• Nenhum resultado encontrado

IH 30. Instruções de utilização. Inalador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IH 30. Instruções de utilização. Inalador"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IH 30

BEURER GmbH + Co. KG • Söflinger Str. 218 • 89077 Ulm (Germany)

Tel.: 0731 / 39 89-144 • Fax: 0731 / 39 89-255

www.beurer.de • Mail: kd@beurer.de

(2)

Indicações

Este inalador destina-se ao tratamento da asma, bronquite crónica e outras doenças das vias respi-ratórias, como por exemplo, os resfriados. Esta inovadora tecnologia ultrasónica permite a inalação de vapores de medicamento pelas vias respiratórias superiores e inferiores.

Através da inalação poderá prevenir as doenças das vias respiratórias, aliviar os respectivos sintomas concomitantes e acelerar a cura. Para mais informações sobre outras aplicações, consulte o seu médico ou farmacêutico.

O dispositivo está preparado para inalações em casa ou em viagem. A inalação de medicamentos deve apenas ser efectuada mediante indicação médica.

Antes de fazer a inalação, procure relaxar-se e inalar lenta e profundamente, para que o medicamento possa atingir os bronquíolos, mais finos e profundos que os brônquios. Respire normalmente.

Descrição breve

1. Tampa protectora superior 2. Anel decorativo

3. Depósitos de medicamentos (5 unidades) 4. Depósito de água

5. Lâmpada de controlo

6. Tecla ON/OFF (ligar/desligar) 7. Caixa

8. Tampa protectora traseira 9. Porta-filtro

10. Filtro de ar

Acessórios

- 1 Tubo flexível de prolongamento - 1 Máscara para adultos

- 1 Máscara para crianças - 1 Pilha recarregável - 1 Fonte de alimentação - 1 Bolsa de protecção

Atenção: Instruções importantes

Guardar para uso posterior

• Depois de abrir a embalagem verifique se o inalador ou os acessórios apresentam danos ou defeitos. Em caso afirmativo, dirija-se de imediato ao seu fornecedor especializado.

• Utilize o aparelho apenas para o fim a que o mesmo se destina, ou seja, para a terapia de aerossóis. Qualquer outro uso será considerado inadequado e, por conseguinte, perigoso. O fabricante não será responsável por quaisquer danos causados pelo uso indevido ou erróneo do aparelho.

• No caso de utilizar o aparelho em pessoas fragilizadas ou crianças, faça-o apenas sob vigilância. • O inalador e os acessórios não devem estar nunca ao alcance das crianças, sem vigilância.

• Antes de utilizar o inalador certifique-se de que a tensão nominal indicada na fonte de alimentação concorda com a da rede local.

• Utilize apenas a fonte de alimentação que é fornecida com o aparelho.

• Coloque apenas água pura no depósito de água. Outros líquidos, em determinadas circunstâncias, podem causar deficiências no inalador.

• Durante o uso não deve inverter nem agitar o aparelho. Se o fizer, o medicamento pode misturar-se com a água do depósito.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

(3)

• Durante o uso mantenha o aparelho afastado dos olhos: a nebulização de medicamento pode causar danos.

• Não utilize o aparelho com o depósito de água ou o depósito de medicamento vazios.

• No que se refere ao tipo de medicamento a utilizar, a dose, a frequência e a duração da inalação devem ser sempre observadas as indicações do médico.

• Não utilize o aparelho na presença de gases inflamáveis.

• Nunca toque no cabo de ligação à corrente ou à fonte de alimentação com as mãos molhadas, pois corre o risco de choque eléctrico.

• Observe as instruções de limpeza do aparelho.

• O aparelho deve ser usado apenas pela mesma pessoa, a fim de evitar a transmissão de infecções. • Se verificar que o aparelho não funciona correctamente ou está deteriorado, desligue-o da corrente ou da pilha. Neste caso, dirija-se apenas a uma loja autorizada. Só é permitido utilizar peças de reserva Beurer. O aparelho inclui unicamente peças que devem ser reparadas ou substituídas pelo fabricante ou por intermédio de uma loja autorizada.

• As pilhas com defeito ou que já não sejam necessárias não devem ser deitadas fora no lixo doméstico. Deposite as pilhas totalmente descarregadas nos locais de recolha disponíveis para esse fim. As pilhas podem ser descarregadas totalmente, colocando em funcionamento o aparelho até a luz vermelha de controlo do inalador acender ou piscar.

Alimentação de corrente

O inalador pode ser utilizado de duas formas diferentes:

1. Ligado à corrente

A fonte de alimentação está preparada para a utilização do aparelho em qualquer local onde se dispon-ha de uma tomada de corrente de 230 V. A ficdispon-ha macho de ligação do adaptador de corrente deve ser ligada à ficha fêmea situada na base do aparelho. Introduza depois a ficha macho do adaptador na tomada de corrente. O aparelho está pronto a funcionar.

2. Com uma pilha recarregável

Coma uma pilha recarregável o inalador pode ser utilizado em qualquer local onde não disponha de outras fontes de corrente eléctrica. A ficha macho pequena da pilha deve ser ligada à ficha fêmea situ-ada na base do aparelho. Desta forma, o aparelho pode funcionar durante um máximo de 30 minutos. Se a luz vermelha de controlo do inalador acender ou começar a piscar, isso significa que a pilha está descarregada e deve ser recarregada. Utilize apenas as pilhas que são fornecidas pelo fabricante junta-mente com o aparelho. A utilização de outras pilhas pode danificar o aparelho.

Colocação em funcionamento

Antes de utilizar o aparelho pela primeira vez, deve limpá-lo muito bem. Deverá proceder de igual modo se não tiver utilizado o aparelho durante um longo período de tempo (ver “Limpeza do Aparelho”).

Encher o depósito de água

1. Ligue o aparelho à tomada de corrente ou à pilha.

2. Certifique-se de que o aparelho está desligado. (A luz verde de controlo deve estar apagada, ou

seja, não deve acender nem piscar).

3. 5HWLUHDWDPSDGHprotecçãoVXSHULRUGRLQDODGRU

4. Encha o depósito apenas com água da torneira ou água destilada (20°-30° C); de contrário, e em

determinadas circunstâncias, poderá danificar o aparelho. Recomendamos que ferva previamente a água. A quantidade correcta de água situa-se entre as duas marcas que se encontram no bordo interior do depósito de água. Se a temperatura da água for inferior a 20ºC, a pulverização do medicamento é consideravelmente inferior. Quanto mais elevada for a temperatura da água, mais forte será a nebulização.

(4)

5. Esvazie o depósito depois de utilizar o aparelho e volte a enchê-lo, conforme descrito acima, antes de cada nova utilização.

Encher o depósito de medicamento

1. Coloque o depósito de medicamento sobre o depósito de água. 2. Deite o medicamento directamente no depósito.

Evite encher excessivamente o depósito de medicamento! A quantidade máxima de medicamento é de 5 ml!

3. Utilize apenas os medicamentos indicados pelo seu médico e con

sulte-o sobre a duração e a quantidade de inalação mais adequadas para si!

4. Se a quantidade de medicamento indicada for inferior a 2 ml, complete-a pelo menos até 4 ml com água destilada ou solução salina isotónica! No caso de medicamentos viscosos é ainda necessária uma dissolução. Cumpra sempre as indicações do seu médico.

5. Ponha novamente a tampa de protecção no aparelho, verificando se ficou bem ajustada.

O depósito de medicamento não deve ser utilizado se forem visíveis quaisquer sinais de desgaste na extremidade (gretas, manchas brancas). Em caso algum deverá utilizar um depósito de medi-camento para mais do que três aplicações.

Colocação dos acessórios no aparelho (opcional)

O inalador pode ser utilizado quer com máscara, quer sem máscara. No caso de utilização em crianças, recomenda-se o uso da máscara.

Nas operações que se seguem tenha o cuidado de não inverter o aparelho, a fim de não misturar a água e o medicamento.

1. Certifique-se de que o aparelho está desligado.

2. Introduza o tubo flexível da máscara de inalação, curto e branco (no caso de crianças é a máscara pequena) na extremidade do tubo flexível de extensão.

3. Ligue o tubo flexível de extensão à abertura da tampa de protecção superior. Para isso, comprima ligeiramente o tubo flexível na extremidade lisa e introduza-o na abertura até ouvir um ruído suave ao encaixar.

Utilização do aparelho

Antes de ligar o aparelho, certifique-se de que o mesmo se encontra na posição vertical. Deste modo, estará a garantir um funcionamento correcto e com a máxima eficiência.

1. Prima a tecla ON/OFF para ligar o aparelho. A luz verde de controlo do inalador acende.

2. Regule o porta-filtro na parte traseira do aparelho, segundo a quantidade de ar pretendida. Na posição de regulação máxima distinguem-se três orifícios de ar.

3. Se quiser, coloque a máscara de inalação. Se pretender atingir os brônquios, recomendamos igualmente o uso da máscara e a respiração pela boca. Se pretender atingir o nariz, inspire pelo nariz e expire pela boca.

4. Inale o medicamento conforme lhe tenha sido recomendado pelo seu médico. O inalador está

construído de modo a que a velocidade de inalação aumenta ao fim de alguns minutos. Comece com a velocidade mínima.

5. Saberá que o medicamento terminou quando a neblina produzida deixar de ser constante. Continue a inalação até o aparelho deixar de produzir neblina ou desligar. (O aparelho desliga

automaticamente ao fim de 10 minutos de uso).

6. Desligue o aparelho premindo a tecla ON/OFF. A luz de controlo apaga. Retire o cabo de ligação da corrente e desligue a fixa de macho pequena da ficha fêmea que se encontra na base do aparelho. 7. Esvazie os restos de medicamento e de água (ATENÇÃO: QUENTE! ) e limpe o aparelho conforme se descreve na secção “Limpeza do Aparelho”. O aparelho deve arrefecer cerca de 30 minutos antes de ser novamente utilizado.

max. 5 ml aprox. 4 ml 2 ml

(5)

Detecção de avarias

No caso de detectar quaisquer problemas, e apesar dos controlos a seguir indicados, o aparelho deve necessitar de reparação, para o que deverá enviá-lo para o endereço a seguir indicado.

Problema Causa / Solução

O aparelho não reage ao tentar ligá-lo com a tecla ON/OFF

Pulverização reduzida ou ausência de pulverização

O ventilador não funciona correctamente

Limpeza e conservação do aparelho

Antes de limpar o aparelho, verifique se o cabo de corrente está desligado. Não mergulhe o aparel-ho em água, pois pode danificá-lo.

Recomendamos a limpeza do inalador após cada utilização, da seguinte forma:

1. Retire a tampa de protecção superior, o depósito de medicamento, o filtro de ar e o porta-filtro (puxe para baixo o invólucro de protecção da parte de trás) e limpe estas peças com um pano húmido e um detergente ou desinfectante suave, conforme as indicações do fabricante. Limpe do mesmo modo o tubo flexível de extensão e as máscaras de inalação.

2. Limpe a caixa com um pano húmido, apenas com água. Enxague bem o depósito de água com água limpa.

3. Limpe o ventilador pequeno e a entrada de ar sob a tampa de protecção traseira apenas com um pano macio e seco. Só a tampa de protecção poderá ser fervida.

O inalador, a fonte de alimentação e a pilha recarregável não devem ser expostos directamente à luz solar, a altas temperaturas ou à humidade.

Como carregar a pilha

1. Ligue a ficha macho pequena da fonte de alimentação à ficha fêmea que se encontra na face inferior da pilha.

2. Ligue a ficha macho do cabo de corrente à tomada de corrente. A luz de controlo da pilha acende. Antes da primeira utilização ou após um período prolongado sem utilizar o aparelho, o tempo de carga é de aproximadamente 24 horas; nos restantes casos esse tempo é de 4 - 12 horas, consoante o estado de descarga da pilha.

3. Não coloque a pilha num recipiente metálico, sobre metais de qualquer tipo ou superfícies molhadas, pois poderá provocar um curto-circuito na bateria com o consequente aquecimento e,

eventualmente, explosão.

Verifique se o adaptador de corrente / pilha estão correctamente ligados ao inalador.

Verifique se o depósito de água está correctamente cheio. Verifique se a bateria está totalmente carregada.

Verifique se o depósito de medicamento está

suficientemente cheio (mín. 2 ml – max. 5 ml) ou se apresenta qualquer fuga.

Verifique se o inalador está limpo sob o depósito de medicamento.

Verifique se o inalador está correctamente ligado ao eixo do motor.

(6)

Dados técnicos:

Inalador

Potência absorvida: aprox. 10 W

Frequência ultrasónica: 2,5 MHz

Grau de pulverização: 0,2 até 0,7 ml/min., conforme a densidade do

medicamento

Tamanho das partículas: 5 µm MMAD

Capacidade do depósito de medicamento: máx. 5 ml

Desconexão automática: após aprox. 10 min.

Condições de armazenagem: -10°C até +50°C; com 45% a 85% de

humidade relativa do ar

Condições de funcionamento: +15°C até +30°C; com 45% a 65% de

humidade relativa do ar

Classificação: Aplicação tipo B

Dimensões: 65 x 50 x 140 mm

Peso: aprox. 185 g

Acessórios: Fonte de alimentação, pilha recarregável, máscara para

adultos / crianças, tubo flexível de extensão, bolsa de protecção, 5 depósitos de medicamentos.

Pilha recarregável:

Tipo: Ni-Cd

Tensão nominal: 12 V CC

Corrente de carga: 60 a 90 mA

Tempo de carga: primeira carga mín. 24 horas

normal: de 4 a 12 horas

Capacidade nominal: 600 mAh

Condições de armazenagem: de -18º C até +45ºC Condições de funcionamento: de +15ºC até +30ºC

Peso: aprox. 245 g

Fonte de alimentação:

Tensão de entrada: 230 V 50 Hz Tensão de saída: 12 V CC Corrente nominal: 1,1 A Potência nominal: 13,2 VA Classe de protecção: II



(7)
(8)

754.325 - 1

Referências

Documentos relacionados

O carcinoma epitelial corresponde a 85 a 90% das neoplasias do ovário e cerca de 75% dos tumores epiteliais do ovário são do tipo histológico seroso.. A maioria das mulheres

Acoplador Fêmea Rosca Fêmea TS-D Acoplador Fêmea Flange ANSI #150 FD Acoplador Fêmea com Espigão TS-C Acoplador Fêmea Rosca Macho TS-B Adaptador Tampão Macho TS-DP

Cabo de ligação com conector jack macho estéreo de 3,5 mm em ambas as pontas para ligação da tomada dos auscultadores (com adaptador num dos lados para conector jack fêmea de 6,3

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

“As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos

Para isso, a sua direção artística define como principais objetivos, a constituição da emissora em um espaço laboratorial para os alunos de Comunicação Social,