• Nenhum resultado encontrado

Estud. hist. (Rio J.) vol.27 número54

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Estud. hist. (Rio J.) vol.27 número54"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

R E S E N H A S

Justiça do Trabalho: história, domínios e sujeitos

La bor Court: his tory, fields and char ac ters

José Pacheco dos Sant os Júnior

Justiça do Trabalho: 70 anos de direitos

Beatriz Bulla et al.

São Paulo: Alameda, 2011. 262 p.

A Justiça do Trabalho e sua história:

os direitos dos trabalhadores no Brasil

Ângela de Cas tro Gomes e Fernando Teixeira da Silva (orgs.)

Campinas: Editora da Unicamp, 2013. 528 p.

Exi bin do sete dé ca das de exis tên cia, o Ju di ciá rio Tra ba lhis ta bra si le i ro en tra no sécu lo XXI com o vi gor de uma ins ti tu i ção que, pela im por tân cia e im -pac to que exer ceu e exer ce na re gu la men ta ção das re la ções tra ba lhis tas no país,

365

José Pacheco dos Santos Júnior é mestrando em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Laboratório de História So cial do Trabalho (LHIST/UESB) (josepsjunior@usp.br). Resenha recebida em 25 de junho e aprovada para publicação em 28 de julho de 2014.

(2)

não es ca pa aos olha res aten tos da co mu ni da de in tra e ex traaca dê mi ca. Pos si bi li ta das pe las re no va ções con ce i tu a is e me to do ló gi cas vis lum bra das pela his to ri o -gra fia nas úl ti mas qua tro dé ca das, e mati za das pela po ten ci a li da de que ema na da do cu men ta ção (es cri ta e oral) da Jus ti ça do Tra ba lho, duas obras co le ti vas vêm, num in ter va lo de dois anos, ex plo rar a his tó ria des sa ins ti tu i ção ins ta la da por Var gas à épo ca do Esta do Novo e ini ci al men te vin cu la da ao Po der Exe cu ti vo: Jus ti ça do Tra ba lho: 70 anos de di re i tos, e A Jus ti ça do Tra ba lho e sua his tó ria: os di re i -tos dos tra ba lha do res no Bra sil, ob je tos de dis cus são da pre sen te re se nha.

O pri me i ro li vro, ges ta do sob os aus pí ci os ce le bran tes dos exa tos 70 anos da ins ta la ção da Jus ti ça do Tra balho no país, é pro du ção de qua tro jor na lis tas es -pe ci a li za dos na área ju rí di ca. Em Jus ti ça do Tra ba lho: 70 anos de di re i tos, sal ta aos olhos a bela pro pos ta de ar ti cu lar uma obra que tran si te pelas sete dé ca das de atu -a ção do Ju di ciá rio Tr-a b-a lhis t-a e pe l-as ex pe riên ci -as de -al guns de seus -agen tes, como ju í zes e ad vo ga dos. Estru tu rado em três par tes e de ten tor de uma úl ti ma se ção de no mi na da “ca der no de ima gens”, o con jun to de re por ta gens se apre sen -ta ao pú bli co le i tor como uma obra que per se gue o ob je ti vo de “re me mo rar fa tos e acon te ci men tos his tó ri cos que con fe ri ram à Jus ti ça do Tra ba lho o tí tu lo de ‘Jus ti ça So ci al do Bra sil’” (p.13). Para isso, a pri me i ra par te, as si na da por Ma ri a -na Ghi rel lo (com re por ta gens de Da ni el la Dol me), ex põe as prin ci pa is mar cas do ce ná rio po lí ti co-eco nô mi co bra si le i ro, des de a cri a ção do Ju di ciá rio Tra ba lhis ta, na déca da de 1940, até os anos 2000. Na se quên cia, o co ti di a no da Jus ti ça do Tra ba lho é co lo ca do em de ba te por Wil li am Maia (com re por ta gens de Thas sio Bor ges). Nes ta par te, ga nham ter re no tó pi cos como de man das, jul ga men to e exe cu -ção dos pro ces sos, a in for ma ti za -ção na Jus ti ça do Tra ba lho, além das vá ri as fa ces do co ti di a no da ad vo ca cia tra ba lhis ta.

O pon to alto da obra se evi den cia na re u nião de en tre vis tas or ga ni za das por Be a triz Bul la em par ce ria com o site Últi ma Instân cia. Enfatizando as di ver -sas tra je tó ri as e con cep ções que al guns ope ra do res do di re i to atri bu em à Jus ti ça do Traba lho, nesta ter ce i ra se ção en con tra-se uma im por tan te en tre vis ta com Arnal do Süs se kind, mi nis tro do Tri bu nal Su pe ri or do Tra ba lho no pe río do da di ta du ra mi li tar, fa le ci do um ano após a pu bli ca ção da obra. Por ou tro lado, ape sar dos be los in sights ex pres sa dos, o que de i xa a de se jar na pu bli ca ção é a to tal au -sên cia de re fe rên ci as bi bli o grá fi cas e no tas ex pli ca ti vas, além da rasa ex plo ra ção do “cader no de ima gens”: se ção que exi be inú me ras fo to gra fi as que, em sua maioria, es tão des pro vi das de fon tes e au to res, ape nas mu ni das de bre ves le gen das. So pe san do a ou sa da pro pos ta aven ta da, com toda a li cen ça que uma obra jor na lís ti ca exi ge, o li vro em ques tão se con fi gu ra ape nas como uma in tro du ção bá -si ca, de ca rá ter in for ma ti vo, aos es tu dos so bre a his tó ria da Jus ti ça do Tra ba lho.

Sob a co or de na ção de Ânge la de Cas tro Go mes e Fer nan do Te i xe i ra da Sil va, his to ri a do res que de lon ga data vêm se de di can do à His tó ria So ci al do Tra

-366 Est. Hist., Rio de Ja neiro, vol. 27, nº 54, p. 365-368, julho-dezembro de 2014.

(3)

ba lho e em par ti cu lar à Jus ti ça do Tra ba lho, a se gun da co le tâ nea ope ra uma cu i -da do sa aná li se, ma te ri a li za -da em 11 tex tos que evi den ci am os múl ti plos tra ços da re la ção dos tra ba lha do res bra si le i ros com essa Jus ti ça es pe ci al e com o mun do ju rí di co. De bru ça do em his tó ri as in di vi du a is e co le ti vas dos tra ba lha do res de di ver sos rin cões do país, A Jus ti ça do Tra ba lho e sua his tó ria: os di re i tos dos tra ba lha -do res no Bra sil re ú ne con tri bu i ções de pes qui sa -do res de norte a sul -do Bra sil e de um ca na den se, to dos que ren do de ci frar su je i tos, re cla ma ções, co ti di a no e as di ver sas es tra té gi as de luta e ne go ci a ção fo men ta das na are na da Jus ti ça do Tra ba -lho.

Ao de po si tar suas ex pec ta ti vas e re cla ma ções na Jus ti ça do Tra ba lho, os tra ba lha do res le ga ram à pos te ri da de re gis tros que si na li zam uma cul tu ra ju rí di ca (e de clas se) que ex tra po la as fron te i ras do “le gal ins ti tu ci o na li za do” e con tem pla um de li ca do cam po que com pre en de cos tu mes e tra di ções na in ter pre ta ção das leis, na de fi ni ção de re gras ju rí di cas, como tam bém na afir ma ção de me -ca nis mos le ga is para a re so lu ção de con fli tos. Vi san do inter pre tar essa se a ra, as con tri bu i ções des ta obra dis tri buem-se em cin co ei xos te má ti cos ar ti cu la dos atra vés de seus pro pó si tos em co mum. Pri me i ra men te, Cla ri ce Spe ran za e Ri -nal do José Va rus sa es mi ú çam con di ções de tra ba lho e po lí ti cas de con ci li a ção de clas se no Sul do país em dois mo men tos dis tin tos da his tó ria bra si le i ra. Em um se gun do mo men to, Anto nio Lu i gi Ne gro e Edi nal do Sou za, as sim como Be ni to B. Schmidt, abor dam as fa ce tas do po der dis ci pli nar, na Ba hia (no caso dos dois pri me i ros au to res) e no Rio Gran de do Sul, re cor te es pa ci al de Schmidt. Em um den so e cu i da do so tra ba lho ana lí ti co, Fer nan do Te i xe i ra da Sil va ex plo ra a na tu -re za do po der nor ma ti vo nos do mí ni os do TRT de São Pa u lo no “lon go ano de 1963, que ter mi na com o gol pe ci vil-mi li tar de 1964” (p.203), ao pas so em que La ris sa Rosa Cor rêa exa mi na a ques tão da Jus ti ça do Tra ba lho e da po lí ti ca salari al en tre 1964 e 1968.

