• Nenhum resultado encontrado

Análise da satisfação da qualidade de vida no trabalho em uma marmoraria do Pontal / Analysis of the satisfaction of the quality of life in the work of the employees of a marmoraria in the city of Ituiutaba/MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da satisfação da qualidade de vida no trabalho em uma marmoraria do Pontal / Analysis of the satisfaction of the quality of life in the work of the employees of a marmoraria in the city of Ituiutaba/MG"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Análise da satisfação da qualidade de vida no trabalho em uma marmoraria do

Pontal

Analysis of the satisfaction of the quality of life in the work of the employees of a

marmoraria in the city of Ituiutaba/MG

Recebimento dos originais: 01/03/2018 Aceitação para publicação: 30/03/2018

Leandro Divino Miranda de Oliveira

Graduado em Administração e Especialista em Marketing Instituição: Universidade Federal de Uberlândia

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia – MG, Brasil Email: leandro-miranda92@hotmail.com

Sérgio Mendes Dutra

Graduado em Ciências Contábeis e Direito e Especialista em Direito do Consumidor Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG, Brasil

Email: serggiomendes@gmail.com

Marlette Cassia Oliveira Ferreira

Doutora em Administração pela UNINOVE

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba

Endereço: Av. Bahia, 1739 - Indaiá, Caraguatatuba – SP, Brasil Email: marlettecassia@gmail.com

Noézia Maria Ramos

Doutoranda em Administração pela FGV - Fundação Getúlio Vargas Instituição: Universidade Federal de Uberlândia

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia – MG, Brasil Email: ramos.noezia@gmail.com

Jussara Goulart da Silva

Doutora em Administração pela UNINOVE Instituição: Universidade Federal de Uberlândia

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia – MG, Brasil Email: profadmjussara.ufu@gmail.com

RESUMO

O trabalho teve como objetivo geral demonstrar na percepção dos funcionários quais os indicadores de qualidade de vida no trabalho exercem mais impacto em uma Marmoraria do Pontal. Foram

(2)

abordados conceitos sobre a qualidade de vida no trabalho, os obstáculos encontrados e os seus desafios. A abordagem do tema foi predominantemente quantitativa e quanto aos objetivos, foi descritiva.A amostra é por conveniência e a amostragem é não probabilística. Para a coleta de dados aplicou-se 15 questionários na amostra final e 3 questionários pré-teste. Foi possivel observar que na percepção dos funcionários há mais fatores positivos que negativos em relação a qualidade de vida no trabalho nessa marmoraria. Concluindo que é de extrema importância que a empresa estudada mantenha periodicidade da aplicação da pesquisa para assim poder melhorar o seu nível de qualidade no trabalho, mantendo funcionários mais motivados e produtivos, conquistando melhores resultados.

Palavras chave: Qualidade de vida no trabalho; Marmoraria; Funcionários.

ABSTRACT

The main objective of this study was to demonstrate in the employees' perceptions the indicators of quality of life at work that have the most impact on a Pontal Marble Workplace. They have developed concepts about the quality of work, the obstacles encountered and their challenges. The subject's approach was predominantly quantitative and objective-oriented. It was sampled by convention and the sample was not tested. Fifty questionnaires were applied to the final sample and three pre-test questionnaires were used. It was possible to observe that in the perception of the employees there are more positive factors than negatives regarding the quality of life at work in this marble factory. Concluding that it is extremely important that the company studied maintain periodicity of the application of the research in order to be able to improve their level of quality in the work, keeping employees more motivated and productive, conquering better results.

Key words: Quality of life at work; Marmoraria; Officials

1 INTRODUÇÃO

A qualidade de vida no trabalho influencia, no rendimento e na produtividade dos funcionários em uma empresa, e esta deve entender que o funcionário estando motivado terá mais produtividade e trará resultados positivos dentro da organização. O empresário deve preocupar com o bem estar de seu funcionário, e sempre estar atento às necessidades e melhoria no ambiente de trabalho, visando sempre melhorar a sua produtividade através da satisfação dos que trabalham na empresa.

A insatisfação é negativa tanto para o funcionário como para a empresa. O sucesso de uma organização se dá pelo desempenho das pessoas que nela trabalham. É preciso que se tenha trabalhadores com ânimo e motivação, e é preciso também que haja empresas capazes de motivar e oferecer qualidade de vida no trabalho. (VIANNA, 1994; CARVALHO, 1994).

