• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADO I NTEGRADO EM M EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADO I NTEGRADO EM M EDICINA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

U

NIVERSIDADE  

N

OVA  DE  

L

ISBOA

 

F

ACULDADE  DE  

C

IÊNCIAS  

M

ÉDICAS

 

     

 

R

ELATÓRIO  

F

INAL

 

 

M

ESTRADO  

I

NTEGRADO  EM  

M

EDICINA

 

 

 

 

 

 

 

C

ATARINA  

G

ONÇALVES  

S

OARES

 

 

(2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I

 SLEPT  AND  DREAM  THAT  LIFE  WAS  JOY

.

 

 

I

 AWOKE  AND  SAW  THAT  LIFE  WAS  SERVICE

.

 

 

I

 ACTED  AND  BEHOLD

,

 SERVICE  WAS  JOY

.  

-­‐

R

ABINDRANATH  

T

AGORE

 

(3)

-

Í

NDICE

-

I

NTRODUÇÃO

...4

D

ESCRIÇÃO DE

A

TIVIDADES

...4

G

INECOLOGIA E

O

BSTETRÍCIA

...4

S

AÚDE

M

ENTAL

...

5

M

EDICINA

G

ERAL E

F

AMILIAR

...6

P

EDIATRIA

...7

C

IRURGIA

G

ERAL

...

7

M

EDICINA

I

NTERNA

...8

R

EFLEXÃO

C

RÍTICA

...10

(4)

- INTRODUÇÃO -

Este relatório foi elaborado com a intenção de descrever e refletir acerca dos estágios e aprendizagem do sexto ano do Mestrado Integrado de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, descrevendo de forma sucinta as atividades por mim realizadas neste período.

A síntese dos estágios presente neste relatório aborda, para além de questões práticas e atividades realizadas, os pontos mais marcantes de cada um, quer a nível de conhecimento, prática e aprendizagem, como a nível humano. É então feita uma reflexão critica final, onde exponho alguns aspetos da minha aprendizagem ao longo deste ano e do curso de medicina em geral.

- DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES -

O 6º ano de Medicina decorreu de 16 de Setembro de 2013 a 6 de Junho de 2014. Ao longo deste ano tive a oportunidade de participar nos estágios de Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia Geral e Medicina Interna e ainda de uma cadeira opcional, na qual fui acompanha pelo Prof. Doutor Mário Simões no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA:

(5)

muito importante para a minha aprendizagem ter a consciência da existência de realidades tão distintas.

Este é um estágio que considero estar muito bem estruturado e contempla um componente prático bastante diferenciado. Apesar de nos ser designado um tutor, é-nos dada a oportunidade de acompanhar vários médicos e diferentes serviços ao longo das 4 semanas, o que considero ter sido fundamental para a minha aprendizagem. Assim, ao longo deste estágio tive a oportunidade de contatar, ao nível do Serviço de Ginecologia, com: consultas, bloco operatório, exames especiais, ecografia, consulta da mama e consulta de trombofilias e, ao nível do Serviço de Obstetrícia, com consulta e ecografia. Pude ainda passar bastante tempo no Serviço de Urgência, onde considero ter sido mais prática e profunda a minha aprendizagem. Agradeço profundamente a todos os médicos que me deram a oportunidade de assistir e participar ativamente nos partos, pois foram momentos de profundo crescimento pessoal e aprendizagem para mim.

SAÚDE MENTAL:

4 semanas: 14.10.2013 a 8.11.2013 Regente: Prof. Doutor Miguel Xavier Este estágio decorreu na Equipa Comunitária de Cascais do Departamento de Saúde Mental do Hospital São Francisco Xavier, onde frequentei durante 2 semanas a consulta de adultos sob a tutela da Dra. Dóris Reis e durante as restantes 2 semanas a consulta de Pedopsiquiatria com a Dra. Graciete Carvalho.

(6)

Na segunda parte do estágio tive a oportunidade de, pela primeira vez, contatar com a Pedopsiquiatria, o que considero ter sido de extrema importância para a minha formação. Durante este estágio realizei uma história clínica e, juntamente com uma amiga, um trabalho, apresentado na reunião de Serviço de Pedopsiquiatria do HSFX, com o titulo “PHDA e abuso de substâncias”

MEDICINA GERAL E FAMILIAR:

4 semanas: 11.11.2013 a 6.12.2013 Regente: Prof. Doutora Isabel Santos Considero a Medicina Geral e Familiar um pilar muito importante na saúde da nossa sociedade. Admiro o papel do médico de família que é capaz de reconhecer o seu utente não apenas como uma pessoa doente, mas também como membro de uma família, profissional numa determinada área e ser humano com receios e expectativas, desejos e fragilidades. Com a certeza de que todas estas esferas têm uma influência ativa na saúde física, mental e emocional, acredito que esta observação geral e completa de cada utente feita no âmbito da Medicina Geral e Familiar tem um papel terapêutico e de prevenção essencial a toda a população.

(7)

especialmente importante pois deu-nos a oportunidade de contactar com uma realidade de Portugal bastante diferente daquela à qual estamos habituados.

PEDIATRIA:

4 semanas: 9.12.2013 a 17.1.2014 Regente: Prof. Doutor Luís Varandas Este estágio decorreu na UCERN do Hospital Dona Estefânia sob tutoria da Dra. Rute Neves. Durante estas 4 semanas estive essencialmente na UCERN, acompanhando as atividades diárias desta enfermaria. Tive ainda a oportunidade de assistir a consultas de imunoalergologia, consulta externa de pediatria, Serviço de Urgência e ainda Serviço de Pediatria 1. Considero este estágio de extrema importância para a nossa formação, sendo na minha opinião bastante limitante o fato de durante as 4 semanas estarmos sempre na mesma unidade. Seria muito vantajoso se pudéssemos, como em outros estágios, passar pelos diferentes serviços, obtendo assim uma visão mais abrangente e completa da Pediatria.

Durante este estágio tive a oportunidade de realizar uma história clínica e, juntamente com um colega, a apresentação de um trabalho com o titulo “Perturbações do Comportamento Alimentar na 1ª Infância”

CIRURGIA GERAL:

(8)

Neste estágio estive durante 6 semanas no serviço de Cirurgia Geral, onde acompanhei a minha tutora, Dra. Catarina Caseiro, na enfermaria, bloco operatório, serviço de urgência, consulta externa e consulta de pequena cirurgia; no Serviço de Urologia, onde passei pela consulta externa, exames urológicos, bloco operatório e enfermaria; e, finalmente, no Serviço de Ortopedia, onde acompanhei o Dr. Nuno Coutinho no bloco operatório, consultas e serviço de urgência e assisti a uma aula teórico-prática de extrema utilidade, onde pudemos praticar imobilizações com gesso e ligaduras.

Realizei durante este estágio e em conjunto com uma amiga uma história clínica e uma apresentação de um caso clínico para o Mini Congresso com o titulo: “Pé Diabético”

Agradeço a Dra Catarina Caseiro e a toda a equipa de médicos, enfermeiros, internos e IAC´s que nos acompanhou por terem sido mestres incansáveis durante estes dois meses, partilhando com tanto amor, dedicação e paciência o seu conhecimento.

MEDICINA INTERNA:

8 semanas: 24.3.2014 a 23.5.2014 Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco O estágio de Medicina Interna foi realizado na Unidade Funcional de Medicina 1.2 do Hospital de São José sob a tutela da Dra. Isabel Baptista. Fui integrada na enfermaria de homens, numa equipa composta por médicos, internos e IAC´s, que me acompanharam de maneira exemplar.

(9)

diálogos, considerando esta prática essencial para a prestação de um serviço de qualidade aos utentes.

Para além da enfermaria, pude passar pelo Serviço de Urgência, onde aprofundei a minha capacidade de diagnóstico, raciocínio clinico, terapêutica e de relação humana, que é por vezes tão difícil mas tão essencial num SU para o diagnóstico, cumprimento terapêutico e satisfação do utente.

Participei ainda em sessões de radiologia convencional, neurorradiologia e eletrocardiografia que ocorriam todas as manhãs no serviço e que eram de extrema importância e utilidade para a discussão de casos clínicos.

Finalmente, pude acompanhar a Dra. Isabel Baptista em consultas externas de Medicina Interna onde contatei essencialmente com utentes com imunodeficiência. Sendo esta uma realidade tão marcada hoje no nosso país, considero que a participação nestas consultas foi extremamente importante para a minha formação.

Neste estágio tive a oportunidade de, juntamente com mais dois colegas, apresentar um trabalho com o título: “Hipertensão Secundária”.

