• Nenhum resultado encontrado

Verdade central: Na palavra de Deus, podemos achar uma promessa para cada aspecto da vida Então, podemos saber como orar, e podemos ter a

certeza, antes de orar, de qual é a sua vontade.

Estudar a palavra de Deus é semelhante a procurar pedras preciosas. Conseguimos achar algumas poucas delas na superfície da terra, sem escavar muito, mas se realmente quisermos penetrar lá embaixo até onde há os filões valiosos, teremos que escavar muito.

Para aprendermos as verdades mais profundas de Deus, recebemos esta ordem:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (João 5.39).

A leitura superficial do nosso texto para memorizar, 1 João 5.14,15, tem levado alguns a tirar conclusões errôneas a respeito daquilo que João dizia aqui. Ele disse: E esta é

a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a vontade de Deus, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (1João 5.14,15).

Alguns tem pensado que João disse: “Se for da vontade de Deus, Ele me atenderá, e se não o for, Ele não me atenderá”. Não era essa, no entanto, a intenção dele. João estava dizendo que, se temos a palavra de Deus no tocante a uma questão, não precisaremos dizer: “Se for da tua vontade”, porque sabemos que a Sua palavra é a sua vontade.

Por essa razão, encorajo as pessoas a procurar textos bíblicos com uma promessa no tocante ao assunto de suas orações. Às vezes, quando as pessoas pedem que eu ore por elas, falo: “Em qual promessa bíblica você está se firmando?” Muitas vezes, respondem que não tem nada de específico. “Pois bem”, respondo a elas, “é isso que você acabará recebendo: nada de”.

Se o que você pede está segundo a palavra de Deus, é essa a Sua vontade (forçosamente, tem que ser da Sua vontade antes de Ele o prometer na Sua Palavra).

Achei na sua palavra uma promessa para todos os aspectos da vida. Isso significa que posso saber exatamente como orar, e posso ter a garantia de qual é a sua vontade, antes de eu orar.

Muitas vezes, a razão por que a oração não está funcionando para s pessoas, é por estarem orando no escuro. Estão procurando obter a ajuda de Deus à parte da Palavra. Devemos andar na luz da palavra.

Ninguém poderá edificar uma vida de oração bem – sucedida sem conhecer a palavra. Uma vida d oração bem-sucedida é edificada e baseada na palavra escrita. Quando oramos de conformidade com a palavra, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Sabemos por onde devemos caminhar.

Na maioria das vezes, no entanto, porque deixamos de olhar o que a palavra de Deus tem que dizer a respeito de um assunto, tropeçamos por aí, sem sabermos exatamente em que direção devemos ir. A oração passa, então, a ser questão de desespero, e

imploramos que Deus faça algo. Mas, quando já conhecemos de antemão a palavra, podemos chegar-nos a Deus com confiança.

A Vontade de Deus a Respeito da Preocupação 1 PEDRO 5.7

7. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Certa vez, uma mulher com expressão de desespero no rosto veio a mim pedindo oração. Começou a chorar, dizendo: “Irmão Hagin, os cuidados da vida, as ansiedades e as preocupações, são grandes demais”. Passou a chorar ainda mais ao dizer: “Não posso mesmo carregar todos os meus fardos. Quero que você ore para Deus fazer entre duas coisas uma: ou que Ele me dê graça para carregar todos eles, ou que Ele leve embora cerca de metade deles. Posso carregar metade deles. Posso carregar metade deles, mas realmente não consigo carregar todos”.

“pois bem, não poderei orar assim”, falei-lhe. “Assim não seria bíblico”. Uma expressão de desnorteamento passou pelo rosto dela passei a explicar: “Não posso orar por você de modo contrário a vontade de Deus. Para e ter confiança que Deus atenderá a minha oração, precisarei orar de conformidade com a palavra Dele.

A bíblia nos diz: E esta é confiança que temos para com ele, que, se pedirmos

alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (1 João

5.14,15).

“Sei a vontade de Deus para você, porque sei o que diz a palavra de Deus, não é da sua vontade dar a você graça para suportar o seu fardo de cuidados. Nem é da sua vontade remover metade e deixar você carregar a outra metade. Como sei disso? Por causa daquilo que a Sua Palavra diz”.

Pedro diz: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de

vós. (1 Pedro 5.7). Aquele versículo não manda lançar metade da nossa ansiedade sobre

Ele; manda lançar toda ela. Aquele versículo não diz que Deus lhe dará graça para carregar as suas ansiedades; manda lançar todas elas sobre Ele. Por que? Porque Ele cuidado de vós!

Então li para ela esse mesmo versículo da Bíblia Amplificada, que é mais explicita: “lançando sobre Ele a totalidade das suas ansiedades – todas as sua aflições, todas as suas preocupações, todos os seu problemas, de uma vez por todas – sobre Ele; porque Ele cuida de você com afeição, e cuida de você com zelo”.

A Vontade de Deus a respeito da benção financeira 3 JOÃO 2

2. Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é prospera a tua alma.

FILIPENSES 4.19

19. E o Meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades.

Na epístola de Paulo à igreja em Filipos, ele estava louvando aqueles cristãos pela sua generosidade na contribuição, como vemos nos versículos imediatamente antes do trecho citado supra, em 4.10-18. Tinham levantado uma oferta em dinheiro e mercadorias para enviar a outros cristãos. Por causa disso, Paulo lhes dizia: “Porque vocês contribuíram para eles e os ajudaram, Deus suprirá todas as suas necessidades”. Estava falando a respeito de assuntos materiais e financeiros.

Outro versículo em que pensamos em conexão com as bênçãos financeiras, acha-se em Lucas 6.38: Daí, e dar-se-vos-à boa medida, recalcada, sacudida, transbordante,

generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Freqüentemente ouvimos esse versículo citado,k quando uma oferta está sendo

levantada. A ênfase usualmente recai sobre o “dar” na primeira parte do versículo. Mas não nos esqueçamos dos resultados daquela doação: dar-se-vos-á. Assim, vemos a bênção financeira prometida nesse versículo.

Você gostaria de ver maiores bênçãos financeiras na sua vida? Aumente suas contribuições e ofertas, porque as escrituras dizem que a sua colheita será... Recalcada,

sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Por outro lado, podemos estorvar nossas orações em prol da prosperidade

financeira, se não cooperamos com Deus; se não entramos pelas portas que Deus abriu para nós.

Conheci um homem jovem e saudável, que ficou desempregado durante bastante tempo. Tinha esposa e cinco filhos. As pessoas da igreja que freqüentavam, prestavam-lhe ajuda, levando-lhes mantimentos e roupas para as crianças. As mulheres na igreja também ajudavam o tento quanto podiam, dando à esposa dele trabalhos tais como passar roupas, para ela ganhar um pouco de dinheiro.

Quando conversei com o homem, ele me contou: “pois bem, o Senhor disse que Ele suprirá todas as nossas necessidades. Algumas pessoas dizem que devo sair a procurar um emprego, mas apenas fico esperando o emprego certo vir até a mim. O Senhor fará isso. Entrementes, estamos passando bem” (Mas outras pessoas estavam pagando o aluguel da sua casa e alimentando sua família).

Não podemos simplesmente ficar sentados e esperar que alguma coisa chegue até nós. A única coisa que chegará será um monte de contas a pagar! O homem pode crer que Deus o ajudará e o abençoará financeiramente, mas precisa avançar na direção certa e fazer aquilo que suas mãos acham para fazer.

Se o primeiro em prego não é exatamente aquilo que ele prefere, pelo menos o ajudará até aparecer algo melhor. Entrementes, ele pode orar, pedindo orientação para obter um emprego melhor. Deus pode abrir outra oportunidade de em prego para ele, à medida que seja fiel na tarefa que acha para fazer, a fim de sustentar sua família.

À medida que continuamos a escavar cada vez mais profundo na Palavra de Deus, veremos cada vez mais coisas que nos revelam a Sua vontade na oração.

Sabemos, por exemplo, orar em favor dos perdidos nas terras pagãs, por a Sua Palavra diz: Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por

tua possessão (salmo 2.8).

Sabemos, também, orar para Deus enviar ministros no poder do Seu Espírito: Rogai,

pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Mateus 9.38).

Ao estudarmos a palavra de Deus, ao invés de dizermos “segundo a vontade de Deus”, diremos “segundo a Palavra de Deus”. Então, teremos a perspectiva certa.

Texto Para memorizar:

E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (1 João 5.14,15).

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

Outline

Documentos relacionados