• Nenhum resultado encontrado

ABA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO Desvendando o Autismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "ABA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO Desvendando o Autismo"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

EM DIREÇÃO AO APRIMORAMENTO DO CURRÍCULO

Embora haja centenas de habilidades individuais que deveriam ser aprendidas no currículo do início da infância, muitas habilidades recaem em uma das várias áreas básicas. Já que metodologia de programação tente a ser consistente para muitos programas de teste separado dentro dessas áreas, um exemplo de discrição é oferecido aqui para várias habilidades com alguns comentários e explicações. Professores iniciantes devem revisar cada amostra de treinamento com cuidado e serem capazes de demonstrar com confiança como cada treinamento é realizado com um estudante. Estão disponíveis vários currículos publicados, cada um com sua própria estrutura e metodologia, mas procedimentos e abordagens básicos não tendem a variar muito entre cada currículo. Veja a lista de referências no final desse capítulo para uma lista.

Exemplos de Programas de Aprendizado Inicial

Combinação - onde o estudante aprende a colocar juntos itens relacionados

Imitação Motora Grosseira - onde o estudante aprende a imitar ações

Classificações Receptivas - onde o estudante aprende a identificar objetos quando dado o nome falado

Classificações Expressivas - onde o estudante aprende a classificar objetos

Instruções Receptivas - onde o estudante aprende a seguir instruções faladas envolvendo ações ou objetos

Exemplo 1 de Programa de Habilidades - Combinação Idêntica

(Figura com Figura)

(2)

Lista de Estímulos

Fotos de bola, sapato, computador, copo

Combinação - Figuras de Objetos

Passo 1 Professor coloca três cartões de foto na mesa na frente do estudante. Professor obtém a atenção do estudante e fala: “Combine” enquanto segura um cartão idêntico. Usando condução física na estratégia mais-para-menos, professor ajuda o estudante a colocar o cartão entregue a ele em cima do cartão idêntico, colocado na mesa e entrega o reforço. Através de uma série de testes, assim que o estudante começa a tomar ações corretas, os estímulos físicos são reduzidos e finalmente eliminados.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor 10 vezes seguidas.

Passo 2

(Alternação ao acaso com estímulos)

Em testes apresentados ao acaso, o professor dá ao estudante a foto de uma bola ou sapato (instrução é “Combine”). Para bola o professor aguarda a resposta correta (resposta livre). Para sapato o professor usa estímulos físicos para assegurar o desempenho correto e desvanece os estímulos conforme o estudante progride. O

procedimento de correção de erro é seguido se ocorrerem erros em

bola.

O critério para esse passo é alcançado quando sapato é realizado independentemente 3 vezes seguidas enquanto bola estiver sendo correta pelo menos em 90% de pelo menos 10 testes.

Passo 3

(Alternação ao acaso para ambos os desempenhos)

Tato bola quanto sapato são alternados ao acaso e o professor aguarda uma resposta correta. O procedimento de correção de erro é seguido para respostas incorretas. O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta

independentemente em resposta à instrução do professor em pelo menos 80% dos testes no decorrer de duas sessões para ambos os desempenhos.

Continuação Repita passos 2-3 para computador e todos os outros desempenhos.

Procedimento de Correção de Erro

Calmamente interrompa as ações incorretas do estudante o mais rápido possível e retorne o estudante à posição de pronto. O exemplo e fotos de escolha são removidos e o professor aguarda em silêncio por mais ou menos 3 segundos sem fazer contato visual. Então, as escolhas são recolocadas na mesa, a mesma instrução é novamente apresentada e o professor dá estímulos físicos para ajudar o estudante a realizar corretamente. O professor pode elogiar o estudante, mas reter outros reforços nesse ponto. Em seguida, quando a criança estiver pronta para mais um teste, o professor apresenta o

(3)

mesmo exemplo, dessa vez sem condução física. Se o estudante fizer três erros seguidos, o desempenho retorna à estimulação sem erros novamente.

Lista de Verificação de Treinamento — Passo a Passo

Preparando-se

Assegure-se que tudo está preparado antes de começar. É importante evitar interrupções desnecessárias.

O Primeiro Teste

Reforços

Reforços

Folha de Dados Materiais

Estudante e professor

Estudante e professor

sentados com conveniente

sentados com conveniente

acesso a todos os

acesso a todos os

materiais

(4)

Em seguida, prepare os reforços e materiais para o próximo teste. Faça uma série de testes desvanecendo condução física até que o estudante faça a combinação corretamente 10 vezes seguidas. Re-instituir estímulos físicos conforme a necessidade.

Introdução de um novo desempenho

1. Alterne ao acaso os desempenhos novos (com estímulos) em testes com desempenhos antigos;

2. Permita escolha sem ajuda para desempenhos antigos - use correção de erro se necessário;

4

6. Professor anota os dados

5. Professor remove materiais do teste

6. Professor anota os dados

5. Professor remove materiais do teste 1. Obtenha a atenção do estudante

2. Comunique a instrução: “Combine”

3. Estudante dá a resposta correta

(5)

3. Use estímulos físicos para desempenhos novos;

4. Desvaneça estímulos físicos até que desempenhos novos sejam alcançados independentemente 3 vezes seguidas e desempenhos antigos sejam mantidos 90% corretos;

5. Pratique todos os desempenhos, resposta livre, em alternação ao acaso. Use correção de erro se necessário.

Exemplo 2 de Programa de Habilidades - Imitação de Ações

Motoras Grosseiras

[O procedimento básico é o mesmo que no treinamento de combinação. A instrução do professor (“Faça isso” com um modelo da ação desejada) é a mesma para a maioria dos treinamentos de imitação.]

Lista de Estímulo:

Bater palmas, dar palmadas na barriga, dar palmadas na cabeça, acenar

Imitação - Ações Motoras Grosseiras

Passo 1 Professor obtém atenção do estudante e fala “Faça isso” enquanto demonstra o movimento de bater palmas. Usando condução física na estratégia mais-para-menos, o professor ajuda o estudante a realizar a ação e entrega o reforço. Através de uma série de testes, assim que o estudante começa a tomar ações corretas, os estímulos físicos são reduzidos e finalmente eliminados.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor 10 vezes seguidas.

Passo 2

(Alternação ao acaso com estímulos)

Em testes apresentados ao acaso, o professor pede bater palmas e dar palmadas na barriga (instrução é “Faça isso” com um modelo da ação). Para bater palmas o professor aguarda a resposta correta (resposta livre). O procedimento de correção de erro é seguido se ocorrerem erros. Para dar palmadas na barriga, o professor usa estímulos físicos para assegurar o desempenho correto e desvanece os estímulos conforme o estudante progride.

Critério para esse passo é alcançado quando dar palmadas na barriga

(6)

Passo 3

(Alternação ao acaso para ambos os desempenhos)

Tanto caminhão quanto Barney são alternados ao acaso e o professor aguarda uma resposta correta. O procedimento de correção de erro é seguido para respostas incorretas. O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta

independentemente em resposta à instrução do professor em pelo menos 80% dos testes no decorrer de duas sessões para ambos os desempenhos.

Continuação Repita passos 6-9 para peixe e todos os outros desempenhos novos.

Procedimento de Correção de Erro

O professor olha para outro lado e aguarda em silêncio por mais ou menos 3 segundos. Então, após obter a atenção do estudante, o objeto é mostrado e a mesma instrução é comunicada. Nesse momento, o professor fornece estímulos verbais completos para ajudar o estudante a realizar corretamente. O professor pode elogiar o estudante, mas reter outros reforços nesse ponto. Em seguida, quando a criança estiver pronta para mais um teste, o professor apresenta a mesma instrução, dessa vez sem condução verbal. Repita a correção de erro conforme a necessidade, mas se o estudante fizer três erros seguidos, o desempenho retorna novamente à estimulação sem erro.

Exemplo 3 de Programa de Habilidades - Classificação

Receptiva

[Provavelmente a parte mais desafiadora desse treinamento é manipular os objetos rápida e fluidicamente. Mantenha objetos não usados em uma prateleira ou mesa perto de você,mas fora de visão. Lembre que alguns objetos rolam e tendem a cair. Isso pode tornar a apresentação consistente difícil.]

Lista de Estímulo:

(Objetos 3-D): Caminhão, Dinossauro Barney, Bola, Copo, Colher

(7)

Classificação Receptiva - Objetos 3-D

Passo 1 Professor coloca três objetos na mesa em frente ao estudante. Professor obtém a atenção do estudante e fala “Toque (objeto)”. Usando condução física na estratégia mais-para-menos, o professor ajuda o estudante a tocar o objeto e entrega o reforço. Após cada teste, a posição dos três objetos de escolha é alternada de maneira imprevisível. Através de uma série de testes, assim que o estudante começa a tomar ações corretas, os estímulos físicos são reduzidos e finalmente eliminados.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor 10 vezes seguidas.

