• Nenhum resultado encontrado

Verdade central: Para sermos lutadores eficazes na oração, devemos ter a Palavra de Deus habitando em nós.

Ao continuarmos o nosso estudo da vontade de Deus na oração, olhemos estas palavras pertinentes de Jesus em João 15.7: Se permanecerdes em mim e as minhas

palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Em quais condições Jesus nos mandou pedir o que queremos? Ele disse: Se permanecerdes em mim... Em outras palavras, nascer de novo é a primeira exigência. Se

nascemos de novo, estamos permanecendo nEle.

Ele disse, também:... E as minhas palavras permanecerem em vós... Devemos, portanto, ter conhecimentos profundos da palavra de Deus para sermos lutadores eficazes na oração. Devemos ter a Sua palavra habitando em nós. Para fazer isso, a regra é: Procura

apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15).

Quando temos a Palavra de Deus habitando em nós, saberemos qual é a Sua vontade no tocante a qualquer assunto a respeito do qual precisamos orar. Conforme vimos em nossa lição anterior, A Palavra de Deus é a Sua vontade. Por isso, podemos trazer nossas petições com confiança e ousadia diante do trono da graça de Deus.

Se já seguimos os passos um e dois do versículo supra – se (1) estamos permanecendo nEle, e (2) a Sua palavra permanece em nós – podemos pedir o que

quisermos, e nos será feito. Que promessa poderosa!

O crente, andando e comunhão com a Palavra, nunca pedirá nada fora da vontade de Deus. Se conhece a Palavra, sabe o que lhe foi prometido; conhece a vontade de Deus. Se não estiver andando em comunhão com a Palavra, não vai ter uma vida de oração bem sucedida, e receber respostas ás suas orações. Sua vida de oração não será eficaz, pois Jesus declarou nitidamente: “se permanecerdes em e as minhas palavras em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito (João 15.7). Precisamos vir de conformidade com as condições

dEle.

A Vontade de Deus no Tocante a Cura

O que a Palavra de Deus tem a dizer a respeito da cura física? É da Sua vontade curar os enfermos? Examinemos alguns textos bíblicos para determinar a Sua vontade nesta questão.

ISAÍAS 53.4,5

4. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas

iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

MATEUS 8.16,17

16. Chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos, e curou todos os que estavam doentes;

17. Pra que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele [Jesus] mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.

1 PEDRO 2.24

24. Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça por suas chagas fostes sarados.

Vemos nesse versículos que curar os enfermos é da vontade de Deus, porque Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças. Assim como Ele comprou a nossa salvação mediante a Sua morte na cruz, assim também Ele comprou a nossa cura: por suas chagas fostes sarados. Quando temos a Sua palavra em nosso coração, não precisaremos ficar com dúvida quanto à Sua vontade de nos curar. Não precisaremos orar: “Senhor, cura-me se for da tua vontade”.

há muitos anos atrás, enquanto estava no pastorado, fui chamado para orar em favor de um dos membros da igreja, que estava doente. Sabendo a importância de ela mesma confessar a sua fé para a cura, perguntei: “Irmã, você será curada agora, enquanto eu a unjo com óleo e imponho as mãos sobre você em Nome de Jesus?”.

“Bem, assim serei, se for da vontade de Deus”, ela respondeu. “Como você vai descobrir se é da vontade dEle?” perguntei.

“Eu achava que você oraria por mim e, se for da vontade de Dês, eu serei curada. De outra forma, não”.

Nessas circunstâncias, eu sabia que a mulher não receberia a cura. Eu sabia que a incredulidade dela impediria o fluxo do poder divino para curar. Eu queria falar com ela e mostra-lhe algumas coisas na Palavra de Deus, antes de orar por ela, mas ela disse: “Siga adiante e ore por mim. Estou sofrendo tanta dor e aflição”.

Ungi-a e orei por ela, sabendo no meu coração que ela nada receberia, porque não estava crendo de conformidade com a palavra. Fiz uma oração cheia de tropeços, e nem bem tinha dito “amém” quando ela disse ao marido: “Pedro, vá chamar o médico”.

O que, realmente, me deixou perplexo, foi que ela acabara de dizer que, se fosse da vontade de Deus curá-la, Ele a curaria, e se não fosse da Sua vontade, não a curaria. Ela não foi curada; logo, segundo a confissão dela, não era da vontade de Deus que ela fosse

curada. Mas, aí estava ela, chamando o médico e pagando-o para tirá-la da vontade de Deus!

Segundo o raciocínio dela, parece que ela nem sequer queria sarar, porque assim ficaria fora da vontade de Deus. Seria errado comprar remédios e pedir ajuda do médico para tirá-la fora da vontade de Deus.

Certamente, é um tipo de raciocínio falso, mas á a lógica que algumas pessoas seguem, no tocante à oração para sua cura.

Conforme notamos antes, se queremos saber a vontade de Deus a respeito de um assunto, devemos estudar a Sua palavra. Sua palavra é Sua vontade. Sua palavra nos diz que é mesmo a Sua vontade nos curar. Não duvidemos da Sua palavra, mas, pelo contrário, reivindiquemos as suas promessas para a nossa cura.

Procure na Palavra a Vontade de Deus

Muitas pessoas tentam descobrir a vontade de Deus dizendo assim: “Se for da Sua vontade, Ele o fará, e se não, Ele não o fará”. Devemos descobrir a vontade de Deus por meio de examinar a Palavra.

Se não tenho certeza a respeito de alguma coisa, recorro primeiramente à palavra. Não oro na incerteza, pois assim estaria desperdiçando o meu tempo. Não poderia orar com fé; estaria orando na incredulidade e na dúvida, e assim não funcionará. Quando sabemos o que a Palavra de Deus diz a respeito de um assunto, sabemos qual é a Sua vontade.

Muitas vezes, as pessoas querem jogar toda a culpa sobre Deus, dizendo: “Por certo não era da vontade de Deus, porque orei: ‘Se for da tua vontade, faz isso’, e Ele não fez”. Essas pessoas querem se livrar de toda responsabilidade, e a jogam sobre Deus. Mas não temos saída tão fácil assim.

Deus nos deu a sua palavra a nos disse: Examinais as escrituras...e são alas mesmas

que testificam de mim (João 5.39). nelas, ficamos sabendo da Sua vontade.

Há, ainda aqueles que sabem o que a apalavra de Deus diz a respeito de um assunto, mas que têm dificuldade em crer que funcionará no caso deles,

São como um homem que sabe que precisará de uma soma adicional de dinheiro à sua disposição, de modo que vai ao gerente do banco e combina com ele um empréstimo. Não precisa do dinheiro naquele instante, mas quer deixar tudo pronto a fim de ter acesso ao dinheiro no momento certo.

O homem recebe a palavra do bancário, de que tudo está em ordem e que pode apanhar o dinheiro exatamente quando quiser, mas então ele pensa: E se ele não me der o

dinheiro? E se não falava a sério quando o prometeu?

Aquele homem, para obter seu dinheiro, terá que crer naquilo que o bancário disse, e depois agir de acordo com sua fé.

Algumas pessoas são assim nos seus tratos com Deus. Sabem aquilo que Ele disse na sua palavra a respeito da salvação para seus entes queridos, da cura, ou de qualquer outra necessidade que porventura tenham, mas acham difícil crer que Ele fará aquilo que disse que faria. Mas, graças a Deus porque Ele cumpre a Sua Palavra!

Texto Para memorizar:

Se permanecerdes em e as minhas palavras em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito (João 15.7).

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 26

Outline

Documentos relacionados