• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo: Distribuição Eletrônica (elétrons de valência), Propriedades Periódicas e Introdução a ligações químicas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdo: Distribuição Eletrônica (elétrons de valência), Propriedades Periódicas e Introdução a ligações químicas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE PROGRAMADA COMPLEMENTAR- APC7 Atividade elaborada para o período de Distanciamento Social em virtude

do COVID-19 (Corona Vírus)

Lembrete ao aluno - ao receber esta atividade, entre em contato com o seu líder de turma para confirmação do recebimento.

Disciplina: Química

Professor: Marlon Gauna

Turmas: 1º B, C, D, E, H, I e K

Competências e habilidades: Compreender o conceito de elétrons de valência a partir da distribuição eletrônica / Entender as propriedades periódicas como a eletronegatividade / Entender as diferenças básicas entre substâncias iônicas, covalentes e metálicas.

Conteúdo: Distribuição Eletrônica (elétrons de valência), Propriedades Periódicas e Introdução a ligações químicas.

Metodologia: Os alunos lerão atentamente as orientações das atividades em cada aula a seguir e irão realizar os exercícios no caderno, com posterior envio das fotos do caderno com identificação (nome e série) para avaliação.

E-mail do professor ou Classroom: profmarlonquimica@gmail.com ou Google Classroom (preferencialmente).

Horário de atendimento para dúvidas: Matutino – Terça - feira das 07:00h às 11:25h / Sexta- feira das 07:00h às 11:25h. Vespertino – Quarta feira das 13:00h às 17:25h. Noturno – Terça-feira: das 19:00h às 22:35h e Quarta-feira das 19:00h às 21:30h.

Valor da atividade: 0 a 3,0 pontos.

Período para realização: de 22/06 a 26/06 de 29/06 a 03/07 Prazo de entrega: 03/07

Atividades/exercícios: ACOMPANHE NO GOOGLE CLASSROOM AS VÍDEO AULAS ELABORADAS PELO PROFESSOR, EXPLICANDO O CONTEÚDO E AS ATIVIDADES, CASO TENHA DIFICULDADES PARA ACESSO ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL.

(2)

AULA 1

- Realize a leitura com atenção ao resumo a seguir;

Camada de Valência e Distribuição eletrônica

Camada de Valência = corresponde a última camada eletrônica dos átomos.

Cada átomo possui um número de elétrons na última camada. Por exemplo o sódio:

Na = o número atômico (prótons) para ele é 11. Logo, ele possui 11 elétrons também. Mas como esses elétrons estão distribuídos no átomo de sódio? Vejamos a ilustração abaixo.

Os elétrons ficam distribuídos em 3 camadas (K, L, M). Na última camada (camada de valência) o sódio possui 1 elétron.

Vejamos agora para o átomo de potássio:

K = o número atômico (prótons) para ele é 19. Logo, ele possui 19 elétrons também. Mas como esses elétrons estão distribuídos no átomo de potássio? Vejamos na ilustração abaixo.

Os elétrons ficam distribuídos em 4 camadas (K, L, M e N). Na última camada (camada de valência) o potássio possui 1 elétron.

(3)

Periódica, grupo 1 ou Família 1A e possuem características químicas semelhantes.

COPIE O QUADRO A SEGUIR NO SEU CADERNO:

A previsão para o número de elétrons presentes na última camada, está relacionado ao diagrama de distribuição eletrônica, considerando a energia das camadas, níveis atômicos, proposto por Linus Pauling.

A distribuição eletrônica usando o diagrama de Linus Pauling será explicado detalhadamente em outra oportunidade.

A Tabela Periódica apresenta esse comportamento para os elementos representativos (TODOS DA FAMÍLIA A), ou seja: • Família 1A, todos os átomos apresentam 1 elétron na última camada;

• Família 2A, todos os átomos apresentam 2 elétrons na última camada; • Família 3A, todos os átomos apresentam 3 elétrons na última camada; • Família 4A, todos os átomos apresentam 4 elétrons na última camada; • Família 5A, todos os átomos apresentam 5 elétrons na última camada; • Família 6A, todos os átomos apresentam 6 elétrons na última camada; • Família 7A, todos os átomos apresentam 7 elétrons na última camada;

• Família 8A, todos os átomos apresentam 8 elétrons na última camada (exceção do hélio que apresenta 2 elétrons).

(4)

AULA 2

Propriedades Periódicas e Aperiódicas

.

Leitura das páginas 110, 111 e 112 do livro didático. Se não possuir o livro, pesquise as respostas das perguntas na internet.

Responda no seu caderno: (Caso você for entregar a APC na escola, faça em folha

separada para entregar).

1) O que são propriedades periódicas e aperiódicas?

2) Defina o conceito de Raio Atômico e como acontece o seu aumento na Tabela Periódica.

3) Defina o conceito de Eletronegatividade e como acontece seu aumento na Tabela Periódica.

AULA 3

• Leitura do texto da página 117 do livro didático de Química com o título “Tabela Periódica ganha quatro novos elementos químicos”.

• Responda as 3 perguntas no caderno da seção “Para discutir”. Pesquise também, como são chamados esses 4 novos elementos atualmente, o nome oficial deles.

• Alunos do 1ºK, texto disponível no link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-01/tabela-periodica-ganha-quatro-novos-elementos-quimicos-0 • As questões presentes no livro didático na página 117, são:

1. Explique a importância do uso da Tabela Periódica pelos cientistas. Que informações eles podem obter ao consultá-la?

2. Os nomes provisórios dos quatro elementos descobertos são ununtrium, ununpentium, ununseptium e ununoctium. Eles fazem referência a uma informação importante que consta na Tabela Periódica. Que informação é essa?

3. Qual a sua opinião sobre os critérios adotados pela Iupac para a escolha dos nomes definitivos de novos elementos químicos? Por que é importante a participação do público nesse processo? Que outros critérios poderiam ser usados para a escolha desses nomes?

(5)

• Leitura das páginas 120, 121, 122 e 123 do livro didático sobre Ligações Químicas; • Responda no caderno as questões apresentadas a seguir;

• Alunos do 1ºK sem o livro didático, pesquisem na internet ou em livros de Química que você possa ter em casa, sobre as perguntas abaixo e responda no seu caderno.

1) O que significa Modelo do Octeto? O que esse conceito tem a ver com os Gases Nobres e as ligações químicas? Explique.

2) Quais as diferenças entre substâncias iônicas e substâncias moleculares?

3) Cite propriedades das substâncias metálicas.

Dúvidas? Não está conseguindo fazer? Não se preocupe! Mande um email para:

profmarlonquimica@gmail.com ou entre em contato pelo Classroom. Será muito bom te ajudar!

Acompanhe também as vídeoaulas postadas no Classroom com explicações sobre as atividades e o conteúdo.

Referências

Documentos relacionados

Os materiais condutores como os apresentam menos de quatro elétrons na camada de valência de seus átomos. Segundo a matéria condensada, os metais apresentam a

Elementos de uma mesma família ou grupo têm as mesmas propriedades físicas e químicas por terem sempre o mesmo número de elétrons na camada de valência.. As

número atômico Compreender que átomos de mesmo número atômico apresentam propriedades químicas semelhantes Perceber que a distribuição de elétrons não se dá por ordem

Este indicador tem como finalidade garantir a funcionalidade regular dos equipamentos de tecnologia. Esta Diretoria visa manter o monitoramento e análise de dados

Extração de elementos em solos e sedimentos assistida por ultra-som. Sonda ultra-sônica x

Ao se ligarem, os átomos tendem a adquirir 8 elétrons na camada de valência (última camada). Com isso, eles passam a ter a mesma estrutura eletrônica do gás nobre

Os materiais condutores como os metais, cobre, ferro, alumínio, mercúrio, apresentam seus átomos com menos de 4 elétrons na camada de valência. Deixando os elétrons

Com geração de energia solar residencial você reduz o valor da conta de luz e não se preocupa mais com o aumento das tarifas de energia durante 25 anos no