Passo 2

(Alternação ao acaso com estímulos)

O professor continua a alternar a posição de todas as escolhas após cada teste. Em ordem ao acaso, o professor pede o estudante para tocar o(s) objeto(s) anteriormente praticados e um objeto novo. Para objeto(s) antigo(s), o professor permite resposta sem ajuda. O procedimento de correção de erro é seguido se ocorrerem erros. Para o objeto novo, o professor usa estímulos físicos para assegurar o desempenho correto e desvanece os estímulos conforme o estudante progride.

Critério para esse passo é alcançado quando o objeto novo é

corretamente escolhido 3 vezes seguidas enquanto objeto(s) antigo(s) forem corretamente escolhidos em pelo menos em 90% de pelo menos 10 testes. Passo 3 (Alternação ao acaso para ambos os desempenhos)

Todos os objetos são pedidos em base casual e o professor aguarda uma resposta correta. O procedimento de correção de erro é seguido para respostas incorretas.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor em pelo menos 80% dos testes no decorrer de duas sessões para ambos os desempenhos.

Continuação Repita passos 2-3 para cada objeto novo na lista de estímulos.

Procedimento de Correção de Erro

(8)

estudante fizer três erros seguidos, o desempenho retorna novamente à estimulação sem erro.

Exemplo 4 de Programa de Habilidades - Classificação

Expressiva

Lista de Estímulo:

Caminhão, Dinossauro Barney, Bola, Peixe (biscoito)

(Esses itens já devem ter sido aperfeiçoados em Classificação Receptiva.) É necessário que o estudante seja capaz de repetir de forma reconhecível a pronúncia do professor de todas as palavras ensinadas. Esse treinamento usa e desvanece estímulos verbais de modelo da seguinte maneira:

Passo Instrução do Professor Passo de estímulo do Professor Resposta correta do Estudante

Passo 1 “O que é isso?” (sem espera) “Caminhão” “Caminhão”

Passo 2 “O que é isso?” (sem espera) “Ca” “Caminhão”

Passo 3 “O que é isso?” (sem espera) “C” “Caminhão”

Passo 4 “O que é isso?” (espera 1 seg) “C” “Caminhão”

Passo 5 “O que é isso?” (espera 2 seg) “C” “Caminhão”

Passo 6 “O que é isso?” (espera 3 seg) “C” “Caminhão”

Classificação Receptiva - Objetos 3-D

Passo 1 Professor obtém atenção do estudante e segura um objeto em frente ao estudante. Então fala “O que é isso?” Usando estímulos verbais de modelo na estratégia mais-para-menos, o professor ajuda o estudante a classificar o objeto e entrega o reforço. Através de uma série de testes, assim que o estudante começa a imitar prontamente o modelo verbal do professor, os estímulos são desvanecidos e finalmente eliminados. O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta (classificar o objeto) independentemente em resposta à instrução do professor 10 vezes seguidas.

(9)

Passo 2

(Alternação ao acaso com estímulos)

Em testes apresentados ao acaso, o professor segura o caminhão ou

Barney. Para caminhão o professor aguarda uma resposta correta. Um procedimento de correção de erro é seguido se ocorrerem erros. Para

Barney o professor usa estímulos verbais de modelo para assegurar o desempenho correto e desvanece os estímulos assim que o estudante progrida.

Critério para esse passo é alcançado quando Barney é classificado independentemente 3 vezes seguidas enquanto caminhão estiver sendo correto pelo menos em 90% de pelo menos 10 testes.

Passo 3

(Alternação ao acaso para ambos os desempenhos)

Todos os objetos são pedidos numa base ao acaso e o professor aguarda a resposta correta. O procedimento de correção de erro é seguido para respostas incorretas.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor em pelo menos 80% dos testes no decorrer de duas sessões para ambos os desempenhos.

Continuação Repita passos 2-3 para cada novo objeto na lista de estímulos.

Procedimento de Correção de Erro

Calmamente interrompa as ações incorretas do estudante o mais rápido possível e retorne o estudante à posição de pronto. Os objetos são removidos e o professor aguarda em silêncio por mais ou menos 3 segundos sem fazer contato visual. Então, as opções são recolocadas na mesa, a mesma instrução é novamente apresentada e o professor dá estímulos físicos para ajudar o estudante a realizar corretamente. O professor pode elogiar o estudante, mas reter outros reforços nesse ponto. Em seguida, quando a criança estiver pronta para mais um teste, o professor apresenta a mesma instrução, dessa vez sem condução física. Repita a correção de erro conforme a necessidade, mas se o estudante fizer três erros seguidos, o desempenho retorna novamente à estimulação sem erro.

Exemplo 5 de Programa de Habilidades - Instruções Receptivas

(Verbos)

(10)

qualquer objeto que estiver presente. Finalmente, o estudante é ensinado a realizar as ações com um objeto particular. Esse treinamento é um exemplo de uma habilidade um pouco mais avançada.

Lista de Estímulo:

Dê-me, dê palmada, sopre, role, vire, solte, aponte para, toque, abrace

Parte 1: Ensine a lista de estímulos de verbos com um único objeto.

Instrução Receptiva - Verbos com Objetos

Passo 1 Professor coloca um único objeto no centro da mesa onde o estudante possa facilmente alcançá-lo. Professor obtém a atenção do estudante e dá a instrução usando um verbo da lista de estímulos, “(Verbo 1)”. O professor não nomeia o objeto. Usando condução física na estratégia

mais-para-menos, o professor ajuda o estudante a realizar a ação e entrega o reforço. Através de uma série de testes, assim que o estudante começa a tomar ações corretas, os estímulos físicos são reduzidos e finalmente eliminados.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor 10 vezes seguidas.

Passo 2

(Alternação ao acaso com estímulos)

Com testes apresentados ao acaso, o professor dá instruções usando verbo(s) previamente praticados e um verbo novo. Para verbos antigos o professor permite uma resposta sem ajuda. Um procedimento de

correção de erro é seguido se ocorrerem erros. Para verbos novos o professor usa estímulos físicos para assegurar o desempenho correto e desvanece os estímulos conforme o estudante progride.

Critério para esse passo é alcançado quando novos verbos são

realizados corretamente 3 vezes seguidas enquanto verbo(s) antigo(s) estiverem sendo corretos em pelo menos em 90% de pelo menos 10 testes. Passo 3 (Alternação ao acaso para ambos os desempenhos)

Todos os verbos são alternados ao acaso e o professor aguarda a resposta correta. O procedimento de correção de erro é seguido para respostas incorretas.

O critério para esse passo é alcançado quando o estudante realiza a ação correta independentemente em resposta à instrução do professor em pelo menos 80% dos testes no decorrer de duas sessões para ambos os desempenhos.

Continuação Repita passos 2-3 para cada verbo novo na lista de estímulos.

Parte 2: Coloque dois objetos na mesa e dê a instrução verbal incluindo o nome de um dos objetos (objetos devem ser retirados da lista de aperfeiçoados de classificação receptiva) como em “Sacuda o carro”. Prossiga com o mesmo verbo para o segundo objeto (“Sacuda a bola”). Alterne ao acaso entre dois objetos até que o estudante siga as duas instruções corretamente. Então

(11)

acrescente um verbo, alternando ao acaso entre verbos e objetos (sacuda a bola, sacuda o carro, dê palmada na bola, dê palmada no carro). Continue acrescentando verbos até que todos os 10 verbos seja desempenhados ao acaso com ambos os objetos.

Parte 3: Coloque outro par de objetos conhecidos na mesa e siga o procedimento da Parte 2. Continue da mesma maneira até que todos os verbos sejam ensinados e combinação com todos os objetos ou até que o estudante comece a seguir espontaneamente novas combinações de verbos e objetos.

Procedimento de Correção de Erro

Calmamente interrompa as ações incorretas do estudante o mais rápido possível e retorne o estudante à posição de pronto. O professor aguarda em silêncio por mais ou menos 3 segundos sem fazer contato visual. Então, após obter a atenção do estudante, a mesma instrução é novamente apresentada e o professor dá estímulos físicos para ajudar o estudante a realizar corretamente. O professor pode elogiar o estudante, mas reter outros reforços nesse ponto. Em seguida, quando a criança estiver pronta para mais um teste, o professor apresenta a mesma instrução, dessa vez sem condução física. Repita a correção de erro conforme a necessidade, mas se o estudante fizer três erros seguidos, o desempenho retorna novamente à estimulação sem erro.

Avaliação da Técnica do Professor

No anexo você encontrará um formulário chamado “Lista de Verificação de Avaliação do Ensino” que ajudará novos professores se certificar que eles estão desempenhando corretamente os procedimentos básicos das instruções de testes separados. O formulário é dividido em várias seções principais:

Estrutura/ Organização/ Ambiental Programas de Aquisição de Habilidades Reforço/ Sistema de Motivação

(12)

As primeiras 4 seções dizem respeito ao ensino em testes separados. Revise o formulário com cuidado antes de proceder e certifique-se que todos os itens estão completamente entendidos. Então, usando os programas de exemplo no anexo, complete os programas incluindo reforço, listas de estímulos e coleta de dados com uma pessoa com experiência observando e usando o formulário para dar feedback. Uma vez que sinta que você está se acostumando com os procedimentos, encontre um estudante que já aperfeiçoou os programas de exemplo e pratique os programas novamente. Trabalhe a apresentação fluida, envolvendo continuamente o estudante e reforçando eficazmente desempenho correto.

Resumo

Metodologia de testes separados é uma poderosa coleção de procedimentos que fornece uma abordagem de ensino básica para muitas crianças que estão só começando o currículo e necessita dos benefícios de uma intensiva, altamente estruturada estrutura de ensino. Testes separados é também uma estrutura excelente para estudantes intermediários e mais avançados que ainda necessitam de uma abordagem individualizada e estruturada para aquisição de novas habilidades. A estrutura fornece uma experiência de aprendizado bem definida para o estudante com habilidades alvo, apresentação, ritmo e reforço individualizados. Procedimentos específicos para encorajar generalização das habilidades de um ambiente isolado de aquisição para uma ambiente mais natural, é um requisito importante de todo programa de testes separados. A habilidade do professor, também, é crucial para aprendizado ótimo; tempo e treinamento devem ser devotados para aperfeiçoar as habilidades de apresentação de treinamentos de novos professores.

Conceitos Chave e Questões

1. O que a palavra “separado” significa no contexto desse capítulo? 2. Quais são alguns prós e contras da estrutura de testes separados?

(13)

3. Cite os quatro eventos de um teste.

4. Cite os pré-requisitos para classificar cores que foram listadas. Por que é importante ensinar habilidades em passos mais fáceis?

5. O que é uma diferenciação?

6. O que quer dizer “ensino sem erro”?

7. Como os materiais de ensino podem ser organizados para facilitar o aprendizado?

8. O que é um estímulo de ajuda? Cite alguns tipos de estímulos que possam ser usados como um estímulo de ajuda.

9. Para cada estímulo que você citou acima, descreva uma estratégia de desvanecimento.

10. O que é resposta livre?

11. Descreva como aprendizado sem erro e resposta livre são combinados para ensinar novos desempenhos no procedimento geral de testes separados.

12. Liste os passos do procedimento geral de correção de erro descrito no texto.

13. Descreva como usar o formulário de lista de estímulos. 14. Descreva como usar o formulário de coleta de dados. 15. Descreva como representar dados no gráfico.

16. Por que a generalização é importante? Cite três tipos de generalização mencionados. Identifique onde documentar generalização no formulário de lista de estímulos.

(14)

Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (1987). Applied Behavior Analysis. New York, NY: Macmillan Publishing Company, 866 Third Avenue, New York, NY 10022.

Holland, J. G., Solomon, C., Doran, J. & Frezza, D. A. (1976). The Analysis of Behavior in Planning Instruction. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company,

Leaf, R. & McEachin, J. (1999). A Work in Progress. New York, NY: DRL Books (800) 853-1057; www.drlbooks.com

Lovaas, O. I., Acketnian, A., Alexander, D., Firestone, P., Perkins, M., Young, D. B., Carr, E. G., & Newsome, C. (1981) Teaching developmentally disabled children: The ME book. Austin, TX: Pro-ed; (800) 897-3202; www.proedinc.com

Martin, G. & Pear, J. (1983) Behavior modification: What it is and how to do it. Englewood Cliffs, NJ: Prentiss-Hall.

Maurice, C., Green, G., & Luce, S. C. (Eds.) (1996). Behavior Intervention for Young Children with Autism. Austin, TX: Pro-ed (800) 897-3202; www.proedinc.com

Sidman, M., & Stoddard, L. T., (1966). Programming perception and learning for retarded children. In N. R. Ellis (Ed.), International review of research in mental retardation. New York: Academic Press.

Terrace, H. S. (1963a). Discrimination learning with and without “errors.” Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 6, 1-27.

(15)

Terrace, H. S. (1963b). Errorless transfer of a discrimination across two continua. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 6, 232 — 232.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Primeiro, mostre primeiro como se constrói, usando 3 partes do LEGO,e deixe de lado, como modelo. Ajude-o, se precisar, e, depois de feito, coloque ao lado do seu e o elogie.

c) Mostre as figuras para o aluno, fale o nome e mostre onde são usadas: "Toalha de banho é no banheiro" e, então, você coloca a figura na caixa refrente ao banheiro. 'd)

O objetivo e procedimento do programa são semelhantes aos do programa de Identificação de Cores, assim como são semelhantes os Objetivos de Curto Prazo.. Identificação

O projeto político traçado para a nação por meio da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (BRASIL, 1996) exige compromisso

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

É, precisamente, neste âmbito que se apresentam quatro áreas que, dada a sua forte vertente estratégica, poderão influenciar significativamente as organizações, a

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash