• Nenhum resultado encontrado

Verdade central: Nossas orações não são respondidas na base das nossas virtudes praticadas, mas na base da nossa posição certa em Cristo.

Passemos, agora, a alguns outros escritores bíblicos para ver o que têm a dizer no assunto da oração.

O Que Tiago Disse a respeito da Oração TIAGO 5.13-16

13.Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. 14.Está alguém entre vós doente? Chame ao presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do SENHOR.

15.E a oração da fé salvará o enfermo, e o SENHOR o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16.Confessai, pois, os vossos pecados uma aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Tiago faz três perguntas: “Está alguém entre vós sofrendo? Está alguém alegre? Está alguém entre vós doente?”. Aqui, ele está falando a respeito de três coisas diferentes. As palavras “sofrendo” e “doente” não se referem à mesma coisa nesse versículo das escrituras. Tiago deu uma instrução para os que sofriam aflição, e outra instrução pata os que estavam doentes.

A palavra grega aqui traduzida como “sofrer” não se refere a doenças ou

enfermidades físicas. Trata-se de testa ou provações. Tiago disse que se você está passando por provas ou provações, faça suas próprias orações. Não há muitas pessoas que fazem assim. A maioria das pessoas andam por aí procurando outros para orar por elas. Mas Tiago não falou uma só palavra a respeito de pedir que outros orem por você nessa situação. Disse: “Faça a oração!”.

Isso não significa que não devamos orar uns pelos outros. O principal, que Deus quer que aprendamos, é fazer nossas próprias orações, porque assim conquistaremos

grandes vitórias. Se você precisa depender de outra pessoa para orar a fim de tirá-lo de uma provação, então, da próxima vez que você se vir confrontado com um dos testes da vida, você ainda na saberá com se sair bem, e ainda terá que achar outra pessoa para tirá-lo do problema com oração, e se não achar ninguém, poderá ser derrotado.

Tiago disse: Está alguém alegre?Cante louvores. Esse trecho das escrituras precisa de poucos comentários. É fácil cantar quando estamos alegres, não é verdade?

Tiago disse, em seguida:Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da

igreja, e estes façam oração sobre ele...P.C. Nelson que era um estudioso da língua grega,

ressaltou no seus escritos que a palavra grega traduzida por “doente” subentende que a pessoa está tão enferma que não consegue fazer nada por conta própria. Está inutilizada.

Se a pessoa tivesse dor de cabeça ou alguma doença leve, poderia ir á igreja, onde o pastor oraria por ela. Mas quando está tão doente que nem sequer consegue levantar-se da cama, deve chamar os presbitérios para orar por ela.

(Devemos lembrar-nos de que, quando Tiago escreveu a sua Epístola, a igreja ainda estava na sua infância. Os discípulos iam até um lugar onde não havia uma igreja, pregava, ganhavam pessoas para o Senhor, e estabeleciam um trabalho. Essas igrejas novas não tinham todos os donos dos ministérios. Porque algumas igrejas não tinham pastor,

nomeavam o mais maduro na fé, aquele que estava espiritualmente mais amadurecido, para se encarregar do rebanho e viajar por ele. Á medida que a igreja se desenvolvia e crescia, Deus deu... uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres (Ef 4.11). No decurso do tempo, portanto, surgiram aqueles que eram separados para o ministério).

Pode ser curada uma pessoa com pecado na sua Vida?

Tiago mandou os enfermos chamar os presbitérios, que orariam por eles e os

ungiriam com óleo. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor e levantará; e, se houver cometido pecados, serlhe-ão perdoados (Tiago 5.15). Tiago não estava dizendo que toda enfermidade e causada pelo pecado; Se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Muitas pessoas pensam que, porque não foram totalmente obedientes a Deus, deve permanecer nas suas enfermidades a fim de “pagar” os seus pecados. Esse versículo não diz, porem: “Se houver cometido pecados, deve continuar doente para pagá-los”.Diz: Se houver cometido pecados... SERLHES-ÃO PERDOADOS.

Tiago passou a dizer em seguida: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, para serdes curados (v. 16).Tudo isso é ligado num só contexto. Não podemos tirar esse versículo fora do seu contexto e aplicá-lo incorretamente. Tiago não sugeria que fôssemos até á igreja para fazer um culto de confissão. Disse que, ao chegarem os presbitérios para orar em prol do enfermo, se este tivesse pecado, devia confessá-lo. Não vai receber a cura com pecado não confessado na sua vida!

O Que È Um Justo?

Tiago seguiu essa admoestação com as palavras: Muito pode, por sua eficácia a

súplica do justo. Depois, nos dois versículos seguintes, nos ofereceu um exemplo de um

justo.

TIAGO 5.17-18

17.Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. 18.E orou de novo e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.

Talvez você pense, conforme eu também pensava antigamente: Mas Elias era um

profeta. Era um grande homem de Deus. Não tenho a mínima possibilidade de

realizar aquilo que ele fez. Mas Tiago não disse: “Elias era um profeta, e orou”.Disse que

Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos. Tinha as mesmas falhas e fraquezas que nós temos, e cometia os mesmos enganos – mas suas orações funcionavam.

Deus não escuta um profeta mais do que Ele escuta qualquer outra pessoa fiel a Ele. Tiago não disse que foi a súplica eficaz do justo que conseguiu resultados. Ele disse:Muito

“Ora, se eu fosse justo, eu poderia realizar isso”, você pode dizer. Mas você é

mesmo justo se você é salvo, por que você é “justiça de Deus” em Cristo (2 Co 5.21). Foi

Deus quem tornou você justo; você não pode tornar justo a si mesmo.

Pastoreando durante quase 12 anos, freqüentemente, via pessoas na minha

congregação que tinham vidas muito menos consagradas do que outros membros, mas que podiam orar com dupla eficácia, em comparação com os outros. Conseguiam orar a oração da fé, mais rapidamente, para si mesmas e para suas famílias. Fiquei estranhando esse fato, até que o Senhor finalmente me mostrou através da Sua Palavra que não recebemos as respostas às nossas orações na base das nossas virtudes praticadas, mas na base da nossa posição certa nEle.

É em Cristo que somos tornados justos. A Jesus Cristo que não conheceu pecado,

Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feito justiça de Deus (2 Co 5.21).

A justiça é a condição certa diante de Deus. Jesus é a nossa justiça. Cada um de nós que é crente nascido de novo tem a mesma condição certa diante de Deus, ou justiça, que Jesus tem. Somos convidados a aproximar-nos com ousadia ao trono da graça por meio do sangue de Jesus.

O Que Judas Disse a Respeito da Oração

Judas também disse a respeito da oração algo que nos esclarece e ajuda.

JUDAS 20,21

20.Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,

21.Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.

Os ensinos que Judas dá aqui concordam com aquilo que Paulo disse à Igreja em Corinto: Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato...E O que fala em

outra língua a si mesmo se edifica... (1 Co 14.14,4). (Ver lições 9 e 10).

A apalavra “edificar” significa, também, “construir”. Orar em língua estranha edifica ou constrói o crente. Poderíamos dizer que é um modo de “musculação espiritual”.

Judas não disse que orar no Espírito Santo edifica a nossa fé. Ele disse:...edificando-

vos na vossa fé santíssima...

É estultícia tomar um texto do seu contexto e procurar comprovar com ele alguma coisa. Não devemos procurar levar um versículo a dizer algo que não concorda com o restante do trecho bíblico. Devemos interpretar o versículo à luz do trecho inteiro. Devemos estudá-lo no seu contexto, colocando todos os versículos juntos. Então, um versículo

ajudará e modificará outro, e se encaixarão juntos.

Romanos 10.17 nos ensina como edificar a nossa fé. De sorte que a fé é pelo ouvir,

e o ouvir pela palavra de Deus (ARC). Edificamos a nossa fé mediante o estudo da Palavra

de Deus. Depois, mediante a oração em línguas, edificamo-nos espiritualmente sobre o alicerce da fé que já possuímos.

Poderemos aprimorar a nossa musculatura espiritual em nossa vida de todos os dias, à medida que somos edificados mediante a oração no Espírito.

Texto Para memorizar:

...Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo (Tiago 5.16).

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 23

Outline

Documentos relacionados