• Nenhum resultado encontrado

Tempo mítico e construção da memória

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Tempo mítico e construção da memória"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BH/UFC

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

A R T I G O

TEMPO MíTICO E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA

cbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

( . . . ) I n d i a d o e s k n o w

t h i n g s t h a t n o o n e e / s e

k n o w s , s t r a n g e t r u t h s

t h a t a r e t r u l y s t r a n g e .yxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

W. D. O'FIAHERTY

entre o primeiro e o últi-mo?" (Dumézil: 60-61).

ÉNMLKJIHGFEDCBAp r o v á v e l q u e , p a r a De P o lie r , esta pequena narrativa não fosse mais do que uma das inúmeras histórias inverosímeis que povoam um imaginário in-diferente à contradição. A India, contudo, não ignora a contradição: faz dela, ao

invés, a chave de uma forma superior de conhe-cimento (cf. O'Flaherty 1984: 188) e considera ilu-sório o que nós concebe-mos como real. A relação entre os intérpretes ocidentais e os seus interlocutores indianos surge assim condenada a um movimento ca-prichosamente circular: os primeiros não atri-buem credibilidade ao conhecimento dos segundos que não atribuem credibilidade ao conhecimento dos primeiros.

Para nós, a credibilidade é o facto "puro", definitivamente arrancado à ilusão.

Como s a b e r e m o s no entanto que não é

mera-mente ilusório o que declaramos saber? Da vontade de acolher ou de rejeitar esta interro-gação decorrem sempre consequências de vulto. Tomemos um exemplo que nos condu-zirá ao confronto das perspectivas indiana e ocidental sobre o tema da temporalidade e, sobretudo, ao problema temível das condi-ções de tradução de uma na outra destas duas linguagens.

Situada entre o Golfo de Bengala e as províncias de Bengala, Bihar, Madhya Pradesh e Andhra Pradesh, Orissa é uma região cuja especificidade etnográfica foi muitas vezes

J O S É C A R L O S G O M E SD A S IL V A ·

"Falarhistóriasde longe" - escreveu Garcia de Orta - "falar histórias de longe é bom para mentir"...

RESUMO

O a rtig o d is c u te a s a rtic u la ç õ e s e n tre te m p o m ític o e c o n s tru ç ã o d a m e m ó ria , to m a n d o p o r re fe rê n c ia a p e rs p e c tiv a in d ia n a e o c id e n ta l s o b re o te m a d a te m p o ra lid a d e . D is c u te o s m ito s , n a rra ç õ e s e ritu a is q u e a s s o c ia m a re n o v a ç ã o d a im a g e m à re fo rm u la ç ã o p e rió d ic a d o c a le n d á rio , c o n s id e ra n d o q u e n o e s p írito d o h in d u ís m o o s "a c o n te c im e n to s ' e

"d e la s ' s ã o u m a e x p re s s ã o d a m a g ia .

O

as históriasto" dír-se-á "de per-por v e -zes o mesmo. Mas, de todas as histórias

realmente "boas para mentir", as melhores serão porventura as que distinguem obsessi-vamente - como procurava fazê-lo o erudito renascentista - entre a "verdade" e a "menti-ra", a "proximidade" e a "distância", o "passa-do" e o "futuro". A India, que tornou duvidosas todas as fronteiras e todas as linhas de clivagem, refere-se frequentemente, pelo con-trário, à distãncia como proximidade e ao fu-turo como passado, subtileza a que os leitores ocidentais nem sempre terão sido sensíveis.

Por finais do século XVIII, o Coronel De Polier recebeu de um informador indiano uma versão local de um mito bem conhecido. Nes-se texto, um personagem maléfico de nome Kamsa, é advertido por uma voz misteriosa de que o último - mais precisamente o oitavo -dos seus sobrinhos uterinos, virá em breve ao mundo para destruí-lo. Quando a irmã dá à luz o primeiro filho, Kamsa decide poupar-lhe a vida. "Que imprudência!", diz-lhe então al-guém. "Supõe que os oito filhos da tua irmã formam um círculo. Como poderás distinguir

• A n tro p ó lo g o

(2)

sublinhada. O universo hindu - o mundo das castas - confronta-se ali com mais de sessen-ta sociedades tribais que representam um quarto da população total da região e perpe-tuam a presença das comunidades autóctones do subcontinente.

