• Nenhum resultado encontrado

Verdade central : O Louvor era uma característica da Igreja Primitiva.

No capítulo 16 de Atos temos a história de Paulo e de Silas em Filipos. Lemos como foram presos, açoitados, e lançados no cárcere.

ATOS 26.22-25

22. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.

23. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.

24. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

25. Por volta da meia- noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Um Cântico a meia-noite

Quero pedir atenção especial para o v.25:...Paulo e Silas oravam e cantavam

louvores a Deus... Que motivo tinham para se sentirem tão felizes ao ponto de estarem

dispostos a cantar? Decerto, nada estava correndo bem para eles.

Tinham pregado as Boas Novas do Evangelho, e o que receberam em troca? Foram levados diante dos magistrados, acusados e açoitados, e depois, foram lançados no cárcere, com os pés presos no tronco. Suas costas estavam machucadas a sangrentas. Cada parte do seu Corpo doía. Mas não ficaram ali gemendo e se queixando, e clamando: "Por que isso tinha que acontecer comigo?” Não. A Bíblia diz: Cantavam louvores a Deus.

Se Paulo e Silas fossem como alguns entre nós hoje em dia, as Escrituras poderiam ter dito: "Por volta da meia-noite, Paulo e Silas resmungavam e se queixavam, gemiam e choramingavam, querendo saber porque Deus permitir que isso lhes acontecesse". A conversa deles pode ter seguido estes moldes:

"Paulo, você ainda está aí?”.

"É claro ainda estou aqui. Onde mais poderia estar?”.

"Vou lhe contar que minhas costas estão doendo. Não posso mesmo entender por que Deus deixou acontecer tais coisas conosco. Ele sabe que tenho procurado servi-Lo, e que fiz o melhor que podia".

Atitudes daquele tipo só serviriam para aprofundá-los nos problemas, ao invés de resolver a situação! Aqui podemos aprender alguma coisa de Paulo e Silas. Afinal estavam em apuros. Estavam sofrendo dores. Estavam na prisão. Ao todo, era uma situação

desconsoladora. Dificilmente se poderia culpá-los por se sentirem desanimados. Mas, conforme disse alguém, Paulo e Silas foram colocados no cárcere penetrar dentro deles.

Eis a razão por que muitas pessoas são derrotadas. Os problemas são para todos, mas é nossa atitude diante deles que faz a diferença entre a vitória e a derrota. O modo de encararmos a situação, é que faz a diferença entre se conseguimos sair dela ou não.

No exemplo de Paulo e Silas, podemos achar socorro para nossas horas de trevas - nossas horas de provação - quando as tempestades da vida ameaçam nos lançar no mar.

Paulo e Silas não estavam em Filipos para passar férias. Estavam ali, para realizar a obra do Senhor. Não estavam fora da vontade de Deus. A primeira coisa que algumas pessoas pensam, quando a adversidade lhes sobrevém, é que decerto estão fora da vontade do Senhor, porque de outra forma, tal coisa não teria acontecido. Mas Paulo e Silas estavam

Se é para medirmos nossa condição de estar na vontade de Deus pela pauta de tudo correr bem, sem dificuldades e sem sacrifício, então Paulo nunca se colocou dentro da vontade de Deus durante a totalidade do seu ministério - ficou por fora, do começo até ao fim!

Notemos outra coisa no v.25: Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e

cantavam louvores a Deus, E OS DEMAIS COMPANHEIROS DE PRISÃO ESCUTAVAM.

Não ficaram quietos. Estavam louvando a Deus em voz alta, bem ali na prisão.

Não somente os demais presos os escutavam, como o próprio Deus os escutava! De

repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos (v.26).

O livramento veio, enquanto louvavam a Deus.

Um Cântico na Guerra

Olhemos o equivalente a essa história, lá no Antigo Testamento. Durante o reinado do rei Josafá, os amonitas e os moabitas subiram contra os israelitas. Josafá clamou ao Senhor em oração, e Ele lhe respondeu.

2 CRÔNICAS 20.15,17-19,21,22

15. E disse: Dai ouvidos, todos o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assustei por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus...

17. Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados, e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais nem vos assunteis, amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.

18. Então Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR, e o adoraram.

19. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, em voz alta sobremaneira...

21.Aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.

22. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe, e os do Monte Seir que vieram contra Judá,e foram desbaratados.

Josafá sabia que seu exército não era páreo para os exércitos dos países reunidos contra ele, mas sabia que Deus era mais do que páreo para eles. Convocou uma reunião de oração, e o povo jejuo e orou. O Espírito de Deus atuou sobre um jovem na congregação, e este se colocou em pé e profetizou. O Senhor mandou-lhes não temer, pois a batalha era do Senhor.

Na manhã seguinte, quando saíram contra os exércitos poderosos do inimigo, não foram contra eles com espadas e lanças, mas com cânticos de louvor (v.21). Marchavam e cantavam: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.Na hora da provação, ao invés de acovarda-se, os filhos de Israel cantavam louvores a Deus, assim como também Paulo e Silas fizeram na prisão.

cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe, e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Quando

começaram a cantar louvores a Deus, Ele agiu. Todos viram uma manifestação do poder de Deus.

Louvor, uma característica da Igreja Primitiva

Um espírito de louvor e de regozijo era uma característica da Igreja primitiva.

LUCAS 24.50-53

50. Então os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou.

51. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevados para o céu.

52. Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; 53. E estavam sempre no templo, louvando a Deus.

Depois de os discípulos olharem Jesus voltar ao céu, voltaram para Jerusalém com os corações cheios de louvor e de gratidão a Deus.

Depois, lemos a respeito deles em Atos 2.46,47: Diariamente perseveravam

unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Note as palavras: DIARIAMENTE perseverava, unânime...Louvando a Deus... Com esses cristãos primitivos, não se tratava de uma ocorrência espasmódica - algo que

aconteceu entre um longo período e outro. A Bíblia emprega as palavras "sempre" e "diariamente".

Um número grande de cristãos nestes tempos usam "colocar as orações em dia" cerca de uma vez por seis meses, e costumam desfrutar de um período de louvar e bendizer a Deus. Se estivéssemos escrevendo a respeito da experiência destes, precisaríamos

empregar as palavras "ocasionalmente" ou talvez até mesmo "semestralmente". Mas a Bíblia registra que os cristãos primitivos estavam sempre no templo, louvando a Deus.

Se quisermos ver a mesma manifestação do poder que a igreja primitiva possuía, precisaremos ter as mesmas manifestações de louvor que eles tinham.

Texto Para memorizar:

Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus (Lc 24.52,53).

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 14

Outline

Documentos relacionados