• Nenhum resultado encontrado

PLANO TURBO. Plano Turbo Lista de Exercícios 7ª Semana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO TURBO. Plano Turbo Lista de Exercícios 7ª Semana"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Plano Turbo

Lista de Exercícios 7ª Semana

PLANO TURBO

(2)

LISTA DE EXERCÍCIOS

CONSULPLAN -2017 1.

Estradas para a perdição?

Numa época em que quase todo mundo carrega um GPS facílimo de operar no bolso ou na bolsa, imagens de satélite nunca foram tão banais. Dois toques na tela do celular são suficientes para que o sujeito consiga examinar uma representação mais ou menos realista e atualizada da Terra vista do espaço.

Mesmo assim, uma forma inovadora de enxergar o nosso planeta, bolada por uma equipe internacional de cientistas, é capaz de deixar surpreso – e cabreiro – quem ainda tem um pouco de imaginação. O trabalho revela um globo retalhado por estradas, um “bolo planetário”

cortado em 600 mil pedacinhos.

Note, aliás, que essa estimativa do número de fatias separadas pela ação humana provavelmente é conservadora – ainda faltam dados a respeito de certas áreas, o que significa que o impacto global das estradas deve ser ainda maior.

De qualquer jeito, se você achava que a Terra ainda está repleta de vastas áreas intocadas pela nossa espécie, pense de novo. A pesquisa, que acaba de sair na revista “Science”, indica que mais da metade dos pedaços de chão não atravessados por estradas têm área de menos de 1 km², e 80% desses trechos medem menos de 5 km² de área. Grandes áreas contínuas (com mais de 100 km²), sem brechas abertas especificamente para o tráfego humano, são apenas 7% do total.

E daí? Decerto uma estradinha passando nas vizinhas não faz tão mal assim, faz? Muito pelo contrário, indica a literatura científica avaliada pela equipe do estudo, que inclui a brasileira Mariana Vale, do Departamento de Ecologia da UFRJ.

Para calcular as fatias em que o planeta foi picado, Mariana e seus colegas utilizaram como critério uma distância de pelo menos 1 km da estrada mais próxima – isso porque distâncias iguais ou inferiores a 1 km estão ligadas a uma série de efeitos negativos das estradas sobre os ambientes naturais que cortam.

Estradas são, é claro, vias de acesso para caçadores e gente munida de motosserras;

trazem poluentes dos carros e caminhões para as matas e os rios; além de trazer gente, trazem espécies invasoras (não nativas da região) que muitas vezes deixam as criaturas nativas em maus lençóis. Considere ainda que estradas, em certo sentido, dão cria: a abertura de uma rodovia em regiões como a Amazônia quase inevitavelmente estimula a abertura de ramais secundários, dos quais nascem outras picadas, num processo que vai capilarizando a devastação. [...]

(Reinaldo José Lopes. Folha de S. Paulo. 18 de dezembro de 2016.)

“As orações finais expressam um efeito visado, um propósito.” Assinale, a seguir, o trecho que exemplifica a ocorrência da oração a que se refere a assertiva anterior.

(A) “[...] o que significa que o impacto global das estradas deve ser ainda maior.” (3º§) (B) “Note, aliás, que essa estimativa do número de fatias separadas pela ação humana

(3)

provavelmente é conservadora [...]” (3º§)

(C) “Mesmo assim, uma forma inovadora de enxergar o nosso planeta, bolada por uma equipe internacional de cientistas, [...]” (2º§)

(D) “Dois toques na tela do celular são suficientes para que o sujeito consiga examinar uma representação mais ou menos realista e atualizada da Terra vista do espaço.” (1º§) OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FUNDEP- 2014

2. Assinale a alternativa em que a oração sublinhada expressa ideia de proporção

(A) “Talvez nenhum outro adjetivo combine mais com moda que ‘bizarro’, em todos os seus nove sentidos.”

(B) “É divertido e informativo, mesmo para quem não está nem aí com a moda – ou especialmente para essas pessoas. ”

(C) “Nas cortes, leis suntuárias ditavam limites para o tipo de acessório que os súditos podiam usar para que não ostentassem roupas como as da realeza.”

(D) “À medida que as classes mais pobres passavam a ter acesso a cópias dos acessórios reais, mais mirabolante a moda da alta sociedade se tornava.”

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IBADE - 2017

3. Aposentadoria feliz: idosos criam repúblicas para viver entre amigos

A amizade de Victor Gomes e Cruz Roldán tem 46 anos. Conheceram-se em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha, com um grupo de caminhada. “Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida”, relembra Roldán, hoje com 79 anos. Quando estavam com meio século de vida, perguntaram-se: “por que não nos vemos envelhecer?". Quinze anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”.

O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos” , explicou um dos amigos.

Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.

A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos

(4)

atualmente - especialmente europeus e japoneses - vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol, no qual mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing. São moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.

[...] A idade media é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. [...]

Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.

Diferentemente da situação em Convivir, onde todos que querem um apartamento devem ter um conhecido e ser sócio, em Trabensol a oferta é para o público em geral. Entretanto, ainda custa caro viver em uma república para idosos. [...]

Das experiências espanholas, os defensores concordam que os interessados se aproximam mais dos 50 que dos 70 anos. Nemesio Rasillo, um dos fundadores da residência Brisa Del Cantábrico, onde a idade média é de 63 anos, atribui isso a que “os mais idosos passam ao cuidado familiar”. Mas há muitos adultos que ainda não se aposentaram e já têm claro que não querem ser “uma carga para seus filhos”. Nesta residência, uma das normas é poder haver no máximo 15 pessoas nascidas no mesmo ano, para garantir a variedade geracional. Cada cooperativa tem suas regras, mas uma que se repete em relação à questão da dependência é que desde que um residente se soma ao projeto, parte de seu dinheiro vai para um fundo social. “Assim, quando algum dos colegas precisar de uma assistência especial, dividimos entre todos e não será um gasto expressivo”,explica Roldán.

É a hora da siesta em Cuenca, e “o castelo do século XXI”, como o chamam os moradores de Convivir, parece ter parado no tempo. Ninguém circula pelos longos corredores dos dois andares, as raquetes de pingue-pongue descansam sobre a mesa e o salão de beleza está fechado a chave. É o momento de desfrutar do apartamento que cada um decorou a seu gosto. “Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, diz em voz baixa Luis de La Fuente, enquanto fecha a porta de seu novo lar.

Antonia Laborde. (Disponível em: brasil.elpais.com. Acesso em 10jan2017)

A oração destacada em: “QUANDO ESTAVAM COM MEIO SÉCULO DE VIDA, perguntaram- se 'por que não nos vemos envelhecer'?” expressa ideia de:

(A) causa.

(B) conformidade.

(C) tempo.

(D) finalidade (E) consequência.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

(5)

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FCC - 2019 4.

A World Wide Web, ou www, completou três décadas de existência. Sua invenção mudou a cara da internet. A ideia foi do físico britânico Tim Berners-Lee, quando tinha 33 anos.

Naquela época, a internet já operava havia duas décadas, mas de forma bem diferente. Com recursos restritos, era usada principalmente para troca de informações entre pesquisadores da área acadêmica.

“A www transformou-se em um componente fundamental da internet moderna”, afirma Fabio Kon, professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

“A rede trouxe muitas coisas boas e já não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona. Mas, por outro lado, ela amplifica alguns fenômenos negativos e indesejados que já existiam na sociedade.”

Nas comemorações dos 30 anos da web, Berners-Lee expressou preocupação com o rumo que vem tomando a internet. Em carta aberta, listou três áreas que, para ele, prejudicam a web: intenções maliciosas; projetos duvidosos, entre eles modelos de negócios que recompensam cliques; e consequências negativas não intencionais da rede, com destaque para discussões agressivas e polarizadas.

“Precisamos de um novo contrato para a web”, declarou Berners-Lee em uma conferência sobre tecnologia da internet. “Algumas questões de regulamentação têm que envolver governos. Outras claramente incluem as empresas. Se você for provedor de acesso, precisa se comprometer a entregar neutralidade de rede. Se for uma companhia de rede social, precisa garantir que as pessoas tenham controle sobre seus dados.”

“Desde sua origem, a internet se propôs a ser plural e de acesso amplo”, ressalta a advogada Cíntia Rosa Pereira de Lima, líder do grupo de pesquisa Observatório do Marco Civil da Internet no Brasil.

A pesquisadora assinala também alguns problemas decorrentes das mudanças geradas pela internet. “Percebo que, com a proliferação das redes sociais, as pessoas passaram a se preocupar mais com a quantidade de relacionamentos, desconsiderando a qualidade deles”.

Um dos pioneiros da internet no país, o engenheiro Demi Getschko admite que a rede enfrenta problemas, mas defende que o que vemos nela, conforme já expresso pelo matemático Vint Cerf, um de seus fundadores, é a representação daquilo que existe no mundo real. “A maioria das pessoas envolvidas com ela é bem-intencionada, mas existe uma ânsia de participar, de falar sem pensar, que com o tempo, esperamos, vai assentar. Tenho dúvidas sobre a eficiência de normatizações para corrigir os excessos na rede. Como ela não tem fronteiras, qualquer legislação local tende a falhar.”

(Adaptado de: VASCONCELOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br) A oração subordinada que exprime noção de causa está em:

(A) ... por outro lado, ela amplifica alguns fenômenos negativos e indesejados. (2°

(6)

parágrafo)

(B) Como ela não tem fronteiras, qualquer legislação local tende a falhar. (7° parágrafo) (C) ... conforme já expresso pelo matemático Vint Cerf, um de seus fundadores. (7°

parágrafo)

(D) Se você for provedor de acesso, precisa se comprometer a entregar neutralidade de rede. (4° parágrafo)

(E) Desde sua origem, a internet se propôs a ser plural e de acesso amplo. (5° parágrafo) OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IBADE - 2017

5. Uma estranha descoberta

Lá dentro viu dependurados compridos casacos de peles. Lúcia gostava muito do cheiro e do contato das peles. Pulou para dentro e se meteu entre os casacos, deixando que eles lhe afagassem o rosto. Não fechou a porta, naturalmente: sabia muito bem que seria uma tolice fechar-se dentro de um guarda roupa. Foi avançando cada vez mais e descobriu que havia uma segunda fila de casacos pendurada atrás da primeira. Ali já estava meio escuro, e ela estendia os braços, para não bater com a cara no fundo do móvel. Deu mais uns passos, esperando sempre tocar no fundo com as pontas dos dedos. Mas nada encontrava.

“Deve ser um guarda-roupa colossal!”, pensou Lúcia, avançando ainda mais. De repente notou que estava pisando qualquer coisa que se desfazia debaixo de seus pés. Seriam outras bolinhas de naftalina? Abaixou-se para examinar com as mãos. Em vez de achar o fundo liso e duro do guarda roupa, encontrou uma coisa macia e fria, que se esfarelava nos dedos. “É muito estranho”, pensou, e deu mais um ou dois passos.

O que agora lhe roçava o rosto e as mãos não eram mais as peles macias, mas algo duro, áspero e que espetava.

– Ora essa! Parecem ramos de árvores!

Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam do ar. Sentiu-se um pouco assustada, mas, ao mesmo tempo, excitada e cheia de curiosidade. Olhando para trás, lá no fundo, por entre os troncos sombrios das árvores, viu ainda a porta aberta do guarda-roupa e também distinguiu a sala vazia de onde havia saído. Naturalmente, deixara a porta aberta, porque bem sabia que é uma estupidez uma pessoa fechar-se num guarda-roupa. Lá longe ainda parecia divisar a luz do dia.

- Se alguma coisa não correr bem, posso perfeitamente voltar.

(7)

E ela começou a avançar devagar sobre a neve, na direção da luz distante.

Dez minutos depois, chegou lá e viu que se tratava de um lampião. O que estaria fazendo um lampião no meio de um bosque? Lúcia pensava no que deveria fazer, quando ouviu uns pulinhos ligeiros e leves que vinham na sua direção. De repente, à luz do lampião, surgiu um tipo muito estranho.

Era um pouquinho mais alto do que Lúcia e levava uma sombrinha branca. Da cintura para cima parecia um homem, mas as pernas eram de bode (com pelos pretos e acetinados) e, em vez de pés, tinha cascos de bode. Tinha também cauda, mas a princípio Lúcia não notou, pois ela descansava elegantemente sobre o braço que segurava a sombrinha, para não se arrastar pela neve.

Trazia um cachecol vermelho de lã enrolado no pescoço. Sua pele também era meio avermelhada. A cara era estranha, mas simpática, com uma barbicha pontuda e cabelos frisados, de onde lhe saíam dois chifres, um de cada lado da testa. Na outra mão carregava vários embrulhos de papel pardo. Com todos aqueles pacotes e coberto de neve, parecia que acabava de fazer suas compras de Natal.

Era um fauno. Quando viu Lúcia, ficou tão espantado que deixou cair os embrulhos.

– Ora bolas! - exclamou o fauno.

[...]

LEWIS, C.S.Uma estranha descoberta.In: As Crônicas de Nárnia.Tradução de Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.105-6. Volume único.

Pode-se afirmar que a oração destacada em “Quando viu Lúcia, ficou tão espantado QUE DEIXOU CAIR OS EMBRULHOS.” é subordinada:

(A) adverbial causal.

(B) adverbial consecutiva.

(C) adjetiva restritiva.

(D) adjetiva explicativa.

(E) substantiva objetiva indireta.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

CONTEMAX - 2019

6. Assinale a alternativa que classifica correta e respectivamente a classificação das

orações subordinadas adverbiais:

Como ainda possuíam um pouco de charque, começaram a comê-lo, mesmo cru.

A felicidade morava tão vizinha / que, de tolo, até pensei que fosse minha. Eu te peço perdão por te amar de repente / Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. (...) a terra / se faz mais branca e macia / quanto mais do litoral

(8)

a viagem se aproxima. Não foi despedido, como pedia então; meu pai já não podia dispensá-lo.

(A) conformativa, causal, concessiva, comparativa (B) causal, causal, final, comparativa

(C) causal, consecutiva, concessiva, conformativa (D) consecutiva, causal, concessiva, conformativa

(E) consecutiva, comparativa, final, proporcional, conformativa.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(9)

UFRJ- 2017

7. Vou Te Encontrar Paulo Miklos

Compositor: Nando Reis

Olha, ainda estou aqui Perto, nunca te esqueci Forte, com a cabeça no lugar Livre, livre para amar

Sofro, como qualquer um Rio, quando estou feliz Homem, dessa mulher Vivo, como você quer

Nas ondas do mar Nas pedras do rio Nos raios de sol Nas noites de frio

No céu, no horizonte No inverno, verão

Nas estrelas que formam Uma constelação

Vou te encontrar...

Vou te encontrar

(10)

Olha, eu fiquei aqui Perto, está você em mim Forte, pra continuar Livre, livre para amar

Sofro, como qualquer um Rio, porque sou feliz Homem, de uma mulher Vivo, como você quer

No beijo da moça No alto e no chão Nos dentes da boca Nos dedos da mão

No brilho dos olhos Na luz da visão No peito dos homens No meu coração

Vou te encontrar...

Vou te encontrar

Em “Sofro, como qualquer um” pode-se afirmar que o termo em destaque é uma oração subordinada adverbial:

(A) comparativa.

(11)

OBJETIVA – 2019

9. Segundo o disposto n a Lei nº 8. 080/1990 - SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. ( ) O Conselho Nacional de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços em cada jurisdição administrativa. ( ) Será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde.

(A) C - C - E.

(B) E - C - C.

(C) C - E - E.

(D) E - E - E (B) causal.

(C) conformativa.

(D) final.

(E) consecutiva.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

UFPR - 2017

8. Na frase “a situação seria melhor se as organizações investissem numa educação para a diminuição dos índices do estresse e oferecessem rotinas mais flexíveis”, estabelece-se uma relação de:

(A) causa.

(B) proporção.

(C) comparação.

(D) conclusão.

(E) condição.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(12)

(E) C - E - C.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IBADE – 2018

10. Com base nas diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. O Relatório de Gestão é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde;

II. Um dos objetivos da Programação Anual de Saúde é prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados;

III. A estrutura do sistema de saúde e as condições sociossanitárias são os principais elementos norteadores na elaboração dos Planos de Saúde.

Está correto apenas o que se afirma em:

(A) I . (B) II . (C) III . (D) I e II.

(E) II e III.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

UNIFIL - 20120

11. “Os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao Sistema Único de Saúde (SUS), _______________, preservada a sua autonomia administrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

(A) facultativamente

(B) de maneira complementar (C) obrigatoriamente

(13)

(D) mediante convênio

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FAUEL – 2017

12. A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Embasado nesta Lei, atribua V, para verdadeiro, e F, para falso, e assinale a alternativa que traz a sequência correta, de cima para baixo:

( ) Na qualidade de ações e serviços de saúde, as atividades de apoio à assistência à saúde são aquelas desenvolvidas pelos laboratórios de genética humana, produção e fornecimento de medicamentos e produtos para saúde.

( ) Os serviços de saúde dos hospitais universitários e de ensino integram-se ao Sistema Único de Saúde (SUS), mediante convênio, passando ao órgão Estadual correspondente do SUS a responsabilidade administrativa, em relação ao patrimônio, aos recursos humanos e financeiros, ensino, pesquisa e extensão nos limites conferidos pelas instituições a que estejam vinculados.

( ) Os recursos financeiros do SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

( ) Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

(A) V – V – F – F (B) F – V – F – V (C) V – F – V – V (D) V – F – F – F

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(14)

COMPERVE - 2018

13. A lei 8.142, em seu artigo 1º, institui como instâncias colegiadas de participação e controle social obrigatoriamente integrantes do SUS, as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde. Sobre essas instâncias, analise as afirmações abaixo.

I A composição das conferências e dos conselhos deve ser ampla de modo a assegurar às suas deliberações a máxima representatividade e legitimidade. Isso significa que o número de vagas para as entidades ou organizações representantes dos usuários deve ser exatamente a metade do total de participantes das conferências e dos conselhos.

II As Conferências de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

III Os Conselhos de Saúde são foros com representação dos vários segmentos sociais que se reúnem a cada quatro anos “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”. Devem ser realizad os em todas as esferas de governo, convocados pelo Poder Executivo ou extraordinariamente.

IV O Conselho de Saúde deve ter representantes do governo, dos prestadores de serviços, de profissionais de saúde e dos usuários. A representação dos usuários deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (governo, prestadores privados e profissionais de saúde).

As assertivas corretas são (A) II e III.

(B) I e II.

(C) III e IV.

(D) I e IV.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

EDUCA– 2019

14. Segundo a Lei 8.142/90, os Municípios poderão estabelecer consórcio para execução de ações e serviços de saúde, remanejando, entre si, parcelas de recursos previstos

no inciso IV do art. 2° desta lei.

Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° da referida lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: EXCETO:

(A) Fundo de Saúde e Plano de saúde

(B) Conselho de Saúde, com composição distinta.

(C) Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n°

8.080, de 19 de setembro de 1990;

(15)

(D) Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.

(E) Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FEPESE - 2018

15. A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é marcada pela definição de instâncias colegiadas que têm papéis consultivo e/ou deliberativo e fiscalizador em cada esfera de governo (municipal, estadual e federal). Segundo a Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) necessariamente contará com Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde.

A composição dessas instâncias colegiadas deve seguir a seguinte proporção:

(A) 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores.

(B) 25% usuários da atenção básica, 25% de usuários de hospitais, 50% de gestores e profissionais de saúde.

(C) 50% de usuários, 10% de profissionais de nível técnico, 20% de prestadores de serviços, 20% de membros da Secretaria de Saúde.

(D) 25% de usuários, 25% de prestadores de serviços, 25% de gestores do SUS, 25% de profissionais de saúde.

(E) 50% de associações de pacientes, 25% de prestadores de serviços para o SUS, 25%

de gestores do SUS.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IBGP - 2017

16. A Lei Federal nº 8.124/90, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do sistema único de saúde. A respeito das instâncias colegiadas, Conferência de Saúde e Conselho de Saúde, pode-se afirmar que: I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais. II. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) terão representação no Conselho Nacional de Saúde (CNS). III. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. IV. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho. Assinale a alternativa CORRETA.

(A) Apenas I está correta.

(16)

(B) Apenas IV está incorreta.

(C) Todas estão corretas.

(D) Apenas II e III estão incorretas.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

CESGRANRIO - 2017

17. A Lei Orgânica 8.142/1990 é o marco legal de criação dos Conselhos e Conferências de Saúde, grandes conquistas da população no controle social e na defesa do SUS.

As Conferências de Saúde são espaços de discussão das políticas públicas de saúde e são realizadas a cada

(A) cinco anos (B) quatro anos (C) um ano (D) seis meses (E) três meses OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

INSTITUTO AOCP - 2018

18. Segundo estabelece a Lei n° 8.142/1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como

(A) investimentos previstos no Plano anual do Ministério da Saúde.

(B) investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Senado Federal.

(C) despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, apenas da administração direta.

(D) cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

(17)

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

AOCP - 2018

19. De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, do Sistema Único de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno é primordial para a saúde da mulher e da criança. Sabendo disso, os órgãos citados sugerem que o aleitamento seja realizado de maneira exclusiva, como fonte de nutrição do bebê, até a idade de (A) 48 meses.

(B) 12 meses.

(C) 6 meses (D) 3 meses.

(E) 10 meses.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

VUNESP - 2018

20. No alojamento conjunto, ao orientar a mãe e familiares sobre a técnica de amamentação, o técnico de enfermagem deve esclarecer que o posicionamento e a pega estão adequados quando se observa que, entre outros itens,

(A) o queixo do bebê está afastado da mama.

(B) a aréola está mais visível acima da boca do bebê do que embaixo.

(C) o corpo do bebê está lateralizado em relação ao da mãe e o pescoço da criança está levemente torcido.

(D) as bochechas do bebê ficam encovadas a cada sucção.

(E) o lábio inferior do bebê está virado para dentro.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

MDS - 2019

21. Durante uma consulta de enfermagem, o profissional diagnosticou uma amamentação

interrompida devido a um ingurgitamento mamário.

Quanto à isso, é correto afirmar que:

(A) A congestão/aumento da vascularização da mama, a retenção de leito nos alvéolos e edema decorrente da congestão e obstrução da drenagem do sistema linfático são componentes básicos para a ingurgitação mamária

(18)

(B) Duração prolongada da mama, leite em reduzida quantidade e mamadas frequentes favorecem o aparecimento da ingurgitação mamária

(C) Um dos fatores de risco para o ingurgitamento mamário é a amamentação em livre demanda

(D) O ingurgitamento mamário ocorre com mais frequência em multíparas, considerando que obstruções anteriores podem ter deixado sequelas em ductos

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

CRESCER CONSULTORIAS - 2019

22. Técnico de Enfermagem recebeu na Central de Material Esterilizados (CME), os seguintes artigos médico hospitalares.

I- Instrumental cirúrgico.

II- Esfigmomanômetro.

III- Ambú IV- Endoscópio.

V- Espéculo Vaginal.

Dentre os itens apresentados acima, são classificados como artigos críticos:

(A) apenas II e III.

(B) apenas I e IV.

(C) apenas I, III e IV.

(D) apenas II, IV e V.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IBADE - 2020

23. A Central de Material Esterilizado (CME) é responsável por executar atividades básicas como limpeza, preparo e acondicionamento dos instrumentais cirúrgicos, realizadas na própria unidade de internação pela equipe de enfermagem. Existem três níveis de desinfecção de artigos hospitalares e um deles permite a destruição de todas as bactérias vegetativas, microbactérias, fungos, vírus e parte dos esporos. Esta é chamada de desinfecção de:

(19)

(A) nível intermediário.

(B) nível básico.

(C) alto nível.

(D) baixo nível.

(E) médio nível.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

CONSULPLAN- 2017

24. A prevenção combinada das doenças sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS e hepatites virais B e C abrange, além do uso da camisinha (masculina ou feminina), outras ações. São elas, EXCETO:

(A) Testagem para hepatite B.

(B) Imunização para hepatite C.

(C) Prevenção da transmissão vertical do HIV.

(D) Diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IF-ES - 2019

25. Percebe-se, atualmente, um grande número de casos de Sífilis. Nesse contexto, em relação a esta doença, marque a alternativa CORRETA:

(A) É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

(B) A Sífilis latente é o período em que não se observa sinal ou sintoma clínico de Sífilis, porém, verifica-se reatividade nos testes imunológicos que detectam anticorpos.

(C) Na Sífilis primária os sinais e sintomas surgem em média entre seis semanas e seis meses após a infecção e as lesões de pele não são pruriginosas.

(D) Os testes rápidos para detectar Sífilis são práticos e de fácil execução, com leitura do resultado somente após 2 horas.

(E) A penicilina é o medicamento de escolha para o tratamento da Sífilis. Seu esquema terapêutico é: Penicilina G benzatina 2,4 milhões UI, IM, semanal, por 3 meses.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

(20)

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IESES - 2019

26. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(A) Donovanose, gonorreia,infecção pelo HTLV, Doença Inflamatória Pélvica (DIP).

(B) Condiloma acuminado, hepatite B, Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

(C) Botulismo, herpes genital, infecção pelo HIV, sífilis.

(D) Clamídia, cancro mole, hepatite C, linfogranuloma venéreo (LGV).

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

FUNDATEC - 2019

27. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos sintomas da respectiva DST.

(A) Tricomoníase: nas mulheres poderá ser assintomático, ou sintomático quando apresenta corrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar. A infecção pode atingir o útero e as trompas, nesses casos, pode haver complicações como dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (fora do útero), parto prematuro e até esterilidade.

(B) Linfogranuloma venéreo: caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital de curta duração (de três a cinco dias), que se apresenta como uma ferida ou como uma elevação da pele. Após a cura da lesão primária, surge um inchaço doloroso dos gânglios de uma das virilhas. Se esse inchaço não for tratado adequadamente, evolui para o rompimento espontâneo e formação de feridas que drenam pus.

(C) Herpes: manifesta-se através de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coçar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida.

(D) Cancro mole: feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus, que aparecem com frequência nos órgãos genitais (pênis, ânus e vulva). Podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha.

(E) Sífilis: manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com nódulos nas virilhas. A ferida e os nódulos não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo, queda de cabelos, cegueira, paralisias.

OBSERVAÇÃO

(21)

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

NC-UFPR - 2018

28. Com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e seus sintomas, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Linfogranuloma venéreo. 2. Tricomoníase. 3. Herpes.

( ) Corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, ..dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.

( ) Pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis.

( ) Lesão genital de curta duração (de três a cinco dias), que se apresenta como uma

ferida ou como uma elevação da pele.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

(A) 1 – 3 – 2.

(B) 2 – 3 – 1.

(C) 3 – 2 – 1.

(D) 2 – 1 – 3.

(E) 1 – 2 – 3.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

IF-PE - 2019

29. A assistência de enfermagem perioperatória compreende três fases: a pré-operatória, a transoperatória e a pós-operatória. Quanto à assistência de enfermagem no período perioperatório, associe os itens relacionados na primeira coluna aos enunciados

apresentados na segunda coluna.

(1) transoperatório. (2) pré-operatório mediato. (3) pré-operatório. (4) pré-operatório

imediato. (5) pós-operatório.

( ) Compreende as 24 horas que antecedem a cirurgia.

( ) Compreende o período desde o momento em que o paciente é recebido na sala de cirurgia a sua admissão na sala de recuperação pós-anestésica.

( ) Período a partir do momento da admissão na sala de recuperação pós-anestésica até a avaliação domiciliar/clínica de acompanhamento.

( ) É o período desde a internação até as 24 horas que antecedem a cirurgia.

( ) É o período desde a indicação da cirurgia até a realização do ato cirúrgico.

A sequência CORRETA será, de cima para baixo, (A) 3, 4, 1, 2, 5.

(B) 2, 4, 5, 3, 1.

(C) 4, 1, 5, 2, 3.

(D) 3, 2, 1, 4, 5

(22)

(E) 4, 5, 1, 2, 3.

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI

ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

UFMG - 2018

30. As feridas cirúrgicas, segundo Magran et al., citado por Borges (2007), podem ser classificadas quanto ao potencial de contaminação. Marque a primeira coluna de acordo com a segunda.

1. Classe I - Limpa

2. Classe II - Potencialmente contaminada 3. Classe III - Contaminada

4. Classe IV - Infectada

( ) Ferida cirúrgica traumática antiga, com tecido desvitalizado e aquelas que envolvem infecção clínica prévia ou vísceras perfuradas.

( ) Ferida cirúrgica na qual não é evidente a inflamação e é fechada por primeira intenção.

Se for necessário drenagem, é do tipo fechado.

( ) Ferida cirúrgica na qual há invasão dos tratos respiratório, alimentar, genital ou trato urinário em condições controladas e sem contaminação inadvertida.

( ) Ferida aberta acidental. Cirurgia com maiores falhas técnicas ou com extravasamento de líquido do trato intestinal e incisões com inflamações não purulentas.

A alternativa CORRETA é (A) 1, 4, 3, 2.

(B) 4, 1, 2, 3.

(C) 3, 2, 1, 3.

(D) 1, 2, 3, 4.

(23)

OBSERVAÇÃO

RESOLUÇÃO 01 | DATA __/__/___ RESOLUÇÃO 02 | DATA __/__/___

ACERTEI REFAZER ACERTEI REFAZER

ERREI ESTUDAR E RESUMIR ERREI ESTUDAR E RESUMIR

(24)

GABARITO PARA PREENCHIMENTO – RESOLUÇÃO 01

1- 11- 21-

2- 12- 22-

3- 13- 23-

4- 14- 24-

5- 15- 25-

6- 16- 26-

7- 17- 27-

8- 18- 28-

9- 19- 29-

10- 20-- 30-

GABARITO PARA PREENCHIMENTO – RESOLUÇÃO 02

1- 11- 21-

2- 12- 22-

3- 13- 23-

4- 14- 24-

5- 15- 25-

6- 16- 26-

7- 17- 27-

8- 18- 28-

9- 19- 29-

10- 20- 30-

GABARITO

1 – D 11 – D 21 – A

2 – D 12 – C 22 – B

3 – C 13 – D 23 – C

4 – B 14 – B 24 – B

5 – B 15 – A 25 – B

6 – C 16 – C 26 – C

7 – A 17 – B 27 – A

8 – E 18 – D 28 – B

9 – A 19 – C 29 – C

10 – B 20 – B 30 – B

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é verificar o efeito provocado pelas músicas preferida e não preferida sobre o número de repetições, percepção subjetiva de esforço

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

➢ O acesso da população à rede deve se dar através dos serviços de nível primário de atenção que devem estar qualificados para atender e resolver os principais problemas

A lei 8.080 define a organização básica das ações e serviços de saúde, quanto à direção, gestão, competências e atribuições de cada esfera de governo do SUS.... Por que

O uso de jogos para este grupo se torna uma ferramenta eficaz, pois muitos destes profissionais tem baixa formação escolar além de estarem há muito tempo fora das salas