]agannátha - literalmente, o "senhor do Universo" - é a primeira das divindades hindus de Orissa, à qual foi consagrado o mais impo-nente dos inúmeros templos da cidade de Puri, para onde convergem regularmente peregri-nos de todos os recantos do subcontinente. Manifestação de Krsna, avatára de Visnu, ]agannãtha apresenta-se-nos contudo sob uma forma que tem parecido alheia aos cânones iconográficos do hinduísmo: o seu rosto oval, sumariamente desenhado, emerge desajeitada-mente de um poste com a forma de um cone invertido (Cf. figo 1 e 2).

Talhada na madeira frangível doNMLKJIHGFEDCBAn ir ncbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

( A z a d i r a c h t a i n d i c a ) , a imagem é objecto

de substituições que coincidem com a res-tauração periódica do calendário hindu, onde a sobreposição de um cômputo solar e de um cômputo lunar é ciclicamente resolvida pela introdução de um mês suplementar, em momentos que os astrólogos prevêem e anunciam.

Símbolo de descontinuidade temporal, ]agannátha é pois indissociável de um

sis-tema de concepções forjadas pela civiliza-ção indiana. A aparente singularidade da sua representação bastou todavia para desper-tar a perplexidade da maior parte dos ana-listas, que pretendem "explicá-Ia" através de hipotéticas influências tribais sobre o hinduísmo local. Na iconografia do deus manifestar-se-ia, segundo um historiador de arte como Charles Fabri, a "beleza bárbara" da arte primitiva (Fabri 1974: 12). O grupo de investigadores da Universidade de Heidelberg - que desenvolveu na região uma longa pesquisa colectiva - aderiu ao mesmo ponto de vista.

Tripathi, um destes autores, afirma que a origem tribal do deus se impõe claramen-te, mesmo a um leigo (Tripathi 1978: 474). A fórmula sugere que, como Fabri, Tripathi

74ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAR E V IS T AD E C IÊ N C IA SS O C IA IS v .3 1 N .2 2 0 0 1

s a b e e x a c t a m e n t e o que é uma imagem tribal

em Orissa.

Eschmann refere-se apenas à "aparên-cia tribal" do deus ( w h a t seems t o b e a " t r i b a l

lo o k " ) , Uma subtil modificação de perspec-tiva é assim introduzida no discurso - e faz surgir timidamente uma suspeita: a de que talvez n ã o s a i b a m o s afinal a que corres-ponde uma imagem tribal na região que nos ocupa. É que, como sublinha Eschmann, as diferentes sociedades autóctones de Orissa nunca atribuíram forma humana à represen-tação das suas divindades. Se ]agannátha não releva pois, de uma pura concepção tribal, ilustra em todo o caso, segundo a autora, "um produto típico do processo de hinduização" (Eschmann 1978 a: 100) ... A afirmação é surpreendente: os traços for-mais que p a r e c e m evocar um "tribal look" seriam o resultado de uma elaboração ope-rada no interior do hinduísmo.

Um terceiro autor, Stietencron, é de opi-nião que a iconografia de ]agannátha se expli-ca, de modo absolutamente convincente, a partir de uma outra divindade hindu: Siva, na sua manifestação de Ekapáda Bhairava (Stietencron: 121). Esta representação de um iva "furioso"

( b h a i r a v a ) , "com um único pé" e k a p d a , pode

ver-se em vários dos mais antigos templos hindus de Orissa (Cf. figo 3) e sobre a fachada de múltiplas casas de aldeia.

Da imagem de ]agannátha foi então pos-sível afirmar:

1. que é c l a r a m e n t e de origem tribal (Tripathi),

2. que p a r e c e s e r de origem tribal (Eschmann); e

3. que é manifestamente análoga a ou-tras imagens hindus da região (Stietencron) .

(3)

inesperadamente sinuoso: o objecto de culto de uma - mas qual? - das inúmeras culturas autóctones da região teria sido assimilado a iva (Ekapáda Bhairava) que teria inspirado por sua vez a imagem de Visnu-]agannátha.

Os pontos de vista sustentados por Tripathi, Eschmann e Stietencron não expri-mem pois umcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAc o n h e c i m e n t o comum. Estes autores n ã o s a b e m do mesmo modo o que declaram saber. O que partilham, de resto, não é propriamente um s a b e r mas a p r e s s u

-p o s i ç ã o que organiza um conjunto de

esco-lhas aleatórias. Foi em vão que Eschmann admitiu não existirem em Orissa imagens tribais que expliquem a iconografia de ]agannátha; foi em vão que Stietencron reco-nheceu afinidades formais entre ]agannátha e outras representações do hinduísmo. A des-peito de tais constatações, os autores procu-raram desesperadamente estabelecer aquilo a que poderíamos chamar o p o d e r e x p l i c a t i v o

d e u m a i l u s ã o , invertendo a perspectiva hindu

que sublinha incessantemente a i l u s ã o d e u m

p o d e r e x p l i c a t i v o fundado sobre premissas do

senso comum.

Mas a ilusão dos autores de Heidelberg -ilusão a que eles atribuem todavia a consis-tência de uma certeza - desencadeia novas ilusões, como a que decorre da vontade de responder a uma pergunta como esta: em que momento terá sido captada pelo hinduísmo a imagem tribal cujas metamorfoses se plasmam na representação de ]agannátha?

Por outras palavras, a ilusão desdobra-se em cronologias imaginárias, numa História conjectural suportada pelos mitos locais. Kulke e Stietencron, entre vários outros, entregaram-se com efeito ao exercício que consiste em extrair das narrativas elementos que, como pensam, permitem a reconstrução de um fun-do de memória colectiva. O procedimento deixa supor uma forma de homologia entre as concepções temporais do texto mítico e as dos seus intérpretes. Nada, como veremos, de mais duvidoso.

O mito de fundação do culto de ]agannátha é conhecido através de tradições

clássicas (redígidas em sânscrito) e de

inúme-ras versões vemaculares sob forma escrita e oral. Os textos revelam-nos perspectivas tipi-camente hindus e uma concepção da temporalidade que implica a sucessão regu-lar de quatro grandes períodos (ou y u g a ) , cuja diminuição progressiva é acompanhada por um enfraquecimento gradual da ordem socio-cósmica. O primeiro, oNMLKJIHGFEDCBAK 't a y u g a , idade de absoluta perfeição e conformidade aos ideais de justiça, tem uma duração de 4.000 anos divinos. Ao T r e t á e ao D u â p a r a y u g a cor-respondem respectivamente períodos de 3.000 e 2.000 anos divinos. O último, o K a li

y u g a - a era das trevas em que vivemos hoje

- compreende 1.000 anos divinos. A soma dos quatro y u g a compõe um m a b â y u g a

( " g r a n d e y u g a " ) e mil m a b â y u g a formam um

k a lp a , após o qual o universo se expõe a um incêndio e a um dilúvio de prodigiosas pro-porções, prelúdio de uma nova recriação.

As versões sânscritas do mito de fun-dação, reproduzidas pelo N a r a d a p u r ã n a ou

pelo B r a h m a p u r n a , por exemplo,

reve-lam um esquema narrativo simples.ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAÉ evo-cado antes de mais o lugar da acção. Orissa

aparece nos textos como um espaço domi-nado pela presença de uma figueira majes-tosa que resiste, incólume, à destruição do universo no termo de cada k a l p a . Outrora, Visnu encontrava-se representado nesse lo-cal sob a forma de uma pedra azul, uma safira, único refúgio dos seres nos momen-tos da dissolução. Visnu decide-se contudo a ocultar a safira sob as areias.

É então que os textos se referem ao soberano do reino longínquo de Malwa, Indradyumna, cuja existência nos reporta ao

K ') a y u g a , a "idade de ouro". Indradyumna,

que governa uma sociedade perfeita, prós-pera e harmoniosa, resolve-se um dia a visi-tar Orissa, onde uma voz divina lhe confia uma tarefa. Empunhando um machado, o so-berano abate a figueira e vê surgir Visva-karman, o divino artesão, que se propõe esculpir, nesse tronco de árvore, uma nova imagem de Visnu.

A paisagem descrita pelos textos en-contra-se inicialmente caracterizada pela

(4)

ximidade da árvore e da pedra. Trata-se con-tudo de uma conjunção provisória. A safira, que garantia acbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAe x i s t ê n c i a e t e r n a dos seres, desaparece e é substituída pela

representa-ção em madeira - objecto perecível como vimos, símbolo de p e r i o d i c i d a d e .

Esta relação entre a pedra e a madeira, entre um contínuo temporal e a

descontinui-dade cronológica, reaparece em todas as

versões. O S k a n d a p u r ã n a diz-nos que

Indradyumna, soberano de Malwa, ouvira

fa-lar de uma sociedade tribal de Orissa que

preservava, em segredo, uma representação de Visnu sob forma de uma safira. A seu pe-dido, um brâmane desloca-se para a região, onde um caçador tribal lhe revela o que pro-cura. Agradecido, o brâmane confessa então os verdadeiros motivos da sua presença: "Sou apenas, diz ele, um emissário de Indradyum-na ..." O homem tribal reconhece nestas pala-vras o início de uma história que lhe fora contada muitas vezes e cujo desenlace lhe é portanto familiar: "Eu sei que Indradyumna virá conquistar a região. Decerto, há-de fun-dar aqui um novo reino e estabelecer uma nova forma de culto. Mas não lhe será conce-dido o privilégio de reencontrar a pedra azul". A partir deste momento, o desenvolvi-mento da história de Indradyumna aparece-nos como manifestação de uma sequência de episódios que a memória de um dos

persona-gens arrancara ao p a s s a d o de uma outra

nar-rativa. O rei de Malwa virá pois instalar-se em Orissa e reconhecerá não apenas que a imagem em pedra desaparecera mas que o país se precipitara, desde então, na miséria e na desolação. Caber-lhe-à apesar de tudo o mérito de descobrir um tronco de madeira com os sinais de Visnu. Visvakarman, como nas versões anteriores, encarregar-se-á de o transformar numa imagem do deus.

Uma estranha fatalidade contraria os

desígnios de Indradyumna. A força misteriosa que o afasta da imagem em pedra é compen-sada todavia pela que o aproxima incessante-mente da representação em madeira. Como

dissemos, a passagem da pedra à madeira é

expressão da transformação de um contínuo

76

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAR E V IS T AD E C IÊ N C IA S S O C IA IS v .3 1 N .2 2 0 0 1

temporal em descontinuidades cronológicas.

Por outras palavras, as vicissitudes do trajecto

do soberano s ã o inflexões de temporalidade.

É esse um dos múltiplos sentidos da

deslocação espacial de Indradyumna - de

Malwa a Orissa. Os textos insistem na oposi-ção entre a plenitude, a abundância que ca-racterizara o reino de Malwa e o estado de privação em que mergulhara o país de Orissa após o desaparecimento da safira. Com efei-to, lndradyumna governara a primeira destas regiões durante o ! C t a y u g a , a "idade de ouro";

mas é o início do K a l i y u g a , a "idade das

trevas" que a sua presença na segunda anun-cia inequivocamente.

Na silhueta mítica de Indradyurnna, os au-tores de Heidelberg julgaram poder decifraruma síntese das figuras de vários soberanos que, go-vernando Orissa entre os séculos X e XII,teriam contribuído decisivamente para a arianização do país e para a consolidação de um poder hindu em meio tribal. Não me é possível discutir aqui os argumentos produzidos a favor desse exercí-cio de reconstituiçãohistórica. O que me impor-ta sublinharé que lndradyurnna ilustraclaramente concepções clássicas do hinduísmo em virtude das quais o soberano é um instrumento do tem-po: como é dito por vezes, oNMLKJIHGFEDCBAK it a , o T r e t ,o

D v á p a r a e oK a l i y u g a são consequência da acção

do soberano.

Tal como nos rituais a que aludimos - e que associam expressivamente a renovação da

imagem à reformulação periódica do

calendá-rio- é um o b j e c t o c o n s t r u í d o que, nos textos

míticos, conduz invariavelmente à redefinição

(5)

Do mesmo modo, o artesão que se en-carrega de esculpir a imagem de madeira exi-ge, para realizar o seu trabalho, um período de vinte e um dias, durante o qual permane-cerá, recluso, numa sala do templo onde

nin-guém o deverá procurar. Indradyumna

compromete-se a aceitar estas condições. In-quieta-se, contudo, quando deixa de ouvir o som produzido pelos instrumentos do artesão e força a entrada do templo antes do fim do prazo estipulado. A sua ansiedade revela-se fatal. O artesão desaparecera - e a imagem abandonada revelará para sempre a sua con-dição de objecto inacabado e imperfeito, isto é, congruente com a degradação socio-cós-mica docbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAK a l i y u g a .

Indradyumna intervém sobre o que

po-deríamos conceber como uma p l á s t i c a do

tempo - que ele distende ou comprime

alternadamente. A relação entre a

constru-ção da temporalidade e a génese das formas decifra-se de resto no episódio em que o soberano preparaNMLKJIHGFEDCBA( o u identifica) o tronco

portador das insígnias de Visnu, iniciando

desse modo o trabalho artesanal que

Visvakarrnan deverá concluir.

A conexão entre estruturação do tempo

e criação das formas perpetua, em Orissa,

uma das mais antigas concepções da civiliza-ção indiana. Como o mostrou Lilian Silbum, a India encarou desde muito cedo a

tempo-ralidade como um objecto rigorosamente

estruturado. Vivakarman, o divino arquitecto, o construtor de todas as formas era já, na pers-pectiva do vedismo, o artesão de um tempo

b e m a r t i c u l a d o , sucessão de períodos cujas

junturas se impunha desenhar e concatenar laboriosamente. Tempo e espaço são o pro-duto de uma actividade técnica, regularmente evocada através do simbolismo associado ao trabalho de um ferreiro, de um tecelão ou de um oleiro por exemplo. Fabricação das for-mas e fabricação da temporalidade decorrem em suma de um mesmo impulso criador.

Mas, na India, as formas e as descon-tinuidades temporais reportam-nos a um uni-verso fundamentalemente ilusório. O artesão é um produtor de efeitos, o agente de uma

magia ( m â y â ) que deverá entender-se como

"teste de uma filosofia da ilusão" (O'Flaherty: 292).ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAÉ tembém um acto de magia que

en-gendra os y u g a (Zimmer: 44).

Reconduzindo arbitrariamente a

tempo-ralidade tecida pelos textos míticos à

linearidade da história vivida, os autores de

Heidelberg convertem pois em f a c t o s r e a i s o

que o hinduísmo concebe como a expressão caprichosa de um jogo de deuses.

Mas regressemos ao mito. Dissemos já que o talhamento da imagem em madeira de

Jagannátha anuncia o início do K a l i y u g a . Este

fragmento da história de Indradyumna desen-rola-se a partir do momento exacto em que termina o Mahábhrata, a mais importante das epopeias hindus (redigída entre o séc. III a.c. e o séc. III da era cristã). Um dos protagonis-tas da narrativa épica dirige-se a um sábio de nome Mãrkandeya - que atravessara

inúme-ros ciclos cósmicos - e pergunta-lhe:

"Co-nheces alguém que tenha vivido mais tempo do que tu?" "Sim", é a resposta, "o rei Indradyumna" ... O sábio evoca nessa ocasião a biografia mítica de Indradyumna, cujos epi-sódios recobrem em parte os que conhece-mos através das tradições vernaculares.

Assim, do mito de Orissa poderá

afir-mar-se que engloba e é englobado pelo

Mahbhrata: e de Indradyumna deverá

dizer-se que "viveu" antes e depois dos aconteci-mentos a que se refere a grande epopéia.

Não se trata - como alguns gostariam de s u

-por - de uma manifestação da inconsistência dos textos. Como observa Ramanujan, uma narrativa indiana inscreve-se frequentemen-te no espaço de uma meta-narrativa com a qual mantém relações subtis. Cada nível do discurso ilumina um outro e é iluminado por ele. Objectos que se contêm mutuamente -e r-eproduz-em, d-est-e ponto d-e vista, a conti-nuidade entre o "interior" e o "exterior" de um anel de Moebius -, os mitos indianos revelam uma lógica a que é necessário ace-der e que urge interpretar nos seus próprios

termos, antes ( o u em vez) de os converter

em "fontes" de natureza histórica. Vimos como

na versão do S k a n d a P u r ã n a , um caçador

(6)

tribal ouve um brâmane referir-se a

Indradyumna, e declara: "Essa história

foi-me contada muitas vezes e sei bem como

termina ... " Tudo se passa como se oNMLKJIHGFEDCBAa c t o r

fosse simultaneamente p e r s o n a g e m de uma

ficção concebida por outrem ...

A mesma idéia impõe-se-nos a partir

de diferentes variantes, como a que foi reco-lhida no século XVIII por Anquetil-Duperron

e reproduzida, praticamente nos mesmos

ter-mos, pelo Abade Dubois.

Indramena (Indradyumna), rei de Orissa, era um devoto fidelíssimo de Brahmá. O deus

dirige-lhe um dia estas palavras: "Perto do

mar situa-se o reino de Orissa. Um templo foi

ali construído outrora. Reencontra-o e faz

reviver a sua glória".

O demiurgo pouco mais sabe sobre esta história antiquíssima mas Indramena obtém o auxílio de vários personagens que, num

esfor-ço prodigioso de memória, lhe desvendam

fragmentos dispersos, episódios incompletos.

Alguém o conduz finalmente ao local onde o

templo desaparecera há muito, soterrado

pe-las areias. Quem o mandara edificar, é-lhe dito então, fora um soberano de nome Chaturanana, pai de um certo Visvabahu, pai de um certo Indramena, devoto fidelíssimo de Brahmá.

O texto tornou indissociáveis - senão

incompreensíveis - a distância e a

proximi-dade. Indramena ouve falar de si próprio como se fora outrem, do seu próprio reino como se

fora algures, do seu presente como o mais

distante passado. Ele perde-se nos lapsos da

sua própria memória e reencontra-se depois

na memória de outros seres. Os textos míticos

da tradição hindu despertam sem dúvida, no

espírito de quem os ouve ou de quem os lê,

uma multiplicidade de interrogações, sobre

as quais novas interrogações se tornarão

ain-da possíveis. Que pensar, por exemplo, ain-das concepções ocidentais que convertem as con-cepções destes mitos em pontos de apoio de

uma memória histórica? No espírito do

hinduísmo, "personagens", "acontecimentos"

e "datas" singulares são uma expressão da

magia em que se enreda a percepção

corren-te, um jogo do devir que, como nos textos,

78ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAR E V IS T A D E C IÊ N C IA S S O C IA IS v .3 1 N .2 2 0 0 1

dissimula uma paisagem sob as areias e a re-vela mais tarde sob novos contornos duvido-sos. Foi, ao que parece, com os mesmos grãos de areia que Borges escreveu muitos dos seus livros e, em todo o caso, as páginas de um deles - E l L ib r o d e A r e n a . Conta-nos que um

dia, em fevereiro de 1969, se sentara por

momentos num banco de jardim de Cambridge, em frente ao rio Charles. Alguém que viera

instalar-se, pouco depois, no mesmo banco

de jardim, assobiava um tema conhecido,

evocador de memórias antigas. Borges

per-guntou-lhe:

- O Senhor é oriental ou argentino?

- Sou argentino, mas desde há muito

que vivo em Genebra ... Borges acrescenta:

- ... no número dezassete de Malagnou,

frente à igreja russa ...

E perante a resposta afirmativa, conclui: - Mas nesse caso o seu nome é Jorge

Luis Borges. Também eu me chamo assim.

Estamos em 1969, na cidade de Cambridge. - Não - corrige o "outro" -. Eu estou aqui, em Genebra, sentado num banco de jar-dim a poucos passos do Ródano.

Os etnólogos que acreditam ter extraí-do extraí-dos mitos a memória histórica de Orissa procedem como o biógrafo que retirasse, das páginas de Borges, uma convição definitiva

quanto à ineludível precisão de um lugar ou

de uma data: Cambridge, ao norte de Boston, num dia de fevereiro de 1969...

Referências bibliográficas

Biardeau, M.

1968: "Etudes de mythologie hindoue, I",

B E F E O C B u lle t in d e l'É c o le F r a n ç a is e

d 'E x t r ê m e - O r ie n t ', 54: 19-45.

1969: "Etudes de mythologie hindoue, 11,

B E F E O 55: 59-105.

1971: "Etudes de mythologie hindoue, I1I,

B E F E O 58: 17-89.

1976: "Etudes de mythologie hindoue, IV,

B E F E O 63: 111-263

1978: "Etudes de mythologie hindoue, V,

(7)

SHiUFC

yxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

1988: "Semis de graines dans des pots:

réflexions sur une forme", in Blondeau, A.M.ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA & Schipper, K., éds.,cbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBAE s s a i s s u r l e r i t u e l , I ,

Louvain/ Paris: 93-117.

1 9 8 9 : H i s t o i r e s d e p o t e a u x . V a r i a t i o n s

v é d i q u e s a u t o u r d e I a d é e s s e h i n d o u e . Paris.

Borges, ]. L.

1 9 7 5 : E I L i b r o d e A r e n a . Buenos Aires.

Dehejia, V.

1 9 7 9 : E a r l y S t o n e T e m p l e s c f O r i s s a . New

Delhi, Bombay, Bangalore. Danaldson, T. E.

1 9 8 5 : H i n d u T e m p l e A r t o f O r i s s a , I Leiden.

Dubois, Abbé ]. A.

1 8 2 5 : M o e u r s , i n s t i t u t i o n s e t c é r é m o n i e s d e s

p e u p l e s d e l 'I n d e (2 vol.). Paris.

Dumézil, G.

1 9 8 6 : L e M a b a b b a r a t e t l e B h a g a v a t d u

C o l o n e l d e P o l i e r . Paris.

Eschmann, A.

1978: "Hinduization of Tribal Deities in Orissa: the Sákata and Saiva Typology", in Eschmann, Kulke & Tripathi eds.: 79-97.

1978 a: "The Vaisnava typology of

Hinduization and the Origin o f]agannátha" , in Eschmann, Kulke & Tripathi eds.: 99-117. Eschmann, Kulke & Tripathi eds.

1 9 7 8 : T h e C u l t o f j a g a n n á t h a a n d t h e R e g i

-o n a l T r a d i t i -o n s -o f O r i s s a . New Delhi.

Fabri, Ch.

1 9 7 4 : H i s t o r y o f t h e A r t o f O r i s s a . Bombay,

Ca1cutta, Madras, New Delhi. Kulke, H.

1978: "Early Royal Patronage of the ]agannátha Cult", in Eschmann, Kulke & Tripathi eds.: 139-155.

Krarnrisch, S.

1 9 8 1 : T h e P r e s e n c e o f i u a . Princeton.

O'Flaherty, W. D.

1 9 8 4 : D r e a m s , I l l u s i o n a n s O t h e r R e a l i t i e s .

Chicago. ,

1984 a: "Siva Erect and Supine", in Meister, M. W. ed.: D i s c o u r s e s o n S i v a . P r o c e e d i n g s

o f a S y m p o s i u m o n t h e N a t u r e o f R e l i g i o u s

l m a g e r y . Bornbay: 289-297.

Ramanujan, A. K.

1990: "Is there an Indian Way of Thinking? An informal essay", in Marriott, MacKim

ed., I n d i a T r o u g h H i n d u C a t e g o r i e s . New

Delhi, London. Silbum, L.

1 9 5 5 : I n s t a n t e t c a u s e . L e d i s c o n t i n u d a n s

I a p e n s é e p b i l o s o p b i q u e d e l 'I n d e . Paris.

Stietencron, H. v.

1978: "The aiva Component in the Ear1y Evolution of ]agannátha", in Eschmann, Kulke & Tripathi eds.: 119-123.

Tripathi, G. C.

1978: "]agannátha: the Ageless Deity o f

the Hindus", in Eschmann, Kulke & Tripathi eds.: 477-490.

Williams, 1 ; G .

1984: "Siva and the Cult of ]agannátha: Iconography and Ambiguíty", in in Meister, M. W. ed.: D i s c o u r s e s o n S i v a . P r o c e e d i n g s o f a S y m p o s i u m o n t h e N a t u r e o f R e l i g i o u s

l m a g e r y . Bornbay: 298-31l.

Zimmer, F.

1 9 4 6 : M y t h s a n d S y m b o l s i n l n d i a n A r t a n d

C i v i l i z a t i o n . New York.

Referências

Documentos relacionados

Codificação semelhante a essa pode ser observada no fenô- meno conhecido como new journalism, que teve nos Estados Unidos o ponto inicial de sua elaboração: um estilo de reportar

Os valores de um quadro de segurança humana são, em primeiro lugar, uni- versais e aplicam-se a todos os tipos de regime, pelo que a nato assume como sua uma

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

[...] apresenta-se como uma nova perspectiva de ensino que tem como princípio o trabalho coletivo entre o professor de educação especial e o professor da

A análise deve ir além, ou seja, existem outras dimensões a serem consideradas, em especial as abordagens relacionadas ao crescimento econômico, que depende essencialmente da

O planejamento de experimentos com misturas e o uso da metodologia de superfícies de respostas possibilitam o cálculo de modelos de regressão que descrevem, em função das

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Existem vários tipos de Psoríase: Psoríase em placas ou psoríase vulgar - representa a maior parte dos casos de psoríase e é caracterizada por lesões com relevo, vermelhas e