• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.4 Mauricio Vilela de Andrade 10/04/ de 12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SUMÁRIO. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.4 Mauricio Vilela de Andrade 10/04/ de 12"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

1. Finalidade

2. Âmbito de aplicação 3. Normas Complementares 4. Definições

5. Detalhes Construtivos 6. Condições Gerais 7. Anexo I - Desenhos

8. Fotos para ilustrar o padrão 9. Meio Ambiente

10.Registro de Revisão

(2)

1.Finalidade

Estabelecer as características e os materiais utilizados no padrão de entrada de energia em baixa tensão com caixa incorporada para entrada subterrânea em Pedestal, para consumidores nas categorias de fornecimento monofásica, bifásica ou trifásica com até 75kW de Demanda, para um e dois clientes.

2.Âmbito de Aplicação

Áreas de Distribuição da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, CPFL Mococa, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista, CPFL Jaguarí, RGE e RGE Sul.

3.Normas complementares

CPFL GED 13 – Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição;

CPFL GED 16630 – Conexão de Aterramento para Poste de Entrada BT;

CPFL GED 15783 - Padrão de Entrada Multi 100 com Caixa Incorporada para 3 Clientes;

CPFL GED 14857 - Padrão de Entrada MINI com Caixa Incorporada para 1,2 e 3 Clientes;

CPFL GED 14945 - Padrão de Entrada Multi 100,200 para 1 e 2 Clientes;

CPFL GED 12064 - Padrão de Entrada com Caixa Incorporada para agrupamento de até 4 Clientes com Descidas Independentes;

CPFL GED 15033 - Padrão de Entrada com Caixa Incorporada para agrupamento de até 4 Clientes com Descida Única;

CPFL GED 3412 – Fabricantes de Materiais – Padrão de Entrada Consumidor;

CPFL GED 10126 – Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição – Ramal de Entrada Subterranea

NBR 5732 NBR 5733 NBR 7211 NBR 6118 NBR 7480 NBR 5738

(3)

NBR 5739 4. Definições

4.1 Padrão de Entrada em Pedestal

O padrão de entrada de energia em baixa tensão Pedestal é o conjunto elétrico formado por um pedestal de concreto armado, com dutos para entrada e saída dos condutores de energia subterrâneos embutidos no concreto, aterramento integrado com a ferragem interna do poste e alojamentos da medição e da proteção incorporados no corpo do pedestal.

4.2 Duto embutido de entrada e saída dos condutores

Furação sem revestimento ou eletroduto de PVC rígido no interior do corpo do pedestal para possibilitar a passagem dos condutores de energia elétrica, sendo um para a entrada do ramal até o medidor e outro para a saída para a proteção e para o consumidor.

4.3 Aterramento integrado com a ferragem

Sistema que utiliza a própria armação interna de aço do pedestal de concreto como eletrodo de aterramento possibilitando acesso a dispositivos de conexão à terra em pontos pré-determinados no corpo do pedestal. Detalhes construtivos do sistema de aterramento são apresentados no GED 16630.

4.4 Caixas incorporadas

São alojamentos moldados no corpo do pedestal com tampa que permitem a instalação do medidor de energia e dos disjuntores de proteção do consumidor, abrigados, dispensando o uso de caixas externas.

4.5 Haste de Aterramento Complementar

Haste de Aterramento de cobre-aço instalada no ponto de conexão à terra na base do pedestal para ajudar na dispersão da corrente de surto para o terra.

Nota: A utilização da haste de aterramento é opcional não sendo obrigatória sua utilização. Porém é obrigatório adotar a utilização da Conexão Tipo Z Estampada em Inox conforme item 5.2 do GED 16630 eliminando a solda no sistema de aterramento desse padrão de entrada em pedestal com caixa incorporada.

4.6 Padrão Pedestal 100

Padrão Pedestal para consumidor nas categorias de fornecimento monofásico, bifásico ou trifásico com demanda de até 38kW.

4.7 Padrão Pedestal 200

Padrão Pedestal para consumidor nas categorias de fornecimento trifásico com demanda superior a 38kW e inferior a 75kW.

(4)

5. Detalhes Construtivos

5.1 Pedestal de concreto armado

O padrão Pedestal de concreto armado deve ser constituído no formato retangular, com os alojamentos da medição e proteção incorporados e demais características conforme apresentadas nos desenhos do anexo I.

5.2 Duto embutido de entrada e saída

É permitido o uso de furação interna sem revestimento no interior do corpo do pedestal ou a instalação de eletroduto de PVC rígido para entrada e saída dos condutores de energia elétrica por ramal subterrâneo. Os dutos de entrada e saída dos condutores não podem ficar expostos em qualquer parte do corpo do pedestal.

Para o padrão pedestal 100 o diâmetro interno dos dutos com ou sem revestimento deve ser de Ø40mm (1 1/4”). O duto de entrada não pode passar pelo interior do alojamento da proteção e deve possuir bolsa de encaixe de Ø63mm (Pedestal 100) ou Ø125mm (Pedestal 200) com no mínimo 10cm de comprimento para a conexão com o tubo do ramal de ligação definido pelo item 9 do GED10126. Ver desenhos do anexo I.

5.3 Armação interna de aço

Sugere-se que a armação interna do pedestal 100 ou 200 sejam compostas com 4 barras longitudinais de aço de Ø8mm com estribos retangulares de aço Ø4,2mm fixados através de amarração com arame ou com solda elétrica da base até o topo. As barras longitudinais devem ser contínuas – sem emendas.

5.4 Aterramento integrado com a ferragem – Tipos de Aterramento

O sistema de aterramento do padrão pedestal deve ser concebido conforme modelos especificados no GED 16630. Devem ser disponibilizados dois pontos de conexão à terra, um no interior da caixa de proteção para ligação do neutro, e outro abaixo da linha de engastamento do pedestal para ligação de haste de terra complementar. Os posicionamentos dos pontos de conexão à terra são mostrados nos desenhos do anexo I. A haste de aterramento complementar se adotada deverá ser do tipo cobre- aço Ø1/2”x1,20m e deve ser instalada no ponto de conexão à terra com uso de terminal de pressão de latão na medida adequada.

Terminal de pressão Haste de Terra Furação na base do Pedestal Base do Pedestal

Parafuso de conexão da haste de terra - aço zincado a fogo Ø8mm

Figura 1- Posicionamento da Haste de Aterramento

(5)

Os postes de entrada BT com caixa incorporada deverão adotar o sistema de

aterramento com a Conexão do Tipo Z Estampada em Inox conforme item 5.2 do GED 16630 ou com a Solda a Ponto por Resistencia conforme item 5.3 do GED 16630.

O aterramento será exercido pela própria ferragem interna do poste. Esse conceito continua preservado. O aterramento deverá seguir rigorosamente as orientações do GED 16630.

5.4.1 Conexão Tipo Estampada em Inox

Conexão tipo Z Estampada em material Inox 5.4.2 Solda a Ponto por Resistencia

Solda a Ponto por Resistencia

(6)

5.5 Alojamentos da medição e da proteção do consumidor

Os alojamentos da medição e da proteção devem ser moldados na face mais larga do corpo do pedestal, para atender um consumidor até 38 kW de Demanda (Pedestal 100) ou um consumidor com demanda entre 38 e 75 kW (Pedestal 200).

Os alojamentos devem ser protegidos contra vandalismo e entrada de umidade com tampa de material resistente ao fogo, aos raios solares e ao impacto tais como a fibra de vidro e o policarbonato. Se aceita também tampas de duro alumínio, entretanto este material é motivo de furtos.

A tampa do alojamento do medidor deve ser configurada de forma a não prejudicar a acomodação de medidor polifásico eletromecânico ou digital, deve possuir um sistema de fechamento com lacre e um visor transparente (vidro ou policarbonato) para leitura do medidor.

O alojamento da proteção deve possuir pré-furos laterais caso se opte por saídas laterais no muro do consumidor.

Os detalhes construtivos dos alojamentos da medição e da proteção estão mostrados nos desenhos do anexo I.

5.6 Condutores

Para ligação do consumidor enquadrado no Pedestal 100 devem ser utilizados os condutores de cobre extra flexível isolação de PVC 750V com terminais ilhós, nas secções indicadas no GED 13 para a carga determinada pelo consumidor.

Para ligação do consumidor enquadrado no Pedestal 200 devem ser utilizados condutores de cobre extra flexível com isolação de PVC 750V para a secção 50mm² com terminais ilhós e nas secções 70mm² e 95mm² condutores de cobre flexível com isolação de PVC 750 V.

As secções dos condutores devem ser estabelecidas conforme indicado na tabela 1 A do GED 13 para a carga relacionada pelo consumidor.

5.7 Chaves Seccionadora

Para ligação do Pedestal 200 deve ser instalada uma chave seccionadora sob carga antes do medidor conforme definido no GED 13.

Seccionadora Medidor

Figura 2 – Chave seccionadora antes do Medidor

6. Condições Gerais 6.1 Identificação

O padrão pedestal deve apresentar identificação no corpo contendo:

 Nome do fabricante

(7)

 Data de fabricação

 Padrão Pedestal 6.2 Acabamento

O padrão pedestal deve apresentar superfícies externas suficientemente lisas, sem fendas ou fraturas (exceto pequenas trincas capilares, não orientadas segundo o comprimento da peça, inerentes ao próprio material) e sem armadura aparente.

6.3 Alojamentos

Os alojamentos devem possuir sistema de fixação da tampa para fechamento ou lacre, proteção contra entrada de umidade e espaçamento suficiente que não dificulte a colocação do medidor.

No interior do alojamento da medição deve existir um ponto de conexão à terra integrado com a ferragem interna para aterramento do neutro.

6.4 Haste de aterramento complementar

A utilização da haste é opcional. Porém o aterramento deverá seguir as orientações do sistema de aterramento conforme item 5.2 Conexão tipo Z Estampada em Inox ou conforme item 5.3 com Solda a Ponto por Resistencia de acordo com o GED 16630.

Optando por adotar a haste de aterramento complementar no padrão pedestal está deverá ser instalada no ponto de conexão à terra abaixo da linha de engastamento no solo. A haste de terra deverá ser do tipo cobre-aço Ø1/2x1,20m.

6.5 Fabricação

Na fabricação do concreto os componentes devem seguir prescrições das seguintes normas:

a) cimento: NBR 5732 e NBR 5733 b) agregados: NBR 7211

c) água: NBR 6118 d) aço: NBR 7480

e) concreto: NBR 5738 e NBR 5739. A resistência de ruptura à compressão do concreto com 28 dias, deve ser maior ou igual a 20 MPa. Corpos de prova ensaiados com 7 dias devem apresentar uma resistência à compressão maior ou igual a 20 MPa.

6.6 Inspeção

 Inspeção visual

 Medidas e conformidade com os desenhos padronizados neste documento.

(8)

7. Anexo I - Desenhos

200 50

5050 165

165

Parafuso de conexão com a armação 1700

40

1010

100 250 40

Linha de engastamento no solo

50

40

10

250

170

223

Parafuso de fecho da tampa Parafuso do lacre

20

Alojamento da

medição Alojamento

da proteção

A

A

Corte A-A

265

265

10 170 100 370220

Linha de engastamento

Caixa de passagem dos condutores Duto de Saída

dos condutores Ø40mm

Duto de Entrada dos condutores Ø40mm

Parafuso de conexão com a armação - aço zincado a fogo Ø8mm

Pré-furo para Saída lateral 225

265

10 225 150

Corte B-B B

B 500

440

460 15

40

800

15

100

Cobertura Pingadeira

Cobertura Pingadeira

100 100

Alojamento

da Medição Alojamento

da Proteção

sai para consumidor

entra da rede Parafuso de conexão

com a armação

Parafuso de conexão com a armação

40

20 150 63

Bolsa para enxaixe do tubo do ramal de entrada

40

medidas em mm

Desenho 1 - Padrão Pedestal 100 - dimensões, detalhes e dutos

(9)

200 50 5050

Parafuso de conexão da haste de terra - aço zincado a fogo Ø8mm

10

Linha de engastamento no solo

50

10

Parafuso de fecho da tampa Parafuso do lacre

da tampa

Lacre da tampa Fecho da tampa

A

A

Corte A-A

10

Canaleta para passagem dos condutores

Linha de engastamento

Caixa de passagem dos condutores Duto de entrada

Ø60mm

Parafuso de conexão da haste de terra - aço zincado a fogo Ø8mm

265

10

225

Corte B-B B

B 820

790

820

50 260

310

265

310 280

170 170 235

235

Duto de saída Ø60mm

40

270

40 10 40

320

180

40

30 60

40

320 40 400

270

50 50

30 180 1090

50 50 790

150

1700 800

caixa de passagem dos condutores

150 Alojamento da medição Alojamento da proteção

Seccionadora Medidor

100

Cobertura Pingadeira

Cobertura Pingadeira

125

Bolsa para encaixe do tubo ramal de entrada

Desenho 2 - Padrão Pedestal 200 - dimensões, detalhes e dutos

(10)

8. Fotos para ilustrar o padrão

Sugestão para utilização em condomínio fechado

(11)

9.Meio Ambiente

As atividades, projetos, serviços, orientações e procedimentos estabelecidos neste documento, deverão atender aos princípios, políticas e diretrizes de Meio Ambiente da CPFL, bem como atender a todos os requisitos de normas e procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental.

Complementarmente, os casos específicos relativos a este documento estão detalhados no corpo do texto do mesmo, incluindo-se as designações de órgãos externos responsáveis, quando aplicável.

Documentos complementares (GEDs):

- 02292 Aspectos ambientais - 02293 Controle operacional - 02294 Comunicação

- 02295 Requisitos legais - 02296 Riscos ambientais

- 02299 Controle de não conformidades em meio ambiente - 02314 Utilização e armazenamento de agrotóxicos e afins - 02428 Gerenciamento controle e disposição de resíduos

- 02430 Planejamento e controle da arborização na coexistência com o sistema elétrico

- 02592 Vazamento de óleo em equipamento hidráulico de caminhões - 03404 Inspeção e limpeza de fossa séptica

- 03462 Plano de emergência para queda de condutor - 05656 Diretrizes ambientais para empresas contratadas

- 12669 Análise e investigação de contaminação de derramamento de óleo

- 12671 Desmantelamento de áreas operacionais e avaliação de passivos ambientais - 12672 Ação emergencial para limpeza de derramamento de óleo

- 12689 Avaliação ambiental de novos empreendimentos - 13020 Licenciamento ambiental

- 13102 Cadastro no IBAMA - Atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.

10.Registro de Revisão

Este padrão foi desenvolvido com a colaboração dos seguintes profissionais das empresas CPFL Energia:

Empresa Colaborador

CPFL Paulista Marcelo de Moraes

CPFL Piratininga Antonio Carlos de Almeida Cannabrava CPFL Santa Cruz José Carlos Brizola Junior

CPFL Mococa, CPFL Jaguarí, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista

Marco Antonio Brito

RGE Marcelo Albino Redmann

RGE Sul Fernanda Pedron

(12)

Alterações efetuadas:

Versão

anterior Data da versão anterior Alterações em relação à versão anterior

1.1 28/07/2009

Revisão para atualização de alguns detalhes do dimensional, inclusão do Pedestal para faixa de demanda inferior a 38 kW – desenho 1.

1.2

14/03/2012

Revisão para eliminação da solda no sistema de aterramento do postinho de entrada BT. Deverá ser com conexão em Inox conforme item 5.2 do GED 16630.

1.3 21/10/2015 Revisão para adequação do sistema de

aterramento com Solda a Ponto por Resistencia conforme item 5.4.2.

Referências

Documentos relacionados

O predomínio na sub-bacia de uso com pastagens degradadas, fases de relevo principalmente fortemente onduladas e onduladas, e manejo incorreto do solo, são as

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

O padre veio para eles e abraçou-se também, subitamente perturbado por uma analogia, assim dissera o italiano, Deus ele próprio, Baltasar seu filho, Blimunda

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Numa corrida rápida, de velocidade, teria as minhas hipóteses, mas dar cinco voltas ao recinto enlameado da escola era mais apropriado para o Mário e o Xavier, por exemplo,

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão