• Nenhum resultado encontrado

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 ANO 02 INOVAÇÃO LEGAL EDIÇÃO 04 ANO 02. rfonsecadn rfonseca.adv.br

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 ANO 02 INOVAÇÃO LEGAL EDIÇÃO 04 ANO 02. rfonsecadn rfonseca.adv.br"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

INOVAÇÃO

LEGAL

EDIÇÃO 04 | ANO 02

(2)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

Publicado regimento interno da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

Ministério da Economia apresenta proposta de tratamento diferenciado da LGPD para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs)

1

2

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou, no dia 8 de março, as disposições relativas ao seu regimento interno.

A ANPD é um órgão integrante da Presidência da República cuja principal finalidade é proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. Apesar de ser integrante à Presidência da República, o referido órgão possui autonomia técnica e decisória.

Dentre outras disposições, o regimento interno estabeleceu a estrutura organizacional da ANPD , a com- petência e o funcionamento de cada órgão. Ademais, estabeleceu os parâmetros que serão utilizados nos procedimentos administrativos, bem como definiu que a ANPD se manifestará através de resoluções, enun- ciados, despachos decisórios, atas de deliberações, consultas públicas e portarias.

No geral, a publicação do referido regimento interno demonstra que a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) já está sendo regulamentada administrativamente com fins a produzir os efeitos jurídicos descrito na lei. Nesses termos, é de suma importância que as empresas se adequem às disposições da LGPD com a maior brevidade possível.

A equipe da R|FONSECA – Direito de Negócios está à disposição para esclarecimentos e orientações sobre o tema.

Ministério da Economia apresentou texto à ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados), propondo a dispensa de algumas obrigações para MPE´s, tais como: manutenção de registro das operações; elabo- ração de relatório de impacto; indicação do encarregado pelo tratamento de dados e da divulgação das informações sobre o tratamento de dados, entre outras.

Ademais, foram sugeridos prazos diferenciados nas solicitações aos titulares, na comunicação de inciden- tes e na resolução de controvérsias.

O tratamento diferenciado para as Microempresas e Empresas de pequeno porte tem previsão constitu- cional, e seu principal objetivo é desonerar a atividade empreendedora. Porém, o referido tratamento, de acordo com a proposta, não se aplica às empresas que tiverem, em seu objeto social, a atividade de trata- mento de dados.

FONTE: Fenacon

[ LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) ]

(3)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

STF mantém sigilo das informações tributárias de programa de repatriação de patrimônio lícito não declarado mantido no exterior

1

Na sexta-feira, 5 de março de 2021, o Supremo Tribunal Federal aprovou a tese que: “É constitucional a vedação ao compartilhamento de informações prestadas pelos aderentes ao RECT (Regime Especial de regularização cambial e tributária) com Estados, Distrito Federal e os Municípios, bem como a equiparação da divulgação dessas informações à quebra do sigilo fiscal.”

Para entender melhor, o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (Rerct), instituído pela lei 13.254/2016, teve como objetivo permitir a declaração voluntária de recursos, bens ou direitos de origem lícita, não declarados ou declarados com omissão ou incorreção, remetidos ao exterior.

O RERCT é aplicado aos residentes ou domiciliados no Brasil em 31 de dezembro de 2014 que tenham sido ou ainda sejam proprietários ou titulares de ativos, bens ou direitos em períodos anteriores a 31 de dezem- bro de 2014, ainda que, atualmente, não possuam saldo de recurso ou título de bens e direitos.

Importante ressaltar que os efeitos do referido regime somente serão aplicados aos titulares de direito ou de fato que, voluntariamente, declararem ou retificarem a declaração incorreta de bens e direitos constan- tes no exterior.

Para minimizar a evasão de dinheiro, o regime ofereceu condições especiais: nos casos bens e direitos de origem lícita no exterior, o contribuinte poderia repatriá-lo submetendo-se ao pagamento de 15% sobre o montante total regularizado, a título de Imposto de Renda, mais uma multa de 100% do valor pago de IR.

Em outras palavras, o que o Supremo decidiu é que as informações prestadas pelos contribuintes que ade- riram ao RECT serão protegidas pelo sigilo fiscal, o que veda o compartilhamento dessas informações com os Estados, Distrito Federal e Municípios. Assim sendo, caso essas informações sejam compartilhadas, o incidente será comparado com a quebra de sigilo fiscal.

FONTE: https://www.conjur.com.br/2021-mar-06/supremo-mantem-sigilo-informacoes-programa-repatriacao

Lei que remaneja recursos para permitir redução de tarifa de energia é sancionada pelo presidente da República.

2

Jair Bolsonaro, presidente da República, sancionou a Lei 14.120 de 2021 que remaneja recursos no setor elétrico para permitir a redução de tarifas de energia.

A determinação legal é de transferência, entre o ano 2021 e 2025, de 30%(trinta por cento) dos recursos que as concessionárias de energia elétrica são obrigadas a aplicar em programas de pesquisa e desenvol- vimento (P&D) e de eficiência energética para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Estima-se que em média R$ 3,4 bilhões não utilizados em projetos de P&D e eficiência energética poderão ser direcionados para a CDE com o objetivo de minimizar possíveis aumentos tarifários decorrentes dos efeitos da pandemia de covid-19. Nesse período, houve uma queda do consumo de energia, e por essa razão as distribuidoras de energia fizeram empréstimos de R$ 15,3 bilhões para compensar as perdas de receita.

[ DIREITO TRIBUTÁRIO ]

(4)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional reabre prazos para adesão a negociações do Programa de Retomada Fiscal

3

Foi publicada a Portaria nº 2381/2021 em que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional reabriu os prazos para adesão às negociações do Programa de Retomada Fiscal a partir de 15 de março com permanência até as 19h (horário de Brasília) do dia 30 de setembro de 2021. A solicitação de adesão deverá ser feita pelo portal Regularize.

Os débitos inscritos em dívida ativa da União até 31 de agosto de 2021 poderão ser regularizados através de todas as modalidades de transações tributárias disponíveis. Ademais, os débitos apurados na forma do Simples Nacional, do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) e o Imposto Territorial Rural também estão abrangidos.

Os possíveis benefícios do programa estão delineados no artigo 3º da Portaria 2381/2021, sendo estes:

• a concessão de regularidade fiscal, com a expedição de certidão negativa de débitos (CND) ou positiva com efeito de negativa (CP-EN);

• a suspensão do registro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) relativo aos débitos administrados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

• a suspensão da apresentação à protesto de Certidões de Dívida Ativa;

• a autorização para sustação do protesto de Certidão de Dívida Ativa já efetivado;

• a suspensão das execuções fiscais e dos respectivos pedidos de bloqueio judicial de contas bancárias e de execução provisória de garantias, inclusive dos leilões já designados;

• a suspensão dos procedimentos de reconhecimento de responsabilidade previstos na Portaria PGFN nº 948, de 15 de setembro de 2017;

• a suspensão dos demais atos de cobrança administrativa ou judicial.

Porém, é importante destacar que os débitos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS), que já estejam inscritos em dívida ativa não estão contemplados no Programa. Assim sendo, caso haja in- teresse, o contribuinte deverá apresentar proposta de negociação por meio de Negócio Jurídico Processual ou Transação, a qualquer tempo.

Nos casos de contribuintes que já tenham acordos de transação formalizados ainda em 2020, será possí- vel incluir novas inscrições nas contas existentes, mas as condições da negociação original serão manti- das. Será possível incluir as novas inscrições a partir de 19 de abril até as 19h (horário de Brasília) do dia 30 de setembro de 2021 no portal REGULARIZE.

Há também a possibilidade dos contribuintes que já tenham parcelamento ou transação, mas queiram mudar de modalidade, desistir da negociação atual e aderir a outra modalidade disponível. Nesse sentido, o valor pago das prestações é abatido no saldo devedor final.

Porém, vale destacar que ao desistir de uma negociação, além de perder eventuais benefícios, não será possível reestabelecer o parcelamento ou transação anterior. Por isso, é necessário avaliar os requisitos para adesão e os benefícios, antes de realizar a desistência.

FONTE: Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

[ DIREITO TRIBUTÁRIO ]

(5)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

Presidente zera PIS e Cofins sobre óleo diesel e gás de cozinha de uso residencial e aumenta CSLL de instituições financeiras

Projeto de lei propõe a prorrogação por 90 (noventa) dias do prazo de entrega da declaração de IRPF

4

5

O Presidente Jair Bolsonaro zerou as alíquotas de PIS (dos programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) inci- dentes sobre o óleo diesel e o gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial.

No que tange o gás de cozinha, a medida será permanente para o produto destinado ao uso doméstico e embalado em recipientes de até 13 quilos. Já com relação ao diesel, a redução das alíquotas dos tributos valerá apenas durante os meses de março e abril de 2021.

Porém, com vias de não reduzir a arrecadação total da União, foi editada Medida Provisória que aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras, altera as regras de Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI) para a compra de veículos por pessoas com deficiência e encerra o Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

Vale destacar que as novas regras do IPI tem vigência imediata. Já o aumento da CSLL e o fim do Reiq entrarão em vigor em 1° de julho. Porém, as referidas medidas compensatórias editadas por Medida Provi- sória ainda terão que ser confirmadas pelo Legislativo.

FONTE: Planalto

O Projeto de Lei 639/21 propõe a prorrogação até 31 de julho de 2021 do prazo final para o envio à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021, referente ao ano-calendário de 2020. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também determina que os lotes de restituição come- cem a ser pagos em 20 de maio deste ano.

Importante destacar que até o presente momento o prazo vigente para entrega de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é até 30 de abril de 2021.

FONTE: Agência Câmara de Notícias

[ DIREITO TRIBUTÁRIO ]

(6)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

Supremo Tribunal Federal forma maioria para afastar IR sobre juros de indenização trabalhista

6

Seis dos onze ministros do STF votaram contra a incidência de Imposto de Renda (IR) sobre os juros de mora devidos pelo atraso no pagamento de remuneração a trabalhadores.

O relator, Ministro Dias Toffoli, entendeu que o imposto de renda poderia alcançar as indenizações recebi- das a título de lucros cessantes, ou seja, o que efetivamente a pessoa deixa de ganhar. Porém nos casos de indenizações por danos emergentes, ou seja, o que a pessoa efetivamente perdeu, o IRPJ não incidiria, pois trata-se de recomposição de perdas, sem levar o aumento do patrimônio.

Dentro dessa lógica, o ingresso no patrimônio de juros decorrentes de indenização trabalhista por atraso no pagamento de salário, não representa riqueza nova, mas restituição de parte do patrimônio que já existia e foi reduzido em razão do ilícito, inadimplência das verbas trabalhistas.

FONTE: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/03/12/maioria-no-stf-afasta-ir-sobre-juros-de-in- denizao-trabalhista.ghtml

[ DIREITO TRIBUTÁRIO ]

(7)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

Projeto de lei propõe prorrogação dos contratos de estágio profissional por mais um ano

1

Está em tramitação no Senado, projeto de Lei (PL) 4.014/2020 que propõe a ampliação do prazo máximo para os contratos de aprendizagem e de estágio profissional durante a pandemia.

No regramento atual, orientado pela CLT e Lei do Estágio, esses tipos de contratos possuem o prazo máxi- mo de dois anos e deve ser compatível com o desenvolvimento físico e psicológico do aprendiz.

De acordo com os autores do projeto de lei, a pandemia de covid-19 comprometeu os estágios em an- damentos, prejudicando o desenvolvimento profissional dos aprendizes. Dessa maneira, os contratos de aprendizagem e de estágio deveriam ser prorrogados por mais um ano, ou seja, o prazo máximo passaria a ser três anos.

Vale destacar que o referido projeto de lei ainda não foi aprovado, portanto a regra vigente é que esses tipos de contratos continuam com o prazo máximo de 2 anos.

FONTE: Agência Senado

[ DIREITO DO TRABALHO ]

(8)

INOVAÇÃO LEGAL - EDIÇÃO 04 | ANO 02

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO

Vamos conversar?

rfonseca.adv.br rfonsecadn

Referências

Documentos relacionados

E, a certa altura, ela murmurava para o seu prostrado e inconsciente guerreiro: «não te deixarei morrer, David Crockett!» Não sei porquê, esta frase e esta cena viajaram comigo

h. O amendoim foi semeado pelos filhos... Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto e vice-versa.. Discurso indireto

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação

O novo ser desenvolve-se, até ao nascimento, no interior do organismo materno a graças às substâncias que este lhe fornece, através da placenta.. O novo

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

Todas as manhãs às sete horas tomávamos o pequeno- -almoço juntos e, enquanto estávamos na escola, o papá arranjava os relógios que as pessoas lhe traziam e

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente