• Nenhum resultado encontrado

Roteiro 4 - Movimento Unidimensional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro 4 - Movimento Unidimensional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CCEN - Departamento de Física

Física experimental 1

2

o

semestre de 2013

Professor: ; Data: / / ; Bancada: .

Nome: ; Turma: .

Nome: ; Turma: .

Nome: ; Turma: .

Movimento Unidimensional

1

Introdução

O objetivo desta prática é a caracterização do tipo de movimento efetuado por uma arruela ao longo de uma barra roscada, quando está sob influência da gravidade. Para tanto utilizaremos o método gráfico. Depois o estudante aplicará o método dos mínimos quadrados para realizar um ajuste linear e poder comparar a qualidade dos dois métodos empregados.

O aluno deve ter estudado os conteúdos da Apostila 4 que se encontra no site da disciplina1e deve traze-la juntamente ao Roteiro do Experimento 4 e eventuais folhas de papel milimetrado. O material usado nesta experiência será: uma barra roscada de 1 metro de comprimento, uma arruela, um relógio ou cronômetro, uma trena milimetrada, papel A4, papel quadriculado e um lápis hidrocor.

2

Procedimento experimental

Coloque a arruela no extremo superior da barra e solte-a. Observe seu movimento até a arruela atingir o outro extremo do cilindro. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário. O objetivo será caracterizar o movimento da arruela. Na maior parte dos casos, o

(2)

apenas em estudar este segundo movimento. A partir de suas observações, estabeleça uma origem para medir a posição da arruela. Utilize o lápis hidrocor para fazer a marca na barra.

Entre movimento uniforme (velocidade constante) e movimento uniformemente variado (ace-leração constante), marque na caixa abaixo qual deles parece caracterizar a queda da arruela.

Agora iremos realizar medidas. Adote a origem após a parte do movimento a ser estudado começar, geralmente em torno de 10 a 20 cm a partir da extremidade superior da barra. Com o lápis hidrocor e a trena, marque um limite inferior na barra e divida o restante, a partir da origem adotada por você, em cinco partes iguais. Use intervalos na faixa entre 10 e 20 cm. Utilize o cronômetro para medir o tempo para que a arruela atinja cada uma das marcas. Em caso de dificuldades com o uso do cronômetro, solicite ajuda ao professor. A arruela deve ser lançada diversas vezes para obter todos os dados necessários para responder às questões.

Você irá medir o tempo de queda da arruela t e sua diferença de altura h. Para evitar repetições nas próximas tabelas, registre aqui as incertezas intrumentais:

∆t = ∆h =

Utilize o cronômetro para obter o tempo necessário para que a arruela atinja as marcas estabelecidas por você na barra, ou seja, atingir a marca N = 1, N = 2, N = 3... registrando os tempos na tabela 1 abaixo. Note que as medidas de tempo para uma dada altura h (ou marca N ) devem ser feitas 5 vezes.

N h (cm) t1 (s) t2 (s) t3 (s) t4 (s) t5 (s) 1 2 3 4 5

Tabela 1: Dados experimentais.

Para cada valor de h foram obtidos cinco valores de tk na tabela 1. Com eles determine: o

valor médio tm, o desvio padrão da medida σtk, e o desvio padrão da média σtm. Componha

com a incerteza instrumental do cronômetro e escreva o resultado final na forma t = tm± ∆tm.

Registre os valores na tabela 2.

(3)

N tm (s) σtk (s) σtm (s) t (s) 1 2 3 4 5

Tabela 2: A estatística dos valores da tabela 1

3

Análise gráfica

Identifique (cuidadosamente) a grandeza que foi escolhida como independente (que chama-remos de X) e a grandeza dependente (que chamachama-remos Y ).

variável independente (X) →

variável dependente (Y ) →

3.1

Gráfico 1

Faça um gráfico no papel A4 da variável Y como função da variável X. Caso seja possível, através da colocação de barras de erro, explicite a incerteza da medida no gráfico, caso contrário explique o motivo de não representá-la. Faça um gráfico legível e sem rasuras utilizando toda a área disponível do papel (se possível).

Como você classifica, a partir do gráfico, o tipo de movimento encontrado para a arruela?

Os pontos que você obteve estão mais ou menos alinhados. Trace uma reta que se ajuste a todos os pontos, isto é, uma reta que represente os seus pontos experimentais. A partir deste momento você deve ignorar os pontos experimentais no gráfico e se ater somente à esta reta. Uma reta é descrita por dois parâmetros: Y (X) = AX + B, o parâmetro A é o coeficiente angular e o parâmetro B é o coeficiente linear. Os parâmetros A e B podem ser retirados do gráfico ao se escolher dois pontos (X1, Y1) e (X2, Y2) e fazendo as operações:

A = Y2− Y1 X2− X1

(4)

Escolha dois pontos que pertencem à reta e não pertençam aos seus dados (de preferência distantes entre si) e registre suas coordenadas na tabela abaixo.

X1 Y1 X2 Y2

A partir destes pontos, registre os coeficientes angular e linear da reta no quadro da próxima página (atenção às unidades de medida!). Não tente calcular incertezas.

A1 B1

3.2

Gráfico 2

Note que não temos uma incerteza para A ou para B na seção anterior. Uma maneira de obter as incertezas seria propagando as incertezas de cada ponto. Não iremos fazer desta maneira. O que vamos fazer é uma segunda medida para estimar a média dos coeficientes da reta e sua incerteza.

Repita o gráfico da variável Y como função da variável X agora em papel quadriculado. Os pontos que você obteve estão mais ou menos alinhados. Trace uma reta que se ajuste a todos os pontos, isto é, uma reta que represente os seus pontos experimentais. Escolha dois pontos que pertencem à reta e não pertençam aos seus dados (de preferência distantes entre si) e registre suas coordenadas na tabela abaixo.

X1 Y1 X2 Y2

A partir destes pontos, calcule um novo coeficiente angular e um novo coeficiente linear para a reta (não tente calcular incertezas ainda):

A2 B2

3.3

Reta média

Agora você tem duas medidas para os coeficientes da reta. A partir deles, calcule um valor médio e uma incerteza, isto é, calcule a reta média:

(5)

A B

Encontre a relação entre o coeficiente angular da reta média que você encontrou e a velocidade de descida da arruela. A partir desta relação, obtenha a velocidade média de descida da arruela com sua incerteza. O valor é razoável ao que você presenciou?

4

Método dos mínimos quadrados

Aplique agora o método dos mínimos quadrados aos dados que você obteve. Para tanto você precisa calcular algumas somas. Complete a tabela que segue.

SX =

SX2 =

SY =

SXY =

N =

De posse dos valores da tabela acima, calcule o valor do determinante ∆: ∆ =

Agora você pode escrever os valores do coeficiente angular e linear da reta mais provável: A =

(6)

Estes valores estão de acordo com o valor encontrado pelo ajuste visual? Comente possíveis fontes de erros na realização das medidas e suas conseqüências para caracterizar o movimento da arruela.

4.1

Gráfico 3

Para encerrar, utilize um papel milimetrado (pode imprimir do site2) e desenhe o gráfico

juntamente com a reta mais provável com os coeficientes determinados pelo método do mínimos quadrados.

Quão diferente é a reta determinada visualmente (gráficos 1 e 2) da reta determinada alge-bricamente (gráfico 3)? Comente as diferenças e as semelhanças.

(7)

5

Utilizando o LabCam

Vamos agora verificar nossos resultados mediante a utilização do modo cinemática do software LabCam. Primeiro de tudo faça uma calibração, observe que o eixo vertical do gráfico no software é dado em pixels, mas queremos comparar o resultado que iremos obter com o anterior que está em cm/s (qualquer dúvida de como realizar a calibração pergunte a seu professor ou monitor).

Feita a calibração, o procedimento é bastante simples, grave o comportamento da altura h em função do tempo e observe o gráfico gerado. Esboce abaixo curva que você visualiza:

Marque dois pontos os quais você utilizará para calcular a velocidade. Calcule aqui também a incerteza dessa velocidade.

Velocidade =

Por fim, compare o valor encontrado com a velocidade dada pelo ajuste visual, os dois métodos são equivalentes? Indique possíveis fontes de erro que gerariam (ou geraram) diferenças nesses valores.

(8)
(9)

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Aproveite as novas tecnologias que serão lançadas nos próximos anos para aumentar o tempo de produção e a disponibilidade global do equipamento (OEE, na sigla em inglês), reduzir

Avaliar a preocupação dos cadetes com o planejamento financeiro e a busca de conhecimento sobre este assunto para buscar semelhanças com um universo de oficiais

SELECIONANDO A OPÇÃO QUE VOCÊ ACHAR CORRETA!.. De acordo com a terceira lei de Newton, duas forças que formam um par ação-reação apresentam essas

Assim, na pergunta acima, a primeira frase está correta e quer dizer que “Ele pediu o livro para si mesmo (para ele mesmo)”. Por exemplo: “Ela trouxe o pão consigo”. Assim,

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Se você estiver sem tempo e dispor de recursos para investir, contrate profissionais de limpeza, pintores, organização ou até especialistas em home staging,