(10)

REFLEXÃO CRÍTICA:

Termino o curso de medicina com o coração cheio de alegria e gratidão. Foram 6 anos de profundo crescimento a nível médico e humano, que vou recordar sempre com muito carinho.

É muito interessante ver como a minha percepção daquilo que é a medicina foi mudando ao longo dos anos, desde que decidi tomar este caminho, ainda no secundário, até hoje. A minha relação com a medicina nem sempre foi fácil, tendo havido momentos de grande questionamento, dúvida e crítica. Mas agradeço o fato de ter abraçado este grande desafio, desenvolvendo a minha capacidade de aceitação e tolerância, mesmo nas situações mais difíceis.

Relativamente ao 6º ano do curso, sinto que cumpri os meus objetivos, que passavam por experienciar mais profundamente a vivência, prática e responsabilidades de um médico. Posso dizer que foi um ano de enorme aprendizagem e crescimento, com uma componente muito mais prática comparativamente aos anos anteriores e no qual me foram delegadas responsabilidades que me fizeram sentir que tive uma prestação útil e importante em alguns serviços. Sinto no entanto que este componente prático e de responsabilidade deveria ser ainda mais profundo e, principalmente, mais precoce no nosso curso, pois acredito verdadeiramente que é experienciando que se aprende e que se encontra a motivação e o sentido para saber mais e ser melhor.

(11)

Acredito verdadeiramente que chegou o tempo de, com humildade, percebermos as nossas limitações e compreendermos que todas as medicinas, todas as abordagens, são legitimas e eficazes sempre e quando utilizadas com conhecimento, respeito, consciência e intenção de serviço. E de aceitarmos que o corpo físico e os componentes mental e emocional do ser humano são um só, em intima relação, e que a cura passa pelo acompanhamento de todos eles.

Assim, com a certeza de que ainda tenho um longo caminho de aprendizagem e trabalho pessoal na área da medicina, é com um profundo sentimento de gratidão que me despeço deste curso e desta Faculdade.

- ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES -

Faço aqui menção de algumas atividades por mim desenvolvidas ao longo deste ano. Apesar de algumas delas poderem não fazer parte da medicina convencional, decidi inclui-las neste relatório pelo fato de serem ferramentas essenciais no meu processo de aprendizagem e com as quais tenho observado resultados inspiradores.

- Curso Pós-Graduado de Hipnose Clínica Experimental (6 módulos) - Reiki

- Deeksha

- Apresentação de caso clínico (“Pé Diabético”) em Mini-Congresso no Hospital Beatriz Ângelo

- Rastreios de Diabetes na Lagoa e em Rabo de Peixe - Curso de Suporte Básico de Vida

(12)

-­‐

 

A

GRADECIMENTOS  

-­‐  

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos  meus  pais,  por  acreditarem  em  mim.  

 

Aos  meus  irmãos,  por  serem  os  meus  melhores  amigos.  

 

Aos  meus  avós,  por  todo  o  amor.  

 

A  todos  os  professores  e  mestres,  por  partilharem  o  seu  

conhecimento.  

 

À  Rita  e  à  Pipa,  por  me  inspirarem  tanto  durante  estes  6  anos.  

 

Às  dificuldades,  por  me  terem  permitido  transcender.  

 

A  Deus,  por  sempre  me  guiar.  

Referências

Documentos relacionados

Observa-se no mapa da Figura 1 que o conceito de Mecânica Quântica está no topo do mapa e nele estão ligados conceitos intermediários relacionados à Mecânica Quântica,

• texto informativo, esquema do ciclo de vida, oito figuras (características, semente, fruto, ger- minação, pólen, óvulo, flor), quadro comparativo de monocotiledôneas e

A minha intervenção incidiu nas crianças em acolhimento residencial e teve como principais objetivos: (i) traçar um retrato das crianças e jovens que se encontram no

Tendo em vista a aplicabilidade do ISA, foi desenvolvido um estudo na cidade de Peabiru, Paraná, tomando como base as metodologias propostas por São Paulo (1999) e Batista

(Cirurgia, Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e.. Pediatria), e ainda a Unidade Curricular Opcional (Estágio Clínico

Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral.. e Familiar e Pediatria - promovendo o contacto do aluno com a prática clínica

Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Interna e, ainda,.. estágio clínico

fulcrais à formação médica – Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia,.. Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria Médica; uma