Para além dos es tu dos que fo cam no eixo Rio/São Pa u lo e na for ça de tra -ba lho in dus tri al, ain da pre do mi nan tes na his to ri o gra fia bra si le i ra so bre o la bor, os ca pí tu los de Anto nio Mon te ne gro e do ca na den se Frank Luce ele gem como ob je to de in ves ti ga ção as tra mas dos tra ba lha do res ru ra is e ma gis tra dos do Nor -des te bra si le i ro com o Judi ciá rio Tra ba lhis ta, tra tan do de Per nam bu co e da zona ca ca u e i ra da Ba hia.Des cor ti nan do te mas e pri vi le gi an do me to do lo gi as ain da pou co usu a is nas aná li ses acer ca da Jus ti ça do Tra ba lho, a quin ta e úl ti ma par te da co le tâ nea con vi da o le i tor a re fle tir so bre te mas que com pre en dem, en tre tan -tos ou tros dis cu ti dos, a re gu la men ta ção das re la ções de tra ba lho em Fran ca (SP), a ter ce i ri za ção e o tra ba lho aná lo go ao de es cra vo no Bra sil con tem po râ neo, pon -tos e ca te go ri as dis se ca dos res pec ti va men te por Vi ní ci us de Re zen de, Mag da Bar ros Bi a vas hi e Ânge la de Cas tro Go mes.

(4)

Indis pen sá vel para a com pre en são das lu tas dos tra ba lha do res bra si le i ros na bus ca por di re i tos, e, num pla no mais am plo, da pró pria edi fi ca ção da ci -da -da nia no Bra sil, A Jus ti ça do Tra ba lho e sua his tó ria re ve la-se uma con tri bu i ção ful cral, ain da que seja uma pe que na amos tra dos es tu dos que hoje se de di cam à re la ção dos tra ba lha do res com esse ramo do Ju di ciá rio – estu dos es tes que, pos si bi li ta dos pelo re cen te con ta to com os acer vos dos tri bu na is tra ba lhis tas, apre -sen tam a di nâ mi ca das ten sões e ex pe riên ci as que até en tão es ta vam re ser va das ao do mí nio da es fe ra pri va da do mun do do tra ba lho.

Se al guns dos gran des no mes do mun do ju rí di co ga nham ên fa se e voz na obra de Bul la et alii, na se gun da co le tâ nea, co or de na da por Go mes e Sil va, os tra -ba lha do res (com suas dis pu tas, acor dos e con quis tas) se veem his to ri ci za dos num ca nal pri vi le gi a do. To da via, numa épo ca em que o Ju di ciá rio se en co bre nas bru mas do es que ci men to, ao man ter a po lí ti ca de des car te dos au tos fin dos a par -tir de cin co anos de ar qui va men to,1co le tâ ne as como es tas, aqui li ge i ra men te dis -cu ti das em face da li mi ta da di men são de uma re se nha, têm todo o di re i to de se ar vo rar em obras-ma ni fes to, mes mo que sem se enun ci ar en quan to tais.

Nota

1. BRASIL. Lei nº 7.627, de 10 de no vem -bro de 1987. Dis põe so bre a eli mi na ção de au tos fin dos nos ór gãos da Jus ti ça do Tra -ba lho, e dá ou tras pro vi dên ci as.

368

Referências

Documentos relacionados

Pérola Mathias é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (perolavcm@gmail.com).. Resenha recebida em 30 de junho e aprovada para publicação em 9

377 Michel Oliveira é mestrando em Comunicação e aluno de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso.. Fotográfico na Universidade Estadual de Londrina

O Esta do, por seu tur no, de so bri ga va-se de mu i tos de seus de ve res cons - ti tu ci o na is de as sis tên cia à po pu la ção atin gi da por ca la mi da des, re a fir

Seus des do bra men tos dão a ver que a au to no mia da clas se jor na lís ti ca era di fi cul ta da por di fe ren ças e con fli tos in ter nos nos qua is ti nham par ti ci

Assim, os pro pri e tá ri os mais afor tu na dos, que dis pu nham de ma i or vo lu me de mão de obra es cra va, eram tam bém os que pos su íam mais ter ras.. Ha via aque les que

Por ou tro lado, as fon - tes dão a im pres são, que ca re ce de ma i or aná li se, de que o in te res se em ex pan dir a eco no mia agrá ria para os “ser tões” e a de fe sa

Por exem plo, se você tem cem dó la res, e o que está em jogo nas ele i ções é se a sua ren da vai au men tar ou di mi nu ir cem dó la res, é ques tão de vida ou mor te.. Se

Esse nú cleo como um todo de se nha a per da de apo io in ter no e a fa lên cia da es tra té gia de fi nan ci a men to externo do programa de desenvolvimento, entravada