A qualidade de vida no trabalho, é uma preocupação desde o início da existência do homem. No decorrer dos anos ganhou diversas conotações e títulos, porém o objetivo nunca

(3)

mudou, e sempre foi de satisfazer as necessidades dos funcionários em suas atividades do dia-a-dia, tornando prazeroso aquilo que se faz. (RODRIGUES, 1994).

A fim de melhorar o posicionamento competitivo no mercado e a qualidade de vida no trabalho, as organizações estão buscando produtividade e processo de mudança, o que tem se tornado práticas de competitividade (ALBUQUERQUE; FRANÇA, 1996).

Conforme Pereira (2006) o conceito da qualidade de vida no trabalho está sendo adotado pelas empresas que desejam ser fortemente competitivas em mercados altamente globalizados. O fator humano é elemento principal de diferenciação, além de ser o agente responsável pelo sucesso ou fracasso de todo e qualquer negócio. Para que as empresas consigam a satisfação de seus clientes, é necessário que se tenha funcionários satisfeitos e que estejam envolvidos com o objetivo da organização.

Dentro do contexto faz-se a seguinte pergunta: qual a satisfação da qualidade de vida em relação ao trabalho de uma Marmoraria do Pontal. Dessa forma o trabalho tem como objetivo geral demonstrar na percepção dos funcionários quais os indicadores de qualidade de vida no trabalho exercem mais impacto em uma Marmoraria.

A justificativa deste estudo é como esse segmento de atividade busca a satisfação do seu funcionário, a produtividade e o seu desempenho. É importante sabermos se a qualidade de vida no trabalho está de fato em primeiro lugar na organização e se seus trabalhadores estão motivados e desempenhando suas funÇões com êxito. A marmoraria por ser uma empresa onde se tem um trabalho mais artesanal, no qual se trabalha com mármores e granitos, é de suma importância uma pesquisa sobre a qualidade de vida nesse setor.

Este trabalho esta dividido em cinco seções, sendo esta a parte introdutória, a segunda o referencial teórico, seguida dos procedimentos metodológicos, resultados da pesquisa e a conclusão.

2 REFERENCIALTEÓRICO

Nesta seção é destacada as teorias sobre a qualidade de vida no trabalho, os obstáculos encontrados e os seus desafios.

(4)

2.1 QUALIDADE DE VIDA NOTRABALHO

A qualidade de vida no trabalho é um tema muito estudado para a verificação das hierarquias com os outros setores operacionais dentro de uma organização, para assim, obter o bem-estar de ambas as partes. Isso leva a um ambiente de trabalho mais saudável e agradável. Seguindo essa ideia, entende-se que a qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no local de trabalho (LIMONGI-FRANÇA, 1996).

A definição de qualidade de vida no trabalho tem sida avaliada e questionada através de anos, conceituando-se como modismo passageiro, porém como um processo que consolida a procura do desenvolvimento organizacional e humano (LIMONGI-FRANÇA et al., 2002).

O movimento sindical que houve após a grande crise dos anos de 1930, centra-se na segurança e na salubridade do trabalho, no aumento de salários e no tratamento dispensado ao trabalhador, o que relacionam diretamente com a qualidade de vida no trabalho.

“A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho remontou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica” (MORETTI, 2003, pag.3). Ou seja, também está relacionada ao enfoque da psicologia, o qual considera a existência de uma ligação positiva entre produtividade e o estado de ânimo da pessoa, afirmando que é possível elevá-los mediante a melhoria das relações humanas. Em 1960, a igualdade de oportunidades e os incontáveis esquemas de enriquecimento do trabalho, fazem parte dos novos conceitos para a década (LIMONGI-FRANÇA et al.,2002).

Nos anos 70, surge principalmente nos EUA, um movimento pela qualidade de vida no trabalho, por causa da preocupação com a competitividade internacional e o sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade do Japão centrado nos empregados (MORETTI, 2003).

O termo qualidade de vida é extenso e compreende as necessidades, crenças, valores e expectativas dos trabalhadores. Compreende também fatores situcionais como tecnologia, recompensa, o ambiente de trabalho e a economia. Além de tudo isso, a QVT esta diretamente ligada a satisfação, desempenho e desenvolvimento dos trabalhadores (WALTON, 1973; QUIRINO e XAVIER, 1987; FERNANDES, 1988).

Em outra definição de Chiavenato (2009), a qualidade de vida no trabalho poder ser o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas próprias necessidades atravésde sua atividade na organização.

(5)

Segundo Pereira (2006, pag.12) “a qualidade de vida no trabalho tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e o grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho”.

Ainda conforme o mesmo autor, muitas empresas vêm fracassando devido a falta de um posicionamento estratégico para implantar a qualidade de vida no trabalho, pois é tratada como uma despesa e não como um investimento.O trabalho humano pode afetar todas as dimensões da vida: espiritual, física, afetiva e intelectual.

Moretti (2003) descreve que a satisfação no trabalho não está isolada da vida de uma pessoa como um todo. Também diz que a qualidade de vida no trabalho nos dias de hoje, pode ser entendida como uma forma de pensamento que envolve organizações, pessoas e trabalho, destacando dois importantes aspectos: a preocupação do bem-estar do trabalhador, sua eficiência e a eficácia da organização como um todo; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas da organização.

Surge alguns conceitos sobre a qualidade total para se desenvolver um bom trabalho, destacando-se: remuneração justa e adequada; segurança e salubridade do trabalho; oportunidade de utilizar e desenvolver habilidade; oportunidade de progresso e segurança no emprego; integração social na organização; leis e normas sociais; trabalho e vida privada; e por último, significado social da atividade do empregado (LIMONGI-FRANÇA et al.,2002).

Ainda segundo Limongi-França et al. (2002) ao analisar os diversos enfoques da qualidade de vida no trabalho, concluem que há uma relação direta entre a posição diante da QVT e os seguintes tipos de visão: democrática, gerencial, sindical e humanista, como é mostrado no quadro 1:

(6)

Quadro 1: Visões da qualidade de vida no trabalho

Visão democrática Democracia industrial

Aumento da participação dos empregados na tomada de decisões;

Alcance das metas do movimento de relações humanas.

Visão gerencial Aumento da produtividade

Melhora dos inputs humanos antes dos inputs tecnológicos ou capital para a produção.

Visão sindical Visão humanista Conquistas sociais

Alcance de porção mais equitativa de entradas e recursos da organização produtiva;

Alcance de condições de trabalho mais humanas e saudáveis. Satisfação de necessidades Satisfação no cargo; Humanização do trabalho; Organização personalizada; Desenvolvimento organizacional.

Fonte: Mendelewski e Orrego (1980).

Essas visões são capazes de orientar áreas de concentração de resultados e percepções específicas da QVT.

2.2 OBSTÁCULOS E DESAFIOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO

Conforme Albuquerque e França (1996), existe um distanciamento entre o que é discutido dentro de uma organização e o que é colocado na prática, ou seja, todos acham importante a implantação dos programas sobre a qualidade de vida no trabalho, porém na prática sobressai o imediato e os investimentos de médio e longo prazo são deixados para depois.

Como diz Pereira(2006) uma grande parte dos programas de qualidade de vida tem origem nas atividades de saúde e segurança no trabalho e ainda existem aqueles que não se associam a programas de qualidade ou melhoria empresarial. A qualidade de vida só tem resultado quando deixa de ser restrita a programas internos de lazer ou de saúde e passa a ser analisada num sentido mais amplo, abrangendo qualidade das relações de trabalho e suas conseqüências na saúde dos indivíduos e da organização. A qualidade de vida no trabalho, nada mais é do que condições adequadas e os desafios de respeitar todos dentro de uma empresa e de ser respeitado.

Pereira (2006) enfatiza que para obter sucesso contínuo, a empresa tem que ser expert no alcance de resultados, na manutenção de um clima interno agradável e motivador, além de realizar

(7)

abertura para a inovação e a flexibilidade. As empresas estão se desempenhando para monopolizar a atenção e o coração de seus funcionários, porém os benefícios não são suficientes.

Ainda conforme Pereira (2006) existe dois grandes desafios que as empresas enfrentam atualmente: o primeiro está associado com a necessidade de uma força de trabalho saudável, motivada e preparada para a crescente competição do mercado; o segundo está relacionado com a capacidade que a empresa tem em responder à demanda de seus colaboradores em relação a uma melhor qualidade devida.

Para que a empresa alcance bons resultados, uma melhora na produtividade significa dignidade, motivação, participação no desempenho e no desempenho do trabalho na organização. Para um melhor entendimento, significa desenvolver indivíduos cujas vidas podem ser produtivas em todos os sentidos (LIMONGI-FRANÇA et al.,2002).

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Esta seção apresenta a amostra e os procedimentos para a coleta de dados.

3.1 AMOSTRA

A amostra da pesquisa foi por conveniência, não probabilística. A marmoria é uma empresa de pequeno porte e possui um total de vinte e cinco funcionários. O questionário final foi aplicado com 15 funcionários e outros 3 funcionários participaram do pré-teste, os quais não fizeram parte da amostra final. Os outros sete funcionários não fizeram parte da pesquisa, pelo motivo de dois estarem de férias, um de licença médica e quatro não quiseram participar.

Verificando a abordagem do problema, esta pesquisa aponta para uma linha predominantemente quantitativa, que segundo Malhotra (2012, p.110) “procura quantificar os dados e, normalmente, aplica alguma forma da análise estatística”.

No que diz respeito aos objetivos da pesquisa, ela se enquadra no tipo de pesquisa descritiva com uma perspectiva longitudinal, ou seja, se a pesquisa for aplicada em outra época, terá como fazer uma comparação da mudança da satisfação da qualidade de vida no trabalho com os funcionários da empresa. Conforme Mattar (2008), a pesquisa descritiva é usada quando a intenção é descrever as características de um grupo, estimar a proporção de elementos numa população

(8)

específica, que possui determinados comportamentos e características e também de ser usada para analisar ou descobrir a existência de relação entre as variáveis.

3.2 PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DEDADOS

Para a coleta de dados foi realizado um pré-teste com 3 funcionários da Marmoraria, esse número representa 10% da amostra total (Hair, 2005). Esses sujeitos foram usados para testar o instrumento verificando a clareza das alternativas que formam o questionário. O questionário final foi aplicado com 15 funcionários.

Conforme o quadro 3, as assertivas foram conservadas, pois não houve dúvidas e nem questionamentos por parte dos respondentes do pré-teste.

(9)

Quadro 2: Assertivas do questionário

1. O tempo de trabalho dos funcionários é suficiente para a realização das tarefas.

2. O intervalo de almoço e lanche é suficiente para a satisfação das necessidades e não prejudica em nada o trabalho dos funcionários.

3. A jornada de trabalho é cansativa ou estressante para os funcionários. 4. Na Empresa todos utilizam as ferramentas e técnicas de proteção e segurança. 5. A Empresa realiza exames médicos periódicos e de admissão.

6.Os funcionários necessitam receber autorização superior para decidirem o que fazer e como fazer o trabalho.

7. É da responsabilidade dos funcionários: o resultado, o bom desempenho e qualidade do trabalho que executam.

8. A Empresa investe na capacitação dos funcionários através de treinamentos.

9. O trabalho que os funcionários desenvolvem permite a utilização do conhecimento, experiência e habilidades de cada um.

10. Os funcionários avaliam os resultados e processos do trabalho que desenvolvem.

11. Os superiores dos funcionários apontam os erros cometidos por eles de maneira clara e objetiva. 12. A Empresa reconhece e valoriza os seus acertos e os de seus colegas.

13. A Empresa somente demite funcionários caso tenha motivos justos.

14. A todos os empregados é dada a liberdade e abertura para as sugestões de trabalho. 15. Os funcionários sentem a vontade para expressar suas opiniões aos seus superiores. 16. As normas e rotinas da Empresa são bem divulgadas e são debatidas por todos.

17. Todos os direitos trabalhistas são respeitados e cumpridos pela Empresa (férias, 13º salário, carteira assinada, etc.).

18. Fora do trabalho, os funcionários têm tempo disponível para lazer e atividades sociais. 19. No tempo livre, os funcionários praticam atividades esportivas com regularidade.

20. Os funcionários têm conhecimento necessário ou suficiente para decidir o que fazer e como fazer o trabalho.

21. Os funcionários se consideram importantes para que a Empresa atinja seus objetivos. 22. Os trabalhos dos funcionários são muito importantes para eles mesmos.

23. Dentro da Empresa os funcionários têm chances de promoção. 24. A Empresa incentiva os empregados para continuar seus estudos.

25. Existe discriminação (religião, raça, sexo) da Empresa junto aos seus empregados. 26. O trabalho dos funcionários influencia ou prejudica vida familiar de cada um. 27. Os funcionários têm orgulho de dizerem onde trabalha.

28. A Empresa é reconhecida e possui prestígio na cidade e região.

29. Para os funcionários, faz diferença trabalharem na Marmoraria X ou em outra empresa. 30. Os funcionários se sentem realizados com o trabalho que desenvolvem.

31. Os salários dos funcionários se comparados com as funções que desempenham são considerados justos. 32. Os salários dos funcionários se comparados aos das outras empresas do ramo, são considerados justos. 33. Existe diferença salarial entre os empregados que ocupam a mesma função.

34. Como os funcionários consideram o relacionamento entre os colegas.

35. Como os funcionários consideram o relacionamento existente entre os superiores e os demais empregados. 36. Como os funcionários consideram o espírito de comprometimento e colaboração na Empresa.

37. Como os funcionários classificam as condições ambientais de trabalho (iluminação, higiene, ventilação e organização) na Empresa.

38. Como é a imagem da empresa junto à comunidade local.

39. É do conhecimento dos funcionários processo completo de produção da Empresa. Fonte: Autores do trabalho

4 RESULTADOS DAPESQUISA

(10)

4.1 PERFIL DAAMOSTRA

A análise das freqüências sobre o perfil dos 15 respondentes dos questionários define que quanto ao sexo 66,7% são homens e 33,3% são mulheres. A maioria tem faixa etária de idade acimade 45 anos (40%). Em relação ao estado civil 26,7% são solteiros e 73,3% são casados.

Ainda, 46,7% tem menos de um ano de serviço na empresa. A representatividade do cargo é composta por 53,4% na produção, 20% são vendedores, 13,3% são gerentes e 13,3% trabalham no setor administrativo.

4.2 ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A seguir, o quadro 4 mostra a análise extraída do software estatístico SPSS,onde é possível ver as análises de frequência das variáveis, mostrando suas respectivas porcentagens:

Quadro 3: Assertivas e seus respectivos resultados

Afirmativas Sempre Quase

sempre Às vezes Raramente N u n c a 1. O tempo de trabalho dos funcionários

é suficiente para a realização das tarefas.

33,3% 2. O intervalo de almoço e lanche é suficiente para a

satisfação das necessidades

e não prejudica em nada o trabalho dos funcionários.

53,3%

3. A j ornada de trabalho é cansativa

ou estressante para os funcionários. 46,7%

4. Na Empresa todos utilizam as ferramentas e técnicas de proteção e segurança.

66,7%

5. A Empresa realiza exames

medicos periódicos e deadmissão. 46,7%

6. Os funcionários necessitam receber autorização superior para decidirem o que fazer e como fazer o trabalho.

53,3%

7. É da responsabilidade dos funcionários: o resultado, o bom desempenho equalidade

do trabalho que executam.

60%

8. A Empresa investe na capacitação

(11)

9. O trabalho que os funcionários desenvolvem permite a utilização do conhecimento, experiência e habilidades de cada um.

73,3%

10. Os funcionários avaliam os resultados e processos do trabalho quedesenvolvem.

33,3% 11. Os superiores dos funcionários apontam os erros

cometidos por eles de maneira clara e objetiva.

93,3%

12. A Empresa reconhece e valoriza os seus acertos e os de seus colegas.

46,7%

13. A Empresa somente demite

funcionários caso tenha motivos justos. 86,7% 14. A todos os empregados é dada a Liberdade e abertura

para as sugestões de trabalho.

60%

15. Os funcionários sentem a vontade 66,7% 16. As normas e rotinas da Empresa são bem divulgadas

e são debatidas por todos.

86,7%

17. Todos os direitos trabalhistas são respeitados e cumpridos pela Empresa

100%

18. Fora do trabalho, os funcionários têm tempo disponível para lazer e atividades sociais.

66,7%

19. No tempo livre, os funcionários praticam atividades esportivas com regularidade.

80%

Muito Bastante Mais ou menos

Pouco Nada 20. Os funcionários têm

conhecimento necessário ou suficiente para decidir o que fazer e como fazer o trabalho.

40%

21. Os funcionários se

consideram importantes para que a Empresa atinja seus objetivos.

60%

22. Os trabalhos dos funcionários são muito importantes para eles mesmos.

86,7% 23. Dentro da Empresa os funcionários

têm chances de promoção.

40% 40%

24. A Empresa incentiva os empregados para continuar seus estudos.

40%

25. Existe discriminação (religião, raça,

sexo) da Empresa junto aos seus 100%

26. O trabalho dos funcionários influencia

ou prejudica vida familiar de cada um. 60%

27. Os funcionários têm orgulho de dizerem onde trabalha.

80% 28. A Empresa é reconhecida e possui prestígio na

cidade e região.

73,3% 29. Para os funcionários, faz

diferença trabalharem na Marmoraria X ou em outra empresa.

53,3%

30. Os funcionários se sentem realizados com o trabalho que desenvolvem.

46,7% 31. Os salários dos funcionários secomparados

com as funções

que desempenham são considerados justos.

(12)

32. Os salários dos funcionários

se comparados aos das outras empresas do ramo, são consideradosjustos.

53,3%

33. Existe diferença salarial entre os empregados

que ocupam a mesma função. 46%

Ótimo Bom Razoável Ruim Péssimo 34. Como os funcionários consideram o

relacionamento entre oscolegas.

53,3% 35. Como os funcionários consideram

o relacionamento existente entre os 66,7%

36. Como os funcionários consideram

o espírito de comprometimento e colaboração na Empresa.

60%

Ótimas Boas Razoáveis Ruins Péssimas 37. Como os funcionários classificam as condições

ambientais de trabalho (iluminação, higiene, ventilação e organização) na Empresa.

53,3%

Ótima Boa Razoável Ruim Péssima 38. Como é a imagem da empresa junto à

comunidadelocal.

66,7%

Sim Não Conheço

em parte 39. É do conhecimento dos

funcionários processo completo deprodução daEmpresa.

93,3%

Fonte: Autores do trabalho

Diante dessas análises notou-se que a empresa cumpre com os direitos trabalhistas de cada funcionário (férias, 13º salário, carteira assinada, etc.), respeitando os direitos de todos. A maioria dos funcionários acha o trabalho importante o que ajuda na motivação de cada um. Todos os funcionários não veem algum tipo de discriminação de religião, de raça e de sexo dentro da empresa, ou seja, na visão deles todos são iguais. Os funcionários se relacionam bem uns com o outros. Alguns também não veem na empresa oportunidade de promoção, de crescimento interno. Por fim foi possivel observar que na percepção dos funcionários há mais fatores positivos que negativos em relação a qualidade de vida no trabalho nessa marmoraria.

5 CONCLUSÃO

O trabalho teve como objetivo geral demonstrar na percepção dos funcionários quais os indicadores de qualidade de vida no trabalho exercem mais impacto em uma Marmoraria do Pontal .O objetivo foi alcançado e pode-se concluir que os resultados das frequências de cada assertiva do questionário aplicado observaram-se que os funcionários estão satisfeitos com a empresa em que trabalham. Os resultados extraídos das análises auxiliam para que a empresa avalie suas estratégias buscando sempre manter esse resultado positivo.

(13)

De acordo com tudo que foi dito e elucidado nessa pesquisa, fica claro a importância da qualidade de vida no trabalho, pois o funcionário e o empresário tem qualidade na vida pessoal, no convívio social com os outros, satisfação e motivação com a empresa, e consequentemente uma produtividade positiva na organização. A motivação dos funcionários está associada a qualidade de vida nas empresas. Um dos fatores essenciais, hoje em dia, é que o trabalhador tenha condições para desempenhar com eficiência e eficácia o seu serviço, colaborando dessa forma com a empresa em sua lucratividade. Nas implicações gerenciais, a pesquisa serve como base para gestores do mesmo segmento ou de outros do comércio uma análise sobre a qualidade de vida no trabalho, preocupando-se com o desempenho e a competitividade no Mercado atual.

Como implicações acadêmicas, percebe-se que os estudos da satisfação da qualidade de vida no trabalho está longe de ser esgotado. Espera-se que os resultados vindos desta pesquisa, incentivem novos estudos, em outros segmentos, a aplicação de uma pesquisa qualitativa com os funcionários, a comparação com outras marmorarias do mesmo porte e entrevista com os gestores de empresas de pequeno porte sobre a qualidade de vida dos funcionários. Isso possibilita ampliar o arsenal de conhecimentos sobre o tema, possibilitando um melhor entendimento de diferentes formas de qualidade de vida no trabalho, nos diversos formatos organizacionais que constituem o mercado de comércio e serviços.

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, L. G. de.; FRANÇA, A. C. L. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de

Administração, São Paulo, v. 33, n. 2, abr/ jun. 1996. Disponível em:

<http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=144>. Acesso em: 1 mar. 2014.

CAVASSANI, A. P.; CAVASSANI, E. B.; BIAZIN, C. C. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações. In: XIII SIMPEP, 2006, Bauru. Disponível em: <http://tupi.fisica.ufmg.br/~michel/docs/Artigos_e_textos/QVT/QVT%20fatores%20interferentes.p df>. Acesso em: 1 mar. 2014

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

(14)

FERNANDES, Eda. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador : Casa da Qualidade, 1996. <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-12.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2014.

HAIR JR, J.F.; R.E. ANDERSON; R.L. TATHAM e W.C. BLACK. Análise Multivariada de Dados. 5a ed. Porto Alegre: Bookman, 2005, 593p

HAIRJÚNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant’Anna.PortoAlegre: Bookman,2009.

KUROGI, M. S. Qualidade de vida no trabalho e suas diversas abordagens. Revistas de Ciências

Gerenciais, v.12, n. 16, 2008. Disponível em:

<http://www.sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/viewArticle/382>. Acesso em: 1 mar. 2014.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. et al. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Tradução de Monica Lene Belon Ribeiro. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Original inglês.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MORETTI, S. Qualidade de vida no trabalho xauto-realização humana. 2003. Disponível em: PEREIRA, C. V. Qualidade de vida no trabalho. 2006. Rio de Janeiro. Disponível em:

<http://www.avm.edu.br/monopdf/23/V%C3%8DVIAN%20CORTINES%20PEREIRA.pdf>.

Acesso em: 1 mar. 2014.

QUIRINO, Tarcizio Rego, XAVIER, Odiva Silva. Qualidade de vida no trabalho de organização de pesquisa. In: Revista de Administração, São Paulo : USP, v.22, p.71-82, ,jan/mar.;1987.

RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nivel gerencial. Petropolis : Vozes, 1994.

REVISTA EXAME. 2012. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/qualidade-de-vida-no- trabalho-no-brasil-e-a-que mais-cresceu-em-2-anos>. Acesso em: 1 mar. 2014.

VASCONCELOS, A. F. Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Caderno

(15)

< http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2009/06/qualidade-de-vida-no-trabalho-origem.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2014.

VIANNA, Marco Aurélio. et al. Recursos humanos: excelência de idéias, prática e ação.Rio de Janeiro : Quartet, 1994a. CARVALHO, Maria do Socorro Macedo Vieira de, e TONET, Helena Corrêa. Qualidade na administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro : FGV, v.28, p.137-152, abr./jun. 1994.

WALTON, Richard. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, v.15, n.1, p.11-21, 1973.

Referências

Documentos relacionados

Na hepatite B, as enzimas hepáticas têm valores menores tanto para quem toma quanto para os que não tomam café comparados ao vírus C, porém os dados foram estatisticamente

Benlanson (2008) avaliou diferentes bioestimulantes, (produtos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas), confirmando possuir capacidade

Ousasse apontar algumas hipóteses para a solução desse problema público a partir do exposto dos autores usados como base para fundamentação teórica, da análise dos dados

didático e resolva as ​listas de exercícios (disponíveis no ​Classroom​) referentes às obras de Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Machado de Assis,

i) A condutividade da matriz vítrea diminui com o aumento do tempo de tratamento térmico (Fig.. 241 pequena quantidade de cristais existentes na amostra já provoca um efeito

Alguns ensaios desse tipo de modelos têm sido tentados, tendo conduzido lentamente à compreensão das alterações mentais (ou psicológicas) experienciadas pelos doentes

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

Serão examinados, para o Concelho, os consumos de energia elétrica, de combustíveis e gás natural para os setores e subsetores de atividade com maior contribuição,