra cima e para baixo empurrando o carrinho ao longo das fileiras de prateleiras, sem nada comprar, as pessoas pensariam que você estivesse passando mal da cabeça. Se você mandar uma criança ir lá afim de comprar certos itens, e ela comprar exatamente aqueles, ela está sendo específica.

Assim acontece também com a oração. Seria melhor orara durante dois ou três minutos e saber a respeito de que você está orando, do que orar sem propósito durante duas ou três horas.

(2)

PASSO 2: Leia Escrituras que prometem a resposta que você necessita

Josué 1.8

8. não cesse de falar deste livro da lei: antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.

Para sermos bem sucedidos em nossa vida de oração, a Palavra de deus deve ter a primazia. À medida que nos alimentamos da Sua Palavra, embutindo-na em nossa

consciência interior. Então, em tempos de necessidade, estamos preparados. Podemos usar os trechos bíblicos apropriados contra o diabo, quando ele procura nos levar a duvidar de deus e nos despojar daquilo que desejamos.

No deserto, quando satanás tentou Jesus a transformar pedras em pães, Jesus respondeu com a palavra. Disse: Está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda

palavra de Deus.Depois, satanás O levou a uma montanha alta, e lhe mostrou todos os

reinos do mundo. Falou que se Jesus o adorasse, dar-Lhe-ia todos esses reinos. De novo, Jesus respondeu: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto.

Satanás levou-O, então, ao pináculo do templo e Lhe disse:...Atira-te daqui

abaixo...De novo, Jesus respondeu com a palavra, dizendo: dito está: não tentarás o Senhor teu Deus (Lucas 4.3-12).

Jesus usou para derrotar o diabo a mesma arma que todos os cristãos possuem hoje: a palavra de Deus. Tudo quanto precisamos fazer diante da tentação e da dúvida é dizer:

está escrito. Se as escrituras estiverem firmemente implantadas em nosso coração,

estaremos preparados para quaisquer ataques do diabo.

Nas questões de orientação, perscrute as escrituras para ver o que Deus tem a dizer a respeito de qualquer situação. Sua Palavra revela claramente sua vontade. Se as Escrituras não nos prometerem aquilo que estamos buscando, não temos direito de pedi-lo em oração. Não devemos querer algo que a palavra de deus diz que não devemos ter.

Por outro lado, ao orarmos pedindo coisas que são expressamente prometidas na palavra, podemos não ter total confiança de que Deus nos dará aquilo de que precisamos. Há muitos anos, escrevi com tinta vermelhe na capa interna da minha Bíblia: “A Bíblia o diz, eu o Creio, e está resolvido!”

Muitas pessoas procuram orar além da sua fé. É a palavra de Deus que dá fé. De

sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (romanos 10.17). a razão por que

as pessoas não oram com confiança e fé, é por não conhecerem as Escrituras

suficientemente bem para saber se aquilo, que oram é segundo a vontade de Deus. Talvez

esperem que seja, mas não sabem se o é. Ao lermos a Palavra de Deus e aprendermos a

Sua vontade, podemos apropriar-nos das Suas promessas para todas as nossas necessidades.

PASSO 3: Peça a Deus as coisas que você deseja

Mateus 7.7,8

7. Pedi, e dar-se-vós-á; buscai, e achareis; batei, abrir-se-vós-á.

8. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra, e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Em Mateus 6.8, Jesus disse: Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade,

antes que lho peçais. Mas, no capítulo seguinte, como vemos nos versículos citados supra,

(3)

conheça as nossas necessidades, Ele quer que as levemos até ele,m pedindo a Sua ajuda.

PASSO 4: Creia que Você recebe

Marcos 11. 23,24

23. Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que lhe disser será feito.

24. Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

A versão amplificada do versículo supra diz:...Tudo quanto em oração pedirdes,

crede- confiai e contai com isso- que vos é concedido, e o recebereis.

Para compreender isso melhor, precisamos ter consciência de que há dois tipos de verdade: a verdade do conhecimento dos sentidos, e a verdade revelacional.

Algumas pessoas pensam que a verdade é questão de coisas que vêem com os olhos físicos. Mas não podemos ver as coisas do Espírito. Não são carnes, não são materiais.

Tudo quanto precisamos, está providenciado para nós na dimensão espiritual.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1.3). Nossas necessidades

foram providas em Cristo Jesus. Talvez nem sempre possamos vê-las, mas ali estão. Quando a “verdade do conhecimento dos sentidos” entra em contradição com a “verdade segundo a revelação”, ou a palavra de Deus, começo a andar segundo a verdade revelacional. Ando na luz daquilo que Deus diz

Aquilo que está na dimensão espiritual fica sendo real na dimensão natural. Mediante a fé. A fé o capta a cria a realidade dele nas nossas vidas.

Por isso, quando você ora, creia que recebe aquilo que pede, e o terá. Isso está além do nosso pensamento natural. A mente natural não consegue entender isso, mas devemos andar em fé, em não por aquilo que vemos.

Certa vez, enquanto pregava numa igreja pequena, fiquei quente demais. Quando saí do templo, depois do culto, meu corpo estava pingando suor. Quando o ar frio lá fora atingiu meu rosto, comecei a sentir dores de garganta, e até chegar ao estacionamento, estava falando com dificuldade. No dia seguinte, sentia dores nos pulmões, e só falava sussurrando.

Comecei a ler as Escrituras a respeito da cura. Com minha Bíblia aberta na minha frente, orei silenciosamente e disse: “senhor, a Tua Palavra me diz que estou curado. Se eu perguntasse ao meu corpo se ele está curado, a resposta seria não. Se eu perguntasse aos meus sentimentos se estou curado, a resposta seria não. Se eu perguntasse as pessoas ao meu redor se estou curado, diriam que não”.

“A Tua Palavra diz que Deus é a verdade e que todo homem é mentiroso.logo, se eu disser que não estou curado, eu seria mentiroso. A Tua Palavra diz que Deus não pode mentir. Romanos 3.4 diz: De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo

homem, segundo está escrito: para seres justificados nas tuas palavras, e venhas a vencer quando fores julgado.

Quando chegou a hora do culto da noite, fui até o microfone e falei que queria dar graças a Deus porque estava curado. A congregação olhava para mim como se eu estivesse louco, porque quase nem conseguia sussurrar.

(4)

Demonstrei-lhes pela palavra que eu estava curado, estaria mentindo. Falei-Demonstrei-lhes, ainda, que desejava que ficassem em pé e louvassem comigo, porque eu estava curado.

Quando começamos a louvar a Deus em pé, minha voz voltou antes de eu ter falado “Aleluia” três vezes. Em seguida, preguei meu sermão com uma voz forte e nítida. Naquela noite, a congregação viu uma ilustração da fé em ação.

Tudo quanto precisamos fazer é pedir a Deus as coisas que desejamos, e crer que a recebemos.

Texto para memorizar:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, a abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á (Mateus 7.7-8)

_________________________________________________________________________ A LIÇÃO EM AÇÃO: tomai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes(Tg 1.22)

_______________________________________________________________________________

LIÇÃO 2

Sete Passos Para a Oração Atendida (parte 2)

Textos Bíblicos: Provérbios 4.20-22; Filipenses 4.6

Verdade central: Pensar pensamentos da fé e falar palavras da fé levam o

coração, da derrota para vitória.

A lição anterior tratou de quatro passos que devemos dar, para nossas orações serem atendidas:

1.Resolva o que você quer receber da parte de deus. Seja específico na declaração das suas

petições.

2.Leia textos das escrituras que prometem a resposta de que você necessita. Procure na

bíblia os textos que se aplicam à sua necessidade. Implante a Palavra de Deus firmemente no seu coração, a fim de estar preparado contra os ataques de satanás.

3.peça a Deus as coisas que você deseja. Faça conhecidas a Deus as suas necessidades, Ele

quer, segundo Seu plano divino, que as contemos a Ele.

4. Creia que você recebe. Desenvolva uma fé perseverante que se recusa a ficar olhando nas

circunstâncias - uma fé que produz resultados.

Nesta lição, trataremos de mais três passos para orarmos de modo mais eficaz.

PASSO 5: Recuse-se a duvidar.

Faça com que cada pensamento e desejo afirmem que você recebeu aquilo que pediu. Nunca permita que um quadro mental do fracasso permaneça na sua mente. Nunca duvide, nem sequer por um momento, de que você recebeu a resposta. Se persistirem as dúvidas, repreenda-as. Fixe a sua mente na resposta. Tiago 4.7 diz:...Resisti ao diabo, e ele

fugirá de vós. A dúvida provém do diabo. Resista-a.

Erradique todo quadro mental, sugestão, sentimento ou pensamento que não contribuam para sua fé. Concentre-se em coisas que contribuem para sua confissão quanto àquilo que você precisa da parte de Deus.

(5)

olho esquerdo dela. Continuou crescendo até ficar do tamanho da ponte do dedinho dela. Era motivo de preocupação.

Eu sabia em meu espírito que o tumor desapareceria. Amigos nos diziam: “oh, provavelmente desaparecerá à medida que ela cresce”. Eu sabia que, quando deus curasse Pat, eles diriam que o tumor desapareceu sozinho; por isso, levei-a para consultar a um oculista.

Ele disse que Pat tinha um tipo de tumor que nunca desapareceria sem cirurgia. Sugeriu que ela fosse operada, porque de outra forma, o tumor cresceria cada vez mais, ao ponto de acabar dependurado sobre o rosto dela. Agradeci o diagnóstico, e saí do

consultório.

Naquela noite, às 22:15, orei a respeito e falei: “Senhor, o médico disse que será necessária uma operação, mas João 16.23 diz: Se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la

concederá em meu nome. Estou me baseando nesse versículo. Pedi a Ti, e agora creio que

tu o realizaste. Creio nesta noite, às 22:15 horas, que minha filhinha foi curada. Agradeço-te pela cura”.

Levantei-me da minha posição ajoelhada, e, enquanto eu ia para cama, o diabo me mandou acender a luz para ver se aquele tumor desaparecera. Imediatamente resisti ao pensamento. Várias vezes durante a noite, fui acordado com o mesmo pensamento - ir ver se o tumor já tinha desaparecido.

Falei: “satanás, porque vou precisar levantar-me acender a luz para ver se já desapareceu? Sei que desapareceu, pois tenho a promessa de Deusa respeito”.

A mesma sugestão voltou na manhã seguinte, e novamente a expulsei da minha mente. Continuei dizendo que Pat tinha recebido a cura na noite anterior, às 22:15.

Quando vi Pat, no café da manhã, o tumor ainda estava no olho dela, mas a Bíblia nos manda andar pela fé e não por vista. Não levei em conta a evidência física do tumor. Continuei andando pela fé e agradecendo a Deus pela sua cura.

Cada vez que nossa família se reunia à mesa de refeições, eu via aquele tumor feio apontando bem na minha direção. Mas simplesmente continuei dando graças a Deus pela cura que fora realizada naquela noite às 22:15, quando orei q cri que recebi.

Fiquei tão ocupado em agradecer a Deus pela cura, que realmente não sei quando o tumor desapareceu. Pouco dia mais tarde, estava viajando de automóvel, e estava em pé no assento da frente, entre Oretha e eu. Voltei-me para dizer algo a Oretha, e notei que o tumor de Pat desaparecera. Quando mencionei o fato a Oretha, ela me disse que já havia cerca de 10 dias que desaparecera.

Vimos um milagre como resultado de crer em Deus e agradecer-lhe pela resposta, embora nossos sentidos físicos tivessem dito que não ocorrera. É nessa dimensão que a

batalha da fé é travada e vencida.

Nossos pensamentos são governados pela observação, pela associação, e pelos ensinamentos. Devemos guardar-nos contra todo mau pensamento e dúvida que aparece em nossa mente. Devemos manter-nos longe de todos os lugares e coisas que não apóiam nossa confissão de que Deus tem atendido a nossa oração (Ás vezes, isso importa em manter-nos afastados das igrejas que ensinam mais dúvida do que fé).

Está escrito em Filipenses: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que

é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4.8)

(6)

PASSO 6: Meditar Nas Promessas

Provérbios 4. 20-22

20. Filho meu, atenta para minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina o teu ouvido. 21. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22. Porque são vida para quem os acha, e saúde para o seu corpo.

Medite constantemente nas promessas em que você se baseia a sua resposta à oração. Faça um retrato mental de si mesmo, possuindo aquilo que pediu a Deus, e faça planos como se já fosse uma realidade. Deus tornará a Sua Palavra rela para você, se você agir sobre ela.

A palavra de Deus diz que Ele escuta a oração e a atende. Se a palavra não se afastar diante dos seus olhos, você tem a certeza de se ver com as coisas que você pediu. Se você não se vê com elas, é porque a palavra de Deus se afastou de diante dos seus olhos.

Se você não for leal a palavra, Deus não será leal à você, embora Ele o queira. A

única maneira de Deus operar é mediante a Sua palavra. Ele anda em harmonia com

Sua Palavra. Ele tem engrandecido a Sua palavra acima de Seu nome! Se você for leal à Palavra, Deus será Leal a você.

Muitas pessoas oram, e oram, mas sem orar segundo a Palavra. Se permanecerdes

em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedires o que quiserdes, e vós será feito (João 15.7). Jesus não falou, simplesmente: Se permanecerdes em mim; Ele

acrescentou: e as minhas palavras permanecerem em vós. Com suas palavras permanecendo em nós, temos m fundamento sólido.

Certa vez fui orar por uma evangelista idosa em Forth Worth, no estado do Texas. Muitas pessoas tinham sido salvas e cheias do Espírito através do ministério dela. Agora. Com idade de 82 anos, tinha sido operada, e os médicos tinham achado sete cânceres em seu corpo. Simplesmente fecharam tudo com pontos, e lhe disseram que ela não tinha muito tempo para viver. Meses se passaram e, embora ela estivesse confinada a cama, ainda estava com vida.

Quando falei com ela, ela disse que já tinha idade para morrer, mas a encorajei a deixar Deus curá-la primeiro, porque ainda poderia ganhar muitas almas com aquela idade. Então li para ela provérbios 4. 20-22 e disse que ela devia visualizar-se com saúde e

pregando.

Quando vi aquela mulher oito meses depois, estava dirigindo reuniões

evangelísticas! Ela veio falar comigo depois de um dos meus cultos, e me deu um grande abraço. Fiquei atônito, e ela se deu conta de que não a reconheci. Parecia diferente, porque tinha aumentado de peso. Dava impressão de estar gozando de saúde excelente.

Falou-me que estava tão contente, porque não a deixei morrer. Tinha feito aquilo que eu lhe falara: começara a ver-se a si mesma de maneira positiva, e voltou para trabalhar. Na obra de Deus. Disse que tinha reuniões evangelísticas programadas para totalidade do verão.

Posteriormente, fiquei sabendo que essa mulher vivei até 91 anos de idade. Não morreu do câncer. Desfrutou de muitos outros anos proveitosos no serviço do Mestre, antes de receber a cura, imaginava-se morta, mas levei-a Vera si mesma possuindo aquilo que Deus providenciara para ela.

(7)

PASSO 7:Dar a Deus o Louvor

Filipenses 4.6

6. não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pala súplica, com ações de graça.

Na bíblia amplificada, as palavras “Não andeis ansiosos de coisa alguma” são traduzidas: “não fiquem irritados ou ansiosos por nada”.Enquanto ficamos aborrecidos, irritáveis, e ansiosos, a oração e o jejum não surtiram efeito.

Esse versículo diz: “com ações de graça”, e isso depois de termos orado sobre o assunto. Damos graças Deus pela resposta DEPOIS DE TERMOS ORADOS.

O passo final para a oração atendida é elevar o coração a deus, constantemente, com gratidão e louvor cada vez mais por aquilo que Ele tem feito e por aquilo que Ele está fazendo por você agora.

Faça com que cad oração a respeito das suas necessidades seja uma declaração de fé e de louvor, e não uma declaração de incredulidade. Você pode fazer isso tão facilmente quanto pode pensar pensamentos de dúvidas e de incredulidade.

Pensar pensamentos da fé e falar palavras da fé podem levar o coração, da derrota para a vitória! Não aceite a derrota. É seu direito por herança - seu direito

segundo a redenção - receber aquilo que Deus prometeu. Pertence a você, e virá. Aceite-o, e ele se tornará uma realidade.

Andrew Murray disse: “Não é de bom gosto pedir a Deus a mesma coisa repetidas vezes. Quando você realmente chegar a orar de novo por alguma coisa que não tenha sido materializada, não ore por ela da mesma maneira, porque seria incredulidade. Relembre a Deus que você pediu determinada coisa, e faça alusões àquilo que sua palavra diz respeito,e conta-Lhe que você está na expectativa. Depois, agradeça-lhe por ela.”

Freqüentemente, as pessoas desfazem suas próprias orações! Entram na

incredulidade, e permanecem ali, como rodas girando no ar.

Durante uma convenção em Texas certa vez, ouvi o Ver. Raymond T. Richey dirigir orações em favor de um homem que estava no hospital, morrendo. Depois de termos orado, demos graças a Deus porque Ele nos atendera.

O irmão Richey começou a descer do púlpito, mas depois voltou até o microfone. Perguntou quantos na congregação iriam continuar orando por esse homem no hospital. Quase todos levantaram a mão.

“Para que vocês vão quere fazer isso?” Perguntou o irmão Richey, “já oramos por ele, agora, continuemos louvando a Deus porque Ele já curou esse homem.”

No fim do culto, alguém entrou e informou que o moribundo se recuperara

repentinamente, e que estava passando bem. Tinha visto Jesus entrar no seu quarto e dizer: “Eu sou o Senhor que te sara”. Acordara, e imediatamente recuperou a saúde. Assim acontecera enquanto estávamos orando.

O cristão que pratica esses sete passos para oração respondida descobrirá grandes vitórias na sua vida de oração.

Texto para Memorizar:

Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiseres, e vós será feito (João 15.7).

_________________________________________________________________________ A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

(8)

_______________________________________________________

LIÇÃO 3

A Oração que destrava o Céu

Textos Bíblicos: João 16.24, 24; Efésios 5.20.

Verdade central: O Nome de Jesus é o acesso ao coração do Pai.

Temos uma chave que destrava porta do nosso automóvel. Podemos dizer que destravamos a porta, mas é realmente a chave que faz isso. Temos também, uma chave que se encaixa na partida. Não poderíamos dar partida nesse automóvel sem essa chave. Ela é o fator importante para conduzir o veículo. Sem ela, não chegaríamos a lugar nenhum.

O Nome De Jesus!

Há uma chave à oração que destravará as portas e as janelas do céu e satisfará todas as nossas necessidades. Sem essa chave, nada conseguiremos. Essa chave se acha em João 16.

JOÃO 16.23,24

23. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.

24. Até agora nada tendes pedido em Meu Nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Jesus é nosso mediador, intercessor, advogado, e Senhor. Nunca é registrado em nenhum lugar da Bíblia que Jesus mandou seus discípulos orar a Ele. Sempre deviam orar

ao Pai em Nome de Jesus. Se, portanto, quisermos que nossas orações cheguem ao trono

de Deus, devemos chegar-nos a Ele de conformidade com as regras determinadas na Sua Palavra.

No texto bíblico supra, Jesus disse: Naquele dia nada me perguntareis. Disso isso aos seus discípulos antes de ir embora. Estava falando na Sua posição presente de

Mediador, sentado à destra do Pai.

Outra tradução diz: “Naquele dia não orareis a Mim”. Jesus mandou pedir ao Pai em Seu Nome. Essa é a chave que destravará o céu em nosso favor.

Podemos dizer a Jesus o quanto nós O amamos, porém, quando se trata de orar, devemos pedir ao Pai mediante ao Senhor Jesus. Efésios 3. 14,15 diz:Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o Nome toda família, tanto no céu como sobre a terra. Não importa a igreja à qual pertencemos, mas é importante a família à qual pertencemos.

Alegria Transbordante!

(9)

alegria genuína em saber que o Pai responderá às nossas orações.

O amado pregador Smith Wigglesworth trabalhou durante muitos anos como encanador antes de começar seu ministério de pregação com tempo integral. Certa vez, enquanto instalava encanamentos numa casa grande, notava que a dona da casa

freqüentemente entrava, olhava para ele, e então saia. Finalmente, ela entrou no aposento onde ele estava trabalhando, sentou-se, e perguntou: “O que mesmo poderia causar essa expressão maravilhosa no seu rosto? Você parece tão cheio de alegria”.

Wigglesworth contou a ela que, naquela manhã, quando estava tomando café, a esposa lhe informou que dois dos seus filhos estavam muito doentes. Antes de comerem, subiram até o quarto, impuseram as mãos nos filhos,e oraram por eles. Foram curados imediatamente e desceram para tomar o café da manhã com os pais. Wigglesworth disse que era maravilhoso ter um Jesus tão maravilhoso.

Contou a mulher que as escrituras dizem:...pedi,e recebereis para que a vossa

alegria seja completa. (certamente nossa alegria não poderia ser completa se nossos filhos

estivessem doentes, mas o Senhor nos falou para Lhe pedir aquilo que necessitássemos:

para que a vossa alegria seja completa).

A mulher perguntou a Wigglesworth se Jesus podia salvá-la e dar essa alegria maravilhosa a ela, também. Wigglesworth garantiu que Ele o faria.

Ela aceitou ao Senhor e começou a regozijar-se. Perguntou a Wigglesworth se ela poderia manter aquela alegria. Ele lhe respondeu que a única maneira de mantê-la seria reparti-la. Disse-lhe que devia contar a todas as mulheres, na reunião do seu clube a

respeito de sua salvação. Ela fez assim, e todas elas foram salvas. É assim que se conserva a alegria: contar aos outros a respeito dela.

Se Wigglesworth tivesse ido trabalhar naquele dia, deixando duas crianças doentes em casa, a alegria dele não teria sido completa. Teria ficado preocupado, teria um aspecto de aflição. Mas, ao invés disso, tinha uma luza no seu rosto - uma radiância que era óbvia a todos quanto o viam. O que era? Era a alegria que o Pai nos prometeu, quando pedíssemos a Ele no tocante às nossas necessidades e recebêssemos pela fé.

Em outra ocasião, Wigglesworth estava com grave necessidade financeira. Naquela ocasião, estava em Londres, visitando o lar de um homem rico. Wigglesworth

simplesmente entregou ao Senhor seu fardo financeiro, e recusou-se a ficar preocupado. Não contou a ninguém. Sabia que o Senhor cuidaria disso.

Enquanto ele e o amigo estavam andando no parque, Wigglesworth estava cantando alegre, regozijando-se no Espírito. O amigo rico comentou que daria tudo quanto possuía para ter o mesmo Espírito de alegria que Wigglesworth tinha.

Wigglesworth lhe explicou que não lhe custaria nada; era lançar todos os seus cuidados sobre Jesus. Wigglesworth explicou que ele mesmo fizera assim,e que não tinha a mínima preocupação neste mundo. Nem então passou a mencionar ao seu amigo a sua necessidade financeira, mas, pelo contrário, falava da vitória e da alegria em Cristo Jesus.

Um desses homens tinha bens materiais, mas lhe faltava alegria. O outro tinha falta de bens materiais, mas estava cheio de alegria. Qual era o segredo? Wigglesworth conhecia a verdade das Escrituras:...pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Você pode ter alegria completa se está oprimido por grandes fardos financeiros? Pode ter alegria completa se tem dívidas vencidas, ainda por pagar? Se você pediu a Ele o suprimento das suas necessidades,e se pode crer que já o recebeu,a sua alegria poderá ser completa.

(10)

Alegria Que Antecede o Fato!

Você terá de aceitar a alegria antes de receber aquilo que está pedindo em oração. Se você estiver preocupado,e procurando achar uma solução por conta própria, você estorvará a ajuda que Deus quer lhe dar. É você quem carrega o fardo, ai invés de deixar que Ele o carregue. Se, na realidade, você está preocupado, a oração lhe será de pouco proveito, porque você não está orando com fé.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4. 6,7).

Quando realizava conferências evangelísticas, eu, freqüentemente, ia dirigindo o carro diretamente da Califórnia para o Texas. Minha mãe me contou, certa vez, que, quando sabia que eu estava viajando, orava para que o Senhor estivesse comigo. E ficava acordada de noite, preocupada, pensando que o telefone tocaria com noticías de que fui envolvido num acidente. Falei-lhe que estava perdendo o seu tempo orando, se era para manter-se acordada, preocupando-se.

A oração é mais do que isso....pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja

completa. Devemos ficar cheios de alegria mesmo antes de recebermos o que pedimos,

porque Sua Palavra nos garante que Ele ouviu as nossa oração.

EFÉSIOS 5.20

20. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Note que aqui Paulo nos manda dar graças por tudo "a nosso Deus e Pai", em Nome de Jesus. Paulo nos manda orar ao Pai e não a Jesus. O Nome de Jesus é o acesso ao

coração do Pai em todo o nosso verdadeiro louvor e ações de graças.

Alguém disse que o modo de orarmos não faz muita diferença. Mas, se fosse assim, por que Deus inspirou Paulo a escrever as Epístolas? Dizer que esses versículos não são importantes, seria tão destituído de sentido quanto dizer que João 3.16 não é importante. Se cremos que João 3.16 é importante, devemos crer que todas as Escrituras são importantes e que são para nossa instrução ao andarmos com Deus. Quando você quer obter uma resposta para suas orações, siga os ensinamentos da Palavra e ore ao Pai em Nome de Jesus.

Muitas pessoas, ao orarem, terminam, assim, a sua oração: "por amor a Jesus". A Palavra não nos manda, porém, orar por amor a Jesus. Somos ensinados a orar em Nome de Jesus. Qual é a diferença?

Se você fosse até um banco para descontar um cheque para um amigo, o caixa lhe perguntaria se você tinha conta no banco, com saldo suficiente para garantir o cheque. Senão, o caixa não trocaria o cheque. Mas se você tivesse em mãos um cheque de um homem que tinha conta naquele banco, você poderia descontar o cheque.

A mesma verdade se aplica, quando comparecemos diante de Deus e pedimos que Ele faça algo por amor de Jesus. Estamos pedindo que seja feito para ajudar Jesus na base de nosso crédito. Se eu tivesse dor de estômago, seria estultícia pedir que Deus me curasse por amor a Jesus. È o meu estômago que está doendo. Não preciso ser curado em favor dEle (Somos nós que precisamos de ajuda. É Ele quem tem o status e o crédito,e nós

(11)

podemos comparecer em Nome dEle).

A nossa atitude faz bastante diferença. A razão por que fracassamos muitas vezes em nossas orações, é que nossa atitude está totalmente errada. Às vezes, pensamos que Deus deve atender nossas orações por causa do nosso próprio mérito ou virtude.

Quando Pedro e João ministraram ao coxo na Porta Formosa, conforme está registrado no terceiro capítulo de Atos, as pessoas que viram o milagre ficaram atônitas. Pensavam que era mediante algum poder especial desses homens que o coxo foi curado. Mas Pedro disse:...por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou

piedade o tivéssemos feito andar? (Atos 3.12)

Não é por meio de nosso próprio poder ou santidade que recebemos uma resposta à oração. Não obtemos as respostas às nossas orações porque somos bons; são respondidas por causa de Jesus. Ele tem autoridade no céu. Ele é a única maneira de nos aproximar do Pai. Não podemos chegar lá de nenhuma outra maneira. Chegamos ao Pai em Seu Nome. A chave para recebermos as respostas às nossas orações é através do poderoso Nome de Jesus.

Texto Para Memorizar:

Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo, se perdides alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome (João 16.23)

_________________________________________________________________________ A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

__

LIÇÃO 4

A Autoridade do Nome de Jesus

Textos Bíblicos: Marcos 16.17, 18

Verdade central: Jesus nos deu uma procuração, o poder de usar o Seu

Nome.

Deus escuta e atende a oração. Seria melhor já deixar isso bem claro. Funciona. È freqüente demais as pessoas darem mero tiro no escuro quando se trata da oração. Dizem que isso é oração, e não dão um passo além. Esperam que algo acabe funcionando de alguma maneira.

Nós, poré, precisamos firmar nossos pés na Palavra de Deus e deixar o céu, o inferno, e a terra saber que a palavra de Deus é verdadeira e que nós cremos nela. Precisamos crescer na oração. Muitas vezes, Deus Se condescende em encontrar-Se conosco num nível elementar, mas é melhor que cresçamos espiritualmente e nos encontremos com Ele no nível dEle.

A Bíblia ensina que há uma semelhança entre crescimento físico e o crescimento espiritual. Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual,

(12)

para que por ele vos seja dado crescimento para salvação

(1 Pedro 2.2). Ninguém nasce adulto. Nascemos como nenéns e crescemos. Ninguém

nasce como cristão plenamente desenvolvido, tampouco.Os cristãos são nenéns recém-nascidos que passam a crescer. À medida que amadurecemos na Palavra, nossa vida de fé deve melhorar-se.

Quando eu era criança, orava: "Deito-me e pego no sono..." Mas não oro mais assim. Cresci para além desse nível. Quando éramos nenéns espirituais, podíamos ter orado de certas maneiras, mas Deus quer que cresçamos espiritualmente. Deus requer da nossa parte mais agora do que Ele exigia há uns poucos anos.

Direitos do Crente em Nome de Jesus MARCOS 16.17, 18

17.Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas;

18. Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados.

A oração dever ser dirigida ao Pai em Nome de Jesus. Essa é a chave para

recebermos a resposta às nossas orações. Nesta lição, examinaremos os direitos que temos em Nome de Jesus.

Jesus nos deu a procuração, ou direito de usar Seu Nome. Usamos o Seu Nome, quando oramos em favor das nossas necessidades individuais e quando lidamos com o diabo. Ele disse: Em Meu Nome expelirão demônios...

Quando Jesus nomeou os setenta discípulos e os enviou:Então regressaram os

setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! (Lucas 10.17).

Em Atos 16.16-18 lemos onde Paulo expulsou um espírito mau de uma

menina.Então Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito:Em Nome de Jesus Cristo

eu te mando: Retira-te dela. E ele na mesma hora saiu.

Certa vez fiquei sabendo a respeito de uma mulher cuja filha estava num

manicômio. Essa mãe resolveu que oraria a oração da fé em favor da filha - exercendo a sua autoridade em Nome de Jesus e expulsando o demônio que mantinha a filha sob o domínio dele. Convidou 12 mulheres fortes na fé a ir com ela até ao manicômio.

Quando chegaram a cela onde a filha estava presa, a mãe disse ao atendente: "Quero que você abra a porta e me deixe entrar, porque desejo orar pela minha filha."

Ele respondeu: "você não pode fazer isso, ela vai matá-la, é uma louca violenta”.Ele estava argumentando que não poderia deixá-la entrar, porque assim ele seria demitido, mas, enquanto isso, já estava adentrando a porta. A mãe entrou,e ele trancou a porta de novo.

A filha demente parecia mais um animal do que um ser humano. Os cabelos e as unhas tinham crescido muito, e ela sibilava e bufava como um animal.

Enquanto as 12 mulheres do lado de fora oravam silenciosamente, a mãe orava em voz alta, ordenando que o diabo saísse da filha, em Nome de Jesus. Ele orou assim durante uns 10 minutos.

De repente, a filha relaxou-se, levantou os olhos, e disse:"Mamãe! È você, mamãe?" Abraçou a mãe fortemente e a beijou. Naquele dia o manicômio lhe deu alta, considerando-a sã. Aquele mãe conheciconsiderando-a os direitos delconsiderando-a. Sconsiderando-abiconsiderando-a quconsiderando-al considerando-autoridconsiderando-ade lhe pertenciconsiderando-a, pconsiderando-arconsiderando-a expulsar os demônios em Nome de Jesus.

(13)

Jesus também disse em Marcos 16. 17: Em meu nome...falarão novas línguas.Todo crente tem o direito de falar em novas línguas.

O versículo seguinte diz que e Nome de Jesus pegarão em serpentes;e, se alguma

coisa mortífera beberem, não lhes fará mal.

Isso não significa, naturalmente, que devemos pegar em serpentes e mexer com elas simplesmente para procurar comprovar alguma coisa. Significa que, se formos,

acidentalmente mordidos, assim como aconteceu com Paulo na ilha de Melita, poderemos sacudir de nós a serpente,e reivindicar a imunidade em Nome de Jesus.

Lemos em Atos 28.3-6 como Paulo sofreu naufrágio. Pegou uns gravetos para atirar na fogueira, e uma víbora saiu do meio deles e se prendeu à sua mão. As pessoas que viram o acontecido pensavam que ele cairia morto. Como não morreu, nem sua mão ficou inchada com o veneno, todos sabiam que tinham visto um milagre.

Ouvi falar em experiências semelhantes em nossos dias. Uma missionária num país estrangeiro foi picada por um escorpião mortalmente venenoso. Naqueles dias, não havia antídoto para aquela picada, que sempre era fatal.

A missionária estava fazendo compras na rua, quando o escorpião a picou, e as pessoas que olhavam pensavam que ela ficaria inchada e morreria. Mas ela simplesmente sacudiu o escorpião em Nome de Jesus e nem sequer sentiu náuseas. Como resultado, muitas daquelas pessoas foram salvas.

As escrituras dizem, ainda:...e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará

mal.De novo, isso não significa que podemos beber veneno para provar a Deus. Significa

que se assim acontecer acidentalmente, poderemos reivindicar a imunidade em Nome do Senhor Jesus Cristo.

Usando O Nome de Jesus

Há vários anos, certa denominação religiosa estava realizando uma convenção em Corpus Christi, Texas. Depois de o grupo começar a se reunir no local da convenção, alguns começaram a adoecer. Dentro de pouco tempo, cerca de 20 ou 30 pessoas estavam desesperadamente enfermas, e começavam a orar umas pelas outras.

Enquanto oravam, alguém recebeu uma revelação no sentido de que a água em um dos hotéis estava envenenada. Foi nos dias em que não havia água encanada no município. Havia uma jarra e uma tigela em cada quarto, montadas num apoio. Ou quem recebeu a revelação a advertir os demais a não beberem mais daquela água. O Senhor atendeu às orações, e todos foram curados.

Levaram uma amostra da água para uma estação naval nas proximidades. Os testes de laboratório comprovaram que havia veneno suficiente na água para matar um regimento de homens. Em tais circunstâncias, temos o direito de reivindicar a imunidade em Nome de Jesus.

Jesus disse:Em meu nome...É em Seu Nome que conseguimos expulsar os demônios. É em Seu que podemos reivindicar a imunidade, e , acidentalmente, formos pecados por uma serpente venenosa ou bebermos alguma coisa mortífera. É em Seu nome que podemos impor as mãos sobre os enfermos, e sararão. É Seu nome que nós dá

autoridade para reivindicar essas coisas.

Note que Ele disse que nós impomos as mãos nos enfermos - não é Jesus nem o Espírito quem o faz. Impomos as mãos nos enfermos em Nome de Jesus.

(14)

Somos nós que falamos em línguas. Já ouvi pessoas dizer:"Mas receio que apenas eu". Certamente, era você! Você tem o direito de falar em línguas em Nome de Jesus. É você quem faz a parte de falar, da mesma maneira que é você que impõe as mãos sobre os enfermos. O Espírito Santo lhe concede o que falar, e é você quem fala.

Esse é nosso direito em Nome de Jesus. Pertence a todos, e não apenas a alguém com uma chamada especial. O mais simples filho de Deus tem tanto direito de usar o Nome de Jesus como qualquer outra pessoa tem.

Quero que você fixe sua atenção em mais uma coisa nesse assunto: Não precisamos lutar para ter fé. Alguns pessoas pensam que se tão-somente tivessem fé suficiente,

poderiam fazer essas coisas. Note, porém, que esse texto das escrituras não diz nada a respeito de ter fé. Jesus não disse:"Se tiverem fé suficiente..." Ele disse:Estes sinais hão de

acompanhar aqueles que crêem: em meu nome...Passou a enumerar os nossos direitos

mediante o Seu Nome.

Não precisamos esforça-nos para ter fé. É simples questão de reivindicar os nossos direitos e de usar com ousadia aquilo que sabemos pertencer-nos.

O Nome de Jesus me pertence tanto quanto minhas mãos e pés me pertencem. Quando acordo de manhã, não peço que Deus me dê fé para levantar-me e andar.

Simplesmente me levanto e ando, porque sei que meus pés estão ali!O Nome de Jesus me pertence tanto quanto minhas mãos e meus pés me pertencem, e posso usar o Seu Nome.

Há pessoas que oram e oram, mas os resultados não revelam que suas orações têm alguma eficácia. Se você não obtém resultados ao orar, precisa reexaminar os seus métodos. Se você não estiver esperando resultados ao orar, não há necessidade de orar.

A Empresa da Oração

Assim como empresários esperam lucrar, assim também nós devemos esperar que lucremos quando oramos. Se uma empresa não estivesse tendo lucro, a diretoria começaria imediatamente a reavaliar seus métodos, e introduziria as mudanças necessárias. A

indústria exige o melhor nível educacional técnico. Exige homens treinados para

cumprirem as suas tarefas. Os cristãos, também, devem fazer das suas orações uma empresa - o negócio mais grandioso que existe - o negócio de Deus.

A oração é da máxima importância. Do lado prático, o cristianismo é uma fé viva em contato com o deus vivo que ouve e responde à oração.

Simplesmente falar no ar não é oração. Gastar 20 minutos no domingo de manhã, dando a Deus um sermão sobre seus deveres para com a igreja, não é oração. Dar uma preleção à congregação não é oração.

Não devemos orar pedindo resultados. Se orarmos sem vermos resultados, isso demonstra que temos a forma sem o poder.

Todas as coisas que Deus nos proveu nos são oferecidas através da oração, e se não as possuímos, é porque não fizemos nossa conexão na oração.

Se você está orando sem ver resultados, procure descobrir qual é o problema. Deus é desleal às Suas promessas? Não, Ele não o é! Já se foram os dias das orações e dos milagres? Não!Andamos dependendo de um Deus que foi para a falência? Não!Algo está errado em algum ponto, não é verdade? Será por que não somos conhecidos no Banco do Céu?

(15)

incredulidade. Oremos ao Pai segundo o modo que Jesus nos ensinou - Em Nome de Jesus - porque o próprio Jesus é a garantia da Sua Palavra.

Quando nos achegarmos segundo a Palavra de Deus, nossas orações não poderão falhar.

Texto Para Memorizar:

Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei(João 14.14)

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 5

A Oração do Mútuo acordo

Textos Bíblicos: Mateus 18.18-20; Deuteronômio 32.30; Romanos 8.26

Verdade central: Há tremendo poder à medida que dois ou três concordam

em oração o tocante àquilo que necessitam.

Das inúmeras promessas de oração na Bíblia, talvez nenhuma seja mais significante do que a de Mateus 18.19. Apesar disso, muitos cristãos dedicados passam pela vida, tendo conhecimento da Palavra - tendo lido e até mesmo estudado Mateus 18.19 - sem realmente se apropriar dela na sua própria vida.

Deus não colocou na Bíblia todas as promessas s respeito da oração simplesmente para preencher as páginas. Estão ali para nosso benefício. Estão ali par agirmos sobre elas.

Para obtermos o impacto integral daquilo que Jesus está dizendo em Mateus 18.19, examinemos os versículos imediatamente antes e depois.

MATEUS 18.18-20

18.Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu.

19.Em verdade também vos digo que, se dois se entre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhe-á concedida por meu Pai que está no céus.

20. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Note a expressão no v.19:...ser-lhe-á concedida por meu Pai que está nos céus. Esse futuro do verbo é bem enfático. Aqui, Jesus prometeu, ainda: Se me pedirdes alguma coisa

em meu nome, eu o farei (João 14.14)

P.C.Nelson era um estudioso da língua grega, que fazia todas as suas leituras bíblicas devocionais no Novo Testamento grego. Disse que o original grego é muito belo do que nossas versões, mas que possui várias expressões idiomáticas que não podem ser traduzidas para o nosso idioma sem perder parte do seu sentido.

(16)

pedirdes alguma coisa em meu nome, [e Eu não a possuir,]Eu a criarei para vós." [A expressão entre colchetes não existe no grego - G.C].

Atoridade para ligar e desligar

Mateus 18.20 diz: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no

meio deles. Usualmente, aplicamos esse texto a um culto na igreja. Não há duvida do que

também possa se referir a isso, mas o que Jesus realmente queria dizer é que onde quer que haja essas duas pessoas que concordam entre si na oração, Ele também está bem presente com elas para atender a essa oração.

Jesus estava ressaltando o fato que tudo o que ligamos na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligamos na terra, terá sido desligado no céu. O céu nos apoiará naquilo que fizermos na terra. Temos autoridade de desligar e de ligar.

Ao invés de usar esta autoridade, no entanto, pessoas em demasia permitem que o diabo as ceguem. Pensam que não poderão servi-se dela se estiverem derrotadas e

oprimidas. Pensam que não há nada que possam fazer com relação a ela. Mas, elas podem fazer algo por agir sobre esta escritura: concordando em oração com apenas outro crente.

No ano de 1957, os Estados Unidos passaram por uma recessão econômica. Oregon foi um estado que sentiu a recessão de modo desesperador. Naqueles tempos, eu estava realizando uma campanha de reavivamento em Salem, Oregon. Enquanto pregava sobre o assunto da oração do mútuo acordo, um casal na igreja resolveu reivindicar a promessa e fazê-la funcionar para ele.

Possuía uma propriedade que procurava vender durante dois anos, mas sem êxito. Com os tempos tão difícieis, parecia impossível vendê-la, mas o casal concordou em oração que poderia vendê-la com a ajuda do Senhor.

Quando o homem visitou a imobiliária, foi informado de que, não tendo conseguido vender o terreno enquanto as tempos eram bons, havia pouca esperança de se vendê-lo agora. Porém, o corretor tinha uma só sugestão: falar com um cliente que antes tinha demonstrado interesse pelo terreno. O corretor não foi muito otimista, mas disse que, se esse cliente não comprasse o terreno, a imobiliária faria outra tentativa de vendê-lo.

Lembrando-se da promessa de Jesus a respeito da oração do mútuo acordo, o homem foi ter com aquele cliente, oferecendo-lhe o terreno pelo mesmo preço já conversado antes. Dessa vez, o cliente disse que fecharia negócio.

Durante dois anos, esse casal tinha sofrido dificuldades financeiras, tendo necessidade desesperadora de vender aquele seu terreno. Poderiam ter tido o dinheiro o tempo todo, se tão somente tivessem exercido sua autoridade por meio de concordarem em oração que ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus.

Ao invés de crer no coração e falar com a boca, esse casal tinha orado que Deus fizesse algo a respeito da venda. Passou, então, a reconhecer que eles deviam ter tomado as medidas certas (Temos nosso papel a desempenhar, quando fizermos nossa parte, Deus fará a parte dEle).

A Multiplicação do poder da oração

DEUTERONOMIO 32.30

(17)

não vendera, e o SENHOR lhos não entregara?

Sozinhos, podemos ser poderosos na oração, mas podemos ser mais poderosos com alguém se reunindo conosco. Lemos no versículo supra que um só pode seguir mil, mas que dois poderão fazer fugir dez mil. Tendo alguém concordando conosco em oração, podemos fazer dez vezes mais do que aquilo que conseguimos fazer sozinhos. Não é necessário haver muita gente envolvida; um simples casal de marido e mulher serve - só duas pessoas.

Li, certa vez, um livro do Dr. George W. Truett, que durante muitos anos foi pastor da primeira igreja Batista de Dallas, Texas. Um dos capítulos do seu livro trata do assunto de concordar na oração. Contou que quando era um jovem seminarista, saía nas férias do verão e dirigia campanhas de reavivamento. Certa vez, quando estava pregando num abrigo de ramagens no Oeste do Texas, um fazendeiro alto chegou até ele e perguntou se cria no Novo Testamento. O Dr. Truett respondeu que sim. Depois, o fazendeiro perguntou se tinha fé na totalidade do conteúdo do Novo Testamento. O Dr. Truett respondeu que certamente acreditava assim. O fazendeiro perguntou-lhe se cria em Mateus 18.19. O Dr. Truett falou que não sabia de improviso o que estava escrito em Mateus 18.19, mas de qualquer forma, garantiu que sim.

O fazendeiro citou ao Dr. Truett esse versículo das Escrituras, e contou-lhe que ele era o único pregador que já estivera ali que geralmente cria nisso. Pediu ao Dr. Truett que concordasse com ele para a salvação do capataz da fazenda e seus familiares, na noite seguinte. O fazendeiro garantiu que estariam presentes na igreja. O Dr. Truett disse que concordaria em oração para a salvação daquelas pessoas.

O grandalhão, cuja altura de 1, 98 m, nas suas botas de vaqueiro, sobressaía-se muito acima do Dr. Truett, agarrou-lhe a mão e apertou. Falou: "Meu Senhor, finalmente achei alguém para concordar comigo, há anos que estou procurando alguém, nesse pequeno pregador e eu estamos de acordo com que João e sua família serão salvos amanhã à noite".

Depois de uma noite sem sono, lutando contra o diabo, o Dr. Truett foi para

conferência de reavivamento naquela noite seguinte. Viu o fazendeiro entrar, seguido pelo outro homem com a respectiva esposa, e três filhos.

O Dr. Truett pregou uma mensagem evangelística fervorosa,e fez o apelo, mas parecia que não dava pra fazer aquele homem vir a frente para se entregar a Cristo.

Finalmente, falou ao Senhor, que fizera tudo quanto podia, e que ia mandar cantar mais um versículo do hino do convite, e entregar tudo a Ele.

Ao ser cantado mais um versículo do hino do convite, a filha mais velha, uma mocinha de cerca de 13 anos de idade, foi para frente. Ajoelhou-se diante do púlpito. Depois, uma das outras crianças a seguiu. Finalmente, todas as três crianças estavam orando na frente. Em seguida, a mãe foi para frente e, finalmente, o pai a seguiu.

No fim do culto, o fazendeiro agarrou o Dr. Truett e disse que sabia que, se tão somente achasse alguém para concordar com ele, a promessa funcionaria. Pediu que o Dr. Truett concordasse com ele no tocante ao seu vizinho.

A essas alturas, segundo escreveu o Dr. Truett, se o fazendeiro lhe tivesse pedido que concordasse com ele para o sol se levantar no ocidente, teria concordado. Estava pronto para tudo! Explicou que era jovem e não conhecia nada. Comentou, ainda, que damos uma educação à nossa cabeça às expensas do coração, ao passo que gente simples crê, apenas, na Palavra de Deus e obtém resultados.

As campanhas de reavivamento continuaram durante duas semanas. Todas as noites, o fazendeiro pediu que o Dr. Truett concordasse com ele em favor de mais um a família, e

(18)

todas as noites, a família específica era salva. Funciona!

O Espírito Santo no ministério da intercessão

ROMANOS 8.26

26. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.

O original grego da última expressão desse versículo diz: "com gemidos que não podem ser expressados em linguagem articulada." Logo, esse versículo inclui gemer e orar em língua estranha.

Paulo disse, em conexão com isso: Porque, se eu orar em outra língua, o meu

espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera (1 Co 14.14).

A Bíblia amplificada diz:...meu espírito [mediante o Espírito Santo dentro de mim]

ora...

Note em Romanos 8.26, que não sabemos em favor de que devemos orar. Não temos a mínima idéia, em nossa mente natural, de como orar conforme devemos, porque há tantas coisas que somente Deus sabe, mas...o Espírito nos assiste em nossa fraqueza.O Espírito Santo nos ajudará e fará intercessão por nós com gemidos que podem ser expressos em liguagem articulada.

Isso significa que é algo o Espírito Santo faz à parte de você. Tal idéia lançaria sobre o Espírito Santo a responsabilidade da sua vida de oração, o que não é o caso. Você tem a responsabilidade da sua vida de oração. Note que esse versículo diz que Ele

"assiste". Ele não foi enviado para orar em seu lugar. Foi enviado para ajudá-lo e todos os

aspectos da sua vida, e especialmente na sua vida de oração.

Há algumas coisas que surgem do coração e que não podem ser expressas em palavras. Trata-se da ajuda do Espírito santo, que você recebe, enquanto esses gemidos brotam do seu espírito e escapam pelos seus lábios. Trata-se do Espírito Santo no ministério da intercessão. Uma oração de intercessão é orar por outra pessoa - não em favor de você mesmo. O intercessor se coloca no lugar do outro.

Faço a maior parte das minhas orações em línguas. Por exemplo: o meu filho pode ter problemas a respeito dos quais eu nada sei. Conto ao Senhor que não sei orar em favor do meu filho, como convém, mas que estou confiando no Espírito para me conceder o que falar. Talvez eu ore por ele em línguas durante uma hora. Talvez eu receba uma revelação, ou Deus me mostre a resposta. Mas, quer haja uma revelação, quer não, podemos orar daquela maneira, porque sabemos que é bíblico.

Esse tipo de oração no Espírito soluciona o caso, quando nada mais o pode. O Espírito Santo faz intercessão através de nós ao trono da Graça.

Texto Para memorizar:

Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhe-á concedida por Meu Pai que está nos céus (Mateus 18.19).

(19)

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 6

As seis coisas mais importante da Oração(PARTE 1)

Textos Bíblicos: João 16. 23, 24; Marcos 11.24-26 ; Atos 27.25

Verdade central :"Há alguma virtude em crermos em Deus, a qual O leva a

deixar de lado um milhão de pessoas, para chegar até nós." - Smith

Wigglesworth.

Muitas vezes tenho perguntado às pessoas, quando se levantam da posição ajoelhada em que oravam, o que é que acreditavam a respeito. Muitas vezes, têm

respondido: "Pois bem, espero que Deus me tenha ouvido". Digo a elas que Ele não ouviu. O próprio Deus diz na Sua Palavra: "Se crerdes, recebereis", e não: "Se

esperardes, recebereis".Ele não disse: "continuem continuando" até receber a resposta. Ele

disse que, quando você ora, você deve crer que recebeu.

Quando você crê que recebeu, não precisa orar durante a noite inteira. Você pode ira para cama e dormir em paz, sabendo que Deus o ouviu, e atenderá à sua oração. è a coisa mais maravilhosa no mundo poder usar as promessas de Deus como travesseiro e dormir como neném. È possível que tudo em seu redor esteja em tumulto, mas no meio de tudo isso, você pode ter a paz.

Esta lição trata das seis coisas mais importante que o cristão deve saber a respeito da oração

Número 1: Orar ao Pai em Nome de Jesus JOÃO 16. 23, 24.

23. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome.

24. Até agora tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Quando Jesus falou essas palavras, Ele estava aqui na terra. Estava falando a respeito dos dias em que vivemos. Ele ainda não tinha ido até o Calvário. Antes não tinha morrido nem sido sepultado. Não ressuscitara dentre os mortos. A nova Aliança não estava em vigor.O sangue dEle não tinha sido levado para dentro dos Santos dos Santos ( O Seu Sangue é o selo da Aliança).

Os homens possuíam a promessa da redenção, mas ainda não tinham recebido. A vida eterna tinha sido prometida, mas não tinha sido providenciada. Ninguém possuía o Novo Nascimento - mas somente tinham a promessa dele, porque o Novo Nascimento está disponível somente debaixo da Nova Aliança.

(20)

Essa Nova Aliança foi profetizada na Antiga Aliança. Debaixo da Antiga Aliança, os corações dos homens nunca foram transformados. Foi por essa razão que continuavam pecando. Não conseguiam deixar de pecar.

Alguns dos maiores santos do Antigo testamento pecaram. Depois de receberem o perdão de um pecado, cometiam outro. Sua natureza estava toda errada; o seu coração estava todo errado. Só tinham cobertura pelos seus pecados.

Mas Deus prometeu na Sua Palavra que Ele tiraria de nós aquele coração velho, e nos daria um coração novo. Ele disse que Ele colocaria um espírito novo dentro de nós (Ez 11.19).Esse novo espírito se tornou disponível segundo a Nova Aliança.

Em João 16.23,24, Jesus disse aos Seus discípulos que depois que Ele fosse ao calvário, e ressuscitasse dentre os mortos, as pessoas deviam orar ao Seu Pai.

A oração, para ter base legítima, deve ser dirigida ao Pai em Nome de Jesus. Não devemos orar a Jesus, conforme as instruções que Ele deu.

Os discípulos Lhe pediram, enquanto Ele estava aqui na terra, que lhes ensinasse a orar. Ele lhes ensinou a dizer: "Pai nosso..." É essa oração que chamamos de Oração Dominical (Mateus 6.9-13), mas não é oração segundo a Nova Aliança.

Essa oração não pediu nada em nome de Jesus; Seu nome nem sequer foi

mencionado. Essa oração era proferida segundo a Antiga Aliança. Debaixo da Nova Aliança, que foi selada com o sangue precioso de Jesus, devemos orar ao Pai em Nome de Jesus.

Focalizemos nossa atenção nas palavras "Alguma coisa" em João 16.23.

Freqüentemente, dizemos que estamos crendo numa resposta à oração, "se for da vontade de Deus". Mas esse versículo não impões semelhante condição. Diz, pelo contrário: Se

pedirdes alguma coisa ao Pai, Ele vo-la concederá em Meu nome. Decerto, era segundo a

Sua vontade; de outra forma, Ele não o teria dito!

Porque Jesus disse: Se pedirdes alguma coisa ao Pai, Ele vo-la concederá em meu

nome? A resposta se acha no versículo 24:...para que a vossa alegria seja completa.

Nossa alegria certamente não poderá ser completa, se estivermos desempregados e nossos filhos estiverem passando fome. Nossa alegria não poderá ser completa, se houver problemas em nosso lar.

Jesus disse que o Pai nos daria qualquer coisa que pedíssemos, a fim de que nossa alegria fosse completa. Há, porém, um segredo ao sucesso com esse tipo de oração. A chave acha nas palavras: SE PEDIRDES... AO PAI... EM MEU NOME... Devemos dirigir nossas orações ao Pai em Nome de Jesus.

Número 2: Creia que você recebe MARCOS 11.24

24. Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim conosco [ou tê-lo-eis].

Smith Wigglesworth disse, certa vez, que há alguma virtude em crermos em Deus, a qual O leva a deixar de lado um milhão de pessoas, para chegar até nós.

Deus é um Deus da fé. Nós somos filhos da fé, de um Deus da fé. Ele opera segundo o princípio da fé.

(21)

é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9).

Andamos pela fé, e não pela vista. É a oração da fé que Deus atende. Ele disse que você pode ter os desejos do seu coração se você crê que os receberá. É necessário crer primeiro porém.

Muitas pessoas querem receber, para então crerem; mas invertem a ordem: A parte

de crer vem primeiro. Estou convicto de que, se as pessoas deixassem de orar repetidas

vezes a respeito de algumas coisas que pedem em oração, e começassem a agradecer a Deus pela resposta, seriam atendidas imediatamente, mas continuam orando na

incredulidade.

Se uma pessoa pede a mesma coisa pela segunda vez, não crê que a recebeu quando pediu pela primeira vez. Se acreditassem que a tinham recebido, já estaria dando graças a Deus por ela, e ela se manifestaria.

A fé a respeito da qual Jesus falava em Marcos 11 é a fé no coração - a fé espiritual - e não a fé segundo a cabeça. Ficamos acostumados a andar na fé segundo a cabeça. Mas devemos crer de coração que recebemos aquilo que pedimos, ainda que não vemos a resposta com nossos olhos físicos.

Assim acontece também com a cura física, mas parece mais difícil pôr a fé em prática para a cura física do que para qualquer outra coisa, porque temos que nos haver com o corpo, com todas as suas sensações e sintomas.

A maioria das pessoas se dispõe a crer que Deus as curou, quando dá para ver que seu estado melhorou, ou quando os sintomas desaparecem. Qualquer um pode crer naquilo que vê. O que Jesus está ensinando, aqui, é que devemos crer, quando oramos, e então receberemos.

Durante muitos anos, tenho praticado esse tipo de fé, e Marcos 11.24 tem sido meu recurso infalível. Tive experiência disso na minha própria vida, ao orar pelos desejos do meu coração, crendo que os recebo. É aplicável não somente para a cura, mas, também para todas as demais áreas da minha vida. Não importa qual seja a necessidade - material,

espiritual, ou financeira - é dessa maneira que recebemos.

Smith Wigglesworth disse que algumas pessoas estão dispostas a desistir, se suas orações não forem respondidas imediatamente. Mas, disse ele, isso comprova que nunca creram em Deus, desde o início.

Muitas vezes, Deus permite que nossa fé seja provada e testada até ao fim. Quando você tem fé em Deus, poderá ficar firme, apesar de estar sendo provado.

Já passei por essas coisas, e conheço por experiência própria. Aprendi, já há muitos anos, a rir tanto mais quanto as coisas se tornam difíceis. Nem sempre sinto vontade de rir, mas faço um esforço para rir na cara do diabo. Sorrio e digo que creio em Deus.

Quando Paulo estava num navio, navegando em direção a Roma, surgiu uma grande tempestade. Porque o navio passava perigo de naufragar, a tripulação procurou aliviá-lo, jogando a carga ao mar. A situação não melhorou nem assim, e a tempestade continuou, de noite de dia, durante "alguns dias". Finalmente, a tripulação e os passageiros perderam toda a esperança de que eles e o navio sobreviveriam. Mesmo assim, bem no meio da fúria da tempestade, Paulo se dirigiu a eles, dizendo que cria em Deus:

ATOS 27.25

Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucederá do modo por que me foi dito.

(22)

tempestade, mas há outras tempestades da vida que precisamos enfrentar. Nós, também, podemos colocar-nos em pé coma fé que Paulo tinha, e proclamar que confiamos em Deus.

Número 3: Perdoe Quando Você Ora MARCOS 11.25,26

25.E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

26.Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celeste não vos perdoará s vossas ofensas.

Antes de podermos esperar uma resposta às nossas orações, devemos perdoar quem nos tiver feito algum agravo. não podemos manter ressentimentos - não podemos manter um espírito de negar o perdão - se quisermos que nossas orações cheguem ao trono da graça de Deus.

A oração não funcionará num coração implacável. Ninguém poderá ter uma vida

de oração eficaz e ainda manter ressentimento no coração contra outra pessoa. Você não deve possuir vingança dentro do seu coração.

Você não tem responsabilidade pela vida daquela outra pessoa. Você é responsável somente pela sua vida. Aquilo que está no coração de outra pessoa não pode estorvar você, mas o rancor que você guarda no seu coração contra ele, poderá estorvar você.

Devemos vigiar, com toda a diligência, o nosso homem interior. Não podemos correr o risco de deixar uma raiz de amargura, um pouco de inveja, ou uma centelha de vingança entrar ali. Arruinará nossa vida espiritual. Enguiçará a nossa vida de oração. Desfigurará a nossa fé e finalmente nos levará ao naufrágio.

Certo homem queria que eu orasse para ele nunca mais ter problemas com o diabo. Falei-lhe que não conheço ninguém que está livre de problemas com o diabo, e eu, muito menos.

Não podemos orar para não termos mais problemas com o diabo, mas podemos aprender a assumir a autoridade sobre ele: Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4.7).

Deus nos prepara uma mesa na presença de nossos inimigos. Jesus está bem ali, na presença do diabo. Bem na presença dos inimigos, que são a dúvida e o desespero,

podemos sentar-nos à mesa da vitória e da libertação, com Jesus. Se conseguirmos crer a despeito das circunstâncias adversas, receberemos.

Texto Para memorizar:

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6.18)

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO: Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 7

(23)

Textos Bíblicos: Romanos 8.26,17; 1Coríntios 14.14,15; Judas 20; 1Coríntios

14.4.

Verdade central: Quando permitimos que o Espírito Santo ore através de nós

- para nos ajudar em nossa vida de oração - teremos respostas assombrosas às

nossas orações.

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6.18).

A tradução feita por Dr. James Moffatt de Efésios 6.18 (o texto citado supra) diz: "orando em todo tempo...com todos os tipos de oração..."conforme também diz outra tradução moderna.

A Bíblia que estamos usando (ARA), ao referir-se a "toda oração e súplica", também infere que há mais de um tipo de oração. De outra forma, teria dito "orando em todo tempo", sem o detalhe anterior.

Quão desesperadamente a nossa nação precisa de oração! Quão desesperadamente a igreja precisa de oração! Quão desesperadamente nós, como indivíduos, precisamos de oramos! Nada pode substituir a oração para satisfazer as necessidades da nossa família.

Na nossa lição anterior, examinamos três tópicos em nosso estudo das seis coisas mais importantes que o cristão deve saber a respeito da oração. Foram:

(1) Orar ao pai em Nome de Jesus (2) Crer que você recebeu; e (3) Perdoar quando você ora.

Esta lição abrangerá os três últimos tópicos desse estudo.

Número 4: Dependa do Espírito Santo na sua vida de oração ROMANOS 8.26,27

26.Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; por que não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.

27. E aquele que sonda os corações sabe qual é mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

1 CORÍNTIOS 14.14,15

14.Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.

15.Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.

Os cristãos em todos os lugares oram com o entendimento, mas nem todos oram com o Espírito (em línguas). Muitos nem sequer sabem que existe a possibilidade de orar assim.

Alguns têm dito, precipitadamente e na sua ignorância das Escrituras, que as línguas foram abolidas. Mas, se for assim, como vamos "orar com o espírito" hoje? Por certo, os

Referências

Documentos relacionados

A responsabilidade pela coordenação do processo de seleção no campus ficará a cargo do servidor de referência, o qual deverá encaminhar à PRAEC, via Sistema Eletrônico

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados